quarta-feira, maio 25, 2022

Saab Naval

Irã, Rússia e China realizam exercício naval conjunto no Oceano Índico

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O exercício naval conjunto com a participação de forças navais e aerotransportadas da Marinha Iraniana, da Marinha do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) e navios da China e da Rússia começou no Oceano Índico na sexta-feira (21/1).

O contra-almirante Mostafa Tajeddini, porta-voz do exercício naval, disse que este é o terceiro exercício naval combinado que será realizado com a participação do Irã, China e Rússia.

O exercício naval é realizado com o objetivo de fortalecer a segurança na região, reforçar a segurança marítima, combater a pirataria e o terrorismo marítimo e a troca de informações, acrescentou.

Com o planejamento feito nesse sentido, diversos exercícios táticos como resgate de embarcação em chamas, libertação de embarcação sequestrada e disparos contra alvos navais específicos durante o dia e a noite serão praticados pelas unidades navais do Irã, China e Rússia no exercício , enfatizou o contra-almirante Tajeddini.

Ele considerou a região do Oceano Índico Norte “muito importante” devido à existência de vias navegáveis ​​e importantes estreitos de Bab al-Mandeb, Malaca e Ormuz e disse: “Estes três estreitos são mencionados como triângulos dourados na região e também o Mar de Omã e o norte do Oceano Índico está entre as áreas comerciais cruciais”.

Portanto, a República Islâmica do Irã, China e Rússia, com seus esforços coletivos para alcançar a segurança marítima sustentável nesta região e suas vias navegáveis ​​vitais, vão salvaguardar seus interesses nesta área, acrescentou o contra-almirante.

O Exercício Naval Combinado, Maritime Security Belt 2022, é realizado sob o lema “Juntos pela Paz e Segurança” em uma área de 17.000 quilômetros quadrados.

FONTE: Mehr News Agency

- Advertisement -

116 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Airton

Mano do céu, é a escória reunida. Países do Eixo, versão 2.0. Se adicionar a Coreia do Norte vira versão 2.0 Service Pack 1.
Onde esse pessoa acha que pode chegar contra o mundo todo?

Adriano Madureira

Há escórias e escórias…

Alguns cheiram bem e usam ternos caros e alegam hipocritamente e cinicamente lutar pela paz e democracia, mas por trás das cortinas tem relações com regimes tão nefastos quanto aqueles que eles dizem combater…

O país que inventou o termo “eixo do mal” não tem moral para demonizar ninguém.

E há inocentes que acreditam realmente nas sérias e abnegadas intenções do “eixo do bem”!

comment image

Tomcat4,2

A imagem fechou com chave de ouro seu comentário!!!?????

Fernando

Vladmyr? É você da turma do Czar gerando desinformação e defendendo seu ditador? A gente sabe que vocês fazem isso né? Poxa Vladmyr, não vejo ninguém da turma do “eixo do bem” envenenando os opositores. Preparando pra trabalhar bastante tentando defender o chefe assim que começar a invasão? Sabe Vladmyr, não vejo a turma do “eixo do bem” falando “vamos logo ali tomar aquele país, tem bastantes descendentes nossos morando lá” Também não vejo a turma do “eixo do bem” andando de mão dada com os piores déspotas (inclusive na América do Sul) Vladmyr, ninguém inventou o termo, foi a… Read more »

Gilson Moura

Não vi nenhuma parte do comentário dele que justifica ele ter feito uma defesa da Rússia ou de qualquer outro país desse exercício.

A simples e recorrente falácia do espantalho. A fonte de desinformação aqui é você.

Só uma curiosidade, mudou o nick de Fernando para Wagber?

Wagber

Ninguém do “eixo do bem” envenena opositores, nem quer pulverizar outros países do mapa, no caso Israel.

Acorda e vai estudar Vladmyr. O carniceiro da foice e martelo que governava seu país na segunda guerra se referia nos mesmos termos. Ninguém inventou, foi a história

Aliás as coisas parecem ser cíclicas mesmo, elas se repetem e a gente sabe bem como começam e terminam, leva-se um tempo, mas esse trio não tem a menor chance de subjugar o mundo todo.

Antoniokings

Sempre falei aqui que isso aconteceria.
A união de Rússia e China levará a um poder gigantesco que não há como se contrapor.
E certamente não perderão a oportunidade de jogar os EUA na lona, já que agora os americanos estão nas cordas.
Será um verdadeiro nocaute.
E olha que tem muita gente boa para se unir a essa dupla.
O Irã é apenas um deles.
Outros chegarão.
Pode esperar.

Antonio Palhares

“Nada pior que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa.”
Martin Luther King

Ronilson Nogueira costa

Já estamos em um mundo multipolar não tem mais volta ok.

Mgtow

e isso é maravilhoso

_RR_

Uma coisa não dá pra negar: essa nova safra de navios chineses é bonita pra caramba…!

Uma pintura a quarta foto!

Tomcat4,2

Pra mim estão muito bem nas formas de suas embarcações assim como aeronaves e meios terrestres, não todos é claro mas estão pegando a manha na arte de fazer arte com equipamentos militares.

Bosco

E deve ser de aço inoxidável. Tecnologia fantástica pelo menos uns 30 anos no futuro . Provavelmente de origem alienígena.

Esteves

Nunca vi navio fazer selfie. E com o SnapChat.

Henrique

Kkkkkkkkkkkk. Tu gosta de cutucar os outros. Depois fica enlouquecida…

Inimigo do Estado

Mano fica na tua que teu país teve ter duas canoas neste momento te protegendo, apesar de ter um dos maiores orçamentos militares do mundo huahuahauahua

Bosco

Que que foi, que que foi, que que háááááá????

MATHEUS AUGUSTO BRITO PARREIRAS DE OLIVEIRA

Se é tecnologia alienígena não sei, mas pelo menos os caras constroem navios cada vez melhores.
Já em outros cantos do mundo …

zelhos@hotmail.com

É melhor, funciona, diferente do Zumwalt que custou 6 bilhões e é inútil.

Bosco

“Ausência de evidência não é evidência de ausência”

Esteves

Visivelmente retocada, editada e bonitada. Não sei pra que fazem isso…é somente um navio.

Esteves

Normal. Exercício naval combinado entre aparentados.

Foragido da KGB

Qualquer semelhança com o Eixo na WWII não será mera coincidência.

André Macedo

Te privaram dos livros e de qualquer conhecimento de geopolítica na sua fuga dos agentes da KGB, pelo visto

Foragido da KGB

É hilário e gratificante ver o que algumas palavras provocam de reação aos adoradores de alguns regimes…

André Macedo

O Irã era uma democracia extremamente estável até a Operação Ajax desestabilizar o país em 1953, orquestrada pelos EUA e Reino Unido e levando à ascensão do regime atual, hilário mesmo é ver a alienação de quem nunca estudou História na vida.

Henrique

Os EUA jamais interferiram em outro país, isso é mentira!
Quer a prova?
Hollywood me disse!

Bosco

O pessoal que não acredita em Hollywood é o mesmo que acredita na Globo. Saíram do espeto e se jogaram na brasa. Não há nada tão ruim que não possa piorar. – *E vamos ser sinceros, pra cada filme tipo “Rambo” tem 4 tipo “Apocalipse Now”. Hollywood há muito virou o maior antro de esquerdistas progressistas globalistas antiocidentais que existe. rsss Lá, como cá, os justiceiros sociais não veem a hora da dívida do Ocidente ser paga mesmo que isto custe favelizar o país inteiro em nome da igualdade e da ditadura das minorias. Claro, os gostosões tipo DiCaprio e… Read more »

Henrique

Só debato contigo se tu tirar o chapéu de alumínio!

Ah e “gostosões tipo DiCaprio” é por tua conta…

Agora entendi… especialista em mísseis… armas de formato fáli..

Bom! Deixa pra lá!!!

E nenhum preconceito de minha parte.

Fui Bosquinho, amanhã é segunda!

Bosco

Cacildis….

Bosco

Homofobia é crime.

Antoniokings

”Hollywood há muito virou o maior antro de esquerdistas progressistas globalistas antiocidentais que existe.

Não confie em nenhum americano.
Não confie em nenhum israelense.
São todos iguais.
Vão sempre prejudicar os outros em benefício próprio.

André Macedo

“Ditadura das minorias”, caramba, eu já sabia que você não batia bem, mas essa ai já foi demais. Ruby Bridges, a primeira criança negra a pisar numa escola de brancos após o fim da segregação, teve que ser ESCOLTADA por agentes federais americanos, isso foi em 1960, extremamente recente. Abraham Lincoln, símbolo do país, afirmou: “I am not, nor ever have been in favor of making voters or jurors of negroes, nor of qualifying them to hold office, nor to intermarry with white people”. O estado de Oregon proíbiu os negros de sequer entrar no estado ou de ter qualquer… Read more »

US_Marshals_with_Young_Ruby_Bridges_on_School_Steps.jpg
Last edited 4 meses atrás by André Macedo
Bosco

Você deve ser sueco porque no meu país a população negra corresponde a 51%. Quanto ao caso da Ruby Bridges realmente foi extremamente emblemático e se tornou uma ponte para que os direitos sociais baseados nos direitos fundamentais, nos EUA e por conseguinte em todo o mundo ocidental, atingissem níveis jamais experimentados na história da civilização. O Ocidente realmente é uma civilização fantástica , com uma história, cultura e valores que devem ser preservadas ao todo custo. A foto torna-se mais emblemática quando vemos 3 homens brancos garantindo o direito inalienável dessa criança que culminou 49 anos depois com a… Read more »

André Macedo

Você falou de Hollywood, e eu segui a linha do tema nos EUA, mas no Brasil são 51% da população, 25% dos médicos, 12,8% dos juízes e por aí vai, Elza Soares, que morreu recentemente, era NETA de escravizados, menos de 40 anos separam a abolição da escravidão no Brasil da ascensão do nazismo, é um evento extremamente recente. 3 homens brancos escoltando uma criança negra que simplesmente estava indo pra escola e por isso corria o risco de ser linchada por 20,30,50 brancos? Isso elimina o racismo pra você? Que estatística deturpada é essa? Sabe o quanto essa garota… Read more »

Gilson Moura

Pega leve com o nosso Bosco, o ídolo dele morreu hoje. Tenha mais compaixão.

André Macedo

O que é real segundo o Bosco (atualizado 2022)
Globalismo, terra plana, reptilianos: SIM
Luta por direitos sociais: Não, isso é comunismo.

Antoniokings

Esqueceu da Disneylândia.
kkkkk

Bosco

“O que é real segundo o Bosco (atualizado 2022)
Globalismo, terra plana, reptilianos: SIM
Luta por direitos sociais: Não, isso é comunismo.”
E eu sou o mau caráter aqui?

Antoniokings

Acostume-se.
Como venho pregando aqui: ‘Novos tempos se avizinham’.

Esteves

Sei não. O “Eixo”, Itália, Alemanha, Japão e seus satélites Espanha, Otomanos, Portugueses…era facista. Estados militares descendentes de divinos…

Esses 3 aí são somente tiranos.

MestreD'Avis

Hein?? Portugueses?? Que Portugal vendeu minérios a ambos os lados e manteve uma neutralidade forçada é verdade mas não sabia que era satélite do Eixo… A Suécia fez o mesmo.

Antoniokings

Talvez ele tenha se referido ao fato de Salazar ser fascista.
A Alemanha nem precisou se preocupar em ocupar Portugal, visto ser aliado ideológico.

Mestre D'Avis

Hahahahaha

Esteves

Salazar.

Mestre D'Avis

Eu sei quem foi Salazar e o tipo de regime que praticou durante 40 anos. Meus pais e avós infelizmente souberam muito melhor. Gostava era de perceber porque isso associar Portugal ao “Eixo” se nem Franco, que era muito próximo de Hitler, era considerado como aliado da Alemanha e Itália. Portugal esteve muito perto de ser invadido por Espanha e foram apenas os seus desentendimentos com Hitler que impediram isso. Salazar sabia que no momento em que apoiasse claramente um dos lados, seria varrido do poder pelo outro e por isso manteve uma posição o mais neutra possível até ao… Read more »

Esteves

Neutro mas facista. Assim como Franco que não entrou na guerra para não ser varrido.

Mestre D'Avis

Franco poderia ter dado a guerra a Alemanha quando quisesse. Bastava ter deixado Hitler ocupar Gibraltar e cortado o Mediterrâneo à Royal Navy. Franco não quis tropas nazistas em Espanha e isso impediu Hitler de invadir Portugal. Para ser parte do Eixo, Espanha e Portugal teriam que combatido. Salazar era um ditador fascista mas um aliado de séculos do reino unido. Orientação política não significa alianca militar.

Henrique

Certo. E tinha alguns países ali que esperavam pra ver que ia vencer pra tomar lado

Antoniokings

Sem contar o crucial apoio de Hitler e Mussolini na vitória fascista na Guerra Civil.

Antoniokings

Prezado

Estude um pouco mais de História.
Seus argumentos são, digamos, estranhos.

Peter Nine Nine

Salazar sempre posicionou Portugal do lado ocidental, apesar de ser conservador e pouco americanizado em ideologia, bem, diria nada mesmo. Ha quem lhe possa chamar fascista, e/ou outras coisas, mas o individuo odiava Hitler, assim como os restantes que, no exterior, muitos achariam a ele semelhante. Isto, é facto histórico, o resto? O resto foi jogo. Mais uma vez, não querendo de todo estar aqui a defender o homem, mas perceber Salazar e por consequência rotulá-lo é um pouco mais complicado do que simplesmente chamar-lhe fascista e colocar Portugal, nos anos 40, como tendencioso para o lado do eixo. Tal… Read more »

MestreD'Avis

Obrigado por ter mais paciencia que eu Peter, mas aconselho cuidado pois vem já aí contradizer os seus links e dizer que vc não sabe do passado de Portugal. A narrativa é Salazar=Fascista logo Portugal= Eixo. Cá entre nós,Salazar foi um ditador sem desculpas e o Estado Novo uma ditadura fascista que causou um atraso de 40 anos ao país. Mas durante a 2ª Guerra, com várias divisões panzer de um lado prontas a entrar na peninsula se fosse necessário, e a Royal Navy pronta a estrangular o país do outro, foi um jogo de cintura muito dificil que poupou… Read more »

MestreD'Avis

Carissimos

Metade do que vc coloca neste site raia a xenofobia.
Nunca o vi colocar um argumento que não fosse desviar o assunto. Nunca o vi responder directamente a uma pergunta.
Nunca o vi responder a um assunto técnico com factos.
As técnicas de propaganda são conhecidas e antigas. Não funcionam com quem esteja minimamente atento
Quando mandar alguém estudar, pouse primeiro o livrinho vermelho do Mao que lhe enviaram juntamente com o pagamento mensal da internet para poder escrever barbaridades.

Tomcat4,2

Concordo plenamente contigo Esteves mas , lembremos sempre q nossa ocidental “liberdade” e etc só dura até q pisemos no calo de algum daqueles q dizem trabalhar por ela. A hipocrisia e oportunismo junto da ganância por poder e dinheiro são o santo graal do ocidente capitalista q se faz de bonzinho. Não concordo com quase tudo dentro dos regimes tiranos e autoritários mas ao menos e são o q são e pronto.??‍♂️??

Wagber

“hipocrisia, oportunismo junto com ganância por poder e dinheiro são o santo gram do ocidente… whiska sachê bla bla bla”… parece que foi retirada de alguma cartilha cubana….

Só faltou falar “ o capitalismo opressor bla bla bla”

Vai logo ali comer um Big Mac agora meninão… me engana que eu gosto…

C M

O Eixo não tinha esta coordenação…

José Carlos David

Realmente….interesses divergentes.

Antoniokings

E muito menos esse tremendo poderio.
Não dá para ‘peitar’ não.

Antoniokings

Tirando o poder massivo que esse novo ‘Eixo’ tem……

Henrique

Estuda piá!

Reinaldo Deprera

3 já é formação de quadrilha

Houthi e Talebã não possuem marinha, o que é uma pena.

Save Ferris :mrgreen:

Last edited 4 meses atrás by Reinaldo Deprera
Antoniokings

Ô inveja!

Agressor's

Quem são os verdadeiros piratas do século 21?:

Estados Unidos, Israel & União Europeia…

O recado está dado. O Irão não vai estar isolado contra atos hostis como os de pirataria que recentemente sofreu dos eua. Deus abençoe a guarda revolucionária iraniana e quê os ventos do Irão antigo voltem a soprar…

Last edited 4 meses atrás by Agressor's
Agressor's

O terrorista de um pode ser o libertador de outro e a farra da cultura estadunidense em solo iraniano terminou: prostituição, obscurantismo, misticismo, bebida alcoólica, drogas e criminalidade…A revolução iraniana é difícil de ser entendida para um ocidental porque acima de tudo foi uma revolução cultural contra a ocidentalização que o país passava na mão dos fantoches da Inglaterra e dos EUA…

Deus abençoe o Irã e o povo iraniano, Allahu Akbar…

Last edited 4 meses atrás by Agressor's
100nick-Elã

Ainda estais por aqui? não foste para a Ucrânia, defender o Mundo Livre? tu és só gogó mesmo, hein!!!!

Reinaldo Deprera

A Ucrânia ganhou uns NLAW ai a Rússia peidou.

Gilson Moura

Os NLAW, Javelins… serão um ótimo serviço para os Hekmatyars e os Massouds da Ucrânia, certamente serão equipamentos que os neonazistas do “Right Sector” que já estão na linha de frente de Donbass junto ao Exército Ucraniano irão empregar. Uma ótima forma de obrigar a Ucrânia a descumprir o Minsk 2.0. Quando os neonazistas estiverem a 7 palmos da terra, começa a choradeira.

Agressor's

Há uma sabedoria que diz que quando vc percebe que algo irá acontecer, quer dizer que ele já está acontecendo…

Agressor's

É inevitável que o Ocidente vai quebrar. Tudo indica que o colapso vai ser profundo e devastador. Um dos maiores absurdos que eu já tive o desgosto de ouvir, foi um casal dizendo que não querem ter filhos crianças, pois elas dão muito trabalho, por isso preferem ter um “pet”. Sinceramente, não tenho esperanças da salvação da sociedade ocidental como a conhecemos. A religião trouxe a humanidade até aqui, se ela declinar a civilização cai junto…Civilização é religião!…

No Islã o obscurantismo e o misticismo nunca prevalecerá…

Last edited 4 meses atrás by Agressor's
pedroctba

Pelo deslocamento que os Cruzadores da classe Slava tem, poucas vezes se viu um navio com tamanho equilibrio de poder de fogo como nesse. 90% dos países com regiao costeira do mundo nao tem capacidade de subjulgar um navio desse tipo, seja por ameaças aereas, submerciveis ou de superficie.
Por outro lado, sua contra parte americana Ticonderoga, começou a virar alvo de exercicio naval, já que pouco ou nada acrescenta a uma frota de Destroiers!

Salim

A marinha russa tem seu maior poder na frota de submarinos, a de superfície tem NR grande de barcos pouca tonelagem para o Báltico. A Chinesa sim esta crescendo com barcos modernos, vamos ver qdo forem empregados em combate real.

Phillipe Blower

Cara, menos… sozinho, um Slava é patê de submarino diesel elétrico moderno como qualquer navio desse tipo. Não deixa de ser um belo de um navio para a função que foi construído: saturar um grupo de batalha de porta-aviões. Uma função completamente diferente dos Tico, que são escoltas antiaéreas para esses mesmos grupos de porta-aviões. A marinha russa e americana sempre tiveram abordagens beeeem diferentes para a guerra naval e seus navios são fruto disso. O resto é comparação super trunfo (eu tenho mais míssil que você… meu radar ilumina mais alvos, etc, etc…)

WSilva

Os chineses, os persas e os russos, só povo antigo e forjado com invasões e sofrimento.

Infelizmente tá faltando os indianos, cujo governo prefere se jogar nos braços daqueles que os maltrataram no passado.

Hcosta

São os 3 vítimas de invasões. Nunca invadiram ninguém…

Claudio Moreno

Olá Camarada HCosta,

Na verdade a história diz que a aliança medo-persa durante o reinado de Belsazar, invadiu Babilônia e conquistou aquele império.
Ciro foi o conquistador.

Sgt Moreno (CM)

Luis

Será que o Hcosta, como eu, não está sendo irônico?

Claudio Moreno

É possível kkkkkkk

CM

Hcosta

Os Mamelucos, etc, O que não faltam são exemplos.
Até Pedro o Grande, ordenou, no seu leito de morte, que deviam conquistar a Pérsia.

Agnelo

??????????????????????? Os árabes não gostam dos persas, pois estes invadiram as terras árabes desde sei lá quando. Só a colonização turca e europeia q “acho” q acabou com isso. Rússia dividiu a Europa com Hitler. Depois de traída, com a derrota alemã, teve seus estados satélites mantidos sob controle, com tropas russas. E chamo a atenção pra Hungria, q teve uma forte repressão soviética. E invadiram o Afeganistão. A China controla o Tibete e invadiu o Vietnã. E, pelo passado, tem Japão, Índia e a própria Rússia de soslaio com ela. Esses 3 fizeram muuuuuuuuita gente sofrer muuuuuuito e ainda… Read more »

WSilva

Falou de causador de sofrimento e não citou os EUA e Inglaterra, é por tem algo muito errado…

WSilva

Todo mundo é vitima e causador de invasão meu caro.

Jagdverband#44

Tens que estudar mais história amigo. Nem tudo o que te contaram no centro acadêmico de estudantes é verdade.

737-800RJ

China não invadiu ninguém? Estão neste exato momento ocupando o Tibete de maneira irregular.

WSilva

Tá tranquilão, a China invadiu o Tibete e os EUA o Texas, a California e o Novo México.

Reinaldo Deprera

História definitivamente passou longe de seus conhecimentos.

O que a URSS fez no leste europeu na Segunda Guerra e na Guerra Fria foi o que? Eliminaram mais monarquias que Napoleão.

Quase a totalidade do território russo é fruto de invasão. Podemos te contar a história de ca uma delas.

Fala para um suéco ou um mongol que a Rússia nunca invadiu ninguém que eles vão te apresentar um Atlas histórico.

Hcosta

Esqueci de avisar que estava a ser irónico.
O problema é que alguns dizem coisas tão absurdas que fica difícil ser irónico…
O que não faltam é exemplos de invasões por parte destas civilizações, como é normal acontecer, por vezes invadem, outras são invadidos.
A questão é que alguns só se lembram de uma parte da história.

Luis

Os chineses, os persas e os russos, só povo antigo e forjado com invasões e sofrimento
.
Que dó destes povos tão pacíficos!

Bosco

E você acha que tem autoridade moral e intelectual para determinar o que é melhor para um país como a Índia?

WSilva

Não tenho Bosco, mas tenho o lado histórico.

Luis

Certamente a o lado histórico ensinado nas escolas que adotaram o sistema da ” Pátria Educadora”

Bosco

É o mesmo que não reconhece a soberania da Ucrânia hoje e se acha no direito de saber o que é melhor para a Índia por eventos pretéritos que fizeram parte da evolução das sociedades humanas e que como tal trouxe vantagens e desvantagens para os envolvidos. Mas não, o dito cujo só vê maldade, desvantagem , ódio… que os próprios indianos não veem. Mas fazer o quê? São absolutamente comprometidos com sua missão de destruir o Ocidente e toda a sua cultura para por no lugar uma “cultura” enfiada goela a baixo feita por meia dúzia de engenheiros sociais… Read more »

Last edited 4 meses atrás by joseboscojr
carvalho2008

Mestre Bosco….a Ucrania tem pleno direito a Soberania e independencia….o problema e que não pode se deixar é que soberania e independencia causa responsabilidade….e aderir ao inimigo do Urso rosnante do outro lado do muro de sua casa é suicidio…. Porque não fizeram como Noruega e Dinamarca???? Ate o Brasil, se colocar misseis continentais de uma nação estrangeira aqui, receberá um contragolpe e retaliação….é prudente isto? isto foi o mais sabio a fazer ? Não é uma questão de soberania, é chamar para a briga uma briga que não é sua….todo mundo sabe como começou….mas agora ninguem sabe como vai… Read more »

Bosco

Carvalho, Eu não tiro uma vírgula do seu comentário. Concordo com tudo. Você em nenhum momento fez juízo de valor de A, B ou C. O problema são os inquisidores, os apontadores de dedo tempo integral. Esses sim se valem do artifício de julgarem todos a todo momento pelas suas óticas enviesadas. Como já deixei claro várias vezes sobre esse “episódio” na Ucrânia, eles têm todo o direito de fazerem o que quiser em seu território . A Rússia tem o direito de se achar ameaçada. Ponto! Partindo-se desses dois princípios pode-se chegar a um acordo para que não haja… Read more »

WSilva

”por eventos pretéritos que fizeram parte da evolução das sociedades humanas e que como tal trouxe vantagens e desvantagens para os envolvidos.”

Boscão, os nazistas trouxeram além de atrocidades, muitas vantagens para o mundo também.

Reduzir o colonialismo para apenas suas vantagens e desvantagens é muito raso, aliás você deu um tiro no pé ao dizer isso pois agora terá que parar de criticar o PCCh na China.

Mas você não vai fazer isso pois você está programado para relevar questões(positivas e negativas) apenas para o lado que lhe interessa. rs

Bosco

Acesso eventualmente alguns fóruns de discussão militar indianos e não vejo deles partir nenhum discurso de ressentimento contra os britânicos. Os justiceiros sociais que cobram uma tal dívida social do Ocidente daqui e dos EUA são os mais ativos. Como sempre, copiamos dos americanos até isso. Eu consigo ver e poderia citar uma série de “vantagens” que a Índia agregou por conta de ter sido uma colônia de uma potência ocidental e não saberia citar nenhuma coisa boa vindo do comunismo. A única que por possa ter na China, que é a formação de riqueza e uma certa distribuição dela… Read more »

WSilva

”Acesso eventualmente alguns fóruns de discussão militar indianos e não vejo deles partir nenhum discurso de ressentimento contra os britânicos. ” Os indianos são pouco nacionalistas e a elite indiana ainda sofre da síndrome do homem branco. Somente agora podemos perceber um nacionalismo florescer em alguns cantos na Índia, mas eles precisam do ocidente para crescer então é natural que ainda estejam na fase de engolir sapo, mas espere só a Índia se tornar uma nova China… É engraçado pois o Brasil com o mesmo potencial da Índia também está na fase de engolir sapo, mas diferente da Índia nós… Read more »

Bosco

“”Em relação a comunismo na Índia, eu não sei como seria pois nunca existiu, logo não faz o menor sentido discutir isso…
Eu não disse isso.

Bosco

E sim, os alemães legaram muitas boas tecnologias à humanidade.
*Os nazistas não eram alienígenas.

Agressor's

O Irã é uma nação hoje! Parabéns aos iranianos! Na luta contra o neocolonialismo das potências dominantes, todo país que pretende manter-se soberano, precisa desenvolver seu poderio militar ao máximo. Parabéns a um país que leva a sério sua soberania. Nunca subestimar um povo obstinado, acuado e que investe em educação. O Irã está no caminho certo, é por isso que hoje é alvo de tanta quantidade de ataques e ameaças!! Pois essa nação vem crescendo em infraestrutura, inovação, indústria e tecnologia apesar das sanções que recebe. A necessidade é a mãe das invenções, o Irã é um exemplo disso.… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Agressor's
Reinaldo Deprera

Até a pouco tempo atrás, século XVI, a Rússia era um país com mais ou menos as dimensões da cidade do Rio de Janeiro. Tudo além do Burgo de Moscou é invasão e ocupação.

Leonardo Rodrigues

Parei pra responder, senão as pessoas podem até achar que é verdade. Neste período que retratas, a Europa está vivendo um período de expansão de impérios e iniciando as grandes navegações. A dinastia Ming decreta a proibição do comércio externo e fecha todos os portos marítimos da China devido a problemas com Japão, Inglaterra e Portugal e para manter sua cultura eles cedem Macau em troca de não agressão, resumindo. Quanto a Rússia, aí que vc está mais enganado! Já no início do século ela já havia formatado seu território e a oeste apenas a Ucrânia foi conquistada e partilhada… Read more »

Reinaldo Deprera

Vou responder ou as pessoas podem achar que estou mentindo. Resumiu bem a China daquele período mas estamos falando da Rússia. Você citou: Quanto a Rússia, aí que vc está mais enganado! Já no início do século ela já havia formatado seu território e a oeste apenas a Ucrânia foi conquistada e partilhada no século XVII e a oeste a Sibéria. Mesmo sendo uma Autocracia o czarismo era comprado nessa época ao Kahn mongol e ao imperio persa e Moscou era chamada de nova Roma. Sim, a Rússia pagava ouro para os mongóis, era vassala. Não podemos chamá-la de Rússia,… Read more »

Reinaldo Deprera

A história é vasta como o território russo, mas a falta de tempo não precisa ser desculpa se posso pegar dois exemplos emblemáticos que corroboram com meu comentário: Kiev e São Petersburgo.

  • Duas das mais importantes metrópoles próximas ao Burgo de Moscou, que, com o tempo foram “absorvidas” pelo czarismo
  • Ambas, jóias da cultura e da economia Euroasiana
  • Kiev, um principado. São Petersburgo, uma metrópole do Reino da Suécia

O que aconteu com ambas? Quiseram se tornar sócias de Moscou ou aconteceu outra coisa?

Tem Google, tem Wikipedia e tem sua conciência. Ignorante você parece que não é.

Abraços.

Reinaldo Deprera

Vale lembrar que ambas, Kiev e São Petersburgo, eram, de longe, muito mais ricas que Moscou. De fato, havia uma narrativa política no sentido de que Moscou era uma “Nova Roma”, o que soava um pouco ridículo para quem conhecia São Peterburgo e Kiev, e pior, causava preocupação para os moradores de ambas. Visto que, para Moscou se tornar como se fosse uma “Nova Roma”, de alguma maneira a existência e o progresso de Kiev e São Petersburgo teriam que deixar de existir em algum grau. O que de fato foi comprovado pela história. Quando Pedro invadiu São Petersburgo ela… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Reinaldo Deprera
ScudB

‘Quando Pedro invadiu São Petersburgo ela não era muito diferente do que é hoje”.
Pois é ..E quando isso “aconteceu” realmente? Tipo , o que era essa cidade antes do Pedro? E em que ano , alias , ela começou a ser foi construída e por quem?..
Cada um.

Reinaldo Deprera

São Petersburgo tinha outro nome, já existia e suas construções eram de alvenaria, ao contrário de Moscou onde nada daquele período sobreviveu porque era tudo madeira. Sim, o forte mais antigo de São Petersburgo foi construído pelo Pedro, assim como outras construções foram feitas, mas São Petersburgo contava com uma população bem mais distinta que a moscovita. Por favor, não use a Wikipedia em português para pesquisar sobre nada relacionado à Rússia porque é conteúdo de professor da USP. Use a Wikipedia em inglês e não se surpreenda se o conteúdo for bem diferente. Funciona assim: Você paga imposto O… Read more »

ScudB

“São Petersburgo tinha outro nome” Não. A Nyenshtadt com pouca história, 2 mil habitantes e 3 igrejas nem de longe era Petersburgo pois ela começou a ser construida num outro Rio (Okhta) ja que aquela parte da cidade não sofria das baixas e altas do rio. Antes os suecos ja tentaram construir a Landskrona , mas a história dela foi mais curta ainda. A periferia da Nyen em algumas partes tocaria no bairro central de SP moderno. Se Vc pedir um petersburguês mostrar onde ficava esse tal Nyem maioria vai sugerir visitar um bairro chamado Rio Negro (na região das… Read more »

100nick-Elã

E os Estados Unidos? não pertencem aos índios nativos? o próprio Brasil tinha dono, os índios Tupis e Jês. Foram dizimados e suas terras roubadas. Mas um erro não justifica outro, e afirmo que a Rússia não roubou de ninguém, não dizimou as populações nativas e nem fez acordos que depois descumpria, como os Estados Unidos – e o próprio Brasil – fizeram com os nativos.

Last edited 4 meses atrás by 100nick-Elã
carvalho2008

Independente das torcidas por camisas verdes ou violetas, o que importa da materia é a mensagem de que o primeiro tiro desencadeiará todos os demais conflitos…..quer seja oriente medio, Taiwan ou Ucrania…. Temos de ficar fora disto, mesmo quando o turbilhão nos ameaçar sugar para ele….. Temos de precificar isto…. Temos de nos preparar, pois nossos produtos podem ser embargados de um lado ou outro, nossos navios com mercadorias, confiscados de um lado ou outro…é nisto que temos de focar….é nisto que nossa forças tem de planejar…. Como mantermos a neutralidade na diplomacia e equilibrio belico… Quando der zica em… Read more »

Elifas Ribeiro de araujo

Russia e China junto do Irã está se formando uma confederação de paises com interesses por dominar os mares e monopolizar o tráfego por esses corredores maritimos

Agressor's

É uma questão de tempo para o ocidente submergir, não acredito que seja algo reversível. Nada é pra sempre, nenhum império é infinito, o fim do Ocidente é inevitável. Uma nova era se aproxima, que pertence agora ao Oriente…

Eduardo Angelo Pasin

Sim meia dúzia de países vão afundar o ocidente só na sua imaginação mesmo

Alex Barreto Cypriano

OffTopic: por quê a âncora que substitui o v em NAVAL tem uma figura tão pouco definida, quase um desenho de criança? Isso me preocupa mais do que Plic e Ploc reinando na ausência de Chuvisco…

Pablo Maroka

É por essas e outras que coalizões surgem para combater o mal!

Last edited 4 meses atrás by Pablo Maroka
Machado

Esses países resistiram ao imperialismo. Os últimos com verdadeira soberania e não vassalos.

- Publicidade -
Publicidade
Parceiro

Últimas Notícias

Navios de guerra britânicos podem ser enviados para quebrar o bloqueio de Putin aos portos do Mar Negro

A Grã-Bretanha está coordenando com seus aliados um plano potencial para enviar navios de guerra ao porto de Odessa,...
- Advertisement -