USCG Stone

USCG Stone

O Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 14 de janeiro, a Comissão “Passex” com o USCGC “Stone”, da Guarda-Costeira dos Estados Unidos, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).

Na ocasião, foram realizados exercícios e demonstrações que contribuíram para o aperfeiçoamento do treinamento das tripulações e da interoperabilidade entre os navios, proporcionando a mútua troca de conhecimentos e experiências.

Durante a comissão, o NPa “Guaíba” efetuou o guarnecimento e embarque na lancha do Grupo de Visita e Inspeção (GVI), empregado durante abordagem a embarcações suspeitas.

Por sua vez, o navio da Guarda Costeira norte-americana realizou o lançamento de duas lanchas para demonstração do método go fast de perseguição, seguido da simulação de abordagem a uma embarcação suspeita de tráfico de drogas.

Na sequência, o USCGC “Stone” realizou exercícios de Busca e Salvamento, com simulações de pedido de resgate e socorro a uma embarcação sinistrada e salvamento de náufrago por mergulhadores lançados pela aeronave orgânica do navio.

Lanchas do NPa Guaíba e do USCGC Stone durante exercícios na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
willhorv

Kkkkkk….já viram as características deste USCG Stone? É maior que nossas futuras fragatinhas….
E vão fazer 11 deles….quase terminando o pacote!
Era só colocar um contêiner de lançadores de mísseis de curto alcance e vai ser pau a pau ou talvez melhor do que vamos, caso deus queira, iniciar a construção de míseras 4 unidades.
Desculpem a brincadeira, mas tenho vergonha…muita vergonha do que temos pra hoje…amanhã…e por aí vai!
Mas pessoal fardado existe a dar o rodo!

DOUGLAS TARGINO

Pois é! Brasil não tem jeito!

m. wolf

podem ser maiores, mas é um navio de patrulha, não em misseis seja anti navio ou aaae de lançamento vertical como a Tamandaré terá.

horatio nelson

a verdade dói !

Paulo

Até o nosso bote parece aqueles de praia que puxam o banana-boat!

Diogo

Srs., é nítida as grandes deficiências das Forças Armadas mas enquanto não fizermos a nossa parte que é eleger parlamentares com o compromisso em apoiar o setor da defesa, nunca teremos uma bancada forte para essa pauta tão essencial para nossa nação. Ficar só reclamando no teclado e continuar votando em deputados e senadores que defendem pautas fúteis não vai adiantar nada…

Salim

Como não apoia?! Entre os dez maiores orçamentos militares do mundo ( caimos para 14 pela desvalorização camBial enorme e vergonhosa). Sociedade sempre apoiou FAAS, agora o que fazem com o dinheiro e está má gestão de recursos. Milhares de militares sem equipamentos. Hoje estamos praticamente a pé. Aviões antigos, navios obsoletos, sem drone e defesa aerea. Quatro f ranguetas ainda sem prazo e 36 g ripens de quarta geração e muito pouco e vai demorar, com sorte e muito trabalho. ( tera que homologar, produzir e tornar operacional, isto demora )

Toni Cavalcante

Um navio patrulha não foi feito para combate; não suportaria danos pesados de ataques.

Entusiasta Militar

Pois é, esses caras do super trunfo nao querem saber disso, só criticar

Salim

Nao temos os dois, operacional so 3 opvs desdentados e a Barroso, o resto esta na capa da gaita e obsoleto. Lembrando que Barroso não será modernizada e já tem mais 15 anos operacional. Sem cobertura até submarinos terão dificuldades pois serão caçados sem piedade por um inimigo capaz. Defesa e mostrar aos possíveis inimigos que não irá valer a pena e que terá que ter força enorme com risco alto de fracasso, hoje aqui ta fácil, por isto crítico está situação, com intuito de melhorar e não denegrir esforço do operacional que as vezes da o sangue, porém do… Read more »

Barak MX para o Brasil

A nossa Tamandaré vai ser bem parecida com as linhas desse navio.

Marcelo R

As Tamandares não existem…que comparação tropega…. e so papel. nem a quilha da primeira foi batida, para piorar, nem o material do casco foi comprado ou encomendado, é o Brasil ficando cada vez menor, mais insignificante, corre se o risco dos barcos de pesca brasileiros serem expulsos ainda por pesca ilegal nas aguas da amazonia azul….pela guarda costeira dos EUA…..

Saldanha da Gama

Meu caro, é muito mais provável que em breve , nossos barcos sejam expulsos de nossas águas por pesqueiros chineses…. Abraços

OSEIAS

isso já aconteceu e tem muitos vídeos na net mostrando os pesqueiros chineses abalroando pequenos barcos brasileiros.

Marcelo Andrade

Você é igualzinho os caras que disseram ques os Subs da Classe riachuelo nunca sairiam do papael,eram só cascos ocos! O tempo… ah ..o tempo!

Dalton

O correto é USCGC Stone, corretamente utilizado na matéria anterior sobre ele, mas, nessa faltou incluir a letra “C” para “Cutter” portanto se tem United States Coast Guard Cutter Stone. . A Guarda Costeira dos EUA para quem não sabe, chama seus navios de “Cutter” por conta de uma tradição já que incialmente operou com pequenos navios a vela de um só mastro conhecidos como “cutters” . . O “Stone” ainda não foi comissionado o que será feito após regressar dessa missão o que não é algo comum, mas, permite testar o navio antes das retificações que todo navio novo… Read more »

Tomcat4,2

O bichão é bruto, creio q tem mais tonelagem que nossas atuais e futuras fragatas.

Dalton

Com 4500 toneladas quando totalmente carregado ele supera ainda que por pouco as duas “Greenhalgh” remanescentes.

Anton Leclaire

Dalton, corrige aí nas suas intenções: United States Coast Guard Cutter “Stone”, porém o correto é usar o prefixo do navio e adiante seu nome, assim: USCGC Stone……mas em caso de uso , por sua conta, das palavras por extenso deve usar as aspas no nome do navio!!!!…………… o nome do navio é “Stone”. Veja, outra coisa, o navio será incorporado ( comissionado é um termo de tradução literal do inglês “Commissioned”, mas na Marinha do Brasil utilizamos o termo INCORPORAR, com sentido de integrar o navio formalmente aos meios navais desta) em fevereiro de 2021, esteja ele onde estiver,… Read more »

Dalton

Anton, meu comentário foi sobre o fato de que se esqueceu de colocar a letra “C” no prefixo o que foi corrigido após meu comentário, pois USCG significa Guarda Costeira dos EUA enquanto o prefixo correto para o navio é USCGC e aproveitei para discorrer sobre o uso da palavra cutter. . Na marinha e guarda costeira dos EUA usa-se o termo comissionar enquanto que para os navios auxiliares pertencentes ao “MSC” usa-se o termo “em serviço” então sendo um navio americano adotei o termo em uso lá e sempre que lembro procuro usar o termo “incorporar” quando me refiro… Read more »

Anton Leclaire

Os navios de guerra, geralmente, são construídos em Arsenais. “Arsenal” é uma palavra de origem árabe. Vem da expressão ars sina e significa o local onde são guardados petrechos de guerra ou onde os navios atracam para recebê-los. A expressão ars sina deu origem ao termo arsenal, em português, e ao termo darsena que, em espanhol, quer dizer doca. Construído e pronto, o navio é, então, incorporado a uma esquadra, força naval, companhia de navegação ou a quem vá ser responsável pelo seu funcionamento. A cerimônia correspondente é a “incorporação”, da qual faz parte a “mostra de armamento”. Armamento nada… Read more »

Dalton

Estou ciente disso Anton e com certeza seu comentário enriqueceu a matéria já que nem sempre os termos oficiais são claramente compreendidos.

Rodrigo LD

Leitura recomendada. Duvido que vejamos essa carta publicada. Abraço, camaradas.

Entusiasta Militar

hoje em dia por serem contra o atual governo, a grande maioria dos jornalistas mal caratês e dos órgãos de impressa picaretas fazem oposição política disfarçada de jornalismo mentindo diariamente e ate acusando órgãos do estado como nossas FA só pra tentar manchar o atual governo e jogar a parte burra da sociedade contra esse governo.
Eu nem votei nesse governo, mas respeito demais nossas instituições e as forças armadas para me vender e fazer esse joguinho ideológico esquerdista da terra arrasada pensando unicamente em 2022,

Enes

O jornalismo brasileiro tem doutrinas Marxcistas, por isso, vemos esses lixos por ai, aliais, todos os intelectuais no Brasil tem essa mesma formação.

Jorge Knoll

Lixo é cada vez que o Bozzo abre aboca, não se aproveita nada, e só joga para plateia bolsonarista, que não passam do tempo, que os cavalos que puxavam carroça, usavam o tapa olho lateral, para não se assustar e disparar no trânsito. São pessoas que, assim não olham o horizonte, e infelizmente, votei nele, mas seu governo tem sido marcado pelo negativismo, pelos fake news, todos os dias repedindo mentiras, na esperança que um dia se torne verdade, por polêmicas, por enfrentamento, pelo desrespeito com o cidadão, e chegaremos a quase 300.000 óbitos graças a seu comportamento de um… Read more »

Roberto Bozzo

Mestre Jorge Knoll….acho que vou começar a levar pro lado pessoal….hehehehe
É “Bozo” e não “Bozzo” a alcunha do Presidente…

Marcelo Andrade

Não vemos uma obra nova no Brasil, um canteiro de obras, e o desemprego batendo recordes, e mais recordes. Logo seremos 15/16 milhões de desempregados. Cara, se vocè acha que vai aparecer algo de bom do Governo na Globo, FSP, Estadão, BandLixo, esquece, é só desgraça!!! Tá louco! A ordem é ferrar o Governo, com ajuda do Sr.Dória, que dá dinheiro para a Foice de SP. Tem que entrar no site do Ministério da Infraestrutura e ver. Desempregados? Sim, e vai piorar!Pegaram um país ferrado com 12 milhões e quando as coisa pareciam andar, veio a pandemia e o lockdown… Read more »

Karl Bonfim

Por quê não enviaram um navio patrulha da classe Amazonas?

Hilton

Ia perguntar isso! Já que o bravo Guaíba já está no osso!

Flanker

No osso? Ele é mais novo do qie muitos outros navios da MB. Foi incorporado em 1994.

DOUGLAS TARGINO

Enviamos o que temos. Meu medo é daqui a 15 anos não termos mais nada para enviar.

Marcelo Andrade

Não é o qie temos, o NE é o primeiro ponto a ser visitado, o navio vai descer a costa até o RJ, cada Distrito aproveita a passagem. Para que mandar um navio daqui até o NE se lá tem Forças Distritais tb? Críticas somete para criticar!!

Marcelo Andrade

O Amazonas, se não me engano, fica aqui no RJ. Grupamento de Patrulha do Sudeste, salvo engano!

CELSO ALBERTO MIGUEL

Creio que só a Marinha sabe o quê e bom pra Marinha, dentro de nossas possibilidades. Existe o ideal e o possivel..

Yuri Dogkove

Torço para que todos esses navios da MB que estão em “sucata”, partam ao meio quando não estiver ninguém dentro! Só assim tomarão vergonha na cara e comprarão navios novos, ou então serão obrigados a “navegar a pé”…

joão Fernando

Isso que dá ficar de mimimi com reforma, retrofit…era só deixar esses cacarecos velhos no lugar certo (sucata) para forçar a compra de itens novos. Fim

José ROBERTO

O complexo de viea-latas tomando conta dos comentários… Só especialistas…

Marcelo Andrade

Amigo, frequento isso aqui desde 2009, muita gente boa foi embora, gente do meio, experientes, aprendíamos muito, nós entusiastas, só ficaram os jogadores de LOL, tem dia que é melhor não ler os comentários, É TÒXICO!

celio andrade

Passando hj pela ponte rio niteroi vi um navio igual a esse na base.

eudes

Não tinha uma opção para “discordar” dos comentários? Não é possível q o politicamente correto tenha feito mais uma “vítima”!

Flanker

Enquanto não souberem utilizar essa ferramenta, acho que os editores a retiraram. Tinha um descerebrado que negativava todos, literalmemte todos, os comentários….mesmo quando era uma pergunta, uma informação técnica, um elogio, etc….

Last edited 3 anos atrás by Flanker
_RR_

Navio magnífico…

É disto que precisamos para esse nicho.

Um outro projeto que particularmente considero interessante, é o OPV-93 do estaleiro COTEMAR.
comment image

Vasos como esses não se constituem em nada que não possamos fazer, e se tornam absolutamente necessários para assumir uma tarefa que navios destinados a combate fazem a custos muito maiores.

Aridyvan Santos

Cadê a opção de negativação de comentários? A gente lê cada imbecilidade nos comentários e não pode mais mostrar para os outros que o comentário é imbecil? Quer dizer que se 100 desaprovam o comentário e 6 o aprovam, o comentário vai ficar com as seis curtidas e vai soar como um comentário produtivo. Quanta NUTELAGEM!

Yuri Dogkove

Aqui não é competição de “joinha”, cara! Se procura estrelismo, está no lugar errado.

Marcelo Andrade

Desculpe, mas discordo. tem que ter a negativação, até para que a pessoa que postou veja que ela não é unanimidade!