O porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Royal Navy partiu de Portsmouth ao anoitecer de 22 de maio para o seu “global deployment” de 7 meses escoltado pelo destróier USS The Sullivans (DDG 68) da Marinha dos EUA.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, e o secretário de Defesa, Ben Wallace, visitaram o porta-aviões em 21 de maio antes de sua partida para seu desdobramento operacional inaugural, que visa sinalizar a “Grã-Bretanha Global” e seu maior envolvimento com o mundo além da Europa.

Sua Majestade, a Rainha, esteve a bordo em 22 de maio para se despedir da tripulação.

O destróier Type 45 HMS Defender também partiu de Devonport no dia 22, seguido pela fragata Type 23 HMS Kent no dia seguinte. A fragata HMS Richmond partiu de Portsmouth no dia 24 depois de resolver alguns problemas mecânicos.

A Marinha Real foi fundamental para a fase marítima do exercício Steadfast Defender 2021, o primeiro teste em grande escala da estrutura de comando adaptada da OTAN, com o envolvimento de dois novos comandos – para o Atlântico em Norfolk, Virgínia, e para logística em Ulm, Alemanha.

Como o maior exercício da OTAN este ano, visa testar a prontidão e a mobilidade militar, com forças desdobradas em terra e no mar, da América do Norte à região do Mar Negro.

Vinte navios estiveram envolvidos na fase marítima de 20 a 28 de maio. Um cenário de “free play” envolveu navios do SNMG 1 (Standing NATO Maritime Group One) e SNMG 2 (Standing NATO Maritime Group Two) tentando atacar o grupo de ataque de porta-aviões encarregado de proteger os navios mercantes que cruzam o Atlântico para a Europa.

O Carrier Strike Group reuniu-se com unidades do SNMG1 e SNMG2 e a Marinha Portuguesa para uma impressionante PHOTEX no final do exercício. (Foto USMC)
Submarino português liderando o grupo

Os jatos F-35B voando do HMS Queen Elizabeth (no mar ao largo da costa de Portugal) participaram também do exercício Atlantic Trident 2021 na costa sudoeste da França, envolvendo o Reino Unido e F-35s do USMC, Typhoons da RAF e jatos Rafale da Força Aérea Francesa.

Aeronaves do Esquadrão 617 voaram com e contra os jatos franceses Rafale e os F-35s do USMC em combate simulado. Apoiando o exercício estava o Esquadrão 101 da RAF, voando em aviões-tanque Voyager, fornecendo reabastecimento em voo.

O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, falando com o comandante do HMS Queen Elizabeth durante uma visita ao porta-aviões. Os porta-aviões classe Queen Elizabeth são um recurso novo considerável que o Reino Unido declarou disponível para a OTAN. Também estiveram visitando o navio o Ministro da Defesa português João Gomes Cravinho, o Presidente do Comité Militar da OTAN, ACM Sir Stuart Peach, o Comandante Supremo Aliado da Europa, General Tod Wolters, e Almirante Tony Radakin (Foto: NATO)

FONTE: Navy Lookout

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ecosta

Alguém sabe se algum deles atracarão aqui em Lisboa?

Alexandre Galante

Não, eles vão atracar em Gibraltar.

Dalton

Teria sido interessante se ao invés do USS The Sullivans a US Navy tivesse enviado outro da frota do Atlântico, o USS Winston Churchill, porém, este encontrava-se em missão quando o “grupo” foi formado e em breve entrará em um longo e importante período de revitalização. . O simbolismo dos nomes “Queen Elizabeth” e “Winston Churchill” é pertinente, inclusive a mãe do famoso Primeiro Ministro, nasceu nos EUA embora de tradicional família britânica. . Devo ser um dos poucos leitores e/ou que comentam aqui que assistiu o filme “As garras do leão”…no cinema…tudo bem, meus pais me levaram, mas, mesmo… Read more »

Jacinto

Dalton, se tiver interesse a juventude do Churchill (do nascimento até sua primeira eleição), leia (se ainda não tiver lido) a autobiografia dele “Minha Mocidade” (My early years). Um livro muito leve e muito instrutivo sobre como era o Reino Unido no fim da era vitoriana vista a partir de um aristocrata relativamente pobre.

Dalton

Grato pela dica Jacinto e tenho interesse sim e ao fazer uma pesquisa rápida sobre o livro que você mencionou descobri que foi usado como base para o filme que sabe-se lá porque motivo me veio a cabeça quando li a matéria sobre o “The Sullivans” e o “Queen”.
abraços

Diego

Dalton,
O filme “As Garras do Leão” por acaso se chamava “Young Winston”, no título original ?
Acho que assisti na Globo, numa época que este canal ainda tinha grande relevância de entretenimento…
Dizem que o produtor do filme, Carl Foreman, foi convidado para conhecer Churchill, depois dele ter visto a produção de Foreman de 1961 “Os Canhões de Navarone”. Na reunião Churchill sugeriu que seu livro “My Early Life” daria um excelente filme.

Dalton

Esse mesmo Diego ! Meu pai me explicou o significado da última cena do filme que talvez você lembre também,do jovem Churchill e sua paixão pelos charutos !

Dalton

Já melhorou muito meu dia, obrigado 🙂

MestreD'Avis

O unico meio topo de gama da Marinha Portuguesa bem destacado na foto…
Ver as fragatas presentes e saber o estado actual das nossas dá pena…

Alexandre Galante

Portugal está bem na foto.

Dalton

Sem falar que a USN e o USMC irão aprender muito sobre operações e logística do F-35 com a missão do “Queen” por conta de um número relativamente alto de jatos embarcados pois até o momento um máximo de 13 F-35B de um esquadrão de 16 foi embarcado no “América” por um período de apenas duas semanas em 2019.

Marcelo

que vtol chines?

Luís Henrique

2 offtopic:

1) Em sites argentinos estão dizendo que os EUA ofereceram F-18 para a Argentina, para evitar a compra de caças chineses ou russos.

2) em jornal do Rio, saiu notícia que a MB deseja construir 12 Fragatas. Que 4 já serão construídas em Santa Catarina e as outras 8 poderão ser construídas no Rio de Janeiro.

Paulo

Para os países envolvidos deve ser show participar desse tipo de exercício.

mazzeo

A esteira do IKL209 da Marinha Portuguesa é impressionante. Deixa claro como o casco foi hidrodinamicamente pensado para estar sempre submerso.
Comparando com os meios de muito mais tonelagem

Vitor Campos

Não é um IKL209, é um U-214 disfarçado (por razões de concorrência no concurso lançado pelo Estado português) sob a designação de U-209PN.

Eduardo

Esse porta aviões é muito lindão, com esses F35 em cima então. Quero dois para guardar na garagem aqui na Baia de Guanabara