Marinha Chinesa testa armamentos em exercício no Mar da China Meridional

11

PLA Navy drills

A Marinha Chinesa realizou exercícios de combate perto da província insular de Hainan e ilhas Paracel no Mar da China Meridional, informou o Ministério da Defesa em 9 de Julho.

Os exercícios vieram à frente da decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia de 12 de julho, em um caso apresentado pelas Filipinas disputando várias das reivindicações territoriais da China no Mar da China Meridional.

South China Sea Dispute

Navios das frotas do norte, leste e sul da China participaram dos exercícios em 8 de julho, que incluíram controle do ar, operações de superfície e guerra antissubmarino, entre outros exercícios de treinamento, disse o ministério em um comunicado em seu website.

H-6G 872 + YJ-12
A China testou o míssil antinavio YJ-12 lançado de bombardeiro H-6G. O míssil tem alcance de 400 km e velocidade de Mach 4.

A China reivindica quase todo o Mar da China Meridional, mas as suas reivindicações se sobrepõem em parte às de Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã.

A China tem repetidamente dito que não considera qualquer decisão tomada pelo tribunal arbitral juridicamente vinculativa.

“A China adere à posição de resolver disputas através da negociação e consulta com os Estados diretamente interessados”, disse a agência de notícias estatal Xinhua, em um comentário em 9 de Julho.

“Esta sempre foi a política da China, e isso nunca vai mudar.”

Assista no vídeo abaixo a partir dos 0:30 as imagens feitas durante o exercício.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Dragão mostrando as Garras, eu se fosse as Filipinas fazia exercício conjunto com outros países do mar da china o mas perto possível da costa do mar da china sem nem avisar, mandava fazer ilhas artificiais também. me da ódio ver um país que já é forte mas age de maneira estúpida para causar uma guerra.

bosco123

Os americanos estão saindo do marasmo imposto pelo contraterrorismo e correndo atrás de armas antinavios mais letais tendo em vista a efervescência do segmento.
A mais recente aquisição americana é o míssil SM-6, com dupla função.
Também nos próximos anos entrará em serviço uma versão antinavio do Tomahawk Block IV e o LRASM.
As bombas guiadas JSOW C1 e a SDB-2 também irão incrementar a capacidade antinavio principalmente se combinado com o F-35 ou com um UCAV.
Todos esses armamentos irão se somar aos já em operação: Harpoon, SLAM-ER, HARM, AARGM e Maverick F.

Renato Carvalho

Assusta ver o crescimento da capacidade militar chinesa, sei que logo vão aparecer comentários do tipo, solta peçinha, ching ling, etc…o fato é que eles estão se armando e temo que em breve queiram acertar velhas contas com os samurais!

bosco123

Esses mísseis orientais são exageradamente grandes. Pra comparação, o ASMP francês pesa 860 kg, tem alcance de 300 km, Mach 3 e ogiva de 200 kg (nuclear). Tudo bem que o míssil francês não possui um sistema de orientação por radar, que acrescentaria mais uns 80 a 100 kg (chutando alto) o que iria alterar todo o resto de modo a manter o mesmo desempenho, mas fazendo um exercício de imaginação, uma versão antinavio do ASMP não teria mais que 1,2 t, e seria compatível com qualquer caça ocidental. O míssil Hsiung Feng III da Coréia do Sul, exclusivamente lançado… Read more »

Renato Carvalho

Bosco,
No video aparecem naus modernas e e sistemas de armas idem, excetuando o bombardeiro que me parece um velho modelo soviético,eu pergunto: até que ponto isso tudo é propaganda e
e se essa marinha já bate de frente com a também moderna marinha japonesa?

Bruno Correia

É senhores o barril de pólvora esta se enchendo. Só vejo um ponto de retorno desta situação, que os outros países que estão reivindicando abram a mão delas.

bosco123

Renato, Eu acho que as forças armadas chinesas evoluíram muito e tem sim capacidade de encarar os japoneses, mas como os últimos estariam na defensiva pode ser que tenham superioridade de meios nessa situação. Esses bombardeiros anacrônicos com mísseis supersônicos de 400 km (//) de alcance claramente são pensados para atacar porta-aviões. Acho uma temeridade porque seria difícil chegarem à distância de lançamento de uma força tarefa. Claro, desconsiderando haver escoltas. Quanto ao meu comentário anterior, numa rápida olhada na “Wiki”, fala-se da possibilidade o míssil ter uma ogiva de até 500 kg, alcance de 400 km e Mach 3… Read more »

daltonl

O problema é que a China poderá perceber o “abrir mão” como sinal de fraqueza e não parar por aí e já vimos o que aconteceu no passado quando Hitler gradualmente anexou a então Tchecoslovaquia e diante da inação de britânicos e franceses até mesmo zombou do PM britânico Chamberlain e sua “paz para o nosso tempo”…a paz normalmente tem um preço.

bosco123

Comparação entre o ASMP-A francês e o Brahmos-AL indiano/russo.

ASMP-A:
Peso: 900 kg
Velocidade máxima: Mach 3
Alcance: 500 km
Propulsor: ramjet líquido (querosene) com motor foguete sólido integrado;
Ogiva: 200 kg
Orientação: inercial

Brahmos-AL (versão lançada do ar):
Peso: 2,5 t
Velocidade máxima: Mach 3
alcance: 400/500 km
Propulsor: ramjet líquido (querosene) com motor foguete sólido integrado
Ogiva: 200 kg
Orientação: inercial + radar ativo

Alguém sabe me explicar a diferença gritante de massa de um para o outro?????

daltonl

Não sei se é uma boa explicação…mas…o Brahmos é um míssil de 2 estágios portanto maior
necessários para que ele consiga uma alta velocidade à baixa altitude para o ataque a navios.
.
O ASMP não visa altas velocidades à baixa altitude e seu emprego é como arma nuclear tática.
.
Também ´tem a questão da miniaturização que os franceses parecem dominar melhor e jáexistem planos para uma versão do Brahmos mais leve.
.

bosco123

Daltão, A explicação da “miniaturização” é mais convincente. rsrss O ASMP e ASMP-A também tem dois estágios, a diferença é que o booster sólido deles é integrado, não descartável. Depois que o propelente se consome o compartimento vazio vira uma câmera de combustão para o ramjet. É o chamado: ramjet com motor foguete sólido integrado. Ambos, o ASMP e o Brahmos precisam de um impulso extra para poderem ascender o ramjet. Só agora vi que utilizei indevidamente esse termo para o Brahmos, que tem um foguete sólido descartável. Pensei uma coisa e digitei outra. Quanto ao perfil de voo, ambos… Read more »