CSCL Venus, imagem via Daniel Eckhart

A China ultrapassou os EUA em 2018 como principal nação marítima do mundo

CSCL Venus, imagem via Daniel Eckhart
CSCL Venus, imagem via Daniel Eckhart

A China é o maior país de transporte marítimo internacional, de acordo com um novo relatório apresentado pela DNV GL e pela Menon Economics na feira SMM em Hamburgo, em 5 de setembro.

O estudo, intitulado “As Nações Marítimas Líderes do Mundo”, compara as 30 nações marítimas líderes em todo o mundo em quatro pilares marítimos fundamentais: navegação, finanças e direito, tecnologia marítima e portos e logística, na tentativa de compreender os principais impulsionadores por trás do sucesso marítimo nacional.

O novo relatório acompanha o relatório de 2017 da Menon e da DNV GL sobre as “Capitais Marítimas Líderes do Mundo”, mas muda o foco para uma extensa revisão do setor marítimo em nível nacional.

Como explicado, as 30 nações foram classificadas por tamanho e magnitude em todos os quatro principais pilares marítimos e seus subgrupos. Como o setor marítimo é o principal motor de toda a indústria marítima, mais peso foi dado ao setor de transporte marítimo.

O relatório de 2018 classifica a China como a principal nação marítima do mundo, devido aos quatro maiores rankings em todos os pilares marítimos. A posição da China é particularmente forte nos portos e no pilar da logística, com os maiores portos de contêineres e granéis do mundo.

“A força da China é esmagadora, particularmente no pilar de portos e logística, mas também no transporte marítimo”, disse Erik W. Jakobsen, sócio-gerente da Menon Economics e co-autor do relatório.

“Não deveria nos surpreender, no entanto, já que a China é o maior país exportador e importador do mundo. A outra superpotência econômica, EUA, segue a China no ranking, com os principais portos e cidades marítimas na costa leste e oeste”, acrescentou.

Os EUA estão em segundo lugar, pontuando alto em todas as quatro dimensões, seguidos pelo Japão. Alemanha, Noruega e Coreia do Sul, dividem o quarto lugar. A força da Alemanha reside na sua consistência, com um top cinco em três categorias, enquanto a Noruega tem a sua posição mais forte em finanças marítimas e direito e tecnologia marítima. A Coreia do Sul é a top 10 em tecnologia marítima e está entre as 10 maiores em frete e portos e logística.

“Para os três principais países marítimos, os rankings do estudo refletem o tamanho de suas economias nacionais”, Shahrin Osman, Chefe Regional de Consultoria Marítima para o Sudeste Asiático, Pacífico e Índia, da DNV GL Maritime, co-autor dos relatórios de 2017 e 2018, comentou.

“Curiosamente, no quarto lugar conjunto da Noruega, Coreia do Sul e Grécia na 7ª posição, podemos ver que os países “menores” ainda podem ter uma influência e importância fora do comum no mundo marítimo, devido às suas tradições, história e inovações”, ele disse ainda.

O Brasil está em 22º lugar, segundo o relatório.

FONTE: World Maritime News

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Tá explicado um dos motivos da recente expansão naval militar dos chineses. Marinha mercante puxa marinha de guerra.

Rui chapéu

Tb, a china hoje produz quase tudo que eu uso aqui no Brasil. Não é diferente nos EUA.

sub-urbano

Em pensar que até poucos anos o governo investia na nossa industria naval, oferecia crédito para construção e modernização de estaleiros, reservava mercado para aumentar a demanda, chegou até a mediar acordo para que os coreanos compartilhassem tecnologia e KnowHow… por isso eu nunca vou deixar de pensar que a Operação Lava-Jato foi um movimento orquestrado para desmontar o Brasil. A venda de ativos da Petrobrás e os leilões do pré-sal a troco de pinga são provas disso. Nunca vamos saber a verdade pq o aparato de inteligência e contrainteligência nacional são absolutamente incompetentes.

jagderband#44

cachaça boa hein companheiro…

Marcos10

rs

Esteves

com esse efeito deve ser de Salinas.

Everton Matheus

As vees eu só queria usar umas paradas assim e ficar doidão tbm. Esquecer da realidade, mas os boleto não deixam.

guilherme santos

Isso bate palma pra lava-jata que parou o país e derrubou varias empresas e empreiteras que geravam milhares de empregos e rodava a economia do país.
Enquanto nos EUA toda vez que estoura um caso de corrupção envolvendo suas grandes empresas estratégicas eles abafam e resolvem atrás das cortinas.
Nas terras tupiniquins fazem um show midiático em cima da corrupção nas empresas e derrubam tudo.
Eai, valeu a pena a lava a jato ? Melhorou sua vida ? Uma coisa eu tenho ctz : a corrupção nunca vai acabar.

HMS TIRELESS

Nada mais falso meu caro Relojoeiro! A Lavajato não desmontou nada mas apenas desvendou o maior esquema de corrupção do mundo ocidental, convenientemente escondido sob a fachada de um suposto projeto desenvolvimentista, onde um cartel de empreiteiras se uniu a um partido político para saquear o Estado.

sub-urbano

Fatos que reforçam tal teoria: . Sergio Moro é ex aluno do DOS (Departamento de Estado dos USA) . A venda do campo de Carcará (o mais rentável do pré-sal), imediatamente após a operação lava jato, por 2,5 bilhões de reais a Stateoil. As reservas desse campo em valores atuais é de 1 trilhão de reais. . Moro é homenageado em 2017, em um evento exclusivo, na Câmara de Comércio Brasil-USA. Estranho, não? . Cancelamento do programa VLS da força aérea brasileira, meses após o impeachment. . Falha no lançamento do veículo de manobra SARA suborbital. (Um prótótipo de MIRV… Read more »

george gratz

Com o preço atual do barril, E NÃO VAI SUBIR MAIS, não existe PRE-SAL viável , você entende ou quer que eu desenhe? Exploração em aguas profundas só é viável, minimamente com o preço do barril MUITO, MUITO acima do que esta, do contrário é idiotice.

sub-urbano

Comentário retido, não consigo responder meus detratores rs

Falcon

Ahhh, entao nao houve corrupcao generalizada, a Petrobras nao for saqueada, ou melhor tds as estatais, o molusco e inocente, o BNDS nao jogou no lixo bilhoes para financiar ditaduras amigas.
Tem gente que ainda acredita nessas fantasias de que Sergio Moro trabalha para a CIA e outros sandices.
E pensar que poderia ter aproveitado o boom das commodities e investido forte em infrastructure …

Wilson Junior

Prezado Falcom,
Sim, houve corrupção que deve ser combatida e as pessoas (físicas) envolvidas devem ser punidas. Mas este combate precisa ser dentro da lei e não pode destruir investimentos de empresas (as pessoas jurídicas, sobretudo as publicas, devem ser preservadas) nem o país paralisado em um grande show midiático eleitoreiro.

Ivan BC

sub-urbano 7 de setembro de 2018 at 21:16
kkkkkkkkk menos, muito menos…criticar a justiça por conter bandidos não tem nada de nobre, o ato de roubar da coletividade sim deve ser criticado. Por fim, fez tanto por nossos meios navais que a nossa marinha está no fundo do poço e os estaleiros quebrados após a maior recessão da história, dar dinheiro para estaleiros NÃO é e nunca foi política pública sustentável.

XFF

Verdade!!!

george gratz

O que é que a lava-jato tem com isso? Quem investia e investiu na industria naval, de verdade, foi o Regime Militar !!!! A Lava-Jato, agora sendo desmantelada, foi a primeira iniciativa pra colocar politicos na cadeia, pois até agora cadeia no Brasil era só pra pobre !!!!!

sergio ribamar ferreira

Houve momentos de desenvolvimento. Foi a partir da metade dos anos 90 até o final que houve o sucateamento da indústria naval. De 2003 à 2010(reconheço)se tentou implementar novos investimentos . Em 2010 em diante não se deu continuidade na modernização houve , sim sucateamento ainda maior e quebra devido a incompetência governamental. Provavelmente levaremos anos para estar entre os 10 primeiros novamente. Não posso opinar sobre Lava -Jato ou venda de ativos da Petrobrás com maior profundidade, O primeiro caso de polícia, ao segundo a Petrobrás quanto a perfuração e descobertas de novos poços ainda é Top de linha.… Read more »

Cícero Pavei

Tenho fé em Deus que em menos de 5 anos a China vai desbancar a economia americana e com certeza vai aumentar seu poderio militar e vai comandar a nova Ordem Mundial

george gratz

Deus nos livre kakakaka, Não quero ninguém comandando ordem nenhuma !!! Os países tem de ser livres!!! Mas relaxe, você está errado, a China está anos luz atrás dos americanos militarmente falando, e é cercada por inimigos, só isto.

Miguel

Parabéns a China.
sub-urbano esta certíssimo, lava jato = Departamento de estado EUA.
O império americano esta em declínio irrecuperável, só lhe resta guerras comerciais ou guerras de fato. A pá de cal será quando deixarem de usar somente o Dólar nas transações comerciais globais.

totonho

Certinho. Quanto ao “resto” é o resto. Pessoas bem intencionadas e que amam de verdade o brasil, perdem tempo discutindo com essas pessoas que claramente odeiam e jogam contra esse país. Gente que faz de conta que acredita nessa tal “salva rato” e outras “operações” que foram “montadas” para aplicar o maior saque, roubo, destruição e aniquilamento de uma nação de se tem notícia na história da humanidade. Olhando o “google” vemos que o PIB do brazil em 2003 ( quando a cia, globo e afins resolveram deixar o brasil “mudar” um pouquinho) era de USD $550 BILHÕES. Em 2010,… Read more »

Top Gun Sea

Surpreendente! Como o Brasil caiu! Sendo o maior exportador de commodities e minério de ferro do mundo e também petróleo. Penso que o próximo governo deveria ter um gabinete de crise para tratar a questão portuária, com programas para acelerar o crescimento novamente. Há megas investimentos em Itaboraí, Ipojuca… tudo paralisado. Investir na indústria naval que desempregou quase 40.000 só no Rio de Janeiro, reparar essas taxas de importação que só favorece a indústria naval estrangeira que vem fornecendo 65℅ de tudo que a indústria petrolífera brasileira necessita. O estaleiro aliança por exemplo tinha 12000 pessoas trabalhando hoje tem 1800… Read more »

Vovozao

A maior surpresa vem do Vietnam, país a poucos anos destruído, e hoje já ostenta a 29 posição, os países Asiáticos estão sempre se superando. Nesta lista temos vários, maioria destruídos, ocupados 2 guerra, e, hoje 70 e poucos anos depois, reconstruídos, boa estrutura tanto social como econômica, maioria com suas marinhas bem estruturadas, e nós brasileiros, não fomos ocupados nem destruídos, após a guerra éramos uma nação saudável, porem, paramos no tempo. Só roubo e falcatruas, armações, vivemos de comprar equipamentos militares de segunda mão para todas as FFAA, não temos saúde, educação, segurança, só temos ladrão e ainda… Read more »

Moriah

é aquilo que venho pensando e falando para meus amigos, o BR não sofreu nada, não tem ameaça, todo mundo é amigo. logo, para que ser grande né? para que se defender? basta ficarmos no arroz com feijão apenas… o problema é que o BRsileiro pensa apenas em si mesmo, esquece o contexto de nação e por isso, por mais que não soframos como outros países em diversos aspectos, continuaremos à margem do progresso, enaltecido na bandeira. ordem? nem se fala… parabéns aos chineses, a frota de tesouro voltou.

Thiago

Sofremos sim com os outros países, não há contencioso bélico pelo momento, mas existem atritos que não se resumem apenas no poder militar. Batalhas políticas, econômicas , diplomáticas, financeiras e até guerra cambial são travadas todos os dias pelas nossas instituições, as forças armadas são apenas uma ferramenta entre tantas outras no xadrez do poder.

Aldo Ghisolfi

PARABÉNS à China! Segue firme implementando sua geopolítica e dominando o mundo comercial.

jagderband#44, quem sabe o problema do sub-urbano -desculpa- não seja fumo de má qualidade, misturado com pasto?…

Jmgboston

Eu não exatamente o que quer dizer ” A nova ordem mundia da China ” mas se alguem hoje tiver que sair do Brasil e escolher entre China e os Estados Unidos para viver e cuidar da família e escolher os States então ha algo de muito errado acontecendo por la. Que o diga os chineses que imigraram para o Brasil.

Thiago

A posição brasileira não é infeliz, muito pelo contrário, poderia ser melhor com certeza, mas mostra a relevância e peso do Brasil. O Brasil por tradição e história nunca foi uma potência marítima de relevância, nao é nunca foi uma talassocracia como no caso Holandês ou da Grécia. Outra consideração importante sobre o nosso país é a tendência isolacionista, devida a vários fatores, geográficos e políticos . As exportações em nossa economia possuem um incidência bastante pequena, como nós EUA, algo ou pouco mais do 10% do PIB. Diferente das economias asiáticas e até européias, onde a dependência das exportações… Read more »

USS Montana

China, gente que faz.

Enquanto isso o brasileiro, influenciado pelo ”sebastianismo” lusitano, aguarda o ”Salvador da Pátria” que ou está preso ou está na UTI.

Lamentável…

Thiago

Concordo … Infelizmente.

Esteves

Olha…pois é, O Thiago fez um caminho certo. Não somos potência. Estamos isolados pelo mar, pela selva e pela língua. Nosso comércio exterior é pequeno. Estamos lá pelo 25o.lugar. Apesar do PIB nos colocar entre os 10 maiores. Os marinheiros explicam como funciona o Atlântico. O pessoal insiste em modificar. Explicou-se novamente que uma coisa é uma coisa. Foi feito daquele jeito para aquela finalidade. Estaleiro também. Cadê a carga? Nossas exportações são 25% do PIB. O país tinha uma demanda reprimida. Veio o sonho do pré-sal. Imaginou-se que daria para, aumentando a demanda, alargar a oferta de estaleiros e… Read more »

Thiago

Esteves, realmente eu não encontrei algo negativo nesse relatório. Aponta para as 30 nações que lideram no quesito marítimo, existem mais duas centenas de nações no mundo , portanto já o fato de estar presente nessa classificação é algo positivo para um país periférico, latino-americano e em desenvolvimento como o Brasil que não um exportador de excelência e nem uma potência marítima. Não é absolutamente negativo. Pode melhorar com certeza, mas repito não é negativo, são quase todas nações plenamente desenvolvidas ou potências. Quanto as exportações brasileiras ser 25% do PIB, não achei esse dado, se me repassar a fonte… Read more »

Esteves

Somei 12% de bens e serviços + 12% de commodities. Se não estiver correto, veja lá.

Mania de se achar grande. Não somos. Commodities tem valor agregado muito baixo. Óleos brutos, açúcar, soja, carnes, minérios. Essa é nossa pauta de exportações. Um país que se abriu ao mundo em 1988. Com Collor de Melo. Um país que ainda monta carros com motores do Monza. Um país que perdeu até a única fábrica de bicicletas. Não produz máquinas nem motores.

Thiago

Entendi agora Esteves, grato pelo esclarecimento. Abraços

Guilherme Evaristo Cordeiro

Cara a Petrobras só deu prejuízo por causa da desvalorização contábil do ativo com a queda do Petróleo. O lucro voltou quando o preço subiu e os ativos foram reavaliados. O lucro operacional (sem variação contábil) da empresa não mudou quase nada nos anos e gira em 100 bi anuais.
Entao, não foram sessenta dias para recuperar nada. Cara o PT não tem culpa de tudo.

Joao Moita Jr

Infelizmente, vejo que a única saída para o Brasil é desmontar tudo, e começar de novo. O outro dia estava ajudando meu filho montar um set de Legos, e depois de cometer um erro irreparável tive que fazer isso. O caso do Brasil é o mesmo. Gostamos aqui no blog de discutir e aprender sobre equipamentos militares, e até aí tudo bem. Mas do jeito que anda o país, daqui a pouco isso pouco vai importar. E quanto ao Sub-urbano, não estou de acordo com a maioria do que ele opina, mas devo dizer que aqui nos Estados Unidos é… Read more »

Esteves

O escândalo e a roubalheira na Fifa também. Começou lá.

Alex II

Nenhuma surpresa que tenha começado lá, como tudo começa lá quando o governo daqui não é muito querido por lá. Mas se for querido não tem começo, recolhem as informações e arquivam. FHC, o puppet de Clinton, que o diga.

Thiago

Fato curioso e quase supresa a Finlândia no 27° e a Suíça –
um país sem acesso para o mar – no 28° .

Bardini

É pq as empresas devem ser registradas lá.
Singapura é uma ilha pouca coisa maior que Floripa, e tem a 9ª posição…

Thiago

Também penso assim Bardini, o pilar dessa boa performance deve residir no poder financeiro e um excelente sistema jurídico.

Ozawa

As fotos explicam tudo: no deck à ré da torre de controle os containers para abastecer as lojas da 25 de Março, em São Paulo, e à frente da torre de controle os containers para abastecer as lojas do Saara, no Rio de Janeiro . . .

Camillo Abinader

Domine os mares e dominará o mundo…
Com relação ao Brasil, Lula e o PT roubaram o país até a sua falência, os EUA como sempre aproveitaram a fraqueza do “moribundo” pra derrubar o Brasil de vez e tirar proveito, base de Alcântara, Embraer, etc

Ivan BC

Legal, agora o problema do Brasil é a PF, MPU, PGR e o judiciário em geral investigar e prender corruptos, paralisando parcialmente contratos vencidos através de esquemas de corrupção. Agora nossos políticos corruptos, que inflam contratos públicos como o COMPERJ orçado em 9 bi e até agora gasto quase 50 BI, canalizam dinheiro para seus bolsos é frutos dos EUA, China, Rússia e da minha avó, da CIA, do FBI, da KGB, dos aliens, dos chineses que compraram quase metade do pré-sal e o resto das estatais e contratos públicos, da Venezuela, Moçambique, Niger, Bolívia, Cuba, Equador que levaram bilhões… Read more »

XFF

guilherme santos 8 de setembro de 2018 at 8:50 >>>>>

Você disse tudo, Guilherme. Combate a corrupção no país virou Big Brother. As empresas são expostas na mídia durante anos, gerando desvalorização e falências dessas empresas brasileiras. Quem aparece depois para comprar essa empresas desvalorizadas a preços de bananas? Multinacionais da Europa e dos EUA.
A lava-jato funciona contra interesse do país. Temos que combater a corrupção, mas não desse jeito, destruindo empresas produtivas que geram riquezas para o país.

Alecxandro

Nossa a autora do post falou sobre o ranking das nações marítimas navais e a galera.ja chegou no Moro? Por isso que tem tanta gente desempregada, alguns viajam no requeijão, nem é na maionese mais. Excelente post. A China o principal destino da soja produzida aqui no Brasil.

Wagner

Sergio Moro é Almirante na China ????

Ué, tao falando dele, so posso concluir isso…