Novos navios de guerra da China representam uma ameaça regional e aos EUA, segundo analista de Taiwan

37

Su Tzu-yun diz que novo submarino pode lançar ataque com mísseis na costa oeste dos EUA a partir do Mar da China Meridional

TAIPEI (Taiwan News) — Três novos navios de guerra da Marinha Chinesa demonstram a intenção do país comunista de se tornar uma grande potência marítima e desafiar os Estados Unidos, de acordo com um analista sênior do Instituto de Pesquisa de Defesa e Segurança Nacional (INDSR).

No sábado (24 de abril), o secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) Xi Jinping participou de uma cerimônia de entrega em Hainan de um trio de novos navios de guerra da Marinha. Eles compreendem o submarino nuclear de mísseis balísticos Type 094A Changzheng 18, o destróier de mísseis guiados Type 055 Dalian e o navio de assalto anfíbio Type 075 Hainan.

Em uma entrevista com a CNA, o analista do INDSR Su Tzu-yun (蘇紫雲) respondeu às notícias sobre os recentes avanços marítimos da China. Ele observou que os mísseis balísticos do submarino nuclear permitiriam à China lançar um ataque na costa oeste dos EUA a partir do Mar da China Meridional.

Caracterizando a estratégia marítima do PCC como “defensiva no norte e ofensiva no sul”, Su disse que a China é limitada pelo Japão, Coreia do Sul e Taiwan no norte e leste – o que é desfavorável para manobras de frota em grande escala. A Marinha Chinesa implantou seus três novos navios na frota do sul.

Su disse que o principal motivo para isso está relacionado ao desenvolvimento de sua estratégia nuclear. Ele observou que Pequim aumentou ativamente suas forças nucleares, produzindo mísseis balísticos intercontinentais lançados por submarinos avançados, enquanto as águas profundas do Mar da China Meridional são adequadas para ocultar tais armas.

Além disso, ele especulou que se o PCC decidisse atacar Taiwan, ele poderia formular uma nova estratégia. Isso faria com que o Comando do Teatro Oriental atacasse Taiwan, enquanto o Comando do Teatro do Sul poderia conduzir linhas externas de operação e atingir Taiwan também.

Su disse que o Hainan é o primeiro navio de sua classe deslocando 40.000 toneladas, o que lhe permite transportar 30 helicópteros e hovercrafts, três batalhões de infantaria e duas companhias de tanques. Ele disse que o destróier Type 055 Dalian é o segundo navio de sua classe e sua principal função é escoltar grupos de ataque de porta-aviões e grupos de assalto anfíbio, acrescentando que os mísseis de defesa aérea de longo alcance Hongqi-9 implantados no navio têm um alcance de 200 quilômetros.

Enquanto isso, o Changzheng 18 é uma versão melhorada do submarino nuclear Type 094, mas é mais silencioso debaixo d’água. Su acrescentou que a melhoria mais significativa é o lançador de mísseis “turtleback”, permitindo que o navio carregue o míssil balístico lançado por submarino Julang-3 – que tem um alcance de cerca de 12.000 km.

PLAN Jin (Type 094) SSBN
Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Não representam ameaça a ninguém.
Apenas são necessários à segurança da China.
Em tempo.
Belíssimos equipamentos.

Heinz Guderian

Com a China fazendo ilhas artificiais nas zonas de outros países e dizendo que TODO o mar da china é dela, realmente acho que não representa ameaça a ninguém…
Em tempo, sim, belíssimo equipamentos.

Antoniokings

Ilhas não se movem.
São para a defesa chinesa.

Paulo Siqueira

Ilhas usurpadas de países vizinhos! É a famosa diplomacia de boa vizinhança chinesa!

Bruno

Parece o Corcunda de Notredame

Nilo

Na disputa dos mares com os vizinhos, como Indonésia, considerariam a China uma ameaça rsrsrsrs

Nilo

???

Antoniokings

A Indonésia não considera a China uma ameaça.
Pelo contrário.

https://asia.nikkei.com/Economy/Indonesia-s-investment-race-shaken-up-by-China-as-Japan-fades

Termo1

Eu gostaria muito de saber de onde é que essas pessoas tiram que todos países odeiam e estão contra a China. Eu acabei de verificar aqui e a China é o MAIOR parceiro comercial de mais de 100 países, possui negócios com mais de 190 deles, possui projetos de infraestrutura em basicamente todos os continentes e faz emprestimos financeiros há mais de 50 países. Ou seja, se todos esses países são contra a China, imagine se fosse a favor…

Paulo Siqueira

Pergunte ao Japão Austrália EUA e Índia pois criaram uma aliança pela livre navegação na zona indo-pacífico diante das ameaças declaradas por parte da China!É só vc acompanhar melhor as matérias públicadas em espaços especializados!Inocente!

Alison

Aprende a contar “Siquera Jr”… Conte os adversários declarados e os outros,,,

Termo1

Já perguntei e o que vi foi: China MAIOR parceiro comercial do Japão, China MAIOR parceiro comercial da INDIA, China MAIOR parceiro comercial dos EUA. China acaba de fechar os dois maiores contratos de livre comercio do mundo na Ásia e na Europa.

Se esses, e mais de 90 países nos quais a China é o maior parceiro comercial odeiam a China, imagine se gostassem…

ALEX ROCHA

Termo1 respondendo sua pergunta de forma mais direta. O fato da China negociar com outros países não a torna aceitável. Negociações de países são travadas por interesses nada mais. O que faz a China ser odiada são dois fatores. Seu crescimento exponencial, agressivo não importando os meios pelos quais ela venha a fazer isso. Toda empresa na China é controlada pelo estado e um dos exemplos de como ela quer influenciar e dominar é o uso destas empresas em outros países para trazer ganhos ao estado chinês. Em segundo ponto é seu sistema de governo. Eu sendo conservador de nenhuma… Read more »

Termo1

Se você considera a China uma empresa na qual não quer que se torne uma empresa maior que a sua, a sua empresa não pode de jeito nenhum ser o maior comprador da China e maior vendedor para China. Seria a mesma coisa que a Coca Cola ser a maior consumidora da Pepse, não tem lógica. Mas é exatamente isso que acontece com a China quando vocês usam essa lógica de que todos países odeiam ou são contra a China. Como que são contras se são esses mesmos países que sustentam as importações, exportações, financiamentos e investimento estrangeiro na China?… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Termo1
Antoniokings

Pergunte ao Japão Austrália EUA e Índia…..

Aí vc vai perguntar justamente para os países que estão perdendo negócios para os chineses.
Só vai ouvir choro e reclamação.

paulino

O objetivo estratégico da China é reunificar Taiwan de forma pacífica, A opção de usar a força para reunificar Taiwan é mantida, Tanto Trump quanto Biden gostam de estimular a China com a questão de Taiwan, A fim de atingir o objetivo de conter a ascensão da China, Nos últimos anos, as autoridades norte-americanas visitaram Taiwan com frequência, Isso aumentou a confiança daqueles que defendem a independência (a China e os Estados Unidos reconheceram que Taiwan pertence ao território chinês ao estabelecer a diplomacia). A integridade territorial da China é muito importante, Qualquer apoio à independência de Taiwan é inaceitável,… Read more »

Termo1

Taiwan será muito utilizado ainda como vassalo americano até ser reunificado a sua motherland. O maior problema de taiwan hoje é o DPP. A China na próxima decada deve se alinhar com o KMT que é opositor do DPP.

Allan Lemos

É bom mesmo que eles representem uma ameaça aos EUA para que a hegemonia americana seja quebrada. O poder chinês(e também o russo) é necessário para que não haja uma espécie de “ditadura” na geopolítica mundial. Desse modo, o equilíbrio se mantém.

ALEX ROCHA

Allan a questão é quando esta balança pender para o lado obscuro da força.

Kleber Gonzaga Carneiro

A China é capaz de fabricar seus barcos seus avioes suas armas de guerra, É necessário, já o Brasil, ate pra fazer uma canoa é preciso tecnologia de fora,vergonha

ALEX ROCHA

Kleber a China foi bem esperta ao longo das ultimas décadas.

Muito do que eles desenvolveram foi através de espionagem industrial.

Inclusive muita coisa foi copiada na mão grande mesmo.

A vantagem da China é seu plano de governo que seguem a risca independente do que eles precisem fazer.

Filipe

A China esta crescendo muito, os Europeus tem 8 SSBN ( 4 SSBN do Reino Unido + 4 SSBN da França) , a China vai operar 8 SSBN Type 094 Jin com 12 lançadores cadas , totalizando 96 SLBM JL-2 ou JL-3 , têm quase o equivalente a Reino Unido + França , agora basta apenas complementar a sua Tríade nuclear com os Bombardeiros H-20 , sem esquecer que os Chineses estão construindo o SSBN Type 096 com 18000 Toneladas e com capacidade para lançar 16 SLBM JL-3 , tendo previsto lançar 6 unidades até 2035, o que dá a… Read more »

Heli

Um grande desafio para os chineses, e eles sabem disso melhor que ninguém, é melhorar o nível de ruido dos seus SSBN Type 094. Pelo que já li, ele se situa no mesmo nível de ruido dos submarinos Soviéticos dos anos 70 da Classe Delta. Ou seja, um belo alvo para os classe Virginia ou Seawolf.
E antes que chovam pedras ao meu comentário; não, eu não sou americanofilo.

Camargo

Isso é uma informação confidencial, um submarino é sempre perigoso, além do mais existem as minas , parece que os Chineses vão inovar com os Type 096 , uma vez que téra Pump Jet, Caro Heli os Chineses já roubaram grande parte da tecnologia ocidental (F-35/F-22/B-2/B-52/B-1/F-18/F-15/F-16, SeaWolf /Virginia /Ohio , etc), acredito que nessa fase só estão implementando, as Universidades Americanas formarão milhares de chineses nos últimos anos, logo acredito que muitas das Armas dessa nova China se baseiam em projetos ocidentais ( LHD Type 075 , LPD Type 071, CCG Type 055, CVN Type 004, CVA Type 003, caças… Read more »

Filipe

Caro Mk48 vc se baseia na informação oficial de que a China possui apenas 320 Ogivas Nucleares, essa informação não é atualizada desde 1985, de lá para cá passaram quase 40 anos, a URSS no seu auge já teve 35 000 ogivas e mesmo assim perdeu a Guerra Fria, hoje a Rússia tem 7000, dá para ver que as nações nucleares nunca dão o verdadeiro número do seu arsenal, os Chineses tem MIRVs mais potentes na faixa das 500 KTs ou mesmo 1MTs , poucos MIRVs mas ainda assim bem perigosos… Lembrando que a se a China quiser ela facilmente… Read more »

Termo1

Correto. Toda e qualquer informação sobre arsenal nuclear das potências não são precisos, ainda mais o arsenal nuclear chinês no qual não apresenta uma atualização em número por mais de 30 anos. Toda e qualquer informação sobre o arsenal nuclear chinês hoje é ultrapassado.

Dado o fato que em 20 anos o Paquistão desenvolveu mais de 90 ogivas nucleares e a Coreia do norte em 15 anos mais de 30, a China com seu maquinário industrial e maior capital humano do mundo conseguiria facilmente aumentar seu arsenal nuclear na casa das centenas a cada dois anos, chutando baixo ainda.

Last edited 2 anos atrás by Termo1
Jagdverband#44

O calcanhar de Aquiles sino não é militar, e os seus adversários econômicos sabem disso.

ednardo curisco

Bingo!

ednardo curisco

A China entendeu que precisa sim de quantidade. Temos de entender que: a) estas super esquadras e forças não são para conflitos contra potências nucleares. A Qualquer guerra entre super potências descambaria naturalmente para o fim do mundo. Estas super forças é para fazer pressão sobre países não nucleares b) A China determinou como sua esfera de influência os mares ali em torno de seu país. Ela não está preocupada em marcar forte presença no Atlântico ou no outro lado do Pacífico. Obs: ela quer bases de apoio na África, para eventuais desdobramentos, mas não vai montar uma frota com… Read more »

Frederico Boumann

O que eu acrescentaria em seu cometário é a segurança alimentar, desvinculando da letra “a) altíssima dependência de comércio exterior” A segurança alimentar na China é prioridade absoluta, e por óbvio, o PCC sabe da incapacidade chinesa em prover alimentos para a população sem depender de importação, por exemplo, do Brasil. Em qualquer guerra com grandes potências a China não vence se não tiver um aliado “fazendão”, até se pode criar uma política de industrialização de se substituir produtos importados (não alimentícios); todavia, plantar, criar e abater… E outra estória. Na minha opinião esse é o maior pé de barro… Read more »

ednardo curisco

perfeito. quando pensei em comércio exterior tem a ver com obtenção de insumos de todo tipo.

não tinha me atentado a questão específica de ‘comida’.

Termo1

Não se engane meus caros. A China com muito pouco investimento em seu agro é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, lidera a lista em vários alimentos como trigo, carne de porco, peixes, 2º maior produtor de carne de frango, maior produtor de arroz e batata etc. Tem muita gente aí achando que a China é um João Bobo no setor alimentício, estão enganados! A coisa vai ficar mais séria pois no plano quinquenal já divulgado pelo PCC, uma das prioridades é justamente aumentar ainda mais a produção de alimentos internamente com ajuda da mão do estado e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Termo1
ednardo curisco

Boa análise. De todo modo duvido demais uma autosuficiência. mas a China tem sim feito o dever de casa.

João das Botas

A marinha mambembe do PCC vai virar comida de peixe nas mãos dos SSN da US Navy.

ALEX ROCHA

“Se não pode vencer se junte a eles”. Mesmo os EUA não têm condições de defender Taiwan. Acredito que seja inevitável a reunificação com o a China pelo menos em médio prazo.

Não porque eles vão querer, porque isso dificilmente vai acontecer, mas por uma grande pressão externa.

A China nem precisa atacar, basta somente isolar o país que eles vão ter que ceder.

Infelizmente Taiwan esta com os dias contados.

Binho

No passado a China foi um dos países mais invadidos do Mundo, iniciou com vizinhos depois mongóis, portugueses, britânicos, uma coalizão de potências europeias, Japão e USA……..e depois Japão nas duas guerras sino japoneses.

Por diversas vezes seu despreparo militar lhe trouxeram destruição, atraso, fome, miséria….. fora outras barbaridades que sofreram nas mãos dos invasores.

Acho que nunca mais vão ser pegos de surpresa e baixa guarda, mesmo acontece com a Russia.

Binho

* Sino Japonesa