A fragata NICTHEROY da Marinha Imperial, perseguindo os navios portugueses que se retiram da Bahia (aguarela do Vice-almirante Trajano Augusto de Carvalho 1830-1898). A NICTHEROY, ex-SUCESSO da Armada Real, fora construída no Arsenal de Marinha, em Lisboa, em 1818. Foi reaparelhada em 1822, às expensas dum grupo de patriotas do Rio de Janeiro. (imagem acervo da DPHDM)

Como um dos eventos constitutivos das comemorações que a Marinha do Brasil promove alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil, este seminário em modalidade Webinar visa apresentar e promover reflexões acerca de fatos em seus respectivos contextos históricos que evidenciam o início da atuação de um Poder Naval que posteriormente contribuirá na constituição de um território uno, cujo formato será o disputado no processo de Independência do Brasil.

Preponderante para a manutenção da integridade territorial do Brasil, o Poder Naval figurou como elemento de significativa importância no Período Colonial, quando foram constantes as ameaças aos interesses ultramarinos de Portugal. As lutas contra invasões e pela expansão dos limites territoriais da Colônia marcaram os séculos de domínio português na América.

Assim, o Poder Naval foi essencial para que Portugal pudesse manter integralmente e ainda expandir o território de sua colônia na América ensejando-lhe uma configuração do Estado brasileiro com a sua emancipação política do Brasil em 1822.

Dia 11/11

Dia 12/11

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Johan

Isso tudo ficou no passado. Hoje a MB não passa de um club, são cerimônias uma após outra, repletas de condecorações, buffet e encontro de velhos discutindo.

AMX

Toda vida esse nhénhénhé.
Então não pode recordar, rememorar e mesmo celebrar os sim, grandes feitos do passado?
As FAs sempre disseram: teremos as FAs que o Brasil quiser ter. Pois bem, somos o Brasil, se elas não são melhores, seja lá em qual aspecto, é porque não quisemos. Isso não é sinônimo que não possamos querer.

Eleições estão aí ano que vem, já se importaram em procurar e, sobretudo, cobrar, qual candidato está preocupado com a Defesa e afins?