Corveta Infanta Elena
Corveta Infanta Elena

Um navio de guerra espanhol navegou ilegalmente pelas águas do território britânico de Gibraltar, alegadamente tocando o hino nacional espanhol em alto-falantes.

O navio era a Infanta Elena, uma corveta de classe “Descubierta” datada de 1980.

Algumas fontes contestaram as alegações de que o hino nacional foi tocado, com o Ministério das Relações Exteriores confirmando isso.

O usuário local do Twitter @ Atajate71 gravou o vídeo na tarde de 4 de dezembro. O vídeo original é exibido abaixo, diretamente do feed do Twitter do usuário.

No início da semana, o submarino nuclear HMS Astute chegou a Gibraltar para uma escala rotineira no território.

O submarino esteve ocupado nas últimas semanas. No mês passado, a fragata Type 23 HMS St Albans e o submarino HMS Astute treinaram na costa escocesa.

As ações espanholas em Gibraltar e nos arredores são freqüentes, apenas no mês passado, um navio da Marinha Real disparou um flare de alerta depois que o navio da Guardia Civil espanhola ficou muito próximo do submarino nuclear HMS Talent. Entende-se que o HMS Talent estava partindo de Gibraltar depois de recompletar sua dotação de mísseis Tomahawk.

No começo do ano, o USS Newport News, um submarino da classe de “Los Angeles”, foi assediado enquanto visitava Gibraltar. A imprensa local informou na ocasião que testemunhas oculares disseram que um barco da alfândega espanhola foi interceptado por um navio da Polícia de Defesa de Gibraltar depois que chegou muito perto do submarino dos EUA. A reportagem afirma:

“Se classificado como uma incursão, o incidente quase certamente irá gerar um protesto diplomático, como acontece rotineiramente em todas as incursões de navios do Estado espanhol.”

Estes não são incidentes isolados. No final do ano passado, a Marinha Real Britânica foi forçada a perseguir uma embarcação espanhola que cruzou a proa de uma embarcação da Marinha dos EUA em Gibraltar, o USNS Carson City.

Além disso, em maio passado um barco de patrulha espanhol supostamente tentou “incomodar” um submarino nuclear americano tentando atracar em Gibraltar.

De acordo com várias fontes, flares foram disparados na proa do navio espanhol Guardia Rio Cedena em meados de abril, enquanto tentava navegar pela proa do submarino de mísseis balísticos norte-americano USS Florida, um submarino de 20.000 toneladas da classe “Ohio”.

O valor de Gibraltar foi recentemente explorado no recente artigo “We Will Rock You – A Resiliência e a Importância de Gibraltar”, que discute porque a Grã-Bretanha, apesar da complicação da política e do tempo, suporta o custo e o esforço necessários para desdobrar e estacionar bens militares e pessoal apesar dos danos nas relações com a Espanha e outras nações que estão do lado dos espanhóis em relação à questão de sua soberania.

A vantagem militar óbvia de Gibraltar é que a sua posição geográfica permite a conjugação de recursos para um rápido desdobramento em todo o Mediterrâneo, que pode ser alcançado por via aérea ou marítima, com o seu porto e base aérea dedicados. Mas outra, e muitas vezes negligenciada, razão que simplesmente não pode ser ignorada é a capacidade de coletar inteligência que o Rochedo de Gibraltar traz.

Com mais de 30 metros de altura além do ponto mais alto do Empire State Building, a Rocha possibilitou um ponto de vista de longo alcance na Espanha, no Mar Mediterrâneo e no Marrocos usado para detectar movimentos inimigos para os quais a Grã-Bretanha tomou as medidas preventivas necessárias. Este ainda é o caso hoje, mas em vez de apenas uma vantagem visual a ascensão da tecnologia, aliada à altura da Rocha, permite uma vigilância audível, onde os militares são capazes de transmitir e receber comunicações a grandes distâncias.

Isso é auxiliado pela própria Rocha sendo uma estrutura natural feita de calcário; ou seja, é completamente livre de manutenção, com exceção de caminhos e estradas, e é macia o suficiente para criar um sistema de túneis como o construído durante o Cerco do Século XVIII e a Segunda Guerra Mundial, mas é forte o suficiente para manter o transporte e sustentação da carga.

A série de eventos ocorridos entre o século XVIII e até o dia atual tem demonstrado, de tempos em tempos, que o território soberano de Gibraltar tem uma importância estratégica militar e econômica. No entanto, esses eventos, tão importantes e bem documentados como são, parecem ofuscados pela importância cultural de Gibraltar como um símbolo de resiliência e força nacional. Gibraltar permaneceu firme em seu desafio aos inúmeros ataques públicos e secretos nos últimos 300 anos, o que alimentou uma cultura de dedicação e lealdade entre os habitantes locais. Isso foi exemplificado no referendo de 2002, onde foram perguntados se a Grã-Bretanha e a Espanha deveriam compartilhar a soberania – resultando em 98% dos Gibraltarinos dizendo que deveria permanecer britânico.

FONTE: UK Defence Journal

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alessandro H.

E a Espanha mantém um enclave semelhante no Marrocos: Celta e Melilla…
Vai entender isso, “lá pode, aqui não?!”

Kemen

Estes territorios não são colonias como é Gibraltar, eles são parte da Espanha desde antes do Marrocos existir como nação.

HMS TIRELESS

Exatamente por esse motivo (pertencem à GB antes mesmo da Argentina existir como nação) que as Falklands são britânicas.

antonio eudes

Simples assim.

Gus Talking

Independente se eram antes de a nação existir, não tem mais sentido, o tempo de possessões ultramarinas acabou, tem gente vivendo de passado, é inviável economicamente e ainda ameaça a relação de amizade entre os povos, na minha opinião é idiotice, já que a Espanha é alinhadíssima com os EUA e OTAN. O mesmo vale para as Falklands, os ingleses ganharam a guerra no braço, ninguém discute, mas deviam devolver pra Argentina, não faz sentido pra mim manter aquelas ilhas, um desperdício de dinheiro do contribuinte, devolvam e fiquem de bem com os hermanos, é tolice esse imperialismo entre amigos.

José Roberto

A GB deu independência ao Chipre, mas mantém os dois enclaves.

paulo souza

“A vantagem militar óbvia de Gibraltar é que a sua posição geográfica permite a conjugação de recursos para um rápido desdobramento em todo o Mediterrâneo, que pode ser alcançado por via aérea ou marítima, com o seu porto e base aérea dedicados.” eu já teria devolvido essa geringonça há muito tempo. no caso de um conflito de importância, é um dos primeiros lugares a ser bombardeado. uns 3 ou 4 port’aviões resolveriam o problema de projeção de força inglesa em todo mediterrâneo, a um custo bem mais baixo. aliás, com o recente missil anti port’aviões chinês, nenhuma embarcação está mais… Read more »

horatio nelson

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gus Talking

paulo, é verdade, até por que a Espanha pertence à OTAN, numa eventual guerra, se precisar, eles vão pedir ajuda à GB e aos EUA, é bobagem esse joguinho imperialista, o estreito estaria em boas mãos com a Espanha, Portugal, Itália… Todos são países desenvolvidos e aliados.

Carlos Alberto Soares

Gilbratar não tem base aérea nem naval.

Mercenário

Gibraltar tem aeródromo e o porto.

Hugo DR

não tem oficialmente, mas rapidamente podem se transformam em militares neh.

Gus Talking

Como não tem base naval????? e o que foi isso: “o HMS Talent estava partindo de Gibraltar depois de recompletar sua dotação de mísseis Tomahawk.”

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo… isso literalmente não mudara a cotação da Libra no Mundo.

Pangloss

Alto nível de vergonha alheia detectada.
Será que a Espanha precisa passar por uma situação dessas?
Aprenderam com os argentinos e a reivindicação das Falklands/Malvinas?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Será que se os Marroquinos forem chatos desse jeito, a Espanha devolve Ceuta?

Gus Talking

Concordo com vc, deviam devolver também, afinal pau que dá em Chico dá em Francisco.

Felipe

Espanhóis são abusados mesmo. Possuem um enclave exatamente de frente para Gibraltar, só que na África, no Marrocos! Façam o seguinte, belezinhas de Madrid: devolvam ao Marrocos a possessão em Ceuta, unilateralmente e sem condições, e, a partir daí, terão condições de tocar a Marcha Real em águas territoriais britânicas em Gibraltar.

Aerokicker

Esses espanhóis estão de gozação, só pode. Manda a corveta pra lá pra tocar o hino da Espanha. Parece comédia.

Kemen

Pelo tratado de Utrech, a colonia britanica de Gibraltar não tem mar, apenas as aguas do porto e o direito de navegar pelas aguas da Espanha com destino ao porto, o problema esta aí, a colonia considera que o mar ao redor pertence a ela contrariamente ao tratado, não permitindo a passagem de navios espanhois, é uma posição apenas da colonia, tendo em vista que apenas as lanchas da policia de Gibraltar tentam interceptar ou avisar os navios espanhois, não são interceptados pela Royal Navy. A colonia sobrevive do contrabando e fugas fiscais, tem mais de 5.000 empresas com sede… Read more »

Gus Talking

É vergonhoso isso, os ingleses com sua fleuma se dizem civilizados e se acham superiores, mas se permitem todo tipo de abuso, essa “colônia” é uma vergonha, indigno desse povo que tanto fez pelo mundo.

Guacamole

Las Gibraltar son Argentinas!

Flávio Henrique

Os espanhóis perderam Gibraltar, e reconheceram a posse como da Inglaterra e abriram mão de todas revindicações. O que ocorre é que os britânicos se aproveitam para expandir esse território na época da Peste Negra (1869), a Espanha cedeu uma parte para ajuda humanitária que os britânicos acabaram anexando, a Espanha só veio revindicar a área na SGM só revindicou a ONU em 1966, e usou que Gibraltar era uma colônia, após isso para resolver a questão o princípio de autodeterminação o que acabou legalização Gibraltar como possessão Britânicos que mudou o status do território de colônia para território ultramarino…..

horatio nelson

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Gus Talking

Vergonhoso.

Dr.Telêmaco

E eu que pensei que já tinha visto de tudo na vida. Isso chega a ser patético.

FERNANDO

Sim,
São mequetrefes, adoram meter o bedelho onde não são chamados.
Favor ler sobre história de Gilbraltar, e verificar de quem era a posse antes da Inglaterra se apoderar.
O que existe aqui no blog, a mentalidade de mocinhos e bandidos.
Mocinhos = Estados Unidos, Inglaterra, e outros ingleses que existem por ai, vulgo liberdade, democracia, etc, etc, blablabla
Bandidos = Todos os outros que não concordam a visão política e econômica dos dois acima, ou seja Rússia, China, Cuba, mas, podemos colocar agora a Espanha também, apenas porque reinvindica algo que era seu.

HMS TIRELESS

Como Gibraltar pode ser espanhola se a Espanha formalmente abriu mão da mesma por um tratado? É um pleito tão mequetrefe quanto o da Argentina pelas Falklands…

FERNANDO

Claro que assinou um Tratado, quem não assinaria um com um canhão apontado para sua cabeça.
Foi assim que a Inglaterra tomou conta da área.

Olha, infelizmente, é a mentalidade dos mocinhos e bandidos aqui presente.
Quem é mocinho, Estados Unidos, Inglaterra, países de língua inglesa, Canadá e Austrália, e por ai vai.

Quem é bandido, bem, vamos pelo começo, Rússia, China,….. e Espanha agora.

Se fosse o inverso, vc nem postaria nada aqui!

Pelo amor de Deus, estude História e pare de comentar besteira.

Dr.Telêmaco

Fernando: acalme-se. Eu não me referi à reivindicação da Espanha, eu me referi ao fato de colocar um navio rondando a área com megafones, como se isso fosse servir para alguma coisa ou como se fosse possível ganhar algo “no grito”.
Antes de dar vazão ao seu desejo de ofender, leia com atenção o que foi escrito. Seu fígado agradecerá.

HMS TIRELESS

O fato meu caro Fernando é que ao assinar um tratado e ceder a área à GB os espanhóis abdicaram de qualquer pretensão acerca de Gibraltar, pouco importando se isso se deu ou não sob ameaça de um canhão. Se a Espanha está insatisfeita que procure uma corte internacional, tente negociar com os britânicos ou retome à força. A última opção é claramente descartada pois além dos países integraram uma mesma aliança a Grã-Bretanha é uma potência nuclear.

Fora daí o pleito continua sendo mequetrefe, e não vai ser retórica de centro acadêmico que vai mudar isso.

Gus Talking

Caríssimos, independente se os espanhóis cederam ou não, independente se as Falklands são britânicas, o mundo mudou, não faz mais sentido, meus senhores, essas colônias, como diz a matéria, são inviáveis economicamente, a não ser se for usada por bandidos, são territórios longe da pátria, vejam a distância das Falklands da Inglaterra, não é lógico manter isso, e a relação de amizade entre os povos???? Tem que superar essas perdas e devolver aos países que geograficamente são, ou pelo menos “deviam ser” os “donos”, isso é questão de lógica, não justifica, é preciso ter bom senso.

Last edited 3 anos atrás by Gus Talking
Marcelo Andrade

Quero ver eles passarem na frente de um PA Nuclear e sua FT! Vão levar tiros na proa! Aí a coisa acaba!

Chineses fazendo escola?

ALDO GHISOLFI

QQ míssil balístico e em especial o chinês (anunciado há tempos!) deixa claro que Gibraltar é ‘ALVO’ e, como tal, geopoliticamente, representa um baita ônus para quem detiver sua posse.
Politicamente é um pepino para a Espanha, que está buscando confronto direto com Sua
Majestade pq integra os ditos Territórios Britânicos Ultramarinos, sob jurisdição e soberania do Reino Unido. Eles são partes do Império Britânico que não receberam a independência ou votaram para permanecerem como territórios britânicos. Estes territórios não fazem parte do Reino Unido e, com exceção de Gibraltar, não fazem parte da União Europeia.

Maurício.

Velhos colonizadores de picuinhas um com o outro.

Delfim

Os ingleses fizeram plebiscito em Hong Kong ? Não. E era muito mais rica que Gibraltar. E foi embora. Gibraltar, assim como as Falklands e Ascensão, só serão inglesas enquanto houver $$$, só orgulho nacional não basta. Os ingleses não deram independência à Índia e Israel no pós-2WW, entre outras colônias, porque queriam, mas estavam arrasados e não tinham como manter suas vaidades imperiais. Quando a corda apertar de novo (e pode apertar com o Brexit), o UK pode precisar se livrar de outros territórios. Os espanhóis sabem disso. Quando Franco foi assediado por Hitler para entrar no Eixo, respondeu… Read more »

OSEIAS FERNANDES

Os caras são carudos kkkkkkkk

James Marshall

Depois tomam uma surra como os argentinos aí ficam cheios de nhe nhe nhe. Devolvam Ceuta, Melilla e Badis ao Marrocos aí vocês podem conversar.

kornet

Espanha não é Argentina, tem FAs bem equipadas e treinadas.
A briga ia ser feia.

James Marshall

Mas a Inglaterra tem armas nucleares, isso muda tudo.

Dr. Mundico

E não são apenas as cidades de Ceuta e Melilla que a Espanha possui em teritório africano. Também possuem algumas ilhas no litoral marroquino e até um rochedo de pouco mais de 400 metros a menos de 100 metros da praia. Em 2002 quase ia saindo uma guerra pela disputa desse valioso rochedo (Perejil) mas acabaram entrando num acordo. A Espanha também tem um contencioso com Portugal referente ao município de Olivença, reinvindicado pelos dois países há séculos. A disputa vem desde o Congresso de Viena em 1815 e parece que esqueceram de assinar alguma página e a coisa nunca… Read more »

Aerokicker

Já que tem gente dizendo que o Reino Unido é malvadão e roubou Gibraltar, será que podemos aproveitar o embalo e botar um navio de guerra para ir tocar o hino nacional nas praias de Assunção, Santa Helena e Tristão da Cunha, que eram portuguesas e deveriam “por direito” ter ficado com a gente? Vai que cola.

Isso é, se tivermos um navio que navegue, e não afunde sozinho no porto.

Não tem como, não dá para levar nada dessa situação toda a sério. Alguns comentários incluso.

SPQR

Não sou especialista, mas será que o hino partiu realmente do navio? Uma atitude de afronta desta, justamente na hora em que Gibraltar faz parte da proposta de acordo do Brexit, me parece coisa feita para insuflar os ânimos dos ingleses contra o acordo. Enfim…

Binho

Mais fácil entregarem as Malvinas para os argentinos que abrirem mão de Gibraltar.

pedro

Eu adorei. Estou do lado dos espanhóis.

Filipe Prestes

Só pra constar o hino espanhol é feio que dói. Eu ficaria muito p… se tivesse que ouvir isso o tempo todo kkk

Luiz Floriano Alves

Quando Napoleão invadiu e conquistou a Espanha foram os Ingleses que ajudaram os espanhóis se livrarem do Pequeno Corso. De quebra, em retribuição, os ingleses decidiram ficar com Gibraltar, o rochedo fortaleza. Sem os grandes guerreiros que foram Nelson e Wellington, a Espanha poderia ser território dos gauleses até hoje. Estão reclamando do quê?