Maquete do míssil LRASM-B. O novo míssil supersônico lançado de submarino pode ser baseado nele

Maquete do míssil LRASM-B. O novo míssil supersônico lançado de submarino pode ser baseado nele

Maquete do míssil LRASM-B. O novo míssil supersônico lançado de submarino pode ser baseado nele
Maquete do míssil LRASM-B. O novo míssil supersônico lançado de submarino pode ser baseado nele

WASHINGTON – Os ataques cibernéticos patrocinados pelo governo chinês se infiltraram nos computadores de um contratado da Marinha dos EUA, permitindo que os ladrões digitais acessassem dados confidenciais relacionados a projetos secretos da Marinha dos EUA de um míssil antinavio lançado de submarino.

As informações roubadas foram armazenadas na rede não secreta do contratado, apesar de serem “de natureza altamente sensível”, de acordo com informações obtidas pelo jornal Washington Post.

De acordo com a reportagem, 614 gigabytes de material de um projeto conhecido como Sea Dragon foram roubados. Contratado pela organização militar Naval Undersea Warfare Center, o Sea Dragon visa desenvolver um míssil antinavio supersônico para uso em submarinos dos EUA.

O comandante Bill Speaks, porta-voz da Marinha dos EUA, confirmou que existem medidas que “exigem que as empresas notifiquem o governo quando ocorre um ‘incidente cibernético’”, como ocorreu neste caso.

Especialistas testemunharam um recente “ressurgimento” de grupos de hackers baseados na China que pareciam “ter ficado inativos por um tempo”, disse Cristiana Brafman Kittner, analista principal da empresa de segurança cibernética FireEye.

A China tem crescido cada vez mais não apenas como uma ameaça cibernética econômica, mas também como uma ameaça on-line à segurança nacional.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto L

Um missil supersonico não faria sentido a Us navy, já que eles tem o LRSAM, baseado no JASSM, que tem mais capacidade de penetração, sobrevivência e por consequência cumprimento da missão. Misseis supersônicos, só fazem sentido há quem não, consegue ter capacidade stealth madura. Uma característica, boa do missil supersônico sobre o subsonico é o tempo do lançamento e ataque, ou seja, mesmo que uma frota inimiga não saiba da presença inimiga de um missil subsonico stealth, o mesmo pode demorar a atacar e se depender, até perde o alvo, por ele estar se movimentando, ou mesmo, por não conseguir… Read more »

Agnelo Moreira

Pelo q os EUA estudam e produzem, mesmo teoricamente não precisando de um MEM, acredito q estudos são válidos.
É possível q eles tenham verificado a possibilidade de emprego e mandaram desenvolver.
O ataque ciber para aquisição de informação faz parte da “guerra”.
Agora, será q foi informação “de ponta”? ou implantada como contra-info? ou já desatualizada?
Não saberemos.

Helio Eduardo

Afinal, você é contra o míssil ou à favor? Não entendi… Acredito que cada um deva desenvolver o meio que bem entende e quando bem entender. Na briga de cachorro grande que se faz, ter mais de uma opção de ataque faz todo sentido.

Bosco

Augusto, A necessidade de um míssil supersônico ou hipersônico para as forças americanas tem objetivo diverso do mesmo nas mãos dos russos e chineses. Os russos e chineses querem mísseis hipersônicos para usar como ferramenta para penetrar as defesas americanas, já os americanos querem mísseis de alta velocidade para se contrapor a “alvos de tempo crítico”. Por exemplo, se falava há alguns anos que a USN estaria desenvolvendo um míssil hipersônico (não me lembro o nome mas vou pesquisar mais tarde) que lançado de navios e submarinos teria um alcance de uns 2500 km e que poderia varrer as bases… Read more »

Bosco

Depois de colocar a cabeçola pra funcionar eu finalmente lembrei do tal programa de míssil hipersônico da USN… era denominado de ArcLight.

Augusto L

Bosco, na hora que eu estava fazendo o comentario, pensei nesse ArcLight, claro não sabia que este era o nome, mais lembrei que era um missil hipersonicos não super. Sobre o conceito, “alvos de tempo critico”, foi justamente isso que pensei. E na hora tbm me veio na cabeça o artigo do thedrive, que falava, que supostamente era um SM-6, que estava sendo transformado nesse míssil de forma secreta, hora pra que bolas a Us navy, esta fazendo um mero missil anti navio supersônico de forma secreta, meu único pensamento foi ser um conceito totalmente novo, por exemplo, esse que… Read more »

Flávio Henrique

Pelo que li ontem em TheDrive os dados foram basicamente sobre a existência do mesmo já que o dados eram basicamente sobre contratos e não sobre o míssil em si. A velocidade tem mais haver com a plataforma de lançamento especulam que seja, por submarinos (pois quando tinha um programa parecido chegou a ser realizado teste bem sucedidos com os meios,cancelou o programa mais ele pode/deve sido reiniciado com classificado) deixando que o mesmo lançar o míssil de longe mas com um tempo pequeno de reação (em vez do submarino ter que se aproximar mais do alvo e deixá-lo com… Read more »

FRL

Se fizerem à China o mesmo que fizeram ao Brasil, os danos retardarão o desenvolvimento do Dragão em alguns lustros…

Matheus Vinicius

Lembre-se que a China é um país sério.
Há um abismo enorme entre a Bananaland e um País sério governado por pessoas sérias.

Os EUA já estão bem cientes que são casos totalmente diferentes, no Brasil basta/bastou um sopro da CIA que a casa caiu, na China precisariam de um furacão.

ODST

A China está longe de ser um país sério, possuem bem mais corrupção que o Brasil, só prendem corruptos para inglês ver, prisão de opositores por falarem a verdade, controle dos cidadãos, da internet, e uma população escrava que basicamente vive uma semi-ditadura.

A diferença é que eles levam suas AMBIÇÕES a sério. Mas daí para uma país sério são outros quinhentos. Exemplos de países sérios:

Suiça, Alemanha, França, Coréia do Sul e Japão.

Bosco

Pra essa turma qualquer porcaria que em tese se oponha ao Ocidente é “sério”. O relativismo moral deles é beeemmmmmmmm elásssticccoooooooooooooo! Eu sou viciado em assistir a TV Senado/Câmera e aprendi a entender como essa turma pensa e age. Por pio que seja a “democracia” americana, a “pax” americana, o imperialismo americano… é melhor que qualquer coisa que essa esquerda tupiniquim defenda. Se eles defendem é porque não presta. Simples assim! AVISO A TODOS: MAIS UMA VEZ ALERTAMOS QUE O DEBATE ESTÁ DESVIANDO COMPLETAMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. NÃO RECLAMEM DEPOIS DE COMENTÁRIOS EDITADOS OU APAGADOS. LEIAM AS REGRAS DO… Read more »

Bosco

Tá bom!

Emilio Konrath

Nestes que vc listou não tem corrupção?

ss-88

EUA espionam o tudo e todos pela cia e nsa para dar golpe só pensando nos interseres das corporações dos EUA como um mafia disfarçada de democracia do bom moço e a china espionando e roubando os segredos militares secretos dos EUA De lhe china mostre para b de babão dos brics como e que se faz !

ss-88

“A China está longe de ser um país sério, possuem bem mais corrupção que o Brasil,””kkkkkkk ta bom e porque não tem os americanos la para fiscalizar,né
ou a não ser que tu considere que tudo que seja publico e imposto seja um roubo aos ricos
“Suíça, Alemanha, França, Coréia do Sul e Japão.”
tudo capacho….não confunde bem estar social do cidadão despreocupado consumista e pouco culto de culturas consolidada com desenvolvimento de pais

Augusto

Isso é por que os EUA tiveram a capacidade de descobrir.

Agora, imagine o que os chineses, russos, americanos e outros já não fizeram nas urnas eletrônicas do TSE, no banco de dados do PROSUB, do projeto SIRIUS, da Petrobrás e órgãos públicos e de governo (até mesmo a presidência) sem que o governo sequer sonhasse em descobrir.

Rômulo Ribeiro de Oliveira

Bom demais .
O Brasil tem que ser manipulado mesmo.
Imagine se o povo ditasse as regras do povo, iria dar _______ . Mesmo com uma opção de mudança como foi a greve dos caminhoneiros eles se destruíram por se mesmo. Somos uma piada do governo .

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.

Matheus Vinicius

País sério rouba informações e tecnologias de seus inimigos e as adaptada e utiliza em sua própria causa.
País sério usa os mesmos truques de seus inimigos para espionar aqueles que os espionam, ou seja dar $$$ para vendidos, sem muita vontade defender a Fredomland.
País sério caça espiões de seus inimigos extraí informação deles e os mata para criar uma boa reputação contra quem deseje botar o nariz por lá.

País sério é país sério.

Ganha quem tem mais ratoeiras e quem compra mais pessoas importantes para se tornarem ratos.

https://mobile.nytimes.com/2018/06/08/us/politics/cia-officer-kevin-mallory-convicted-spying.html

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://m.folha.uol.com.br/amp/mundo/2017/05/1885930-china-mutilou-equipe-de-espionagem-da-cia-ao-matar-fontes-diz-nyt.shtml&ved=2ahUKEwiJ4cCE0s7bAhWGi5AKHQ6UCPAQFjABegQICBAB&usg=AOvVaw1j-OaVMok5zh5-n6NKHSbk&ampcf=1

Mk48

Não é de hoje que a China se utiliza deste expediente para obter tecnologia Ocidental. Basta dar uma olhada na internet e conhecer um pouco de história que percebe-se que eles já se valem do roubo de tecnologia militar há bastante tempo. Os Russos certamente possuem muita história para contar a respeito deste assunto. O roubo é prática de país sério, muito sério, segundo afirmou o colega no seu comentário acima. Ainda bem que fui educado com um conceito bem diferente sobre roubo. Por este tipo de coisa é que não fico admirado nem espantado com o “progresso e avanço… Read more »

Mateus von Marchi

Quem não sabe projetar, rouba.

J-20

Se existe uma faca mais afiada disponível, porque não usar?

Mateus von Marchi

Use, mas n vai ter a moral pra falar que venceu com as próprias armas.

J-20

E quem se importa com isso? Não estamos mais na época da honra dos cavaleiros, isso já morreu. O importante é vencer o seu adversário e impor suas vontades sobre ele. O pessoal tem que parar de achar que o campo militar é um campo limpo, onde todos devem ser éticos. Isso vai por terra quando existe a expressão “numa guerra, a primeira vítima é a verdade”. Voltando ao tema: sendo você que desenvolveu aquela arma ou não, o que importa é se você souber e ter como usar melhor. Quem criou a guerra em trincheiras? Os alemães na guerra… Read more »

Defensor da Liberdade

Argumento tolo esse seu, a China inventou muitas outras coisas importantes que foram levadas para o ocidente, muitas até como espólio de guerra. Engraçado que quando a Apple roubou a interface gráfica da Xerox ninguém disse nada, o povo achou foi bom. Espionagem faz parte da guerra, trouxa de quem fica confiando somente em palavras como um certo lugar na AL, onde bananeira dá em margem de rodovia até perder de vista.

Mk48

Por um acaso este certo lugar na AL, o qual você também mora, que nasce bananeira na beira da estrada, é o Brasil , país que me orgulho muito. Não cuspa no prato que você come.

Vai morar na China, que segundo você é um país sério e começa a escrever as tolices que você escreve c9m toda a liberdade aqui. Rapidinho voce vai conhecer o sistema carcerário chinês. Depois escreve pra gente e conta como foi a experiência.

Jefferson Ferreira

“Especialistas testemunharam um recente “ressurgimento” de grupos de hackers baseados na China que pareciam “ter ficado inativos por um tempo”.” Acredito que não tenham ficado inativos em nada e sim aperfeiçoado as técnicas de espionagem, como mostra este caso! Esse pegaram, agora imagina o monte que não pegam…

Claudio Luiz

Concordo que este caso é apenas a pequena ponta do iceberg de furtos de projetos por parte dos chineses.

Luís Henrique

Míssil anti-navio subsônico agora é melhor que supersônico… Augusto, poderia explicar melhor isso ai. Só pode ser brincadeira. Eu tenho uma teoria mais interessante: Como os EUA possuem a maior frota de navios aeródromos do mundo e centenas de caças embarcados, eles retardaram o desenvolvimento de mísseis anti-navio supersônicos com o objetivo de não ajudar na proliferação deste tipo de armamento pelo mundo. Para que seus navios possam navegar de forma mais segura. Com menos ameaças. E ao mesmo tempo, garantem o cumprimento da missão e da superioridade de sua marinha, utilizando mísseis anti-navio operados em caças. Agora, como não… Read more »

HMS TIRELESS

“Míssil anti-navio subsônico agora é melhor que supersônico… Augusto, poderia explicar melhor isso ai.” O Míssil antinavio supersônico, em troca de maior velocidade e portanto menor tempo de reação das defesas, entrega um menor alcance expondo a plataforma lançadora aos sistemas defensivos de um Carrier Strike Group, especialmente os caças. Assim pouco adianta você colocar um míssil do tamanho de um ônibus e que voa a Mach 4 em um Tu-22M ou um Tu-95, se o avião lançador precisa se expor aos caças embarcados o conceito já se encontra comprometido. Por seu turno um míssil antinavio subsônico tem a vantagem… Read more »

Bosco

Luís, O míssil supersônico e hipersônico é mais adequado se uma força tem que enfrentar uma força tarefa nucleada por um porta-aviões. No caso de ataques navais clássicos o míssil subsônico sea-skimming se mostra mais efetivo por poder ficar mais colado à superfície do mar e geralmente ter menor assinatura visual, radar e térmica. Claro, isso analisando o fator “velocidade”. Se outros fatores se somarem a “conta” fica mais complicada, mas de modo geral não há superioridade nem de um conceito nem de outro tendo em vista exclusivamente o fator “velocidade” já que são para cenários distintos. Tanto é assim… Read more »

Fila

Não necessariamente. Roubar é muito mais rápido e barato.

sub-urbano

Legítima Defesa e nada além disso.

A presença constante de americanos em águas territoriais chinesas é ameaça suficiente para justificar uma postura agressiva de espionagem industrial em relação aos USA.

Se os Yanks não querem ser bolinados que saiam da região e reconheçam todo o oceano pacífico como zona de influência chinesa. Além de um pedido formal de desculpas pelas décadas de intromissão nos assuntos asiáticos.

Mk48

“Se os Yanks não querem ser bolinados que saiam da região e reconheçam todo o oceano pacífico como zona de influência chinesa. Além de um pedido formal de desculpas pelas décadas de intromissão nos assuntos asiáticos.”

hahahahahaahahahahahahahaah
hahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahah

Muito boa essa !

Eu conheço umas ótimas também, mas aqui não é lugar para contar piadas, como essa que você postou.

Esteves

Eu nao sabia que o Pacífico pertence à China. Bem que aqueles olhos puxados dos havaianos não me enganavam…são chineses.

HMS TIRELESS

Os peruanos também devem ser chineses….rs!

HMS TIRELESS

“Todo o oceano pacífico zona de influência chinesa” com que argumento? Os países da região em sua imensa maioria não apenas repudiam o expansionismo chinês como ainda fazem questão da presença norte-americana na região. Até mesmo o Vietnã, o antigo inimigo, hoje estreita relações com Washington. Estariam os chineses certos e todos esses países errados?

Ademais, antes dos EUA pedirem desculpas por algo era melhor os chineses se retirar do Tibete. E pedir desculpas formalmente ao povo tibetano.

Matheus Vinicius

”Ademais, antes dos EUA pedirem desculpas por algo era melhor os chineses se retirar do Tibete. E pedir desculpas formalmente ao povo tibetano.” (risos em excesso) Não há vergonha alguma na China por ter invadido o tibete, há apenas a honra em ter invadido e aniquilado o regime feudal-escravocrata e teocrático que havia lá . Trecho traduzido do The Guardian https://www.theguardian.com/commentisfree/2009/feb/10/tibet-china-feudalismr ”Até 1959, quando a China reprimiu os rebeldes tibetanos e o Dalai Lama fugiu para o norte da Índia, cerca de 98% da população foi escravizada pela servidão” É bom ler também esse artigo da Wikipédia que mostra as… Read more »

Matheus Vinicius

TIRELESS, Agora o Tibete já é livre , livre da teocracia, e agora uma provìncia de um País Sério.

Matheus Vinicius

comment image

AVISO DOS EDITORES: O DEBATE ENTRE VOCÊS JÁ ESTÁ SAINDO TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

http://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Agnelo

Bom dia
Se não fosse os EUA, o Pacífico seria japonês, inclusive a China.
Se não fossem eles também, haveria uma Coreia, a comunista.
Se não fossem eles, Tailândia também seria uma ditadura comunista.
Finalmente, se não fossem eles, talvez até a Russia não teria se sobreposto aos alemães, o que levaria a mais uma potência expansionista no Pacífico, e Vladivostok seria Rommelburg.
Sds

Defensor da Liberdade

Discordo de sua afirmação. Se não fossem as políticas belicistas e revanchistas da França e Inglaterra, não haveria primeira guerra mundial, a revolução russa teria sido sufocada, não haveria ascensão do fascismo pela Europa, e o Japão teria sido parado pela própria Inglaterra. Os EUA foram apenas peças a mais no xadrez.

Ramon

Falando nós chineses a indústria militar deles foram convidados a um evento no ministério da defesa, para discutir futuras parcerias.
https://youtu.be/2TmfuuCD4YU

PauloR

O uso de espião virou profissão extinta, agora um hacker pode fazer o mesmo serviço sem muita exposição e riscos. Bom para China

Agnelo

Prezado
A falta de HUMINT tem dado MUITA dor de cabeça aos EUA e aliados.
Sds

Ivan BC

Então tem gente aqui no site que defende roubo de informações (espionagem industrial e militar)?
Deixem roubar informações do nosso Gripen, do nosso submarino nuclear, dos scorpenes, de algum míssil que o Brasil venha a desenvolver, das nossas centrífugas nucleares, das poucas empresas de tecnologia instaladas aqui no Brasil que gastam milhões com funcionários para criar algo novo e ser competitivos, algo muito difícil nesse país. Deixem roubar algo que a Embraer venha a criar com engenheiros brasileiros.
Não devemos apoiar e muito menos aprovar ROUBOS. Vamos acordar!

Flanker

Ivan, se na notícia fossem trocados os nomes dos países, onde está China fosse EUA, e onde está EUA fosse Chuina, esses mesmos que apoiam o roubo de informações estariam se não escabelando e despejando impropérios…..
Mas, isso serve para demonstrar, mais uma vez, que os chineses não são superdotados intelectualmente e não existe milagre em tecnologia. Todo o boom tecnológico deles nos últimos anos é decorrente, em sua maioria, ao roubo de dados e espionagem industrial e militar.

Mk48

“Mas, isso serve para demonstrar, mais uma vez, que os chineses não são superdotados intelectualmente e não existe milagre em tecnologia. Todo o boom tecnológico deles nos últimos anos é decorrente, em sua maioria, ao roubo de dados e espionagem industrial e militar.”

Já tinha escrito a mesma coisa, com outras palavras, logo abaixo do comentário do rapaz que está defendendo o roubo de tecnologia industrial e militar, e ainda dizendo que isso é prática de País sério !.

PauloR

Se… fosse o contrário e a China fosse a vitima, esses mesmos que estão horrorizados com o roubo estariam dizendo: “Ain… espionagem acontece a um seculo, vários paises também roubam segredos de outros, isso normal.”
Roubo de segredos militares e industriais é tão normal quanto cagar sentado e os próprios americanos tem suas redes de espionagem ou vocês acham que o Pentagono e a CIA não se interessa pelo que os outros fazem?

Que mania chata que ___________
______________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO.

HMS TIRELESS

Da mesma forma que outros _____
__________________________

Que coisa não!?

COMENTÁRIO EDITADO: VOCÊ JÁ FOI AVISADO DIVERSAS VEZES PARA NÃO ATIÇAR AINDA MAIS PROVOCAÇÕES E AGUARDAR A AÇÃO DOS EDITORES DO SITE ANTES DE GERAR BOLAS DE NEVE DE ATAQUES PESSOAIS. CONTINUANDO ASSIM SERÁ SUSPENSO NOVAMENTE. ESSE ESPAÇO NÃO É PARA BRIGAS INFANTIS.LEIA AS REGRAS DO BLOG. ÚLTIMO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PauloR

O rotulo não foi direcionado a pessoa que fez o comentário, mas à todos que tem o costume de defender e vitimizar americanos quando eles provam do próprio veneno. Agora achei curioso censurar meu comentário sobre pretexto de não rotular para ser rotulado. Tem uma prática comum aqui que é perseguir e atacar comentaristas de esquerda ou russófilos mas não vejo os moderadores se preocuparem com esses ”rótulos ofensivos”. NOTA DOS EDITORES: ENGANO SEU, OUTRO COMENTARISTA “ADVERSÁRIO” A VOCÊ ACABA DE SER ADVERTIDO PELO MESMO MOTIVO E ESSA DISCUSSÃO INFANTIL DE VOCÊS SÓ FAZ O DEBATE DESANDAR PARA BRIGAS PESSOAIS… Read more »

ghutoz

normal, se chama espionagem e existe a milênios, e os scorpenes já vazaram faz tempo, daqui a pouco sai uma versão para imprimir em 3d em casa rsrsrsrs

Carta Branca

Faz parte, no passado o que a DIA já conseguiu de informação militar chinesa é uma enormidade, na época em que segredos eram fotografados e movidos através de engenhocas de espiões, agora é a vez dos chineses fazerem o mesmo.
Seria interessante saber qual o contratado, que parte do projeto que vazou, acho que das partes mais sensíveis o motor é o mais importante, mas pelo tamanho dos arquivos parecem ser resultados de teste de laboratório, talvez testes aerodinâmicos em túnel de vento.

gordo

Olha sem querer ficar falando em teoria da conspiração, a quem interessaria vazar tecnologia para a China? Os dados roubados do F-35 já foram pra lá de estranhos, é muita negligencia, e agora me vem com essa historia de novo ? Repetiram o erro ? Essas coisas ficam assim tão fáceis para serem acessadas?. Que conversa para boi dormir.

helioalmeida132@hotmail.com

Quer saber se a China é um país sério ou não em tecnologia e comparações de números de patentes em relação aos Estados Unidos quem tem mais China ou Estados Unidos

JT8D

Nessa disputa não tem inocentes. O EUA tem até uma agência governamental especializada em cometer esse tipo de crime, a NSA. E conforme revelações do Snowden, comprovadas pelo wikileaks, empresas brasileiras como Embraer e Petrobrás eram alvo de espionagem cibernética. Então, não sejam ingênuos, esse filme não tem “mocinhos”

Clsse Borei

O Brasil também tem ótimos hackers! poderiam estar trabalhando para o governo! Poderiam ter roubado terabates de informações do projeto do Barracuda, Classe Virginia, Classe Los Angeles, Borei e usar-los no subnuclear Álvaro Alberto! levaríamos o “jeitinho brasileiro” a níveis continentais! mais claro que nenhum Brasileiro no poder teve C*@#$es para autorizar isso.. Então vamos pagar BILHOES aos franceses pela assistência técnica deles…

Marcelo

E pelo logotipo no míssil,a LM deu mole de novo!!!! kkkkkkk

Alfredo CS

a segurança de dados é tudo…ainda bem que temos nossas urnas eletronicas…talvez o tse deve vender nossa tecnologia para os americanos.

Defensor da Liberdade

Acho muito engraçado uma ala de comentaristas aqui do blog criticarem a China pela espionagem, mas esquecem que os EUA foram pegos no pulo espionando milhares de pessoas, autoridades e empresas mundo afora, sob a desculpa esfarrapada de “caçar terroristas”. “Ah mas é os EUA, o bastião da moral, da ética e da liberdade, eles podem!”… mas quando é a China: “esses comunistas ditadores não respeitam nada, querem destruir o ocidente”…

Mk48

Você precisa se definir sobre quem é o que você chama de “bastião da moral, da ética e da liberdade”. Já está cansando isso.

Quando lhe convém , pode ser os EUA, quando não , é Israel.

Muda o seu discurso retrógrado e falido de esquerda que é o melhor que você faz, vai por mim.

Defensor da Liberdade

Não percebes que esse lance de “bastião da ética e da moral” é ironia da minha parte para zoar os neoconservadores? E por que diabos acha que eu sou de esquerda por não concordar com tudo que venha do ocidente? Sua cabeça precisa sair da guerra fria…

Luís Henrique

“Por seu turno um míssil antinavio subsônico tem a vantagem de entregar um maior alcance e caso seja furtivo tal como o LRASM ele consegue o mesmo efeito prático de um míssil supersônico, que é reduzir o tempo de resposta do inimigo.” HMS Tireless, Essa sua afirmação acima não é correta. Até mesmo a US Navy com todo o dinheiro que possui, não consegue manter cobertura de aeronaves AEW 24h por dia, 7 dias por semana, cobrindo todos os seus navios ao redor do mundo. Imagine as outras marinhas… Ou seja, para 99% das marinhas do mundo ou 99% dos… Read more »

HMS TIRELESS

Luís Henrique infelizmente você misturou tudo e cometeu um equívoco…… Antes de mais nada o Harpoon não é um míssil furtivo ao contrário do LRASM. O único míssil dessa família com algumas características furtivas é o AGM-84E/H/K SLAM/SLAM-ER mas que se destina a ataque terrestre. Portanto, a comparação Harpoon/Brahmos de cara se mostra imprópria até porque são mísseis de categorias diferentes. Para uma comparação com o míssil da Boeing teria de ser utilizado o Kh-35. Reestabelecendo a comparação correta o Brahmos, assim como o Kh-22, precisam ser comparados sim com o novo LRASM. E esse míssil de características furtivas consegue… Read more »

Bosco

Luís, O Brahmos tem Mach 3 como velocidade máxima que é conseguida a grande altitude (15 km). A 3 metros do nível do mar (se é que é possível um míssil supersônico descer tanto) o Brahmos chegaria no máximo a Mach 2 (680 m/s). Supondo um navio com um radar a 25 metros o Brahmos surgiria no horizonte a 27 km e percorreria essa distância em 40 segundos. Um Harpoon percorria essa mesma distância em 112 segundos. – Agora, sem viajar na maionese, os números do Brahmos mais realistas são: Mach 1.5 a 15 metros de altura. Vai aparecer no… Read more »

Bosco

Quanto ao incremento da letalidade tendo em vista a energia cinética, fazendo uma analogia, tanto faz se o finado morreu atropelado por um fusca ou por uma carreta.

Luís Henrique

“No caso de ataques navais clássicos o míssil subsônico sea-skimming se mostra mais efetivo por poder ficar mais colado à superfície do mar e geralmente ter menor assinatura visual, radar e térmica.”

Bosco, vamos esquecer a assinatura visual. Ok? rss.
Ninguém vai ver um míssil supersônico ou hipersônico. kkk

Sobre assinatura térmica, ok.
Sobre assinatura radar, depende do caso. Os mísseis mais modernos são mais rápidos e também mais furtivos.

Agora, o ponto central é a questão do Sea Skimming.

A maioria dos mísseis supersônicos possuem o perfil de vôo Sea Skimming também.
Como Brahmos, Yakhont/Onix, Kh-31A, etc.

Bosco

Luís,
Sea skimming para um míssil subsônico pode ser de 3 metros. Para um míssil Mach 1.5 em geral é 50 metros. Sendo aceito uns 15 metros para o Brahmos.
Qualquer referência a um Brahmos a Mach 2 e a 3 metros de altura é duvidosa.

Bosco

Luís, O tempo de reação das defesas de um navio se reduz quando está sendo atacado por um míssil supersônico, mas do mesmo modo, se reduz para o míssil atacante. É impossível para um hipotético míssil Mach 3 a 3 metros de altitude, com um tempo de reação de apenas 29 segundos rastrear o horizonte, achar o alvo, distinguir o alvo das iscas, trabalhar o sistema de ECCM, se colocar na direção do alvo, etc. Um míssil supersônico ou hipersônico tem que voar mais alto e tem que ter um radar mais potente para poder fazer tudo isso e eles… Read more »

Bosco

Luís, De qualquer forma há uma certa dose de fé envolvida nisso tudo. Você tem fé que os russos e chineses têm a melhor fórmula. Eu tenho fé que os americanos, noruegueses, franceses, suecos, israelenses, etc. tem uma solução mais acertada. Na verdade os dois lados estão certos em suas soluções tendo em vista que as ameaças são diferentes. O míssil supersônico leva em conta uma força tarefa e os mísseis subsônicos não. Vale salientar que Taiwan desenvolveu um míssil supersônico e o Japão está em vias de colocar o seu em operação. Ou seja, vale tudo e o melhor… Read more »

Dalton

Os EUA haviam estabelecido que o novo míssil “LRASM” teria duas versões, uma subsônica
lançada por aeronaves e navios, talvez até mesmo submarinos , versão “A” e uma verão “B” lançada apenas por navios e supersônica, mas, foi cancelada em 2012.

Augusto L
Dalton

Trata-se de outro míssil que ainda teria ou terá muito chão a percorrer antes de ser ou não incorporado…o “LRASM” que me referi parecia que ia emplacar as duas versões e finalmente se teria não apenas um substituto para o “Harpoon”, mas, também algo equivalente à mísseis supersônicos de outras nações e mesmo a versão “A” que está sendo adquirida agora que poderá ou não ter mais encomendas, já estaria em serviço hoje, mas sofreu uma série de atrasos.

Juvenal Santos

Vejam, a espionagem é uma coisa normal, até mesmo para se precaver, o país que não espiona é sempre pego de surpresa, mas o país que precisa roubar para poder ter não é normal, um país assim que depende dos outros para poder copiar não é uma país que vai se desenvolver como os outros, será sempre uma sub-cultura sem criatividade, subdesenvolvido, escravo, são seres humanos de segunda classe, e não adianta possuir ogivas nucleares, se eles vivem para copiar dos outros, então não merecem ser grandes. E olhem que a China no passado longínquo inventou os maiores inventos da… Read more »

Wagner

Espionagem, e contra-espionagemn, faz parte do desenvolvimento natural dos povos, e principalmente, Grandes Impérios e Potẽncias.

Países poderosos como USA, Rússia e China sabem disso e por isso possuem agẽncias muito eficientes.

Mas dessa vez os USA levaram, a pior, e levaram mesmo. Parabéns aos Chineses pelo excelente trabalho de espionagem.

E os USA se lascaram !! E assim é a vida !!