NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 1

O NAe São Paulo participou da operação ARAEX com a Armada Argentina em 2002, operando com aeronaves da aviação naval brasileira e argentina.

Nas fotos de Rob Schleiffert, jatos AF-1 Skyhawk da MB e turboélices S-2T Turbo Tracker da ARA a bordo do porta-aviões brasileiro.

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 2

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 3

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 4

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 7

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 5

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 10

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 6

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 8

NAe Sao Paulo ARAEX 2002 - 9

78
Deixe um comentário

avatar
72 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
39 Comment authors
daltonlEParroFresneyDiego GimenezRenato de Mello Machado Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
schwanka
Visitante

O NAe São Paulo foi aportado em data pela marinha?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Cuma?

Mario Heredia
Visitante
Mario Heredia

kkkkkkk

Mario Heredia
Visitante
Mario Heredia

Vou ser sincero com os amigos, mesmo correndo risco de apanhar do Juarez. Acho o NAe SP um bom porta aviões. Com 32 mil toneladas de deslocamento, capacidade para 40 aeronaves, duas catapultas, o opala velho de guerra é imponente. Se rolar uma reforma no estilo da que os chines fizeram no deles, teremos um navio de respeito.
Vi de perto o que os chineses fizeram, sendo que o deles estava muito pior do que o nosso está e digo mais, o nosso, bem tunado, pode mais do que o deles.

.

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezados, Para contribuir com o debate, ainda sob comando do Alte. Moura Neto, a Marinha do Brasil pretendia realizar o Período de Modernização de Meio (PMM) do NAe São Paulo, com duração de aproximadamente 4 anos. Os principais pontos do PMM do NAe “São Paulo” eram: a) a reforma de seu interior, melhorando significativamente as condições de habitação para sua tripulação; b) substituição de tubulações e fiações; c) implementação de um novo sistema de propulsão, geração e distribuição de energia; d) revitalização das fontes de geração de vapor; e) revitalização geral (com substituição de diversas peças) das duas catapultas, permitindo… Read more »

Mauro
Visitante
Mauro

Prezado Mario, sou novato por aqui, então peço licença para comentar seu comentário:

Me parece que a diferença entre os chineses e nós é que eles tem a determinação em levar a cabo um projeto consistente com os objetivos (orçamento) deles. No nosso caso tenho a impressão que falta consistência entre os objetivos, orçamento e projetos da Marinha.

[]s

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

Caro LM.

Alguma novidade em relação ao Prosuper e/ou corvetas Tamandaré que possas nos adiantar?

Abraços.

Rogerio
Visitante
Rogerio

Sou novo aqui. Parabéns pelo site.

Belas fotos do porta-aviões brasileiro.

Luiz Monteiro, você poderia passar a fonte das informações acima. Obrigado.

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezado Lucas Silva,

O PROSUPER continua hibernando, sem previsão de ser retomado. As corvetas Tamandaré são a prioridade no que tange à aquisição de navios de escolta, contudo, também dependerão de recursos orçamentários para serem levadas a diante.

Abraços,

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro
Bardini
Visitante

LM,
.
A data de validade do NAe São Paulo ainda é cogitada como sendo 2039 ou está se postergando isso também?
.
Mais um pouco e o navio completa um século de vida…

Rogerio
Visitante
Rogerio

Obrigado, Luiz Monteiro

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezado Bardini,

O período que NAe São Paulo permanecerá no Setor Operativo dependerá da extensão dos trabalhos realizados em seu PMM.

Tudo está ligado diretamente à disponibilização de recursos orçamentários.

Abraços

Lucas Lima
Visitante

Temos que comprar um novo,que ja inclua transferência de tecnologia
Pode ser Maden in China ou ate mesmo Russo

jagderband#44
Visitante
jagderband#44

Legal! Adoro fotos dos anos 60! Cold War a 1000!!!!

daemonblackfire
Visitante

Não me considero patriota, mas da um certo orgulho ver o opalão operacional.

.
Uma pena que não somos um país sério, pois um navio como esse em bom estado de manutenção, com uma boa escolta e com vetores de qualidade embarcados daria um poder Dissuasório tremendo na nossa região.

Bardini
Visitante

Obrigado pelo retorno Luiz Monteiro.

Juarez
Visitante
Juarez

Mario Heredia 29 de março de 2016 at 15:43

Vou ser sincero com os amigos, mesmo correndo risco de apanhar do Juarez.

Mario, eu jamais te acusaria pelo fato de apreciar o Nae SP, eu também aprecio ele, mas o problema aqui é outro, não é reformar ou modernizar, é sim MANTER E OPERAR, mas isto outra conversa.

G abraço

Marinho Av
Visitante

Japão intensifica defesa em ilhas remotas
A presença de embarcações e aviões de combate chineses vem aumentando nas proximidades de ilhas remotas do Japão.

http://www.portalmie.com/atualidade/2016/03/japao-intensifica-defesa-em-ilhas-remotas/

marcelo
Visitante

Não vejo continuidade para este navio, de qualquer jeito por idade, e por varias situações que se justificam: 1 – Não existe uma esquadra forte e operacional para ser nucleada por este navio mais; 2 – Não existem navios de defesa de area para a proteção deste navio; 3 – Não existem navios de apoio especializados para abastecer e acompanhar este navio em missões; 4 – Toda a mão de obra especializada está indo embora ( ou ja foi embora ) ou está se aposentando; 5 – Nunca foi organizado um grupo aéreo completo, para treinamento neste navio; 6 –… Read more »

Satyricon
Visitante

A quantia que se cogita gastar na reforma dessa belonave (sexagenária) beira a obscenidade. Se a MB tivesse um pingo de massa cinzenta ou zelo pelo dinheiro do contribuinte, cancelaria essa idéia. Melhor seria investir isso na aquisição de um LHD, o qual eu sugiro um Dokdo class (Korea)

WillHorv
Visitante
WillHorv

La se vão 14 anos e estamos brigando para ter os mesmos vetores…tracker….af1….só os helis melhoraram….sem contar que o próprio meio não foi modernizado. Enquanto isso … em uma china logo ali ….

TIP
Visitante
TIP

Prezados,
alguém possui fotos ou vídeos dos A-4s do AF1 catapultando com armamento (bombas ou mísseis ) do Nae São Paulo?
Abs

Anselmo Nogueira
Visitante
Anselmo Nogueira

No meu singelo entendimento, na China não tem TCU, MPU, partidos de situação e oposição… Tambem não tem internet livre e nem a livre manifestação de pensamento ou expressão. Lá, quem se arriscar a dizer qualquer adjetivo pejorativo ao próprio pais, e considerado traidor da pátria, com punição severa. Recomendo a leitura de um livro cujo título e “O Serviço Secreto Chinês”. Essa obra da uma idéia de como e a estrutura política, social e trabalhista no Império do Meio. Também ajuda a entender como eles conseguem executar obras navais em tempo curto… Enfim, isso também não explica tudo… Mas… Read more »

souto.
Visitante
souto.

Amigo LM a MB não tem dinheiro nem para reformar o A-12, e nem para construir as cv Tamandaré,é preciso que
o governo federal libera uma verba extra orçamentaria para tal feito.Em tempo alguma definição sobre o Mattoso Maia?

Vitor Rodrigues
Visitante
Vitor Rodrigues

Pelo andar da carruagem, acho que o PMM será limitado apenas a uma pintura externa e sem “remendar as rachaduras”.

Lucas Silva
Visitante
Lucas Silva

Caro LM, agradeço os esclarecimentos…

Apenas mais uma questão. Alguma novidade em relação a disponibilização para a venda das fragatas alemãs classe Brandenburg, que poderiam ser disponibilizadas pela marinha alemã?

Abraços

Alexandre Samir Maziz
Visitante

Belas fotos , mas esse navio ai já e coisa do passado ,nem vou comentar mais se compensa e renovar ou não rsrs eu cansei prometo não dar minha opinião sobre o assunto .Abraços !!!!

Cláudio quadros
Visitante
Cláudio quadros

Podíamos copiar projeto do São Paulo com novo casco utilizar velho Sao Paulo treinamento novos tripulantes podiamos compra garibalde da italia ampliar pista dele e princepe Astúrias da armada espolha tambem ampliar pista

MO
Membro

É … podiamos … um Nimitz Chakri Nerebet da vida talvez poderiamos .. ah eh custa comprar e custa mais ainda manter … tirando este detalhe infimo ($$$$$) Fé (falta de Fé) é molezim …

Juarez
Visitante
Juarez

MO, MO olha o coração e a “sapiência”………..

G abraço

MO
Membro

kkkkkkkk aee Juarez .. tinha “si Esquecido” da Sapiência … soma-se aos que aguardam a Cv Tamanduá ..

W.K.
Visitante
W.K.

É, podíamos comprar.

Quero ver manter e operar.

Se o que a gente tem a gente não é capaz de manter…

Airacobra
Visitante
Airacobra

Poxa, bons tempos de esperança e sonhos, nessa epoca dormia muito feliz na sessão tango logo abaixo do compartimento da “fabrica” de LOX, era um pica pau fazendo toc toc toc o tempo inteiro em cima da minha cabeça, mas mesmo assim dormia feliz e tranquilo, sabendo que após a missão cumprida havia um “soco” melhorado me esperando em Rio Grande la no saudoso imperial e no lads, kkk, e no canalete, bons tempos

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezado Souto,

Assim que possível, trarei novidades sobre o Mattoso Maia.

Prezado Lucas,

Até o presente momento, os navios citados não foram oferecidos á MB.

De qualquer sorte, vale ressaltar que mesmo as compras de oportunidade, requerem recursos orçamentários. Assim, mesmo que navios sejam disponibilizados, a MB precisará de recursos que não estão previstos em seu orçamento regular.

Abraços a ambos

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

No meu singelo entendimento, na China não tem TCU, MPU, partidos de situação e oposição… Tambem não tem internet livre e nem a livre manifestação de pensamento ou expressão. Lá, quem se arriscar a dizer qualquer adjetivo pejorativo ao próprio pais, e considerado traidor da pátria, com punição severa. Recomendo a leitura de um livro cujo título e “O Serviço Secreto Chinês”. Essa obra da uma idéia de como e a estrutura política, social e trabalhista no Império do Meio. Também ajuda a entender como eles conseguem executar obras navais em tempo curto… Enfim, isso também não explica tudo… Mas… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Texto entre “….” de:
Anselmo Nogueira 29 de março de 2016 at 21:17
_
“Rogerio 29 de março de 2016 at 16:13
…. Luiz Monteiro, você poderia passar a fonte das informações acima. Obrigado.”
______________________
Rogério, o Homem á Almirante da ativa na MB, ativo colaborador neste espaço.
______________________
As melhores fotos que já vi até hoje.
______________________
Uma pena, mas gostei da ideia do PMM feito fora, com equipe da MB par ao par. Sniff Sniff ………….

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

O Tracker com seis “cabides” vazios.
___________

1) O que eles podem levar ?
___________

2) As nossas encomendas estão “de pé” ?
3) Poderão estar armadas com o quê ?

Gelson Jorge Emerim
Visitante

marcelo 29 de março de 2016 at 19:30 “Não vejo continuidade para este navio, de qualquer jeito por idade, e por varias situações que se justificam: 1 – Não existe uma esquadra forte e operacional para ser nucleada por este navio mais; 2 – Não existem navios de defesa de area para a proteção deste navio; 3 – Não existem navios de apoio especializados para abastecer e acompanhar este navio em missões; 4 – Toda a mão de obra especializada está indo embora ( ou ja foi embora ) ou está se aposentando; 5 – Nunca foi organizado um grupo… Read more »

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

CAS,

O KC-2 Turbo Trader não usará armamento algum. Será uma nova Kombi para transportar pessoas e cargas e, supostamente, reabastecer os A-4 da MB.

A encomenda segue de pé, pois é mais barato continuar com o contrato do que rompê-lo.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Rafael Oliveira, obrigado.
Fiz o dever de casa e pesquisei no PN e geral.
Lembro-me agora, assunto antigo …. Nae 12 docado esperando virar casa de peixe etc
Os caras até faliram …………

Fernando
Visitante
Fernando

Seria muito bom vê-lo operacional novamente! mesmo com os A4 modernizados e os Tracker seria uma demonstração de capacidade considerável no hemisfério sul. Que possamos ver isso um dia! Força MB!

MO
Membro

Em operação com os argentinos e com uma quantidade razoavel de AF1 no convés, acho que desta maneira nunca mais outra vez ….

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/03/nae-sao-paulo-suas-escalas-em-santos-2a.html

Em tempo

M/V Tamar / V7SQ6

Suspendendo Santos

19 fotos

http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/mv-tamar-v7sq6-suspendendo-de-santos.html

MO
Membro
Gus
Visitante

Eu tenho uma foto deste meio com 6 A-4 da MB e alguns super etendard da ARA e um par de S 2 T no convés. “Lotado” de asas fixas desta maneira, creio que nunca mais. Somente se vir a operar os possíveis Sea Gripen…
Também foi cogitado na época uma força tarefa binacional para operar no porta aviões, alguém sabe se isso ainda é plano ou já foi descartado?
abraços.

Luiz Campos
Visitante
Luiz Campos

Luiz Monteiro, na relação de serviços a serem executados notei que pelo menos 4 itens dos 16 elencados por vc. dizem respeito ao sistema de catapultas. Não seria talvez mais barato tentar a aquisição de aeronaves de decolagem e pouso vertical do que investir nesse sistema?

Mateus
Visitante
Mateus

Foi roubado da Petrobras já descoberto (R$21.000.000.000), e nossa Marinha boiando amarrada…

AL
Visitante

Pois é MO, pelo menos na época a cabotagem era feita em full, né não?!?!?!?!

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Luiz Campos 30 de março de 2016 at 16: Qual, de quem e com q grana ? Em qual Nae ? Lupa no canto superior direito, coloque a palavra chave, boas matérias e comentários. O Almirante ** é quem está afirmando: “Luiz Monteiro 29 de março de 2016 at 23:32 Prezados, Não há previsão de modernização no armamento das CCI. Se fosse para ocorrer alguma modernização, deveria ter ininiciado com a Júlio de Noronha, que passa por PMG. Para tornar realidade as corvetas Tamandare, só com financiamento externo. A realidade de hoje (isso pode mudar, mas estou falando da realidade… Read more »

luiz campos
Visitante
luiz campos

Carlos Alberto Soares, é apenas um exercício de imaginação sobre o que seria possível realizar com a grana do pré sal, rs., porque se formos escrever sobre a nossa dura e crua realidade esse espaço ficará em branco.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Só pra lembrar, 2002 foi o último ano de FHC. Depois… bem, os senhores sabem.

Dalton
Visitante

Luiz campos…

quanto a sua pergunta se não seria mais barato investir em aeronaves de “decolagem e pouso” verticais,um único F-35B, não há alternativas, custará quem sabe no futuro a bagatela de 100 milhões de dólares a unidade, hoje custa mais, ou seja, se a modernização do NAeSP continua estimada em cerca de um bilhão de reais, seria possível adquirir apenas 3 F-35Bs
.
abs

luiz campos
Visitante
luiz campos

Dalton, talvez algo mais velhinho tipo Herrier, mas como eu disse é apenas imaginação.Se em algum momento no passado recente tivemos verbas, com certeza desperdiçamos em projetos equivocados e irrealistas. Excesso de otimismo com má fé.