Tanques de combustível e depósito de munição explodiram esta manhã no Porto de Berdyansk tomado pelos russos, no Mar de Azov, na Ucrânia.

A Marinha Ucraniana anunciou oficialmente a destruição de um navio de desembarque russo da classe Alligator BDK-69 Orsk no porto de Berdyansk.

Há relatos de que por volta das 7h45, um míssil balístico tático (SRBM) Tochka-U foi disparado contra os navios de desembarque Saratov ou Orsk, Tsesar Kunikov e Novocherkassk.

Segundo o Naval Analysis, o Saratov ou Orsk afundaram, enquanto o Kunikov e Novercherkassk deixaram o porto danificados.

Atualização

Segue abaixo o relato do site SouthFront:

Na manhã de 24 de março, uma das embarcações de desembarque russas atracadas na cidade ucraniana de Berdyansk explodiu.

Várias explosões foram ouvidas por volta das 6h. De acordo com as autoridades russas na região de Zaporozhye, um míssil Tochka-U foi interceptado pelas forças de defesa aérea sobre a cidade de Berdyansk. Os destroços do míssil atingiram o porto, incluindo navios de desembarque russos que descarregavam combustível.

Deflagrou um incêndio a bordo de um deles e a munição detonou, após o que o navio foi parcialmente inundado intencionalmente para minimizar os riscos. Duas outras embarcações de desembarque russas deixaram o porto. Um deles também foi visto danificado.

Míssil balístico tático (SRBM) Tochka-U

FONTE: Naval Analysis

Subscribe
Notify of
guest

210 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano

Acharam que era só chegar e estacionar.

Reis

Concordo plenamente não deveria estar ancorado , cabeças vão rolar

Antoniokings

Este navio estava desembarcando combustível Foi um ataque de oportunidade com um míssil Tochka-U. Segue relato no SouthFront. Na manhã de 24 de março, uma das embarcações de desembarque russas ancoradas na cidade ucraniana de Berdyansk explodiu. Várias explosões foram ouvidas por volta das 6h. De acordo com as autoridades russas na região de Zaporozhye, um míssil Tochka-U foi interceptado pelas forças de defesa aérea sobre a cidade de Berdyansk. Os destroços do míssil atingiram o porto, incluindo navios de desembarque russos que descarregavam combustível. Deflagrou um incêndio a bordo de um deles e a munição detonou, após o que o… Read more »

Nascimento

Xadrez 4D dos russos. ”Ta tudo conforme o planejado”. Cade o meme do cachorro numa casa pegando fogo?

Victor Filipe

Exatamente a Russia:

comment image

Henrique

kkkkkk

carcara_br

Na realidade o mundo está assim, tomando café despreocupado com a casa pegando fogo. Cai bem com qualquer país envolvido neste conflito, vejamos: Estados Unidos e Europa achando que Putin vai sair do poder e o mundo virar o paraíso, mas na realidade estão a um piloto de caça afobado de uma guerra nuclear, além de terem aumentado o desafio estratégico exponencialmente nas próximas décadas. Ucrânia, não preciso nem dizer, é o único lugar do mundo que o fogo da figurinha não é uma metáfora, mas uma dolorosa realidade. Russos estão com uma situação de segurança insolúvel e numa guerra… Read more »

Palpiteiro

Você já tem a informação de quando irão invadir Kiev?

Carlos

Deve ser piada, mas a Ucrânia ainda tem misseis? Mas a Rússia não destruiu uma base e um deposito de armas no oeste da Ucrânia, ainda ontem destruiu um centro comercial em Kiev que era usado como deposito de armas, segundo a propaganda russa, mas afinal os ucranianos ainda tinham um míssil no bolso de alguém e que ainda fez estragos. Não tens vergonha de andar a difundir a propaganda russa que de verdade nada tem.

Glasquis 7

“Foi um ataque de oportunidade..”

Putz! olha aí os russos dando “oportunidade” no mar… Cansaram de dar “oportunidades” na terra com suas colunas de Blindados?

Quando é que vão se dar a oportunidade de invadir Kiev?

Será que tem mais algum “general de oportunidade” dando sopa por aí?

Jeromar A Ribeiro

De fato essa estratégia de guerra russa. é sem pé, e sem cabeça, os russos são burros e dão muito mole, apesar da superioridade bélica em numeros,a coluna de brindados, foi uma aberração e agora dando oportunidade no mar. Nunca se subestime o inimigo a tal ponto, voce pode se decepcionar.E Kiev continua resistindo..

seuzénétiuôrqui

A sabujada tá igual pinto no lixo. As forças armadas russas admitiram que houve sim um ataque de militantes nazistas nesta manhã. Só que essa ação, bem executada e contando com muita sorte não mudará de forma alguma os destinos da Ucrânia. Mas é um alento para os torcedores dos nazistas que tiveram seu país invadido e praticamente dominado por um grupamento militar russo. Ah! E esse grupamento de forças russas está praticamente lutando contra toda a otan/eua desde o início dessa operação. O que resta das forças armadas ucranianas está quase colapsando. Várias nações já não aceitam mais o… Read more »

Tutor

“Torcedores dos Nazistas?” kkkkkkkkk
Agora ser contra um ditador vagabundo, que apossou do país há 20 anos, é ser apoiador de nazista? Um canalha que quer tocar o terror nos países vizinhos, achando que são seus.
Cresça meu colega, cresça!

SteelWing

Mas é isso mesmo, torcedor de nazista.

George

Sim. Um desses “problemas” que causaram será a queda do império russo

rui mendes

Os pequenos países Europeus, quando n aguentarem a guerra comercial, a tua amada Rússia, estará de joelhos, mas sendo dirigida por um grupo de criminosos ditadores, isso nada importará, o povo que passe fome, mas como queria dizer, a tua amada Rússia economicamente, é do tamanho do Benelux(Bélgica, Holanda e Luxemburgo), imagina que depois ainda existe o respaldo da UE, que é um gigante comparado á Rússia, que é um anão, no campo econômico. Até militarmente os países da UE, investem 4 vezes mais que a tua amada Rússia e já não contando com o UK, que como se sabe,… Read more »

Doug385

Quem vai dirigir a Rússia serão os chineses. Vão pagar bem baratinho pelo gás e petróleo russos. Ou alguém acha que o eles serão inocentes e aceitarão pagar o que a Europa paga?
Pobre da Rússia. A máfia estatal vai continuar abastada enquanto a população vai sofrer cada vez mais.

Du Ferreira

O sujeito está falando em queda do império Americano….kkkk…..que mundo essa rapaz vive????? Mundo Marxista imaginário…..deve ter um amigo bolchevique imaginário também que aparece em forma beija-flor para trazer notícias sobre o bem aventurado “Putin”…….kkkkk…..esses devaneios me fazem rir até……kkkkkk

George

Meu filho. Embarcação não “ancora” no Porto. Pelo amor de Deus. Não diga mais essa excrescência.

Peter nine nine

Lolool… Espera, o missil nao atingiu porque foi interceptado, acontece que os destroços é que atingiram varios navios e olha, foi a sorte que fez o resto. Você está cada vez melhor. Ainda bem para os ucranianos. Custa muito admitir que os russos na sua ja classica tatica de “estou me a cagar” encostaram nao um mas diversos navios, num porto ucraniano, que tomaram, em solo contestado, sem proteção, durante dias a descarregar uma peça ali e acolá, sem pressa nenhuma enquanto fazim tempo para a fila de reporters da máquina russa, até levarem com um belo de um “conjunto… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Peter nine nine
bruno

Ataque de oportunidade, hahahaha, para a Russia seria impensável sofrer um ataque desses por uma nação que eles imaginavam tomar o território em a mês.

seuzénétiuôrqui

Ancorado…..Navio….ancorado! Çei! É…. Serve!

Henrique

Três navios no porto ao mesmo tempo, erro estratégico grave considerando que o inimigo vai tentar todos os meios para imprimir baixas aos invasores. Ou os russos estão muito confiantes, ou seus meios de inteligência estão falhando gravemente, ou são muito despreparados mesmo … pois temos que considerar seriamente os números da Ucrânia que tinha 200mil soldados e +/- 900mil reservistas antes do inicio da guerra, ou seja, a Rússia está lutando com pelo menos 1 Milhão de ucranianos em armas sendo supridos por sistemas e munições por todos os países do entorno europeu…. não dá pra ficar dando mole… Read more »

Edson

Lembro que no primeiro dia alguns aqui diziam ” a Rússia está a 15 quilômetros para tomar Kiev” alguns acham que vida real e guerra real são iguais jogos de vídeo game.

Airton

Verdade, teve um grupo de “especialistas” de um país que a gente conhece bem que inclusive estavam publicando relatórios dizendo que Kiev iria cair em dias semanas…. Pelas previsões deles Kiev já caiu…

Pra vergonha não ser maior o comandante do exército deles pediu para tirar o site do ar…

Patéticos, não entendem nada, nem de guerra de travesserio… Deus me livre um dia nossa soberania estar na mão deles…

rui mendes

Parece que já estiveram a 25 km de Kiev, mas parece que hoje foram empurrados para trás, estão a 56km.

Palpiteiro

Quando chegam os drones kamikases?

Luiz Mancini

para ser kamikaze, o objeto voador precisa ter pelo menos uma pessoa dentro………….. vc concorda que não é o caso de um drone???

horatio nelson zhirinovsky

foi facil,o navio atracado no mesmo lugar 2 a 3 dias,com a russia today gravando video de propaganda,ai ficou facil, mais não creio q foi só 1 missil foram varios…

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson zhirinovsky
Moriah

Nunca subestime o inimigo (nesse caso quem está sendo invadido), ele pode te surpreender…

Rodrigo Maçolla

Pelo Video da para ver claramente o 2º navio mais ao fundo deixando o porto em chamas, ou seja seriamente avariado… ; provavelmente para tentar controlar as avarias longe do porto que também esta pegando fogo, Acredito que por essa os Russos não esperavam…

Kommander

Provavelmente não esperavam mesmo. Mas uma coisa a gente pode ter certeza, vão responder com ferro e fogo.

DFA

St.Javelin protege o povo ucraniano…
Quem anda a receber “ferro e fogo” são os russos…
Pelo andar da coisa milhares de girassóis vão nascer na Ucrânia.

Slava Ukraini

Kommander

Licença, amigo. Eu não me misturo com fake.

MAB

A moçoila ficou nervosinha.
Tem que voltar para a dança do YMC

Ou seria Der Komissar….

Leandro Costa

Uau! Puxou Falco lá das profundezas! Ponto para você! Boa música.

seuzénétiuôrqui

Nazista! O exército russo já acabou com essa c…. à setenta anos atrás. Acabará de novo.

Luiz Mancini

vc mais do que ninguém é fake, vá ser macho lá na Ucrânia…………. duvido!!!!!

seuzénétiuôrqui

Slava RUSSYA!

Pronoia

Pois é… cada uma que se lê. Que eu saiba a invadida foi a Ucrania, não a Russia e quem tem grande parte de sua infra estrutura destruida, é um caos no leste, grande parte da população perdeu tudo e saiu do pais. Os Javelin e outros equivalente são armas de defesa, não são armas de ataque, armas de ataque é o que falta às Forças Armadas da Ucrania atualmente, por isso tem pedido tanques e aviões aos paises da OTAN. Analisando o problema num contexto geral, algumas armas de defesa foram e estão sendo enviadas a Ucrania, não são… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Pronoia
Peter Nine Nine

Existem doações militares sim, até porque originam em estoques já existentes, dos exércitos de países aliados, não tendo havido nenhum contrato de compra e venda. Os mísseis anti-tanque a parafernália de equipamento letal e não letal são na sua maioria doações. Ajuda financeira isso já não sei quais os moldes, possivelmente foram feitas numa operação semelhante à por si descrita. Por exemplo, os drones turcos não foram doados, foram adquiridos, acarretando pagamento. Os primeiros javelin por exemplo, e possivelmente os restantes, foram enviados e entregues numa operação em que os EUA é que eram os, digamos, titulares. Feito a mando… Read more »

Pronoia

A colocação não é coisa minha. É o que a DW (alemã e confiavel de um pais da OTAN) descreve na rede. Pelo jeito o colega ainda acha que existe papai noel no mundo.

Ivan

Ferro é o que os russos tem tomado na bunda até agora

Kira

Kkkk

Pronoia

Pois é, ambos ucranianos e russos, dentro dos carros de combate sentam em bancos de ferro, tem ferro na bunda, mas geralmente são acolchoados. . Ka ka ka ka ka ka

George

Com que munição e combustível? Foi tudo para os ares.

Léo Neves

Contra este tipo de ataque é difícil se defender, os russos teriam que deslocar S-300v4 ou s-400 para próximo das frentes de batalha e este porto estava fora da cobertura.
O ideal seria destruir os lançadores e isso a Rússia tá fazendo mas sempre sobra alguns.

Bosco

Ou seja, falha do S400.

Nascimento

Exatamente. Igual o Patriot. Foi comprovado que o Patriot tinha uma eficácia baixíssima (30/40%) contra mísseis balísticos num estudo da USAF. Provavelmente o S-400 também não é lá grandes coisas. Não atoa existe o S-400 e não atoa os EUA desenvolveram o THAAD…

Esses sistemas são bons mesmo operando num IADS integrado. Fora disso sabemos muito bem o resultado.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Nascimento

Esses sistemas (AAs russas e americanas) funcionam bem, mas foram projetado para trabalhar em camadas juntos com outros sistemas que trabalham com alcance e capacidades diferentes e complementares e que compartilham as informações em rede para melhor detectar, identificar e atacar um alvo, mas quando trabalhando fora desse modelo em camadas ele perde eficiência! O Patriot também foi criticado por ter deixado passar drones e mísseis de cruzeiro em muito baixa altitude, além dos estudos terem comprovado sua ineficácia contra os Scuds (apenas 10% salvo engano). Dentro de um sistema de camadas eles são excelente para compor a camada mais… Read more »

Augusto L

Estudo de 1991 de la pra ca……

Augusto L

Um estudo da Rand recente (2015??) mostra que o Patriot PAC-3 tem capacidade de interceptação de + 75% first kill, ou seja, 2 mísseis por alvo é 100% de acerto.

Claro desconsiderando a possibilidade mal funcionamento individual de cada míssil, que é um taxa por X/mísseis lançados. Ou seja quanto mais mísseis mais a probabilidade de alguns terem mal funcionamento.

Por isso que se fazem ataque de saturação, nada é 100%

Carlos Gallani

Não é bem assim, se um míssil tem uma chance de falhar de 1/4 dois ficam em 1/8!

Augusto L

Não! 1/4+1/4 = (1+1)/4 = 2/4 = 50%

Soma as frações de acerto [3/4x(2)] e diminui pela soma de erro [1/4x(2)]. R: 3/4+3/4 – (1/4+1/4) = 6/4 – 2/4 = (6-2)/4 = 4/4 = 100%.

Ou seja, se um míssil tem pk de >=75%, 2 misseis terão 100% de acerto.

Last edited 2 anos atrás by Augusto L
Carlos Gallani

Boa tarde amigo Augusto, peço desculpas pois tbm errei, a chance de falha é 1/16!
Vc não soma as probabilidade, é tipo a camisinha com anticoncepcional, se os dois te dão 99% de proteção vc não esta 198% protegido, tem que fazer a analise combinatória!
Se preto é acerto e vermelho é erro o míssil só passa quando der vermelho com vermelho, um em 16:

Agnelo

Prezado
A porcentagem é por míssel.

Inimigo do Estado

É, e por que a Arábia Saudita teve refinarias danificadas pelos buscapés iranianos? (Como dizia o especialista de catálogo)

Rodrigo Martins Ferreira

Por que tudo que é russo que da m… tem que comparar com os problemas alheios ?

Os sistemas russos não são os melhores da galáxia?

Nascimento

Se fosse o Brasil ou os EUA, eu também compararia. Eu não tenho a liberdade de comparar? É comparando que sabemos se esse erro é aceitável ou não pro modelo…

Não foram só erros táticos que levaram a perdas das AAs. As próprias AAs tem uma eficácia duvidosa, esse é o ponto.

André Macedo

Inverta a pergunta: Porque tudo que é russo que dá m…. tem que usar como argumento de que é ruim? Os “melhores da galáxia” são perfeitos?

Hélio

Falha de quem se o míssil foi interceptado?

Peter Nine Nine

Falha das escoltas também, ou a poderosa russa não tinha a sua moderna e capaz frota a blindar a área circundante?
lol

Augusto L

Se os sistemas não tem capacidade hit to kil, usam ogivas é isso que acontece. Caso o informe do SouthFront for vdd.

Augusto L

Se for por falta de cobertura, o que é plausível ja que no modo ABM os sistemas tem alcance consideravelmente menor pois tem que destruir alvos em elevadas altitudes .

seuzénétiuôrqui

É difícil desintocar esses vermes nazistas mas está sendo feito passo a passo. Esses ratos usam a população civil pra se esconderem. Usam hospitais, escolas…..creches, áreas residenciais e etc pra posicionarem baterias de mísseis, artilharia, metralhadoras. Esses pilantras (instruidos por pessoal da otan/eua) sabem que por enquanto os russos não atacarão esses pontos. Portanto a limpeza demorará um pouco, será custosa em equipamentos e muitos soldados russos morrerão, vítimas de tocaieiros mas, no final essas ratazanas serão desintocadas sim, de uma forma ou outra. Z!

Ghurka1975

Outra Putinete…..tristeza de mentalidades….

George

Isso que dá terem acabado com as aulas de Educação Moral e Cívica

Moriah

Imagina esse porto cheio de nitrato de amônia, como em Beirute…

Renato de Mello Machado

Esperavam sim.Um míssil Tochka-U foi interceptado pelas forças de defesa aérea sobre a cidade de Berdyansk. Os destroços do míssil atingiram o porto.Aí não se pode fazer nada.Sorte de um azar do outro.

Mars

Eu acredito que essa foi a maior vitória Ucraniana no conflito até o momento. Mas como eu acompanho os comentários, imagino que o King vai dizer que a perda desse navio já era algo planejado. rs

Kommander

É por conta desse tipo de comentário que o site tá cada vez pior. Em vez de discutir sobre a matéria, tu tá preocupado com o Kings?

Mars

Eu início o comentário falando da matéria mas é sempre interessante saber a opinião do King!

Henrique

‘isso faz parte do plano de operação de paz de 3 dias…
.
ja tava tudo panejado, putin é o maior estrategista ta”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Hcosta

O navio já tinha 50 anos. Deve ficar mais barato do que enviar para a sucata…

Henrique

claro.. faz parte da estratégia da Rússia dar uma de “Ten-Go” e mandar o navio pra uma missão suicida mesmo ele tendo idade

George

Isso. Faz parte do plano de desmilitarização da Rússia elaborado pelo Putin.

Putinik da Silva

Hoje é o 30° dia da ação militar de 3 dias, que após foi modificada para 30 dias e hoje vão começar a dizer que desde o início era 30 meses e…

Segundo o Xings a fumaça no Porto não é de navio algum em chamas, é o Almirante Kusnetzov que atracou no porto.

Antoniokings

Lançar mísseis de longa distância é bem diferente de dizer que contra-atacou e conquistou alguma coisa do inimigo, como no post anterior.
Estão lançando mísseis até no centro de cidades em Donetsk
Inclusive os russos estão atacando Lvov com mísseis de longa distânia.
São ações esporádicas para ‘pertubar’ o inimigo sem efeito no campo de batalha.

Nascimento

Ahh ta bão. Os kalibr e kinzhal foram lançados de perto, né? É cada passada de pano… Os russos se inspiraram nos ucranianos do Twitter e nos tiktokers tupiniquins. Eles queriam tanto dar boas notícias que mostraram na tv estatal seus navios sendo abastecidos num porto dentro do raio de alcance dos mísseis balísticos táticos ucranianos. Mas, conforme diz o Kremlim: ”Tudo esta conforme o planejado”. Sem efeito? A classe Alligator e Rapucha ainda são a espinha dorsal das operações anfíbias russas e predominam no Mar Negro, isso até o Ivan Green substituir os demais. Dos Alligator, apenas 1 fica… Read more »

George

Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades muitos anos de vida!

Parabéns Kings. Um mês de combates.

Antoniokings

Esse é o BDK-69.
É um navio construído na década de 1960.

comment image

Nelson Junior

Era

George

Hoje casa de peixinho.

Andre

E agora o Da Lua faz comentário sobre o próprio comentário.

Suas alucinações estão a mil. Ele vai dizer que essa é a guerra “low cost” da Russia e que basta o Putin estalar os dedos que ganha a guerra.

Antoniokings

Foto do grande feito militar dos ucranianos.
Apagado o incêndio, segue a operação especial.

comment image

Henrique

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ja começou o controle de danos
.
nanana foi nada não. caiu míssil aqui no navio, mas já foi resolvido KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Victor Filipe

Perdoa o tonho, ta sem os remédios dele porque o pagamento em Rublo é mais útil sendo usado como papel higiênico

seuzénétiuôrqui

Eu acho que igual à papel higiênico usado está ficando o tal de dólar. Você inverteu as coisas. Se bem que em se tratando de vocês, distorcer as coisas é fato corriqueiro.

Henrique

imagine o cara acha que o dólar vai vira papel higiênico quando o rublo vale menos de 1 centavo de dólar kkkkkkkkkkkkk

Sergio Moraes

Verdade. O Rublo já era mais fraco do que o nosso Real e já despencou mais de 30% do seu valor. O Putin fará os russos sofrerem uma recessão acredito eu. Boa brother.

Guilherme Leite

Manda mais kkkk

Ghurka1975

Este “Antoniokings” é um verdadeiro boneco..até mete pena…um gajo com tanto conhecimento e com a cabeça tão formatada.. Ainda bem que nada disto se passa à porta de casa dele…!!

paulotd

Olhando a foto em detalhes, parece mais algo no fundo, não tão longe do navio, pegando fogo, e a fumaça vindo em direção ao navio. Talvez o navio tenha sido avariado mas não me parece que começou nele, parece um depósito próximo no pier. E talvez o navio esteja inteiro.

Hcosta

Não, não está. A foto é do início do ataque com os 3 navios atracados.
Aparecem no vídeo várias explosões do navio do meio…
Nem os Russos negam a perda.

George

É a Vietcrânia da Rússia (escutei esse termo não sei onde).

Henrique

Amigo, pelo posicionamento dos demais navios essa foto é de antes das explosões. Se tivesse almirantes que fizessem o mesmo erro duas vezes já os teria mandado a nado para a Sibéria….

seuzénétiuôrqui

Aceitável. Dentro do planejamento.

pronoia

Vitória ? vai ver que recuperaram o porto ocupado e eu não fiquei sabendo…

Foi uma ação que apesar de não ter atingido diretamente seu objetivo, obteve um bom resultado indireto para a Ucrania por um acaso, e por um êrro estratégico das forças invasoras na minha opinião.

Ramon

Eu no início desse conflito acreditava que a Ucrânia não ia resistir nem duas semanas e que seria dominada rapidamente, mas aparentemente eu estava errado, a resistência dos ucranianos é bem maior que eu imaginava, acredito que estão sofrendo pesadas perdas mas também estão impondo grandes perdas aos russos, estou começando acreditar que aqueles números inflados de baixas russas podem ser verdade, pois a todo momento sai imagens de emboscadas que provocam grandes danos as forças russas.

Guilherme Leite

Os números muito provavelmente estão inflados, mas com certeza não são apenas 500 soldados (como manteve a Rússia), pela quantidade de equipamentos destruídos, muitas vezes um BTR atingido esta cheio de soldados dentro, ou ao menos sua tripulação habitual.

Quanto a Ucrânia, “era” um país com defesas consideráveis, estava longe de ser um passeio no quintal, sendo eles conhecedores das táticas e equipamentos dos atacantes, portanto conhecem MUITO BEM as suas fraquezas !

Daniel Silva

Ah sim. Até porque este número é de 02/03. Está muito desatualizado e, já naquela época, não incluía feridos e/ou capturados.

Reinaldo Deprera

Nenhuma bandeira russa hasteada se mantém por 1 semana:

  1. Aeroporto de Antonov
  2. Aeroporto de Hostmel
  3. Kherson

Só para citar alguns exemplos.

André Macedo

Mariupol caiu.

Reinaldo Deprera

Olha. Se caiu eu não sei. Mas o que estão fazendo lá é crime de guerra. Cercaram a cidade e cercearam a população civil de água e comida. Só aceitam que a população fuja de lá através deles. Estão obrigando a população a morrer ou a aceitar água e comida do inimigo. Ao mesmo tempo que fazem isso, desistiram de tentar tomar a cidade e estão destruindo ela com artilharia de área por 2 semanas ininterruptamente. É melhor usar a munição, entregar a cidade e reagrupar para retomá-la numa segunda fase. Mariupol é muito perto das linhas de abastecimento russas.… Read more »

paulotd

A Ucrânia estava lançando esses mísseis em Donbass, alguns foram interceptados mas um ataque de saturação sempre passa algum míssil. Ótima arma por sinal esse tochka-U

Last edited 2 anos atrás by paulotd
Bosco

Não sei se a Ucrânia tem tantos assim a ponto de implementar ataque de saturação. Ta mais pra falha do S400 mesmo.

Plinio Jr

Algumas fontes citam menos de uma centena deles herdados da finada URSS, entonces , não deve ter muita coisa não…

FOX

Calma que já vem o S-500

Léo Neves

Falha dos russos de não posicionarem o s-400 nos lugares certos. Onde ele estava funcionou

Victor Filipe

“Mas veja bem, o navio era velho e estava para ser descartado, ao invés disso a Russia resolveu doar ele para ser parte do novo cenário para novas temporadas de Bob Esponja”

Foi de Vasco…

A Ucrânia vai fazer o Afeganistão parecer um passeio

Antoniokings

Era bem antigo mesmo.
Foi construído na década de 1960 , no período Brejnev.

Dalton

Última vez que li sobre o navio de fontes russas é que havia intenção de mantê-lo por mais alguns anos ainda até completar 60 anos ou mesmo um pouco mais.
.
Apesar de antigo ele não precisava navegar muito de qualquer forma por pertencer a Frota do Mar Negro, mas, com uma certa escassez de navios anfíbios que estão divididos entre as 4 Frotas e sendo também relativamente pequenos mesmo sendo classificados como “Bolshoy/grande” isso os torna ainda mais necessários inclusive os do Mar Negro fizeram muitas viagens até a relativamente próxima base russa na Síria.

Arnaldo Nenco

Russos achou que estava numa colônia de férias, 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

André Luís

“Quando vc está forte, demonstre fraqueza, quando você está fraco, demonstre força” – Sun Tzu

Sequim

Esta guerra mostra como é importante investir em mísseis e drones. Armas de relativo baixo custo e de grande efetividade. Que o Brasil observe, aprenda e haja.

Luiz Mancini

Exato. Acho que uma das lições de guerra é que se deve entrar em um conflito com a capacidade de massificação de ataque, de meios, porque se vc tem poucas unidades de armas, elas vão findar, tem que haver uma industría das armas por trás do atacante, ou um estoque quase ifinito.

DFA

Mais uma humilhação para as forças armadas russas….
E a suposta superioridade aérea serve para quê?
O que anda pela cabeça dos russos ninguém sabe…

Carlos Gallani

É a superioridade aérea de Taubaté!

Nicolas_SS

Minha capacidade cognitiva não é o suficiente para entender esse plano magico da grande mãe Rússia. Espero que os amigos camaradas com informações privilegiadas da Moscou esclareçam esse ponto para mim!

Sequim

Não sou amigo camarada de ninguém, mas posso te ajudar. Essa guerra se assemelha, em alguns pontos, com a crise dos mísseis cubanos de 1962: o atual governo da Ucrânia estava sendo estimulado a ingressar na OTAN. A Rússia viu o perigo de se ter uma força militar estrangeira às suas portas e partiu pra cima da Ucrânia. A semelhança para aí. O diferente é que os EUA estão usando a Ucrânia para desgastar militar e economicamente a Rússia. A Ucrânia é a bucha de canhão da vez.

DFA

A Ucrânia foi estimulada a ingressar na OTAN?

Antes da invasão Russa a OTAN já tinha negado a entrada da Ucrânia.

Os EUA até tinham a vontade de colocar a Ucrânia no clube.
Mas Hungria, França, Alemanha e Itália barravam a entrada da Ucrânia na OTAN de modo a não prejudicar as suas antigas relações económicas com a Rússia.

Ucrânia nunca seria OTAN…mas…agora por causa do erro de cálculo de Putin a pensar que ia ser a Crimeia 2.0, ferrou e está tudo em aberto, inclusive para a Suécia e Finlândia que já mostram interesse em juntarem-se a OTAN.

Carlos Gallani

“estava sendo estimulado a ingressar na OTAN”
Vc esta falando da anexação da Crimeia pelos Russos em 2014?

Nicolas_SS

A Ucrânia foi recusada pela OTAN 2 vezes e países que estão em conflito, são proibidos de entrar na OTAN! Ou seja, é BALELA esse informação!

George

A Rússia quer usar a força para resolver a questão? Então que a use de forma definitiva. Do jeito que está não vai atingir os seus objetivos objetivos.

Na crise dos mísseis em 1962 os eua não precisaram dar um tiro. Foi só demonstrar força para que o outro lado recuasse.

Antoniokings

Muito provavelmente, essa será a configuração final dada à Ucrânia pela Rússia.
Os tons de azul com a Rússia.

comment image

Hcosta

Já percebeu que o discurso da etnia não resultava (20% etnia Russa), agora mudou para a língua mais falada?
Isso não tem nenhuma relevância porque muitos ucranianos, até o Zelensky, tem o Russo como língua principal…

Antoniokings

Já percebeu que os territórios que os russos estão ocupando estão ficando idênticos a esse mapa?
Sei não.
Acho que os russos vão ocupar e não vão devolver.

seuzénétiuôrqui

A porta voz russa deu a entender exatamente isso. Falou que o palhaço nazista, fantoche dos eua teve chance de manter a ucrania como um país soberano mas agora……..”jaíra”!

Wellington Jr

A língua Ucrânia foi banida por Lenin e Stalin matou milhões de Ucranianos de fome e desalojou outros milhares para destruir a identidade do povo Ucraniano que sempre ficou a parte dentro da URSS é por essas e outas razões que se há tanto descendente russos na Ucrânia e a língua Russa é uma das mais faladas. Entender o porquê ao invés de usar como argumento ajuda a parar de passar vergonha. Fica a dica!

Augusto L

Todos os ucranianos só pro Ucrânia, não há apoio dentro da Ucrânia dos russos. Eles ja perderam essa guerra

George

Agora mostra a configuração final das forças armadas russas ao final da campanha na Vietcrânia?

Nilson

Informações de Wikipedia, para os leigos igual a mim: Ucrânia possuía 90 lançadores desse Tochka, com alcance de 185 km. Talvez tenham poucos operacionais ainda, mas que esse “strike” foi um golpe de mestre, isso foi… Talvez estejam guardando os poucos disponíveis para usar em conta gotas, para alvos bem relevantes. A inteligência ucraniana continua dando suas boas cartadas, o que é bem mais fácil quando se luta no próprio território, com a colaboração de grande parte da população. Pelo jeito, esse negócio vai longe…

Bosco

O interessante é que esse míssil não tem orientação terminal e nem “GPS”. Miraram no que viram e acertaram no que não viram.

Henrique

foi tipo isso:

-Recruta, pega esse míssil aqui e atira ele lá no porto onde está aqueles navios
-precisão do míssil é 50-150metros… vo acerta nada lá
-o que importa é a mensagem

~~~míssil certa o navio, detona a munição e afunda ele~~

-recruta, vc foi promovido

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Carlos Ribeiro

Agora se os destroços do míssil causaram esse estrago, imagina se tivesse passado…

Sequim

Essa guerra mostra como equipamentos mais antigos e ainda que em pequena quantidade podem ser úteis quando usados com estratégia. Certamente o arsenal ucraniano é menor e menos poderoso que o da Rússia, mas ainda assim capaz de impor uma guerra de desgaste à Rússia. Mesmo com a ajuda militar ocidental, o arsenal ucraniano não se rivaliza com o russo, mas está impondo mais baixas à Rússia que talvez o esperado.

Fernando

O grande derrotado nesta guerra até o momento foram os especialistas. Erraram absolutamente tudo.

Reinaldo Deprera

Opa. Não sou especialista, mas até agora estou acertando quase tudo.
Desde o início disse que seria uma surra da Ucrânia no exército russo.

Carlos Gallani

Não sou especialista em nada mas até o momento estou bem confortável com minhas previsões, qualquer um pode voltar la em qualquer post nos primeiros dias de guerra que eu estava falando “a Rússia esta em uma enrascada, Putin enfiou os pés pelas mãos”!

Guilherme Leite

Será que utilizaram quantos mísseis ?

Em um ataque estratégico como este, o ideal seria destruir a maior quantidade de navios possíveis ! Agora muito provavelmente protegerão melhor o porto.

Heinz Guderian

Baita prejuízo, me parece que o outro navio saiu pegando fogo, ou seja seriamente avariado.
Se tivessem lançado mais mísseis poderiam ter inutilizado todos os navios que ali estavam.
O navio em primeiro plano foi rápido, logo saiu assim que percebeu o ataque.

LUIZ

Sou pro-russia muito antes do Putin alçar ao poder. Eu queria entender o porquê os russos serem tão displicentes no teatro de guerra. Na Síria caiam em emboscadas muito facilmente. No episódio do SU-24 abatido pelos turcos foram resgatar o piloto. Veio 2 helicópteros pra resgatar o piloto um pousou e o outro ficou em voô dando cobertura. O que pousou foi destruído. E agora na Ucrânia essas táticas russas acho muito defasadas subestimando o inimigo.

Bosco

“Sou pro Rússia muito antes do Putin alçar ao poder”
A confissão é o primeiro passo para a cura. Parabéns!

Reinaldo Deprera

Eles está no caminho certo.

Tomcat4,3

Imagino os comandantes dos dois navios que picaram a mula gritando;
_ A todo paaaaaano !!!!!rs

Bosco

rsss

Marcelo

adorei os eufemismos do south front:
“um míssil Tochka-U foi interceptado (…) Os destroços do míssil atingiram o porto (…) a munição detonou, após o que o navio foi parcialmente inundado intencionalmente …”

se um estilhaço de missil que foi abatido, detona um porto, afunda um navio, danifica seriamente outro e obriga o terceiro a fugir do porto, imagina só se o ataque fosse bem sucedido…

Marcelo

os russos realmente ainda nao acordaram. deixaram os navios paradinhos no porto por mais de três dias, numa localização amplamente divulgada pela própria mídia estatal russa, dentro de território contestado como se eles estivessem em casa em Novorossiysk…

os generais ucranianos estao dando um banho nos seus colegas russos… esse ataque e aquele ao aerodromo ocupado de Kherson onde pelo menos meia dúzia de helicopteros foram destruidos em terra demonstram claramente q a rússia nao pode utilizar a infra estrutura ocupada como gostaria.

Bardini

O Southfront tem que promover alguma coisa em favor dos russos. Nesse caso, a AAAe russa foi perfeita, ao executar a orientação terminal do míssil em direção ao seu alvo, rsrsrs…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Reinaldo Deprera

Esse SouthFront é abastecido pelo exército russo de informações. Então, no meio de muita coisa boa tem algum lixo e propaganda imperial Eu não perco meu tempo, deixo para os editores fazerem esse filtro antes de fazerem clipping.

Uma prática que será comum nesses veículos satélites é que eles, por conta dos embargos, vão ter que se financiar através de bitcoins. O SouthFront já começou a fazer campanha de arrecadação.

Boitatá

Já há dias sonho com a OTAN entregando mísseis antinavio para a Ucrânia poder disparar da costa de Odessa. Uma salva de 4 já faria enorme estrago nos urubus que estão lá por perto aguardando.

Guilherme Leite

Não sei o porque ainda não o fizeram !!!!!

Acho que estão equivalendo esses mísseis aos caças !

A Ucrânia tem que arrumar alguma gambiarra para afastar os navios de Odessa, destruir uma fragata Russa é o equivalente a destruir vários Kalibr !

Wellington Jr

Imagina uns Exocet e outros mísseis Ocidentais testando as defesas dos navios russos.

Augusto L

Se não me engano à Ucrânia tinha desenvolvido um sistema costeiro semelhante ao harpoon vendido para Taiwan.

Ta ai um pais que deveria ajudar a Ucrânia com tecnologia e vir-se versa

Pablo Maroka

Seria lindo!

Reinaldo Deprera

O exército ucraniano pode fazer melhor. É só confiscar 1 tonelada de sal de cozinha em cada cidade e pedir para um adolescente qualquer em cada uma dessas cidades produzir gás cloro em garrafas PET, que podem ser facilmente envelopadas em munição para artilharia. Pronto!

Terminou a produção em todas as cidades escolhidas? Faz o primeiro ataque usando a primeira fase de produção quando a segunda fase já estiver pronta.
Voilà ❗

Alex Barreto Cypriano

A Ucrânia está recebendo inteligência dos EUA em níveis sem precedentes.
https://news.usni.org/2022/03/18/intel-sharing-between-u-s-and-ukraine-revolutionary-says-dia-director
Em quê essa inteligência pode favorecer os ucranianos?

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Segio
Luiz Mancini

valeu, vou avaliar o texto, obrigado por compartilhar, obrigado por trazer informação útil.

Boitatá

Provavelmente aquele ataque ao aeroporto de Kerson só foi possível a partir da inteligência ocidental

Bosco

Eu já tô achando que tem F-35 na jogada.

RPiletti

E escolta de F-22…

Last edited 2 anos atrás by RPiletti
Inimigo do Estado

Não, pois o F-35 precisa de um dia de sol brilhante, zero nuvens, zero poeira no ar, e um pouco de sorte para não cair por si próprio…

Reinaldo Deprera

Isso é o que os operadores de F-35 querem que você acredite.

F-35 está vendendo que nem água (para quem tem autorização para comprar) e contando …

quando se está forte demonstre fraqueza, quando se está fraco demonstre força

Inimigo do Estado

Para quem está morto de fome até osso velho serve.

Bosco

Seu manual de plantação de abacaxi diz isso? Deve ser verdade então!

Elisandro

Eu já tô achando que tem F-35 na jogada”.

Ele deve ser mesmo “invisível” então… Kkk É cada coisa que a gente lê…

Pablo Maroka

Emocionante! o bem sempre acha um caminho by Dr. Ian Malcolm 

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JU7NIOR

Essa fumaça toda é de uma explosão ou daquele porta aviões Russo atracando no porto ?

Flavio

Esses Russos são comédia!
Durariam umas 12 horas na mão dos americanos!?

Felipe

Se o Afeganistão durou 20 anos, imagina a Russia…

Flavio

Mas os Afegãos são bem melhores né!!

Fabricio Lustosa

kkkkkkkkkk boa! O próprio Iraque durou muito tempo contra americanos ingleses e companhia. Esses mickey boys são foda.

Anderson Graça

.

Heinz Guderian

Essa foi boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

India-Mike

Anderson, isso é sobrenome ou título? 🤣

Pablo Maroka

Fake!

Reinaldo Deprera

😆 😆 😆 😆 😆 Litros e litros 😆 😆 😆 😆 😆

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Miguel Carvalho

Parece qye a Rússia não vai conseguir reabastecer as tropas no sul.

Mesmo bom.

OTAN fornece os alvos, os ucranianos rebentam.

Chupa gostoso Putin.

O ataque a Odessa por terra levou golpe.

Força Ucrânia, mais vale morto e livre, do que vivo e dominado.

Glasquis 7

Para aqueles que nada entendem de táticas de Guerra, esta foi uma ação deliberada e controlada por Putin.

A Ideia é entregar alvos para que os ucranianos gastem todas suas armas derrubando caças Russos, explodindo blindados russos, afundando navios russos e até matando generais russos e seus soldados, para que em 2030, quando a operação militar pacífica de uma semana, decidir invadir Kiev, os ucranianos não tenham com que se defender(si é que vai ter com o que invadir também, né?)

Antoniokings, estou do seu lado, ajudando a profetizar a vitória russa.

Vou aí tomar meu remédin…

Miguel Carvalho

Pelo que posso concluir do seu discurso é que você e perito em taticas de guerra. Ou seja, toda a porrada que os russos estão a levar na Ucrânia faz parte da estratégia de Putin. Aquilo que acabou de escrever não tem lógica nenhuma. Quem sacrifica, homens e material a tal ponto, para eleminar a cadeia logistica do inimigo? Este abastecimento destinava-se a abastecer um ataque Rússo por terra a Odessa, para abrir uma frente por terra e outra por mar. Agora ficou mais dificil, sem alguns navios de transporte, e ainda se vê uma fragata russa a fugir de… Read more »

Victor Filipe

Oque eu entendi do comentário dele é que: Ele foi sarcástico.

Miguel Carvalho

Se foi percebi mal. Mas dado o meu estado de espirito com esta situação, não consigo perceber certas coisas.

George

Ele foi irônico

Ghurka1975

A inteligência reina por aqui entre as Putinetes.. impressionante….que consolo…

Last edited 2 anos atrás by Ghurka1975
Glasquis 7

???

josebaldo

Entendo melhor a expressão “a situação tá russa” depois de ver eventos assim.

Victor Filipe

Nova tecnologia Russa:

Bosco

Rssssssssssss

Henrique

perdi tudo agora kkkkkkkkkk

Carlos Ribeiro

Kkkkkk

Tutor

Até que enfim os ucranianos fazendo um contra-ataque “grande”.

Gilson Elano

As defesas, próprias, do navio não estavam ativas?
Se não estavam ativas, certamente o Pudim deixou tal embarcação como isca.
As fotos que tão rolando na Net, deixam claro, que os danos causados, não foram causados por fragmentos

Hcosta

Que lógica é essa?
Deixar como isca?

Gilson Elano

Você leu meu comentário ou somente a parte que te ofendeu?
Sabe o significado de ironia?

George

Desculpe. Não entendi nada do seus comentário.

Gilson Elano

Esses navios, tem sistemas de defesa, isso é fato!
Não estavam ativas, as tais defesas?

Pronoia

Versão da Russia, o missil não atingiu o navio, foi interceptado e partes em chamas cairam num deposito de gasolina que etava sendo descarregada, que explodiu incendiando o navio, cuja carga de munição explodiu. Dizem que o navio sera recuperado.

Versão da Ucrania, disparamos um missil certeiro no navio, que afundou.

Cada qual que acredite no que quiser, a realidade é que o navio afundou.

Burgos

Sábias palavras

Fernando "Nunão" De Martini
Burgos

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Wellington Jr

Kkkkkkkkk boa boa boa

Gilberto aparecido

Russo pensou que iam tomar vodka
Ucrânia guerreira regaça tem sangue

Inimigo do Estado

Nossa senhora, a torcida pró Ucrânia está parecendo o Brasil quando fez um único gol contra a Alemanha, no fatídico 7×1.

George

Ninguém morreu em campo nesse jogo. Só essa a diferença.

Pronoia

As verdades começam a aparecer, a Ucrania que não divulga perdas e tinha 850 tanques agora pede com urgencia a entrega de 500 tanques a OTAN e 60 aviões de combate, muito estranho se perderam poucos como afirmam. A OTAN não pretende entregar nenhum. A Russia perdeu em torno de 700 unidades, entre elas tanques, carros de combate e caminhões mais vulneraveis. As perdas são grandes, os russos tem 25.900 entre mortos e feridos (PRADVA), do lado ucraniano se desconhece a realidade. Que guerra insana, um sacrificando seu povo e o outro afundando o pais e seu exercito, veremos o… Read more »

Nonato

Video mostra mais detalhes
https://m.youtube.com/watch?v=Xflgs3Xvb54

Miguel

Como a Bolívia, a Ucrânia vai perder sua saída para o mar.

Pronoia

Parece que a RT foi viabilizada na rede. Se isso for verdade, agora também ouviremos as mentiras do lado autocratico.