Base aérea da Lajes, ilha Terceira, Açores, Portugal

Base aérea da Lajes, ilha Terceira, Açores, Portugal
Base aérea da Lajes, ilha Terceira, Açores, Portugal

Em artigo publicado no site do “think tank” American Enterprise Institute, o articulista Michael Rubin alerta para o fato de que a China está se movimentando para montar uma base no arquipélago dos Açores, depois que os EUA se retiraram por medida de economia e deixaram sua infraestrutura e apenas uma pequena equipe para trás. O arquipélago fica a aproximadamente 1.000 milhas da costa de Portugal e 2.500 milhas da costa leste dos Estados Unidos.

Os Açores são um arquipélago transcontinental e um território autônomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa

Arquipélago dos Açores
Arquipélago dos Açores. Clique no mapa para ampliar

Ao invés de localizar um novo centro de inteligência no campo de Lajes, que tem infraestrutura e precisa de muito poucos upgrades, o Pentágono decidiu construir um novo centro a partir do zero próximo de Londres, a um custo de mais de um bilhão de dólares.

De acordo com uma carta enviada em 20 de setembro de 2016, pelo deputado Devin Nunes, presidente da Câmara Permanente do Comitê Restrito sobre Inteligência, ao secretário de Defesa Ashton Carter, “vários altos funcionários chineses visitaram os Açores nos últimos anos, e mais recentemente a China enviou uma delegação de cerca de vinte funcionários, todos fluentes em Português, em uma expedição de averiguação com várias semanas de duração, para culminar em uma visita do premiê chinês Li Keqiang.

A delegação chinesa está declaradamente em negociações para expandir os investimentos da China e sua presença global sobre as ilhas, incluindo o porto de embarque na Terceira, e eles também têm manifestado interesse em utilizar a pista no campo de Lajes.

Os grupos central e oriental dos Açores, vistos do espaço
Os grupos central e oriental dos Açores, vistos do espaço

A China espalhou sua influência por meio de investimentos de infraestrutura semelhantes em Djibouti, Sri Lanka, e em outros lugares ao redor do globo. Ela agora está usando as mesmas táticas para estabelecer um ponto de apoio nos Açores que, se bem sucedida, será utilizada para um centro de logística e inteligência que poderia finalmente ser expandido para outros fins militares, adjacentes às instalações militares críticas dos EUA.

Efetivamente, os EUA estão desinvestindo bilhões de dólares em infraestrutura no campo de Lajes, que é provável que acabe na posse do governo chinês.”

Os chineses podem dizer que seu investimento em Lajes e no porto nas proximidades da Praia da Vitória é apenas de caráter civil, mas, como têm feito em Gwadar, Paquistão, os chineses atualizam as instalações para especificações militares, tornando-as bases em tudo, menos no nome.

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

se continuar assim mesmo creio eu que o império americano estará com os dias contados.

Renato Carvalho

outra bola nas costas dos americanos..

Alexandre

Isso é irrisório perante a máquina militar americana, sem contar a diversidade de operações que o -EUA possuem em seu histórico de existência. Para que a China possa almejar algo de comparação com os EUA, precisaria de pelo menos umas duas Guerras Mundiais para ter o Know-how americano.

Oganza

Caro Galante,
olhe ai parte do que eu estava falando… e nesse momento temos 60% do melhor da US Forces indo pro Pacífico e o fronte oriental do ocidente nas mãos de um Europa cariada e sendo abduzida culturalmente. Pontos cegos.
Mas posso ter caído na grade de novo. 🙁
Grande Abraço.

Carlos Alberto Soares-Israel

Açores ?
É um território autónomo da República Portuguesa.
Combinaram com a OTAN (NATO) ?
Combinaram com Portugal membro da OTAN e da UE ?
Ingleses, Franceses, Españois …..
Todo mundo vai ficar assistindo ?
Kkkk, só rindo mesmo !

Carlos Gil

A comunidade portuguesa nos EUA (da qual grande parte é de origem açoreana) tem alguma capacidade de lobby, principalmente através dos seus membros que estão colocados nos organismos de poder federal e estaduais. Esta notícia é apenas uma das muitas que surgiram nos últimos anos (após o anúncio da saída da USAF), e o papão chinês tem sido um dos temas mais usados para projectar o assunto para os media norte americanos. Quanto à opção por Londres para a instalação do novo centro de inteligência, digamos que a metrópole cosmopolita com mais de oito milhões de habitantes, foi preferida a… Read more »

Luis Prenda

As boas relações internacionais está na cooperação entre dois países, numa simples estadia ou escala técnica…

emont4

Deixe eu entender.
Portugal que é membro da OTAN e utiliza todo equipamento militar dos EUA além de ajuda militar estaria cedendo uma base para a China que hoje junto com a Rússia seriam as duas maiores ameaças aos EUA e à própria OTAN?

Rafa Bastos

Os EUA são um império em franca decadência, quem leu Sir John Bagot Glubb sabe do que estou falando e sabe que a máquina militar americana igualmente irá se enfraquecer e não importa quantas batalhas tenham vencido ou perdido, não fará diferença, pois na hora certa alguém tomará seu posto de império dominante. Bom, os chinas estão mexendo seus pauzinho para serem este império dominante e nós podemos rir e considerar irrisório suas ações, mas eles não ficam nada chateados com isso, muito pelo contrário, afinal de contas dizem que “o maior trunfo do demônio é fazer ninguém acreditar nele”.

Klesson

Carlos Alberto Soares-Israel 28 de setembro de 2016 at 3:56

Concordo com você, não só entrando e pronto. Tem que pedir primeiro.
Algumas pessoas pensam que Russo e Chines podem tudo. Calma, não é bem assim.
Se o comunismo fosse bom, esses países não estariam agora engatinhando no Capitalismo.
Estas, ainda precisão aprender muito, mas muito mesmo.

Abraços

Ednardo de oliveira Ferreira

A questão não é o que os americanos perdem ao deixar os Açores. Os caras têm diversas opções na região. A questão é o quanto a China ganha em colocar uma base ali. Seriam olhos e ouvidos na ante-sala entre Américas e Europa mediterrânea e Norte da África. Há um baita tráfego aéreo e marítimo na região. Dá para ‘escutar’ e ‘ver’ tudo que passa por ali. é o paraíso da inteligência. Os problemas são: tio Sam e OTAN vão deixar Portugal ou Açores aceitarem isso? Por outro lado, em tempos de crise, dá para recusar dinheiro? Lembrando que os… Read more »

Ivan da Silveiraa

Bom dia! Matheus 27 de setembro de 2016 at 22:06 se continuar assim mesmo creio eu que o império americano estará com os dias contados. Renato Carvalho 27 de setembro de 2016 at 23:20 outra bola nas costas dos americanos.. 1 – Minha observação: Acho curioso esse tipo de comentário, como se os brasileiros estivessem torcendo contra os EUA e Europa. Esses comentários lembram os torcedores de futebol, pois não são protagonistas, não influenciam em nada, no entanto, mesmo assim ficam observando as coisas mudando diante dos olhos. Caso essa base venha a se concretizar, não serão os EUA que… Read more »

Giancarlo M. Abrão

Quem sabe, a pergunta mais interessante a ser feita seria: porque os americanos deveriam ser vigiados mais de perto?

Delfim Sobreira

“E mais recentemente a China enviou uma delegação de cerca de vinte funcionários, todos fluentes em Português”
Bingo !
Tal fato foi posto no filme “O Reino” (ótimo filme), onde um americano reclamava que enquanto emissários americanos esperavam que seus anfitriões falassem inglês, emissários chineses chegavam preparados em idiomas e costumes locais. Isto sempre causa boa impressão.
Mas lembrando que navegadores portugueses chegaram à China, Macau foi possessão portuguesa até 19/12/1999, então nada extraordinário.
.
Lembrando que enquanto jogamos xadrex, chineses jogam go.
Leiam Sun Tzu.

HMS_TIRELESS

Acho muito pouco provável dos chineses lograrem êxito no seu intento senão vejamos: – Em que pese ser um território com autonomia política e administrativa os Açores pertencem a Portugal, país membro fundador da OTAN, de modo que permitir a presença chinesa seria atentar contra a própria segurança nacional portuguesa. – A base de Lajes é absolutamente vital para o OTAN pois todo o tráfego de aeronaves militares dos EUA, países da OTAN e aliados da América do Norte em direção à Europa e Oriente Médio e vice versa passa por lá. Os EUA vão jogar pesado para os chinas… Read more »

fidalgo

Gostava de esclarecer algumas coisas em relação ao que foi dito sobre os Açores. Em primeiro lugar os Açores são tão portugueses como o Minho e Trás os Montes que são o berço da nacionalidade. Nos Açores, onde eu estive ao serviço da Marinha Portuguesa e de férias este verão, as pessoas carregam com orgulho as nossas tradições, a nossa língua e são um contributo importante para a nação portuguesa em todas as áreas. Segundo as ilhas foram um descoberta portuguesa do século XV, são um arquipélago de nove ilhas no meio do oceano Atlântico e, como eram desabitadas, foram… Read more »

fidalgo

O comentário que refere, porque não o Brasil ter uma base de apoio numa ilha do arquipélago dos Açores? Isso sim…!!
Penso que a NATO não se iria importar, era uma boa bofetada de luva branca nos americanos que usaram as ilhas durante tantos anos e agora se esqueceram do seu valor estratégico e não era preciso levar tantos especialistas em português chig-ling (talvez o tenham aprendido em Macau…)
Agora o Brasil tem de pensar em grande… tão grande como o seu território, as suas riquezas naturais e a sua gente!

Um abraço

Aldo Ghisolfi

Quem vai ao ar, perde o assento; os EEUU estão perdendo espaço ao redor do mundo, exatamente por quem precisa do espaço vital expandido. A China manda o dinheiro na frente e seus batalhoes apenas seguem o caminho aberto. Já já estão por aqui, desta feita, via Argentina; quando se instalarem no Atlântico Sul, vale dizer Antártica, vai ser um fudunço daqueles…

Marcel Danton Silva

Como já disse antes! Mentalidade bélica e de inteligência padrão do século passado. Táticas e estratégias velhas que não tem tanta utilidade hoje…a não ser que voltemos 100 anos no passado em tecnologia. Há um novo padrão de tecnologia que vai enxugar em muito os exércitos do mundo. O padrão tecnológico mudou e poucos países e “doutores estrategistas” acompanharam. Pensam e exigem “brinquedos” de guerras de 100 anos atrás, apesar de novinhos e com silhuetas esguias. PENSEM NOVO!

Ednardo de oliveira Ferreira

Não tem moça na ‘zona’. O plano de longo prazo deles é simples: “preciso ter recursos abundantes para bancar meu crescimento.” para ela, é tudo business. Eles estão se lixando para o que consumimos, se somos capitalistas ou comunistas, ateus ou religiosos. O que ela quer é business: comprar e vender. Como todo mundo que tem algum juízo. Se eles estão se armando é simplesmente porque não são trouxas. Primeiro têm uma vizinhança complicada. Segundo, eles sabem que quem não tem armas perde um importante argumento comercial. ————- Se existe um bloco europeu bonitinho com EUA e tudo o mais… Read more »

fidalgo

Gostaria ainda de acrescentar que a União Europeia obrigou Portugal, na sequência da crise financeira de 2008 e do pedido de assistência financeira que fizemos ao Banco Central Europeu, a privatizar algumas das maiores empresas públicas portuguesas onde o estado português ainda mantinha a maioria do capital, nomeadamente a rede elétrica nacional, a principal empresa de eletricidade do país, e algumas empresas do setor financeiro e dos seguros. Estas empresas davam lucros enormes e foram compradas pelos chineses…!!! ou seja, a maior elétrica portuguesa que se chama Eletricidade de Portugal (EDP) uma empresa moderna com investimentos enormes em energias renováveis… Read more »

marcus

É só pressionar o governo Português, e fim de papo. A infraestrutura está montada basta o Tio Sam voltar.

Walfrido Strobel

Não vejo problema, se os EUA tem bases na Ásia, nada mais natural que a China tenha bases no Atlantico, viva o equilíbrio.

Carlos Alberto Soares-Israel

Oganza 28 de setembro de 2016 at 2:15
Não se comem as pedras,
apenas mudam de posição.
G abraço

Rafa Bastos

Ivan da Silveiraa, o que escrevestes a respeito da decadência dos EUA só corrobora com a tese de Sir John Bagot Glubb descrita em “O destino dos Impérios e a Busca da Sobrevivência”. Não vou explicar as razões pela qual os states estão descendo a ladeira, é muita coisa, então leia o livro antes de rebater o que escrevi. Tu acha o livro em pdf na net, coisa rápida tem 30 páginas, uma delicia de leitura.

Madmax

Preparrm o Foch vamos invadir os Açores.
Chegando lá agente joga a âncora e grita independência ou morte e solta os dragões da independência na praia.

fidalgo

Madmax,
Boa ideia!!
Tragam algumas mulheres bonitas e nem é preciso grito nenhum!

Ivan da Silveiraa

Fidalgo, muito bons os argumentos! Rafa Bastos, com certeza o PDF de 30 páginas deve fazer uma leitura muito inteligente do mundo (irônico). Deve ser uma leitura tão inteligente quanto a leitura do grupo econômico da Dilma sobre a saúde econômica do país; diante de uma leitura equivocada da realidade ela baixou/forçou o juros, aumentou os gastos, deu subsídios, aumentou a dívida pública, retraiu a arrecadação para fazer o PIB crescer, não cresceu porque o brasileiro, já endividado, não teve dimdim para gastar (o Estado gasta por ele), logo a economia deu um nó no governo…depois disso a tragédia é… Read more »

Marcelo Andrade

Todo Império chega ao auge e cai. Ontem foi a Inglaterra, hoje são os EUA.

jose luiz esposito

A Decadência dos EUA é importante para o nosso futuro , só assim teríamos que avançar para o mundo a Força e não como estamos ,sendo espectadores vendo a vida passar e nossos políticos apenas pensando o Brasil, para seus próprios interesses;aqui mesmo, reparem bem , têm opiniões que parecem ser postadas por cidadãos americanos .

Juarez

Tava demorando para aparecer alguém e falar um pérola de que a decadência americana é bom para nós, meu Deus, realmente o Gal Newton Cruz e o Gal Botelho tinha razão, esta raça é que nem juá, só morre com Randup.O seu Jose´, com a decadência americana a Embraer iria vendar aviões para quem??? As nossas comodities agrícolas e nossa carne iria consumida por quem???
Pelos comedores de cachorro, de formiga e de barata???

Gabraço

Dalton

A “Inglaterra” nunca teve a capacidade para destruir o mundo quando ainda era uma super potência e mesmo ainda dona da maior marinha do mundo no fim do século XIX já havia
sido superada pelos EUA na capacidade industrial.
.
Isso foi antes de ontem na verdade, pois ontem, foi a vez da União Soviética cair, mas, a Rússia
continua sendo um jogador importante hoje, mesmo com todos os problemas e provavelmente
os EUA continuarão sendo grandes jogadores também…por isso não acho válida a comparação com a “Inglaterra”.

Rafa Bastos

Ivan, me desculpe o palavreado, mas pelo que percebi tu és um completo ignorante. Sequer se deu ao trabalho de pesquisar quem foi Glubb, e quais os trabalhos que ele realizou durante a carreira. As 30 páginas são um resumo de suas experiencias no exército da rainha e décadas de estudos da historia do oriente médio, além de dezenas de outros livros “bem maiores” publicados. Desqualificou a obra sem ao menos ler. Te respeitaria caso refutasses com inteligência os argumentos do autor. Mas enfim, tu tens o direito de acreditar naquilo que quiser, mesmo que seja em contos de fada… Read more »

Verdade

Somos um país independente (penso eu) e temos o direito de ter as relações (e ralações) com os países que quisermos e que seja do nosso económico, social, cultural, etc… Aos chineses seguramente não lhes interessa somente nas relações com Portugal vendermos-lhes “vistos gold”. Aliás eles já têm bastantes interesses económicos em investimentos no nosso país. Além disso são um dos principais parceiros económicos nas nossas exportações. Porque não o leite, queijo, vinho, etc.. dos Açores ?? Porque não a utilização do aeroporto e portos se aos nossos ditos “aliados” e parceiros europeus não lhes interessa ?? etc..etc..etc…

João Bosco

Boa Noite, Srs. Em primeiro lugar, concordo em gênero, número e grau com o Ivan da Silveira, pois sou professor de geografia e entendo que, nem a UE e nem os EUA vão deixar a China esticar suas garras de dragão em pontos tão perto ou na sua área de influência. Do lado europeu, a OTAN está ali para isso e os EUA não são nem um pouco tolos para deixar isso acontecer por muito tempo.Uma coisa é a China querer ser uma potência global, a outra é ter cacife e konw-how para tal. Vejo com uma certa tristeza o… Read more »

Ivan da Silveiraa

Boa noite

Rafa Bastos, sem problema. Sou ignorante em relação a esse autor, sim. Vou reservar um tempo para ler o autor citado. Generalizei sobre o tema porque você também generalizou. Tirando esse referido autor, que realmente não conheço, não vejo argumentos para afirmar tais previsões. Na outra ponta vejo a China crescer bastante, em várias áreas, mas o fato da China crescer não é sinônimo de EUA decadente. Não é uma relação de ganha-perde, sinceramente parece mais uma relação de ganha-ganha.

Abraço!

Ivan da Silveiraa

Boa noite

Rafa Bastos, dei uma lida superficial sobre o autor. Interessante os argumentos. Não sei se valem para os dias atuais, mas de toda forma são interessantes e servem como reflexão sobre a realidade. Concordo com muitos argumentos.

Link de um site tratando do assunto de forma bem superficial:
http://canal.bufalo.info/2013/03/o-destino-dos-imperios-e-a-real-parte-1/

Abraço!

jose luiz esposito

Estamos submisso apenas porque devemos os vender aviões , aí sim , uma piada ,entreguemos então o país ,logo que eles nos compre aviões da Embraer, seria uma boa e seta é boa !

Oica

Não tem erro! No Brasil, bem como na América latina em geral a culpa é sempre dos outros. Uma dica de mantra ao novo marujo de patuscada: A CULPA É DO RAFALE! [repita com convicção!]
.
Repita isso SEMPRE como “argumento” a tudo o que você não puder ter ou ter, mas não puder operar.
.
P.S: tenho para mim que ele sabe disso já, mas está guardado para não esgotar todos os mantras de saída… rsrsrs

Reinaldo Deprera

Os EUA, super potência hegemônica. Primeira democracia moderna que, entre outras milhares de coisas, enfrentou quase todos os tiranos que afrontavam a liberdade. Nacional-socialistas (nazistas e facistas), internacional-socialistas (comunistas), teocracias hostis ao diferente, democracias e ditaduras que segregavam o povo pela religião ou pela cor da pele, terroristas…. Um país que coleciona, entre os seus, milhões que tombaram para fortalecer e defender todos aqueles que, assim como ele, não concordam com a rendição do bem pelo mal. Esse país, que com todos os erros e acertos, tem muita moral e história nos últimos 200 anos. Ainda assim, quando por exemplo,… Read more »

fidalgo

Reinaldo, Aumentar as relações comerciais com a China é uma coisa, uma base chinesa nos Açores é outra totalmente diferente. Portugal tem compromissos com a NATO e a UE e a larga maioria do país não queria esse tipo de aventura. Como eu referi anteriormente, por causa da crise financeira de 2009, já fomos longe demais com a venda de setores estratégicos económicos à China como a eletricidade. Volto a repetir, é tudo folclore eleitoral das eleições regionais e de alguns políticos locais que dizem coisas para consumo interno. Agora, até pode dar jeito como forma de pressão. Se quiserem… Read more »

Reinaldo Deprera

fidalgo 30 de setembro de 2016 at 17:22

Esperamos que sim. Abraço e Save Ferris!

Renato Carvalho

Ivan.. Não sou torcedor de país A ou B, reconheço a supremacia americana em vários aspectos, mas estudei um pouco de história e cheguei a uma conclusão:impérios caem, não importam o quão poderosos e duradouros sejam, a sociedade americana não é tão coesa assim, basta ver o que acontece por lá ultimamente, e uma tese que defendo e desde já aviso que ninguém é obrigado a seguir é que o ocidente está sendo minado por dentro, seus valores estão distorcidos, a família é atacada, o niilismo é difundido e defendido nas escolas e universidades, enquanto isso os orientais frios e… Read more »

Juarez

Renato, a diferença no caso Chines, e que estas características por lá estão sendo impostas a ferro e fogo e não por educação, princípios culturais e democráticos.

G abraco

theogatos

Prezado Fidalgo, gostei do seu ponto de vista e compartilho de várias opiniões…
.
Inclusive a respeito da UE, tenho minhas dúvidas em relação ao nível de comprometimento de alguns líderes como a Alemanha quanto a países menores do bloco, inclusive na esfera militar.
.
Digo isso sob o ponto de vista grego, que é o que acompanho mais de perto…
.
Forte abraço

Ednardo de oliveira Ferreira

Estrategicamente falando, a China não precisa de uma base militar nos açores.

basta uma boa concessão portuária, com vários terminais e algum tipo de preferência para movimentação de cargas e manutenção de navios.

Ninguém pode impedir isso e dá quase na mesma que ter uma base militar.

Leandro correa

Lendo alguns colegas aqui falando em histórico das nações leva a entender q a China e um paizinho q nasceu ontem q não tem uma pekena cultura milenar .sobre oq o outro colega disse sobre os chineses não entenderem de estratégia nem ter prática acho q nunca ouviu falar de um tal sun tzu pois acho q deveriam fazer uma pekena pesquisa sobre esse nome