HMS Bulwark

O governo britânico confirmou oficialmente, pela primeira vez, a assinatura de uma Declaração de Intenções com o Brasil para a possível venda dos navios de assalto anfíbio HMS Albion e HMS Bulwark, da Marinha Real.

A confirmação foi feita pela Ministra de Estado para a Defesa, Maria Eagle, em resposta a perguntas parlamentares, destacando que a assinatura ocorreu durante a participação britânica na LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro.

A Declaração de Intenções estabelece as bases para negociações formais, incluindo avaliações técnicas detalhadas e discussões sobre os termos financeiros e logísticos, visando à incorporação das embarcações à frota da Marinha do Brasil.

Os navios da classe Albion, comissionados em 2003 e 2005, respectivamente, foram projetados para transportar e desembarcar tropas, veículos e equipamentos em apoio a operações anfíbias. Cada navio pode acomodar até 405 tropas e transportar veículos pesados, como tanques Challenger 2.

HMS Albion

A Marinha do Brasil vê na aquisição uma oportunidade de reforçar sua capacidade de resposta a desastres naturais, como as enchentes ocorridas em São Sebastião em 2023 e no Rio Grande do Sul em 2024. O Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa destacou que os navios seriam valiosos para apoiar a população em situações de calamidade.

Caso a negociação seja concluída, os navios se juntarão ao NAM Atlântico, anteriormente HMS Ocean, adquirido do Reino Unido em 2018, fortalecendo a presença e a capacidade operacional da Marinha do Brasil.

O valor estimado da transação é de aproximadamente £20 milhões, embora detalhes financeiros adicionais não tenham sido divulgados devido a sensibilidades comerciais.

A possível venda dos navios HMS Albion e HMS Bulwark representa um passo significativo na cooperação de defesa entre o Reino Unido e o Brasil, refletindo o fortalecimento dos laços bilaterais e o compromisso mútuo com a segurança marítima e a resposta a crises humanitárias.

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Underground

Não serve mais, vende ao Brasil.

Leonardo Cardeal

Pequena correção. Não ser mais pra Inglarerra.

adriano Madureira

Filhão, não serve para a Inglaterra que tem problema de grana e ao contrário do Brasil, tem muito navio para poucos marinheiros… O HMS Bulwark tem 23 anos e o HMS Albion tem 22 anos,tem muito oceano para navegar ainda… E pode-se chamar de uma verdadeira compra de oportunidade, pois quem tem seus navios, não vendem eles tão cedo,o caso inglês é singular. Hoje em dia os navios mais novos da MB são os Classe River, Classe Foudre, ex-HMS Ocean e agora os classe Albion.. De lixo esses dois navios não tem nada, pelo contrário, tem muito a oferecer, seja… Read more »

Samuel Asafe

Da pra dizer que devem ter mais aí uns 18 anos de serviço pela frente, com as devidas modernizações?

Marcos

No Brasil uns 30 anos fácil…

KarlBonfim

“Lixo” de uns, luxo de outros!!!

Nemo

Conversa fiada. Para atuar em calamidades existem soluções muito mais adequadas. Navios desembarque para desembarcar onde? No Espírito Santo? Poderia chegar ao Uruguai (ops, tem fronteira) ou na Guiana Francesco (melhor não). Sem fragatas, cobertura aérea, capacidade logística; onde seria possível um desembarque?? Peguem a grana e co.prem em patrulhas de 500 e 1.800 toneladas porque seria útil e não tem.

Burgos

Isso 👏
Pegar o que não foi modernizado, dar uma atualizada + um PMG aqui no Brasil mesmo, e converte para Navio Escola pelo menos pelos próximos 2 ou 3 anos assim dá tempo de fazer uma atualização no NE Brasil 🇧🇷⚓️.
Tá precisando também 👍

Marcelo

Com certeza o HMS Albion L14 será modernizado pela MB e será colocado na ativa.
O valor do PMG é barato se você olhar o preço de 1 navio de desembarque novo e imaginar que terá um navio para os próximos 20 anos na ativa na esquadra por um fração do preço de 1 navio novo.
Os 2 navios atenderá as necessidade da MB tranquilo.

Salomon

Com as eternas desculpas de “auxílio em catástrofes” ou “retirada de nacionais de áreas conturbadas”.
Fragatas que é bom..ou NaPaFlu(s) nada.

Santamariense

Tipo a FAB, que tem muito mais aviões de transporte de carga, tropas e passageiros do que aviões de combate. Tipo o EB que tem milhares de caminhões e menos de 300 carros de combate. Ao invés de Forças Armadas, deveriam ser chamadas de Forças de Transporte.

Campos

Concordo com o Senhor!!

Guilardo

Concordo

José Joaquim da Silva Santos

Só um ponto pra reflexão: “não se faz guerra sem caminhão” ! Tudo(ou quase tudo) na guerra é levado neles !

Marcos

Mas em situação de guerra dá pra arranjar uns 200 mil caminhões dos mais diversos tipos e capacidades no mercado civil. Novos e usados.
E os Blindados? consegue?

Last edited 55 minutos atrás by Marcos
Akhinos

Ah sim, aí tu ferra o país, pq caminhões são o meio mais comum de se levar mercadorias no país, gera uma inflação galopante de custos pq o frete ia explodir. Aí o camarada me sugere dar um choque de tirar 200 mil caminhões de circulação e a indústria instantaneamente repõe esses caminhões, pq a oferta é infinita.

Antigamente o povo tinha vergonha de sair falando esse tipo de coisa, mas a Internet parece que popularizou você ficar dando opiniões diretamente de Nárnia.

Last edited 37 minutos atrás by Akhinos
Márcio Teodoro

20 milhões de libras daria para construir uns 2 submarinos que o Brasil já tem tecnologia para isso.

Rafael Costa

Kkkkkkk calma aí caro Márcio, você tem idéia de quanto custa um submarino classe Riachuelo? Não sai por menos de 600 milhões de dólares cada, algo em torno de 451 milhões de libras na cotação atual.

Não nego que seria uma boa ideia mais submarinos, já que necessitamos devido a imensidão do nosso mar, mas não convém com a realidade por “n” motivos.

Saudações a todos.

rommelqe

Um ponto que deve ser considerado refere-se à prioridades estabelecidas, frente às necessidades operacionais e também às limitações orçamentárias. Entendo que técnicamente teríamos um navio e meio (HMS Albion e HMS Bulwark) e por isso o que requer modernização, como bem colocou o Burgos, pode perfeitamente ser atualizado de forma menos abrangente para operar como navio escola. Agora, entendo que a MB ja tendo em operação tanto o Bahia quanto o Atlântico – mesmo considerando que os mesmos tem suas limitações e necessidades proprias – estas aquisições não seriam uma prioridade. Mesmo sendo um custo muito inferior à uma Tamandaré… Read more »

Pablo

Vi em outro site que um dos wave poderia ir para o desmanche. Se realmente acontecer, seria um baita desperdício.

José Luís

Precisamos de Fragatas!!! Pra ontem…

Marcelo

Na MB falta todo tipo de navio, e como você diz precisamos de tudo pra ontem !!!
https://www.defesanet.com.br/aa/qualquer-discussao-sobre-minerais-criticos-sem-a-marinha-e-um-tiro-nagua/

DanielJr

Navio na Inglaterra = Desembarcando tropas, helicópteros de apoio em operação, exercícios de projeção de força.

Navio no Brasil = Entregar flores para os turistas na praia, ajudar em enchente, medir a camada de ozônio, contar a quantidade de corais no oceano.

É isso que vai sair na mídia e nas páginas da MB, e quase todo mundo vai achar normal, aguardem.

JHF

A possibilidade de transformar rapidamente este tipo de casco em porta drones aéreos e anfíbios deve ser considerada. Imagino a escola da Ukrania deve fazer alunos por aqui e algum desenvolvimento nacional, mesmo que precário pode achar seu porta drones em este tipo de navio.

DanielJr

Deve caber alguns drones aéreos de decolagem vertical e vários drones-barco para diversas missões, sendo lançados e recolhidos pela popa.

Alexandre Santos

Sério? Vamos comprar mais uma sucata? Será que olharam direitinho pra ver se não tem amianto nele. Porque o porta aviões da França que foi afundado não serviu pra nada e ainda teve que ser afundado. Melhor investir em embarcações novas e menores para patrulhar nosso litoral que está abandonado. Servirão tambem para a região norte. Chega de pegar lixo dos outros. Quando passo na Ponte Rio/Niterói, sinto vergonha de tanto barco velho. A Marinha merece respeito e investimentos sérios. O mar é o caminho mais provável em caso de invasão do Brasil.

rui mendes

Sucata???
Se ao menos soubesses os navios que são, os Ingleses é que deviam ficar indignados com estes negócios, pagam milhões por navios, que os seus (des)governos, insistem em praticamente dar.

Luís Henrique

E a MB agradece. Hehehe

Adilson Moreno

Os ingleses sempre com um olhar estratégico, eles sempre irão capacitar o Brasil com algumas compras de oportunidade e deixar os argentinos em uma condição de inferioridade.

Edmundo Teixeira

Parece tão barato uma embarcação desse porte por 150 milhões de reais. Mais barato que um único avião E-Jet novo da Embraer. Eu trabalho com desenvolvimento de software, por isso todo o meu desconhecimento sobre aviação comercial e embarcações navais.

Robson Rocha

O problema da compra de oportunidade é que você compra o que tem, não o que você quer ou precisa de modo mais urgente. A MB precisa mais de escoltas? Precisa. Mas tem escoltas de oportunidade à venda no mercado? Aparentemente, não. E, mesmo que tenha, precisa ser analisado com muito critério não apenas quanto a preço e estado, mas também a compatibilidade de sistemas e custo de operação.
Então, esta possível compra é, sim, uma oportunidade, mas não é o ideal. É o que temos para hoje. Como toda compra de oportunidade.

Fernando XO

Bingo !

Ten Murphy

Me perdoem a ignorância, mas por que diabos a Marinha parece ter tara por navios anfíbios em detrimento de fragatas?

Guilardo

É uma marinha sem guerra.

José Luis

São as prioridades, um país onde nada faz sentido, não tem lógica. Navio para desembarcar tropas?? a função primordial da Marinha é a defesa do Litoral, que no momento inexiste praticamente.

Thomaz

Uma ótima compra. Não é todos os anos que aparece um navio desse tipo para vender. Para os que critica tanto, falaram mal do Porta helicópteros também, foi a melhor compra de segunda mão feita pela a marinha. Lembrando que a marinha Brasileira sempre comprou equipamentos do Reino Unido, e não teve problemas, o único erro foi o São Paulo, mas a marinha comprou da França sabendo que ele era uma bomba.

Last edited 3 horas atrás by Thomaz
Claudio quadros

Um deles inquérito está sem atualização servirá navio escolar outtonsevira operacional ppr que nosso navio escola emja está fase aposentadoria . Excelente escolha navio escolar adestramento novo fuzileiros Marieiros.

José Joaquim da Silva Santos

Em qual idioma está seu texto por favor

Fabio Araujo

Boa notícia.

Ivan herrera

Repasse esses navios ao Chile, o Brasil não tem condições financeiras de arcar com nada.

Wagner Figueiredo

As ideia!!!! O Chile que não tem!!

Thomaz

Ivan, por qual motivo você olha assuntos militares? Se ama desmerecer o próprio país, vai seguir teus políticos cara.

Emmanuel

Está baratinho demais.
O São Paulo foi a mesma coisa e depois todo mundo viu no que deu.

Giovani Tagliari

Amigo não tem nem comparação um navio com 22 anos de uso com outro que estava com quase 50 anos quando foi incorporado na Marinha Brasileira.
Esses dois navios são uma ótima compra para a Marinha Brasileira, tanto é que a Royal Navy está tendo que explicar o pq dá venda no parlamento britânico.
Muito difícil uma marinha de primeira mundo vender um navio antes de 40 anos de uso.
Sorte a do Brasil que eles não tem pessoal para operar e gastaram quase todo o orçamento de construção e atualização de navios na classe Queen Elizabeth.

Last edited 2 horas atrás by Giovani Tagliari
Cláudio Danville

Navios de assalto anfíbio???? Precisamos de destroiers e submarinos, pois a Amazônia Azul está desprotegida.

Márcio Teodoro

Não vamos invadir nenhum país. Porque precisamos de 2 navios de assalto anfíbio? Um só já basta…

Marcos

Pelo preço não convém recusar.

BrunoFN

Ao assinar o ”contrato” , e para comemorar , e muito .. vai ser uma aquisição que soluciona um problema para os proximos 30 anos ,o ”CFN’ iria de ”Atlantico , Bahia e os 2 Albion , nosso ”Almirante Saboia ” ja vai pro seus 50 anos , nao da mais ”problema’1” resolvido .. vai faltar os Wave … isso nao podemos deixar passar , nao mesmo .. esse ”papo” de PMG no ”NT Gastao Motta” na faz sentido nenhum .. navio ”velho” , casco simples .. e jogar dinheiro fora , ou alguem vai ganhar com isso .. navio… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Então tá…então é isso…! No caso de um bloqueio naval `a nossas linhas marítimas vamos desembarcar FNs nas escoltas inimigas na saída de nossos portos ou em chokepoints mais distantes… No caso hipotético de um desembarque inimigo em nossas praias vamos levar homens e meios nesses vasos para desembarcar lá perto em nosso próprio litoral… no caso de uma zona de exclusão aérea criada no Litoral Norte e apoiada por um porta-aviões vamos desembarcar Clanfs e homens para tomá-lo…!! Ah, já ia me esquecendo: você que está pensando em argumentar comigo com o papo de ‘catástrofes naturais’ e ‘resgate de… Read more »

José Luis

kkkk boa, se acostume, nada faz sentido aqui.

BrunoFN

Escolta e um problema . e o navio de desembarque é outro problema , temos um CFN , goste ou nao … com essa aquisição , vamos resolver um deles . a preço bem ”camarada” .. quanto a escoltas ? sem opçoes de ”usadas ” para pelo menos ”agora” , entao é azar o nosso , fazer o que .. lembrar que o custo da aquisição desses 2 navios que sao sim ”multiuso” .. nao paga nem uma ”Amazonas”

Nemo

O problema é que a MB precisa de patrulhinhas de 500t e nem isso tem.

Maverik

Qual seria a capacidade anfíbia da MB com esses dois e os que já temos?

Marcos

Podiam descobrir que os Daring não atendem aos novos requisitos a RN e repassa-los também a preços módicos.