Marinha Chinesa comemora 73º aniversário anunciando para breve o lançamento do terceiro porta-aviões

53

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) comemorou seu 73º aniversário no sábado (23/4) ao anunciar, nos últimos dias, o comissionamento de meia dúzia de poderosos navios de guerra e dois tipos de helicópteros avançados baseados em embarcações, que já começaram a treinar para formar capacidades de combate.

Essas conquistas são um reflexo do rápido e tremendo crescimento da PLA Navy nos últimos anos, o que está permitindo que a força naval resguarde resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento, disseram altos oficiais de alguns dos mais poderosos navios de guerra do país em entrevistas exclusivas com o Global Times.

Um vídeo oficial apresentando o programa de porta-aviões da China divulgado no dia 22 de abril também deu uma dica muito óbvia de que o terceiro porta-aviões do país será revelado oficialmente em breve.

Relatos da mídia revelaram antes do aniversário da Marinha que pelo menos seis novos navios de superfície foram comissionados, ou seja, um navio de assalto anfíbio Type 075, três grandes destróieres Type 055 e dois destróieres Type 052D.

Terceiro porta-helicópteros Type 075 em provas de mar

Tendo recentemente entrado em serviço como o segundo navio de assalto anfíbio Type 075 da China, o Guangxi em breve se juntará ao Hainan, o primeiro navio desta classe que foi comissionado há exatamente um ano em 23 de abril, em treinamento de dois navios, informou o China Central Televisão (CCTV) no sábado.

Isso tem um grande significado para o rápido desenvolvimento das capacidades de combate anfíbio do PLA, pois mostra que o mesmo está alcançando rapidamente a capacidade de desembarque multidomínio e multidimensional, disse o capitão sênior Wang Yanguang, comissário político em um centro de treinamento de navios da marinha, na reportagem.

Enquanto o primeiro navio de assalto anfíbio Type 075, Hainan, entrou em serviço com o Comando de Teatro do Sul que enfrenta o Mar da China Meridional, o segundo navio Guangxi entrou em serviço com o Comando de Teatro do Leste, encarregado do Mar da China Oriental e do Estreito de Taiwan, segundo a um comunicado de imprensa do Comando de Teatro do Leste do PLA.

O Guangxi já iniciou o treinamento básico, incluindo navegação, resgate em combate e controle de danos, bem como práticas de integração com helicópteros, veículos blindados anfíbios e embarcações de desembarque com amortecimento aéreo, informou a CCTV. Analistas militares disseram ao Global Times que o navio ganhará capacidade de combate muito rapidamente, pois o primeiro navio já reuniu uma experiência valiosa.

Type 055

Um total de três grandes destróieres Type 055 de 10.000 toneladas foram anunciados e estão agora em serviço com a Marinha, ou seja, o Anshan e o Wuxi com o Comando do Teatro do Norte e o Yan’an com o Comando do Teatro do Sul, levando o número total de Type 055 em serviço para seis unidades.

O Anshan e o Wuxi se juntaram recentemente ao Lhasa, o segundo navio da classe Type 055, em uma série de exercícios no Mar Amarelo, o que significa que três novos grandes destróieres poderosos foram reunidos na mesma região ao mesmo tempo, refletindo como rapidamente a China está construindo novos navios de guerra, informou a CCTV na sexta-feira.

Tendo acabado de entrar em serviço há um mês, o Wuxi pretende atingir a capacidade operacional em 2022, segundo o capitão sênior Zhao Shuqian, comandante do navio.

A Marinha também revelou o comissionamento de dois destróieres Type 052D, o Shaoxing e o Baotou. O Shaoxing recentemente se juntou a uma série de exercícios de combate realistas organizados pela Marinha do Comando do Teatro do Leste, enquanto o Baotou recentemente se juntou a um exercício de cinco dias de tiro real no Mar Amarelo, de acordo com relatos da mídia oficial.

Type 052D
Modelo em 3D do Type 052D

O capitão sênior Zhou Minghui, comandante do Nanchang, o primeiro Type 055, disse em uma entrevista exclusiva ao Global Times, pouco antes do aniversário da Marinha Chinesa, que seu navio está aproveitando todas as oportunidades para realizar uma ampla diversidade de missões para testar a confiabilidade do navio e encontrar problemas, para que os navios futuros possam ser melhorados.

Nos últimos 10 anos, os navios de guerra da Marinha Chinesa tiveram grandes desenvolvimentos, e os conceitos de como eles são usados ​​também mudaram, pois novas embarcações devem navegar para mares distantes e enfrentar mais desafios, disse Zhou.

Zhou foi o oficial executivo do destróier Type 052 Qingdao e comandante do destróier Type 052D Xining, e agora é o comandante do Type 055 Nanchang. Ele disse que a rápida velocidade de construção naval da China reflete seu alto nível de força industrial e a crescente capacidade de defesa nacional.

A PLA Navy também recrutou recentemente vários navios auxiliares, como navios de reabastecimento, navios de resgate e aeronaves de novo tipo, disse a CCTV.

O novo helicóptero naval Z-20, baseado no desenho do Sea Hawk

 

Duas variações a bordo do helicóptero de médio porte Z-20 desenvolvido localmente na China foram reveladas pela primeira vez em uma reportagem da CCTV no sábado.

Ele mostra uma versão utilitária do Z-20 decolando do convoo de um grande destróier Type 055, depois uma versão antissubmarino do Z-20 baseada em navio, também deixando um Type 055.

O Z-20 é mais capaz do que o Z-9 menor, enquanto mais flexível do que o Z-8 maior. A versão utilitária pode ser encarregada de missões de transporte, apoio ao desembarque, reconhecimento e busca e salvamento, enquanto a versão antissubmarino pode realizar missões como patrulha, bem como busca e ataque de submarinos, disseram especialistas ao Global Times, observando que eles serão encontrados não apenas no Type 055, mas também no Type 075, Type 052D e outros.

A Marinha China está se transformando em operadora de pequenos barcos para uma de grandes navios, de regiões costeiras para mares distantes, de marinheiros individuais para todo o sistema, de aeródromos para navios-aeródromos e de ambiente marítimo apenas para todo-o-terreno, avançando no processo, disseram observadores.

Navios e aeronaves da PLA Navy patrulham o Mar da China Meridional, o Mar da China Oriental e o Estreito de Taiwan durante todo o dia, apurou o Global Times. Eles geralmente encontram provocações de embarcações e aeronaves estrangeiras que às vezes até apontam radares de controle de tiro para eles, mas as forças do PLA sempre tomam medidas resolutas e não os deixam fazer o que querem. Também já se tornou rotina que os navios da Marinha rompam as cadeias de ilhas e realizem exercícios em mares distantes.

Navios de Guerra chineses operando no Golfo de Áden
Navios de Guerra chineses operando no Golfo de Áden

Desde 2008, a Marinha Chinesa enviou 40 forças-tarefa com mais de 100 embarcações para missões de escolta no Golfo de Áden e nas águas da Somália, protegendo mais de 7.000 embarcações chinesas e estrangeiras, salvando quase cem do perigo, disse a PLA Navy em um comunicado de imprensa enviado ao Global Times. Isso significa que a crescente PLA Navy não apenas protege sua pátria, mas também faz uma importante contribuição para a paz mundial, disseram analistas.

Olhando para a frente

Um dia antes do aniversário de fundação, a Marinha divulgou na sexta-feira um vídeo promocional sobre o programa de porta-aviões da China, no qual deu uma dica muito óbvia de que o terceiro porta-aviões do país será oficialmente revelado em breve.

Produzido em conjunto pelo Escritório de Publicidade Política da PLA Navy e pelo PLA News Broadcasting Center, o vídeo promocional é o primeiro de seu tipo, pois apresenta o progresso do programa de porta-aviões da China, incluindo o desenvolvimento do primeiro porta-aviões do país, Liaoning, o segundo porta-aviões Shandong e o caça J-15 baseado em porta-aviões.

No final do vídeo, um oficial da marinha telefonou para sua mãe, que o incitou a ter um “terceiro filho”, e o oficial respondeu: “Esse é o plano”. Enquanto o telefonema continuava, a câmera passou de uma foto do Liaoning para o Shandong e parou em um espaço em branco da parede.

Esta é uma implicação muito clara de que o terceiro porta-aviões do país está chegando em breve, disseram observadores.

O novo porta-aviões, que provavelmente apresentará novas tecnologias, incluindo catapultas eletromagnéticas, poderá ser lançada em 2022, disseram especialistas.

Type 003 em construção

Provavelmente também receberá um novo tipo de jato de combate da estatal Aviation Industry Corporation of China, uma grande fornecedora de aeronaves do PLA, que enviou uma felicitação de aniversário à Marinha no sábado nas mídias sociais, publicando um desenho animado representando o que parece ser um caça furtivo FC-31 operando a partir de um porta-aviões apelidado de “No. 3”.

Em termos de pessoal, o primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, treinou mais de 1.000 tripulantes para o segundo porta-aviões Shandong e para o que virá, disse o capitão Wang Zesen, comissário político do Liaoning, no CCTV na sexta-feira.

A Marinha Chinesa terá mais pilotos, mais porta-aviões e mais aeronaves baseadas em porta-aviões, bem como medidas mais poderosas e instrumentos mais confiáveis ​​no futuro para salvaguardar resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento, disse o capitão sênior Xu Ying, imediato do porta-aviões Shandong, disse ao Global Times em uma entrevista exclusiva pouco antes do aniversário da Marinha.

O desenvolvimento de porta-aviões da China passou da fase inicial de exploração e entrou na fase de melhoria e aceleração, disse Xu, que também é um dos primeiros pilotos chineses baseados em porta-aviões.

“Precisamos navegar para águas mais desconhecidas, enfrentar condições climáticas e marítimas mais complicadas em missões mais complexas e ter mais forças de escolta”, disse Xu.

A Marinha China continuará seu desenvolvimento que visa se tornar uma marinha de classe mundial, disse a PLA Navy no comunicado de imprensa enviado ao Global Times.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago A.

Alguém tem mais informações sobre o navio auxiliar na imagem de abertura da matéria ?

De já, linda frota novíssima, parecem que saíram do estaleiro ontem. Os chineses estão de parabéns pelo esforço e evolução. Aliás, não apenas eles, em toda a região é possível encontrar muitos projetos interessantes. O KDX III coreano, o Maya da JMSDF, o sucessor do KolKata indiano

Adriano Madureira

“Se” não me engano esse é o type 901 ! O navio de abastecimento abrangente Type 901 Hulunhu realizando reabastecimento marítimo para os destróieres Type 055 Lhasa e Anshan em uma região marítima não revelada em 2022. Foto: Cortesia da PLA Navy Detalhes do projeto da classe Tipo 901O Type 901 Class é um navio de reabastecimento de última geração de última geração desenvolvido por designers chineses. O grande navio de reabastecimento é impulsionado por um sistema de propulsão de turbina a gás para garantir uma velocidade ideal, permitindo que o navio navegue junto com os navios de guerra. A embarcação… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Thiago A.

Obrigado, Adriano. 👍

Dalton

O Type 901 é o equivalente chinês da classe Supply da US Navy que foi precedida pela classe Sacramento, todos grandes navios logísticos capazes de alcançar 25 nós ou mesmo um pouco mais. . Os 4 da classe Supply receberam turbinas a gás, mas, considerados muito caros de operar inclusive por conta de uma grande tripulação, dois passaram para a reserva ainda jovens com cerca de 20 anos na década passada enquanto os outros dois permanecem em serviço com a Frota do Atlântico. . Aparentemente a US Navy não quer mais navios logísticos assim preferindo ter dois tipos o navio… Read more »

Thiago A.

Obrigado pelo esclarecimento Mestre.

Abs

Flávio

Nem parece que a pouco tempo atrás os principais meios da marinha da China eram os barcos lança-misseis Type 22.
E agora eles vão lançar um porta-aviões com catapulta eletromagnética.

Dalton

Depende do que se considera pouco tempo atrás. Os Type 22 começaram a entrar em serviço em 2004 então são contemporâneos dos primeiros grandes “destroyers” fabricados localmente e já havia então um número relativamente grande de combatentes de superfície
como fragatas leves e corvetas muitas das quais já foram retiradas de serviço ao longo dos últimos 10 anos e substituídas por modelos mais novos e capazes.

Rafael

type 22 construído em 2004, ainda é um navio militar muito recente, cara… você tem noção o que é isso, sair do type 22 e logo construindo porta aviões e porta-helicópteros e destroyers em 20 anos? é um avanço enorme na industria militar chines!

Willber Rodrigues

Marinha de 75 anos infinitamente melhor do que marinhas que completaram 200 anos recentemente…

Adriano Madureira

200 anos de tradição naval com militares servindo em jurássicos navios de guerra que já deveriam estar na geriatria, não é lá muito empolgante, ao contrário de servir em novos destróieres Type 055 e destróieres Type 052D. Apesar daqueles que falam que equipamentos chineses soltam pecinhas,duvido muito que o paquistão ficará insatisfeito com seus quatro type 054 que irão renovar sua marinha. E os paquistaneses receberam seu primeiro(Ela foi lançada em agosto de 2020) navio no tempo recorde de 14 meses. O Type 054A é uma fragata multifuncional e é reconhecida como a espinha dorsal da frota de combatentes de… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Willber Rodrigues

Alguns vivem de glórias e feitos do passado, enquanto o presente é nebuloso.
Outros se fortalecem no presente, e constroem o futuro.

PACRF

Forças armadas crescendo em quantidade e qualidade, financiada pelo enorme comércio bilateral que a China possui com os países ocidentais. Esse sucesso pode ser creditado à diplomacia pragmática voltada para os interesses do Estado e não de governos. Esse avanço na diplomacia e nas relações comerciais ocorreu nos anos 1980 com a abertura econômica, que foi antecedida pelo normalização das relações bilaterais com os EUA e, posteriormente, com a UE. Vender e comprar de quem tem dinheiro, ou seja, pragmatismo em “estado sólido”.

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Diogo de Araujo

Olha vai ser difícil parar essa locomotiva de 1.4 bi de pessoas, o caminho mesmo seriam as alianças mesmo tipo a OTAN e ainda seria pouco, sei lá.

Rogério Loureiro Dhierio

Estão literalmente engolindo o mundo.

Erick Barros

Pois é.
Enquanto a China coloca em operação vários navios e aviões os EUA estão retirando equipamentos de maneira acelerada.
Essa equação não vai bater.
Talvez a AUKUS resolva.

Adriano Madureira

comment image

Enquanto a locomotiva chinesa se locomove a passos largos alguns países se contentam em se locomover a passos lentos sem capacidade de ousar, preferem ser um país manufatureiro exportador de commodities ,se contentando em ser uma Indústria de base.



comment image

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
Esteves

A China está avançando em quantidades e modernidades. A reação norte-americana tem sido aumentar o desdobramento e construir mais do menos ou maior quantidade de navios menores. Quantidade X quantidade. Precisam debater o orçamento no Congresso. A China está avançando na construção de submarinos nucleares para aprender a fazer porta-aviões nucleares. Modernidade X modernidade. “O capitão sênior Zhou Minghui, comandante do Nanchang, o primeiro Type 055, disse em uma entrevista exclusiva ao Global Times, pouco antes do aniversário da Marinha Chinesa, que seu navio está aproveitando todas as oportunidades para realizar uma ampla diversidade de missões para testar a confiabilidade do… Read more »

André Macedo

Não se preocupe, a bolha chinesa vai estourar logo (“analistas” em 2010)

Jagdverband#44

Saudade do tonho da lua comentando sobre o DF21 kkk.

Esteves

Antonio…Antonio…Antonio

Agressor's

“Eles não fazem nada que preste”, eram os comentários que lia sobre países como a China quando cheguei aqui no canal… Hoje eles não só desenham como desenvolvem e produzem bonito…Cada país escolhe a maneira de se governar…O PIB per capita Chinês era 100 vezes, sim, vc leu bem, 100 vezes menor que o brazileiru… Hoje a China tem um PIB per capita maior que o brazileiru e é considerado um país desenvolvido de alta renda…O braziu é exemplo mundial só em corrupção, analfabetismo, matança, miséria, favelas, preconceito, desigualdades…Enquanto os chicagoboys e melancias daqui atacam ou debocham, os Chineses não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rogério Loureiro Dhierio

Compacto com seu ponto de vista.
100%.

Carlos Crispim

Eu era um q falava mal dos chinas e dos produtos chineses xing-ling, devo dizer que queimei a língua. Não sei se me ajuda, mas a China é uma ditadura brutal, lá o governo faz o que quer, o que não tira o mérito de que eles alavancaram o país deles, enquanto a gente continua em berço esplêndido.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Crispim
Esteves

Todo governo faz o que quer…de uma forma ou de outra forma. Todas as elites governam como querem fazendo o que bem entendem. Qual a diferença entre governantes e elites no Brasil e governantes e elites na China? Todas as ditaduras são brutais. O STF em decisão colegiada determinou o ano de 2020 para liquidação dos precatórios…um inferno que faz qualquer orçamento público arder. Ninguém deu bola. Prefeituras, estados, municípios (câmaras), estatais e a própria União, com complacência e anuência dos tribunais inferiores, seguiram produzindo precatórios que nada mais são que uma boa barrigada no contas à pagar. Uma empresa… Read more »

Agressor's

No braziu o senado e o congresso se tornaram num covil de bandidos que brigam entre si…um querendo derrubar o outro para ficar com a maior fatia do “bolo”…digo roubo…é políticos e juízes envolvidos em corrupção e até com o crime organizado…não é preciso nenhum especialista para constatar isso…Olha como as polícias são sucateadas intencionalmente, as leis brandas, infratores com inúmeras passagens e soltos a reviria… Todas as instituições e esferas do poder do pais estão tomadas por corruptos e bandidos sendo impossível o Estado de Direito os enfrentar…vivemos em um país totalmente tomado por uma classe dirigente corrupta e… Read more »

Dilbert_SC

Caro Agressor’s, Concordo com quase tudo, menos com o fato de o Brasil estar caminhando para o futuro na época do Império, pois não estava. Na época do Império éramos o único país sulamericano que ainda não tinha abolido a escravatura. E não abolimos a escravatura pois D. Pedro II comia na mão dos latifundiários brasileiros, que eram contra. Das 10 maiores empresas do Brasil nessa época, 8 Eram do Barão de Mauá e as outras duas (Banco do Brasil e Ferrovia Rio-Petrópolis) foram expropriadas do Barão de Mauá pelo governo. Aliás, o Barão de Mauá sempre foi sabotado pelo… Read more »

Augusto

na mão dos latifundiários brasileiros” foram esses mesmos latifundiários que deram o golpe de 1889 em conluio com os militares, inclusive justamente porque ficaram ressentidos pela abolição da escravatura.

Não foi por culpa por D. Pedro II que demorou tanto para a abolição, o mesmo não era um tirano para poder impor suas vontades politicas.

“Não havia educação nenhuma no país” naquela época o índice de alfabetização era muito baixo no mundo inteiro, não apenas no Brasil. Inclusive o imperador era uma das figuras mais promoveram o desenvolvimento tecnológico aqui no Brasil.

Alexandre Galante

Só para acrescentar, quando começou a 2a. Guerra Mundial, 2/3 da população brasileira era de analfabetos.

Elisandro

Augusto, o nível de alfabetização no Brasil era inferior ao de países como Chile, Argentina e Uruguai na mesma época. Se o Brasil realmente estivesse no rumo de ser uma grande potência como dizem, deveria estar fazendo o que países como EUA e Inglaterra fizeram um pouco antes ou no mínimo, estar a frente de Chile, Argentina e Uruguai.

NashArrow

Um fato interessante é que os EUA, já no fim do século 19, tinha aproximadamente 90% da população alfabetizada, um feito que o Brasil só foi alcançar na década passada.

Allan Lemos

Colega, já mencionei isso aqui diversas vezes. O golpe que pôs fim ao Império feriu de morte o grande futuro que o País deslumbrava e o maior erro do brasileiro como povo foi não ter pegado em armas para defender o Imperador. Aquilo foi o começo do fim para o Brasil e toda desgraça que esse país vive hoje é fruto daquela omissão. Hoje, pagamos o preço da covardia dos nossos antepassados e continuaremos a pagá-lo eternamente.

Inimigo do Estado

Se não pegaram em armas é por que o império não era tão bom como querem nos fazer acreditar. A guerra civil americana envolveu mais de 3 milhões de combatentes e matou quase 1 milhão, tamanha era a vontade de secessão dos estados da confederação.

Allan Lemos

Nada disso. Não pegaram em armas porque nem mesmo o próprio imperador teve vontade de lutar. Não faria sentido lutar. Mas se ele tivesse convocado a população, como deveria ter efeito, haveria guerra civil.

Andre

Não se esqueça de seus colegas putinzetes dizendo que porta-aviões não passavam de grandes alvos…

Alias, a China ainda tem apenas o 85º maior IDH, o que a classifica como país em desenvolvimento, a mesma classificação do Brasil, 84º IDH. PIB per capita não é o único parâmetro para classificar um país como desenvolvido.

De qualquer maneira, a China caminha rapidamente para atingir seu objetivo de ser a maior potência global em 2050.

Erick Barros

2050?
A estimativa mais recente caiu para 2028.
Dependendo do ponto-vista.
Porque já pode até ser atualmente.
Chora que é melhor.

E só para lembrar.
Ontem, a Coreia do Norte apresentou seu mísseis hipersônicos.
Os EUA ainda não têm.

Andre

Isso não é estimativa, isso é meta anunciada pelo governo chinês, não é ponto de vista. Pelo visto você tem muita opinião e muita torcida mas não tem informação.

Estamos vendo a utilidade dos misseis hipersônicos na Ucrânia, com o navio capitânia do mar negro afundado por um subsônico.

Hilton

Então se o almirantado brasileiro vê o vídeo vão pirar! Aliás eu mesmo quase pirei! E pensar que um tempo atrás queriam treinar no finado ” SP”.

Heinz Guderian

Ué, segundo alguns foristas aqui os Porta-aviões estavam obsoletos frente aos mísseis fodasticos hipersónicos, ai vai a China e já lança o terceiro.

Rogério Loureiro Dhierio

Lançando o terceiro PA e ao mesmo tempo lançando mísseis hipersonicos.

Esteves

O quarto, o quinto, o sexto…

silvom

“Obsoleto” apenas contra quem tem esse tipo de missil, mas como é uma minoria, serão demonstração de força contra grande parte dos países. Que Taiwan se prepare

Heinz Guderian

E eles precisam de porta-aviões pra invadir Taiwan?
Creio que seja até perigoso ser afundado.
A China continental é muito próxima de Taiwan, não precisa colocar em risco uma belonave desse porte pra realizar ataques aéreos, se utilizarem, é pedir pra ser afundado, dado a proximidade de territórios.

WSilva

Porta aviões é projeção de poder e ocupação de espaço.

Os porta aviões chineses não é para Taiwan, é para os EUA e o mar do sul da China.

Thiago A.

Agora você me deixou confuso, segundo as suas palavras ” o mar do sul da China tá todo coberto por DF-21 ” … Então os próprios chineses apostam em grandes PA em um eventual confronto com os EUA ?

WSilva

Os misseis DF21 e DF26 são para ocasiões de conflito, guerra, PA é para qualquer ocasião, porém a China precisa ocupar espaço, projetar seu poder no mar do sul da China e nada melhor do que uma grande marinha para fazer isso. Se a China não fizer isso, outro superpotência o fará e isso será seu fim. A China não precisa de 11 porta aviões como os EUA pois o objetivo dos EUA é hegemonia global, a China busca hegemonia apenas no seu quintal. ”Então os próprios chineses apostam em grandes PA em um eventual confronto com os EUA ?”… Read more »

Esteves

Quem ganha o BBB 2022?

Foxtrot

Isso sim que é uma comemoração de aniversário.
A moda poderia pegar pelas bandas de cá!

Foxtrot

Lindos e devem ser mortais !

Heinz Guderian

Aprende Brasil, aprende.

N ZAGO

Será que o Brasil conseguiria fazer um humilde motor de popa ? ( pode ser 2 tempos mesmo) não conheço nenhum nacional !…

Alex Barreto Cypriano

No aguardo do lançamento do Type 003 e, posteriormente, sua IOC.

Wiliam Cesar

Vejam que coisa, a Marinha do Brasil, tem 199 anos!!! E em 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a proclamação da república, houve um hiato no seu desenvolvimento, que durou até meio da década de 1900, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época… o que outrora foi a armada de suma importância para defesa no nosso país, hoje não passa de uma guarda costeira *” e olha lá hein” .. Vejam o que os políticos e Militares tem de Irresponsabilidade no trato da nossa pátria, na defesa dos… Read more »

Vilmar Viana Domingues

Infelizmente para quebra o domínio explorador e assassino dos americanos e necessário ter poder de persuasão. E a guerra é infelizmente é no único recurso. A Rússia está dando uma resposta contra essa interferência e domínio e a China não demorará a dar também