‘Fujian’ completa oitavo teste no mar com sinais de operações aéreas em expansão

O terceiro porta-aviões chinês Fujian (Type 003) concluiu recentemente seu oitavo teste no mar, sinalizando avanços em direção à sua operacionalização plena. Imagens divulgadas mostram marcas de pneus no convoo, indicando que aeronaves realizaram manobras de “touch-and-go” — toques no convoo seguidos de decolagens imediatas — durante os testes.
O Fujian é o primeiro porta-aviões da China equipado com o sistema CATOBAR (catapult-assisted take-off but arrested recovery), utilizando catapultas eletromagnéticas para lançamento de aeronaves, tecnologia semelhante à empregada nos porta-aviões da classe Gerald R. Ford dos Estados Unidos. Com um deslocamento estimado entre 80.000 e 85.000 toneladas, a embarcação representa um marco na capacidade naval chinesa.
Durante os testes, foram observadas atividades envolvendo mock-ups dos caças furtivos J-35, caças J-15 e helicópteros Z-20. No entanto, não há confirmação oficial de que aeronaves reais tenham sido lançadas a partir das catapultas do Fujian. Analistas sugerem que as marcas na pista podem resultar de pousos completos ou de manobras de “touch-and-go”, mas ainda não há evidências conclusivas sobre testes de lançamento assistido por catapulta.
A introdução do Fujian na frota da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) representará um avanço estratégico para a China, ampliando sua capacidade de projeção de poder naval e fortalecendo sua presença em águas distantes. Espera-se que, após a conclusão dos testes e validações necessárias, o Fujian seja comissionado e integrado plenamente às operações navais chinesas.
O grande objetivo é a construção de 6 a 10 CVN ate 2050, a ideia é construir apenas 2 CVAs dessa classe, é uma classe de transição para o CVN… A China vai testar várias armas nesses navios.
A informação disponível na web diz que a principal tarefa deste oitavo teste marítimo foi ”a verificação abrangente do sistema de ejeção e intercepção eletromagnéticas”.
Impressionante como a China está retomando seu lugar histórico de super-potência, perdido durante a era da expansão européia dos séculos 19 e 20. Dois caminhos sem volta: o reestabecimento chinês e a diminuição da influência européia.
A China nunca foi uma superpotência. Só uma potência regional.
Regional: metade da Ásia.
Não. Só o leste asiatico mesmo. E sim, regional.
Você é aquele brasileirinho defensor dos Americanos, e que vive em torno de desqualificar e menosprezar a China! Com ou sem sua opinião ridícula, a China hj supera todos os países ocidentais juntos.
Ele está certo. A China, mesmo em tempos imperiais, nunca foi uma superpotência. Só está sendo elevada à superpotência agora. Antes disso sempre foi uma potência regional.
Eu estou errado por acaso?
O texto diz
“utilizando catapultas eletromagnéticas para lançamento de aeronaves, tecnologia semelhante à empregada nos porta-aviões da classe Gerald R. Ford dos Estados Unidos”
Mas eles realmente estão utilizando? Estava dando tantos problemas na implementação
E cadê o fonte que disse isso
“Eles” quem? Não sei se a China já está fazendo lançamentos em testes de mar no navio. Certamente fizeram testes de lançamentos com EMALS instalada em terra. E o Gerald Ford está utilizando EMALS no dia-a-dia de operações. Caso contrário não sairia em comissão.
Dá-lhe vender BYD!