Invasão da Ucrânia: megaiates dos oligarcas Igor Sechin e Alisher Usmanov são apreendidos pela França e pela Alemanha

84

A Alemanha apreendeu o megaiate do bilionário russo Alisher Usmanov na quarta-feira (2/3), segundo a Forbes, que citou várias fontes não identificadas.

O iate de Usmanov, que está atracado em Hamburgo, na Alemanha, há meses para reforma, é o primeiro a ser apreendido desde que o ataque da Rússia à Ucrânia começou em 24 de fevereiro.

Dilbar, um iate de 512 pés que pesa 15.917 toneladas, “é o maior iate a motor do mundo em tonelagem bruta”, segundo Lürssen, fabricante alemão do navio.

Usmanov comprou o iate personalizado por cerca de US$ 600 milhões e levou 52 meses para ser construído, segundo a Forbes.

A França apreendeu o navio de Igor Sechin, aliado de longa data de Vladimir Putin e chefe da Rosneft, uma das maiores companhias petrolíferas da Rússia.

O Amore Vero, um megaiate de luxo construído em 2013, foi apreendido pelas autoridades francesas na manhã desta quinta-feira no estaleiro de La Ciotat, um porto na costa do Mediterrâneo, segundo o ministro das Finanças, Bruno Le Maire.

Iates de outros oligarcas russos também deverão ser confiscados.

Amore Vero

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joelisson

Conforme a elite russa passa a sentir as consequências das ações de putin , sua permanência no poder passa a ser ameaçada e, consequentemente, até sua própria vida. Não duvido ele escalar essa guerra pra se manter no poder.

Chevalier

Já virou roubo descarado. Depois não venham querer dar lição de moral aos russos. A pandemia já mostrou que “democracia”, “direitos humanos”, “constituição” era tudo fachada. Importante é o “coletivo”… Agora “coletivizaram” o iate do rico. kkkkk

Carlos Campos

na verdade foi o contrário, havia outros ricaços antes do Putin, quando ele assumiu e bancaram a candidatura dele, depois que ele assumiu virou o jogo, quem não jogasse com ele tava fora, e fora significar ir para no cemitério, ele conseguiu controlar os bilionários pq o FSB ajuda e o exército também, alguns desses bilionários foram mortos ou expulsos, atualmente o Putin criou novos bilionários que devem lealdade à ele… e quem ficar triste pq seu Iate foi apreendido e quiser derrubar o Putin vai ter que derrubar o FSB e o exército junto.

Slow

Da uma olhada oque acontece com bilionários quando começa dar palpite em política ..

Pode começar pelo Mikhail Khodorkovski

gordo

Duvido muito também que a elite Russa vá derrubar o Putin por isso aí. Que o Putin não é flor que se cheire dispensa apresentação, o problema é que o pessoal está misturando o dito com o Establishment Russo. O Establishment sabe muito bem o que quer e poderia ser outro presidente que as coisas caminhariam para tensões graças ao avanço da OTAN nessas últimas décadas. Países como Rússia, EUA, China e alguns outros meio que se auto gerem, independente de quem ocupa o cargo de presidente.

rui mendes

Coitadinho do Putin, não tem culpa de nada, é um inocente.
Não cola.

elias

esses capitalistas russos e seus iates , país do capitalismo malvado,,,,rs

Antoniokings

Leva fé!

Antoniokings

Pois é, Zeus!

Da força militar da OTAN que ia barrar a Rússia, passaram para as sanções e agora estão acreditando que apreender iates de magnatas russos vai adiantar alguma coisa.
Deixem acreditar no que quiserem.
A Rússia continua avançando em seus propósitos.

Jorge Knoll

Entendo que os valores como os bens congelados, bloqueados, quer da Rússia, uqer de Vladimir Putin, seus Ministros, e do Conselho de Governo, e demais, inclusive os que apoiam Putin, e Belarússia ou Belarus, tem que ser arrestados, e depois da Guerra, e invasão da Ucrânia, devam ser direccionados a reconstrução da Ucrânia, e também a sua população ucraniana, teve seus bens imóveis destruídos, como também indemnização por dano moral, a ser discriminado as famílias ucranianas, inclusive, pois forçosamente tiveram que evadir de suas cidades, de suas casas, para sobreviverem, e procurar abrigo em país vizinho, e seguro.

SteelWing

fundamentada em: ser russo.
Depois reclamam do MST e do Boulos kkkkk
Que eu saiba era propriedade privada e não do governo russo os iates.
Mas você falou uma coisas certa: empresários do Ocidente são endeusados com gênios, reis da criatividade, dos negócios e coisas do tipo, se forem russos ou chineses são mafiosos… sendo que empresas ocidentais vivem empregando mão de obra mal remunerada da Ásia…

paulotd

Isso aí já e xenófobia e crime. O dono do iate pode ser um empresário bem sucedido, que não tem nada a ver com Putin, que gera milhares de empregos ao redor do mundo, paga seus impostos,e só por ser Russo merece ter seu bem conquista do seu trabalho roubado? Alemanha Nazista começou assim, tratando os Judeus dessa forma, tomando imóveis e patrimônio.

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Agressor's

Está na hora dos Russos estabelecerem suas bases militares no Ártico para garantir a sua segurança e salvaguardar seus interesses. Assim como a Amazônia está para o Brasil o ártico está para a Rússia. Temos que aparelhar nossas forças armadas. O mundo está tomando um rumo. Quem não tiver forças armadas a altura será dominado…

E uma dúvida. É possível a China construir daquelas ilhas artificiais próximo do território estadunidense, próximo da região de suas águas territoriais?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
horatio nelson

só bomba atomica resolve nosso caso

RPiletti

E vai arrumar areia e pedregulhos onde para aterrar 1km de profundidade?

Cicero

Melhor resposta que li hoje. Muito bom..
É cada ideia que aparece. Desconhecimento básico.

Agressor's

É por isso que estou perguntando! E como dizem, não existe perguntas idiotas, o idiota é não perguntar nada, e se privar de um conhecimento que poderia lhe ser útil em algum momento, aprender com tudo e com todos é o que nos define…

Agressor's

Que me perdoem todos os que tenham a mesma posição do “Cicero”….Pois sou apenas um leigo, que participa aqui…

Jacinto

A China não constrói “ilhas artificiais”. O que ela faz é expandir ilhotas já existentes, aterrando-as. Nada muito tecnológico; na verdade, é o mesmo processo que fizeram no aterro do Flamengo ou estão fazendo agora no Balneário Camboriu.

Carlos Campos

não, ela tá sim fazendo ilhas artificiais e matando corais, já foi até pedido para que ela pare com decisão de Haia, mas não parou.

Dalton

Não são chamados porque no contexto da invasão em curso são coisas diferentes. Oligarca é alguém que pertence a uma oligarquia ou seja um pequeno grupo de pessoas que participam de um sistema de governo ou contribuem e se beneficiam dele.
.
Acredita-se talvez erradamente que ao prejudicar economicamente os bilionários russos
associados a Putin se enfraquecerá o governo dele.

horatio nelson

concordo.

SteelWing

pela sua lógica a Boeing, lockheed Martin, Facebook e Google, Rede Globo são Oligarquias também! Cada uma…

Jagdverband#44

O problema é que a  Boeing, lockheed Martin, Facebook e Google não começaram se apoderando de mega estatais à época de um colapso de um mega estado comunista. A globo sim, deve ter tido ajuda desde o inicio.
Os oligarcas russos eram diretores ou políticos sem relevância à época. Não deram duro para montar seus impérios.

SteelWing

Ue, você já sabe o tanto de políticos , incluindo senadores financiados por Boeing, Lockheed e outras empresas que depois estão no congresso dos EUA brigando por mais dinheiro e apoio Estatal dos EUA as seus financiadores? A Questão é que lá o Lobby nao é crime ou nal visto… mas também não deixa de ser o Estado Norte Americano um dos principais ou mesmo o principal cliente destas e você não diz que a lockheed e a Boeing São Oligarcas. E Sobre o processo de desestatização soviético, quem adquirisse a empresa viraria oligarca, é isso? Se for assim, proprietários… Read more »

Hélio

E são mesmo, são empresas que vivem do Estado e de um sistema político criado por elas.

Jacinto

A diferença é que oligarca é CPF, e não CNPJ…

Fernando Vieira

Não mas se você quiser ver oligarquias ocidentais, pode ver a família Sarney no Maranhão, os Collor de Melo em Alagoas, e muita gente hoje no agronegócio aqui no Brasil, muitos formando o tal centrão que, não importa a ideologia no poder continuam dando as cartas.

Cristiano GR

Então, seguindo a lógica do Dalton, no governo petista os donos do Itaú, Bradesco, JBS eram oligarcas, pois apoiaram o governo petista e enriqueceram muito na época.
Ah, e temos que lembrar ainda do dono da Natura e Avon e da Magalu.
E, se por ventura, os petistas tivessem entrado em guerra contra outro país mais alinhado aos EUA estaria correto os outros países se apropriarem de bens e veículos de passeio dos “oligarcas” brasileiros apoiadores petistas?

Hélio

E os ocidentais não são justamente isso? Sob qual contexto dos irmãos Koch ou o Soros não são oligarcas? Eles manipulam a política e construam sistemas em volta de interesses financeiros.

DanielJr

Se os EUA bombardearem pessoas no Oriente Médio, irão confiscar os barcos e aviões de Bill Gates e seus colegas?

João Augusto

Aponte os bilionários que não participam do sistema de governo ou contribuem e se beneficiam dele e aí sua distinção será válida.

soupatriotaMASnãosou cego

Os bilionários russos são chamados de oligarcas porque comunica imediatamente uma conotação mafiosa, sinistra, depreciativa, usada pela mídia ocidental para separar tudo que é do BEM (ocidente) oposto a tudo que é do MAL (russos). No contexto da invasão infundada do Iraque, feita com base em mentiras construídas por EUA e UK, como eram chamados os bilionários americanos e europeus? Oligarcas? Não, jamais seriam. Muitos destes bilionários apoiaram a invasão, venderam armas, suprimentos, logística para invadir e destruir o Iraque e depois lucraram duplamente, “reconstruindo” a infraestrutura destruída, lucrando com negócios do petróleo iraquiano tomado e vendendo armas e munições… Read more »

Caio

Comunismo de estado kkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Caio
Reinaldo Deprera

Se você estudasse como é possível o regime imperial da rússia, saberia que o Czar, vossa excelência Vladmir Putin, é apenas um link para um sistema oligárquico.

Google, da zero pra ele define: oligarquia

horatio nelson

frança e alemanha sempre roubaram meso…até ai tudo normal,perdem só pra a espanha q roubou tanto ouro e prata q daria uma estrada daqui pra lua,a cultura deles é baseada em roubos e saques

Jurandir Noronha

Não pode esquecer dos ingleses, que pra mim não passam de piratas.

Zeca

Zelensky nesse exato momento na TV chamando o Putin pra porrada kkkk

Allan Lemos

Eu pagaria para assistir.

Zelensky: Comediante que já se vestiu de drag e usou salto alto.

Putin: Ex KGB faixa preta em judô.

Hélio

Faixa preta vírgula, sétimo grau da faixa preta.

Slow

K k

Jacinto

Mas o Zelensky tem 44 anos e o Putin 69…

Hélio

Putin que é 7 dan?

Slow

esse ai perde o mandato mas não perde a piada ???

Gabriel ferraz

Rapaz de todos os circos que o ocidente vem fazendo ,essa foi a pior, roubar os iates dos caras? Essa eu não entendi , que direito tem de pegar uma bem privado de um cidadão? Viraram comunistas agora foi? Kkkkkkkkk

Marcos10

Ninguém confiscou nada, por hora. O que fizeram foi apreensão, coisa muito diferente.

Allan Lemos

E outra coisa, essa apreensão foi fundamentada em quê ? Literalmente roubaram o iate do cara

Pois é. Mais uma amostra de hipocrisia. E muitos aqui ainda se iludem com o “liberalismo” das potências ocidentais.

Alex Barreto Cypriano

Tem um nome bonito: cleptocaptura. Um especialista nisso era Hitler que foi de pé-rapado a bilionário em alguns anos. Um exemplo de self made man…

Adriano Madureira

Hitler bilionário? Sei… “Em 24 de abril de 1945 (…), seis dias antes de seu suicídio em Berlim, Adolf Hitler era o homem provavelmente mais rico na Europa, com uma fortuna de 1,35 bilhão a 43 bilhões de euros em valores de 2003”. Dizer que Hitler era bilionário somente por atualizar valores da época da guerra para valores do séc XXI, não é ser justo com a história, é mais um meio de desinformação somente para confundir leigos. O primeiro bilionário do mundo, foi John Davison Rockefeller  Quando John faleceu, em 1937, sua fortuna foi avaliada em US$ 1,4 bilhão. O… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Você se assustou quando viu os valores da fortuna do bigodinho, certo? O quê produzia Hitler? Enriqueceu fazendo rachadinha? O Rockefeller todo mundo sabe o que fazia. Mostra um industrial do vale do Ruhr…

Camargoer.

Olá Alex. Hitler recebia direitos autorais de seu livro. Como o Estado nazista fazia enormes compras do livro para distribuir para a população (cada casal recem-casado ganhava um exemplar…), houve uma enorme transferência de recursos para a conta pessoa de Hitler. Além disso, as despesas particulares de Hitler eram pagas pelo partido nazista, que obtinha seus fundos de doações (nas verdade extorsões). A SS obtinha fortunas administrando a mão-de-obra escrava nos campos de trabalho. O mais interessante é que os nazistas não se preocupavam em acumular fortunas regulares, mas eles faziam usufruto das pilhagens. Goering montou uma enorme coleção de… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Oi, mestre Camargoer. Pilhagem, esta é a palavra chave pra descrever o motivo da expansão nazista, que é um aspecto barbárico, um habit of thought de classe ociosa (Veblen), a façanha da apropriação direta como meio de enriquecimento. Os europeus só desgostam de Hitler porque ele ousou fazer pilhagem colonialista não contra os de cor num continente distante mas justamente contra seus pares brancos e civilizados. E tem quem ache a ascensão do neonazismo (o mais antigo movimento identitário em busca de reconhecimento e status) na Europa e nas Américas um infortúnio menor e mitigável. Tá no DNA, infelizmente, bem… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Camargoer.

Olá Allan. Tenho pensando nisso. Claro que em caso de guerra ou emergência, o Estado pode requerer o uso de propriedade privada, geralmente indenizando o proprietário. Contudo, qual o fundamento para um outro país aprender propriedade privada de um cidadão de outro país sem uma base legal? Traficantes estrangeiros que levam drogas aos EUA violam a lei deles. Empresas que operam com dólares e se envolvem em crimes de corrupção também violam uma lei deles. Aliás, quando os governos ocidentais congelaram os ativos da Rússia depositados em seus bancos, eles criaram um problema na própria dinâmica do sistema bancário, inclusive… Read more »

seuzénétiuôrqui

Apropriação indébita de objeto ou propriedade alheia. Isso tem nome. Chama-se roubo! Quando os eua e sua g@@@gu@, já bem conhecida, levaram a “liberdade e democracia” para a Líbia e essa bondade toda acabou no assassinato de milhares de pessoas, destruição de toda a Líbia e assassinato de Gadafi, houve denúncia e acusações de algumas autoridades pelo mundo sobre o sequestro e sumiço de mais de U$ 500 BILHÕES de ativos do governo Líbio, depositados principalmente em “instituições” financeiras italianas. Nunca mais se falou nisso. A Venezuela, pobre e sufocada por embargos, os famosos embargos, teve milhões de dólares seus,… Read more »

Reinaldo Deprera

Infelizmente a política externa Alemã era muito pautada nesse tipo de relação que a indústria de luxo deles tinham com os oligarcas do império da Rússia.

Chevalier

É o socialismo europeu. Ah, ele é rico, então podemos roubar… O que a histeria coletiva não traz a tona, não é mesmo? E use máscara!

Augusto L

As viúvas russas estão todo vapor, não conseguem conceber a ideia que sua mãe russa não é uma superpotência e esta sendo derretida pelo ocidente. kkk

josebaldo

Esta mais para as baratas correndo de um lado para o outro enquanto o barco afunda

Heitor

Off topic: O PA Charles de Gaulle vai pra Romênia.

Acredito que tenha relação com o caça e o helicóptero que caíram no Mar Negro.

Jurandir Noronha

E um porta-aviões nuclear seria usado pra fazer busca e salvamento?

Heitor

Seria usado para investigar as causas da queda, a Romênia não conseguiu investigar, se foi abate, já sabe né

Leo Rezende

Dardanelos não está fechado para frotas militares?

Inimigo do Estado

Pirataria pura e simples. O que os empresários russos tem a ver com a guerra feita pelo seu governo? Ninguém escolhe nascer debaixo das botas de governo A ou B.

Alessandro

No caso desses dois escolheram sim ficar debaixo das botas do governo Putín, e ficaram bilionários, então não podem reclamar das consequências, ganharam muito dinheiro as custas do POVO russo.

E ae como está a sua mansão de 15 milhões no Panamá termina ainda esse ano?

DanielJr

Se os EUA bombardearem alguém por aí, irão confiscar os jatos de Bill Gates ou seus amigos? Claro que não, pois só fazem trapaças na mão aberta pros outros.

Jurandir Noronha

Americano pode bombardear e invadir países na hora que eles quiserem.

Inimigo do Estado

Termino sim. Mas só irei morar em 2032, quando me aposentar. Ficarei indo lá uma vez por ano com a família.

Hcosta

A maior parte deles têm cargos políticos. Este é presidente de uma estatal.

Inimigo do Estado

É, e daí? Por acaso ele ficou rico somente com uma estatal?

Hcosta

É um alvo legítimo. Se fosse independente de Putin e do estado, o que não é, aí já era mais difícil de justificar.

SteelWing

Engraçado que até ontem não tinha nada demais. Repetindo se os EUA atacarem alguém, vão tomar o patrimônio dos executivos da Boeing e Lockheed? o Estado Norte Americano banca elas, inclusive estas empresas tem vários políticos, incluindo senadores…

Adriano Madureira

Eles acham que apertando os oligarcas russos, descontentes eles irão bater as portas do Kremlin e pressionarem o Putin para abaixar a cabeça?! Duvido muito disso…

Tem pessoas que não são suscetíveis a pressão, mas se pressionados o bastante a reação pode ser inconsequente .

Hcosta

Eu também. Por eleições também não deve dar…

Jefferson

Imagina a corrupção dentro dessa Rússia kkkkkkk

João Adaime

O barquinho da primeira foto tem tamanho e tonelagem de um cruzador.
Barbaridade.

Esteves

Oligárquica é gente pequena que pega coisa grande. No tempo do Esteves menino foi quando a Xuxa pegou o Pelé. A Rússia está em guerra contra a Ucrânia. Ou, a Rússia invadiu a Ucrânia. Não vejo motivos legais para a apreensão dos navios sem estarem em guerra, quem os apreendeu, exceto se declararem guerra contra os russos. Chilique. A “máfia” russa que contam no cinema fez escola nos EUA, Ucrânia, México, Itália, França e dezenas de outros. Cobraram 10%, dizem, para Sochi sediar Olimpíadas, Copa, F1, Paraolímpicos, Peteca e Queimada. Nada funciona, dizem, na Rússia, afirmam, se não pagarem 10%.… Read more »

SteelWing

Aqui no Brasil ainda tem a rachadinha, que como o nome diz, é 50%.

josebaldo

Putin invadiu a Ucrânia contra o “crescente ódio cultivado pelo governo Ucraniano contra russos”. Pois bem, agora o menine Putin distribuiu esse tal ódio para o mundo todo.

Robert Smith

Que eu saiba, os países ocidentais respeitão a Lei e o contraditório… então pergunto: Qual Lei ou justificativa legal que permita isso estão usando para justificar a apreensão da propriedade privada destes cidadãos?

Esteves

A lei do mais forte. Naquele momento.

Rafaelsrs

Isso é a guerra mais suja do que qualquer guerra, os caras são punidos simplesmente por serem russos e muito ricos, as nações não têm nenhum indício que eles financiam a guerra, nenhum indício de nada, simplesmente tem passaporte russo? Está apreendido.
Isso sim é covardia, da pior espécie!

Flávio

ZOOOORRRRAAAA !!!!!!
15 917 ton de deslocamento !!!!!! Gigantesco…
O Minas Gerais deslocava 15 890 Ton padrão/19 890 ton carregado, dados do wikipédia.

Tiago

Daqui a 2 semanas vão entregar eles encerados , com flores e champanhe .
Com grana tudo volta ao normal .
Putin sai como herói pros russos , indústria americana mais rica com a venda para os membros da Otan , que vão aumentar os gastos militares. E a Ucrânia, o povo se ferrou , as piadas do Zelenski perderam a graça.

Kemen

Isso juridicamente é legal ? Apreender bens (ouvi nas informações também que apreenderam todos os bens, inclusive dinheiro) de pessoas fisicas porque tem nacionalidade russa ou por conhecerem o presidente russo tem legalidade ? Não sei… não sei não, muito estranho. Olha aqui perto da minha casa tem um vizinho mal encarado que apóia a invasão russa, não sei se ele é brasileiro, tem como aprenderem seus bens ? Acho que ele conhece o Putin. Se eu sou amigo do Zé, que foi preso por roubar de um banco, serei preso também por ter sido seu amigo ? Me lembrei… Read more »