Submarinos nucleares de ataque chineses ‘perseguem’ o novo porta-aviões da Grã-Bretanha no Pacífico

187

Submarino Type 093G

Submarinos nucleares de ataque da Marinha Chinesa tentaram secretamente acompanhar o porta-aviões da Marinha Real HMS Queen Elizabeth enquanto ele navegava para o Pacífico

Segundo o jornal britânico Daily Express, submarinos chineses foram detectados por operadores de sonar antissubmarino a bordo das fragatas que protegem o Carrier Strike Group da Royal Navy.

Dois submarinos da classe “Shang” de 7.000 toneladas, armados com mísseis de cruzeiro, foram localizados por especialistas nos centros de operações da HMS Kent e do HMS Richmond quando o grupo de porta-aviões deixou o Mar da China Meridional e se dirigiu ao oceano Pacífico. A Marinha Real esperava atividade de submarinos chineses e navios espiões de coleta de inteligência de Pequim, e o porta-aviões foi seguido por um curto período antes de ser localizado por radar e sonar.

Operadores a bordo das fragatas, que estavam trabalhando juntos em um padrão de varredura, ‘pingaram’ – terminologia naval para localizar um contato submerso – seis horas depois de deixar o Mar da China Meridional, uma área sobre a qual Pequim insiste que tem a soberania do mar após a construção de várias ilhas artificiais.

“A China está aumentando sua força de submarinos em alta velocidade e não devemos subestimá-los, mas eles não têm a experiência de combate que os esquadrões de submarinos dos EUA e do Reino Unido desenvolveram como resultado das operações da Guerra Fria nos profundos espaços escuros do Atlântico”, disse uma fonte naval na noite passada.

“Pequim está usando tecnologia para localizar nossas posições, mas está implantando submarinos para reforçar sua intenção mais ampla de avançar para o status de superpotência e dominar o comércio e a segurança em todo o Pacífico – contrário ao direito internacional”.

Pequim opera seis submarinos de segunda geração, oficialmente conhecidos como classe Type 093, que entraram em serviço em 2006. Com uma tripulação de 85 pessoas, eles podem permanecer no mar por 80 dias com capacidade para lançar mísseis supersônicos para atacar navios.

Um submarino da classe “Astute” da Marinha Real identificou um terceiro submarino classe “Shang” enquanto patrulhava à frente da força-tarefa no que os submarinistas chamam de “funcionamento silencioso”, um processo no qual nenhum ruído é feito pela tripulação e permite que os operadores localizem qualquer contato submerso.

Submarino nuclear de ataque Type 093G, classe “Shang”

Os operadores podem identificar a maioria dos navios de guerra e submarinos pelo som gerado por suas hélices – uma marca registrada que é única para cada submarino – que é referenciado em uma “biblioteca digital” de sons submarinos.

A China atualmente tem 66 submarinos, mais do que a Marinha dos Estados Unidos e a Marinha Real, que está usando para projetar poder militar para influenciar as nações do Pacífico onde o presidente Xi Jinping disse que seu país dominará o comércio e reunificará a ilha de Taiwan com a China continental.

Fontes da Marinha dos EUA dizem que os navios chineses tentaram seguir os navios americanos e estão cada vez mais ativos em todo o Pacífico.

Em 2015, o porta-aviões USS Ronald Reagan foi perseguido por um submarino chinês e em 2009 um submarino chinês da classe “Song” emergiu a menos de cinco milhas do porta-aviões USS Kitty Hawk, aparentemente sem ser detectado.

Ontem à noite, o HMS Queen Elizabeth e seu grupo de navios de escolta atracaram no Porto de Apra, a base da Marinha dos Estados Unidos em Guam. As visitas planejadas à Coreia do Sul e ao Japão foram canceladas devido à Covid.

A HMS Richmond e Kent estavam indo para a ilha japonesa de Kyūshū, onde irão atracar na base da Marinha dos EUA em Sasebo.

Falando ontem à noite, o contra-almirante da reserva Chris Parry que, durante a Guerra das Malvinas, esteve envolvido no único afundamento de um submarino inimigo desde a Segunda Guerra Mundial, disse: “Sempre nos preocupamos com submarinos, embora nos preocupemos mais com os russos porque são mais avançados e mais silenciosos.

“Isso mostra que nossas capacidades antissubmarino, que diminuíram significativamente durante o Iraque e o Afeganistão, estão de volta à velocidade e fazendo o que deveriam estar fazendo. É uma boa notícia.”

FONTE: Daily Express

Subscribe
Notify of
guest

187 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr

Só existem dois tipos de navio;
Submarinos, e alvos…

João Fernando

E logo mais drones marinhos

JOSIMAR DE ANDRADE LEMOS

É submarinista meu nobre kkkkkkk

Agressor's

O mundo está em guerra: Fria, biológica, financeira, tudo que podemos imaginar….Há uma guerra mundial em curso…O lado que vai sofrer mais?…O dos ingênuos…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
bruno

É, e secretamente, mas está noticiado.

Paulo Drusnam

o silêncio dos submarinos xinling são iguais a perícia de um elefante atravessar uma mesa cheias de copos de cristais sem quebra-los.

Slow

A intenção é mostrar que eles estavam ali mesmo e de olho ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Carlos Campos

sim, era isso, deixar nitidamente na biblioteca dos navios royal navy o som deles, além de aumentar a possibilidade de os subs chinês levar um tropedo bem no meio, ouvi deizer que os J20 vão pra guerra com Luneburg Lens (vão aumentar o rcs) para mostrar que estão voando na área de combate

Slow

Um submarino nuclear chinês levar um torpedo bem no meio ? Em pleno quintal da China ? ???? você ta falando sério ou é piada mesmo ?

Carlos Campos

é piada bocó

Slow

Ta assistindo muito filme viu …

Mk48

Não. Na verdade semore há um submarinista de teclado, que só porque viu o filme do “Hunting the Red October” acha que conhece o assunto, como você.
.
Me poupe!

Flanker

Se fosse o contrário tu dirias o mesmo?

Slow
Slow

É a realidade e você sabe muito bem porem você é anti-China e não aceita ..

Paulo Siqueira

E quem em sã consciência iria aceitar e simpatizar com uma ditadura totalitária e sanguinária como a China?Somente mentes doentias como a sua!

Last edited 2 anos atrás by Paulo Siqueira
sergio

não seria mais interessante mostra que não foram detectados ?

Slow

A intenção é mostrar que tem um submarino nuclear ali de olho é meio que um aviso indiretamente, qual a lógica de mostrar que não seriam detectado ?

Antoniokings

O texto tinha de ser mudado de ‘foram detectado’ para ‘se deixaram detectar’.
Claro aviso do enorme perigo que o porta-aviões correu de ser afundado.

José Valmir de souza

Não existe essa possibilidade

Tiago Gimenes

Existir sempre vai, só não é o momento para tal ação.

Matheus S

Claro que existe. Se as pessoas pensarem além das manchetes dos tablóides, esses tipos de eventos de proximidade são excelentes oportunidades para todos os lados testarem e usarem como oportunidades para enganar. Se houvesse um submarino da classe Astute ou qualquer outra coisa por perto, eles dificilmente estariam operando em plena condição de tempo de guerra para esconder suas habilidades reais. Nenhum F-22 voará perto da China sem o Luneburg Lens. Nenhum submarino operando ao lado do ASW adversário navegará em modo furtivo total. Os russos navegaram em sua classe Kilo acima da água e, sem dúvida, correndo com ruído extra quando… Read more »

Carlos Campos

sim eles usam um meio furtivo para serem vistos, pq a china não tem avião de patrulha nem satélite.

Luiz Trindade

Me desculpa Antoniokings mas a China não seria louca de entrar num conflito nuclear!

Antoniokings

Também acho.
Por isso considero que essas situações são apenas ‘mise en scène’.
O Mundo continua do jeito que está indo que está ficando bom.

rui mendes

Anda um Astute e um Virgínia lá por baixo, bem melhores que o snn Chinês.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Dilbert_SC

Esse aí ainda tem o conceito da China dos anos 80, quando ia na loja de xinglings comprar carteira de velcro, ou na rodoviária comprar revolver de espoleta MADE IN CHINA.

Caro Paulo, a China é uma potência militar e tecnológica e não entrou no jogo de domínio mundial para blefar. Se trucarem a China, ela chama 6 / 9 e 12.

Paulo Drusnam

OH MY GOD, outro adorador dos xings dos olhinhos puxados!

Wagner

Bom, a China possui uma estação espacial própria operando, manda rovers para a Lua e para Marte, coloca astronautas no espaço, tem alguns dos mais avançados supercomputadores do mundo, a maior malha ferroviária de trens avançados super rapidos do planeta, a maior produção científica atual e você ainda pensa em termos de meados do séc XX? Vem para o séc XXI rapa, já estamos na segunda década! Saia daí do passado, saia.

Gilmar

Deve ser por isso que em 2009 um submarino chinês da classe “Song” emergiu a menos de cinco milhas do porta-aviões USS Kitty Hawk, aparentemente sem ser detectado.

rui mendes

Quem diz ”aparentemente” são os chineses, mas deviam tirar o aparente da palavra aparentemente.

PACRF

Qualquer “xinling” nuclear é melhor que diesel-elétrico.

100nick-Elã

Comparar submarinos nucleares com diesel-elétricos é como comparar um martelo com um alicate. Qual o melhor? depende para quê. Submarinos diesel-elétricos fazem vários funções melhor que o nuclear a uma fração do custo desse, além de serem mais silenciosos. Uma marinha não pode dispensar nenhum deles, os dois são indispensáveis. A Marinha dos EUA comete um erro terrível em ter em sua frota só subs nucleares e nenhum diesel-elétrico. Mais um erro crasso de estratégia por parte deles.

Last edited 2 anos atrás by 100nick-Elã
Zorann

Falou besteira… O submarino so foi pingado quando o CV ja tinha deixado o Mar da China Meridional…

Os britânicos alegam que foram seguidos só por um curto período de tempo…… Tempo depois que detectaram. Antes disso foram acompanhadfos durante todo o trajeto sem saber… Ilusão pensar o contrário.

Last edited 2 anos atrás by Zorann
Mk48

Falou uma pessoa que entende do assunto.
.
?????

Francisco Santos de Oliveira

Dá pra te inaginar mergulhado 200m no Mar da China ouvindo o ruido de um submarino chines kkkkk Mais fácil ouvir um elefante numa loja de cristais kkkk Vai ser metido lá no raio que o parta kkkk?????

Jodreski

Vc é operador em qual submarino para poder embasar essa sua fala?

Joao Moita Jr

Pelo menos eles, que em 1989 tinham o PIB menor que o Brasil hoje jogam chadrez multi dimensional com super potências mundiais.
De contra partida, desde aquela época o Brasil parece que nem consegue aprender o dominó…

Michel

Mas me diga, nobre colega, a MB faria melhor com sua frota de submarinos?

Felipe

Bom, descobriram dois submarinos chineses. E os outros?

Elias

Submarinos são verdadeiros kamikazes, apenas um ataque sem direito a errar.. nos dias atuais realmente é uma viagem só de ida…

Tomcat4,2

Pois é, como tenho dito, a China se qualifica e moderniza a passos largos e o ocidente tem lhe proporcionado treinamento real indiretamente com o envio de sues meios navais e aéreos pra aquela região.

Sagaz

A China é o estímulo para o mundo livre fortalecer os investimentos militares. Se o ocidente financeiramente isolar a China ela acaba, mas a tirania chinesa é um mal conveniente.

Antoniokings

A China é o estímulo para a gente comprar um smartphone novo no AliExpress pela metade do preço.

Inimigo do Estado

Boa Kings kkkkk

Antoniokings

SDS

PACRF

Inclusive smartphones Apple, que há muito tempo estão sendo fabricados lá.

Andre

Há muito tempo percebeu-se que o verdadeiro valor está no esforço mental, não no físico, então as fábricas foram para a China, mas os escritórios continuaram nos países de origem.

Antoniokings

E esse foi o grande erro americano.
A China tinha o esforço físico.
Agora tem o mental.
E está simplesmente eclipsando a indústria ocidental.
E não há mais como reverter.

André Macedo

Kkkkkkkkkkkkk trabalho só é digno se for intelectual?
Você trabalha amigão? Acho que quem sabe o valor do trabalho não falaria uma asneira assim.

E o plano do Trump de levar a indústria pros EUA novamente?

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Victor Carvalho

Caro Sagaz, como o ocidente vai isolar financeiramente a China? Barrar a China é o mesmo que dar um tiro no pé de Wall Street sendo inviável. Os EUA ainda tentam um embargo aqui e ali, mas é só para “inglês ver”, já a Europa está muito confortável do jeito que está. Quem está dando as cartas mesmo é a China, os australianos estão desesperados com os embargos que só aumentam.

Sagaz

Num eventual conflito como a China se sustenta? Já num eventual conflito como os aliados se sustentam? Fecha essa equação aí

Antoniokings
José Carlos David

Num eventual conflito ninguém se sustenta. Será o armagedom.

Victor Carvalho

Pois é, não dá para isolar financeiramente países como a China, USA ou União Europeia. Geraria uma crise econômica mundial, enfureceria países dependentes, sem falar em uma guerra sem precedentes na história. Basta cortarem o petróleo de um desses 3 grandes que seria o inferno na Terra.

Victor Carvalho

É meio óbvio que em um eventual conflito bélico eles vão barrar a China comercialmente. Mas atualmente, em tempos de paz isso é impraticável, desencadearia um crise econômica mundial. Ninguém quer isso.
Os empresários ocidentais lucram com o crescimento chinês e não vão apoiar.

Antoniokings

O problema é que em guerras de grande escala, o comércio fica naturalmente bloqueado.
Não há intercâmbio econômico.
E isso não evita que as guerras continuem.
Veja o exemplo da ultima grande guerra moderna.
A Alemanha, totalmente cercada, com um pequeno território, lutou até o fim e não houve escassez de armas e nem comida para os soldados.
Os russos chegaram à Chancelaria alemãs enfrentando uma resistência feroz.

Carlos Campos

mundo livre? isso já acabou, só alguns países ainda tem isso, e nas principais potências isso não existe.

José Carlos David

O mundo nunca foi livre. Existe uma minoria de exploradores e uma grande maioria de explorados. Foi, é e sempre será!

WSilva

Precisamos da China, e também da Russia para garantir a paz no mundo. O mundo caiu por uns 30 anos no colo dos EUA e o resultado foi catastrófico. Devemos agradecer por existir uma China e Russia, e espero que um dia o Brasil faça parte dessa resistência.

André Macedo

O capitalismo não compartilha da sua emoção “patriótica democrática” amigão, não dá pra isolar a China sem quebrar a indústria mundial, nenhum país atualmente tem a junção de mão de obra barata, oferta monstruosa e know how como a China.

LUCIANO DO PRADO

Lá vem esse papo de isolar a China, isso não irá acontecer, a não ser nos grupos de zap dos senhores de meia idade pra cima, que passam o dia discutindo suas teorias conspiratórias. No mundo real, o que temos hoje são duas super potências influentes, China e EUA, numa guerra total entre esses dois países o mundo se dividiria dessa forma, parte aponhando um ou outro.

Burgos

“Se quiser ter sucesso em uma batalha, antecipe os movimentos do seu inimigo”.
Sun-Tzu

Sincero Brasileiro da Silva

Enquanto as atenções estão voltadas para a China, a Rússia vai no sapatinho comendo pelas beiradas! De 2013 pra cá já lançou a mar 5 submarinos Borei, atualmente ela possui 4 em serviço, e o quinto entrará ao final desse ano. Imagina se ela tivesse 700 bilhões de dólares disponíveis para defesa…

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Antoniokings

Reportagem de 09/08

https://br.sputniknews.com/defesa/2021080917878110-tres-submarinos-nucleares-entrarao-em-servico-da-marinha-da-russia-ate-fim-de-2021-diz-fonte/

Em matéria de submarinos nucleares, a Rússia é inigualável.
Até a China vai ter de remar para alcançar.

Dalton

“48 submarinos nucleares” ? Nem incluindo os pequenos e não armados para propósitos especiais se chega a esse número.

Sincero Brasileiro da Silva

Caro Dalton, olhando atentamente no Wikipédia também não cheguei a esse número de 48 sub nuc. O que que constatei é o seguinte: em serviço: 36 sub nuc (12 SSBN, 10 SSGN e 14 SSN); na reserva: 4 sub nuc (2 SSBN e 2 SSN). Totalizando 40 submarinos nucleares. Abraços!

Leonardo

O Dalton entende do assunto e é negativado. O outro traz propaganda política russa do sputnik (!!!) e fica cheio de joinha. É pros administradores do blog refletirem se estão no caminho certo.

Renato Gioseffi Soares da Cunha

Existe um tal de Seawolf e Virgínia que dizem que não são moles não! Dizem né?

Last edited 2 anos atrás by Renato Gioseffi Soares da Cunha
Dalton

Pois é e em 2018 a US Navy comissionou dois Virginias, SSNs 788 e 789 e ainda aceitou a entrega de um terceiro o 790 e nem por isso a US Navy irá sair do “buraco” tão cedo.
.
Ao menos tem havido uma consistência na entrega de 2 por ano enquanto tem havido anos que nenhum nuclear russo tem sido entregue ocorrendo as vezes
um “engarrafamento” por conta de atrasos que dá a impressão de “muitos”
sendo entregues quase ao mesmo tempo.

Zorann

Só que agora não são só os Russos a lançarem submarinos…. Temos os chineses também. Se antes era difícil bater de frente com 1, imagine com 2

Dalton

Daí os EUA terem aliados e/ou nações que não confiam nos chineses e que também constroem submarinos.
.

Zorann

Mas você vai concordar comigo: para conseguir aliados capazes de construírem tantos submarinos para juntos fazerem frente a Rússia e China….. vai ser difícil

Guilherme Gabriel Lins

a frota russa de submarinos é incrível mesmo! sem dúvidas a segunda mais poderosa, bem distante da americana.

Dalton

Na verdade os “Borey” tardiamente por conta dos atrasos, substituíram um numero maior de “Deltas III” e embora um ainda permaneça em serviço por conta de uma revitalização que acrescentou uns poucos anos a mais, já foi anunciado que o primeiro dos relativamente mais novos “Delta IV” será retirado ano que vem. . Tanto a marinha russa como a americana estão vendo o número de seus submarinos diminuírem por conta de um número maior de antigos sendo retirados e um número menor de novos acrescentados ao menos a médio prazo e esforços estão sendo feitos para estender ainda mais a… Read more »

Hcosta

A Rússia tem 144 milhões de habitantes e um PIB semelhante ao Brasil. Acham que pode ser comparado com a China e os EUA?
O que eles fariam?

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Antoniokings

Dados de 2018.
Evidentemente que com a pandemia houve mudanças, principalmente com relação à China que avançou, enquanto as outra caíram.
Mas, o fato é que a economia chinesa já é maior que a dos EUA e da União Europeia.
E que, em todos os cálculos, o PIB da Rússia é equivalente ao da Alemanha.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_(Paridade_do_Poder_de_Compra)

Hcosta

Paridade de poder de compra?
Utiliza os valores conforme o que for mais favorável. Qual é a razão para a Rússia ter um PPC tão elevado? Será por ter uma economia aberta e desenvolvida?

O PIB nominal da Alemanha é quase o triplo da Rússia. E a UE e EUA superiores à China cada um.

Antoniokings

São dados de institutos de respeito, como o Banco Mundial.
Agora. cá para nós.
Vc achar achar que o Brasil, com um economia agrícola e grande parte da população em processo de avançado empobrecimento ter o mesmo PIB de uma potência européia é brincadeira.
Só chega perto por questões de moeda.
E olhe lá.

Hcosta

Ninguém disse que os dados estavam errados, só disse que escolheu os dados que não dá para comparar. O Rublo, como é uma moeda pouco valorizada, vai ter vantagem sobre o euro neste critério. Mas, como a Rússia tem muitos recursos naturais, não tem razões para ter um PIB tão baixo e uma moeda tão desvalorizada. Porque utiliza o PPC e não o PIB nominal? A economia Russa terá características assim tão diferentes das restantes economias europeias que não possa ser comparada pelo PIB total? Comparar o Brasil com a Rússia é muito mais aproximado do que comparar a Rússia… Read more »

rui mendes

Acorda, é sonho.

PACRF

O problema da Rússia é o fato de não conseguir ser um rival econômico dos EUA, como a China é desde 2010, quando ultrapassou o PIB do Japão.

Allan Lemos

E tem gente que fala que não precisamos de um submarino nuclear, é necessário termos um nem que seja para dar um sustinho desses em uma frota naval que esteja por aqui.

Carlos Campos

a questão é que tá saindo muito caro, estamos fazendo das tripas coração para parir ele, será que vale a pena, eu acho que já passou do tempo de parar temos que parir de qualquer jeito, mas dava para ter uns 8 sub convencionais.

Zorann

Não existe nada disso de tripas coração em submarinos.

O que existe é um orçamento muito mal gerido. E aí sim, estamos fazendo das tripas coração para pagar tanta gente atoa. Estamos até cancelando PMG de submarino para pagar salário.

Adriano Madureira

Sou mais a favor de vários convencionais ao invés de algumas unidades de SUBs nucleares…

WSilva

O porta aviões britânico mal nasceu e já está querendo morrer. rs Não é bom negócio brincar com China e Rússia.

Antoniokings

Os chineses avisaram para a Inglaterra não tentar a sorte por lá.
E quem diria que a potência que já dominou Hong Kong, agora leva uma corrida dos antigos dominados.

Paulo

E onde ele foi posto pata correr, fora de seus sonhos anti-britânicos?

Antoniokings

Se vc é perseguido e não volta para ‘peitar’, então correu da raia.
Aliás, seria o de se esperar do R.U. com a propalada superioridade tecnológica ocidental.

Dalton

Ah tá…o “Queen” deveria ficar dando voltas e mais voltas consumindo combustível deixando de lado o restante da missão apenas para provar
que pode “peitar” os chineses e depois de meses fazendo isso, quando ele precisasse retornar a Portsmouth você iria escrever que ele “fugiu” fora que outras fontes “confiáveis” poderão acrescentar que parte da tripulação pediu “demissão” como aconteceu com o USS Donald Cook no Mar Negro !
.

rui mendes

Perseguido??
O SNN Chinês, navegava por águas internacionais, tal como o porta-aviões e o seu grupo, nada mais fez, nem comunicou com o grupo do porta-aviões, por isso tudo bem, tal como os USA e todo o mundo diz, menos a China, aquilo são águas internacionais.

Flanker

Deixa de falar idiotices …..tu pensa que esse tipo de operações são como briga de guri de 5a série? Os navios ingleses passaram por lá e não tinham motivo pra voltar. Tão em guerra? Era uma batalha, um confronto real? Cada vez que tu escreve, se supera nas bobagens.

WSilva

Não me surpreende muito uma vez que a Inglaterra hoje é inclusive dominada pelos seus colonos, os EUA. Humilhante. rs

rui mendes

Inveja é foda.

WSilva

Sim, os americanos são invejosos dos britanicos mesmo sendo a superpotência número 1 atualmente, isso quem diz são os próprios britânicos. rs

rui mendes

A inveja é tua, não dos Americanos e os Europeus sabem perfeitamente que os EUA são a potência número 1 mundial e vivem bem com isso, aliás são aliados e sócios na vida, e apesar dos EUA terem conquistado essa hegemonia precisamente aos Europeus, que foram a potência hegemónica mundial durante muito tempo, a Europa sabe que quem domina o mundo desde 1920 são os EUA, e sabe que talvez a próxima potência mundial dominadora, seja a China, ou a continuação do domínio Norte Americano, que é a hipótese que eu e a maioria dos Europeus prefere. E os EUA… Read more »

WSilva

Comentário desnecessário, eu apenas pontuei um FATO, os americanos sentem inveja dos britânicos que são seu colonizadores, os próprios britânicos, mesmo sabendo que os EUA é a potência número 1, ainda se acham melhores do que os americanos.

Se você torce pelos EUA, não fique bravo comigo amigo, fique bravo com os britânicos. Eu não tenho inveja dos EUA, o Brasil assim como os EUA é um país colonizado e vejo potencial do Brasil ser MAIOR que dos EUA.

rui mendes

Acorda, outra vez a sonhar, caso não saibas, embora eu ache que sabes, estavam lá, junto com o grupo do porta-aviões, dois SNN´s, um Astute e um Virgínia, muito melhores que o SNN Chinês, mas bastava os helis ASW do porta-aviões ou das fragatas.

rui mendes

))))))

Guilherme Gabriel Lins

acho que muitos simplesmente não leram a matéria, o texto informa que os submarinos chineses que acompanhavam o porta-aviões britanico também estavam nos radares do HMS Kent e HMS Richmond (tem uma matéria aqui no poder naval com um COMANDANTE de submarino brasileiro, na qual este informa que o submarino, quando descoberto por um navio com helicóptero antisubmarino, está em desvantagem), além de um terceiro acompanhado por um classe Astute. Os submarinos chineses estavam “na mira”.

Flanker

Que corrida? Cadê Os navios afundados pelos chinas? Quando foi? Quantos foram? Os navios ingleses passaram por lá, entraram e saíram e o que aconteceu? Ora, deixa de papagaiada!

Pedro

Pessoal,

Existem os codinomes usados pelas forças ocidentais para identificar os equipamentos Chineses? Assim como era usados junto a URSS?

Dalton

Não, isso, foi coisa da Guerra Fria para tentar facilitar a identificação de tanto equipamento
que muitas vezes era bastante confuso para a OTAN.

Pedro

Obrigado. E uma pena,eram bem interessantes conhecer pelos codinomes. Quem sabe, retornam. Abraço.

J-20

Existe em parte. J-10 é chamado de Firebird e os submarinos chineses são nomeados de acordo com as dinastias imperiais da China antiga. Os nome Shang, Song, Ming são denominações ocidentais e não é usado na China.

Mk48

????

Léo Neves

A china peca na qualidade de seus submarinos e também na falta de experiência .
Nisso a china tá longe da Rússia e dos EUA , comendo poeira.

Antoniokings

É, mas o porta-aviões não ficou lá para comprovar isso, né?

Léo Neves

Não ficou pois o recado já tinha sido dado . Se precisar vai passar lá mais 100 vezes e os chineses só vão ficar na conversa.

Slow

Ui ui RU e EUA é tão valente que nem pra reconhecer taiwan presta né ..

rui mendes

Não estava programado ficar lá, só passar por águas internacionais, que a China reclama como suas, e passaram.

Flanker

PeloamordeDeus……quanta besteira…..guri de 10 anos passa vergonha perto duma pérola dessas…….

Zorann

Você tem certeza que peca? O quanto você e eu sabemos dos submarinos nucleares… seja americano, russo ou chinês? Nada… só o que aparece escrito por aí, geralmente com pouquíssima informação.

Então você, tanto quanto eu, não faz a menor ideia se peca. Você está preso nos anos 70, 80 do século passado.

Léo Neves

Se a Otan diz que os submarinos russos são mais modernos eu acredito , eu ficaria com pé atrás se dissesse que submarinos russos e chineses são barulhentos . Por que a Otan iria menosprezar os chineses e não fazem o mesmo com os russos? Só pode ser verdade

Inimigo do Estado

Pobres britânicos, devem ter tido um djavú dos u-boots afundando as carcaças deles.

Fosse eu presidente da China tinha mandado um desses tirar uma foto da banheira britânica na mira, e mandado para Betinha e Biden com a legenda “Cheque mate!”

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Antoniokings

Não é?
EUA e Inglaterra ficam com bravatas de ‘vamos fazer isso, vamos fazer aquilo’ e na hora ‘H’ levam uma corrida dos chineses.
Em tempo: Alguma notícia do glorioso navio alemão que vou passear pelas rotas comerciais de lá na “Operação ‘Me deixe fora dessa!’?

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Engraçado é que a Inglaterra disse que ia lá pertinho da China e foi mesmo, independente dos avisos chineses e do mimimi dos narco comunistas.
É claro que os britânicos NÃO SABIAM que a China iria mandar submarinos seguirem o PA. Afinal, quem iria imaginar uma coisa dessas, que a China NÃO iria mandar seguir os navios ?
Isso é uma surpresa total,kkkkkkk

Mk48

Saudações flamenguistas prezadíssimo Kings.
.
Exato !.
.
Deixa os fanboys de plantão chorarem a vontade !
.
Cordial abraço!

Antoniokings

SDS tircolores.

Em tempo.
Esse final de semana foi complicado.
kkkkkk

rui mendes

Só letra, se as águas são Chinesas, como a China diz, então a China é que foi muito fraquinha, ver um grupo inteiro de ataque, invadir as suas águas e ela nada faz, a não ser, fazer de dama de companhia, e esperar com toda a paciência, que esse grupo acabasse de atravessar as águas Chinesas, sem a China dar um pio.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Flanker

Alguma vez eles já deixaram de passar por aquelas águas….que, por sinal, são internacionais? Alguma vez eles disseram que iriam navegar por lá e deixaram de fazê-lo? Ora, deixa de papagaiada…..

Hcosta

Qual é a proeza de um submarino ter sido detetado pelas escoltas?

Inimigo do Estado

Na matéria diz radares, então os submarinos chineses queriam sim ser vistos.

Flanker

Tu nem sabe o que tá falando…….vai cuidar da tua hortinha…..

Inimigo do Estado

Me erra, tá apaixonado?

Flanker

Ué…agora não se pode criticar? Vai cuidar da tua horta….de novo……

Paulo

Mais um ‘hater’ britânico.

É, eu estava lá quando os u-boots da Kriegsmarine afundaram toda a frota britânica e Hitler finalmente invadiu a Inglaterra.

Inimigo do Estado

Já que tu viajas no tempo, aproveita e traz de volta o império britânico imponente, está vergonhoso demais para eles o país que tem agora.

rui mendes

Vai lá e vês o que é primeiro mundo.

Inimigo do Estado

Já fui, duas vezes, em 2005 quando eu e meus sócios fomos convidados pela Tesco, e em 2012 nas olimpíadas, com minha família. Um lugar bonito, mas não é lá essas coisas todas não. A Alemanha que também já visitei é bem mais bonita, rica e desenvolvida.

Flanker

Cara…tu é é cômico com essa mania doentia de querer posar de fod@o…..é muito engraçado…….vê se te enxerga……hehehehehehe

Inimigo do Estado

Não tenho culpa se sua vida é medíocre e não tem o que mostrar.

Flanker

Sério??? kkkkkkkkkk…….cara, tu é uma piada!! Antes de querer posar e querer aparecer, vai ensinar ao teu filho o valor das coisas ……e não o preço das mesmas…..cabeças diminutas como a tua só enxergam materialidades……..eu vou onde quero e quando quero….conheço o que quero com quem eu quero…..e não preciso mostrar e falar isso pra ninguém.. …porque eu vou por mim….não para mostrar para quem quer que seja…….pena….é o que poderia sentir por ti….mas, nem isso…..

Inimigo do Estado

Que bom, você não é galinha para ter pena…

Dario

Djavú e U-boots… eu lembro deste disco, mistura de “Zum de besouro” com “Sapato Velho”.

Matheus S

De acordo com o capitão do HNLMS Evertsen, uma fragata holandesa do grupo de ataque do HMS Queen Elizabeth(CSG21) durante a transição para o Pacífico, o grupo de ataque foi seguido por nada menos que 6 navios de guerra chineses, embora todos mantivessem distância.

Last edited 2 anos atrás by Matheus S
Antoniokings

Aquilo lá está virando (ou já virou) uma área minada para o Ocidente.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Não avise para os haters anti-ocidentais, afinal os subs chineses são ibdetectáveis e se alguém os detecta, é porque eles deixaram. Kkkkkkkk

Cadillac

Engraçado, quando um sub americano é detectado os comentários são exatamente os mesmos “deixaram ser detectados”. Não só em relação a submarinos como também em treinamentos em que os EUA perdem “deixaram ganhar”.

Flanker

Tá…beleza…..e o que aconteceu? Nada, né…….então……

Victor Carvalho

localizado por radar e sonar”, aí está um detalhe interessante. É inegável que a Royal Navy seja muito avançada no combate a submarinos, mas se esses meios chineses também foram detectados por radar é porque não estavam mesmo tentando se esconder, ficaram fazendo o típico jogo de gato e rato e tentando coletar dados um do outro.

Mercenário

Matéria (de origem) está errada. Inclusive foi objeto de críticas pelos jornalistas britânicos especializados em defesa.

Victor Carvalho

O que estaria errado, a informação de que o sub foi detectado por radar? Por favor, se puder, compartilhe as fontes.

Mk48

Lendo os “comentarios” , vi várias asneiras e vi também poucos que sabem o que falam, as usual.
.
No final das contas, a RN entregou de bandeija aos chineses as assinaturas acústicas de seus mais novos meios de combate.
.
Não subestimem os T093 chineses.
.
São subs muito modernos e capazes.
.
Poderiam ter feito a vigilancia em total segredo. Se adotaram um regime de discrição que permitiu uma identificação por parte da task force inglesa é porque queriam que soubessem que estavam ali.
.
Nunca subestimem um submarino, seja um ssk ou um ssn.

Victor Carvalho

Concordo com sua linha de raciocínio.

Mercenário

Ou os chineses “engordaram” a biblioteca dos meios ASW da RN e USN.

Nunca subestime quem teve que treinar contra os submarinistas alemães e depois os soviéticos durante tanto tempo.

Mk48

Segundo a matéria , a China utilizou os T093, que aPesar de serem otimos subs, já eram velhos conhecidos da USN.
.
Gravar o T39C, classe Yuan, é que seria um prêmio para a USN e RN. Esse sub, resguardadas todas as proporções, é um “Virginia” chinês.
.
É um SSN altamente capaz.
.
Dá uma olhada na página do HI SUtton. Lá tem uma boa descrição dele.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Mercenário

O T39C é um SSK.

Mk48

Sim, você tem razão, eu me enganei, mas é equipado com o que há de mais moderno em tecnogia de sensores e armamentos chineses.
.
Está em constante aperfeiçoamento, tanto que o “C” é exatamente a sua terceira variante.
.
Obrigado pela correção.

Flanker

Por que as aspas em comentários? Por um acaso tu achas que só tua opinião é algo digno de estar aqui? A Trilogia e um espaço aberto onde todos podem escrever e expor seus pensamentos. Quer homogeneidade de pensamento? Abre um espaço como esse e cobra dos integrantes que todos pensem igual à ti…..
Quanto ao resto, partindo do teu princípio, submarinos são indetectáveis……ninguém, em lugar nenhum, consegue perceber sua presença…..Ahãm…..então tá……

Mk48

Você não tem mais nada o que fazer ?
Tá com fixação comigo ? Ta apaixonado ?
Tem um monte de post seu ai mais em cima censurando e atacando comentaristas e você vem me dizer como tenho que me comportar ou escrever ?
.
É você que paga minha internet ? Vai te catar Flanker.
.
Anota ai no seu cadernino : Escrevo o que quero. Se você não gosta, azar o seu. Blz ?

Paulo Drusnam

Para de dar xilique, Mk48, ta parecendo o Kings.

Flanker

Por que tu critica os outros quando escrevem o que pensam? Tu pode escrever o que quer e os outros, não? Vai aprender a ter educação, em primeiro lugar.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Flanker

Tu escreve o que quer….e os outros também podem fazer o mesmo. Ponto! Então, não chama o que os outros escrevem, sempre, todas as vezes, de bobagem ou algo do tipo. Sua opinião não é a única que existe E que história é essa de apaixonado? Eu, hein…..kkkkkkk

Up The Irons

É isso que sonho pro Brasil: uma força de submarinos de respeito. Até o final da década 8 submarinos convencionais novos. Nos anos 2020 mais 4 nucleares.
$onhar é $empre bom!

Inimigo do Estado

Já estamos nos anos 2020 e não se sabe quando teremos sequer o 1° SSN, quanto mais se outros da mesma classe serão construídos, isso já era para constar no planejamento inicial.

Up The Irons

Eu quis dizer nos anos 2030, falha minha. Pois é, acho que tudo ficará nos meus sonhos… =/

carvalho2008

Meus cents usando apenas a propria descrição da matéria:

  • A China tem 66 Submarinos…mesmo que metade estivessem no porto, onde estariam 33 deles? Somente dois foram detectados? Ali deve ser o local de maior densidade por milha maritima de submarinos…
  • Detectado por radar? então o Subnuke emergiu certo? Subnuke no períscópio quer dizer gravar imagens das operações…ou se a operação já havia acabado, o classico mostrar-se que estava ali…
Dalton

Acho muito difícil que metade dos submarinos chineses esteja “sempre” no mar e/ou plenamente certificados ,mesmo “perto de casa” e por enquanto há poucos “nucleares” incluindo os “SSBNs” que não se prestam para o trabalho do dia a dia.
.
Meus “cents” também.

carvalho2008

1/3 que fossem, já seriam entre 21 a 22 deles….onde o amigo colocaria 22 deles?…é muito sub e pouca agua ali…aquilo ali é infestado de subs….

Mk48

Dalton,
.
O mais provável , se tudo estiver funcionando como dita a prática, é que 1/3 deles estejam no mar, ou devidamente prontos (certificados) para sair em missão.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
FERNANDO

Perseguiram nada.
Apenas página para jornais.
Acham que eles vão arriscar?

Ricardo Teixeira Gomes

Porque os países do Ocidente vão meter o nariz nas mediações da China? Querem encrenca? Isso se chama provocação

Flanker

Ué, mas os chineses não vem pescar, com dezenas de navios, nas águas do atlântico? Vem, fazem pesca predatória, destroem tudo e tudo certo….muitas vezes entram em ZEE de vários países para essa pesca predatória…..e aí? O que acontece com eles?

Arariboia

Por falar em Submarinos! Muito provavelmente o mais moderno e letal atualmente Kazan.

Vista do interior. Os russos terão 4 deles operacionais em pouco tempo.

https://youtu.be/gRWzvIQTX6w

Antoniokings

Fantástico!

Jodreski

Sorte da “aliança ocidental” é que apesar de Russos e Chineses serem parceiro e aliados, os Russos não compartilham conhecimento e Know How aos chineses de como operar e construir subs, pois se juntasse a expertise de um com o dinheiro do outro iria gerar uma grande dor de cabeça aos EUA e seus capachos…

Pablo Maroka

Caramba, ainda bem que o mundo livre está atento as artimanhas da china e conseguiram de defeder.
Estou chocado!

Diego

De acordo com a Inteligência Naval dos EUA, a Marinha Chinesa em 2015 operava 57 submarinos diesel-elétricos e 5 submarinos de ataque nuclear. Até 2030, poderia se expandir pra 60 barcos diesel-elétricos e pelo menos 16 submarinos nucleares de ataque. A frota dos EUA possui por volta de 54 submarinos de ataque da classe Los Angeles e Virgínia, e segundo o último planejamento da marinha americana, deverá cair pra menos de 52 barcos de ataque até 2026, antes de voltar a se expandir aos níveis atuais em meados de 2030. O Japão possui atualmente uns 20 submarinos convencionais, devendo chegar… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
sub urbano

A vantagem é da China ja que sua posição é defensiva. Quem deverá mobilizar material e manter uma linha de suprimentos longa é os USA, essa linha de suprimentos seria o alvo dos submarinos chineses (e norte coreanos). Por isso comparar o Japão da segunda guerra com a China de hoje é um erro. A China tem uma fronteira contígua com o pais que tem as maiores reservas minerais e de combustiveis fosseis do mundo, a Rússia. O Japão tinha que cruzar o oceano para buscar até alumínio, o petróleo que usavam vinha da Malásia.

Pablo Maroka

Chorei com tamanha quantidade de verdades jorrada na cara de quem torce para o lado errado.

Antoniokings

Diego.

Os interesses chineses estão, em sua maioria, em terra.
Perto de seu território.
Não por outro motivo, estão expandindo muito suas ligações terrestres para a Ásia Central, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Europa, que é o que interessa.
E mesmo assim, já tem a maior Marinha do Mundo e em processo acelerado de crescimento.
Assim, podem se prevenir de eventuais ataques em posição de força muito superior a de seus inimigos.
É uma tática defensiva.

Cadillac

Engraçado, quando um sub americano é detectado os comentários são exatamente o “deixaram ser detectados”. Não só em relação a submarinos como também em treinamentos em que os EUA perdem “deixaram ganhar”, mas quando é com a China aí é um comentário a ser ridicularizado?

Jack

Quanto tempo a China leva para construir um submarino? Algum país vai parar a rota da China? A China tem alguma colônia conquistada a base de pirataria?

Jorge

Interessante ver os grandes entendidos em táticas de guerra e submarinos, muitos dizendo que os submarinos chineses não foram vistos ou que só foram detectatos pq se deixaram ser “pingados”, mas e SE a marinha inglesa deixou eles pensarem que não estavam sendo vistos??? Hein?!?!? Ninguém pensou nisso porque o fanatismo pra falar besteiras não deixa. Já pensaram se não é bom deixar o inimigo acreditar que está se dando bem….

Igor

Porta aviões do Reino Unido, Grã Bretanha é o nome da ilha onde estão 3 dos países (Escócia, Inglaterra e País de Gales) que juntamente da Irlanda do Norte compõem o Reino!

Jonathan Pôrto

Nossos submarinistas são os melhores !!

Mk48

Não. . Estamos entre os melhores. . Absorvemos muito das participações que tivemos nos cursos do “Perisher” da RN, que é o melhor curso de formação de formação de capitães de submarinos do mundo. A doutrina de submarinistas da MB está calcada na doutrina inglesa, que é a melhor. . Um capitão de submarino inglês é melhor preparado do que um americano. . Nos EUA a capacitação para ser CO de um sub prioriza a formação em engenharia nuclear. Na Inglaterra a ênfase é em táticas e recursos do submarino, as responsabilidades sobre a propulsão são do oficial especializado em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Flanker

“Nos faltam equipamentos e estrutura.”

Por que será?!?!?!?

Matheus S

Isso é bastante discutível. A USN era melhor em termos de ASW e guerra submarina durante os anos 80 e 90. A Royal Navy tinha melhor experiência em ambientes litorâneos e com submarinos convencionais, mas eles não tinham recursos ASW aerotransportados comparáveis ​​ou infraestrutura subaquática e começaram a retroceder em termos de tecnologia de submarinos nucleares. Os submarinos britânicos são subestimados, mas a RN não tinha financiamento para o desenvolvimento tecnológico de força bruta ASW em todas as áreas. Portanto, eles aproveitaram a vantagem que puderam. O que aconteceu nos anos 2000 que permitiu à RN manter a vantagem no ASW foi que… Read more »

Mk48

Matheus,
.
Me referi apenas em relação a formação de COs.
.
Não me referi a recursos ASW.

Luciano Rabelo de Pinho

Acho que discutir quem é superior ou tem mais tecnologia é idiotice. O avanço de um lado é o resultado natural da pressão do outro e no final tudo se resume em quem “perde o controle” primeiro e aperta o gatilho. Aí todos perdemos, não importando o quanto seja poderoso!

Adriano Madureira

E falando em Submarino : Marinha russa receberá mais três submarinos nucleares até o fim de 2021, informou à Sputnik uma fonte na indústria naval. Trata-se de submarino nuclear Knyaz Oleg (projeto 955A, Borei-A), do Novosibirsk, um submarino multifuncional (projeto 885M, Yasen-M), e do Belgorod (projeto 09852), que será munido de torpedos nucleares Poseidon, disse a fonte da agência. Atualmente, a Rússia possui 48 submarinos nucleares, dos quais quatro são do projeto 955 Borei/955A Borei-A. Outros submarinos desta classe estão sendo desenvolvidos. Cada um deles pode disparar 16 mísseis balísticos intercontinentais Bulava. A Marinha russa recebeu o primeiro submarino do projeto 885M… Read more »

Filipe

A China vai lançar em 2028 o SSBN Type 096 TANG de 18000 Toneladas e o SSGN Type 095 Sui de 7900 Toneladas… Em 2030 os EUA vão lançar o SSBN Columbia.

Flight_Falcon

Um filme que retrata bem o texto na parte que diz “funcionamento silencioso” é o Alerta Lobo, tem no Netflix.