KJ-600 AEW

Novas imagens do KJ-600, o avião de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) da Marinha Chinesa. Desenvolvido pela Xi’an Aircraft Industrial Corporation, o KJ-600 é projetado para operar a partir de porta-aviões com sistemas de catapulta eletromagnética (EMALS), como o Fujian.

O avião possui uma configuração de asa alta reta, motores turboélice WJ-6C e um grande radome dorsal, abrigando um radar de varredura eletrônica ativa (AESA). Seu design lembra muito o E-2 Hawkeye da Marinha dos EUA, refletindo uma abordagem funcional similar.

O KJ-600 será fundamental para expandir a consciência situacional da frota chinesa, permitindo detecção e rastreamento de alvos aéreos e marítimos a longas distâncias. Sua integração com o Fujian, equipado com EMALS, representa um avanço na capacidade de projeção de poder da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy).

O KJ-600 fortalecerá as capacidades ofensivas e defensivas dos grupos de porta-aviões chineses, marcando um passo importante na modernização naval do país.

KJ-600 e caças J-15T
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MMerlin

Por falar em aeronaves embarcadas, que fim levou os valores gastos com os KC2 Trader da MB, que gastou US$ 230 milhões para comprá-los mais R$ 200 milhões na modernização?

João Henrique

Também gostaria de saber!!

José Luís
MMerlin

Sim. Lembro
Mas sempre é bom recordar e reforçar um dos motivos da falta de verbas

Last edited 1 mês atrás by MMerlin
Salomon

Ah…meu amigo…ninguém sabe, ninguém viu…eis um dos grandes mistérios…

Salomon

Melhor do que isso, só mesmo cinzeiro para bikes..

Ricardo

Tenho certeza que alguém ficou muito rico com isso

Equilibrium

De onde você arrumou esses valores?

MMerlin

Só pesquisar…

PY3TO - Rudi

Por esse valor a Argentina não comprou 24 F-16?

José Joaquim da Silva Santos

“que fim levou os valores gastos com os KC2 Trader da MB ? ”

Esse dinheiro agora está nos bolsos da empresa que foi contratada para essa empreitada – em outras palavras: perdemos esse dinheiro.

Tomcat

(…) Seu design lembra muito o E-2 Hawkeye (…)

Só lembra?!

PelamordeDeus, não me venham com aquele papo “função similar, design similar” ou coisa do tipo. A cópia é tão escancarada que, ser der mole, tem até o estabilizador vertical interno esquerdo fixo

André Macedo

Mas pq isso realmente importaria?

Guizmo

O dia que vc gastar do seu bolso, milhoes em P&D e seu colega copiar, talvez vc se importe

André Macedo

Nossa, que pena dos EUA reclamando de cópia e espionagem… Kkkkkkkkkkkkkk a piada vem pronta até

Guizmo

Eles não estão reclamando. Eu estou, o fanboy

André Macedo

Você fez uma analogia e eu fiz outra, estude figuras de linguagem e pare de tomar as dores dos americanos kkkkkkkkk

Guizmo

Cuidado….Tio Sam tudo vê nas redes sociais……vai ficar sem passear nos states igual o amigão careca

André Macedo

Até estremeci de medo, se eu quiser ver prédio eu olho pra janela, pra Disney eu sou um pouco velho demais, agradeço e passo.

Guizmo

Ver predio….kkk. Ja vi que sai pouco do sofá

André Macedo

Agora você acertou uma

Guizmo

Kkkkk

Heli

Nao seja inocente. Nos anos 80 os santos americanos espionaram a industria automobilistica e metalurgica japonesa. Só pra citar um caso.

Guizmo

Sim, e lançaram 2 bombas atômicas sobre o Japão…malvados.

Hamom

Certamente aproveitaram o design comprovado do E-2.
Ou poderia se dizer que copiaram o Yakovlev Yak-44, cujo design também é muito semelhante ao E-2 Hawkeye…

”Isso se deve aos requisitos comuns do ambiente embarcado quanto ao tamanho e à estabilidade de decolagem e pouso. Especialistas americanos também apontaram que esse tipo de layout é uma escolha inevitável com base em requisitos funcionais”

Emfim, pra que reinventar a roda?

Abymael2

Calma amigo.
O Brasil hackeou o design do pastel dos chineses e não lembro de alguém se indignar.
E ainda diversificamos o recheio, até goiabada botamos nos nossos pastéis.
É um sacrilégio? É.
Eles gostaram de ver isso? Provavelmente não.
Deveríamos ter desenvolvido um acepipe nacional e original, sem imitar descaradamente os chineses? Óbvio.
Mas aí vem a pergunta final, que anula todas as outras: e daí?
Ninguém se importa.
Nem a Grumman.

Heli

Adianta argumentar? Não. Entao segue o jogo

Phebot

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

José Gregório

Sim, cópia do E2, com efeito.

gordo

A árvore cresce em silêncio.

Heitor

E sem invadir espaço da flora vizinha.

Heinz

Esse seu comentário não ilustra a realidade dos fatos.

Hamom

Uma grande vantagem da catapulta eletromagnética é que ela pode facilmente ajustar a força de ejeção e pode simplesmente se adaptar a diferentes tamanhos e pesos de aeronaves baseadas em porta-aviões para decolagem. De aeronaves de alerta precoce, aeronaves de transporte e pequenas a UAVs, elas podem ser catapultadas.

E a crescente diversidade dos drones aéreos torna esta adaptabilidade cada vez mais útil.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

Na verdade não. A catapulta à vapor já tinha ajuste de força dependendo do peso da aeronave à ser lançada.

O grande ganho da eletromagnética é a graduação na liberação dessa força, ao contrário da catapulta à vapor que liberava toda a força ao mesmo tempo. Com a graduação, o choque na aeronave é menor, diminuindo o desgaste da aeronave.

Hamom

Não o que? Uma coisa não invalida a outra.
Como vc mesmo disse, EMALS tem um controle mais fino e balanceado.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

Tô dizendo que não é a grande vantagem, já que as catapultas à vapor já variavam a força de acordo com o peso da aeronave. Você sequer mencionou a graduação na liberação da força, ou seja, isso é o ‘não’ que eu havia mencionado e que achava que estava óbvio na minha postagem.

Hamom

Você sequer mencionou a graduação na liberação da força…”

Vc passou por cima, mas eu mencionei sim ↓

”Uma grande vantagem da catapulta eletromagnética é que ela pode facilmente ajustar a força de ejeção…” 

Leandro Costa

Então… facilmente ajustar a força de ‘ejeção’ (entendi que você quis dizer ‘lançamento’), a catapulta à vapor também faz.

A graduação no qual essa força é liberada, algo que você não comentou, é que é a grande vantagem da EMALS.

Agora, se é isso que você quis dizer originalmente, aí é problema de saber se expressar, o que não é o meu caso.

Hamom

Aí já não é um questão do que eu disse,
ou de minha de forma de expressar…
É um problema teu de interpretação de texto.

Porque claramente:  
ajustar a força de ejeção = graduação na qual a força é liberada

Last edited 29 dias atrás by Hamom
Leandro Costa

Não Hamom, a catapulta à vapor já ajusta a força de lançamento de acordo com o peso da aeronave. O tamanho é irrelevante. Se cabe na pista e no trilho, tem tamanho suficiente para ser lançada. Ajustar a força != de graduação na liberação da força. E pare de usar ‘ejeção’ ao invés de ‘lançamento.’ Ninguém usa ejeção para falar de lançamento de aeronaves porque pode confundir com ejeção de tripulante da aeronave. Da mesma forma que não se fala ‘FOGO!’ para efetuar disparo de armamento porque pode confundir com fogo na aeronave. Sendo mais claro o possível, o que… Read more »

Hamom

Realmente,parece que vc tem problemas de interpretação de texto e de vocabulário…↓

7 sinônimos da palavra ejetar:
Lançar para fora com força, expelir, expulsar, lançar, arremessar, atirar, jogar, projetar.

”Força de ejeção” está bem adequado…

Leandro Costa

Pois é. Com todos esses sinônimos, existem nomeclaturas utilizadas para que não existam confusões, que no caso de operações militares, podem ser desastrosas.

Achei que tinha deixado isso claro acima.

“Força de ejeção” NÃO é adequado.

Se é o que foi traduzido automaticamente pelo tradutor automático do site chinês no qual você buscou essas informações, cabe à você, como interlocutor, corrigir as diferenças na tradução antes de postar isso.

Hamom

Resultado do Google [que não é chines…]

”A força de ejeção das catapultas a vapor em porta-aviões é o resultado da expansão rápida de vapor de alta pressão que impulsiona um pistão conectado à aeronave, lançando-a em alta velocidade para decolagem.”

Leandro Costa

Pois é, pior ainda. O Google sabe de tudo, mas é especializado em nada. É apenas uma ferramenta de busca, que não anda muito esperta atualmente.

Hamom

É claro que é adequado.

Leandro Costa

Hamom, eu não estou discutindo se é adequado ou não.

Eu estou informando.

Hamom

”…a catapulta à vapor já ajusta a força de lançamento de acordo com o peso da aeronave.”

”As catapultas a vapor apenas fornecem um número limitado de níveis de energia fixos e não conseguem ajustar com precisão a força de ejeção.

Enquanto a catapulta eletromagnética pode ejetar uma maior variedade de pesos de ejeção‌ que podem ser adaptados precisamente a diferentes modelos de aeronaves.”

Hamom

”Tô dizendo que não é a grande vantagem,já que as catapultas à vapor já variavam a força de acordo com o peso da aeronave.” … Não. É uma grande vantagem sim↓ As catapultas a vapor apenas fornecem um número limitado de níveis de energia fixos e não conseguem ajustar com precisão a força de ejeção; Se for utilizado para lançar uma aeronave muito leve (como um pequeno drone), a enorme aceleração instantânea causará graves danos na estrutura da aeronave ou até mesmo fará com que esta se desintegre. As catapultas a vapor da série C-13 dos EUA são concebidas para… Read more »

Leandro Costa

Sim, com certeza as EMALS podem ser usadas para lançar pequenos drones e tal.

Mas a pergunta que não quer calar é:

Por que usar uma catapulta para lançar aeronaves leves de algumas centenas de quilos? Ou mesmo de relativa baixa tonelagem?

Essas podem decolar sem catapulta tranquilamente.

Hamom

Sim, podem decolar.
Mas não é tão simples, existem situações operacionais onde é vantajoso/necessário o uso do EMALS para aeronaves leves abaixo de 10 t.
 
Aí vai depender do cenário de aplicação real, dos requisitos táticos‌ e do projeto do porta-aviões [com ou sem ”Sky jump”/rampa de lançamento].

Last edited 29 dias atrás by Hamom
Leandro Costa

Hamom, abaixo de 10t não precisa de catapulta mesmo sem ski-jump. Se você tem uma pista pequena para decolagem, tudo bem, ski-jump pode ser necessária. Mas olha isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DjkJKaKo-PM São S-2 Trackers, com peso todo carregado de 10.6 toneladas decolando sem catapulta do USS Lake Champlain, um porta-aviões da Classe Essex que nunca passou por modernização de alongamento de pista. Esses mesmos aviões decolavam, ainda sem catapulta, de um porta-aviões ainda menor chamado Minas Gerais A-11, ainda plenamente carregado. Em ambos os casos, esses navios não geram o mesmo nível de vento com suas máquinas quanto qualquer navio moderno… Read more »

Hamom

Repetindo. Sim podem decolar sem catapultas… 

Mas a questão é que a decolagem por catapulta é usada principalmente para melhorar o desempenho geral.

Se trata de decolar com mais carga e combustível no tanque [que é mais consumido numa decolagem sem catapulta…], rapidez, segurança e otimização do espaço empregado, resumindo; decolar com mais eficiência.  

X47-B decolando com catapulta ↓

https://youtube.com/shorts/yGI4bPhsuPI?si=_X3JpWNlMy67sC7g

Last edited 29 dias atrás by Hamom
Leandro Costa

Péssimo exemplo. Você não está se atentando para a proporção das coisas, Hamom. Um X-47B vazio pesa mais do que um A-4 à plena carga. A área alar de um X-47 é mais que o dobro da área do A-4 e com motores de maior potência. Um A-4 com pouco combustível, como usado pelos TA-4 usados até o início dos anos 2000 pela USN para treinamento de pouso em porta-aviões, eram catapultados com pouco mais que 5½ toneladas. Catapultas à vapor sempre foram capazes de lançar aeronaves de baixa tonelagem. E aviões com grande tonelagem, como o próprio X-47B sempre… Read more »

Hamom

É vc que está falando sobre lançar UAVs de centenas de quilo em catapultas, não eu….

Citei apenas o limite inferior do EMALS, em contraste com as 10 t das catapultas a vapor, é sua interpretação de texto.

 O X-47B com 13 t vazio parece ser atualmente o único drone com algumas toneladas da US Navy, que decola do convés de voo de porta-aviões, por isto o citei

Hamom

Voltando ao começo, eis o que eu disse em meu primeiro comentário↓ ”Uma grande vantagem da catapulta eletromagnética é que ela pode facilmente ajustar a força de ejeção e pode simplesmente se adaptar a diferentes tamanhos e pesos de aeronaves baseadas em porta-aviões para decolagem.” Aí vc responde↓ ”Na verdade não. A catapulta à vapor já tinha ajuste de força dependendo do peso da aeronave à ser lançada. O grande ganho da eletromagnética é a graduação na liberação dessa força, ao contrário da catapulta à vapor que liberava toda a força ao mesmo tempo.” —- Primeiro. Onde eu mencionei ou… Read more »

Leandro Costa

O ‘NÃO’ foi porque o ajuste de potência da catapulta à vapor NÃO é uma grande vantagem, visto que o equipamento anterior já fornece esse tipo de ajuste. Ao mesmo tempo, se há uma vantagem, existe algo sob a qual a vantagem foi adquirida. Ou seja, existe uma comparação, seja de equipamento anterior do mesmo tipo, seja alguma outra coisa? Exemplo: Qual a vantagem de um avião sobre um ônibus? R: O avião voa, tem maior velocidade, encontra menos obstáculo, chega ao destino mais rápido do que o ônibus. E um avião e um ônibus não tem nada a ver… Read more »

Last edited 29 dias atrás by Leandro Costa
Leandro Costa

Ah não falou? “EMALS pode lançar aeronaves pesadas de 40 toneladas baseadas em porta-aviões, bem como UAVs leves com algumas centenas de quilos.” Isso é citação do seu post, com negrito seu. “Citei apenas o limite inferior do EMALS, em contraste com as 10 t das catapultas a vapor, é sua interpretação de texto” Outra citação sua, apenas para ilustrar que não existe essa limitação de 10t de peso mínimo da catapulta à vapor. Já falei que os TA-4 quando pouco carregados pesavam algo em torno de 5,5 toneladas. E então os T-45 Goshawk? Que quando totalmente carregados pesam pouco mais… Read more »

Abymael2

Caramba, rendeu essa divergência.
Continuem porque a argumentação está sendo muito útil para quem sempre quer aprender um pouco mais. Meu caso.

Leandro Costa

Cara, eu acho que a divergência está mais para uso do português do que uso do EMALS.

Hamom

”…bem como UAVs leves com algumas centenas de quilos.”

Sim, citei como um exemplo da capacidade do EMALS, mas não disse que necessitam ser lançados por catapulta.

Leandro Costa

comment image

Hamom

Calma… kkkk

Mercenário

“refletindo uma abordagem funcional similar”. Que modo maravilhoso de justificar uma cópia.

Jean

O que importa é o radar.

Um turboélice para transportar este é detalhe.

Heinz

não é um turboélice qualquer, se for assim poderiam colocar um bandeirante, EMB 120 que sairia mais barato. Mas não suportaria

José Joaquim da Silva Santos

Ninguém me tira da cabeça que o investimento da China em grandes PAs é para projeção de poder em países pequenos no seu entorno, duvido muito que ela confia neles para para dissuasão. Só o tempo dirá, mas acho que a era dos super carriers entrará em um declínio gradativo, numa eventual guerra, se um enxame de drones consegue inutilizar um deles o seu fim é garantido, a realidade se impôe.

Jean

Sou grande entusiasta da marinha de superfície, mas nenhuma força tarefa centrada em porta aviões, com escoltas Aegis ou Type 55, duraria muitos dias numa guerra China x EUA.

Acho que submarinos com baterias de lítio, sistemas AIP e nucleares são os únicos meios que sobreviveriam.

Luiz

Lembra o E-2?!?!… É uma cópia descarada e sem royates