USS Canberra (LCS-30)

Manama, Bahrein – 5 de junho de 2025 — A Marinha dos Estados Unidos iniciou uma nova fase de operações navais no Golfo Pérsico com o destacamento de navios de combate litorâneo (Littoral Combat Ships – LCS) equipados com tecnologia avançada de varredura de minas. O USS Canberra (LCS-30), o primeiro LCS a operar com o novo módulo de limpeza de minas, chegou a Manama, no Bahrein, em 22 de maio, e será baseado na região por vários meses.

A movimentação faz parte de um plano mais amplo da Marinha para substituir os veteranos navios caça-minas da classe Avenger, que estão programados para descomissionamento ainda este ano. Os LCS da classe Independence, com sua modularidade e velocidade, assumirão gradualmente as operações de contramedidas de minas na região estratégica do Oriente Médio.

O USS Santa Barbara (LCS-32) também está a caminho do Golfo Pérsico, enquanto o USS Tulsa (LCS-16) deixou San Diego, na Califórnia, em 19 de maio com destino à mesma área de operações. Segundo autoridades navais, três navios da classe Independence revezarão a missão de segurança marítima com foco em neutralização de minas, protegendo as principais rotas de navegação e o tráfego comercial.

USS Santa Barbara (LCS-32)

A introdução dos LCS modernizados com capacidades de guerra de minas representa um avanço significativo na flexibilidade e alcance operacional da Marinha dos EUA. Os navios não apenas ampliam a presença naval americana na região, mas também aumentam a capacidade de resposta diante de ameaças assimétricas em águas costeiras.

Com a retirada iminente dos Avenger, os LCS assumem um papel fundamental na continuidade da segurança marítima no Golfo Pérsico, demonstrando o esforço contínuo dos Estados Unidos para adaptar sua força naval às demandas modernas de conflito e estabilidade regional.


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Alex Barreto Cypriano

Demorou quantos anos pra ter um MCM operacional e empregado? Parece que da grande idéia dos LCSs só vingou a contento os Independence, mesmo. Justamente os menos interessantes, baseados que foram em trimarans transportadores civis/comerciais de passageiros e veiculos da Austal como o Bechijigua Express, por exemplo, nos quais cada motor se conectava diretamente a um waterjet. Nos Independence, apesar de classificados como CoDaG, não existe combinação de potência (através de combination gearboxes) de diesel e GT num único waterjet. Os Freedom, que têm uma real, e falhada, combinação CoDaG num único waterjet, são um triste fiasco em processo de… Read more »

Emmanuel

Essa classe de navio prometia tudo. Entregou nada.

Renato

Impressionante a sequencia de fracassos nos grandes projetos da US NAVY. Os LCS, a classe Zumwalt, os atrasos e estouros de orçamento das fragatas Constellation. Parece que nada dá certo!!! Só não soube de problemas nos novos Subs, mas ainda está em tempo…