F-35B com bomba GBU-12

F-35B com bomba GBU-12

F-35B com bomba GBU-12
F-35B com bomba GBU-12

Foram lançadas as primeiras bombas pelos jatos F-35 Lightning II (Joint Strike Fighter), que conduzem testes a bordo do mais novo porta-aviões da Grã-Bretanha, o HMS Queen Elizabeth.

As bombas guiadas a laser de precisão GBU-12 Paveway II inertes foram lançadas na costa leste dos EUA, marcando outro ponto significativo nos testes do porta-aviões.

A adição das bombas de 500 libras aos jatos para decolagem permitiu que as equipes de testes vissem como os jatos se comportam quando carregam vários pesos, reunindo dados de teste cruciais.

É a primeira vez que as bombas norte-americanas foram embarcadas em um navio do Reino Unido. Elas são feitos de uma cabeça, contendo o computador da bomba, a cauda e uma ogiva de concreto. Como são bombas de teste, não carregam explosivos.

Elas estão sendo montadas a bordo por técnicos de aviação da Marinha Real, supervisionados por especialistas da Marinha dos EUA do porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower, demonstrando ainda mais a estreita cooperação entre as duas principais nações aliadas.

O comandante Neil Mathieson, chefe do departamento de engenharia de aviação a bordo do HMS Queen Elizabeth, disse: “Isso é um marco significativo para nós. Isso me deixa animado com testes operacionais no ano que vem com os esquadrões F-35 Lightning do Reino Unido, quando nós veremos as Paveways reais sendo lançadas. Esses testes são um caminho importante para esse objetivo”.

O Aviation Ordnanceman Petty Officer 2nd Class Robert Little, da Marinha dos EUA, fez parte da equipe que supervisionava os técnicos aéreos da Marinha Real a bordo. Ele acrescentou: “A equipe correu muito bem com o trabalho que fizemos com eles, eles chegaram a trabalhar com muita rapidez”.

F-35B e bombas GBU-12 guiadas a laser
F-35B e bombas GBU-12 guiadas a laser

Os porta-aviões dos EUA têm centenas de marinheiros envolvidos no armamento, enquanto o sistema de manuseio de armas altamente mecanizado a bordo do HMS Queen Elizabeth leva apenas 40 pessoas para preparar um jato F-35 Lightning para operações de combate, graças à tecnologia automatizada projetada especialmente para isso no navio de guerra britânico.

O HMS Queen Elizabeth continua seus testes de voo – em uma comissão chamada Westlant 18 – junto com seus navios de escolta HMS Monmouth e o USS Lassen e um contratorpedeiro dos EUA.

Ele deixou seu porto de Portsmouth em agosto, cruzando o Atlântico com helicópteros antissubmarino Merlin Mk2 embarcados do 820 Naval Air Squadron da RNAS Culdrose e Merlin Mk4 do 845 Naval Air Squadron da RNAS Yeovilton.

Mais de 1.400 marinheiros, tripulação de voo e fuzileiros navais reais têm trabalhado a bordo do porta-aviões durante sua comissão.

Os dois novos porta-aviões da Marinha Real Britânica, o HMS Queen Elizabeth e o HMS Prince of Wales, projetarão o poder militar britânico em todo o mundo pelo próximo meio século.

O trabalho de construção continua a um ritmo acelerado a bordo do HMS Prince of Wales, o segundo porta-aviões da classe, que está prestes a ser concluído no estaleiro de construção naval de Rosyth.

Eles serão usados ​​para fornecer assistência humanitária e socorro a desastres, fortalecer as relações de defesa com os aliados de nossa nação e apoiar as forças armadas britânicas mobilizadas em todo o mundo.

Em operações recentes, os porta-aviões dos EUA, incluindo o USS George HW Bush e o USS Harry S Truman, desempenharam um papel central no Golfo e no Mediterrâneo, realizando ataques contra o Daesh no Iraque e na Síria.

O HMS Queen Elizabeth está no caminho certo para ser desdobrado em operações globais a partir de 2021. Enquanto isso, o Reino Unido já recebeu 16 de um total planejado de 138 caças F-35 como parte de sua frota de aeronaves militares líderes mundiais para uso da Marinha Real Britânica e Royal Air Force.

HMS Queen Elizabeth chegando a Nova York
HMS Queen Elizabeth chegando a Nova York

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALEXANDRE

Caramba 138 f35 wow

Dalton

Apesar disso…apenas 4 esquadrões de linha de frente serão criados e alguns anos se passarão até isso ser concretizado…cada um com 12 aeronaves, 2 esquadrões para a Royal Navy e dois esquadrões para a RAF, totalizando 48. Um quinto esquadrão também de 12 aeronaves será utilizado exclusivamente para treinamento. . Isso limitará o uso deles a bordo dos NAes…apenas um esquadrão normalmente, com a possibilidade de se embarcar um segundo esquadrão se houver necessidade. . Outros 3 F-35B, permanecerão nos EUA para testes, então, os restantes 75, se todos de fato forem adquiridos, serão utilizados para manter a frota “ativa”… Read more »

Leonardo M.

Desde 1941 um porta aviões estrangeiro não bombardeava solo americano

Parabéns aos britânicos por tal façanha kkkkkkk

Socrates Pereira

Essa última foto é linda!

Marcelo

o caça se diz “stealth” mas essas meras bombas guiadas a laser precisam ser carregadas externamente…

Bardini

Ué… Mas é uma grande vantagem possuir essa maleabilidade. Seria uma burrice enorme se utilizar apenas das baias internas.

Bosco

Bruno,
Vale salientar que 2000 lb (um pouco mais) é referente ao F-35B. O “A” e o “C” levam internamente 5000 lb.

Marcelo

creio que apenas as JDAMs sejam carregadas internamente. As guiadas a laser precisam ser carregadas externamente, aumentando o RCS.

R22

O que pesa é justamente o fato do Queen Elizabeth só poder operar o F-35. Em missões de interceptação com mísseis ar-ar, ótimo, mas deve ficar bastante limitado em missões de ataque já que acredito não poder levantar voo com carga máxima.

Humberto

Na realidade, são raros os momentos no qual os caças saem com carga máxima, a quantidade de artefatos dependem mais da missão a ser executada. No início dos combate, no qual a capacidade stealth é importante, os mísseis e bombas serão carregadas internamente, ou seja, longe da capacidade teórica do avião.
No mais, quando existe a necessidade de decolar com uma grande quantidade de bombas ou mísseis, existe a possibilidade do reabastecimento logo após a decolagem, ou seja o avião decola mais leve (com menos combustível).
Abraços

R22

Obrigado a todos pelas informações. Sds.