Submarino ‘Riachuelo’: Marinha do Brasil assina o Termo de Recebimento e Aceitação Provisório

102

No dia 26 de agosto, a Marinha do Brasil, por meio da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), celebrou a assinatura do Termo de Recebimento e Aceitação Provisório (TRAP) do Submarino “Riachuelo” (S40), marco significativo alcançado pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

A assinatura desse documento representa o êxito na conclusão de um rigoroso calendário de testes de aceitação do Submarino “Riachuelo”, no porto e no mar, e o início do período de garantia do meio naval, resultando na sua incorporação à Armada, primeiro da classe.

Além disso, esse evento materializa uma das mais importantes entregas já realizadas no âmbito da construção militar naval do País, comprovando a capacidade da indústria naval brasileira e representa, sobretudo, um passo fundamental para a obtenção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”.

Tal conquista é resultado de um longo e árduo trabalho que envolveu a transferência de tecnologia de projeto e construção de submarinos, a capacitação de profissionais brasileiros, a nacionalização de equipamentos e sistemas e a obtenção da infraestrutura industrial do Complexo Naval de Itaguaí.

A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, que oficializa a transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, será realizada no dia 1º de setembro, no Complexo Naval de Itaguaí.

Representantes da Marinha, da Empresa brasileira Itaguaí Construções Navais (ICN) e da Empresa francesa Naval Group firmam a assinatura do termo

DIVULGAÇÃO: Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Satyricon

Excelente notícia.

Que tenha uma vida longa e cheia de glórias na MB
.
Por acaso alguém sabe a quantas andam o cronograma das demais unidades?

Underground

Temei pescadores chineses que invadem nossos mares!
Nosso novo patrulheiro se prepara para entrar em ação.

India-Mike

A comunicação social da marinha é tão esquisita que leva muita gente de bem a achar q submarino faz patrulha, quanto mais de navio pesqueiro…

Caro underground, só quem faz PatNav são os meios distritais e não os meios da esquadra.

Underground

Fui irônico!!!

India-Mike

Perdão por não reconhecer a sutileza da ironia… é que realmente é um pensamento recorrente…

Dalton

Veja I-M que o termo “patrulha” ou “patrol” em inglês é largamente utilizado tanto que quando um submarino não retorna se diz que ele está “On eternal patrol” então uma “patrulha” pode muito bem ser sinônimo de um “desdobramento” ou “missão” uma licença poética, tradição, como chamar submarinos de barcos. . Na US Navy no caso dos SSBNs se diz “Strategic Deterrent Patrol” ou Patrulha Estratégica de Dissuasão. . Para submarinos de Ataque, SSNs, baseados em Guam por exemplo se diz “Forward Deployed Patrol” ou Patrulha de Implantado Avançado evitando-se assim longas viagens de ida e volta até o Teatro… Read more »

Nilo

Mestre a uma deturpação.
Na ausencia de capacidade de efetivos, navios de patrulhas oceanicos e litoraneos, ficou como diz India-Mike, recorrente  a achar q submarinos da MB fará a patrulha, assumindo o papel de vigilância “de navio pesqueiro”, o que seria dinheiro jogado fora, um desvio de sua função, desgaste e uso estreito de equipamento e efetivo carissimo, o que seria reprovável.

Camargoer.

Olá Nilo. Acho que é apenas uma interpretação equivocada da palavra “patrulha”. Aliás, a patrulha marítima deveria ser feita inicialmente com drones, imagens de satélite e informações de sensoreamento remoto, tudo processado por inteligência artificial para a identificação de ameaças. Em um segundo momento, a patrulha se faz empregando a aviação naval (P3 e P95). O envio de NaPaOc são enviados em um terceiro momento. A necessidade de navios de combate (fragatas, corvetas e submarinos) é uma situação beirando o conflito militar.

Rinaldo Nery

Camargo, a diferença, na FAB, entre Patrulha e Esclarecimento Marítimo é a “capacidade de empregar armamento”.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Obrigado pela correção em relação ao tipo de definição. Acabei usando a palavra patrulha de forma genérica mais como sinônimo de operação do que de missão, ou algo mais ou menos neste sentido. Uma das coisas que aproximam os cientistas dia militares é o uso de um vocabulário técnico de palavras bem definidas e significado preciso. Ambiguidade nós faz mal.

Camargoer.

Olá Dalton, Você tem razão. No caso da MB, os seus submarinos têm a função de dissuasão e negação do mar ao inimigo. Ao contrários dos submarinos usados como plataforma de mísseis nucleares, que precisam estar em “patrulha” (ou se deslocando permanentemente e em prontidão para lançar uma retaliação nuclear), os submarinos da MB devem servir como dissuasão para qualquer nação movimentar tropas em nosso mar territorial ou até mesmo para neutralizar os navios de uma força tarefa que ameace o Brasil. O envio de uma força tarefa contra o Brasil será o resultado de uma escalada e será facilmente… Read more »

India-Mike

Perfeito Dalton, sem dúvida existem muitas possíveis interpretações do termo ‘patrulha’. Como vc sabe tb, em inglês se convenciona chamar os SSK de ‘patrol submarines’ em oposição aos SSN que seriam ‘attack submarines’. Logicamente isso se dá ao fato de os SSN terem autonomia para ‘caçar’ seus alvos onde quer q estejam, enquanto o submarino diesel-elétrico estaria restrito a atacar dentro de uma área menor onde ele estaria ‘patrulhando’. A minha bronca com a comunicação social da MB não se da pelo fato de ela usar a palavra ‘patrulha’ para os submarinos mas sim pelo seu anseio de justificar a… Read more »

Camargoer.

Olá Índia. Os militares possuem uma péssima estrutura de comunicação social. Absolutamente amadora. Por outro lado, também acho injusta a crítica dos especialistas e entusiastas com a comunicação direcionada aí público leigo. É o mesmo problema da comunicação científica. Sem simplificar, praticamente ninguém entende. Se simplificar, fica abaixo da expectativa e conhecimento do especialista.

Esteves

Inventaram uma situação para isso.

Meio termo.

Camargoer.

Olá Esteves. Discordo. Fazendo o paralelo com a comunicação científica, é preciso gente profissional com formação técnica e muito treinamento. Colocar um militar para falar de assuntos militares para o público geral é um erro. O resultado é um desastre ferroviário. O mesmo acontece quando se colocar um cientista para falar de ciência para o público leigo. O meio termo é na verdade o meia boca. Nãp serve. É preciso o canal de divulgação para o público leito, é preciso o canal de divulgação para o público entusiasta, é preciso o canal para o público institucional. O meio termo não… Read more »

Esteves

Moderação. Equilíbrio. São sinônimos de meio termo. Andar de lado quando não é possível avançar.

Meia boca é outra coisa.

Carvalho2008

mas Mestre Mike, patrulha é patrulha….embora totalmente diferente entre uma patrulha militar de uma patrulha de policiamento….

patrulha militar foca patrulhar meios militares estranhos ou adversários em sua área de atuação

patrulha policiamento é destinada a meios estranhos ou potenciais infratores civis…

o povo é que mistura…

Esteves

O povo. Maldito povo.

O comandante diz que a missão é navegar pelo Atlântico estudando correntes marítimas. Mas, claro, lelé é o povo.

Camargoer.

Olá Esteves. Apocalipse 3:16. Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

Esteves

Apocalipse 5:14.

Amém.

Nilo

Minha discordancia, penso que patrulha é patrulha quando se fala de submarinos (ainda mais americanos) em vigilancia sobre unidades que representam ameaças as suas forças ou ao Estado, essa é a doutrina, não de pontenciais infratores civis que não oferecem ameaça as forças militares do país, aí, os uso dos meios são outros.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Carvalho2008

mas o jargão militar é patrulha….

Adriano Luchiari

“A assinatura desse documento representa o êxito na conclusão de um rigoroso calendário de testes de aceitação do Submarino “Riachuelo”, no porto e no mar,”…Nesses testes mencionados no texto foram realizados disparos de torpedos ou mísseis SM 39 contra alvos reais e ensaios dos sensores e sistemas especializados em diferentes profundidades?

Fernando Vieira

Se ele disparou contra um alvo real não sei, mas eu cheguei no Santos Dumont ontem e pude ver um casco (não consegui identificar qual) sendo pintado para virar alvo em breve. ele está no Arsenal do Rio, onde ficava o São Paulo.

Camargoer.

Olá Adriano. Até onde sei, o S40 fez disparos de torpedos F21 de treinamento. Havia uma expectativa dele lançar torpedos com carga explosiva e um SM39 antes de ser entregue para a MB, contudo ocorreram restrições orçamentárias que levaram ao cancelamento de diversos exercícios de mísseis da MB este ano, inclusive adiando o lançamento do Mansup.

Wellington R. Soares

Olá Camargoer, tudo bem ?

Fiquei preocupado com a sua mensagem, não ter verba para lançar um F21 e um SM39 é de cair lágrimas dos olhos rsrr..

Espero que tenhamos ventos melhores daqui para frente, pois além de ser muito importante para os militares fazerem testes reais (explosivos), isso levanta o moral dos envolvidos, além de nós civis sentirem orgulho e se animar com a questão militar.

Forte abraço !

Camargoer.

Olá W. Lembra do post sobre a falta de combustível para a MB. Acho que nele também havia algo sobre o adiamento dos exercícios com mísseis (incluindo o ManSup). Eu temo que levará muitos anos para que a economia consiga recuperar algum vigor. O capitalismo tem ciclos de crescimento e recessão. Em 2014, a economia estava entrando em um ciclo de recessão típico (talvez de 2 ou 3 anos, como de costume em toda economia capitalista). O problema é que o ambiente político contaminou a economia. A eleição de 2018 que poderia ter sido um momento de repactuação política foi… Read more »

Wellington R. Soares

Concordo em partes Camargoer, o problema nas nossas forças armadas não vem de hoje, já se arrasta a décadas, inclusive nossas fragatas estão beirando os 50 anos e só agora vamos ter uma renovação.
As barrosos ficaram em uma, nem patrulhas de 500 toneladas conseguimos dar sequência.
Independente do resultado político, é duro acreditar que teremos algo diferente nas próximas décadas.
Até porque, acreditar que esse ou aquele vai ajudar em alguma coisa, é no mínimo ser inocente rsrr..

Camargoer.

Olá W. Exato. Os problemas das forças armadas é estrutural. Tem gente que acha que é apenas uma questão conjuntural relacionada a uma crise econômica ou uma questão de decisão política. Não é. Mesmo que o orçamento aumentasse para 1,5% ou 2% do PIB, temo que os problemas continuariam muito parecidos. Claro que aumentando a verba, alguns gargalos são resolvidos, mas temo que os problemas estruturais seriam apenas escamoteados e sua solução adiada. Já escrevi que os militares tiveram 30 anos para reestruturar as forças armadas em tono da CF88. Não fizeram. Duvido que queiram. Isso será feito de fora… Read more »

Wellington R. Soares

Exatamente !!!
Até porque existem forças armadas melhores equipadas que a nossa e com orçamentos menores.
Se as Forças Armadas não fizerem a lição de casa, não vai adiantar eles ficarem sonhando com segunda esquadra, submarinos nucleares ou porta aviões.

Esteves

A Defesa não precisa de ajuda. A Defesa precisa de um entendimento da classe política independente de quem governa o país, sobre o que significa Defesa.

Inovação, construção, industrialização, governança, condução, participação, controle, comando, soberania, independência. Guerra por destino. Paz por missão.

Defesa é um dicionário de coisas que não pode ser simplificada com demonstrações sutis.

Tipo assim esse sucateamento que que não condiz com nada do que desejamos.

Esforço e inovação. O resto é necas de pitibiriba.

Rinaldo Nery

“Guerra por destino. Paz por missão”. Gostei desse slogan marqueteiro! Sério.

Esteves

Criação própria.

Carvalho2008

ganhou meu like…ficou poético

Rinaldo Nery

Muito boa!

Willber Rodrigues
Henrique
Willber Rodrigues

Só falta o São Paulo ter que voltar pra cá agora…

BK117

Nana-nina-não!
Sem devolução, comprou porque quis rsrsrsrsr

Henrique

dar uma de esquizofrênico e falar que tão querendo joga lixo aqui kkkkkk

Neto

Revogação é que ele entre em águas Turcas ou que ele seja desmantelado?
.
Vai que plantaram a necessidade de não desmantelar…

Willber Rodrigues

Pelo que entendí, que ele entre em águas turcas, por questões ambientais.
Qualquer coisa dá meia volta, e desova ele em Alang mesmo. Duvido que os indianos reclamem…

Carvalho2008

sabichão…rzrzrz…..

não duvido nada….muito pelo contrário…tenho certeza que:

a) será posto em serviço
b) convertido em stobar
c) por uma fração do custo alegado pela MB
d) comprarão uma pendência com os Franceses que correriam o risco o de enfrentar um ex Nae francês…

Nick

Que cumpra seu dever de garantir a soberania brasileira no mares. E que o Alvaro Alberto não fique só nos sonhos.

Gabriel BR

C´est magnifique !!!!!

EduardoSP

Enfim, o primeiro submarino Scorpene!
14 anos após a assinatura do acordo de cooperação com a França.

ADM

irmão azarado…

Henrique

ai vc vai ver quem é o Prince of Wales e entende pq o navio é bugado kkkkk

nessa rodada o nome esta com praga (pelo menos não afundou)

Camargoer.

Olá Henrique, Escrevi a mesma coisa lá em cima, riso. Era melhor ter batizado o navio como DIANA ou até como WILLIAN., riso

Esteves

7 mil quilômetros de cumprido e 300 quilômetros de esticado. Mais as bordas. Dentro desse retângulo colocaremos 4 submarinos. Qual a missão? Aqui no PN disse um comandante que seria para explorar correntes marítimas. Aqui no PN publicaram fotos do IKL lançando-se das águas como orca…para proteger plataformas de petróleo. Um dia serão quatro. Pra dois anos serão 2. Durante 2 anos negaremos o mar com 2 até que outros 2 possam mostrar uma negação de 4 que serão 2 + 2 porque tem 1 exercitando/treinando aguardando tripulação e 1 em manutenção. Esteves (vou acabar concordando que falar em 3a.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Felipe Morais

Sua escrita é um pouco confusa, então fica difícil interpretar quando há ironia ou não.

Até pq, de dissuasão, a frase citada não tem nada. Parece me mais chilique eleitoral.

Lembro de outro chilique eleitoral: “se gritar pega centrão…”

Hoje é só amor.

Se for na mesma linha, em caso de reeleição, até 2026 é erguido um monumento em homenagem aos mui amigos chineses. Ou, como gostam de dizer…”um casamento” entre eles.

Esteves

Esteves não conhece. Essa tal de ironia dizem por aí que parece ser mas não é. Sendo o sujeito quer se fazer passar por predicado.

Ministro que não tem predicado deveria manter-se no adjetivo.

Quero ver quando chegar a hora de fazer negócio com extraterrestres. Gente de outros mundos. Se mal e porcamente somos incapazes de expressar inteligentes ironias…que história é essa de ofender pela cor, pelo credo, pela raça, pela língua?

— É melhor eles nos tratarem melhor. É bom para eles que seja bom para nós. Essa francesada.

Um ministro assim…quem precisa de torpedo com um ministro assim?

Camargoer.

Olá Esteves. Todos os manuais de redação recomendam evitar adjetivos, empregar ordem direta e evitar juízos de valor. Os mais modernos recomendam também evitar palavras de origem racista e machista. Elogios dependem do coração. Ironias dependem do cérebro. O figado deve ser servido quente com batatas.

Esteves

Quem grita fere a alma. Quando gritam afastam os corações.

Mamãe do Esteves servia fígado acebolado. Quando Esteves tossia ganhava uma gema de ovo de pata pela goela.

Aqui nesse país brasileiro que falta fazem os professores. Que falta fazem.

Carvalho2008

As redações aposentaram os manuais de redação….Os headlines não tem a ver com o texto e são recheados de adjetivos…antes, apenas o âncora ou redator chefe fazia editorial, agora , até o estagiário edita texto opinativo em nome do jornal….Isto sem falar de palavras e expressões inexistentes no léxico gramatical da língua portuguesa….tem despiora, etc…olha só que ironia, escrevi despudorada e até meu corretor automático pintou de vermelhinho mostrando o erro, mas a palavra é e foi utilizada em muitos editoriais….

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Olá Carvalho. Aprender a escrever é um processo de uma vida. A dica continua simples. Comece lendo Machado de Assis. Devagar.

Carvalho2008

é um conselho aos jornalistas…mas estranho o número de jornalistas formados com erros tão graves com a língua portuguesa…a matéria prima….a argila é para o escultor o que a língua portuguesa ao escritor e jornalista…foram formados por alguém…. Mas existe uma matéria linguística da cátedra da Língua Portuguesa…ela explica…a matéria de estudo chama-se “Teoria do Discurso”….e foi tema da Pós de minha esposa…. como diria o mestre LG….rzrzrz as vezes dá vontade de abrir um canal YouTube só para fazer a análise sob a ótica da disciplina “Teoria do Discurso” ….mas fazer o que se até juiz hoje em dia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Olá Carvalho. Ler Machado de Assis é um conselho para todo mundo. riso. Por favor, transmita meus parabéns para a sua esposa. “Teoria do discurso” é um tema pesado. Eu ainda não tive coragem para enfrentar isso de modo sistemático (mas devia). Você colocou um bom exemplo da importância de ajustar o canal de comunicação para cada público alvo. Ler uma Tese ou Dissertação demanda muito esforço porque é um texto especializado. Um vídeo no Youtube demanda um enorme esforço técnico de produção (cada minuto de vídeo pode estar relacionado até a uma hora de produção). O setor jurídico é… Read more »

Rinaldo Nery

As faculdades de jornalismo, hoje, não formam nada que preste. Ia escrever “lixo”, mas seria muito ofensivo. Vera Magalhães se formou em algum lugar? Colega de turma da Amanda Klein?

Camargoer.

Olá Rinaldo. O problema da comunicação dos militares com a sociedade é muito parecido com o problema de divulgação científica. Nós já aprendemos que não adianta colocar cientista para fazer isso. O formalismo científico hoje é feito por gente com doutorado nesta área. A FAPESP financia um programa para a formação de profissionais de jornalismo científico.

Thor

Qual a missão? As mesmas que há muito estão na Doutrina Militar Naval: no nível estratégico: dissuasão e negação do uso do mar. No nível operacional e tático, uma miríade de missões que os submarinos cumprem…ataque, reconhecimento, minagem, etc.

Quanto a palavra patrulha, sim, os submarinos, principalmente os convencionais, tecnicamente, operam em patrulha, nas chamadas ZP (Zonas de Patrulha), que não tem nada a var com as patrulhas ligadas á atividade de segurança marítima, estas executadas pelos Navios-Patrulha, drones, etc…
Consequentemente, o uso da frase “patrulhar a Amazônia Azul” não está equivocado.

Camargoer.

Olá Thor. Os militares são muito ruins em sua comunicação social. Primeiro porque falam como militares. Segundo porque desprezam os entusiastas e Terceiro porque desconhecem o público leigo. Melhor fariam se contratassem profissionais de jornalismo para elaborar uma estratégia e um manual (militares adoram manuais) de comunicação. Qualquer entusiasta razoavelmente informado saberia explicar e compreender o papel de submarinos na estratégia de defesa, contudo já percebemos que nenhum militar de alta patente consegue explicar isso de modo compreensível sem usar jargão militar. Por outro lado, fico incomodado com tantos colegas bem informados ainda ficarem discutindo o amadorismo da comunicação social… Read more »

Esteves

“Por outro lado, fico incomodado com tantos colegas bem informados ainda ficarem discutindo o amadorismo da comunicação social dos militares.”

A comunicação militar é uma tamancada. Militar foi treinado para ser estratégico e evidente. Militar existe para resolver com a força. Do militar espera-se que cumpram o dever de manter a pátria unida e jamais vencida.

Militar sabe explicar? Sabe nada. Militar tem que exercer a prontidão do uso da força. Militar foi treinado para tomar a colina. A colina.

O problema com os militares brasileiros é que confundem tomar a colina com tomar o Planalto.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Concordo com você. Por isso estou defendendo aqui uma reformulação do sistema de comunicação social das forças armadas, talvez começando pela unificação dos serviços dentro do Ministério da Defesa de um departamento profissional e de dedicado que faça todo o trabalho. O fato é que o atual sistema fracassou.

Carvalho2008

no no no….a guerra se vence ganhando e dobrando os espíritos…e os espíritos são ganhos ou perdidos pela comunicação, a ideia, o princípio, o espíritos dos espíritos a serem conquistados

Rinaldo Nery

O que mais tem no CECOMSAER é oficial jornalista… Aqueles que entrevistam, narram as matérias, você acha que são de qual especialidade?

Camargoer.

Olá Rinaldo. A qualidade do serviço de comunicação social das forças armadas é baixa. Como disse, são militares produzindo para uma bolha. Está bastante claro que é necessário outro tipo de profissional. O modelo adotado não funcionou.

Rafael Oliveira

Camargoer, eu concordo que os militares poderiam divulgar mais e melhor suas atividades e facilitar o acesso a informações públicas nos seus sites, mas o papel de levar informação ao público é da imprensa. Se for especializada, melhor. Só a imprensa tem a liberdade de questionar e criticar, quando necessário, decisões e ações das Forças Armadas. Infelizmente a maior parte da imprensa especializada da área militar que sobreviveu à crise econômica é chapa branca. Não costuma criticar por medo de fazer inimizades e perder acesso a exercícios, entrevistas, apresentações e etc. A falta de liberdade se aplica a qualquer serviço… Read more »

Camargoer.

Olá Rafael. Você confunde o papel da imprensa com o papel institucional das forças armadas. Elas são uma organização de Estado que deve manter a população a par das suas ações até porque elas consomem uma enorme quantidade de recursos. Aliás, as forças armadas consomem mais recursos públicos que a área de ciência e tecnologia. O setor científico já identificou a dificuldade de fazer comunicação social e divulgação científica e tem feito um enorme esforço para resolver isso (falta muito para ser feito). Os militares continuam presos no mito da “torre de marfim”.

Rinaldo Nery

Como eu postei, são oficiais temporários formados em ¨jornalismo¨. Bacharelados. Então o currículo das universidades tá ruim…

Rafael Oliveira

Acredito que a Faculdade, quando é boa, ensina o básico. O que realmente forma o profissional é o trabalho na área.
Então o jornalista militar acaba se moldando à caserna e pouco a modifica.
Ademais, numa estrutura militar, um oficial temporário está subordinado a oficiais de carreira, não?

Rinaldo Nery

Nem sempre, depende. Esses oficiais já trabalharam antes em outros veículos de comunicação. O fato dele estar subordinado a alguém, não significa que sua opinião ou assessoramento não são ouvidos e acatados.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Devemos avaliar um sistema pelo resultado que produz. O sistema de comunicação dos militares é ruim (o sistema da academia também é ruim). Então, é preciso ajustar o sistema para que ele atenda ao seu objetivo que é informar. No sistema acadêmico existem três esferas. 1. institucional. 2. especializado. 3. geral. Um cientista é muito bom no número 2 e razoável no número 1 mas um fracasso no número 3. Temo que os militares têm o mesmo desafio. Este problema nada tem a ver com o currículo das universidades mas com a especificidade das duas áreas (científico e… Read more »

Rinaldo Nery

Não acho que seja tão ruim. Mas é óbvio que TUDO na vida pode melhorar.

Carvalho2008

Mestre, cultura é cultura….nos podemos dizer…”Privada”….mas numa nave espacial será nominado como “desintegrador de detritos orgânicos”, não existe o luxo do engano na comunicação militar….não existe lado, nem direito nem esquerdo do navio, é bombordo e estibordo, proa e popa… e na aviação não tem ré ou atrás, ou é 12 horas ou 6 horas…não há espaço para palavras de duplo sentido…empobrecer o que é rico, nivela a comunicação por baixo…

Camargoer.

Olá Carvalho. Existe um paralelo entre a comunicação social dos militares e a divulgação científica. No nosso caso, são três esferas. 1. Comunicação institucional. 2. Comunicação especializada. 3. Comunicação para publico geral. A terceira é a mais difícil. Para isso, existem cursos de doutorado e linhas de financiamento público para o aprimoramento de jornalistas para este trabalho. A comunicação social dos militares no Brasil é muito ruim a começar pela incapacidade do MinDef ter um departamento unificado (que seria mais eficiente e produtivo do que cada força ter a sua equipe). No meio acadêmico, concluímos que um cientista só tem… Read more »

carvalho2008

Mestre Camarões, Acho que os finados Professor Napoleão Mendes de Almeida e mesmo Ariano Suassuna, não consigo cor dariam não o primeiro ortodoxo ferrenho as origens lexicas e o segundo mesmo em extremo oposto com o emprego da l7ngua regional, ambos ferrenhos na defesa da identidade e origens da língua.

Sobre a comunicação das FAs, é muito mais uma questão de a quem realmente se deseja atender. ..atenção neste ponto. Não é uma questão do redator, mas a encomenda de quem internamente querem agradar

Esteves

Odin não discorda.

Esteves

10 bilhões de euros para 4 navios de negação. Isso é que está equivocado.

Camargoer.

Olá Esteves. Temo que sua conta esteja equivocada. Segundo um parecer do Senado, o ProSub custou Eur$ 6,8 bilhões, sendo Eur$ 4,3 bilhões financiados por bancos europeus, Eur$ 600 milhões como contrapartida do empréstimo e Eur$ 1,8 bilhão oriundos do Tesouro. Se for sobre as FCT, seriam R$ 10 bilhões. Reais não euros.

Esteves

Custou 7 bilhões de euros. Contratados. Quanto pagamos? Quanto custou…o Nilo foi ver os juros certa fez trazendo a informação de 1,5% ao ano. Quanto pagamos quando Jungmann foi renegociar? Quem tem a contabilidade dessa aventura? Quanto saiu desde a assinatura e quanto falta pagar? Qual o valor do contrato de manutenção? Quanto com os Exocet? Quanto com os torpedos? Quanto custou optar pela Jeugont? Assinar por 7 é uma coisa. Outra coisa é quem é o contador. Disseram que gastaram 37 com o Programa Nuclear. Querem mais 15 ou 17…a sequência de números vai mudando. Quem é o contador… Read more »

Thor

Lembremos que no contrato do PROSUB estão a UFEM, os dois estaleiros (construção e manutenção) e a base de submarinos. Não são somente os submarinos…

Last edited 1 ano atrás by Thor
Esteves

Sim.

Carvalho2008

Rapaz….?Mestre Estevez….falei isto não…o máximo que falei sobre pesqueiros chineses era exercitar uma doutrina inédita e provável, de usar A29 fazendo COIN Naval, isto não existe no mundo, mas também, enxames de pesqueiros violentos também não existiam anos atrás…hoje, alguns destes pesqueiros têm a proa reforçada como requisito de potencial uso de abalroamento e, em caso de resistências, o A29 poderia usar foguetes 70mm com cabeça inerte…tem nada de torpedo nesta história não…

Esteves

Sim.

Mas…atacar um pesqueiro com torpedos ou foguetes da no mesmo. Da na guerra.

Quem quer guerra? Bom…parece que estamos arrumando uma contra o Chile.

Glasquis 7

O Chile está quietinho no seu cantinho, deixemos ele como está.

Esteves

Tem alguém afirmando que ele é nosso. Nosso Chile.

Glasquis 7

Assim como o Brasil, o Chile é soberano.

Nilo

Tb ouvir chileno dizer o Brasil é nosso rsrssrsrs

Glasquis 7

Nunca ouvi, poderia mostrar pra nós?

Camargoer.

Olá Nilo. Ouvi ontem na CBN que o Ibama pode cancelar (ou cancelou, não lembro) a autorização de venda do casco do A12 porque ele tem 40 ton de amianto que precisa ser removido antes de desmantelar o casco. Isso teria obrigado (ou irá obrigar) o retorno do casco para o Brasil.

Nilo

manda de volta pra França rsrssrs

Carvalho2008

absolutamente errado Mestre. 1 torpedo custa U$ 2,5 MM a U$ 5 MM 01 Foguete 70MM custa menos de U$ 200 dólares…inerte então menos ainda…. um canhão de um OPV dependendo do modelo, pode ter calibre de 100 MM , 76 MM, e os de tiro rápido 57mm, 40 MM, 30 MM, havendo ainda a categoria das metralhadoras pesadas de 12mm (.50) a 20 MM….. Os tiros de rajada são mais perigosos no sentido de poupar vida humana pois eles varrem o convés do alvo…. Os pesados não podem ter explosivos na carga, tem de usar apenas o perfurante… Desta… Read more »

BraZil

SCPN …Putz. Mas parabéns ao Brasil. Vamos com tudo com o pouco que temos.

Camargoer.

Olá Teropode. Temo que não. O problema do SBN é essencialmente orçamentário. Discordo daqueles que acreditam que seja um problema técnico ou politico. A solução deste nó orçamentário passa por uma reorganização das forças armadas e uma revisão das prioridades orçamentárias. Os orçamentos da FAB e da MB não cabem em suas demandas técnicas e estratégias e o orçamento do EB seria apropriado para o início do Sec XX.

Marcelo

Em quanto falta orçamento para marinha operar e adquirir navios e submarinos os chineses se dao ao luxo de construir 5 navios ao mesmo tempo !!!! Kkkk
https://forcaaerea.com.br/china-reinicia-producao-em-massa-de-destroieres-type-052d/

Esteves

Não é luxo. É a pressão da pressa. Existirá tamanha quantidade de navios naquelas águas que será impossível a qualquer outra nação molhar os pés sem fazer ondinhas.

O impressionante é o afastamento desses dois países. Brasil e China. O segundo, um ex cercado de porcos, o primeiro um país made in.

Hoje, a China após décadas de determinação e aprendizado, está na crista da onda enquanto o Brasil afunda no raso. Até torresmo a pururuca fazem melhor que o nosso.

Coisa de loucos.

Last edited 1 ano atrás by Esteves
ADM

Que venha logo o S-41.

Camargoer.

Olá ADM, Cheguei a apostar alguma dezenas de Kichute$ que entregariam os dos submarinos juntos

Angelo

Xiiiiiiiiiiiii hora da onça beber água, ou se afogar…..agora é q vamos ver se isso funciona ou não…

Wellington R. Soares

Terope para de imaginar que esse ou aquele governo vai solucionar os problemas das nossas forças armadas.
Esse novo governo esteve por mais de uma década no poder e quantos navios foram comissionados nesse período?
Ilusão total achar que se o PT voltar amanhã vamos ter 15 fragatas, porta aviões, 5 submarinos nucleares.