Home Marinha do Brasil Vídeo: Fragata Liberal treinando com Sukhois venezuelanos, em 2008

Vídeo: Fragata Liberal treinando com Sukhois venezuelanos, em 2008

9136
15
As Fragatas Liberal – F43, da Marinha do Brasil e Almirante Brión – F22, da Venezuela

Há 10 anos, era realizada a Operação VENBRAS 08, entre a Marinha do Brasil e a Armada da República Bolivariana da Venezuela, no período de 27 de julho a 5 de agosto de 2008, na área marítima da Venezuela.

O Grupo-Tarefa brasileiro que participou da operação foi liderado pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e foi composto pela Fragata Liberal (F43), por um Destacamento de Mergulhadores de Combate e uma aeronave AH-11A Super Lynx.

Os navios suspenderam do Porto de Guanta para a fase de mar, onde foram realizados diversos exercícios operativos, tais como ações de defesa antiaérea, ações de superfície, ataques coordenados, guerra eletrônica, apoio de fogo naval, transferência de carga leve no mar, manobras táticas e operações aéreas. A F43 teve atuação destacada nos exercícios e manobras da operação.

No vídeo abaixo, cedido pela fragata Liberal (F43), caças Sukhoi Su-30MKV aparecem em ataque simulado sobre o navio brasileiro, durante a Operação VENBRAS 08.

15 COMMENTS

  1. Só como curiosidade…algo que ainda não esqueci por conta da mudança de um NAe, em abril de 2008 o Presidente Hugo Chavez, mais uma vez acusou os EUA de enviar a US Navy perto de águas venezuelanas e falou em diversas ocasiões sobre uma tentativa de invasão e colocando toda à Venezuela em estado de alerta.
    .
    “When Americans appear with their fleet – the George Washington – near our shores, then one must not forget, that this is happening at a time when, together with Brazil, we are establishing a defense council in South America,” he told a public meeting.
    .
    Na verdade o NAe USS George Washington esteve todo o tempo exercitando-se depois de um período de manutenção em antecipação à sua transferência para o Japão e incapaz de atravessar o Canal do Panamá desceu todo o Atlântico Sul, fazendo uma visita ao Rio e participando da UNITAS em abril mesmo antes de seguir viagem contornando à América do Sul.

    • Sim, Dalton, lembro-me bem inclusive dessa iniciativa de criação do Conselho de Defesa Sul-Americano. Na época em que foi aventado inicialmente, a Condi Rice chegou à declarar que apoiaria a iniciativa dos países sul-americanos. Até porque dessa forma acreditava-se que os outros países sul-americanos conseguiriam freiar qualquer ímpeto mais alarmante vindo de Caracas.

    • Considerando que se trata de um vídeo de 2008, não podemos afirmar que eles estão voando atualmente somente por esta matéria. Necessitamos de fontes adicionais para afirmar sobre a capacidade operativa dos SU-30 venezuelanos, mas o pouco que se sabe geralmente indica que a disponibilidade dos mesmos é baixa.

      Sds.

  2. É um avião bonito, mesmo! Mas, é fumacento, né? Mais até que o A-1, tão criticado por isso. O A-1 faz fumaça semelhante somente nas decolagens e em acelerações fortes.

  3. Existe algum relatório com grau de confiabilidade razoável sobre a disponibilidade dos caças venezuelanos (Su 30 e f16)??

    Tudo leva a crer que a disponibilidade seja baixa ou nula, dada a situação econômica do país. Além disso, no caso do F16, sob embargo americano, não deve haver peças, salvo eventuais contrabandos. No casos dos SUs, embora exista um relacionamento com os russos, creio que estes já não estão dispostos a um tempo a financiar algo a fundo perdido para os venezuelanos. Por fim, propaganda e falação é o forte do regime de Maduro, logo se seus caças tivessem alguma disponibilidade, com certeza mostrariam seus dentes todo tempo a toda hora.

    Portanto, difícil crer que esses caças ainda voam. Mas gostaria de ver algo que não fosse um chute baseado num contexto.

    Se a Venezuela não estivessem nessa pindaíba toda e o relacionamento com os russos continuasse bom, teriam o melhor caça da América latina, considerando apenas caça x caça.

  4. Esses Sukhois sao da “esquadrilha da fumaça”(SIC!) deles?

    Nao precisa nem de radar… pela fumaça vc ja faz mira neles!

    kkkkkkkkkkkkkk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here