Porta-aviões chinês Liaoning fotografado em missão de treinamento no Mar da China em 13 de julho de 2017

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) operará pelo menos cinco porta-aviões num futuro próximo, incluindo os dois primeiros nucleares do país, que provavelmente serão lançados por volta de 2025, disseram especialistas militares chineses no dia 6 de dezembro.

Os comentários vieram depois de discussões on-line sobre quantos porta-aviões a China precisa, que foram provocadaqs por um artigo do WeChat da Agência de Notícias Xinhua em 25 de novembro, que anunciou a construção do terceiro porta-aviões do país.

A PLA Navy mudará seu foco de “defesa de águas offshore” para “proteção de mar aberto” e aumentará suas capacidades de dissuasão estratégica e contra-ataques, manobras marítimas, operações conjuntas no mar, defesa e apoio abrangentes, de acordo com a Estratégia Militar da China divulgada pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado em 2015.

Song Zhongping, um especialista militar e comentarista de TV, disse que a China precisa de pelo menos cinco porta-aviões para cumprir as mudanças estratégicas.

Wang Yunfei, especialista naval e oficial aposentado da PLA Navy, disse ao Global Times no dia 5 de dezembro que a China precisa de seis porta-aviões para garantir que porta-aviões suficientes estejam em serviço enquanto os outros estão em manutenção.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa Nacional da China ainda não revelou um plano para futuros porta-aviões.

Type 001A
Type 001A

O porta-voz do Ministério, Ren Guoqiang, disse em uma entrevista coletiva em novembro que o desenvolvimento dos porta-aviões chineses se baseará no plano geral do país.

O plano inclui a força nacional abrangente da China e a capacidade de construir navios, disseram especialistas.

O Liaoning e o Type 001A, que usam uma rampa ski-jump para lançar aeronaves, permanecerão principalmente em águas próximas à China, disse Song. Um terceiro, que provavelmente usará catapultas eletromagnéticas, irá para os mares abertos e lançará os fundamentos para as operações de dois porta-aviões nucleares para proteger os interesses globais da China.

Wang afirmou que a China vai desenvolver dois porta-aviões nucleares, mas ele disse que o quarto porta-aviões da China será de propulsão convencional, enquanto a quinta e a sexta unidades serão movidas a energia nuclear.

Song espera que o primeiro porta-aviões movido a energia nuclear da China seja lançado por volta de 2022-24, enquanto Wang previu sua cerimônia de incorporação em 2026.

A meta de ter de cinco a seis porta-aviões será atingida até 2030-35, disseram especialistas.

Concepção do futuro navio-aeródromo chinês Type 002

FONTE: China Military

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

10/12 – segunda-feira, btarde, quem diria que os chineses já fizeram treinamentos no MINAS GERAIS, enquanto isso num país sul-americano, não temos mais porta-avioes”, e, nem previsão, enquanto eles prevêem nuclear em 2025. Fico triste, vendo nossa MB parada no tempo, fragatas construídas na década de 70. Aonde iremos?????

andrepoa2002

A marinha do Brasil só comporta um programa multibilionário por vez..

Helio Eduardo

A China se prepara para uma guerra que, muito provavelmente, será iniciada por ela…

K-OLHO

E nem temos que ter. Não temos pretensões de projeção de poder militar e nem nossa constituição permite.
Nossa costa tem vários aeródromos o que ja oferece infraestrutura para a defesa. E Navios aeródromos são armas de agressão e não de defesa.
Mais vale navios patrulha.

Flávio Henrique

A CF diz que só podemos declarar guerra em caso de agregação externa mas não falar que não podemos projetar força no caso de guerra. Traduzindo só não podemos dá o primeiro tiro…o resto tá liberado…. Quando a gente tá fazendo missão de paz estamos projetando poder mas não estamos interferindo no país, novo máximo o que fazemos é fazer ambas partes se entenderem

Camargoer

Caro Vovozao. Talvez a resposta para a sua pergunta esteja no fato do Brasil ter seguido o Consenso de Washington (WC) enquanto a China avançou por meio do Consenso de Beijing (BC). Acho que o artigo “The Myth of the Beijing Consensus” escrito pelo Scott Kennedy de 2010 o ajude a entender as diferenças. Boa leitura.

Gustavo

o Type 002 promete…

filipe

Nesse momento é o PROSUB, depois na proxima decada o PROSUPER e lá para 2045-2050 o PRONAE, até lá a China terá 20 NAEs ( 10 Nucleares e 10 Convencionais)… Não tenho dúvidas.

Luís Henrique

Além desses 6 Naes pretendidos, tem também o Type 075.

3 type 075 estão em construção e serão incorporados entre 2020 e 2025.

Eles são maiores que os Izumo japoneses.
Cerca de 250 m de comprimento e 40.000 toneladas de deslocamento.

Ainda não tem nada certo, mas existem rumores que a China possa utilizar caças embarcados também nesses navios, assim como os americanos fazem com a classe América e os japoneses pretendem fazer com os Mizuno.

Helio Eduardo

Dada a tendência atual, seria é de se estranhar se tais vasos não pudessem e,barcar aeronaves de asa fixa.

Helio Eduardo

“embarcar”

Blackbird

Se com 2 porta-aviões já estão agindo dessa forma imagina com cinco…

carvalho2008

E cinco Nae seus nas suas praias…..começam a empatar com 12 dos adversario, distantes e espalhados no mundo….

Isto é para o pessoal entender que Nae não necessariamente é um equipamento exclusivo de projeção….ele é tambem de dissuasão e defesa e principalmente, defesa de sua area continental quando labora com estas forças em conjunto….

Luís Henrique

Na verdade os EUA possuem 11 Naes e 9 Navios de assalto anfíbio com capacidade de operar caças (Harrier / F-35B).

Mas como você disse, no seu quintal, você soma aos 5-6 Naes + 3 navios de assalto anfíbio Type 075 + as ilhas artificiais com pistas de pouso e + de 1.000 caças da Força Aérea operando de bases em terra e utilizando as pistas de pouso nas ilhas naturais + as ilhas artificiais.

K-OLHO

Discordo. Nossa dissuasão está no nossos submarinos que negam o dominio de zonas maritimas e rotas de abastecimento, nos navios de patrulha, na nossa força aérea com capacidade logística de defender toda nossa costa e no nosso exército que torna a conquista e permanência de eventuais inimigos uma tarefa inglória.

Nossa Marinha deve ser uma marinha de águas marrons. Sem aeródromos. Vide o fiasco que foi o São Paulo. Total perda de recursos.

Marcos10

E os chineses pretendem operar com que nos NAES?
Já solucionaram os problemas com os caças,?

J-20

Estão acelerando o J-31 para tapar esse buraco que foi aberto, além de atualizarem a aviônica bugada do J-15 que foi responsável pela morte de 2 pilotos.

J-20

Estão acelerando o J-31 para tapar esse buraco que foi aberto, além de atualizarem a aviônica bugada do J-15 que foi responsável pela morte de 2 pilotos.

Marcos10

O J15 é a prova de que não basta copiar.
Segundo o senhor Fontes, custaria mais arrumar o J15 que fazer um novo.
E tem gente que acha que os chineses chegaram no ápice. Para chegar nos pés dos russos vão ter de andar muito.

Marcelo-SP

E se a gente estiver falando de operar porta-aviões, salvo, talvez, Reino Unido e França, o resto tem que comer muito feijão ainda para ter algo próximo da experiência americana. Desfilar o navio e brincar de lançar um avião a cada 2 dias é uma coisa. Levar toda a operação ao stress de um intenso combate real é outro bicho!

Luís Henrique

A China tem muito mais dinheiro que os russos.

Os russos possuem 1 único Nae, antigo que está sendo modernizado.

A China está incorporando o segundo e possui mais 2 ou 3 em construção.

O J-15 será melhorado, aperfeiçoado. Uma versão naval do J-20 pode surgir. Ou uma versão naval do J-31.
E um caça VTOL como o F-35B também pode surgir em um futuro próximo.

Como última opção, caso essas soluções demorem (o que eu duvido), eles possuem dinheiro para adquirir 200 MiG-35 ou MiG-29K da noite para o dia.

Dalton

A China não possui “2 ou 3 em construção” no momento Luis…a não ser que você esteja incluindo o “75” na conta que apesar de maior que o “Izumo”, será lento como todo “navio anfíbio” e terá uma doca para embarcar e desembarcar embarcações de desembarque reduzindo a capacidade de operar e manter jatos de alto desempenho como o F-35B, coisa que a China ainda levará anos para ter. . A US Navy tentou inovar com os 2 primeiros da classe “América” o segundo o “Tripoli” em breve começara os testes de mar, convertendo o espaço da doca em mais… Read more »

Luís Henrique

É confirmado a construção do Type 002. E vários sites indicam que é POSSIVEL que um outro esteja em construção. Veja o exemplo do Type 001A, os chineses iniciaram a construção em 2013. E o mundo só ficou sabendo em 2015. Portanto é muito provável que tenha um outro Nae em construção, além do type 002 e é menos provável, mas possível que tenha um terceiro. Por isso eu disse 2 ou 3. Concordo que os Naes americanos são superiores. A Us Navy é mais poderosa. E continuará sendo por vários anos. Mas no Teatro de operações que estamos discutindo,… Read more »

Davi

Se um dia a China se tornar a superpotência será perigoso para as nações que não se submeterem ao seu regime?

Carlos Alberto Soares

Admiral Dalton

Franceses, Ingleses, Russos, Japoneses, Indianos que o digam.

Não e fácil.

Os chinas são bons de MKT, ponto.
.

Dalton

Bom…dizem que a “propaganda é a alma dos negócios”…independente disso a China tem sim conseguido grandes feitos…só…que os americanos não estão de braços cruzados…a simples comparação de quantos navios um comissiona não diz tudo, até porque cada um tem necessidades diferentes. . Os EUA por exemplo comissionaram apenas 1 NAe nessa decada como o Luis escreveu, mas, ele será muito mais capaz que os 2 chineses e 2 NAes já passaram por modernizações de meia vida nessa década…não é uma “manutenção qualquer” e se mais “Arleigh Burkes” não foram comissionados é porque se perdeu tempo e dinheiro com a classe… Read more »

Jagderband#44

Quem tem 5 tem, operando, 2; no máximo 3.

EBS75

A China está muito parecida com a Alemanha na década de 1930… Ela vai acender o pavio, e veremos a zika que vai dar. A questão não é se, mas quando isso vai acontecer !

Miguel

Viva a China, historicamente sempre na defensiva, desde os tempos das muralhas, e não faz manobras nas portas dos outros.

Luís Henrique

É confirmado a construção do Type 002. E vários sites indicam que é POSSIVEL que um outro esteja em construção. Veja o exemplo do Type 001A, os chineses iniciaram a construção em 2013. E o mundo só ficou sabendo em 2015. Portanto é muito provável que tenha um outro Nae em construção, além do type 002 e é menos provável, mas possível que tenha um terceiro. Por isso eu disse 2 ou 3. Concordo que os Naes americanos são superiores. A Us Navy é mais poderosa. E continuará sendo por vários anos. Mas no Teatro de operações que estamos discutindo,… Read more »

Nilo Antonio Rodarte

Pra quem diz que NAEs são apenas grandes alvos… As marinhas mais relevantes do mundo devem saber de alguma coisa.

Flávio Henrique

O mais preocupante no nosso T.O São os SubNuc os NAe, SSK e aviação, só serão uma ameaça quando a China tiver base por aqui…. Seja por “fogo direito” ou “indireto”… Outra a China segundo a Wikipédia tem “só” 12 SubNuc, embora seja provável ter mais que isso, o que deve 4 a 8 metade metade disso podem/devem está implantado fora do pacífico… Considerando que a MB planeja ter 6 SSN temos uma proporção de 1 pra 1…( 2 a 4 em operação)

Fulcrum

Tomei um susto quando vi que seria lançado nessa sexta o submarino no Rio. Depois tomei outro susto porque se trata de um submarino convencional. E em seguida tomei outro susto ao saber que o primeiro prosub nuclear está previsto só pra 2029. Essa enrolação desde a década de 70 é de amedrontar.

PM/DF

Eles deveria se preocupar em ter aliados, parece que são eles contra o resto do mundo… haja porta aviões… acredito que o Japão e Coreia do Sul deveriam possuir armas nucleares… acredito que assim essa valentia chinesa diminuiria bastante…