Navios da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) em operação

Enquanto o presidente Trump pressiona Pequim no comércio e na espionagem cibernética, os Estados Unidos e a China estão em rota de colisão. Os EUA precisam urgentemente de uma nova estratégia para evitar o destino tradicional dos poderes de ascensão e status quo: guerra catastrófica

Por James Kitfield

No final de outubro, as marinhas do Sudeste Asiático realizaram seus primeiros exercícios conjuntos com seus colegas chineses. A esperança era aliviar anos de tensão sobre as ilhas disputadas no Mar do Sul da China. Em vez disso, os exercícios deram uma prévia alarmante de como a hegemonia chinesa funcionaria.

Durante um briefing para oficiais da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) de 10 países, o chefe do Comando Sul de Teatro da China apresentou um mapa incluindo a  “linha de nove traços” usada por Pequim para reivindicar domínio sobre quase todo o Mar da China Meridional – que os membros da ASEAN não reconhecem. Apesar de um tribunal internacional ter declarado em 2016 que a demarcação de nove traços “não tinha base legal” no direito internacional, o oficial chinês insistiu para seus colegas da ASEAN não apenas que a linha de 9 traços delineia a soberania chinesa, mas como líder do Comando Sul de Teatro da China ele era responsável por impor esses limites. De acordo com autoridades dos EUA, os líderes navais da ASEAN ficaram indignados – embora não surpresos – pelo que pareceu uma provocação deliberadamente insultuosa dos chineses.

A China fez muito mais do que falar, claro. Construiu sete ilhas artificiais em recifes rasos no Mar do Sul da China, todas em áreas reivindicadas por outros países, e reivindicou zonas marítimas exclusivas em torno delas em contradição com o direito internacional. Em outubro, um destróier chinês quase colidiu com o destróier americano USS Decatur enquanto conduzia uma patrulha rotineira de “liberdade de navegação” em águas internacionais perto das Ilhas Spratly, levando o então secretário de Defesa Jim Mattis a cancelar uma viagem programada à China.

Em 2015, o presidente chinês Xi Jinping tentou acalmar os nervos regionais prometendo publicamente não “militarizar” as ilhas artificiais. No início deste ano, no entanto, a vigilância dos EUA confirmou que as ilhas agora possuem pistas de pouso e instalações militares e estão repletas de mísseis antinavio e de superfície-ar (SAM).

A "linha de nove traços" que descreve as reivindicações chinesas no mar do sul da China
A “linha de nove traços” em verde que descreve as reivindicações chinesas no mar do sul da China

“O que meu antecessor chamou de ‘Grande Muralha de Areia’ três anos atrás é agora uma ‘Grande Muralha de SAMs’, dando à República Popular da China a capacidade de exercer controle nacional sobre a água e o espaço aéreo internacional, sobre os quais passam US$ 3 trilhões em mercadorias ano”, disse o almirante Philip Davidson. (Davidson, novo chefe do recentemente renomeado Comando Indo-Pacífico dos EUA, falou no início de dezembro via link de vídeo para uma conferência do CSIS – Center for Strategic and International Studies sobre a China). “A República Popular da China diz que está militarizando essas ilhas para defender a “soberania chinesa”, mas ao fazê-lo, está violando a soberania de todas as outras nações para voar, navegar, comerciar e operar de acordo com a lei internacional.”

“A intensificação da concorrência entre os Estados Unidos e a China não é apenas impulsionada pela política de poder tradicional entre um poder estabelecido e uma potência emergente, mas acredito que estamos enfrentando algo muito mais sério”, disse Davidson, em uma das mais contundentes retóricas ouvidas de um comandante de teatro de quatro estrelas desde a Guerra Fria. “Eu vejo uma divergência fundamental de valores que leva a duas visões incomparáveis ​​do futuro. Eu acho que essas duas visões incomparáveis ​​são entre a China e a ordem internacional baseada em regras”.

“A China está tentando mudar a ordem mundial para uma em que o poder nacional é mais importante do que o direito internacional, refletindo um sistema no qual ‘os fortes fazem o que quiserem, e os fracos fazem o que precisam'”, disse Davidson, citando o antigo historiador antigo Tucídides.

O que é necessário, muitos especialistas argumentam, é uma estratégia mais forte dos EUA em relação à China – uma estratégia informada pelo mesmo tipo de realismo intransigente que levou a política dos EUA em direção à União Soviética durante a Guerra Fria. Os Estados Unidos conseguiram controlar o expansionismo soviético com uma rede próxima de alianças; um dissuasor convencional e nuclear combinado que igualasse as capacidades soviéticas e resistisse à coerção; e propaganda assertiva – o que hoje é chamado de “operações de informação” – que transmitem os benefícios da democracia sobre a tirania para os povos oprimidos do bloco oriental. Apesar das tensões inevitáveis ​​em tal estratégia, os Estados Unidos continuaram a se envolver com Moscou no controle de armas e outras áreas de possível cooperação. Mais crucialmente, apesar das guerras por procuração na Coreia, Vietnã e Afeganistão, a estratégia evitou conflitos diretos entre grandes potências através de quatro décadas da Guerra Fria.

Nova pista de pouso da China construída sobre o recife Fiery Cross, no Mar da China Meridional (imagem CSIS)
Nova pista de pouso da China construída sobre o recife Fiery Cross, no Mar da China Meridional (imagem CSIS)
Aviões, mísseis e radar chineses abrangem o Mar do Sul da China, via CSIS. Clique para ampliar
Aviões, mísseis e radar chineses abrangem o Mar do Sul da China, via CSIS. Clique para ampliar

A acomodação falhou

Mesmo antes de o governo Trump iniciar uma guerra comercial com a China envolvendo centenas de bilhões de dólares em tarifas punitivas, havia sinais de uma divergência estratégica fundamental que ecoa a Guerra Fria. Os EUA esperavam que, ao integrar a China em uma ordem internacional baseada em regras, a exposição aos valores ocidentais e o aumento da prosperidade econômica – incluindo um aumento de nove vezes no PIB desde a adesão à Organização Mundial do Comércio em 2001 – moderasse o autoritarismo e impulsos mercantilistas do Partido Comunista. Mas um número crescente de especialistas em segurança nacional e relações exteriores dos EUA concluiu que a estratégia de décadas de acomodação e envolvimento com a China simplesmente fracassou.

Em vez disso, o partido usou o poder de acumulação rápida da China para reprimir a dissidência em casa, intimidar seus vizinhos e desafiar os Estados Unidos na Ásia e no mundo. O envolvimento com os EUA não impediu Pequim de persistir nas regras do comércio internacional a serviço do voraz mercantilismo da China, impondo tarifas elevadas, forçando as corporações a renunciar à propriedade intelectual ou a comprometer sua ética pelo privilégio de acessar o mercado chinês e roubando tecnologia das corporações dos EUA através da espionagem cibernética. Beneficiar-se do livre mercado de outros países não impediu a China de lançar um plano de 10 anos para usar subsídios do governo, empresas controladas pelo Estado e “fusão civil-militar” entre as forças armadas e empresas privadas para buscar o domínio em setores de alta tecnologia. de carros elétricos a inteligência artificial. Entrar na economia global não impediu a China de exercer a “diplomacia da dívida” com seu projeto “One Belt, One Road”, emprestando centenas de bilhões de dólares para muitas vezes corromper oficiais do governo em nações subdesenvolvidas para ligá-los a Pequim. A exposição aos valores liberais não impediu o presidente Xi Jinping de centralizar o poder, estendendo seu mandato ou – em um alarmante eco da Revolução Cultural – internando um milhão de muçulmanos uigures e outras minorias em “campos de reeducação”.

“O que está acontecendo no oeste da China é uma atrocidade moral que só acrescenta ao péssimo histórico de direitos humanos de Xi Jinping, mesmo que Pequim esteja sistematicamente tentando minar as alianças dos EUA e expandir uma esfera iliberal de influência que já está se enraizando em toda a Ásia, acelerando um declínio de democracia em todo o mundo”, disse Ely Ratner, ex-especialista em China do Departamento de Estado e do Conselho de Segurança Nacional. “O resultado final dessas tendências é um Estados Unidos que é menos seguro e menos capaz de exercer influência na Ásia. Então as apostas são extremamente altas”.

Nem as promessas chinesas de restrição podem ser invocadas. Por exemplo, depois de prometer ao governo Obama cessar e desistir de uma extensa campanha de hackers para roubar segredos tecnológicos de corporações dos EUA, a China teria recomeçado. No dia 1º de dezembro, o Canadá prendeu a diretora financeira da gigante chinesa de tecnologia Huawei sob a acusação de subverter as sanções internacionais contra o Irã: Meng Wanzhou enfrenta extradição para os Estados Unidos, onde autoridades acreditam que a tecnologia de rede e telecomunicações da companhia está sendo usada para espionar os americanos. Funcionários do governo Trump revelaram que vão divulgar publicamente a campanha agressiva da China para roubar segredos comerciais e tecnologias avançadas dos EUA, retrocedendo com medidas como a de que o Departamento de Justiça indique hackers trabalhando para serviços de inteligência chineses.

“Ao contrário de nossas esperanças e expectativas, a China revelou na década passada um revisionismo e um liberalismo que são diretamente contrários aos interesses dos EUA”, disse Ratner na conferência do CSIS. “Em questão após questão, nossa política de engajamento não apenas falhou em restringir esse mau comportamento, mas também o permitiu.”

Bases da China nas Ilhas Spratly
Bases da China nas Ilhas Spratly

A visão de Pequim

Por seu lado, as autoridades chinesas expressam abertamente sua insatisfação com a atual ordem internacional, que, segundo eles, favorece os valores e interesses dos Estados Unidos e de seus aliados, ao mesmo tempo que restringe demais uma nova potência emergente como a China.

Autoridades e defensores chineses apontam que, como a única superpotência em uma ordem internacional pós-Guerra Fria, os próprios Estados Unidos desrespeitaram as regras e normas internacionais quando isso atendeu a seus interesses. Os Estados Unidos e a OTAN se engajaram em operações militares na Sérvia e na Líbia, por exemplo, sem o apoio das Nações Unidas, onde a China tem um assento permanente no Conselho de Segurança e um veto. Da mesma forma, os Estados Unidos contornaram tanto as Nações Unidas quanto a OTAN na invasão do Iraque em 2003, com apenas uma “coalizão de vontade”.

“A China tem sido uma grande beneficiária da atual ordem internacional, mas chamá-la de ‘liberal’ é apenas parcialmente precisa. Vemos uma ordem liberal e hegemônica criada pelos Estados Unidos e que lhe dá poder dominante e a capacidade de ignorar instituições internacionais quando elas não atendem às suas necessidades, como quando travaram uma guerra contra o Iraque ”, disse Wu Xinbo, diretor do programa do Centro de Estudos Americanos da Universidade Fudan da China, recentemente no CSIS. “Então a ordem internacional hoje é boa, mas vemos muito domínio americano e pouco respeito pela soberania dos estados menores. Então, da perspectiva chinesa, a atual ordem internacional precisa de melhorias”.

O outro lado dessa narrativa chinesa é a forte convicção de que, após duas guerras longas e caras e um colapso financeiro global com suas origens em Wall Street, os Estados Unidos e o modelo democrático ocidental que ele representa estão em declínio irreversível.

A crise financeira global de 2008 foi um momento decisivo. Temeroso de que a desaceleração econômica pudesse provocar agitação social, o partido comunista escapou do pior impacto do colapso dos mercados globais ao projetar um pacote de estímulo de quase meio trilhão de dólares que manteve o crescimento chinês tinindo. As lutas profundas dos Estados Unidos e da Europa, enquanto isso, reforçaram as convicções chinesas de que o modelo econômico de livre mercado que sustentava a ordem internacional era deficiente e que o Ocidente estava em rápido declínio. O resultado foi uma China que nos últimos anos foi ainda mais encorajada e agressiva no cenário mundial.

“Após a crise financeira de 2008, a China começou a adotar uma postura muito mais assertiva, como é frequentemente o caso ao longo da história, numa mistura de arrogância e medo, ambição e ansiedade”, disse o estudioso de Princeton Aaron Friedberg, autor de A Contest for Supremacy: China, America and the Struggle for Mastery in Asia.

No curto prazo, os líderes chineses preocuparam-se com sua capacidade de manter o controle político em uma grande desaceleração econômica. “Mas depois que a China emergiu da crise mais rapidamente do que os Estados Unidos e seus aliados, os chineses concluíram que o modelo econômico ocidental era defeituoso em termos fundamentais e que a América estava mal”, disse Friedberg. “Os chineses viram uma oportunidade de aproveitar e começaram a falar sobre sua determinação em se defender da liberalização do Ocidente e restaurar a China como seu lugar de direito na Ásia. Essa sempre foi a estratégia de longo prazo da China, mas depois de 2008 eles começaram a tirar a máscara”.

Mísseis balísticos e de cruzeiro chineses

A Década Perdida

Com os militares dos EUA distraídos e dilacerados por mais de uma década de operações de contra-insurgência no Afeganistão e no Iraque, a China lançou uma ambiciosa modernização militar que poderá desafiar os EUA em “todos os domínios de conflito – terrestre, aéreo e marítimo”, espaço, ciberespaço e eletromagnético – em todo o Indo-Pacífico” em 2035, segundo o think tank RAND. Construiu uma frota de submarinos expandida, um arsenal nuclear modernizado, o primeiro porta-aviões chinês, uma ampla gama de avançados mísseis antinavio e antiaéreos e uma moderna rede de comando e controle e vigilância. Hoje, a China tem a maior marinha do mundo em aproximadamente 350 navios, a maior guarda costeira e uma “milícia marítima” de barcos de pesca que respondem diretamente à PLA Navy e assediam rotineiramente embarcações em áreas sensíveis dos mares do leste e do sul da China. As sete ilhas artificiais recém-construídas também são grandes blocos de construção na estratégia da China para dominar seus mares próximos, fornecendo base permanente para armas que podem ameaçar o tráfego de navios e aeronaves.

Agindo como porta-aviões fixos, “as ilhas fabricadas pelo homem fornecem uma persistente vigilância e uma plataforma de armas que poderia ajudar a China a estabelecer um sistema regional de defesa aérea, que seria um elemento chave no controle do Mar do Sul da China”, disse Bryan Clark, ex-assistente especial para o Chefe de Operações Navais que agora está no think tank CSBA. Com sua grande marinha e guarda costeira trabalhando em conjunto com uma provocativa “milícia marítima”, observou ele, a China já tem “domínio de escalada” – a capacidade de responder a qualquer escalada por outras potências com uma escalada maior – e, portanto, de fato o controle do Mar da China Meridional operando constantemente abaixo de um limiar que poderia provocar uma resposta militar dos EUA.

“O assédio frequente da China aos navios da Marinha dos EUA e aos navios de outras marinhas, e a sua ampla gama de forças, dá-lhe as ferramentas para subir ou descer a escada de escalada conforme as circunstâncias o exigem”, afirmou Clark. O objetivo é aumentar os custos das operações dos EUA na região, disse ele, na esperança de que a Marinha dos EUA reduza suas atividades ao longo do tempo. “Os chineses querem habituar a ideia de que, se você operar no Mar da China Meridional sem a aprovação deles, estará convidando o assédio e assumindo riscos crescentes. Eles querem que seja o novo normal.

Autoridades militares dos EUA reconhecem a modernização militar e as operações da China no Mar da China Meridional como pilares de uma estratégia de “anti-access, aerial denial” (A2/AD) destinada a impedir as operações dos EUA no Indo-Pacífico e a questionar o compromisso das forças militares dos EUA com os aliados regionais. Elas alegam não ter intenção de abandonar as operações de “liberdade de navegação” em águas internacionais, apesar das persistentes ameaças e assédio.

“Nós deixamos claro para nossos aliados asiáticos nosso contínuo apoio a uma ordem internacional baseada em regras que exige que os Estados Unidos mantenham o princípio da liberdade de navegação operando onde quer que a lei internacional permita”, disse o General Joseph Dunford, presidente do Joint Chiefs of Staff ao Breaking Defense em uma entrevista exclusiva na Ásia no ano passado. “Também é indiscutível que a China militarizou essas ilhas artificiais depois de prometer não fazê-lo em 2015, o que me diz que eles estão tentando empurrar os militares dos EUA para o mar a fim de nos impedir de ter livre acesso à região e atender nossos compromissos militares com os aliados. Essa é uma estratégia clássica A2/AD. Se você combinar isso com a busca pela China de mísseis de cruzeiro e antiaéreos e sistemas de foguetes de longo alcance, fica claro que eles estão tentando negar aos Estados Unidos a capacidade de operar livremente na região.”

As armas da estratégia A2/AD da China

Uma paz mais fria ou armadilha de Tucídides?

Tucídides
Tucídides

A maior mudança na estratégia dos EUA em relação à China veio com a publicação em janeiro da nova Estratégia Nacional de Defesa, que encerrou o foco pós-11 de setembro de combate ao terrorismo para priorizar as grandes potências revisionistas como China e Rússia. A administração Trump seguiu isso iniciando uma contundente guerra comercial com a China, impondo centenas de bilhões de dólares em tarifas punitivas sobre produtos chineses, com a China retaliando com suas próprias tarifas em troca de uma desestabilização dos mercados globais. A administração também tomou medidas para restringir as compras chinesas de empresas de tecnologia dos EUA e as exportações de tecnologia dos EUA para a China, com acusações e possíveis prisões no futuro próximo.

Em novembro deste ano, dois relatórios mandatados pelo Congresso destacaram as apostas no que está rapidamente se tornando uma relação de confronto, suspeita e contenção no estilo da Guerra Fria. A Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China disse que “o modelo econômico estatal da China apresenta um desafio aos interesses de segurança nacional e econômica dos EUA” e sua modernização militar significa que “os Estados Unidos e seus aliados e parceiros não podem mais alcançar a superioridade aérea em um conflito indo-pacífico. ”Da mesma forma, a Comissão Nacional de Estratégia de Defesa alertou que as forças armadas dos EUA podem ter dificuldade para ganhar, ou até mesmo perder, uma guerra contra a China ou a Rússia”.

“Esses relatórios confirmam independentemente o que a Heritage Foundation concluiu separadamente – que os militares dos EUA são muito mais fracos do que é comumente apreciado”, escreveu Dean Cheng, pesquisador sênior da Heritage. “Como atualmente posicionadas, as forças armadas dos EUA são apenas marginalmente capazes de atender às demandas de defesa dos interesses nacionais vitais dos EUA.”

Outros analistas temem, no entanto, que uma mudança dos Estados Unidos para uma postura mais semelhante à Guerra Fria de recuo e contenção da China corra o risco de cair na “Armadilha de Tucídides”. A referência é ao historiador grego que conta como a ascensão de Atenas desafiou o estabelecido poder de Esparta, com um entrelaçamento de “medo, honra e interesse” levando ambas as cidades-estados a uma guerra mutuamente destrutiva. A Guerra do Peloponeso de Tucídides tem sido um modelo para os estrategistas desde então, com o desafio da Alemanha à Grã-Bretanha em duas Guerras Mundiais o exemplo mais citado de sua tese em ação sangrenta.

Graham Allison, em seu livro de 2017, Destined for War: America and China Escape Thucydides ’Trap?, calculou que em 12 dos 16 casos ao longo da história em que uma potência crescente confrontava um poder dominante, o resultado final foi a guerra. (A grande exceção é como a Grã-Bretanha, a superpotência global do século 19, superou as tensões com o rápido crescimento dos Estados Unidos e tornou os Estados Unidos um aliado – mas essa aliança é baseada em uma herança única e compartilhada de idioma, cultura e princípios democráticos).

“Com base na atual trajetória, a guerra entre os Estados Unidos e a China nas próximas décadas não é apenas possível, mas muito mais provável do que reconhecida no momento”, escreveu Allison. “De fato, a julgar pelo registro histórico, a guerra é mais provável do que não.”

Porta-aviões chinês Liaoning

Atrapalhando a estratégia

Administrar a ascensão da China sem um pacto ou uma guerra aberta exigirá uma sofisticação estratégica que os Estados Unidos não exerceram desde o fim da Guerra Fria. A estratégia de segurança nacional do Pentágono e a postura mais confrontadora do governo Trump no comércio com a China são um começo, mas eles ainda precisam se unir ao tipo de resposta de “todo o governo” necessário para administrar com sucesso uma competição perigosa de grande poder. Os próprios instintos mercantilistas do presidente Trump, o desdém pelas instituições e acordos multilaterais, a preferência pela companhia de ditadores e a abordagem transacional dos aliados também estão minando as alianças dos Estados Unidos em um momento em que precisam se fortalecer para a competição que está por vir.

“Sou compreensivo com a direção geral que o governo Trump está se movendo em relação à China, mas escolher brigas com nossos aliados tradicionais na Europa e na Ásia por questões triviais de comércio é atirar no próprio pé”, disse Friedberg, de Princeton. “É crucial para a formulação e implementação de uma nova estratégia da China nossa capacidade de articular os valores democráticos e liberais que nos aproximam de nossos aliados e nos diferencia da China.”

Mas o fim da acomodação inevitavelmente levará a um conflito de armadilha de Tucídides? Ratner rejeita a ideia. “Ninguém está argumentando que devemos cortar a diplomacia e o diálogo com a China, que serão cruciais para manter a estabilidade na próxima era da competição, mas a Estratégia de Segurança Nacional afirma explicitamente que os Estados Unidos estão buscando um equilíbrio que impossibilite a qualquer a país dominar a Ásia, e isso já está acontecendo hoje ”, disse Ratner. “Pelo contrário, esse ambiente permissivo que os Estados Unidos permitiram formar no Mar da China Meridional está encorajando a China a impor sua vontade na região, aumentando radicalmente a probabilidade de conflito no futuro quando as apostas serão ainda maiores.”

Stapleton Roy, ex-embaixador dos EUA na China, acredita que o objetivo de uma estratégia revitalizada de engajamento realista com a China deveria ser um equilíbrio que bloqueie a dominação militar da Ásia por Pequim, reprima as piores políticas mercantilistas da China e admita que forças externas raramente puderam mudar as políticas domésticas das grandes potências. Com os Estados Unidos ainda possuindo a economia militar e inovadora mais poderosa do mundo, ele disse, isso ainda deve estar bem ao alcance.

“Mas não subestime o desafio”, disse Roy no CSIS. “A China está ansiosa para assumir o papel de liderança global que os Estados Unidos abandonaram em grande parte e está nos superando em todas as esferas de poder. A dura realidade é que os Estados Unidos usaram mal seu período de domínio pós-Guerra Fria com os conflitos no Oriente Médio e a Grande Recessão sobrecarregando seus recursos e polarizando sua política. Claramente, as relações EUA-China devem estar agora no centro das preocupações americanas com a política externa e tratadas com grande criatividade. Até agora os americanos não estão passando esse teste.

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Prevejo conflitos armados no Pacifico com marinha e aeronaves em curto e médio prazo entre China e EUA/OUTROS PAÍSES. A China vem crescendo tanto economicamente e militarmente, que vai chegar um dia que ela literalmente vai puxar conflitos por ambições.

Leonardo

Como essa hipótese da “armadilha de Tucídides” se aplica a países que tem o poder de aniquilação mútuo assegurado através de armas nucleares?

Carlos Gallani

Exatamente, enquanto não houver uma tecnologia disruptiva em relação à mísseis balísticos a paz nuclear permanecerá, tbm teremos um telefone vermelho em Pequim para garantir que nenhum militar mais nervoso transforme um incidente local em uma escalada de aniquilação mútua!
Ninguém quer ser o rei de um cinzeiro gigante!

JT8D

Como diriam alguns coleguinhas do blog “como são admiráveis, incríveis e fantásticos esses chineses!!!”
Estou só vendo a hora que descobrirmos uma dúzia de ilhas artificiais no Atlântico Sul, e não pudermos mais pescar nem explorar comercialmente nossas próprias águas

Jeff

Olá J8.
Eu admiro os chineses pela evolução tecnológica e industrial das últimas décadas, igual muitos daqui. Isso é uma coisa.
Outra bem diferente, é saber que há o risco do que você comentou acima. E se o Brasil não se mexer logo, poderemos ter uma nova versão da guerra da lagosta, mas eu duvido muito que forças chinesas iriam se intimidar com 2 ou 3 navios velhos da MB. A história pode se repetir, mas com um final bem diferente.

JT8D

Exatamente Jeff. Na verdade a MB sabe disso, e por isso insiste tanto na conclusão do subnuc

MGNVS

JT8D – 29 de dezembro de 2018 at 10:48 Saudacoes Apesar da maioria dos seus comentarios serem puramente ideologicos de extrema direita e cheios de ironias e criticas, nesse aqui eu concordo parcialmente com voce. No meu ponto de vista os EUA perderam o timming para impor um bloqueio ao expansionismo chines e agora isso vai ter um custo muito alto no futuro. Para os pro-esquerda comunistas de iphone que “acham” que a China é essa maravilha de reigime: mudem pra lá. JT8D perceba como a China vai enviando parte da sua populacao para o mundo inteiro, nos EUA os… Read more »

Pursuit

É impressão minha ou 7 em cada 10 textão é exaltando os chinas??
Ilustram com material china e nenhum Americano, por exemplo.

Pursuit

“Aceite que dói menos” Nem minha filha com 2 meses teria esta resposta.

Eu ri

Felipe Morais

Por que não responde assim aos esquerdistas que tomaram conta do site Galante? Ah é, parece que suas opiniões convergem com as deles.

Lamentável.

Marcelo Baptista

Galante e equipe, parabéns pela paciência com os filhotes do Facebook. Vcs vão ganhar o prêmio Buda.
Mas parabéns pelas informações, fica difícil ficar tranquilo com o jogo geopolítico que está se formando no horizonte.

Pedro

Galante, não se preocupe, está muito bem respondido. Aliás, a matéria em si refere mais vezes fontes e opiniões ocidentais do tema do que asiáticas, o artigo em si não é opinativo de todo. Outro facto que reparei foi que, de certa forma, a materia beneficia mais o ocidente ao enraizar a ideia do monstro soviético chinês, tal como se fez com o velho urso russo da guerra fria. É apenas um artigo malta, tal como muitos, alguns enraizam uma ideia com um toque de opiniativismo mas no fundo, a trilogia PN, PA e FT nem é muito disso, se… Read more »

Cabeça Fraca

“Pursuit 29 de dezembro de 2018 at 13:24 ”

Menos Face e Mais Books….

Fernando

kkkkk perfeito! Boa!

MGNVS

Galante e demais editores. Parabens pelas materias que no meu ponto de vista sao totalmente imparciais e apenas repassam os fatos. Parabens tbm aos editores pela paciencia que vcs tem ao lidar com tanta baboseira ideologica seja dos fanboys retrogrados de extrema direita seja dos pró-esquerda comunistas de boutique, pq ambos os lados estragam os comentarios. E o pior, se vc critica qualquer um dos lados entao ja é logo taxado de “isentão”, igual muitos aqui sao chamados por nao entrarem nesse jogo de babaquice ideologica. Ou seja, se vc nao é pro-EUA/Israel e nem pro-Russia/China entao é atacado pelos… Read more »

Pedro

So um detalhe, se quer exaltar imparcialidade não deveria rotular alas políticas, se bem que as mesmas variam de país para país. Na minha opinião um dos maiores erros na governação mundial é esse mesmo, o de rotular com direitas e esquerdas, azuis e vermelhos, partidos que de outra forma até poderiam vingar o melhor das suas ideias ao invés das piores. Para teres um inimigo a melhor forma de o fazeres é comessar por aí, rótula lo e negar os seus ideias ao invés da muito melhor opção da imparcialidade tentando sempre aproveitar a melhor parte de qualquer ideia… Read more »

andrepoa2002

A matéria é boa ( muito boa alias), mas questionamentos podem ser considerados sugestões. Nada de errado no comentário do colega de foro mesmo que não se concorde com ele.

Jeff

Eu li uma matéria imparcial, sem exaltar a China, muito pelo contrário, destacando a política de força bruta e desrespeito aos tratados internacionais.

JT8D

Vc não leu a matéria

JT8D

Estou me referindo ao Pursuit. Também achei ótima a matéria

Felipe Morais

De fato a matéria é boa. E, pelo contrário, em sua maioria traz falas de americanos sobre as estratégias agressivas chinesas.

Mas o Pursuit não está errado. A maioria das matérias são exaltando chineses, mas isso não é nem o pior. O pior é uma cambada de esquerdista postando um monte de besteira, mentiras e provocações e o Galante não faz nada.
Só se manifesta quando alguém critica sua amada China.

JT8D

Felipe, eu acho que você está sendo tremendamente injusto.

Sidy

Pode crer. Tem que ter um saco maior que o do Papai Noel para aguentar.
De minha parte, agradeço ao Galante e demais responsáveis pela manutenção do espaço, pois sei do trabalho que dá.
Força e parabéns pelo bom trabalho.

Paulo

Concordo 100% com o que vc escreveu, Felipe Morais.

Kommander

Será mesmo que o Galante exalta tanto assim a China? Ou será que são vocês que estão tão cegos ideologicamente que todo comentário/opinião que não bate com a de vocês é considerada esquerdista/comunista? Abram os olhos e tentem enxergar o mundo de fora, além da bolha que vocês vivem.

Pedro

Filipe… Tenha dó sim? Pelo amor de deus, vá estudar imparcialidade, eu não sou pro nada e estou a dizer lhe isto.

Emerson Luiz

Pursuit vc leu a matéria? O texto tá descendo a lenha na política expansionista chinesa e vc vem e me fala que o texto está exaltando os “chinas”? Parece que vc só leu o título e veio fazer birra nos comentários.

Alex Nogueira

É muito óbvio que o grande crescimento militar Chinês tem um único e claro objetivo, que é a expansão de seu terrório e de seu regime, e na velocidade em que estão crescendo em todas as áreas, é muito provável que entrem em um grande conflito militar nos próximos 5-10 anos (até porque vão querer testar tudo o que estão construindo)… Passado esse prazo, só o fato de estarem tão grandes e fortes já será o suficiente para que ninguém mais os desafie.. o tempo está passando e a oportunidade de derrota-los militarmente está passando (ou já passou) junto, se… Read more »

Felipe Morais

Acho que a época de derrotá-los militarmente já passou.

Não que não seja possível, mas ninguém está disposto a entrar num conflito dessas magnitudes. A única via é a guerra econômica, a qual tbm está se esgotando, com uma China cada vez mais importante no comércio internacional.

Bosco

Felipe,
Nenhum governo de esquerda resiste muito tempo. A China vai cair sozinha e não demora. É nítido que na China está ocorrendo uma “bolha” e toda bolha, uma hora explode, e aí, vai ter uma enxurrada de 1,2 bilhão de miseráveis que foram excluídos do “capitalismo” de Estado chinês que vão tratar de fazer a pseudo potência naufragar sobre seu próprio gigantismo.
Não dou 5 anos pra isso ocorrer. Não demora e o dragão vai estar latindo igual um xitsu.

JT8D

Você estava sumido meu amigo. Feliz 2019

Bosco

Pra você também!

Cabeça Fraca

“A China é um capitalismo de elite e um comunismo de povo.”

koppe

Renato Carvalho

Grande Bosco,
Me permita discordar de vc, a China ainda não faz frente com a América, mas os números não mentem, todas as projeções futuras garantem que a China vai ultrapassar os EUA em alguns anos, se vão manter a liderança é outra história, pelo que leio aqui e em outros sites, chego a conclusão que vamos assistir o Ocidente perder a primazia económica e talvez a militar.

Bosco

Renato,
Eu acho que já até passaram os EUA. Mas essa não é a questão. A questão, ao meu ver, é: conseguiram chegar mas irão permanecer onde estão por tempo minimamente razoável ou tudo vai ruir?

Schneider

Bosco, como quase sempre, está correto.

China vai passar os EUA? PIB bruto não diz nada. Analise o PIB per capita. China está atrás do Brasil.

A China é uma bomba relógio Keynesiana. Ainda mais inflada que o ocidente depois da cagada do Obama de resgatar todo mundo, pós 2008. A economia e a matemática não perdoam.

Talvez por saber disso que o partido comunista chinês esteja flexionando seus músculos pra todo lado, na esperança de conquistar novos territórios e escravos para explorar, errr… digo… novos mercados.

Paulo

Bosco análise perfeita

Bruno Rocha

Caro Alex, depois que a ideologia revolucionária socialista, com suas infinitas vertentes, tomou conta do mundo, qualquer possibilidade de tomar uma ação internacional conjunta para barrar uma força militar-pré-capitalista-comunista igual a China, e até a Rússia, tornou-se impossível. Estamos num mundo dominado pelo politicamente correto, relativismo, aborto em massa, imigração em massa, islamização e favelização da ocidente. É mais fácil toda essa resistência ficar do lado da China do que se fingir de neutra. Acabou. É game-over. E a China ainda continua destruindo recifes de coral de ilhotas e nada desses macacos do Greenpeace e vaganos baitolas reclamarem da matança… Read more »

Alex

Em 2010 eu uma aula de história, o professor disse que as próxima guerra ocorreria n Asia. Nunca esqueci desse dia sobre a corrida armada que estava ocorrendo nessa parte do mundo.

Carlos Gallani

Ainda existe o fator da China ser altamente dependente de importações de alimentos e insumos básicos em sua quase totalidade por via marítima, o mar do sul da China não é suficiente para garantir suas rotas comerciais, rotas comerciais para América do Sul mesmo que com algum aliado seriam facilmente negadas, assumindo que Rússia e China não são suficientes em varios aspectos eu chuto que o “X” da questão, o fator de desequilíbrio final está no oceano Índico! A crescente influência chinesa na África fará com que a Índia assuma um papel MUITO mais importante do que eu supus em… Read more »

João Adaime

A China pode fazer o que quiser dentro de suas fronteiras. Pode firmar acordos com quem quer que seja. Mas não pode usurpar águas internacionais, assim como águas dos seus vizinhos. Esta postura lembra muito a atuação de Hitler com relação à Áustria e à Tchecoslováquia pouco antes da II GM. Acredito que alguns falcões dentro dos departamentos de Estado e de Defesa já estejam cogitando num ataque preventivo. O que não aconteceu em 1938. A China usa como argumento as intervenções unilaterais dos Estados Unidos, o que é condenável. Porém, não para evitar que se repitam, mas para fazer… Read more »

Carlos Gallani

Teoria do espaço vital, Ratzel.

Jeff

Acho que contra a China não haveria um tal “ataque preventivo”, porque se isso ocorrer será guerra sem volta, é a impressão que eu tenho. E se ficar só na guerra convencional, estaria de bom tamanho, seria finalizada com algum tipo de acordo bilateral.
De uma WW3 não sei se sobraria alguma coisa viva.

Vovozao

29/12 – sábado; btarde, com nossos pseudos presidentes, vemos uma nação ( China); anos 70/80 pediam nossa MB auxilio para treinar tripulação e aviões em nosso Minas Gerais, hoje a maior marinha em número de navios; enquanto isto neste período regredimos de uma marinha para uma guarda costeira. Muito triste, devemos agradecer aos senhores ex- presidentes: Sarney; Collor; Itamar; Fernando Henrique Cardoso; Luis Inácio; Dilma Rousseff, Temmer, que nada fizeram ( ou pouca coisa) pelas FFAA.

Mikhail Bakunin

Anos 70 e 80? Ouviu o galo cantar mas não sabe onde…

Augusto L

Não tem que ter nova estratégia nenhuma.
Evitar a guerra a todo custo é dar a vitória ao inimigo, que fará de tudo para escalar a situação, pq sabe que você é politicamente fraco.

Se fosse pra os EUA evitar guerras catastróficas, o Nazismo teria ganho, o Comunismo teria ganho.

As vezes tem que coisas que não dão pra evitar.

Como diria o Reagan “quando o ultimato chega ou é lutar ou se render, não há outra opção” .

Marcelo Baptista

Mas não foram os EUA que começaram a guerra. Foram empurrados para ela. Quanto a URSS, também não foram eles que começaram as disputas, reagiram posteriormente. O que vc sugere é que os EUA batam primeiro? Dúvido que eles venham a fazer isto.

Rene Dos Reis

Os desafios as potencias dominantes sempre surgem deste pedação de de terra , “Eurasia” começou com Napoleão “frança” a oeste seguindo pro leste com Alemanha , Russia , Japão e agora a China aparentemente aliada a Russia que não sofreu uma derrota militar total na sua tentativa, cabe ao ocidente “USA” administrar bem o sistema de alianças que herdou da Inglaterra. Lembro na Época da invasão do Iraque que os estudiosos em geopolítica falavam sobre as consequências para o futuro do enfraquecimento da ONU , pois e, o futuro já chegou e nas grandes questões mundiais não vemos mais as… Read more »

Zé

O poder naval mais uma vez ao longo da História decidirá quem dará as cartas no mundo. Mantendo a supremacia tecnológica militar no Himland e controlando as matérias primas do crescente exterior, rússia e china permanecerão dóceis.

Rene Dos Reis

Obs , apesar do Japão ser uma ilha hoje antes da segunda guerra mundial estava la no continente também como bem sabemos.

Jeff

Uma dúvida:

Ilhas oceânicas do Brasil
1 Fernando de Noronha.
2 Trindade e Martim Vaz.
3 Penedos de São Pedro e São Paulo.
4 Atol das Rocas.
E outras mais próximas da costa.

Seria viável, útil, possível utilizar estas ilhas para implantação de radares, bases aéreas e navais brasileiras? Seria uma forma de o Brasil “marcar território” de forma mais explícita?
O expansionismo dos chineses não vai parar, isso é fato. Se não estão nem aí pros seus vizinhos apoiados pelos EUA, não acho que fariam cerimônia em plantar no nosso quintal, futuramente.

JT8D

L Brasil precisa é de uma Marinha bem equipada. Fortalezas são estáticas, podem ser simplesmente contornadas, que o digam os franceses e sua Linha Maginot. Nada substitui forças móveis e bem treinadas

Jeff

Nem pra radares? Bases de alertas antecipados? Mísseis?

JT8D

Para radares talvez, mas tanto eles como os mísseis lá instalados seriam alvos estáticos. Veja, eu não estou dizendo que não seria uma providência útil, eu apenas acredito que hajam prioridades mais urgentes

Art

Quando você coloca Radar, míssil e pista de pouso vira alvo…tem que estar presente o tempo todo e vigilante. Fernando de Noronha se não me engano tem um sitio radar com guarnição da FAB e pista de pouso (tinha o DTCEA Fernando de noronha). O 2GAAAe na 2GM ficou em fernando de noronha uma história muito bonita na época era uma selva e tiveram até doenças traumáticas..nada a ver com o que é hoje. Os Rochedos seriam viavéis? será que um radar OTH nesses rochedos não resolve? Ainda teremos os ECObobos sendo contra etc. Misseis SAM não temos nem para… Read more »

andrepoa2002

Mas um porta-aviões que não afunda tem o seu valor.

Delfim

Ilhas são inafundáveis.

JT8D

Países também

Jeff

Eu imaginei mais como marcação militar de território, pois se continuar como locais de proteção ambiental os chinas atropelam…
Aliás, o Japão vai manter a caça de baleias somente na sua área? Que decisão lamentável do Japão…

Art

Quando se instala missil, radar e pista de pouso vira alvo, tem que estar vigilante o tempo todo. Fernando de noronha tem um destacamento da FAB (RAdar) na 2GM o 2GAAAe estava presente com grandes histórias (não era o paraíso, era inóspito e teve gente com doenças traumáticas). O que quero dizer é é viavel? talvez alguns dos rochedos não seja…tem que avaliar. Sem dúvida Radares OTH e de vigilancia do Espaço aéreo são importantes. O Custo benefício é interessante? Lembrando que não existem mísseis SAM nem nos navios e nas unidades do EB ou FAB. temos que fortalecer as… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O texto é excelente mas tem aquele mito de que a Inglaterra decimonônica evitara uma guerra com a América: justamente ela fez tudo o que pôde, e a ameaça napoleônica ocupou muitos recursos britânicos, pra atrapalhar o desenvolvimento industrial da América, inclusive fornecendo navios tripulados pros confederados. Existem guerras abertas e declaradas e guerras subrepticias… A China já tá em guerra com os EUA.

Vovozao

29/12 -sábado; btarde, os conceitos no Brasil, sao diferentes do restante do mundo; Americanos; Ingleses; Japoneses usam muito bem suas ilhas como bases avançadas; nao vemos o uso deste conceito no Brasil; antigamente o Brasil possuia uma guarnição em Fernando de Noronha, hoje não sei se ainda existe, era o posto militar mais avancado do Brasil.

Nico 88

Excelente reportagem. A China é sem dúvida uma grande ameaça. Seu projeto é de dominação mundial. Não ficará restrito somente a Ásia. E nesse contexto geopolítico o Brasil se torna cada dia mais sua colônia. Ainda sonho com uma grande aliança entre EUA, RÚSSIA E ÍNDIA contra a maior ameaça a soberania de todos os países do mundo nesse século que é a China.

Delfim

Uma saída seria um amplo tratado com zonas de influência, mas isto significaria a perda de soberania de praticamente toda a Ásia amarela. Incluindo o Japão. E não se sabe até onde a China honraria tal tratado.
Outra saída seria o abandono de sistemas de armas tecnologicamente avançadas mas em número restrito, por sistemas menos avançados mas produzidos de forma massiva.
E a formação de alianças além das existentes com países menosprezados das Américas e África.
O Ocidente está em jogo.

Sidy

Não acredito que abandonem Japão e Coréia do Sul.
E por mais que os equipamentos chineses não sejam de fato testados em combate, não dá para subestimar. Fizeram isso na WW2 e tiveram uma amarga surpresa com a Força Aérea Japonesa, que era muito mais forte do que as análises indicavam, sendo o Zero muito superior aos caças que podiam dispor de imediato.
Precaução e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Não é a toa que Japão e Coréia do Sul estão se armando até os dentes… a coisa está cada vez mais feia.

MGNVS

Delfim – 29 de dezembro de 2018 at 15:51 Saudacoes Comentario perfeito. No meu ponto de vista eu tbm acho que os EUA deveriam se voltar para America Latina e Africa. Aproveitar a prepoderencia regional de Brasil, Mexico e Africa do Sul para tecer alianças que impeçam a China de exercer influencia economica e militar aqui. Buscar paises africanos simpaticos ao Brasil e Africa do Sul para ajuda-los economicamente e fortalece-los democraticamente e traze-los para o lado Ocidental. Aproveitar a influencia do Mexico na America Central para fazer a mesma coisa. Automaticamente Cuba, Venezuela e Bolivia perderiam poder e influencia.… Read more »

Hashkeh Naabah

Toda vez que tomo conhecimento de semelhante discurso dos americanos se apresentando como ‘defensores dos fracos’, fico pensando qual a razão que leva-os a descaradamente defenderem essa ladainha: será apostar na força da propaganda midiática ocidental – que ainda é mais forte em nível global do que as dos países que ocasionalmente são taxadas de ‘eixo do mal’ – os próprios chineses, cubanos, russos e iranianos – quando o establishment americano julga o país como a ‘última bolacha do pacote’, num discurso infantil mais parecido com a da ‘Guerra nas Estrelas’, algo como ‘Força do Bem’ vs ‘Força do Mal’,… Read more »

JT8D

Eu acho que a questão aqui não é defender os EUA, que certamente tem inúmeros defeitos. Por piores que sejam os americanos, isso não significa que seus adversários sejam “do bem”. Me parece que a discussão é sobre as iniciativas chinesas de se apossar de águas internacionais. É um assunto bem objetivo, não há por que torná-lo ideológico. O fato dos EUA terem seu histórico de desrespeito ao direito internacional não torna a atitude da China menos preocupante, muito menos a legitima

Sidy

Perfeito. É um assunto bem definido, não uma discussão ideológica. Não dá para misturar os canais, a menos que o objetivo seja confundir e desviar do assunto em discussão.

Santiago

Eu não confio nos Chineses! Estão tramando alguma coisa.

Carlos Campos

O povo fala tanto em arma, mas o que pode fazer os EUA superarem essa fase com a China, é trazer seu dinheiro para outros países menos perigosos, tipo Brasil, índia, Colômbia, Panama, Haiti, o problema é que esses países ainda tem ambiente de negócios horrível, outra seria acelerar o desenvolvimento da robótica, impressoras 3D, e demais tecnologias, impedindo a compra ou diminuindo a compra de produtos Chineses.

JT8D

Estava pensando sobre essa possível estratégia americana, de desviarem parte dos investimentos hoje direcionados à China para o Brasil. Temos um salário relativamente baixo, mas precisaríamos nos tornar mais eficientes. Se o Brasil souber se posicionar nesse jogo de xadrez, o país pode mudar de patamar como ator global e se beneficiar economicamente. Embora muitos se prendam à aspectos folclóricos da política externa do novo governo, pode haver mais estratégia do que se imagina por traz dessas iniciativas diplomáticas. Sei que muitos duvidam que nosso próximo mandatário seja capaz de análises tão sofisticadas, mas certamente ao lado dele há pessoas… Read more »

Farroupilha

O que precisa ser levado em conta vai além de quantidade de meios bélicos (URSS investiu numa maciça indústria bélica e desmoronou). China não vai pelo mesmo caminho? – Os EUA, tem uniformidade social interna, direitos e deveres sociais e políticos iguais para todos, grande produção de alimentos e remédios, inclusive sempre fez muita doação. A China, tem uniformidade social interna? É auto sustentável? Qual seu histórico de ajuda humanitária? – Essa história de ficar em quem tem o maior revólver para propor cenários de guerra futuros e seus vencedores não basta. – Os EUA já se envolveram, iniciaram, terminaram,… Read more »

sub urbano

A China é o maior consumidor de commodities do mundo. Até os USA vendem commodities pra China: milho, soja, carne, frutas, etc. Os países de terceiro mundo como o Brasil nem se fala… é o único produto que exportam. Estou dizendo que todos os caminhos levam à China e que ela crescerá entre 6% a 7% durante uns 20 anos ainda antes de passar pela primeira recessão. Vão por mim esse país é monstruoso 1,5 bilhão de habitantes sob a bandeira vermelha da paz e da prosperidade.

Shandowlord
Rudi

A meu ver, logo teremos um “incidente” naquelas águas e isso dará ao mundo a real dimensão das coisas. EUA e aliados aproveitarão pra dar um chacoalhada na economia chinesa ao interditar aquelas águas e pôr o regime chinês em xeque. E pra fazer esse boicote não declarado, bastaria alardear que não há garantia de trânsito para os navios mercantes. Qual empresa ou governo arriscaria mandar seus grandes mercantes para uma área conflagrada? As economias mundiais sofreriam também momentaneamente, e muito, mas imagino que essa seria uma opção aceitável diante de todo o esforço de guerra que os países ocidentais… Read more »

Douglas Falcão

Eu tenho valores ocidentais, valorizo minha liberdade, o regime democrático e o sistema de liberdades econômicas implantado no ocidente com a revolução de independência americana. Os líderes dessa revolução resgataram em sua plenitude conceitos de cidadania e democracia dormentes desde a queda da República de Roma antes da era cristã. República e liberdade de ação, sempre foram debatidos pela elite europeia dos séculos XVI, XVII e XVIII, mas nunca conseguiram se livrar do ranço monárquico-colonial que os persegue até hoje, mesmo naqueles países que tiveram revoluções sangrentas como a França. Os americanos além de abandonarem conceitos de privilégio em “direito… Read more »

Bruno Rocha

Douglas, é uma pena que tudo isso está sendo corroído justamente por essa gente que fala em nome da liberdade de expressão para criminalizá-la quando conveniente. Gente cujo direito a liberdade é garantido ainda por um pilar que não é a porcaria do marxismo, socialismo e seus determinismos malucos. Gente que goza de uma boa vida no ocidente, muitos, inclusive comentaristas daqui, que vivem nos EUA, pagam o maior pau pra China, Rússia e qualquer trambolho revolucionário que sequer foi capaz de criar algo parecido com qualquer países do primeiro mundo. Não sei o que se passa na cabeça dessa… Read more »

Ricardo Bigliazzi

As ilhas se movimentam menos que um porta aviões, sendo assim são os primeiros alvos, o resto é resto.

Porém, não vai ter guerra, não vale a pena para a China. Ela depende do comercio internacional, dependendo do comercio internacional vai matar a “galinha dos ovos de ouro”?

Deixem que os dois fiquem arrotando a supremacia que tem, temos problemas muito grandes por aqui.

Fico apenas a imaginar o que seria o BLOG em 1967 com a Russia tendo centenas de submarinos e algumas dezenas de milhares de MBT´s… acho que ninguem por aqui estaria vivo (em teoria).

Bruno Rocha

A diferença era que a URSS era um inimigo declarado do mundo ocidental, com seus pelegos praticando terrorismo, onde a maior parte da população era contra.

A China de hoje praticamente tem a maioria das empresas que fabricam placas de circuito integrado, plástico, e o segundo maior consumo do mundo. Eles estão conectados ao sistema econômico de forma irreversível.

E pra piorar, o socialismo moderno, social-democracia para-capitalista, torna-os impossíveis de se combater, militarmente ou ideologicamente.

Cabeça Fraca

“Hashkeh Naabah 29 de dezembro de 2018 at 16:31 Toda vez que tomo conhecimento de semelhante discurso dos americanos se apresentando como ‘defensores dos fracos’, fico pensando qual a razão que leva-os a descaradamente defenderem essa ladainha: será apostar na força da propaganda midiática ocidental – que ainda é mais forte em nível global do que as dos países que ocasionalmente são taxadas de ‘eixo do mal’ – os próprios chineses, cubanos, russos e iranianos – quando o establishment americano julga o país como a ‘última bolacha do pacote’, num discurso infantil mais parecido com a da ‘Guerra nas Estrelas’,… Read more »

JT8D

É o Felipão no seu avatar?

Cabeça Fraca

Não…é o maior CAMPEÃO DO BRASIL….

Aceita que dói menos Pursuit(x2)…!!!…..

Cabeça Fraca

No discurso de abertura de sua campanha para a presidência dos eua, em 2012, Mitt Romney disse: “Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os eua não estão destinados a ser apenas um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os eua devem conduzir o mundo ou outros o farão.”… o “Destino Manifesto” é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos eua é eleito por Deus para civilizar a América, e por isso o expansionismo estadunidense é apenas o “cumprimento da vontade Divina”. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos… Read more »

JPC3

“Mão Rússia” sempre cometeu os mesmos crimes, dominação de países fracos, disseminou fome e pobreza, matou milhões, financiou guerras e invasões, conspirações, golpes, torturas e assassinatos. Hoje se acalmou porque seu dinheiro e influência diminuíram.

Mesma crítica feita aos EUA deveria ser feita a “Mãe Rússia”.

Cabeça Fraca

“A Rússia nunca fez nada ao Brasil. Já os Usa interferiram diversas vezes aqui. A aberração intelectual é exatamente apoiar os Usa e,se dizer patriota. Isso sim é aberração.”

Wagner

Paulo

Aberração é aguentar besteiras dessas mor tadelas.

carcara_br

Pra uma potência em franca competição e com uma guerra comercial declarada a china tem sido até que comedida. O pior virá quando os chineses avaliarem que a forma de se contrapor ao poderia americano na asia é lançar uma campanha de confrontação global, ai vão começar as guerras de procuração, os conflitos por todo o globo. Todos nós vamos aprender que os chineses comem criancinhas, por enquanto, ainda está calmo.

Adriano RA

Brasil e EUA respondem por aproximadamente 47% e 42%, respectivamente, da soja importada pela China, em especial usada para alimentação animal. Baita poder de barganha que nunca foi explorado…. Ao meu ver a maior fraqueza da China é a segurança alimentar, garantida por via marítima…
O primeiro passo deveria ser uma política orquestrada de substituição de produtos chineses. Faz-se necessário mostrar que existem limites nas relações internacionais que não devem ser ultrapassados. A segunda guerra fria já começou faz tempo, com a eleição de Trump nos EUA. Mas é o tempo que vai dizer como será o desenrolar disso…

Tiago Guimarães

Ainda tem o Nióbio que praticamente só tem no Brasil e no Canadá.

Tiago Guimarães

A China é muito dependente de matéria prima. Se os fornecedores forem estrangulados a China se da de mal.

Luiz Trindade

Parabéns Alexandre Galante pela reportagem da “Breaking Defense”. É o que veio há muito tempo falando e defendendo as minhas ideias batem justamente o que a reportagem diz.
Pena que autoridades militares norte-americanas demoraram demais para tomar alguma atitude a respeito. Agora lidemos com um tigre que ruge numa frágil gaiola de bambu. Infelizmente.

Paulo Costa

A arrogância, a ganancia desenfreada e a sede por dinheiro, poder e domínio sobre tudo e sobre todos que os dirigentes ditatoriais chineses demostram em conjunto com a sua falta de dialogo, sua indiferença as regras internacionais, soberania de outros países, a limites territórias e o desprezo total a vida humana e ao seus valores sejam culturais ou religiosos e so comparada ao nazismo de hitler na Europa. Vivemos tempos difíceis e a tendencia na Asia e de piorar e creio que na próxima desada teremos o inicio das invasões, das guerras, disputa territoriais e o domínios de naçoes e… Read more »

William Munny

China cada vez mais grande! Para a histeria geral dos fascistas sem capacidade intelectual! kkkkk

JT8D

Parabéns pela sua capacidade intelectual

Sidy

Seria cômico se não fosse trágico.

Carlos Gallani

E se vc soubesse que o comunismo chinês tem muito mais haver com fascismo que com socialismo? ?

Bosco

Esse discurso esquerdopata do politicamente correto, pregando o novo evangelho segundo São Marx, já não convence mais ninguém com um mínimo de bom senso. Todo mundo sabe que é retórica proselitista pró PT e sua gangue.

JPC3

Se ao menos eles acrescentassem algum conhecimento às discussões…..

Não se aprende nada com eles, quando tentam lançam um mar de informações incorretas ou completamente fora dos assuntos das matérias.

Não sei o que fazem aqui.

Carlos Gallani

É o que eu disse em outro comentário, negar rotas via pacífico não é surpresa, o bicho vai pegar mesmo no Índico e o papel da Índia vai ser absolutamente decisivo, vai ser aquele “cavalo” fundamental para o cheque mate!

Carlos Gallani

Perdao, comentário duplicado!
(Críticas construtiva, esse sistema de comentários é péssimo é ultrapassado, um sistema via Disqus seria bem vindo!)

William Munny

Os chinas sim entendem de tecnologia! Brasileiro só entende de futebol, novela e carnaval!!!

Adriano RA

Parece-me que a ideia dos chineses é montar uma marinha tão grande e capaz que ninguém conseguirá negar as linhas de suprimentos vindo do oriente médio (petróleo) e África (alimentos). A base militar no Djibouti é importante nesse contexto. Isso sem falar nos pobres venezuelanos que tiveram seu petróleo penhorado pela ditadura bolivariana apoiada por Beijing.
O Brasil precisa por suas barbas de molho…

Carlos Gallani

É o que eu disse em outro comentário, negar rotas via pacífico não é surpresa, o bicho vai pegar mesmo no Índico e o papel da Índia vai ser absolutamente decisivo, vai ser aquele “cavalo” fundamental para o cheque mate!

Waldir Fares Filho

O texto mostra a preocupação americana com o fortalecimento da China, economicamente e militarmente. E a possibilidade real de conflito futuro. Todos os países que se tornam importantes no mundo com o tempo causam a reação daqueles que já o são. China, Russia, Alemanha na 2.a guerra.. varios exemplos. Me causa preocupação com a China pela sua extrema força econômica e falta de liberdade e democracia lá. Acho q podemos chamá-la de ditadura do PC chinês. Isso só mostra que nós, brasileiros, deveríamos rapidamente sair da situação que nos encontramos hoje, que possamos ascender como país importante e forte. Temos… Read more »

Roberto Silva

É óbvio que a China visa dominar o mundo em conjunto com a Rússia. Nossos maiores inimigos estão agindo há décadas dentro do Brasil democrático mesmo Eles estão até aqui mesmo no blog e nas redes sociais, comunistas traidores ainda livres e rindo de todos nós. Até quando? Alguns falaram acima sobre alimentos como ponto fraco dos chineses, mas esquecem do minério de ferrvo. Talvez seja por aí que o Brasil esteja sendo agora visto com outros olhos pelos Estados Unidos. Brasil e Austrália negando minério para a China seria muito interessante de assistir. Não estranhem Brasil, Estados Unidos e… Read more »

Rudi

Como o Brasil não tem conteciosos com seus vizinhos, vejo uma adesão a Otan como uma boa opção pro Brasil se precaver das ameaças de uma possível China belicosa em escala mundial.
Sai mais barato que tentar buscar uma solução isolada, ainda que importe uma certa perda de soberania.

Jeff

Eu penso diferente, o Brasil não deveria se meter na Otan, até porque ela foi criada para um enrosco que nem de perto nós envolve. Exatamente como você falou, essa perda parcial de soberania seria válido para nós?

Joao

Willian mumia, o serto é “mais maior” e nao “mais grande”

Saldanha da Gama

Feliz Ano Novo, próspero, saudável, harmonioso e com paz. st4

Luís Henrique

Existem vários colegas que participam do blog e não suportam ver notícias mostrando o poderio chinês. Ficam revoltados, querem que as matérias denigram os produtos chineses e exaltem os produtos americanos. Não querem enxergar o óbvio. Não é uma questão de idolatrar a China, como alguns acusaram acima até os editores do blog. Parece um bando de adolescentes. Parece briga de torcida de time de futebol. Eu gosto muito mais dos EUA do que da China. Mas enxergo o que está acontecendo no mundo. Não vou tapar os olhos, nem desacreditar apenas por gosto pessoal. Esse é o ponto. A… Read more »

Luís Henrique

Schneider 30 de dezembro de 2018 at 19:39 Bosco, como quase sempre, está correto. China vai passar os EUA? PIB bruto não diz nada. Analise o PIB per capita. China está atrás do Brasil. A China é uma bomba relógio Keynesiana. Ainda mais inflada que o ocidente depois da cagada do Obama de resgatar todo mundo, pós 2008. A economia e a matemática não perdoam. Talvez por saber disso que o partido comunista chinês esteja flexionando seus músculos pra todo lado, na esperança de conquistar novos territórios e escravos para explorar, errr… digo… novos mercados. ——————————- Ah ta. Eu achava… Read more »

RM

EUA tem Japão, Coreia do Sul, Filipinas, Tailândia, Vietnã (isso mesmo), Nova Zelândia e Austrália do seu lado.

Vejam num mapa as implicações disso:

https://imgur.com/a/kMmmzn8

Possivelmente a Malásia também, já que esta é próxima ao Reino Unido e Austrália (inclusive no campo militar), possuindo disputas territoriais com a China.

Aí teríamos um cenário parecido com isso:

https://imgur.com/a/jJN7fqc

Vovozao

31/12 – segunda-feira; último dia do ano; SR GALANTE; sempre bem informado; gostaria de saber: atraves de outro site corre a informação que a MB; não tem interesse no HMS CLYDE; esta informação tem procedência?????

Sidy
Vovozao

31/12 – segunda-feira; btarde; SIDY; INFORMACAO é outra; a MB; esta desistindo do leasing com a BAE; isto é que eu li.

Nilson

Pelo que entendi, o mesmo Contra Almirante “soltou” a notícia de interesse pelo Clyde, e depois, conforme noticiado em outro site, desmentiu a notícia. Tanto a notícia de interesse quanto a de desinteresse não me pareceram convictas, ou seja, ainda é disse me disse, nada concreto. Tomara que prevaleça a notícia do interesse, seria um grande avanço para nossa MB, para a qual não se vislumbra previsão melhor de aquisição ou construção de navios patrulha oceânicos, infelizmente. Para fins de 2018, parece que a compra de ocasião ficou apenas nos 3 helicópteros mesmo, os caça-minas e o petroleiro ficam para… Read more »

Farroupilha

Enquanto milhões de pessoas estiverem indo morar nos EUA (tido por arrogante), das mais diferentes raças e religiões (igualmente no nosso Brasil – tido por favelado).
Vou ficar achando muita graça dessa história de China, Rússia (e até países árabes) querendo se impor no mundo. Não adianta ter a maior arma, o mais alto prédio, ruas de ouro, se só quem aguenta vcs é seu próprio povo. Para quem é de fora apenas uma visitinha já está de bom tamanho.

Quero ser o líder do mundo, ok, vamos ver se o mundo lhe deseja.

Ivan

James Kitfield está alguns anos atrasado.
Faz uma boa análise, com referências importantes e alguns arredondamentos forçados – a US Baby ainda é a maior do mundo – para dar ênfase aos seus bons argumentos.
.
Mas está atrasado.
.
Comentaristas da trilogia, como Colombelli, Bosco,
eu mesmo e outros já avisam há muitos anos:
O dragão acordou e está com fome!
.
Forte abraço,
Ivan, o Antigo.

Luciano

“A China está tentando mudar a ordem mundial para uma em que o poder nacional é mais importante do que o direito internacional, refletindo um sistema no qual ‘os fortes fazem o que quiserem, e os fracos fazem o que precisam’”

As duas Guerras do Ópio mandam lembranças!

Luciano

E ainda há o inimigo interno: “Sou compreensivo com a direção geral que o governo Trump está se movendo em relação à China, mas escolher brigas com nossos aliados tradicionais na Europa e na Ásia por questões triviais de comércio é atirar no próprio pé”, disse Friedberg, de Princeton. “É crucial para a formulação e implementação de uma nova estratégia da China nossa capacidade de articular os valores democráticos e liberais que nos aproximam de nossos aliados e nos diferencia da China.”