O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” foi incorporado à Marinha do Brasil no dia 29 de junho de 2018, em cerimônia realizada na cidade de Plymouth, na Inglaterra.

O navio era conhecido como HMS Ocean na Royal Navy e foi projetado para realizar, dentre outras tarefas, a projeção de poder sobre terra pelo mar e pelo ar.

O navio somará à Marinha do Brasil importantes capacidades anfíbias e de operações navais com helicópteros embarcados para a manutenção da segurança do Atlântico Sul e a defesa dos interesses marítimos do País em qualquer parte do planeta.

Projetado para operar com até sete aeronaves em seu convoo e 12 no hangar, pode transportar Grupamentos Operativos de 500 a 800 Fuzileiros Navais e projetá-los por movimentos helitransportados, ou por superfície, empregando suas quatro lanchas de desembarque, a partir de uma distância de até 200 milhas da costa (cerca de 321 km). Possui, ainda, diversas salas de planejamento para uso de Estado-Maior.

É dotado de um Sistema de Combate que integra o Sistema de Comando e Controle LPH CMS, quatro canhões de 30mm DS30M Mk2, dois Radares 1007, um Radar 1008 e do moderníssimo Radar Artisan 3D 997, com elevada capacidade de detecção e acompanhamento.

Nas próximas semanas, o navio passará por um intenso programa de treinamentos no porto e no mar com o reconhecido e rigoroso Centro de Instrução da Marinha do Reino Unido Flag Officer Sea Training. A chegada ao Brasil está prevista para o final de agosto, em data próxima ao aniversário da Aviação Naval.

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

É isso? 4 armas .30 com uma cadência de tiro baixa… Era melhor os SIMBAD-RC nas 2 pontas da popa e 1 canhão na proa

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos,
Os reparos Simbad, e eventuais outros armamentos em estoque que possam ser interessantes para instalação no navio estão aqui no Brasil. Não faria sentido algum mandar lá pra Inglaterra para instalar.

Nilson

Não são armas .30, são canhões 30 mm.
.
Os Simbad provavelmente serão instalados quando o navio chegar ao Brasil.

Marcos Paulo

São 04 canhões de 30 mm ( não.30/fração da polegada) em cada bordo e não lado… pelo menos acertou as denominações do LOA…

Vovozao

Estás armas que estão sendo colocadas agora foram para substituir os palanks ou custou mais que venda do A140??? Estenderam, explicando RN colocou em substituição ou tivemos que pagar.

Allocer

Não foram colocadas, já existiam.

Luis Galvão

Na verdade retiraram os 3 Phalanx, os sistemas de comunicação( e suas respectivas antenas, obviamente) de uso da Otan e o sistema de defesa contra torpedos.

ravan

Poxa, pensei que eles iriam pintar as lanchas de desembarque anfíbio

Vovozao

Agora entendi, já existiam, sendo assim, ainda falta alguma coisa aonde estava os palank’s certo, deveram colocar os Simba que estão disponíveis do são Paulo????

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente. Esse assunto já foi tratado aqui dezenas e dezenas de vezes. Veja matérias anteriores, por favor.

Bueno

olhando esta foto , dois canhões de 30mm já estava instalado ?

comment image

Fernando "Nunão" De Martini

Não só os da foto que estão na proa quanto outros dois que não aparecem na foto, e que estão na popa. Quatro no total.

Tomcat4.0

Algum dentre estes canhões está substituindo algum Phalanx???

Fernando "Nunão" De Martini

Não. Assunto já abordado e discutido centenas de vezes em matérias anteriores.

Leandro Costa

Nunão, não tem como colocar algum tipo de programação para que você possa apertar apenas um único botão e dar a mesma resposta repetidamente? Talvez ainda pudesse ser feito de forma automatizada. Salvaria tempo e paciência.

Fernando "Nunão" De Martini

Vou encomendar um robô.

Humberto

hahahahaha..

USS Montana

“…para a manutenção da segurança do Atlântico Sul e a defesa dos interesses marítimos do País em qualquer parte do planeta.”
É fundamental que a MB adquira escoltas modernas e bem armadas, pois com as atuais sem chance. Nem do RIMPAC conseguimos participar?

Luis Galvão

Pois é. Esse trecho do texto é bem ambicioso. Sem escoltas e um navio tanque adequado, não vai longe não.

Fernando "Nunão" De Martini

“Nem do RIMPAC conseguimos participar?”

Dizer “nem do”, na minha opinião, não cabe para falar desse exercício que é praticamente do outro lado do mundo, e que não é prioridade entre os exercícios da MB. Exercícios no Oceano Atlântico, como UNITAS e ATLASUR são bem mais importantes para o cenário brasileiro, e desses a MB continua a participar.

USS Montana

Concordo, mas até achei estranho esses convites, o Pacífico nada tem a ver com o Brasil, a não ser que haja um exercício na costa chilena, aí sim faria sentido.

Humberto

Caro Montana, O Rinpac é o maior exercício militar marítimo do mundo. Além dos países do Pacifico, estarão participando, França, Alemanha, Israel entre outros. Seria ótimo a MB participar, no mínimo aumentaria o networking com outras marinhas do mundo, e sim, isto ajuda no intercambio. Se derem um lida no comentário inicial, é descabida a impressão inicial que a MB pulou fora do exercício. UPDATE, June 27, 2018: Due to a change in operational schedules, Brazil will not be participating in RIMPAC 2018, but remains interested in a future opportunity to participate in the exercise. Brazil was not slated to… Read more »

Agnelo

Prezado
Lembre-se q há muito há projeto de saída do Brasil para o Pacífico, por meio de ligações de vários modais, possibilitando a utilização de portos de países amigos.
Neste contexto, acredito q seria bom, futuramente, futuramente, participarmos daquele exercício.
Sds

Luiz Monteiro

Prezado USS Montana,

As FCN estão passando por avaliação para se definir a viabilidade de revitalização das 3 que tiverem em melhores condições. Ou mesmo, se vai haver tal revitalização.

Nesse ano ainda teremos os exercícios UNITAS, ATLASUR e IBSAMAR. Além disso, um escolta é mantido na costa do Líbano enquanto outro está em preparação para ir e outro em manutenção após regressar.

Como você pode ver, não haveria escolta disponível para enviar ao Pacífico. O número atual de escoltas é muito aquém das necessidades da MB. Ademais, vários deles encontram-se em manutenção.

Grande abraço

Marcelo

Bom dia Almirante, sempre fui um grande defensor da participação brasileira na Unifil — não só pela importância diplomática-militar, mas principalmente pela excelente oportunidade que ela representa em adestrar nossas tripulações em situações reais de conflito. O problema é que com a baixíssima disponibilidade de escoltas na esquadra para todas as suas missões (descontadas as 2 CCI e as 3 FCN que não estão operacionais, eu conto no máximo 6 naves disponíveis). Nessa situação, reservar metade da esquadra para a operação no Líbano faz parecer que a Unifil é a raison d’être da MB, o que seria uma completa inversão… Read more »

Luiz Monteiro

Prezado Marcelo,

A decisão sobre manter a presença naval na UNIFIL, ou sobre sua retirada, cabe ao Governo Federal. A MB deve apenas cumprir a decisão.

Grande abraço

Marcelo

Muito obrigado pela resposta e pela informação, Almirante.

José Luiz

Fantástico. Excelente aquisição. Os canhões de 30 mm já estavam no navio, a MB já usa este sistema na classe Amazonas e a munição é fabricada no Brasil pela CBC. São canhões que visam alvos de superfície, como lanchas, servem para a defesa do navio em passagens por canais ou portos. O navio deve receber os Simbad que estão no São Paulo e também são usados no Bahia.

Luis Galvão

Tem o IBSAMAR também.

Fernando "Nunão" De Martini

Gente, vamos dar uma olhada nas matérias anteriores antes de comentar, por favor. Tem dezenas de matérias que mostravam o armamento original do navio. Foram retirados os três reparos de Phalanx 20mm, antiaéreos, mas esses canhões de 30mm contra ameaças de superfície já estavam lá, não foram colocados no lugar de nada. É muito chato ter que explicar e explicar e explicar de novo tudo que já foi mostrado e discutido centenas de vezes a cada nova matéria, ou repetir dezenas de vezes a mesma discussão. Vamos pesquisar cinco minutos que sejam as matérias anteriores antes de comentar besteira, por… Read more »

Luis Galvão

Na verdade retiraram os 3 Phalanx, os sistemas de comunicação( e suas respectivas antenas, obviamente) de uso da Otan e o sistema de defesa contra torpedos.

Bueno

Fernando “Nunão” De Martini
sim, mas eram 4 canhões de 30mm , procurem sobre a quantidade do canhão de 30mm não encontrei 4 x 30mm. 2 x de 30mm e 3 de Phalanx 20mm eu já tinha lido

desculpa ocupar seu preciso tempo.

Fernando "Nunão" De Martini

Bueno, até na Wikipedia está escrito, nas especificações do HMS Ocean, 4 canhões de 30mm. Pra ajudar a encontrar: são dois nas plataformas nos dois bordos à proa. E dois em plataformas na popa. Foto da proa (clique para ampliar – estão cobertos por lona, nos dois bordos, bem destacados): Mais uma foto da proa, sem as lonas: https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/11/L-12-HMS-Ocean-022.jpg Foto da popa (um está a boreste – direita da foto – na pequena plataforma no mesmo nível do convoo, o outro está a bombordo – esquerda da foto – na plataforma um convés abaixo do convoo, logo atrás do Phalanx):… Read more »

Bueno

Fernando Nunão , muito obrigado! eu olhei algumas fotos mas não tinha conseguido ver.
Não foi sarcástico dizer que seu tempo é preciso.

ótimo dia !

Fernando "Nunão" De Martini

De nada! Fico feliz em saber que resolveu sua dúvida. Ótimo dia pra você também!

Maverick

Nunão.
Em tempos de “Googolização” e Wikipedia, ninguém quer “perder tempo” lendo e pesquisando seja lá o que for? Todo mundo é especialista de coisa nenhuma, e pra quê pesquisar/estudar se têm os editores para ficar repetindo? Tempos difíceis…
Parabéns pelo trabalho e, muita, muuuuiiiitttaaaaaaaaa paciência…

Leandro Costa

É bom lembrar que o Brasil NÃO está em Guerra, não está nem perto de se encontrar nesse estado, nem mesmo há alguma potência/país/grupo antagônico que ameace a segurança da embarcação durante seu TRÂNSITO para o Brasil. Não é um deployment, não é uma missão de Guerra. É apenas um TRÂNSITO para seu novo lar, aonde ainda receberá modificações e instalação de sistemas e equipamentos antes que seja declarado como operacional. Ele não tem que vir pronto para se defender de ameaças aéreas, navais ou terrestres. Ele tem apenas que vir para cá para então ser prontificado de acordo com… Read more »

Burgos

Bla Bla Bla Bla !!!
Como sempre a mesmice !!!
Srs editores !!!
Vai aí a sugestão !!!
Pula essa parte e começa a postar quando liberar imagens do pessoal fazendo o Flag Officer Sea Training que deve corresponder ao nosso Diasa/Ciasa aqui na MB !!!
Ai que eu quero ver !!!
O bicho pega !!! ?

Guacamole

Alguém sabe dizer se o radar Artisam recebeu algum tipo de downgrade?
Até agora não falaram nada sobre ele, e acho meio difícil a Inglaterra nos vender um radar tão bom sem nenhuma modificação, mesmo que não tenha ToT no contrato.

Fernando "Nunão" De Martini

Mais um assunto pra lá de debatido e discutido, Guacamole. Dê uma olhada nas matérias anteriores sobre o navio, por favor. A mais recente delas, inclusive, faz referência ao radar no título…

Guacamole

Nunão, eu lei os 3 poderes quase que diariamente, e já conheço a maioria das matérias de trás pra frente. Não existe nenhuma informação oficial nos posts passados sobre se o radar virá com 100% de sua capacidade pro Brasil. Como essa notícia sobre o Ocean/Atlântico, perguntei se alguém tinha alguma informação oficial a respeito sobre o radar (coisa que aparentemente, não tem). Os comentários eu leio, mas não levo eles muito a sério pois a maioria dos posts é sobre o qualquer assunto é muito mais “achismo” do que informação quente. Poucos usuários aqui postam fontes quando falam sobre… Read more »

Guilherme santos

Tá pistolado ? Toma um cházinho, amigão.

Virtua

Cacilda! Cara, se liga! Parece que você (e muitos outros) só leem a matéria e não leem os comentários. Pior, não leem ou não entendem as outras várias reportagens e comentários sobre o assunto. Faz o que o Nunão falou poucas linhas acima, aqui mesmo nesses comentários. Clica na lupa e pesquisa aqui no site. Sua pergunta é assunto velho, já debatido à exaustão. Não me leve a mal, mas isso já encheu a paciência.

Guacamole

Se encheu a paciência, apenas ignore.
Se eu quiser perguntar algo, vou perguntar.
Se não quiser responder, não responda.

Realmente não é problema meu se você está sem paciência com o qualquer coisa que seja.

Virtua

Cara, na boa. Você pode e deve perguntar o que quiser, sobre o que quiser, quando quiser. O problema é que não só você, mas muitos aqui, parece que não leem as coisas, muitas vezes escritas no próprio post. Preguiça, falta de tempo, não sei. Então fica aquela mesmice. Mesmas perguntas, mesmos argumentos, mesma desinformação. Isso é que faz a gente perder a paciência. Não sou melhor que você. Fique na paz. Abraço.

Guacamole

E vamos ficar nessa lenga lenga a noite toda porque você percebeu que a minha pergunta não foi como as dos demais, mas não quer admitir.

A pergunta foi clara: O Artesam vai vir com 100% das habilidades ou recebeu downgrade?
Em lugar nenhum do site diz nada sobre isso e por isso perguntei, nos comentários, se alguém sabia de algo.

Veja, em momento nenhum perguntei se o radar viria (isso já se sabe faz tempos).

Quero saber é se ele vai ter a mesma capacidade que tinha quando operava com a Royal Navy.

Luiz Monteiro

Prezado Guacamole,

O radar não sofreu qualquer downgrade. Houve uma confusão de algum comentarista sobre isso.

Explicando de forma bem simples, no Centro de Combate do navio, o computador ligado ao radar possui uma espécie de biblioteca de dados contendo informações para classificar os objetos rastreados e definir qual aeronave, míssil ou outro “alvo” está no ar e classifica-lo como amigo ou ameaça. Alguns destes dados considerados classificados da OTAN foram retirados.

Porém, no radar em si, não houve qualquer mudança.

Espero ter te ajudado.

Abraços

Marcos Paulo

Bom dia Sr. Luiz Monteiro, aprecio sempre suas colocações, sóbrias, precisas e elegantes. Seria muito bom que mais vezes viesse neste espaço para esclarecer os leitores. Obrigado e forte abraço.

Juarez

Pela enésima vez, não, apenas limparam as bibliotecas dele, coisa que é de praxe.
Aproveitando para responder antecipadamente:
Não, as T 23 não viram, vão ser scrapeadas para que parte de seus sistemas de combate seja usados nas T 26 e T 31.
Não, os Phalanax não vieram porque o “Grande Satã Maléfico, senhor de todas as maldades da terra” segundo a cartilha petralhogranciana, proibiu,eles não vieram porque a RN vai usa-los em outros navios.
Deus, dai-nos forças…..

Roger

Bem… Diante do superior poderio militar da Inglaterra em relação ao Brasil, qual será o navio que a Royal Navy colocará no lugar no lugar do HMS Ocean ?
Outro detalhe…
Foi noticiado aqui que a França em breve substituirá seu porta-aviões Charles de Gaulle.
Pelo fato dele possuir propulsão nuclear, existe chance dele ser comprado pela nossa Marinha ?

Ádson

Roger, a RN está incorporando dois NAes.

Flávio Henrique

1° A RN vai 2x(?)OCEAN 2.0 que será provavelmente será(ão) LHD pois os Albion também serão substituídos…o projeto é para a década de 2030..

https://ukdefencejournal.org.uk/a-landing-helicopter-dock-design-should-replace-current-amphibious-assault-ships-says-defence-committee/

Roger

Valew Ádson e Flávio Henrique ?

Dalton

Roger… . o “CDG” irá operar até 2042 mais ou menos…o que está ocorrendo agora é uma fase preliminar de estudos, mas, o novo NAe só será encomendado na década de 2030 e construído ao longo dessa década para estar pronto quando o “CDG” estiver aposentando-se no início da década seguinte. . Quanto a ser adquirido pelo Brasil…independente de ser nuclear…há outro problema pois o “CDG” para ser mantido em serviço até 2042 necessitará de outros 2 reabastecimentos nucleares…um na década de 2020 e outro na década de 2030 e não é considerado um bom custo X benefício um terceiro… Read more »

Roger

Poxa Dalton isso foi uma verdadeira aula sobre o “CDG”. Agora sei que será muito difícil termos um porta aviões com propulsão nuclear, por essas e por outras agora dá para entender a complexidade de possuirmos um navio com essa propulsão, pois até nosso submarino está a anos na fase de projeto, mas ficar pronto… aí é outra estória..

Fernando "Nunão" De Martini

“qual será o navio que a Royal Navy colocará no lugar no lugar do HMS Ocean ?”

Um já entrou em serviço, é o navio-aeródromo Queen Elizabeth. Outro é o Prince of Wales, navio aeródromo em finalização. Ambos substituem o Ocean e três navios-aeródromos pequenos classe Invincible.

“Foi noticiado aqui que a França em breve substituirá seu porta-aviões Charles de Gaulle.”

Não foi isso que foi noticiado aqui. Noticiou-se apenas o início de estudos. Não será em breve, será daqui a uns 15 anos mais ou menos.

Ádson

Um artigo interessante sobre os canhões de .30: https://youtu.be/SJcjXCZ_M2g

Humberto

Um pouco de preciosismo, é 30 mm e não .30

Ádson

Não é preciosismo, digitei errado.

Humberto

Acontece, por isto, comentei como preciosismo.
Abraços

Fernando

Para os entendidos…
A MB não dara baixa de uma ou duas NIterói s em breve? E neste caso não seria viável a instalação de um lançador Albatroz para mísseis Aspide na proa do A140?
Não havendo esta possibilidade e restando apenas a opção dos lançadores Simbad. Estes poderiam ser modernizados e receber um pacote de automação? Qual a idéia da MB?

USS Montana

Eu acho difícil, provavelmente se isso acontecer essas 2 seriam usadas na manutenção das outras 4.

Fernando

Lembrei…. Exatamente me referia a modernização dos nossos lançadores Simbad para o padrão RC… Com sistema de FLIR etc. Tudo integrado ao sistema de combate do navio.

Foxtrot

Acho que a MB deveria encomendar a Ares engenharia/ EB uma versão naval da TORC-30 mm.
Assim como aconteceu com a REMAX e sua versão naval CORCED.
Esse novo sistema poderia ser instalado nas futuras CCT,s, modernização de meia vida das Niterois, Barroso, Bahia e utilizado contra ameaças assimétricas, defesa aérea de ponto, e quem sabe alguma capacidade ant míssil.

Ádson

Foxtrot, o correto é desenvolver uma defesa de ponto similar ao PANTSIR-M, porém sem o remuniciador automático de seus mísseis AA que entra convés a dentro, para que o mesmo possa ser utilizado em “qualquer” navio, inclusive em cima de hangares. Como temos o LINK-BR pode-se desenvolver hardware de identificação amigo/inimigo podendo este ser empregado de modo automatizado.

Ádson

perdão, ” desenvolver software”

Foxtrot

Agora na minha modesta opinião, faltaria a MB adquirir todas as células de Super Cobra e dotar o CFN de uma força de choque blindada dotada de MBT,s.
Isso elevaria o poder ofensivo e defensivo nacional a um bom patamar e sem similar na América do sul até América central.

Luiz Alberto Santos

Calma; paciência com o veinho desinformado aqui.
Seria possível a instalação, ou seria útil a instalação de baterias Astros 2020 no A140? Existem versões marinizadas destas baterias?

Silvano Conti

Acredito que sim, quase que com certeza, ainda vamos ver este navio com o Astros no deck disparando, creio ser uma forma de uso válida.
Imagina ele com o MTC-300?? e o usado pelas FFAA brasileiras não têm a limitação dos 300 Km de alcance máximo.

Humberto

Olá Luiz, Baterias Astros significa Artillery SaTuration ROcket System, ou seja, foguetes para saturação de área que é basicamente um sistema ofensivo, creio que o mesmo poderia ser utilizado para “bombardear” ou “aplainar” o terreno para um desembarque de fuzileiros, mas sinceramente não vejo muito sentindo nisto, mas veja bem, sou um leigo. O Atlantico, pode transportar helicópteros, que é uma ferramenta extremamente versátil, pois pode tanto desembarcar tropas na praia como também, para bem mais dentro do território inimigo, não sei se o espaço utilizado pelo sistema Astros compense esta versatilidade, mas depende de caso a caso. Temos que… Read more »

Guilherme santos

Ou seja, isso é ideia besta de blogzinho e canal ruim do YT.
Jamais que a MB vai operar Astros no Ocean.
Vai deixar de embarcar helicopteros para colocar um caminhão com foguete em cima do navio ?????

Jarbas NØRD

Não é ideia besta meu caro, a França pediu estudo para adicionar o M270 concorrente do astros para seus porta helicópteros

Carvalho2008

Mestre Luiz, Depende de como a coisa evolui com relação aos diversos sistemas de armas. Atualmente, as marinhas de diversos países tem se ressentido daquilo que chamam de apoio de fogo naval sustentado. Chamam de operação NSFS. Em diversas situações mais recentes, alguns tem se ressentido da ausencia desta capacidade ou capacidade precaria, a medida que misseis foram abarcando a maior parte dos arsenais embarcados no navio, em detrimento da artilharia de boca. isto ocorreu e foi observado nas falklands, na libia e bem outros cenarios. Misseis são excelentes na precisão, mas são invariavelmente caros e ocupam um espaço muito… Read more »

carvalho2008

ops…correção GLSDB por ser guiada via GPS, não tem o quesito de plataforma giroestabilizada como imprescindivel….

Joao Moita Jr

O A-12 possui sistema de defesa contra torpedos? Pode ser instalado no Atlântico? Isso é imprescindível em uma belonave desse porte.

Humberto

João, o que é um sistema de defesa contra torpedos?
O Atlantico pode e possivelmente irá operar os Sea Hawk que é especializado também para guerra anti-submarino. O Super Lynx também pode fazer ataques vetorados (torpedos e bombas de profundidade) a submarinos. Estes dois helicópteros podem também fazer guerra de superfície, o SH pode disparar mísseis Penguin, o Super Lynx o Sea Skua (apesar de ser mais obsoleto) e com o futuro H225M com misseis exocet. Com excessão do HM225M a MB já possui experiencia nos usos dos misseis, o Atlantico pode ser qualquer coisa, menos desdentado.

Luis Galvao

Prezado Humberto,

O HMS Ocean possuía um sistema próprio de defesa contra torpedos, que não tem nada a ver com helicópteros anti-submarino e que foi retirado do navio para a venda ao Brasil.

Esta informação pode ser checada inclusive na Wikipedia.

Os Nae´s americanos também possuem este mesmo sistema.

Abs.

Humberto

Obrigado Luis, não conhecia este sistema, por isto a dúvida.
Abraços

Dalton

Luis…
.
não é exatamente a mesma coisa que está sendo instalada nos NAes da
US Navy…nem todos ainda receberam o sistema.
.
Nos NAes da US Navy o principal diferencial é o uso de um torpedo interceptador para destruir o torpedo inimigo e não apenas localizar e tentar despistar o mesmo através de contramedidas.
.
Se tiver interesse…
http://www.businessinsider.com/us-aircraft-carriers-torpedo-defense-system-2016-9

Luis Galvão

Pensava que era o mesmo sistema.
Obrigado pelo ajuste na informação Dalton.

Esteves

Nao li nenhum comentário sobre a finalidade/objetivo do Atlântico. Se o navio é um porta-helicópteros penso que deveria haver uma boa quantidade de comentários sobre helicópteros. Quais, quantos, finalidades, autonomia, modernização, missões, custo, inventário, eficiência. Dos helicópteros. Acho que o colega que me chama de louco (penso haver muitos), Bardini, foi por esse caminho. Abriu com canhão. Chegou no Astros. Não sei como esqueceram de sugerir algumas peças de 120 mm. Talvez 150 mm. Umas 4 de cada bordo. Talvez 2 na proa. Tá certo que o navio precisa de defesa de ponto. Será otimizado. Para defesa de área tem… Read more »

JonasN

tem uma matéria falando da utilização do Atlântico aqui no site. EXCLUSIVO: PHM Atlântico inaugura novo conceito operacional na MB.

Delfim

News – China desenvolve lanchas não-tripuladas de combate com velocidade de até 80 nós/h !
https://tiananmenstremendousachievements.wordpress.com/2018/07/06/chinas-unmanned-combat-fast-boat-with-speed-of-80-knots/

Satyricon

Aquela pergunta que não quer calar: as rampas comportam a operação dos Clanfs?

Guilherme santos

Não, ele não opera com clanfs.
A rampa é mais para caminhões e para ser usada em um porto.

carvalho2008

Um amigo que poderia comentar ou que me deixou curioso sobre isto é o Mestre Strobel….tempos atras, ele postou uns videos loucos dos Indonesios que vinham com os Clanfs Pé na tabua direto do cais do porto e se lançavam na agua….e não é que os bichos mergulhavam e em decimos de segundos já estavam navegando…????

Será que nenhuma porta lateral e ele parado permitiria aos Clanfs “pular” do navio?? Somente pergunto pois este video é muito maluco…

Nilson

Prezados editores, considerando que até o final do ano inúmeras matérias sobre o Atlântico serão publicadas, que a audiência do blog aumenta cada vez mais, com novos colegas chegando diariamente, que já se mostrou inevitável que surjam as perguntas repetitivas, sugiro que façam uma matéria tipo “Dúvidas frequentes sobre o Atlântico”, consolidando informações, inclusive de comentários relevantes, e em cada nova matéria coloquem seu link no final, com uma observação tipo “antes de perguntar, verifique se a resposta já existe”. No mínimo, permitiria ao “robô” responder aos novos comentários repetitivos: pergunta já respondida no link acima. Seria interessante também para… Read more »

Foxtrot

Caro Ádson, realmente uma defesa de ponto baseada em mísseis seria o ideal. Porem não dominamos essa tecnologia ainda (ainda, poque sabe-se que a extinta Mectron havia desenvolvido e fabricado uma UAGC de míssil semelhante ao Igla-S para o míssil nacional M.S.A 5.1 em desenvolvimento no Ctex/IME. E recentemente li que o IAE está dotando algumas unidades do MAA1-A de sheeker com laser semi ativo, para ser empregado como SAM), e no caso da TORC-30 mm já está desenvolvida e em fase de testes/ aceitação. Sendo assim, mais que natural e óbvio, até mesmo para economia de recursos desenvolver uma… Read more »

JonasN

Alguém sabe algumas coisa sobre o Gaivota-X não achei muito sobre ele. Vi um vídeo da Ridex e ele estava no NDM Bahia, achei ele bem diferente dos radares diretor de tiro de outros navios.

Ádson

FOX, sobre a ideia de dotar o Atlântico de mísseis anti-navio já não concordo. Esta é uma tarefa para as escoltas e helis. No caso da defesa de ponto mista, mísseis de curto alcance e canhões, é a última camada defensiva, e essa justifica-se pelo fato justamente a ultima camada, ou seja se tudo falhar tem-se esta, já o MANSUP é uma arma de ataque que para ser efetiva o PH tem que ser expor ao alcance do suposto inimigo. Sendo um PH uma plataforma para meios aéreos, estes sim devem a uma boa distancia ameaçar o inimigo.

XO

Correto.. o Atlântico cumprirá operações de ataque e anti-submarinas, por meio de suas aeronaves orgânicas… o uso de armamento disponível a bordo abrange apenas as medidas de defesa aeroespacial ativa, ou seja, defesa anti-aérea…

Ádson

Perfeito!!!

Esteves

Sobre a frequência das perguntas, penso que quem tem blog e abre para comentários não tem muito o que fazer. Tá no negócio. É gente que entra. Respostas servem para todos inclusive para os que têm receio de perguntar. Não há alerta para a participação sobre a competência e a formação dos foristas. Está aberto a todos que gostam. Entre os que são especialistas há os que redigem simploriamente. Entre os estrangeiros, claro, as dúvidas vão e vêm. Botar botão ou robô para respostas automaticamente, não acho bom. Até sites de montadoras como a GM e a VW estão com… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, só para deixar claro: de minha parte não sou contra perguntas de ninguém, pelo contrário, 9 entre 10 comentários que escrevo são respostas a perguntas. Por outro lado, acho muitas vezes mais produtivo incentivar a pesquisa de matérias já escritas e assuntos já debatidos para quem pergunta. Tipo a velha analogia sobre a diferença entre dar o peixe ou ensinar a pescar. Como acho pedante bancar o professor dado que o blog não é uma sala de aula convencional, prefiro incentivar a pesca a ensinar a pescar, mesmo que muitas vezes acabe sendo a mesma coisa. Sobre robô, foi… Read more »

carvalho2008

Mestre Nunão, Em parte deve-se a um conflito de conceitos de arquitetura Blog de Noticias X Forum de Debates…. Quando é um blog, normalmente a estetica é esta que utilizamos aqui, foco na noticia e comentários sobre ela…. Quando é um Forum, normalmente surgem temas e ai sim neles postamos noticias e comentários…. A diferença é que numa estrutura de Foruns, os assuntos e debates tendem a ficar mais concentrados em um unico lugar (titulos)… e as vezes quando um tema é muito comentado ou começa a ser, abre-se um tópico somente para ele…. eu particularmente gosto mais de uma… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Carvalho, agradecemos a consideração.
Como diz o saquinho de pão, “Servimos bem para servir sempre”!

Zorann

Olá Nunão!
.
Vcs precisavam colocar na sidebar links das principais tags, das principais categorias e matérias. A busca retorna trocentos resultados. E pra achar oque procura é uma loucura.
.
Vcs tem conteudo demais no site e é dificil encontrar. Isto ai facilitaria.

Gema76

Amanhã é minha vez de perguntar do Phalanx.

rogerio rufini

Alexandre Galante
3 fragatas Niterois não serão modernizadas, e claramente, pelo menos 2 devem dar baixa em dois anos, o sistema de defesa anti aérea delas, Aspide, não seria interessante no Atlântico, como defesa de curto alcance?

Walfrido Strobel

Só por curiosidade, isto é uma munição 30mm ao lado de uma .30 polegada, no caso uma .30-06 Springfield.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXD4N25XCZ4rmCDHIsdPeQrSqbtBnP6zLlQ3g29bGuwpRggVLSrQ

Fernando "Nunão" De Martini

Ótima foto! Que diferença um ponto antes do 30 ou duas letras m depois fazem.

Walfrido Strobel

Como vc sabe, mas para quem não conhece, mesmo as 30mm tem suas diferenças, tem várias 30 mm usadas em canhoes.
Esta foto mostra a comparação entre uma .50 do Super Tucano, uma 30 x 113mm do A-1 e Mirage e uma 30 x 173mm usada no Atlantico, Amazonas, Guarani 6 x 6 e na aviação só pelo A-10. A 30 x 173mm também é a munição do Goalkeeper CIWS.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTvG_ab4AGQr3v0No1dP7hkrHr2bMJmrBlP5Wda6fDlyR2wa-hFvCV0I6rg

Walfrido Strobel

Muita gente defendia a mudança do 30 x 173mm dos Amazonas para 40mm no padrão das Macaé, mas com o uso desta munição 30 x 173mm pelo Atlantico e a fabricação dela pela CBC para o Guarani 6 x 6 morre o assunto.

Marcelo

Morrer o assunto eu não sei*, mas que consolida o uso do 30mm, isso sim.

*nas Amazonas por exemplo, poderiam ser substituídas as peças de 25mm (essas sim de um calibre totalmente alien à MB) pelas de 30mm e adotar uma de 57mm como armamento principal. O problema é que além dos 3 canhões de 57mm, seria preciso comprar tb mais 3 de 30mm. Em contrapartida sobrariam as 6 peças de 25mm relativamente novas que poderiam ser vendidas à outras marinhas por algum trocado.

Marcelo

Disse 57mm, mas poderia ser 76mm, contanto que siga o padrão que for adotado nas Tamandarés.

JonasN

Achei uma matéria falando sobre o Gaivota-x na Ridex, pelo que entendi não é um radar diretor de tiro, mas sim um radar de busca combinada(superfície e aérea) que pode guiar misseis. Tem alcance de ate 200 km para aeronaves grandes e 40 km para um exocet.

Foxtrot

JonasN 10 de julho de 2018 at 15:15 Achei uma matéria falando sobre o Gaivota-x na Ridex, pelo que entendi não é um radar diretor de tiro, mas sim um radar de busca combinada(superfície e aérea) que pode guiar misseis. Tem alcance de ate 200 km para aeronaves grandes e 40 km para um exocet. Posta o link amigo! Acho que esse radar deveria estar sendo desenvolvido em parceria com EB/FAB, dinamizando assim recursos humanos, materiais e financeiros. Se beneficiando de toda expertise adquirida no desenvolvimento do SABER-M200/60 e SENTIR-M20. Dai a necessidade de uma agência tipo DARPA ou DRDO… Read more »

XO

Prezados Jonas, você está corretos ao escrever que “não é um radar diretor de tiro, mas sim um radar de busca combinada (superfície e aérea) que pode guiar misseis… apenas troco o “pode” por “poderá”… O Gaivota X é desenvolvido por pessoal do CTMSP, com recursos FINEP… encontra-se em fase de testes, já foi para o mar, mas necessita de ajustes ainda… ressalta-se que emprega válvulas de microondas de alta potência desenvolvidas também no CTMSP… uma grande conquista… A parceria EB-MB-FAB em CT&I existe desde o segundo semestre de 2016, mas como o Gaivota já estava em desenvolvimento, não houve… Read more »

Marujo

Esclarecimento perfeito.

JonasN

XO, vc sabe dizer qual a diferença entre o Gaivota-S e o ‘X’, crio que deve ser a banda, se um é projeto mais novo?

XO

Jonas, o Gaivota S é uma tentativa de desenvolvermos um radar de busca volumétrica… o problema é que ainda não alcançamos a maturidade tecnológica para tal… abraço…

Foxtrot

Link da matéria do radar Gaivota-X : https://orbisdefense.blogspot.com/2018/07/radar-gaivota-x-um-produto-100-nacional.html [ imgur src] Está estrutura semelhante a “colmeia” acredito que terá que ser protegida e refinada. Outro ponto interessante está no seguinte verso: Com um custo até agora de R$ 6 milhões (se comparado a uma aquisição nova, o valor e baixíssimo) de uma verba, cujo o seu montante chega à R$ 19.277.685,00 para o seu desenvolvimento, o radar se mostra altamente viável, observando que todo o sistema será de âmbito e domínio nacional. Ainda tem gente que defende a aquisição e importação de produtos de defesa e criticam o desenvolvimento nacional,… Read more »

Marujo

Comentário muito bom, Fox. É por aí que se deve ir.

JonasN

Foxtrot 10 de julho de 2018 at 15:57 “Acho que esse radar deveria estar sendo desenvolvido em parceria com EB/FAB, dinamizando assim recursos humanos, materiais e financeiros. Se beneficiando de toda expertise adquirida no desenvolvimento do SABER-M200/60 e SENTIR-M20.” No site do IPQM consta o desenvolvimento de um Gaivota-S, e achei uma noticia meio antiga que a marinha tinha contratado a Bradar para fazer um protótipo dele, mas sem mais detalhes. Não encontrei nada se essa versão ‘S’ é mais antigo ou mais novo que a ‘X’. Pode ser que haja algum tipo de interação entre os projetos Gaivota e… Read more »

Sargento Pincel

Um dos sistemas de armas virá do NAE São Paulo (Simbad) ótima aquisição o ex Ocean, e por falar em NAE; que os srs. acham se a MB construisse um NAE de mais ou menos 30 mil ton. com a expertise de algum estaleiro italiano na proxima década.

carvalho2008

Luiz Alberto Santos 9 de julho de 2018 at 20:16 Calma; paciência com o veinho desinformado aqui. Seria possível a instalação, ou seria útil a instalação de baterias Astros 2020 no A140? Existem versões marinizadas destas baterias? ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Carvalho2008 10 de julho de 2018 at 15:21 Mestre Luiz, Depende de como a coisa evolui com relação aos diversos sistemas de armas. Atualmente, as marinhas de diversos países tem se ressentido daquilo que chamam de apoio de fogo naval sustentado. Chamam de operação NSFS. Em diversas situações mais recentes, alguns tem se ressentido da ausencia desta capacidade ou capacidade precaria, a… Read more »

Bosco

Senhores,
Não há nenhum estudo que indique o canhão Mk-44 de 30 mm para a função antimíssil. Nem mesmo utilizando munição com espoleta pré-programada para explosão aérea.
Ele até pode ser tentado para essa função se houver previsão no sistema de combate do navio, mas temo que isso não seja verdade.

Bosco

Uma comparação do Trinity de 40 mm com o canhão Mk-44 do DS30 Mk-2 do PHM Atlântico. – Peso do projétil 40 mm: 975 g Peso do projétil 30 mm: 365 g – cadência de tiro do Trinity: 300 t/min cadência de tiro do DS20: 200 t/min – alcance do projétil de 40 mm na função antimíssil: 3.000 m alcance do projétil de 30 mm na função antimíssil: 1.500 m – massa lançada contra um míssil subsônico (300 m/s): projétil de 40 mm: 49 kg projétil de 30 mm: 6,5 kg – O canhão de 40 mm está associado a… Read more »

Bueno

Bosco, bom dia. Obrigado pelos detalhes desta comparação.
O sistema de arma DS-20 precisa de 4 operadores, 1 Para cada arma?

Bueno

Correção a ara do atlântico é o DS-30,
Consegui encontrar fotos , é um console para cada arma , 1 operador ara cada arma.

Bosco

Exato Bueno!

Renan

Nunão é verdade que não vem com o radar Aristan 3D?

é brincadeira calma
kkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

É verdade.

Radar “Aristan” não tem não!

Zorann

O navio é lindo demais… Chega a arrepiar