HNLMS Van Speijk

HNLMS Van Speijk

HNLMS Van Speijk
HNLMS Van Speijk

PARIS – A Marinha Real Holandesa está prestes a receber um investimento de vários bilhões de euros, informou o jornal holandês De Telegraaf na quinta-feira. Além das duas fragatas classe M, seis caça-minas também serão substituídos parcialmente por sistemas  não-tripulados. Haverá também novos mísseis, torpedos e canhões, enquanto as quatro fragatas de defesa aérea e comando sofrerão uma atualização completa.

A secretária de Estado da Defesa, Barbara Visser, anunciou oficialmente isso à Câmara dos Deputados na quinta-feira da semana passada. No total, isso envolve um investimento de 6,7 bilhões de euros além da substituição dos submarinos, para o qual foram destinados 2,5 bilhões de euros adicionais.

De acordo com um acordo bilateral de compras navais conjuntas assinado em novembro de 2016, a Holanda é a nação líder para a aquisição de fragatas para as duas frotas, enquanto a Bélgica deve liderar a aquisição de novos caça-minas para ambos.

Proposta holandesa

No memorando do Secretário de Estado, as forças navais parecem se beneficiar mais dos recursos extras que esse governo está gastando com as forças armadas. No final deste período de gabinete, acabará por receber 1,5 bilhões de euros estruturais.

As fragatas são a espinha dorsal da marinha, e sua substituição é essencial. Devido ao seu poder, asseguram a segurança no mar, a defesa do território nacional e dos aliados e o transporte marítimo sem restrições. Onde as fragatas de defesa aérea e comando se especializam em defesa aérea, as fragatas classe M são projetadas para a guerra antissubmarino, que é uma capacidade que a OTAN tem uma grande necessidade. Além das operações de combate, as fragatas também são adequadas para, por exemplo, o combate ao terrorismo, ao controle de drogas e pirataria e a provisão de ajuda de emergência.

A construção de um navio complexo como uma fragata leva mais de 7 anos. A primeira nova fragata deverá estar operacional a partir de 2025.

As atuais fragatas multimissão, a HNLMS Van Speijk e a HNLMS Van Amstel foram comissionadas para o serviço da Marinha em 1991 e 1995, com uma duração planejada de 25 anos. Até 2024, novas fragatas devem entrar em serviço para substituí-las.

HNLMS Van Amstel
HNLMS Van Amstel

A substituição das fragatas classe M é estimada em 1 a 2,5 bilhões de euros, segundo Visser, e o ministério gostaria de fazer em casa, preferindo uma licitação na qual a Damen Shipyards em Gorinchem seria a maior concorrente, segundo a RTL Nieuws. Os contratos de defesa não estão sujeitos às regras de contratação europeias.

Outra compra importante é a de um segundo navio de suprimento. Os Países Baixos têm agora um navio de abastecimento, o navio de apoio logístico conjunto (JSS) Karel Doorman depois de um – o Zr.Ms. Amsterdam – ter sido aposentado em 2014 e vendido ao Peru. Para um novo navio, 250 milhões a 1 bilhão de euros serão alocados.

Um segundo navio de apoio de combate (CSS) deve aumentar a eficácia dos navios de guerra, pois eles teriam que deixar a área de operações com menos frequência para uma visita de porto. Com um segundo navio de apoio, a organização holandesa de defesa pode ter permanentemente capacidade de abastecimento no mar e também torná-lo disponível para a OTAN.

O CSS deve ser lançado de forma relativamente rápida a partir de 2023. Para esse propósito, a organização de defesa adotará o projeto existente do JSS. Comprar “off-the-shelf” tem várias vantagens: o uso pode ser feito do conhecimento e experiência existentes, e a manutenção e treinamento da tripulação podem ser agrupados.

O CSS é menor que o JSS, mas continua o mesmo navio tanto quanto possível, na arquitetura e no design, no sistema de comando, no armamento e no uso de sistemas como radar.

HNLMS Vlaardingen (M863)
HNLMS Vlaardingen (M863), da classe Alkmaar

Novos caça-minas

A Marinha Holandesa opera seis caçadores de minas da classe Alkmaar. Desenvolvido e construído na década de 1980 em um programa conjunto com a Bélgica e a França, e agora chegou ao fim de sua vida útil.

A situação de segurança deteriorada aumenta as chances de que minas navais possam ser implantadas, e há também muitos explosivos na costa que sobraram da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

O futuro do controle de minas marítimas está em sistemas não tripulados e parcialmente autônomos. Estes são implantados a uma distância segura de um navio de controle de minas tripulado. Além disso, os caça-minas são projetados de tal maneira que podem operar em todo o mundo e sob alta ameaça. A Holanda receberá as novas unidades, tanto tripuladas como não tripuladas, entre 2025 e 2030.

O custo da substituição dos seis caça-minas holandeses cairá na mesma ordem de grandeza do CSS, ou menos de 1 bilhão de euros.

Outras despesas

De acordo com o memorando para o Parlamento, uma seleção de outras aquisições planejadas pelo Ministério da Defesa nos próximos anos para a Marinha Real da Holanda inclui:

  • Nova geração de mísseis antiaéreos para as fragatas classe M: 250 milhões – 1 bilhão de euros;
  • Sistema de defesa softkill contra torpedos: 100-250 milhões de euros;
  • Substituição do canhão de 127 mm nas fragatas De Zeven Provinciën; 100-250 milhões de euros;
  • Substituição do sistema Harpoon (míssil superfície-superfície): 100-250 milhões de euros; e
  • Substituição do sistema CIWS Goalkeeper para autodefesa contra ameaça aérea de curto alcance: 100-250 milhões de euros.

FONTE: defense-aerospace.com

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Tavares

Nada ver com assunto

Mas eu sou um dos poucos que queria classe Karel Doorman na MB

Top Gun Sea

É! Lá se vai outra possibilidade de compras de fragatas usadas como as duas Karel Doorman que sobrou. Não compramos quando eles quiseram vender, agora é tarde!

Nilson

Que carestia, projeção de até 1,25 bi de euros por uma fragata multi missão. 150 mi por um caça-minas. Essa matéria deve estar superfaturando os custos previstos, não é possível!!!
E as 2 Karel Doorman com previsão de empurrarem águas holandesas até os 29 e 33 anos de idade.
Sinal dos tempos…

Bardini

Serão 4 Fragatas pelo que andei lendo. Mas eles ainda não definiram o projeto… O preço é só estimativa.
Concepções artísticas divulgadas até hoje:
comment image
.
É mais ou menos por aí.

Burgos

Bardini;
O da letra B parece ser mais limpo, mas todos os 3 projetos são bonitos !!!

Bardini

O C é o mais atual. Mas não é coisa 100% oficial. . Veja que quem fez essa arte, empregou o novo canhão 76 “Sovraponte” da Leonardo: Colocaram ele no lugar até do RAM, sobre o hangar. . Esse novo canhão equipará os novos navios da Marina Militare, como os PPA. . Fora isso, é uma Fragata ASW. Mas os Belgas também vão comprar dessas fragatas e as que eles comprarem, parece que podem vir a receber o Aster 30 Block 1NT, para defesa contra mísseis balísticos. . Os holandeses, parece que vão usar algo como 16 ESSM para defesa… Read more »

Burgos

Pois é !!!
Até os canhões tão ganhando visual futurístico !!!

Burgos

Vai que cola !!!
Como “tampāo vem as duas Classes M para o Brasil.
Pena que é emprego “AS” não “E.G.”.
Mas que era uma mão na roda era viu !!!

Bardini

Acho que esse CSS citado vai ser baseado nesse navio:
https://products.damen.com/en/ranges/logistic-support-vessel/logistic-support-vessel-supporter-19000
.
O principio operativo desse navio é parecido com o do JSS Karel Doorman.

Burgos

Esse ai tem conceito bastante futurístico !!!
Navio de Apoio Logístico só um desses pra nós, tava de bom tamanho !!!!

Bardini

Tu que entende muito mais do que eu de empurrar água e operar… Será que dois desses não poderiam substituir quatro de uma vez?
NDCC Mattoso Maia
NDCC Almirante Saboia
NT Almirante Gastão Motta
NT Marajó.

Burgos

Quatro acredito que não, mas 2 com certeza sim, substituiria !!!
Ai no caso seria 3 , pq o NT Marajó já foi de baixa !!!
E o Alte Gastão Mota vai “empurrar” muita água ainda !!!

Burgos

Deixo eu especificar antes que alguém me crucifixe aí !!!
um NDCC e um NT !!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Top Gun Sea

É um conceito NaPaLog com linhas stealth muito bonito. Mais um para os sonhos da MB.

elcimar fulgencio menassa

Bardini a meu ver a unica restrição seria o fato de não poder abicar e desembarcar carros de combate diretamente na praia,e também as acomodações e tamanho da tropa a ser levada.
servi no Mattoso maia e no Marajó,fainas distintas e complexas.
com a baixa dos velhos e cansados Ntrts …tive a honra de navegar muitos anos do Arry parreiras,a marinha perdeu muito no que tange ao apoio logístico,e ainda sofre com isso.

Bardini

Pois é. Se perderia a capacidade de abicar na praia. Mas com um LPD também se perderia essa capacidade.
O transporte de material teria de ser feito pelas duas EDCG e talvez com o apoio de algo como o Mexeflote. CLAnfs creio que poderiam ir por conta própria. Mas não sei se os bichos sobem aquela rampa.
.
Sobre Transporte e Apoio, a MB parece que vinha mexendo com um projeto desses, na faixa das 8.000t… Não sei no que deu.

Luiz Floriano Alves

Os Holandeses estão projetando o futuro e dispensando alguns armamentos clássicos:
– Goalkeeper;
– Canhão de 127 mm.
– Missil Hapoon;
– Misseis AA, atuais.
Devem estar bem de grana ou acreditam, mesmo que uma guerra está chegando.

Andrew Martins

Essas fragatas classe M provavelmente vão parar na mão dos Chilenos, Belgas ou Portugueses.
Mas esses seis caça-minas não seriam interessantes pra marinha? Já que ainda não foi definido um substituto da atual classe.
É bem verdade que no ato da baixa dessas embarcações a marinha do brasil provavelmente já tenha efetuado a compra de alguma embarcação mais nova.

Marcelo

A matéria fala em substituição dos canhões de 5 polegadas das De Zeven Provincien, mas não fala pelo que. Seria a nova versão do mesmo, ou estão os holandeses querendo padronizar seu armamento de tubo em 3 polegadas?

Luis

de q adianta gastar tanto se medidas simples e baratas como controle de fronteiras não são implantadas e ainda se subsidia os novos colonizadores que vem com objetivo declarado de conquistar? exércitos modernos e no caso de inglaterra e frança, poder nuclear, vão ser deixados de herança para os futuros sultanatos europeus, bem como a terra dos seus ancestrais, a infraestrutura, as suas netas, etc.

Carlos Alberto Soares

Planejamento e grana.

Ô inveja.

Airacobra

Aqui grana é o que não falta, se não desviassem mais de 50% de todo o dinheiro brasileiro dava pra fazer tudo e mais um pouco

Alex Teixeira

As Karel devem vir para Portugal… assim o espero?
Assim, com os patrulhoes e os u214… estamos mt bem servidos para os próximos tempos ?