QINGDAO, 7 de agosto (ChinaMil) – A 30ª força-tarefa de escolta naval chinesa partiu para o Golfo de Áden e águas da Somália de uma base naval em Qingdao, na província de Shandong, no dia 6 de agosto de manhã para realizar mais uma missão de escolta.

A força-tarefa consiste nas fragatas de mísseis guiados Wuhu (indicativo visual 539) e Handan (579), o navio de abastecimento abrangente Dongpinghu (960), bem como dois helicópteros e dezenas de soldados de operações especiais, um total de quase 700 militares. É a primeira vez que a fragata Handan, de mísseis guiados, participa de uma missão de escolta.

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) despachou 29 forças-tarefa para missões de escolta no Golfo de Áden e as águas da Somália por 10 anos consecutivos desde sua primeira missão em dezembro de 2008, e escoltou com sucesso mais de 6 mil navios chineses e estrangeiros.

Espera-se que a 30ª força-tarefa de escolta naval chinesa chegue às águas do leste do Golfo de Áden no início de setembro e assuma a missão de escolta da 29ª força-tarefa de escolta.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roger

Já que o tema desta matéria é Força Tarefa de Escolta Naval, tenho algumas questões para os leitores mais experientes do Poder Naval. Visto que o PHM Atlântico já zarpou do porto de Lisboa no final da tarde de ontem (horário local), com destino ao Rio de Janeiro, e tendo sido comissionado como Navio Capitânia de nossa esquadra, mesmo em época de paz em que nenhuma nação está em guerra com o Brasil. Isso permite que esse navio de “guerra” navegue sem a devida segurança a bordo, visto que está vindo equipado com alguns armamentos, mas: – Os mesmos estão… Read more »

Marcelo Zhanshi

Não existe nenhum perigo no Oceano Atlântico. Já no Golfo de Aden tem guerras civis na Somália e no Iemen, sem contar piratas. Lá é necessário escolta, aqui não. Tem vídeos de sobra na YouTube de seguranças de navios comercias trocando tiro com piratas. Sem contar um recente ataque a uma escolta Saudita devido ao envolvimento na guerra civil iemenita.

Óbvio que ninguém MB é louco de enviar PHM Atlântico para uma região perigosa sem a devida proteção. Mas não é o caso do Oceano Atlântico por onde o PHM Atlântico está transitando.

Humberto

Roger, vou colocar os meus pitados. Não, dificilmente as armas vão estar municiadas, pois não tem sentido MAS.. O Atlantico é um navio de guerra da MB ou seja, é uma extensão do pais (mesmo estando em outros países) então, existe a obrigatoriedade da MB defender o mesmo. Em um artigo anterior, comentei que não acreditava na existência de Fuzileiros Navais da MB na Inglaterra, mas fui corrigido e sim, existe um grupo (pequeno) e estão lá. Ou seja, estão prontos para defender o navio. Quanto aos helicópteros, não vi nenhuma informações sobre isto, creio que não. Sobre a pane,… Read more »

Marcelo Zhanshi

Isso que é soberania!!!!!! Se seus navios comerciais não passam por uma rota internacional, você manda navios de guerra para escoltá-los. Simples assim.

30 missões em 10 anos, media de 3 por ano. Mais do que suficiente para navios comerciais.

Aldo Ghisolfi

UÁU! Realmente, como disse o Marcelo Zhanshi isso é soberania…
A China se impõe e cumpre a sua estratégia geopolítica com incrível demonstração de poder.

Joao Moita Jr

Quem dera a MB estivesse fazendo 1/3 da marinha da China…

Ricardo Rademacker

Prezados colegas,

Ter meios navais modernos, realizar missões internacionais, mostrar a bandeira e demonstrar poder não depende da MB. Depende do que o país deseja. Depende do poder politico, que infelizmente em nosso país e de baixíssimo nível moral e intelectual.

Dodo

Ue nos acabamos de enviar uma fragata para uma missão de paz no Oriente médio, se isso não é mostrar força e apresentar seus meios e bandeira ao mundo, então eu não sei mais o que deve ser. Fica até parecendo que tem gente que deseja ver nosso país envolvido em conflitos sangrentos ao redor do mundo como forma de aumentar sua influência. Senhores, o Brasil já faz isso através de diplomacia, influência econômica e política,chama-se soft power, e na minha opinião é uma forma muito mais inteligente de se impor por aí. Sou muitp mais favorável ao brasil mostrar… Read more »

Joao Moita Jr

Ricardo, tens toda razão. Aqui está um bom exemplo…

“Ministros do STF propõem reajuste de 16% nos próprios salários”
https://m.oglobo.globo.com

Leonardo

Esse reajuste vale para toda a magistratura.

É dinheiro bem gasto.

Com certeza, se um dia tiver sua liberdade ou seus bens em risco e necessitar de um provimento jurisdicional, você desejará ser julgado por um juiz preparado e bem pago.

Dodo

Bom Trabalho Para vocês marinheiros ! Vamos caçar uns piratas !

Gustavo

os piratas devem se borrar todo em ver os chineses por lá…

Dalton

Embora não faça parte a marinha chinesa coopera com a multinacional Força Tarefa Combinada 151 (CTF-151).

Luiz Floriano Alves

Os piratas somalis são uns pobre diabos que não tem como enfrentar as marinhas modernas. Mas, como conseguem alguns lança granadas do tipo RPG tornam-se perigos mortais para petroleiros e navios de carga que transitam no Golfo de Aden. Culpam os países de primeiro mundo pelo desaparecimento dos cardumes que alimentavam os povos costeiros. Agora voltam à milenar prática da pirataria.

Carlos Alberto Soares

O Dragão tem uma base lá, Djibouti na boca do golfo, portanto ….. normal.

Jagdverband#44

Esse Dongpinghu (960) é um monstro hein.

Jagdverband#44

E essa proa saliente da 579?

Diogo

Bom que os FE chineses nem precisam cobrir os rostos para as fotos ne? Ninguem consegue saber quem é quem mesmo kkkkk

Delfim

Se naves comerciais brasileiras estiverem sob risco de pirataria naquela região, um classe Amazonas com um heli leve com metralhadoras e alguns GRUMEC’s a bordo dá e sobra para o gasto.

Humberto

A coisa não é tão simples assim. Primeiro Somália é do outro lado da África (quase 14 mil Km), então, iria demorar um bocado de tempo para o Amazonas chegar lá (12 nós iria demorar umas 3 semanas), uma vez na região, vai ficar patrulhando eternamente? Não, teria que ser revezado com um outro, no mais vai ficar patrulhando 24 horas 7 dias por semana? Não, teria que ser abastecido, ou seja, achar um porto (que por motivos óbvios não tem como ser na Somália). A tripulação sempre seria a mesma? Vão ser trocados a cada x semanas? Combustível, peças… Read more »

Carlos Alberto Soares

Concordo.