PORTARIA Nº 41/MB/MD, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022

Incorporação à Armada, classificação e subordinação do Veleiro Oceânico “JOÃO DAS BOTAS”.

O COMANDANTE DA MARINHA, no uso de suas atribuições e com fundamento nos arts. 4° e 19

da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, e considerando o disposto nos arts. 1-2-1 e 1-2-3 do Capítulo 2 do Título I da Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), aprovada pelo Decreto n° 95.480, de 13 de dezembro de 1987, resolve:

Art. 1° Incorporar à Armada o Veleiro Oceânico (VO) “JOÃO DAS BOTAS”.

Art. 2° Classificar o VO “JOÃO DAS BOTAS” como navio de 4ª classe.

Art. 3° Subordinar o VO “JOÃO DAS BOTAS” à Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha.

Art. 4° Delegar competência ao Diretor-Geral do Pessoal da Marinha para transferir a

subordinação do VO “JOÃO DAS BOTAS” à Escola Naval.

Art. 5° Esta Portaria entra em vigor em 7 de março de 2022.

ALMIR GARNIER SANTOS

FONTE: Diário Oficial da União / COLABOROU: André Vital

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

A MB inovando.
Seremos a primeira marinha composta de navios veleiros do mundo.
Nem os turcos com “porta helicópteros” que virou o primeiro porta drones do mundo se compara a capacidade de sugar sangue do contribuinte dos militares nacionais.
O que virá depois ?
Uma ilha para treinamento de marquinha de sol ?
Iate transatlântico para treinar o almirantado e oficiais em relações internacionais, base no Caribe para projeção de “poder” internacional do Brasil?
Só tenho três siglas para isso MPU.

Rudi

A MB esta estudando a compra de um navio de desembarque de praia o Quantum of the Seas!

Last edited 2 anos atrás by Rudi
Foxtrot

Kkkkkkkk boa

Mateus Lobo

Realmente um veleirinho de instrução de 34 pés é vai impedir a aquisição de mais submarino nuclear…

Mateus Lobo

Correção é de 53 pés! Agora já equivale ao custo de um porta-aviões nuclear.

Arthur

Ora, se o veleiro foi subordinado à Escola Naval, provavelmente é para ensinar o básico do básico de fainas marinheiras aos aspirantes. Imaginem ensinar tudo em meios complexos? Treinamento básico tem que ser em meio básico, cuja economia dispensa maiores comentários.
Além disso, é possível, ou até mesmo provável, que este meio tenha vindo sem custos, como, por exemplo, em caso de perdimento por ordem judicial caso tenha sido utilizado em tráfico de drogas, por exemplo.

Mateus Lobo

Exatamente, meu caro. É tanto comentário tosco no blog de gente afirmando coisas com ar de autoridade no assunto, mas que não sabem o básico de doutrina.

Enzo Magno Donato Vernille

Faz um mês já Mas eu dei uma pesquisada Esse veleiro foi achado abandonado lá no INACE em Fortaleza Basicamente ele foi trazido de Fortaleza ao Rio de Janeiro É um veleiro de 1991 Então realmente, não teve custo mesmo pra trazer Mas causou um alarde enorme não só aqui mas em outros lugares Porque o pessoal achou que era um navio de guerra, e não um navio pra treinamento Um exemplo igual é o da Torpedeira Goyaz que foi incorporada em 1907 e serviu até 1933 como navio de instrução prática aos aspirantes (de máquinas, estranhamente) da Escola Naval… Read more »

Moriah

Construído em Taiwan.

Almirante

João das Botas! Esse é o nome do navio que colocará medo e respeito no coração de bilhões e bilhões, conquistaremos os setes mares!!! HAHAHAHAHAHA!!!!

Wellington Kramer

O veleiro não é para por medo em ninguém, é para ensinar o B, A, BÁ aos alunos. Se fosse para por medo deviam batizá-lo de Lul@.

Roosevelt da Silva Gomes

Melhor comentário sem dúvida.

Da Escola

Vergonha alheia, sentimento de frustração, estou realmente chateado, eu queria entender o que ensinam a esses oficiais na Escola Naval, só barbaridades saem das mentes do almirantado meu Senhor, que loucura, que farra com o dinheiro do contribuinte, que barbaridade, é uma atrás da outra, zero visão estratégica, estou aqui muito chateado.