Boarding Operations HMS Ocean conducted Maritime Interdiction Operations, as part of Exercise Niriis, boarding the HS Prometheus (A374). The boarding team consists of members of ships company from both the Royal Navy and Royal Marines. The team embarks onto the Landing Craft, before crossing over to the seaboat to conduct the boarding. Exercise Niriis is an annual Hellenic Navy maritime exercise based on a Crisis Response Operation. It is also used as a platform for exercising Joint operations andto evaluate Hellenic Navy platforms declared to NATO Standing Maritime Groups. The exercise consists of a Combat Enhancement Training/Force Integration Training (CET-FIT) phase to integrate the assigned units into Task Groups, followed by a series of free-play exercises with carefully timed scenario injections. NATO photo by GBRN LPhot Paul Hall

HMS Ocean conduzindo Maritime Interdiction Operations, como parte do Exercício Niriis.
Fotos: OTAN

Manobra foi realizada no litoral da Ilha de Creta, em área onde a Otan, previamente, simulou varredura de minas

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

Dando continuidade à sua jornada como líder do Grupo Permanente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) Dois (SNMG2), no Mediterrâneo Oriental, o porta-helicópteros de assalto anfíbio HMS Ocean (L12), de 21.500 toneladas, demonstrou suas capacidades, semana passada, ao apoiar (no mar e pelo ar) a força de desembarque incumbida de projetar homens e material em um trecho do litoral da Ilha de Creta, no sul do Mar Egeu.

Organizado pela Marinha da Grécia, o exercício – batizado Niriis 2017 – se estendeu da sexta-feira 17 ao sábado 25 de novembro, e foi precedido pela simulação de uma manobra de limpeza de área marítima, a cargo do Grupo Permanente de Contramedidas de Minagem Dois da Otan.

Este é o último desdobramento do HMS Ocean a serviço da Marinha Real.

Com sua baixa na Royal Fleet já programada para 31 de março de 2018, o navio foi oferecido, em março passado, à Marinha do Brasil.

Militares brasileiros farão uma última vistoria no estado das máquinas do porta-helicópteros (a primeira foi feita em junho passado) antes que seus superiores confirmem para a Marinha Real o desejo de ficar com o navio.

No final da próxima semana o Ocean inicia o seu trajeto de volta ao Atlântico Norte, navegando ao largo do litoral do Norte da África.

Quando regressar à sua base, no sul da Inglaterra, o barco já terá parte de sua tripulação remanejada para os porta-aviões Queen Elizabeth (R08, que se encontra na fase final das suas provas de mar) e Prince of Wales (R09, da mesma classe do Elizabeth).

Varredura – Defronte à Ilha de Creta, a flotilha de varredores da (Otan) foi liderada pelo navio hidrográfico/oceanográfico HMS Enterprise (H88), da Marinha Real. Tomaram parte na ação o barco mineiro turco TCG Alanya (M-265), o varredor búlgaro BGS Shkval (62) e os caças-minas Pembroke (M 107, da Inglaterra), Crotone (M 5558, da Itália) e Evropi (M 62, da Grécia).

Depois que esses navios declararam o perímetro marítimo de sua jurisdição livre de “ameaças”, um destacamento anfíbio de reconhecimento, formado por fuzileiros navais do Reino Unido e da Grécia, realizaram uma incursão exploratória no trecho da costa alvo da força de desembarque.

A manobra do mar para a terra foi realizada com o apoio de fragatas e submarinos gregos, além de paraquedistas do Exército helênico e unidades navais de Israel.
O conjunto complexo de tarefas exigiu coordenação cuidadosa das forças multinacionais em terra, mar e ar, e proporcionou valiosa oportunidade de teste à interoperabilidade dos países aliados e parceiros, permitindo que os barcos da Otan validem conceitos, procedimentos e táticas.

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Carlos alberto soares

Bonitão, breve na Turquia.

AL

Bonitão, breve na MB²

Fabio Souto.

Galante as negociaçoes para compra do Ocean continuam?

Alex Nogueira

Na falta das escoltas podem aproveitar a suíte eletrônica que já conta com o radar 3D Artisan e instalar algumas células de VLS para lançar o Sea Ceptor.

Nonato

Exercício estranho. Juntos Grécia e Turquia. Turquia e Israel. Turquia e OTAN…
A Turquia não se dá muito bem com a OTAN.

XO

Vocês saberão em breve…

Jacubão

Nosso novo Capitânia…………..

diego

Tomara que seja o novo capitânia da MB!!!

Guizmo

Também espero ver esse belo navio na Marinha Brasileira, e que tenhamos ao menos 4 escoltas novas na frota

Guizmo

XO falando assim acho que vai rolar hein? ?

TeoB

Olá, bem meu sonho era ver 2 Mistral na MB, escoltado por 6 fragatas de 5 ou 6 mil t e 10 Tamandaré… Mas mas se vim o Ocean já esta bom demais!!! e com mais 2 OHP Australianas ou 2 Type 23 melhor ainda hehe
Tomara que seja concretizada essa compra de oportunidade e a compra dos caça minas da Suécia.

Ádson

Mingão

MO

Ah Não Adson, isso não, chega dos mesmos nomes, outro, preferencialmente um novo, nunca usado, pls …

BNS Joaquim X Tavares – G 41 ( o Xix é de Xuchuzaum)

BrunoFN

É torcer e aguardar …

Carlos Alberto Soares

Tem só louco aqui, no tenemos plata !

Ter NÃO significa manter, operar ….

JM

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

Temos Hélis para todos os Navy’s ?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

Ei-lo:

Carlos Alberto Soares

Podem babar:

Marcelo Andrade

“Exercício estranho. Juntos Grécia e Turquia. Turquia e Israel. Turquia e OTAN…
A Turquia não se dá muito bem com a OTAN.”

Mas Nonato, a Turquia é membro da OTAN, embora as vezes não pareça!!!

Cara, eu estou “em cima do muro”, a MB não pode comprar este navio mas , ao mesmo tempo, gostaria de vê-lo com nosso pavilhão, que dúvida atroz!!!!

Marcelo Andrade

Não sabia que a Grécia tinha Apache!!!

Ádson

“Carlos Alberto Soares 28 de novembro de 2017 at 14:58”
Carnezinho da Casa Bahia.

Fabio Souto.

Prezado XO teremos novidades sobre compras de oportunidade para MB?

PRAEFECTUS

Meus caros amigos, para os aficionados pela ideia da vinda dessa banheirona para a MB, gostaria que tirassem uns minutinhos do seu tempo e dessem uma olhada na matéria do editor para assuntos de defesa Con Coughlin, do periodico britânico Telegraph do dia 14 de setembro de 2017. Nesta matêria o especialista em Defesa reclama da morosidade por parte da Royal Navy em disponibilizar meios para ajudar a população atingida pelo furacão Irma, e traça comentários entre outras coisas sobre o OCEAN. Vou colocar já de antemão um trecho do que ele fala aqui, porque isso é algo que venho… Read more »

BrunoFN

Carlos Alberto Soares, esqueceu desse ..

Jr

Carlos Alberto Soares 28 de novembro de 2017 at 15:05 “Temos Hélis para todos os Navy’s ?” Isso já foi discutido e rediscutido aqui várias vezes e você continua a fazer essa pergunta, sugiro que você leia os comentários nas matérias sobre o Ocean que já saíram no poder naval, lá esta a resposta para a sua pergunta, que já foi respondida mais de uma vez Quanto ao em breve na Turquia, parabéns você esta sabendo mais que os turcos, o jornalista turco que deu em primeira mão que a marinha Turca estava interessada no Ocean CASO o Brasil desistisse,… Read more »

BrunoFN

PRAEFECTUS… O HMS Ocean n sofre de problemas crônicos nos ”motor” .. nada fora da normalidade mas tb n e algo novo ,cuidados e períodos de manutenção mais curtas n seria nada fora do comum …e se for pensar numa realidade dentro do q a MB se enquadra .. vida longa ao navio por aki quanto ao tempo de ”resposta” do HMS Ocean as ilhas afetadas … a critica em si deveria ser voltada a Royal Navy ,talvez a imprensa de la considerou o envio do navio como simplesmente insuficiente (poderiam ter enviado um outro Classe Bay/Albion junto n?ou +… Read more »

Tallguiese

Gostaria de saber quando a MB estiver de posse desta nave, o que teriamos de equivalentes para mobiliar o navio em termos de aeronaves para cumprir a mesma missão? Tipos ataque, transporte, antinsubmarino etc…

PRAEFECTUS

Alexandre Galante 28 de novembro de 2017 at 16:07,

meu caro, negativo, essa matéria é mais antiga em relação ao fato que você se refere.Outrossim, não é nenhum leigo que está fazendo essas afirmações, tratasse do editor de Defesa do The Telegraph. Alguém com expertise e bons contatos na Royal Navy. Não seria leviano a esse ponto…

Ainda outrossim, seria esperar demais que a Royal Navy viesse a público e aquiescesse sobre tal fato…

Não sou tão inocente para acreditar numa coisas dessas ainda mais com negociações em andamento para passar o abacaxi pra frente…

Grato

Roberto

Vamos arejar esta discussão sobre o HMS Ocean?https://www.youtube.com/watch?v=SDZcGz4vmJc

Roberto

Outro melhor

Nonato

Mas comprar um navio com problemas mecânicos não seria novidade… O NAE também, em tese, veio bom, ou seria facilmente consertado. Diante da dúvida, vamos torcer para que essa avaliação que a Marinha fará seja conclusiva. Parece estar todo mundo com saliva por este navio. Grande… Uma nau capitania… E concordo com um colega acima que falou que estava na dúvida sobre ser uma boa ou não a vinda Sempre achei que precisamos de escoltas. Não temos dinheiro. Esses navios “acessórios” são acessórios.. Precisamos de navios de combates e não de uma “cegonha” de helicópteros … Para mim, no mar,… Read more »

PRAEFECTUS

Alexandre Galante 28 de novembro de 2017 at 16:36, meu caro, prefiro que brinquem no Twitter, do que com o dinheiro do contribuinte brasileiro… Em relação a sua afirmação de que não querem empurrar o abacaxi, me soa estranho meu caro colega. Afinal, vocé é afeito ao tema, e deve saber que a Grã-Bretanha tem feito corte substancial no orçamento da defesa entre outras coisas justamente por conta do pesado investimento feito na Royal Navy em seu programa dos Porta-Aviões Queen Elizabeth e desta forma vê como desnecessaria a posse do HMS Ocean. E, portanto, busca se livrar do mesmo… Read more »

MO

Prefectus a RN nao quer se livrar do Ocean, e sim tem um problema pontual (dois) custos e material humano) e digo mais estes dois NAes vao acabar com o orçamento da RN …

Jr

Prefectus, quem foi que te disse que a ROYAL NAVY busca se livrar do mesmo o mais rápido possível? Creio que você deve ter se confundido com o que andou lendo por ai, a Royal Navy não queria se livrar do Ocean , quem quer se livrar do Ocean e não só deste mas também dos dois Classe Albion e mais algumas fragatas type 23 é o Mod . O motivo são diversos, que vem desde o Brexit que encareceu as compras de armamentos estrangeiros como o F-35, P-8, a revitalização dos apaches e etc…. por causa da desvalorização da… Read more »

Bardini

Quem manda na Royal Navy são os políticos… Lá a coisa não é dividida como aqui. Quem decide o que vai ou não vai acontecer não é a Royal Navy.

Dalton

A Royal Navy queria ao menos manter o “Ocean” até ao menos o recebimento do
“Prince Of Wales”, para fazer dupla com o “Queen Elizabeth” que será certificado como
porta-helicópteros ano que vem…mas…como não há tripulantes nem recursos para tal
se viu obrigada a despachar o “Ocean”.

Roger

Seguindo orientações do Nunão… Estou postando abaixo o comentário sobre o NAe São Paulo, tomando como referencia o tema Desembarque! HMS ‘Ocean’ Bem… Ao longo dos últimos anos tenho lido aqui no BN várias matérias sobre as várias reformas empregadas nos Porta Aviões que a MB possuiu. Ocorre que foi muito triste (para não dizer) deprimente assistir o NAe Minas Gerais sendo cortado no desmanche na Baia de Alang na Índia. Queria retomar este tema já discutido a exaustão aqui ao longo do tempo, mas agora tudo indica que assistiremos ao mesmo filme, com o que está a espera do… Read more »

Agnelo

Ele pode estar bom, sim.
Mas q dá medo, dá.

Dalton

Roger…
.
infelizmente não há nada que se possa fazer…o casco pode estar até bom, mas, o recheio não está, ele não navega.
.
A ideia foi boa, finalmente à marinha teria suas aeronaves de asa fixa e se teria um NAe maior
que o “Minas Gerais” que a propósito também passou muito de seu tempo indisponível, mas,
o sonho acabou ao menos por hora.

Humberto

Prezados, A MB mantem décadas de cooperação com os Ingleses e principalmente com a Royal Navy, não tem sentido em jogar esta credibilidade pela janela. Sinceramente não consigo acreditar que um jornal (mesmo respeitado) tenha mais credibilidade que a RN. No mais, a MB vai mandar um time para verificar o estado do navio. Existe muita crítica na venda do Ocean, alguns técnicos (sobre o ponto de vista militar) outros financeiros (passou por uma atualização a alguns anos). Eu na minha visão de leigo tenho lá as minhas dúvidas sobre a necessidade de um navio como o Ocean mas por… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Humberto, Eu acho que a incorporação de um navio tipo LPH como o Ocean não deve ser pensada como uma ampliação da Marinha, ou para incorporar um novo tipo de missão ou tarefa, mas sim para estancar a perda de parte das missões, tarefas e navios que a Marinha vem perdendo. O navio, se estiver em condições de serviço sem problemas anormais por uns 15 a 20 anos, permitirá manter uma capacidade de dissuasão e de projeção limitada de poder (seja frente a ameaças a nossos próprios territórios no continente ou em ilhas, seja externamente) que temos na arena anfíbia,… Read more »

PRAEFECTUS

MO, Alexandre Galante e Jr, meus caros, não me levem a mal, mas, creio que estamos trocando 6 por meia-duzia. Porque, meu caro MO, se existem dois problemas pontuais, o meu interesse é me livrar do mesmo, correto!!?? De uma forma ou de outra… Galante meu caro, se há tal óbice, sensato é não ir contra os aguilhões, correto!!!?? O Prosub que o diga… Jr meu caro colega, se é, o Mod ou a Royal Navy, isso não interessa para o contribuinte brasileiro, interessa que, se nem mesmo uma economia a frente da nossa, por conta dos seus “problemas pontuais”,… Read more »

MO

o problema pontual é da RN, não nosso

Quanto vc questionar em parcos recursos adquirir um escolta ou um anfibio até entendo, mas nao creio ser o motivo de problemas e tals, tanto o é que o navio esta operando

Em qqr instâcia, se um dia precisarmos, vai ser dificil um negocio nas condições em questão, é o tal lance da oportunidade …

Dalton

Humberto… . acho que não se discute a necessidade de fuzileiros navais e gostando ou não uma das atribuições é o desembarque em território nacional mesmo e para tanto são necessários navios e apesar do “Bahia” ser “novo” outros estão chegando ao fim de suas vidas úteis e pode se estar pensando nisso também, adquirir o “Ocean” e dar baixa em algum outro no curto prazo. . Existem outras prioridades de fato, mas, não existem muitas opções de “escoltas”…tem as duas fragatas australianas, mas, e todos aqueles mísseis caros, será que é o momento para se pensar em SM-2 e… Read more »

Top Gun Sea

É!!! Minas vai ter mar muito em breve!

MO

Arghhhhhhhhhhhhhhhh, muda o disco, digo o nome …. muda MB, seja criativa ….. daqui a 300 anos vao perguntar conhece o fulano, e falaram qual dos 30 ?

Top Gun Sea

Roberto
Legal o vídeo – os Britânicos que por natureza são péssimos em senso de humor e descontração é bom saber que gerações mudam e as vezes para melhor. Não me pareceu que eles estão embarcados em um navio com problemas na propulsão que poderia deixá los a aderiva.

Fernando "Nunão" De Martini

“Top Gun Sea em 28/11/2017 às 19:55
os Britânicos que por natureza são péssimos em senso de humor e descontração é bom saber que gerações mudam e as vezes para melhor.”

Péssimos em descontração eu tenho dúvidas. Mas em senso de humor tenho certeza de que são ótimos.

Top Gun Sea

Carlos Alberto Soares 28 de novembro de 2017 at 15:14
Podem babar:

Carlos Alberto Soares
Ao postar estes vídeos do Ocean você se entregou. Na verdade você estå ansioso para vê lo com a bandeira do Brasil na baía de Guanabara.

Top Gun Sea

Fernando “Nunão” De Martini 28 de novembro de 2017 at 20:13

Péssimos em descontração eu tenho dúvidas. Mas em senso de humor tenho certeza de que são ótimos.

Nunão
Não tive essa sorte convivendo com eles mas, está valendo.

Fernando "Nunão" De Martini

“Top Gun Sea em 28/11/2017 às 20:32
Nunão
Não tive essa sorte convivendo com eles mas, está valendo.”

Que pena.
Conheci poucos, mas tive a sorte de terem ótimo e peculiar senso de humor, com o qual me identifico bastante, assim como em suas manifestações audiovisuais (TV e cinema).