Primeiro pouso SRVL do F-35B a bordo do HMS Queen Elizabeth
Primeiro pouso SRVL do F-35B a bordo do HMS Queen Elizabeth

Um revolucionário método de pouso de um jato de combate F-35 Lightning em um navio foi realizado pela primeira vez a bordo do mais novo porta-aviões do Reino Unido, o HMS Queen Elizabeth.

O piloto de testes britânico Peter Wilson fez história quando realizou o primeiro pouso vertical com rolagem no navio (SRVL – Shipborne Rolling Vertical Landing) neste fim de semana – um método que parece um pouso convencional, mas requer habilidade e precisão ainda mais intensas. (Assista ao vídeo do pouso no final desta matéria).

Anteriormente, os jatos realizavam apenas aterrissagens verticais, pairando ao lado do navio antes de se mover lateralmente sobre o convés e descer suavemente.

Um pouso com rolagem, no entanto, exige que o jato faça uma aproximação de aterrissagem mais convencional, aproximando-se do navio por trás em velocidade, antes de usar o impulso de seu bocal e criar sustentação sob as asas para pousar suavemente.

O Reino Unido é a única nação atualmente planejando usar a manobra, que permitirá que os jatos pousem a bordo do porta-aviões com cargas mais pesadas, o que significa que eles não precisarão descartar combustível e armas caros antes do pouso.

Peter Wilson, um piloto de testes britânico da BAE Systems, disse: “Estou animado e emocionado por ter conseguido isso. Eu trabalhei nisso nos últimos 17 anos e é fantástico saber que isso correspondeu à modelagem e simulação que fizemos ao longo dos anos.

“Voei mais de 2.000 SRVLs no simulador e estou honrado por ter conseguido fazer o primeiro a bordo do HMS Queen Elizabeth.”

Tão importante quanto o piloto no cockpit era o tenente Christopher Mould da Marinha Real, o oficial de segurança da aterrissagem do navio.

Tomando seu lugar no centro de controle de voo lotado, mas estranhamente silencioso, ele teve a última palavra sobre se o jato poderia pousar dessa maneira. Com segundos para prosseguir antes do touchdown, sua comunicação permitiu que o pouso histórico acontecesse.

“Foi uma experiência bastante intensa”, disse o tenente Mold. “É a primeira vez que fizemos isso. Como o verificador independente, tenho que ter certeza de que o que estamos vendo no centro de controle de voo também é o que o piloto está vendo e comunicar como eu o vejo”.

Outro piloto de testes a bordo é o Major Michael Lippert, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Ele disse que os Estados Unidos estavam observando essa parte dos testes a bordo do porta-aviões da Grã-Bretanha particularmente de perto. O USMC, que também usa a variante F-35B usada pela HMS Queen Elizabeth, se juntará ao navio quando ele se desdobrar operacionalmente pela primeira vez em 2021.

O major Lippert disse: “Esta é uma das principais razões pelas quais estamos aqui. É de interesse para o serviço em geral e estamos aprendendo uns com os outros. Terei a honra de conduzir o primeiro SRVL no mar para os militares dos EUA, então estou animado. É para isso que todos nós nos juntamos – este é verdadeiramente um teste experimental de voo. ”

O Comandante James Blackmore, Comandante do Ar a bordo do HMS Queen Elizabeth – também conhecido como “Wings” – disse: “Este é o primeiro passo para provar essa capacidade e outro marco na aviação para a Marinha Real Britânica. É fantástico ter conseguido isso – seguimos o manual e aconteceu exatamente o que esperávamos”.

O comodoro Mike Utley é o comandante do Carrier Strike Group do Reino Unido. Ele acrescentou: “O que o marco atual significa, no final, é que daremos aos nossos líderes estratégicos ainda mais opções.

“Forçar esse envelope sempre em expansão significa que podemos alcançar os efeitos que eles exigem de nós. Mais uma vez demonstramos a cooperação contínua entre o Reino Unido e os EUA, mas mais essencial do que isso é como isso se traduzirá em operações futuras ”.

O líder do esquadrão, Andy Edgell RAF, o piloto líder do programa de testes de voo, disse: “Não poderia ter sido melhor e era óbvio para qualquer que estávamos assistindo a um momento da história da aviação da Marinha Real Britânica.

Agora vamos nos concentrar em colocar todos os nossos quatro pilotos de teste aqui através do mesmo processo para alcançar a maior amplitude possível de dados sobre os pousos”.

O HMS Queen Elizabeth continua seus testes de voo – em uma comissão chamada Westlant 18 – junto com seus navios de escolta HMS Monmouth e o USS Lassen, um contratorpedeiro dos EUA.

Ele deixou seu porto de Portsmouth em agosto, cruzando o Atlântico com helicópteros antissubmarino Merlin Mk2 embarcados do 820 Naval Air Squadron da RNAS Culdrose e Merlin Mk4 do 845 Naval Air Squadron da RNAS Yeovilton.

Mais de 1.400 marinheiros, tripulação de voo e fuzileiros navais reais têm trabalhado a bordo do navio-aeródromo durante seu desdobramento.

Os dois novos porta-aviões da Marinha Real Britânica, o HMS Queen Elizabeth e o HMS Prince of Wales, projetarão o poder militar britânico em todo o mundo pelo próximo meio século.

O trabalho de construção continua a um ritmo a bordo do HMS Prince of Wales, o segundo porta-aviões da classe, que está prestes a ser concluído no estaleiro de construção naval de Rosyth.

Eles serão usados para fornecer assistência humanitária e socorro a desastres, fortalecer as relações de defesa com os aliados de nossa nação e apoiar as forças armadas britânicas mobilizadas em todo o mundo.

Em operações recentes, os porta-aviões dos EUA, incluindo o USS George H.W. Bush e o USS Harry S. Truman, desempenharam um papel central no Golfo e no Mediterrâneo, realizando ataques contra o Daesh no Iraque e na Síria.

O HMS Queen Elizabeth está no caminho certo para ser desdobrado em operações globais a partir de 2021. Enquanto isso, o Reino Unido já recebeu 16 unidades de um total planejado de 138 caças F-35 como parte de sua frota da aeronave militar líder mundial para uso da Marinha Real Britânica e Força Aérea Real.

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Everton Matheus

É Bizarra a maneira como o piloto fez esse pouso parecer estupidamente fácil e comum, e não estou la dentro mas a aeronave parece ter respondido muito bem e até com certa indiferença. Alem de algumas alterações no convés, é disso que o Japão precisaria para operar os F35(B) em seu Porta Helicópteros Izumo de maneira “Full”?

Charles Mattioda

Computadores e que fazem a mágica.
Não e um avião na mão como diriam os antigos.

Willber Rodrigues

Pelo que eu entendí da matéria e do vídeo, o piloto fez uma aterrissagem “normal´´ e, no último segundo, usou os jatos do caça como “freio´´, direcionando os jatos na direção contrária do caça, para fazê-lo parar, sem a ajuda de cabos. É isso mesmo?

Willber Rodrigues

Aproveitando:
Isso pode ser feito em “qualquer´´ NAe ou porta-helicópteros que tenham um convés com estrutura suficiente para aguentar o calor dos jatos, ou o NAe precisa ser projetado especificamente para isso?

Dalton

Os grandes navios de assalto anfíbio da classe “Wasp” estão recebendo modificações para operar com o F-35B de forma sustentada por meses a fio…os 2 primeiros da classe, os USSs Wasp e Essex já receberam e estão nesse momento em missão cada um com um destacamento de 6 F-35Bs…que será o padrão. . Em caso de necessidade o esquadrão todo, 16 unidades ou mesmo 20 aeronaves de dois esquadrões, poderão ser embarcados desde que os MV-22s, CH-53s, AH-1s e os quase 2000 fuzileiros navais não sejam embarcados…2 dos LHDs operaram brevemente dessa forma durante a invasão do Iraque em 2003… Read more »

Dumont

Um ponto que chama atenção neste tipo de procedimento é que, provavelmente, as exigências quanto à resistência térmica do convés são diminuídas… Este não é o único limitador para o uso deste tipo de vetor em navios que não foram pensados para tal uso mas seria um problema a menos (ou um problema menor) para resolver…
Sds

Claudio Ferreira

Daria para adaptar o Gripen NG para VTOL?

Dumont

Caro Wilber, acho que pensamos na mesma coisa…

Charles Dickens

Grande coisa. O piloto fez uma operação para a qual foi treinado e o avião fez uma operação para a qual foi fabricado.

CT Araguari

Manja muito da diferença entre teoria e prática vc!

Washington Menezes

Quando vibram com uma aeronave fazendo um pouso em porta aviões, aí a gente vê que coisa tá difícil, imagina em um combate real tendo que aterrizar dezenas de aeronaves ao mesmo tempo e todo mundo pisando em ovos.

Munhoz

Os Ingleses são espertos sabem que no futuro numa eventual guerra não iria sobrar pistas de pouso então escolheram o F 35B.

Dalton

Um tanto quanto atrasado no meu comentário Munhoz…mas…o problema da sua afirmação é que torna todos os compradores do F-35A, que tem maior alcance, transporta mais armas e é a única versão com um canhão interno…menos espertos…e/ou todas as demais aeronaves “convencionais” obsoletas o que não é o caso. . Note que mesmo que o Reino Unido adquirira todos os 138 F-35B…fala-se em possíveis cortes ou mesmo a compra de alguns F-35A para a RAF , apenas 5 esquadrões de 12 aeronaves cada serão criados e um desses esquadrões será exclusivo para treinamento de novos pilotos. . Todos os mais… Read more »

Salomon

BV ao tenente. Vai longe.

Luiz Carlos Porto

Gostaria de fazer pousos revolucionários. Alguém pode me ensinar?

Luiz Trindade

Bom dia,
Não mostrou muita coisa… Devia mostrar ele vindo em velocidade para convés e a abertura do exaustor de sustentabilidade com a movimentação do bocal do exaustor. Isso seria novidade. Esse pouso já fora mostrado anteriormente aqui no Blog.

Dalton

Como pode ter sido mostrado antes se foi a primeira vez que isso foi tentado ?

Luiz Trindade

Eu digo que o vídeo mostra o pouso de maneira que ele havia feito anteriormente. Não há novidade. Ele veio devagar para área de pouso e pousou. Do mesmo jeito que fez pela lateral. Qual é a diferença nisso? Haveria diferença, repito, se ele viesse rápido, freasse usando o bucal do exautor e pousasse. O Harrier fazia isso. Eu ainda não vi em nenhum vídeo postado neste blog ele fazer isso que dirá no HMS Queen Elizabeth.

Dalton

Entendo…você esperava que ele pousasse em alta velocidade…mas…isso é impraticável…trata-se sim de uma forma diferente de pousar ainda mais que em muitas ocasiões o mar não estará tão tranquilo para tanto novos equipamentos virão a ser instalados para garantir segurança.
.
E como o texto menciona, mesmo que os fuzileiros navais dos EUA não possam usufruir desse método de pouso a bordo dos grandes navios de assalto anfíbio , terão que aprender para quando embarcarem no HMS Queen Elizabeth na primeira missão deste e em futuras cooperações.

Charles Dickens

O piloto treinou 17 anos pra fazer essa merreca.

Dalton

Parece fácil…mas…só parece pelo que li…e para esse piloto experiente que já deve ter treinado para inúmeras situações de fato deve ter sido fácil já que o pouso foi realizado em condições de bom tempo, com pouca carga e sem ainda estar instalado equipamentos a bordo do NAe que tornarão esse pouso mais seguro em condições adversas.

Charles Dickens

Agora fica mais claro entender porque a Royal Navy está sem dinheiro.

cfsharm

Acho que as fotos estaõ erradas… tem sujeito achando que a manobra realizada foi feita pelo Han Solo com a Millenium Falcon!! E o Queen Elizabeth na verdade é um planeta disfarçado. RSRSRS

Luiz Trindade

Boa… kkkkkkkkkk

Dumont
Jad.Bal.Ja

Se não estou enganado o velho Yak-38, apesar de ser bem mais limitado tbm era capaz de fazer esse tipo de pouso.