O submarino da Marinha da Indonésia que desapareceu na costa de Bali na semana passada foi encontrado, dividido em pelo menos três partes, confirmaram os militares indonésios.

O presidente do país enviou condolências aos familiares dos 53 tripulantes que estavam a bordo quando o navio desapareceu durante um exercício de treinamento na última quarta-feira (21).

As equipes de busca localizaram os destroços da embarcação no fundo do mar a uma profundidade de 850m – bem além de sua faixa de mergulho de 200 m, ponto no qual a pressão da água seria maior do que o casco poderia suportar.

Acontece um dia depois que a Indonésia disse que o KRI Nanggala 402 foi considerado naufragado.

As autoridades também disseram que o suprimento de oxigênio do navio teria acabado na manhã de sábado, três dias após seu desaparecimento.

Em declarações aos repórteres, o chefe militar Hadi Tjahjanto disse: “Recebemos fotos subaquáticas que são confirmadas como as partes do submarino, incluindo seu leme vertical traseiro, âncoras, corpo externo de pressão, leme de mergulho e outras partes do navio.

“Com esta evidência autêntica, podemos declarar que o KRI Nanggala 402 afundou e todos os membros da tripulação estão mortos.”

O chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, disse: “O KRI Nanggala está dividido em três partes, o casco do navio, a popa do navio e as partes principais estão todas separadas, com a parte principal rompida”.

O KRI Nanggala (402) era um submarino de projeto alemão Type 209/1300

O presidente Joko Widodo disse: “Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por esta tragédia, especialmente às famílias da tripulação do submarino.”

Helicópteros e navios foram enviados para procurar o submarino, com a ajuda de outros países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Singapura, Malásia e Índia.

Um robô subaquático equipado com câmeras forneceu as imagens do navio naufragado.

A causa do desastre permanece incerta.

A Marinha havia dito anteriormente que uma falha elétrica poderia ter deixado o submarino incapaz de executar procedimentos de emergência para emergir.

O navio a diesel de construção alemã juntou-se à frota indonésia em 1981. Ele passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012.

Moradores da cidade de Banyuwangi, em Java Oriental, que abriga a base naval de onde as operações de busca e resgate estão sendo conduzidas, aderiram a apelos em todo o país para acelerar a modernização das forças de defesa da Indonésia.

Hein Ferdy Sentoso, 29, disse: “Este pode ser um ponto de aprendizagem para o governo avançar sua tecnologia militar e ser cuidadoso em como usar sua tecnologia (existente) porque a vida de seu povo está em jogo”.

O país tem procurado renovar sua capacidade militar, mas alguns equipamentos ainda são antigos e ocorreram acidentes fatais nos últimos anos.

A Indonésia tinha cinco submarinos antes do último acidente: dois Type 209/1300 de fabricação alemã, incluindo o Nanggala, e três submarinos Type 209/1400 mais novos construídos na Coreia do Sul.

ACIDENTES COM SUBMARINOS: 2000-2021

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Osvaldo serigy

Que esses guerreiros descansem em paz!!

Rogério Loureiro Dhierio

Triste.

Mgtow

Triste

Fabio Araujo

Deve ter implodido com a pressão, espero que consigam recuperar os corpos da tripulação e alguns destroços para determinar a causa do acidente! E se não for possível recuperar o local deve virar um local protegido e ser considerado um túmulo submarino! Meus sentimentos ao familiares e ao povo indonésio!

Camargoer

Olá Fábio. Infelizmente, não há como recuperar os restos mortais da tripulação. O acesso a um naufrágio a 850 metros de profundidade seria muito difícil e o ambiente marinho também seria muito agressivo para a preservação dos corpos, que provavelmente sofreram danos durante o colapso do submarino. Por outro lado, imagino que exista muito interesse em acessar os destroços, mesmo que remotamente, para obter pistas das causas do acidente. A Indonésia possui um outro submarino idêntico ao que se acidentou e outros três 209 similares. A segurança de operação destes outros quatro submarinos depende de saber o que causou o… Read more »

Felipe Augusto Batista

Realmente é muito difícil, mas penso que depende mais do interesse do que da tecnologia, os restos das vítimas do acidente da Air France estavam a 3900 metros de profundidade e muitos foram recuperados.

Fabio Araujo

Não seria uma operação barata, mas me lembro de uma operação da CIA com o apoio do milionário Hughes que construiu o navio Hughes Glomar Explorer para a missão e resgataram parte do submarino soviético K-129 que havia afundado e estava a 5.000m de profundidade. Então se conseguiram recuperar partes de um submarino e corpos a 5.000 metros a 850m é possível o problema é o preço!

Leandro Costa

Fábio, esse navio foi construído com um propósito único de recuperar o K-129, que estava em peça inteiriça no fundo do mar. Dizer-se que pouca coisa foi recuperada pelo fato de o submarino ter partido enquanto era içado. Mesmo assim foi uma operação que custou mais de quatro bilhões de dólares no início da década de 1970, ou seja, seria muito mais caro hoje em dia, e levou anos para o navio ficar pronto.

Muito triste a perda dessas 53 vidas. Toda força às famílias Indonésia atingidas por essa tragédia.

Jodreski

Fabio nenhum país do mundo vai gastar bilhões para recuperar os restos mortais de 53 tripulantes de um submarino partido em 3 à 850 metros de profundidade. A operação além de ter um custo astronômico, ainda poderia ser um fracasso. A proeza que vc mencionou só foi possível pq soviéticos e americanos estavam em guerra fria e os americanos acharam que valia a pena gastar essa fortuna para trazer à tona um submarino com mísseis nucleares. Dos 90m do sub só 12 metros dele conseguiu ser recuperado. A questão não é só grana, mas bom senso tb!

Leandro Costa

E nem assim foi uma operação com aprovação unânime. A USN não queria tirar o submarino todo, mas queria apenas a seção de comunicações já que o resto era considerado bastante obsoleto.

João Filho

Seria útil obter pistas das causas do acidente, também a fim de esclarecer se a causa era a mesma da ARA San Juan

Esmeralda

Que triste notícia. O que será que realmente aconteceu?

sergio

Provavelmente, ao mergulhar, sofreu alguma pane, que fez com que perdesse o controle e foi para o fundo, provavelmente foi o que aconteceu, meus sentimentos as famílias dos tripulantes.

Esmeralda

Eu sempre penso em conspirações. Será que tem alguma mão de algum inimigo?

JT8D

Toda aquela história de duração do oxigênio a bordo era em vão. O submarino implodiu pela pressão e todos morreram instantaneamente.
Quando o óleo foi avistado na superfície eles já estavam mortos.
Que descansem em paz.

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Camargoer

Olá JT8D. Creio que é preciso manter certo otimismo até cessar todas as chances. Era como comentávamos aqui, era preciso manter alguma esperança mesmo quando a racionalidade impunha certo pessimismo. O estoque de oxigênio era um limite real. Os destroços são outra evidência absoluta. Até ontem, sem as imagens, havia a esperança relacionada ao limite de oxigênio. Como toda perda de vida humana, é triste. Ficoos 53 intrigado com 52 tripulantes em um submarino que demanda uma tripulação de 35. São quase 20 pessoas a mais em um exercício de disparo de torpedos. Será que eram forças especiais? Talvez a… Read more »

Camargoer

Olá Mk48. Concordo com você. Estou intrigado com as causas. É algo estranho. Pelo que consta, os disparos dos torpedos forma bem sucedidos. Caso um torpedo tivesse explodido no momento do disparo, isso já seria conhecido. Talvez o treinamento tivesse a previsão de um terceiro torpedo em uma profundidade maior, e este disparo pode ter falhado. Eu também fico intrigado com o enorme tamanho da tripulação (53 em um submarino que precisa de 35 tripulantes). Isso parece ser um fator de estresse já que são quase 20 pessoas a mais em um espaço bem restrito. Há sempre o risco de… Read more »

Camargoer

Olá Mk48. Até então, eu preferi não comentar sobre o que teria causado o naufrágio. Foquei nas tentativas de resgato. Agora, com as imagens do submarino divulgadas pela marinha da Indonésia, acho que podemos comentar sobre o naufrágio. Essa enorme tripulação foi a primeira coisa que chamou a minha atenção.

Alexandre

É comum que as tripulações de submarinos em manutenção participem em comissões de submarinos ativos, para manter a proficiência. Isso explicaria ter mais gente do que a tripulação.

Vi uma notícia dizendo que, dos 53 tripulantes, 3 eram especialistas em torpedos

Camargoer

Olá Alexandre. Você levantou um ponto interessante sobre a possível presença de integrantes de outras tripulações que estariam acompanhando o exercício de disparo. Caso tenha sido isso, além da perda de uma tripulação inteira e de um submarino, a marinha da Indonésia poderá ter perdido importantes membros das tripulações de outros submarinos. Que desastre.

Jodreski

Vale ressaltar que o próprio comandante da força submarina estava a bordo, ou seja, algo também incomum. Turistas? Essa tese é bem provável.

Enes

Bem observado Camargoer, muita gente envolvida num exercício desses só serve para tumultuar.

Camargoer

Olá Paulo. A tripulação de um 209 é cerca de 35 militares. Este submarino pode levar mais de 50 tripulantes em missões com tropas especiais. O que achei estranho foi uma tripulação tão grande grande durante um exercício de disparo de torpedo.

Camargoer

Olá Mk48. Triste noticia. O fato do submarino estar partido pode indicar tanto uma explosão interna quanto um implosão devido á pressão externa. Então são duas possibilidades. Uma explosão (de um torpedo ou das baterias) que destruiu o submarino, ou uma pane geral dos sistemas de controle que levou o submarino ao fundo, sofrendo uma implosão devido a pressão. O que acha?

Esteves

Paulo, “O Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo) é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta. Cerca de 90% dos terremotos mundiais aconteceram ali.” A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico.” Aquela região não é planície. São centenas de fossas, vales e recortes construídos e provocados por erupções vulcânicas constantes. Um submarino com 40 anos e com supostos e talvez evidentes problemas… Read more »

JT8D

Amigo, você tem alguma delegação dos editores para se tornar moderador do blog? Quem está emitindo opiniões freneticamente sobre o que deve ou não deve ser postado é você

Esteves

Cara,

Você não está poluindo. Você poluiu o site com dezenas de comentários de você pra você.

JT8D

Não entendi Esteves. Como assim, “comentários de você para você”? Eu faço comentários como qualquer outro usuário, são comentários para quem quiser ler ou debater. No que isso pode ser considerado “poluir o site”?

JT8D

Entendi amigo. Deixa pra lá, não vou ler mais o que eles escrevem e tá tudo certo.
Abs

Esteves

Cara,

Deixa pra lá. Cada biruta tem sua mania. Ou você é pago para criar esses nicks e gerar comentários…bastante comum na internet de digitais influenciadores cada um com 20 milhões de robôs ou é mais um retardado que entra na rede escrevendo retardadices com o espelho.

20 anos na Marinha do Brasil…vá no teu caminho.

Isso presta pra afastar quem desejaria formar opinião sobre Defesa no Brasil e apequenar o negócio.

JT8D

Chega camarada, eu sou eu e não tenho nada a ver com as vozes da sua cabeça. Vá se tratar e me esqueça. Eu frequento blogs de defesa há mais de 10 anos, sempre com o mesmo nick, e muitos aqui me conhecem. Faça o favor de não se dirigir mais a mim ou terei que pedir que os editores tomem providências

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Esteves

Peça. Coragem. Faça uso dos 20 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil.

JT8D

Que mané Marinha do Brasil seu lunático. Se você tem problemas com o Mk48 se resolva com ele. Se você continuar com essa palhaçada eu vou perder minha paciência. Por favor senhores editores, tomem alguma providência

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Esteves

Quem tem 20 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil + 10 anos em blogs de Defesa = sabe se virar sozinho.

Boa sorte.

JT8D

Paulo, porque essa agressividade sem sentido? Nós sequer nos conhecemos. Façamos o seguinte, cuide da sua vida e me ignore. Farei o mesmo em relação a você.
Abraços

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Esteves

Paulo,

Marinheiros ou não especialistas ou não é uma questão de opinião? Às vezes.

A m* é o suspeito criar nicks para auto elogiar, negativar mensagens de parabéns e descaradamente mentir afirmando que é o que não é.

Manter esses tipos é assunto dos editores. Os nossos são os comentários.

Reparou os pontinhos? Quem colocava era outro comentarista. Reparou que o sujeito inicia frases com pronome oblíquo átono…me, se…mostrando dificuldades com as letras?

Incompatível com 20 anos de serviços prestados à MB.

JT8D

Caro amigo Mk48, estamos aqui para trocar ideias, e toda opinião apresentada com respeito pode ser discutida. Da minha parte tenho aprendido muito com seus posts.
Tenha um ótimo domingo.
Abs

Moriah

850 m é muita coisa… triste destino.

Marcos

Triste, meus sentimentos
850 metros de profundidades, Não tem como resgatar restos é alto risco de resgates mortais para cemitérios com honras militares e aos familiares. Este local fica na memória cemiterio marítima .
Meus sentimentos aos familiares .

Pedro

Honras aos nossos irmãos indianos falecidos e condolências aos familiares, extensivos a família naval indiana.

PS: Incrível alguém que venha aqui apenas negativar comentários e mensagens de pesar pela morte dos tripulantes.

Pedro

Obrigado pela observação. É que na hora de ver tantos foristas comentando sobre possíveis causas e deixando mensagens, mesmo que distante, aos familiares e amigos da marinha da Indonésia, e visualizar uns negativos nas mensagens isso me tira do sério.

Parece que essa pessoa só faz isso.

Camargoer

Caro Pedro. Lembro de um colega ter confessa uma vez que não lia meus comentários, mas sempre negativava. O Cel.Nery, um amigo que tenho há quase uma década aqui na trilogia disse uma vez para ignorar os comentários ruins porque as amizades são mais importantes.

Esteves

Cara,

Quantos nicks você criou?

Esteves

4? Contei 6.

Pedro

Onde se lê “Honras aos nossos irmãos indianos falecidos e condolências aos familiares, extensivos a família naval indiana”; leia-se: “Honras aos nossos irmãos indonésios falecidos e condolências aos familiares, extensivos a família naval indonésios”.

JT8D

Oi Pedro. Eu me sinto até bem quando aparecem uns 2 ou 3 deslikes nos meus comentários. É que tem algumas pessoas que eu espero mesmo que discordem de mim, e o dia em que elas concordarem comigo é porque eu estarei errado

Camargoer

Olá JT8D. Lembrei do Darcy Ribeiro. Ele disse que tentou fundar uma universidade, criar uma reserva indígena, proteger a selva e o pantanal, tentou implementar o ensino integral para as crianças no fundamental… e fracassou em tudo. Contudo, ele odiaria fazer parte do grupo que venceu.

Michel

Bem lembrado, sr. Camargoer.

Camargoer

Olá Michel. Eu acredito que teríamos um país melhor se mais pessoas lessem Darcy Ribeiro. Recomendo sempre a leitura de “Sobre o óbvio” e nestes tempos de pandemia, vale a pena ler “O povo brasileiro”.

Joaquim da Silva Sauro

Quem quiser ter a noção do que é uma implosão, pegue uma lata de cerveja e a amasse, depois é só comparar com as imagens obtidas pelo robô… De falha humana a falha no material, muito pode se imaginar, as esperadas ja fazem parte do cotidiano da guarnição de um Submarino diesel/elétrico, o problema são as surpresas que se apresentam quando vc tem frações de segundos para tomar uma decisão! Você compra uma BMW, ano 1977 carro forte, fabricação alemã, manutenção em dia… aeh vc pensa que pode pegar uma auto pista e acelerar a 180km/h e esquece que tudo… Read more »

Andre

A reportagem fala em type 209 sul coreano. É o type 209 alemão feito sob licença ou é um sub coreano com mesmo nome?

3/7 russos….

Camargoer

Olá Andre. São submarinos construídos na Coreia do Sul sob licença. São baseados no modelo alemão 209 mas com melhorias em relação ao modelo original. É importante lembrar que os alemães oferecem hoje os modelos 212 e 214.

glasquis 7

É triste mas, a verdade é que, quase não existe chance de resgate externa ante o naufrágio de um submarino. Se não tiver “capsula de evacuação ou escape”, as chances de sobrevivência são mínimas. Mesmo dentro da zona de operação do submarino.

O tempo de reação é um fator preponderante e no caso de salvamento de um submarino e a parte mais demorada é justamente, estabelecer a sua localização. Por isso, considero fundamental um sistema próprio de salvamento em qualquer sub.

Acho que no futuro, a capsula será um requisito importante na escolha dos submarinos.

glasquis 7

Pior ainda se considerarmos que o submarino é feito pra não ser localizado.

Airacobra

Exatamente Torpedo (MK48), agora imagina um Submarino nosso se acidentar na região norte ou nordeste e ter que ficar esperando cerca de 5 a 7 dias o NSS chegar, isso td se a profundidade do local do sinistro for favoravel, pois se for maior do que a capacidade do casco resistente do Submarino ja era, não tem nada que possa ser feito o casco implode no primeiro dia mesmo, assim que atingir a profundidade de colapso do casco resistente. A única solução real de salvamento da tripulação são realmente as cápsulas de escape tal qual a dos IKL209 indianos, creio… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Airacobra
MAURICIO PERRONI SARMENTO

Que tristeza

Esteves

Quem tem 20 anos de MB sustenta a argumentação pelo conteúdo. Quem tem 20 anos de MB não precisa declarar que sabe o que sabe e sabe o que fala porque tem 20 anos de MB.

Quem prestou serviços durante 20 anos na MB e após esse período mantém frequência em blogs e sites de Defesa escreve, redige, raciocina de forma consistente e aderente ao período. No caso, 20 anos de mar…ma nem 2 semanas.

Vão catar côcos. Vão varrer areia. Vão pescar baratas do mar.

Malucos!

Michel

A arrogância é estrada certa para o desastre.

Esteves

É maluco mesmo.

Michel

Não tanto quanto você que estranhamente escreve na terceira pessoa.
Ademais, não sou maluco. Estou aqui para aprender com os colegas sobre militarismo.
E já que se imagina possuidor de vastos e profundos conhecimentos técnico-científicos, concorra a um prêmio Nobel. Quem sabe você ganha?

Esteves

Não é terceira. É essa turma de um criando nicks dele com ele.

Esteves tá sem paciência com gente tantan.

Nilo

Fato: do San Juan não se captou nenhum ruído de implosão. O Kursk captou-se ruído, explodiu, é de se supor que caso houvesse explosão de torpedo dentro do submarino, haveria possibilidade de escuta. Ocorrência existiu, caso contrário não estaria a 850 metros de profundidade, o que todas as marinhas gostariam de saber é o fato especifico que desencadeou o colapso dos sistemas e que impediu procedimentos até de pedido de socorro. No caso do San Juan que me lembre, hoje se sabe o que desencadeou o acidente (que o mais importante) em virtude da comunicação da tripulação com comando horas antes… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nilo
JT8D

Sobre não ter sido captado nenhum ruído de implosão do ARA San Juan, você está enganado.
https://www.bbc.com/mundo/noticias-internacional-42119094.amp

Nilo

Congratulações, que me lembre: “registraram a explosão “incomum” na área onde o submarino argentino ARA San Juan desapareceu” mas o ruído não foi originado da implosão do submarino San Juan.

Esteves

Exato.

Esteves

Nilo. Nilo.

O Riachuelo….

Joao Moita Jr

Que descansem em paz, e que estejam em um lugar melhor.
Oremos pelas famílias.

Renan

Boa noite a todos! Hipóteses 1 o submarino ao descer a uma cota limite de mais de 200 m tentou realizar o disparo de torpedo alguma falha na vedação fez com que o submarino começou a encher de água pelo tubo do torpedo. Isso pode causar o curto circuito e levar ao afundamento do submarino. 2 o submarino fez uma comunicação pedindo autorização para ir fundo e dispara. Para realizar a comunicação estava ou em cota periscópio ou mesmo para fora da água. Aí alguma falha pode ter ocorrido se estava para fora e esquecerá alguma escotilha aberta pode ter… Read more »

Camargoer

Olá Renan. Acho muito difícil determinar as causas do acidente sem acesso a muitas informações classificadas. Por exemplo, eles fizerem dois disparos bem sucedidos de torpedos, mas teriam outros programados? Sabemos que o submarino pediu permissão para ir para maior profundidade (quanto?). Será que ele tinha programado um disparo nesta profundidade? Neste caso, será que teria havido um acidente ao carregar o torpedo ou durante o procedimento de disparo em maior profundidade? Será que após os dois disparos em baixa profundidade, o tubo de disparo ficou danificado? Apesar de possível, eu acho pouco provável que o acidente tenha resultado de… Read more »

Esteves

1) falha na vedação fez com que o submarino começou a encher de água pelo tubo do torpedo.

*erro humano na manutenção.

1) curto circuito.

*erro humano na manutenção.

2) escotilha aberta pode ter sido o início da fatalidade.

*erro humano na operação.

3) um torpedo detonou dentro do submarino.

*erro humano na operação.

4) colapso da estrutura por fadiga.

*erro humano na manutenção.

5) descido além do limite estrutural do submarino, um erro de cálculo ou interpretação.

*erro humano na operação.

6) será possível um ataque de algum outro submarino na região?

será?

Esteves

A tripulação faz a máquina mover-se. Não tendo sido afundado por outro submarino foi ao fundo por falha humana. Falharam ao manter ou falharam na ópera.

Filme triste.

Renan

Algo a considerar é a velocidade que o submarino foi encontrado, impressionante, pois o ara San Ruan demorou muito.

Parabéns as equipes de buscas uma eficiência impressionante.
Visto que é muito difícil localizar pedaço de metal no fundo do mar.

Camargoer

Caro Renan. O San Juan estava em missão com posição incerta. O submarino da Indonésia estava em missão de treinamento com a posição bem conhecida.

Helio Eduardo

Desculpe, mas acredito que são situações distintas.

O KRI Nangalla estava em um exercício, com outras belonaves na região e numa área amplamente conhecida. Declarou sua posição poucas horas antes de desparecer.

O San Juan estava em patrulha, bem longe da costa, em mar aberto.

Last edited 3 anos atrás by Helio Eduardo
Carlos Eduardo Oliveira

O pior acidente foi no Kursk.
Virou filme a história desse acidente.
Os 20 sobreviventes tiveram uma morte lenta.

Alang

É por isso que o Brasil quer se livrar dos seus IKLs, e a Alemanha sabia fazer submarinos, era excelência no assunto.

Helio Eduardo

Oi?! Não entendi seu comentário.

John Paul Jones

Uma foto muito estranha que tem de ser analisada pela Marinha da Indonésia, e que está nas fotos divulgadas hoje (não está no artigo acima), é a dos dois lemes horizontais AV disparados, não é normal, um dos lemes dispara para fora ao comando de lemes para cima e o outro bordo dispara ao dar lemes para baixo, os dois lemes disparados pode indicar uma falha hidráulica e ter desestabilizado o Submarino.

Jodreski

Amigo tem o link dessa foto?

Airacobra

Realmente, deveria ser um item obrigatório para todos os Submarinos tais queis são as balsas salva-vidas nos navios de superficie, sendo até um item impeditivo para que o navio se faça ao mar, tanto que em vários casos navios que estão em reparo emprestam suas balsas para os navios que estão operativos, alem do que a construcao de Submarinos com capsulas de escape seria ate mesmo mais econômicamente viável do que gastar com aquisição e manutenção de Navios de Socorro Submarino e bem como a manutenção e treinamento da tripulacao de tais navios, e principalmente a eficiência é incontestávelmente melhor.