Evento ocorrerá no IHGB do Rio de Janeiro em 2 e 3 de outubro e terá historiador ex-editor do Poder Naval entre os palestrantes

Estão abertas as inscrições para assistir às palestras do I Simpósio de História Marítima, cujo objetivo é promover uma História Marítima e discutir suas perspectivas no campo historiográfico brasileiro.

O evento será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), na cidade do Rio de Janeiro – Av. Augusto Severo, nº8, 11º andar, Glória, e tem inscrições gratuitas.

Inscreva-se clicando aqui. Vagas limitadas.

 

As palestras ocorrerão no período vespertino e a conferência de abertura será do historiador Luiz Felipe de Alencastro, das instituições Université de Paris-Sorbonne e EESP-FGV, conhecido principalmente pelos seus trabalhos sobre a evolução do sistema econômico do Atlântico ao longo dos séculos.

Entre os palestrantes das duas mesas redondas está um nome familiar aos frequentadores do site Poder Naval: Fernando Ribas De Martini, mais conhecido aqui pelo apelido “Nunão”. Profissional de comunicação social há três décadas e membro do corpo editorial da trilogia Forças de Defesa entre 2008 e 2016, com centenas de matérias publicadas nos três sites e na revista, também é historiador militar, com mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, finaliza doutorado em História Econômica pela mesma instituição.

As mesas redondas terão, além de Martini, pesquisadores que se destacam em temas navais, como Silvana Cassab Jeha (UFRJ), Edilson Nunes dos Santos Junior (UFF) e Ludolf Waldmann Jr (UFSCar).

A palestra de encerramento será do CMG (RM1) Francisco Eduardo Alves de Almeida (Programa de PGEM – EGN), a moderação das mesas está a cargo do CC (IM) Marcello José Gomes Loureiro (EN/IGHMB) e do VAlte (EN-Ref) Armando de Senna Bittencourt (IHGB/ IGHMB). Falas de abertura e encerramento serão, respectivamente, de Victorino Coutinho Chermont de Miranda (Presidente do IHGB) e VAlte (RM1) José Carlos Mathias (Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha). Confira horários e mais detalhes na programação abaixo:

Serviço:

I Simpósio de História Marítima

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

Gente de muito bom nível discutindo assuntos de grande relevância pra quem gosta do tema. A preservação da memória histórica, em todas as áreas do conhecimento, é de grande importância para que não cometamos os mesmos erros e possamos nos inspirar em iniciativas de sucesso. Farei minha inscrição agora!

João Moro

Pena que eu não tenho dinheiro pra ir…

M65

Muito bom !!! Lamento não poder ir por motivo de distância.

Thiago Aiani

Seria uma bela oportunidade e um grande prazer, poder presenciar e assistir a esse evento. Pena ser no Rio, que chato, é tudo ou em São Paulo ou no Rio.

Thiago Aiani

P.S. Serão disponibilizados vídeos do evento? Em futuro será organizado em outras regiões do Brasil?

Luciano

Parabéns aos pesquisadores! Como é difícil fazer ciência neste país, especialmente nos tempos atuais!!! Aproveitando a oportunidade, entre os dias 29 e 31 de outubro, ocorrerá o III Encontro de História Militar, no no Auditório do Comando Militar do Sul!

Rafael M. F.

Boa! Tô de folga na minha escala.

Luiz Floriano Alves

/será bom lembrar quando tinhamos encouraçados, cruzadores e navios auxiliares e a melhor marinha da America do Sul.

Dalton

Imperdível, principalmente para quem mora no Rio. Achei curioso a foto escolhida para
promoção do Simpósio, de inquestionável beleza, mas, mesmo assim, parece-me
haver pouca relação com o tema, mas, só achei curioso, não estou criticando.
.
Uma das perguntas que faria, se fosse me dada oportunidade, é sobre a lenda de que a marinha brasileira durante o período monárquico, chegou a ocupar o terceiro lugar atrás das marinhas britânica e francesa, ou mesmo o quinto lugar, pois não teria sido pouca coisa e nunca encontrei nada em livros que li.

Rafael M. F.

Talvez porque tenha o Arsenal compondo parte do pano de fundo. Até pensei que a lancha em primeiro plano fosse a Luci, com uma folha de serviços relevante na Revolta da Armada. Mas a chaminé inclinada já me desmente. Quanto à lenda, é apenas isso: lenda. A historiadora Maria de Lourdes M. Janotti afirma em seu livro “O Coronelismo – Uma Política de Compromissos” que a Armada Nacional era a 4a maior do mundo. Não sei em que ela se baseou para afirmar isso, ainda estou lendo o livro. Particularmente, duvido dessa assertiva. Em 1870 tínhamos uma força numerosa, de… Read more »

Dalton

Muito bom comentário Rafael. Também identifiquei o “Arsenal”, mas, da mesma forma, pensei nele como “parte do pano de fundo” na foto de
extrema beleza e nitidez.

Nostra

Unrelated but recently there was release of info regarding India’s new SSBN , picture of a hydrodynamic test model of a SSBN was noted during an exhibition.

http://www.hisutton.com/S-5_SSBN.html