O retorno do PAEMB – Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil

128

LHD Juan Carlos I (L61)

Devido à mudança da conjuntura mundial, o Governo brasileiro acordou para a necessidade de acelerar o reequipamento das Forças Armadas do Brasil.

Sendo assim, o Ministério da Defesa determinou o restabelecimento do  Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil – PAEMB (antigo PEAMB).

O novo PAEMB, denominado PAEMB 2040, tem como objetivo a obtenção de meios navais e aeronavais para o período de 2025/2040.

No PAEMB 2040, a Marinha do Brasil implantará finalmente na Região Norte/Nordeste a Segunda Esquadra, na década de 2030.

Navios de propósitos múltiplos (NPM) e Aviação Naval

Dois navios de assalto anfíbio de múltiplos propósitos estão previstos no novo PAEMB, com a construção da primeira unidade iniciando em 2025, e sua incorporação em 2030.

Uma segunda unidade poderá ser construída a partir de 2031.

Os navios serão da classe espanhola Juan Carlos I.

Para o grupo aéreo dos navios a MB planeja adquirir 24 caças F-35B Lightning II e já iniciou negociações com a Lockheed Martin.

Escoltas

Concepção da fragata Tamandaré

A MB decidiu reduzir para 20 navios-escolta dos 30 previstos no antigo PAEMB. O número de fragatas Tamandaré será ampliado para 10 unidades.

Os demais navios-escolta deverão ser do tipo Meko A300, com entrada em serviço na década de 2030.

Navios-Patrulha Oceânicos

OPV classe River Batch 2

A MB mantém os 12 Navios-Patrulha Oceânicos (NPaOc) de 1.800 toneladas previstos no PAEMB, usando o mesmo casco da classe “Amazonas” mas com novo sistema de armas (ver desenho abaixo).

A primeira unidade deve ser incorporada em 2025. As demais a cada dois anos.

Submarinos

A MB decidiu contruir 8 submarinos de propulsão diesel-elétrica (S-BR). Para isso, um segundo lote de 4 submarinos S-BR deverá ser encomendado em breve.

Os 6 submarinos de propulsão nuclear (SN-BR) previstos no antigo PAEMB serão mantidos no PAEMB 2040, o primeiro SN-BR já contratado deverá ser incorporado antes do previsto, em 2030, pois a construção será acelerada com o aporte de novos recursos.

Navios de Apoio Logístico

O PAEMB 2040 prevê 5 Navios de Apoio Logisticos (NApLog), o primeiro deve ser contratado até 2025, sendo incorporado em 2029. Mais duas unidades devem ser contratadas até 2031.

Estes meios serão da classe italiana LSS Vulcano, e terão capacidade de fornecer no mar combustiveis, inclusive de aviação, lubrificantes, munições, água e generos alimentícios.

Logistic Support Ship (LSS) da Fincantieri
Logistic Support Ship (LSS) da Fincantieri
Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Belo 1. de abril….kkkk

Tomcat

Só pode… Juntando isso com o Osório II é surreal demais!!!

sergio

Em impressão minha ou tem um cara en-co-xando o Brasil, no primeiro Mapa. rsrsrsrs

India-Mike

To vendo… ele tem um rabinho de pom-pom de poodle? 🤣

sergio

eitaaaa eee reparei agora rsrsrsrsrs tamo ferrado mesmo !!!!!

Wellington Kramer

Ele tá de costas para a costa brasileira. Com os bravos para trás e seu penis está inflando.

João Augusto

E ele tá com uma raquete de pingue-pongue enfiada.

Giovanni

Esse “cara” que você diz na verdade é o que a marinha chama de Amazonia azul, nunca ouviu falar? São as águas jurisdicionais brasileiras, só botar no Google “Amazonia azul”

Elintoor_

Não é isso.
Ele tá amarrado com os braços para trás, sendo Enc0xAd0 pelo Brasil e a camisinha dele, parece que está com ar ou outra coisa…

Allan Lemos

Eu até estava acreditando até que li “F-35B”.

Leonardo

Eu parei depois da Meko a300.

Eduardo Câmara

Exato.

Felipe Morais

Kkkkkkkkkkkkkk
Quando li a matéria do Osório, só me toquei do dia 1 de abril lendo os comentários. Mesmo assim pensei “vai que é verdade e a galera tá viajando falando do 1 de abril”.

Entro no Aéreo e vejo uma notícia de aquisição de um avião novo baseado num avião antigo.

Entro no Naval e vejo essa matéria. Primeiro ponto: Aquisição de navio pra operar aviões, já citando o navio escolhido. Segundo ponto: Aquisição de F35-B.

Conclusão= 1 de abril mesmo kkkkkkkkkkkkk

Se eu tivesse acessado o naval primeiro, já teria ficado puto com o primeiro ponto da matéria.

Felipe Morais

E complementando: como dizem por aí, toda mentira tem um fundo de verdade. Considerando o detalhamento das matérias, acho que o pessoal da trilogia quis dar “uma dica” aí com as “mentiras”. “Fica a dica aí, eventuais membros das FAs que lerem as matérias”.

A notícia do Osório, particularmente, li pensando: “que loucura isso, zero chances de dar certo”. Mas depois de ler, acho que eu ficaria feliz se fosse mesmo verdade. Quem sabe desse certo.

Rogério Loureiro Dhiério

Das três matérias do 1’ de Abril eu tô querendo acreditar que uma delas possa ser verdadeira.

Um coisa eu já tenho certeza.

O PN não é verdadeira.

Pode ser que o PA ou o Forte sejam.

Esse Alexandre Galante viu. Ficando mais velho e sem graça.
kkkk

sergio

Care ate agora eu ainda estava em duvida sobre a noticia do Osório, kkkkkkkk eles andaram testando o MSS esses dias vai que né kkkkkkkkkk so agora acredito no primeiro de abril kkkkkkkk

Roberto Bozzo

Independente do 1º de Abril, gostaria de tirar uma dúvida:

Vejo sempre que os grupos de batalha são formados por 6 escoltas, a minha dúvida é: por que ? Não poderia ser 5 escoltas, por exemplo ? Quais os motivos ?

Franz A. Neeracher

Em um grupo de batalha não há um número fixo de escoltas.

Existe vários fatores para isso como número de escoltas disponíveis, qual tipo de missão a ser cumprida, local, distância, cobertura aérea disponível ou não, qual tipo exato de escolta faz parte da missão, marinhas de países aliados por perto, tempo estimado da missão entre vários outros fatores…

Resumindo, depende muito.

Dalton

Bozzo, complementando o “76”se você está referindo-se ao “CSGs” da US Navy o número de “escoltas” varia muito mas em média é de 4 unidades, sendo 1 Ticonderoga e 3 Burkes. . Em algumas ocasiões se vê até 6 “escoltas” principalmente quando se quer que alguns deles se desprendam do NAe e efetuem missões independentes cobrindo uma maior área visitando portos amigos e coisas assim. . Talvez alguma fonte tenha descrito como “ideal” e mesmo o site da US Navy mostrou tempos atrás 6 “escoltas” para cobrir todos os lados mais eficientemente, aumentar significativamente o número de armas defensivas ou… Read more »

Luiz Mancini

Dalton, escoltas são demais sim, há que pensar nas consequencias logísticas de adicionar mais navios a um grupo de batalha.

Roberto Bozzo

Mestres Dalton e CVN76,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Luiz Mancini

Esse número de escoltas não é fixo, veja retorno a San Diego agora em fevereiro de 2022 do Carrier Strike Group 1, cujo capitânia é o USS Carl Vinson, eles retornam ( de uma missão ) ao porto com 5 escoltas, sendo 1 cruzador classe Ticonderoga e 4 destroyers Arleigh Burke. Por definição, o CSG1 é composto por 1 PA e mais 1 cruzador e mais 2 destroyers. A quantidade de escoltas depende da missão, e é por causa de “análise operacional”, na verdade não é a quantidade de navios mas a quantidade de equipamentos ( de bordo ) fazendo… Read more »

Taiso Adriano

1° de Abril? Kkk

RPiletti

Ouvi rumores que haverá a 3ª frota… data limite para isto será 31/02/2024…

George

A terceira frota será somente para “águas interiores” e terá como propósito conter uma eventual invasão paraguaio-boliviana.

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

É bom sonhar, até mesmo quando posto no papel, mas essa de mais 4 submarino convencional em vez de aumentar os de propulsão nuclear é um retrocesso grande. Brasil errando até nos sonhos. 

fewoz

O importante é sempre ter os pés no chão, mesmo nos sonhos.

Rogério Loureiro Dhiério

Galante.
Vc está ficando velho e sem graça.

“Pópara”

Fomentador da discórida kkkkkk

Abs.

Roberto

1º de Abril

Antonio Palhares

Vou ler novamente. Depois vou no buteco tomar uma talagada de uma mineira de prima. Comer um torresmo e matutar se é isso mesmo. Será que o pessoal está caindo na real ?

André Bueno

Os ares lusitanos de Braga estão fazendo muito bem ao Galante!

fewoz

Braga é linda.

Varg

Belo dia de Loki…

Mas se tratando da MB e seus planejamentos mirabolantes, o plano acima, em qualquer outra data, passaria por verdadeiro.

Heinz Guderian

Me ilude mais que a morena.

Foxtrot

É o fórum adorou curtir com nossa cara.
Belo 1° de Abril kkkkkkk.
Subnuc em 2030 com os problemas que enfrentamos no desenvolvimento do reator nacional kkkkkk.
Agora tenho certeza que é zoeira !

GFC_RJ

Faltaram os novos varredores/caça-minas nesse “PAEMB”… rsrs

Mas dois JC-I com 24 F-35B pegou pesadíssimo!

India-Mike

E 5(!) LSS Vulcano? Se a notícia fosse o projeto (!) de contratar apenas 1 e não falasse mais nada de PAEMB talvez desse pra acreditar kkk. Galante pegou pesado demais

Dimas Santana de Souza

Prezado GFC _RJ, Boa Tarde. Subentendamos dentro deste PAEMB _2040 a mensagem pelo visto da Marinha do Brasil da total reativacao do Arsenal de Marinha do RJ e suas oficinas . Carreiras ocupadas com a construcao de Navios de Apoio Logisticos, Navios _ Patrulha de grande tonelagem , Fragatas cujo projeto e construcao seja de alianca militar . E o que e melhor o afluxo dos diversos profissionais da construcao naval para esse Arsenal. E sem duvida o resgate da construcao naval militar e uma nova dinamica para o AMRJ no bojo do PAEM _ 2040 . Saudacoes. Dimas S.… Read more »

Luís Henrique

O do poder aéreo eu quase cai. A FAB adora uma aeronave de transporte e um investimento modesto.
Agora esse aqui é muita apelação. Kkkkk

Guacamole

Agora só falta o “Aéreo” dizer que o Astros tá pronto e que á tem comprador pra fechar a trinca de Ouro de 1º de Abril.

marcus mendes

Todo esse armamento e novos navios serão encomendado nas industrias bélicas de Narnia.

Last edited 2 anos atrás by marcus mendes
OSEIAS

Esse 1 de abril ai já é um sonho…..
já os outros dois da FAB e EB pesadelo kkkkkkkkk

Heinz Guderian

Galante para Ministro da Defesa!

MARCELO DANTON DA SILVA

kkkkkkkkk
Essa ai pegaram forte heim…. juro!! Se tiver alguém debatendo isso… eu xingo!

Vagner

Com certeza isso é uma brincadeira de mal gosto. Isso não deveria acontecer num canal que visa informar pessoas com interesse no assunto “defesa”.

George

Buuuuuu pra você.

fewoz

Como dizem: “You must be fun at parties”

Thuran

Tinha que ter um moralista pé no saco

Glasquis 7

Meu, é Primeiro de Abril não Delírio de Abril.

Marcelo

Muito bom! Só percebi a zoeira quando li que a MB já tinha iniciado discussões com a LM para aquisição de F-35Bs…

Naun

Mesma coisa. Tava ficando animado. Aí quando eu sobre o F35, fiquei pensando que não poderia ser. Kkkkkk

FRC

Se desse devaneio saíssem os OPV, mais 2 Tamandarés e um Wave descomissionado da Royal Navy, já estaria de bom tamanho.

Wagner Figueiredo

Rapazzzzz…quase caí..até deu um siricutico aqui!!! Heheheh

Abelardo

1 de Abril, dia d mentira

Fábio Mayer

Sonho meu!
Sonho meu!!

André Luís

O do Osório foi mais convincente…

Kornet

Felas de p*!÷@,eu tava quase acreditando,rs.

Angelo

“o Governo brasileiro acordou para a necessidade de acelerar o reequipamento das Forças Armadas do Brasil”…….qdo???

fewoz

Haha, só essa frase já entrega

Roberto Bozzo
Franz A. Neeracher

Também é uma brincadeira de 01. de abril 🤣🤣🤣

Roberto Bozzo

Mestre CVN76, é sério ?!?! Sinceramente achei que a notícia seria verdadeira….kkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Roberto Bozzo
Alexandre Galante

É pegadinha também rs

Pavan

Sonhar nao custa nada…

Alois

Kkkkkkk, putz, sonhar não custa nada, mas tirando os sub nucleares o resto até faz sentido

Eduardo Câmara

Há mais de 5 anos se fala no NaPa500Br e até agora não saiu do papel, e aparece esse plano colossal? Só pode ser piada de 1o. de Abril.

Guilardo Pedrosa.

Primeiro de Abril com requintes de crueldade. Nós ficariamos satisfeitos com um quinto disso. Mas o editor deu uma fora , de plano detectada, quando se referiu aos subnuc. Aí não dá para aguentar. A frota de Banânia permanecerá a mesma, esperando pelas míseras corvetas . ” Segunda esquadra ? “. Como segunda,se nem sequer temos a primeira ! É melhor correrem logo atrás de rebotalhos usados, pois já já nem isso teremos mais. Que chegue logo o dia 02.

Adriano Madureira

O  NaPa500Br já existe e navega Eduardo Câmara ! Só que ele tem tecnologia stealth revolucionária ,por isso ninguém os vê…

BraZil

Bom dia meus caros. 1º de Abril certo? kkk gente, meu coração acelerou…que sonho, mas quando vi a data de início da construção 2025, já acordei…

Israel Santos

Espero q esse plano seja triplicado com o nosso crescimento. Precisamos de submarinos monstros lançadores de balísticos e de cruzeiro e diesel elétricos com baterias de nióbio e grafeno revolucionárias. O dobro de fragatas/destroyers pesadas e 2 Porta aviões e 3 PHMs. Temos muito litoral e estaleiros com potencial para construírem em simultâneo. Precisamos desenvolver defesas de ponto brutas rotatórias, defesa a laser e railguns com recarga rápida, direcionando pesquisas com grafeno para esse fim. Precisamos vislumbrar 7 esquadras. 4 na nossa costa, 1 no Caribe, 1 com uma base em Cabo Verde transitando entre a costa africana e Fernando… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Israel Santos
Esteves

Tá.

737-800RJ

O pior é que eu caí direitinho!
Que sacanagem!
AHAHAHAHAHAHAHA
E nem precisava de tudo isso:
8 Tamandarés e 6 A300 já fariam da MB uma marinha bastante imponente…

FERNANDO

1º de Abril pessoal.
risos risos, risos,

Rudi PY3TO

O CVN-70 Carl Vinson Vira para ser o Nau Capitania da MB!

Peixe

Boa Tarde. Mesmo com toda essa Pandemia e guerra, nunca vi um Presidente investir tanto nas Forças Armadas e em auxilio ao povo brasileiro. Tivemos um atraso de investimentos de mais de 10 anos no poder de comunistas q não investiram e nunca deram valor para os militares e não acredito que isso volte acontecer, pois foi trágico estrategicamente para uma nação de Paz q agora com o Presidente Bolsonaro e seus comandados q tem o dever de ver esse pais crescer e esta fazendo o seu dever de casa. Parabéns a tds Comandantes e ao nosso Presidente. Salve a… Read more »

Marcus Pedrinha Pádua

Taí, gostei de ver: o Peixe entrou no clima e decidiu ampliar a brincadeira de 1º de Abril! Valeu, bom humor nunca é demais… KKKKK

EdicarlosEdinho

Se não fosse primeiro de abriu eu acreditava !

Edi

1 de abril?

Davi Ceschin da Silva

Primeiro de Abril pessoal kkkkk

Marcos borges

1° de abril anabolizado, que tal incluir lançadores Astros com mísseis antinavios Mansup MK2 com 300 Km de alcance e velocidade hipersônica.

Niemand

Exageraram na dose

Antônio

Primeiro de abril passou e você não viu. Enganei o bobo na casca do ovo. Kkkkkk….

João Bosco

Mais uma do dia 1º de abril. kkkkkkk

leo am

Feliz dia da mentira kkkkkkkkk

paulo araujo

Isso não é primeiro de abril!
É um enooorme “what if” misturado com “wishful thinking”
Aposto que muitos suspiraram…