Rafaela Silva, judoca e militar da MB, conquista medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016

49

Judô - Rafaela Silva

Rafaela Lopes Silva, judoca brasileira e militar da Marinha do Brasil, conquistou hoje a medalha de ouro nas Olimpíadas Rio 2016.

Rafaela Silva cresceu na favela carioca da Cidade de Deus. O primeiro esporte de que gostou foi o futebol, praticando contra outros meninos em um campo de terra próximo a sua casa, em Jacarepaguá. Preocupados com o tempo gasto brincando na rua, quando Rafaela tinha 7 anos seus pais a inscreveram junto da irmã Raquel para aulas de judô no Instituto Reação, recém-montado na Cidade de Deus pelo ex-atleta Flávio Canto. A aptidão das irmãs eram tanta que o técnico Geraldo Bernardes pediu ao pai Luiz Carlos para que elas permanecessem no judô pois tinham potencial de se tornarem atletas da seleção.

O desempenho de Raquel começou a degringolar após uma gravidez em 2005 e lesões nos joelhos, mas Rafaela logo se destacava. Em 2008, ganhou uma das etapas da Copa do Mundo de judô e tornou-se campeã mundial sub-20.

Em 2011, para competir nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México, desbancou Ketleyn Quadros, a primeira brasileira a subir ao pódio no judô nos Jogos Olímpicos, e ganhou a medalha de prata na categoria até 57 kg. Ainda em 2011, foi vice-campeã mundial adulta em Paris 2011, com apenas 19 anos de idade.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, Rafaela foi desclassificada pelos juízes na segunda rodada por um golpe ilegal. Ainda em 2012, em dezembro, foi medalhista de bronze no Grand Slam de Tóquio (categoria até 63kg).

2013 foi um ano de glórias para a judoca. Em abril, logrou a medalha de ouro no Pan Americano de Judô. Em agosto, Rafaela entrou para a história do Judô brasileiro ao tornar-se a primeira brasileira a se sagrar campeã Mundial de Judô, vencendo na final a americana Marti Malloy.

Em Fevereiro de 2015, a atleta venceu o Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha, ganhando cinco lutas, quatro por ippon.

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, foi medalha de ouro na categoria até 57 Kg, ao vencer a rival Dorjsürengiin Sumiyaa, da Mongólia.

Rafaela Silva MB

FONTE: Wikipedia

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Crispim

Mais um militar salvando o Brasil do vexame internacional, parabéns!!!!!!!!

camargoer"

Olá Crispim. Eu diria mais uma mulher salvando… porque as meninas do futebol estão dando show. 5 x 1 contra a Suécia foi um jogão melhor que aqueles do campeonato brasileiro… “viva as mulheres”

camargoer"

Sugiro uma foto dela com uniforme da MB… procurei na web e só encontrei-a com kimono

Reinaldo Deprera

Parabéns à Rafaela!
Diferentemente da Sara Menezes, que ganhou o ouro na outra olimpíadas devido à várias circunstâncias extra tatame, esta judoca conquistou o ouro.
– Não contou com a contusão ou desistência de ninguém
– Pegou adversárias difíceis e venceu todas com um judô convincente
– Merece o ouro. É uma das melhores judocas do mundo em sua categoria
Essa sim podemos dizer que é promessa de medalha para Tóquio 2020.

Save Ferris!

Renato B.

Parabéns à Rafaela e ao Naval por levantar essa bola que a grande imprensa está deixando passar batido (ou ficando melindrada mesmo, como no caso da continência do Wu)

Acho que seria interessante fazer uma análise cuidadosa dos atletas militares, especialmente para observar o impacto dessa política nos esportes olímpicos e nas forças em si. Talvez tenhamos uma política vencedora e duradoura para os próximos anos, mas é preciso pesquisar.

camargoer"

Olá Colegas. Sou o primeiro a festejar a nossa medalhista e parabenizar a MB, mas espero que nossos colegas não insistam em achar que isso foi um fato isolado. O MD (que significa todas as forças) atuou coordenado com todo o governo em uma estratégia de longo prazo para garantir que a Rio2016 fosse um sucesso, o que incluiu o Pan2007 e os jogos militares Rio2011. Aliás, uma estratégia tão legal que espero que continue para os próximos Pans e para Tokyo2020.

Marcelo Andrade

Ela veio da pobreza, é o que o esporte faz com as pessoas, pena que não seja uma Política de Estado!! Que venham outras medalhas!!!!

Franklin de Paula

Parabéns para RAFAELA e MB.

Nonato

Em diversas épocas milhões de pessoas saíram da pobreza.
Pelo estudo, pelo esporte, pelo empreendedorismo.
Mas havia uma propaganda recente de que não existe mais miséria no país e que todo mundo é rico…

Antonio Fernandes

Parabéns grande RAFAELA e Parabéns à Marinha do Brasil.

Wellington Ferrreira de Almeida

Parabéns Rafaela, independente de qualquer fato ou eventos que venham denegrir a sua imagem voce mostrou caráter, personalidade e venceu por competência. Isto é para que nós brasileiros possamos entender que voce é demais.
Wellington

Antonio Fernandes

Parabéns grande RAFAELA, parabéns MARINHA DO BRASIL.

gilson medeiros

Parabéns RAFAELA, vç honrou sua pátria e essa glorioza marinha do Brasil.

Miguel

Parabéns a Rafaela, pela gana e coragem, parabéns a Marinha do Brasil e aos governos Lula e Dilma que incentivaram com o bolsa atleta, além de trazer os principais eventos do esporte mundial para o Brasil provando a capacidade de nosso povo.
http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=11029
Lembrei do Mestre Sala dos Mares…
Salve o Almirante Negro que tem por monumento as pedras pisadas do cais……..
Hoje tem monumento inaugurado.
http://www.naval.com.br/blog/2008/11/21/inaugurada-estatua-de-joao-candido-na-praca-xv/

Frederick

Marcelo Andrade; Na verdade trata-se sim de uma política de Estado. Além da fundamental ajuda base da ONG capitaneada pelo grande brasileiro Flávio Canto (projeto desde 2000), a hoje medalhista recebeu Bolsas do Governo Federal para poder treinar e, mais tarde ingressou no Programa de Atletas de Alto Rendimento – PAAR. Ação do Ministério da Defesa em conjunto com o Ministério dos Esportes, que aplica concurso de admissão a atletas ao quadro de oficiais temporários das FFAA, remonta do ano de 2008, para o sustento tranquilo e treino de ponta para os atletas. Hoje conta com 145 atletas militares classificados… Read more »

Francisco

Valeu mesmo, Rafaela. Parabéns à Marinha do Brasil

camargoer"

Olá Frederick. Legal o detalhamento que você fez do trabalho focando a Rio2016. Sabe se terá continuidade visando Tokyo2020?

Jorge Knoll

PARABÉNS RAFAELA SILVA.E SEUS FAMILIARES
TUA HISTORIA DE VIDA É A PROVA QUE DEUS EXISTE, QUE SE DEVE DAR CHANCE AS PESSOAS MENOS AQUINHOADAS, E QUE A MARINHA DEVE SE PREOCUPAR EXERCER A SUA PARTE SOCIAL PARA TERMOS UMA SOCIEDADE MELHOR. OS FRUTOS ELA ESTÁ COLHENDO AGORA, E SE VANGLORIA A TÊ-LA NAS SUAS FILEIRAS.

Jorge Knoll

Eu me emocionei, chorei pela VITÓRIA, PELO OURO DA NOSSA RAFAELA SILVA, o coroamento de uma linda história de vida. O Brasil que necessita de muitas RAFAELAS SILVA para dar uma alegria, um exemplo à nação, ao seu povo como é bom ter uma família estruturada, monde os valores estão acima de tudo, e que se deve apostar, ajudar essas pessoas que passaram dificuldades na vida. Eu já tenho 5.9 no corpo, e agradeço a DEUS que tudo não está perdido no país dos corruptos, e que devemos muito aprender no dia-adia. QUE DEUS SEMPRE TE ACOMPANHE E TUA FAMÍLIA,… Read more »

kfir

tem foto dela na net portando um fuzil

Frederick

camargoer;

É desejo de todos os envolvidos manter esse apoio para além de 2020 e até onde for necessário.

Resta-nos saber se esse desejo vai ao encontro da atual Comandante em Chefe das Forças e dos que virão.

Particularmente, os resultados obtidos até hoje me convencem a pensar que durará por longos anos ainda.

Grande abraço.

Paulão

Prezados,

Primeiro parabéns a Rafaela por este feito que emocionou o Brasil inteiro!Provou que não importa de que berço, cor ou credo, qualquer pessoa com garra e vontade pode chegar aonde quer!Parabéns a MB por apoiar o esporte brasileiro, como sempre apoiou!Este exemplo serve para as pessoas que não acreditam por serem pobres, ou que tenham poucos recursos, acreditar que podem ter uma vida digna e um futuro brilhante!

Abs

Paulão

horatio nelson

sara menezes….césar cielo…seleção masculina…felipe frança…joana maranhão…joão de deus…andré sá…neymarra…felipe kitadai tudo pipoqueiro recebem pesados investimentos do governo e na hora nem concentrados estão todos amarelam…comem bem dormem bem recebem bem e ficam felizes em seres os primeiros a perder ainda falam q na proxima vai tentar chegar entre os 10 é pra acabar mesmo bando de pipoqueiro….a rafaela toda luta entrava com sangue nos olhos…os atletas desconhecidos são sempre os q trazem as medalhas e honram a farda… sargento FELIPE WO também grande resultado em um esporte q o governo faz tudo para não existir devido a todo tipo de… Read more »

camargoer"

Olá horatio. Tirando a seleção masculina de futebol (lá a confusão é grave… basta lembrar a copa) todos estão trabalhando muito. Sua crítica é injusta. Ainda, é desmerecer quem os venceu. Como brincou meu cunhado, esporte profissional não é para amadores.

Marcos Borkowski

E a continência â Bandeira e ao Hino Nacional, nada? (Lei 5700/71 – Art. 30): Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações

Farragut

Parabéns à atleta.
Infelizmente, por não termos cultura da transparência, só teremos a versão oficial que enaltece mais uma atividade subsidiária e não mostra qual o retorno para atividade fim do investido.
Não se demonstra preocupação semelhante com os miltares de tropa/embarcados que não tem outros patrocinadores ou estrutura de apoio exclusiva para melhora de sua qualidade de vida e consequentemente de seu desempenho. Quando muito, a MB é só mais um patrocinador. Isto se verifica nas redes sociais dos atletas ou em suas entrevistas às mídias que não sejam comunicação social do MD ou da força.

Carlos Campos

Parabéns a Rafaela e a MB

Luciana

Boa tarde! Rafaela Silva e outros atletas se alistaram antes dos Jogos Mundiais Militares para competir TEMPORARIAMENTE e logo após estes deixariam de ser Militares.Não é isso??? Estes Atletas não são Militares de carreira.Grata pela atenção desde já!

camargoer"

Olá Luciana. Ninguém disse que os atletas são militares de carreira. Se o fossem, provavelmente não seriam atletas mas oficiais envolvidos em atividades tipicamente militares. Se fossem miliitares de carreira, provavelmente estariam no plantão da aviação de caça, no comendo de operaçãoes de segurança dos jogos ou atuando na linha de frente junto com os soldados. E estariam cumprindo com honra suas resposabilidades. Esss atletas profissionais e têm a tarefa de atuar no tatame, nas piscinas, quadras, etc.. A política de estado foi preparar o país para a Rio2016 usando o melhor de seus recursos, inclusive as forças armadas. Inclusive… Read more »

Miguel

Como a imprensa golpista tratou Rafaela em 2012

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/como-a-folha-tratou-rafaela-em-2012/

Parabéns Rafaela e o Povo Brasileiro, muito maior e digno que esta imprensa suja e entreguista!!

Keilla

Não sei se estou sendo injusta, mas a Marinha só apareceu agora…quando ela sofreu os ataques racistas em 2012, não vi apoio da Marinha.

Angelito

Viva Marinha do Brasil!!!!!!! Todos nós militares da MB, Marinheiros e Fuzileiros estamos alegres e felizes por ter RAFAELA em nossa Caserna. SO-MO Ref. Angelito

camargoer"

Olá Keilla, Acho que você está sendo injusta. Não sabemos como a MB apoio a judoca internamente e acho que o melhor tratamento para alguns tipos raivosos da internet é ignorá-los. Essa gente se alimenta de ódio e da dor. Creio que ela tenha tipo apoio da MB visto ter ficado lá nestes quatro anos. Se ela tivesse tipo outro apoio melhor, seria natural ela ter migrado da MB. Se ficou era porque era a melhor opção que tinha (regra da oportunidade ótima)

Aureo Alessandri Junior

Essa garota emocionou a todos, mais pela sua luta de superação contra a miséria e contra a discriminação do que pela conquista em sí, que já é fantástica.

fidalgo

Parabém à Rafaela
acompanhei em direto os combates porque a portuguesa Telma Monteiro conseguiu ganhar uma medalha olímpica depois de 14 medalhas nos campeonatos da Europa e do mundo. A bandeira portuguesa subiu com a brasileira. Acho que foi a primeira medalha portuguesa e brasileira destas olimpíadas. A Rafaela foi uma verdadeira campeã plea sua determinação e força.

Um abraço

Damiao

Alguém sabe confirmar se ela é patrocinada ou fez concurso para marinha ? Boa noite .

Delfim Sobreira

Vale lembrar que a militarização dos esportes é uma idéia soviética.

camargoer"

Olá Damiao, na página do “Programa de Atletas de Alto Rendimento” mencionado pelo Frederick, a Rafaela é mencionada como 3o Sgt – Judô da Marinha. O ingresso ao programa é voluntário e as medalhas e premiações contam pontos para o ingresso. Portanto não é um concurso normal mas é mais parecido com um processo de seleção por pontuação de curriculo. Então, resumindo… ela é voluntária e sua pontuação para ser aprovada para ingressar no programa foram as premiações e medalhas que ela obteve no judô. Vale a pena passear no site do programa.

camargoer"

Ola´Delfim, com esse comentário você acaba de destruir o programa.. agora todo mundo vai cair de pau. Coisa de comunista.. (riso)… vai ficar indefensável.

jose Neuman Miranda Neiva

Triste ver que a grande mídia sonega a informação de que os dois medalhistas brasileiros são militares. Já está passando da hora de assumirmos a importancia das forças armadas e esquerdas os erros cometidos no passado. Até pq os governos civis superaram em muito os militares em danos à nação…

camargoer"

Olá José. Concordo em parte. Antes de tudo, esqueça a mídia. De onde não se espera nada de lá nada vem, Concordo que as forças armadas cumprem um importante papel em nossa sociedade. Elas têm atuado de forma humanitária em diversos momentos críticos, têm dado suporte ao desenvolvimento tecnológico e têm dado oportunidade para milhares de pessoas. Contudo, é importante nunca esquecer os erros porque eles servem de referência para o futuro. E de modo algum os governos civis democráticos superaram a ditadura em dano à nação. Como dizem os liberais, a democracia é o pior dos regimes, excluindo todos… Read more »

jose Neuman Miranda Neiva

Concordo. Mas eu particularmente esperava que a vida das pessoas melhorasse de forma mais significativa em um regime democrático. E infelizmente houve um grande apoderamento das instituiçoes públicas para enriquecimento pessoal de muitos políticos… Triste.

l3m35

Estão transformando por aí as vitórias de atletas que fazem parte do PAAR em motivo de bajulação às forças armadas (por motivação política), como se fosse um grande formador de esportistas de alto nível, e não é exatamente honesto isso. Pouco mais de 10% dos atletas são militares de carreira, os outros são temporários.

zorannn

Parabens à atleta… . Mas não concordo com esta solução artificial de se manter atletas de alto rendimendo nas Forças Armadas. Esta não é sua função. Não tem dinheiro pra nada, mas tem para sustentar atletas. Eu não concordo. . Querer ser uma ‘potencia olimpica’ de forma artificial não funciiona. Temos que praticar esportes e dar incentivo porque faz bem a sociedade e é isto. . Muito triste termos tantas TVs abertas dominadas por programas religiosos e ao mesmo tempo não termos espaço para transmissões esportivas que não sejam de futebol. Isto acontece por um simples motivo: religião dá lucro… Read more »

camargoer"

Olá Zorannn. Pode não ser óbvio, mas muitas religiões cumprem um papel muito importante na recuperação de muitas pessoas. Diria que o dízimo de algumas igrejas é pequeno em relação ao benefício de recuperar a vida social de muita gente que teve problemas em sua vida e encontrou na religião o único amparo social. Por outro lado, também estou incomodado por ninguém ser preso ou denunciado no Brasil em função da sonegação de impostos, evasão de divisas e outros coisas cabeludas ligadas ao futebol profissional. Sobre os atletas nas forças armadas, acho muito legal o que fizeram e espero que… Read more »

zorannn

Olá camargoer! . Não estou discutindo o papel da religiões. Oque elas fazem, se agem de boa ou má fé, não é a questão, A questão é que se tornaram um grande negócio. E não pagando impostos, a coisa ainda fica maravilhosamente atraente. Muiuto pouco do que se arrecada é revertido em gastos sociais. Isto está errado: se gera riqueza, se pessoas enriquecem com isto, tem de pagar impostos. Temos aí boa parte das TVs abertas nas mão de religiões. E as que não estão, vendem grande parte de sua grade de programação. Isso é ridículo! Vivemos em um estado… Read more »

camargoer"

Olá zorannn. Concordamos que a TV aberta deixou de cumprir sua função. Ela não é educativa, não é informativa nem mesmo serve para lazer ou diversão. É chata, burra e mentirosa. Talvez a venda do horário serja legal, mas não considero ético. Mas ao contrário de criticar as igrejas, acho as emissoras é que estão erradas. As emissoras são muito pior do que ridículas. Por outro lado, não que os duzentos atletas apoiados pelas F,A. sejam a causa dos problemas de rancho.

Delfim Sobreira

camargoer*
Assim como os atletas americanos vem dos colégios e universidades, os atletas soviéticos vinham das forças armadas, particularmente das Forças de Elite como as Spetsnaz.
Assim, não é de estranhar que tal solução tenha sido adotada pelo governo PT pra incentivo dos atletas.