AMRJ realiza docagem tripla com mão de obra orgânica

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou no dia 15 de maio, no Dique Almirante Régis, uma docagem tripla com mão de obra orgânica, comprovando a retomada desta atividade estratégica. O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, o Rebocador Laurindo Pitta e o Dique Flutuante Almirante Schieck vão permanecer docados por três meses.
A adoção da mão de obra orgânica representa uma redução dos custos associados aos períodos de manutenção e reafirma a autonomia e a excelência técnica do Arsenal de Marinha na execução da operação de docagem.
Como parte do Período de Manutenção Geral (PMG) do NApOc Ary Rongel serão realizadas revisões dos motores de combustão principal e do gerador de eixo principal, inspeções nos thrusters e da bucha do HPC, além de inspeção, reparo e pintura das obras vivas. O navio, conhecido como o “Gigante Vermelho”, atua no apoio às atividades científicas do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Já o Laurindo Pitta passará por um Período de Docagem de Rotina (PDR), no qual estão previstos, entre outros serviços, inspeção estrutural, jateamento, tratamento e pintura; reparo de válvulas; inspeção e reparo de hélice; revisão de dois geradores; inspeção, tratamento e pintura de tanques de óleo aguada. Atualmente, o Laurindo Pitta funciona como navio-museu e é empregado no Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara.
Por sua vez, o Dique Schieck passará, durante a docagem, por serviços de manutenção geral, iniciativa estratégica para o apoio à construção dos Navios-Patrulha Mangaratiba e Miramar no AMRJ.
FONTE: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ)
Assine a Trilogia Forças de Defesa!
Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.Ou envie pelo WISE

Esse rebocador não é aquele fabricado em 1909? Não tinha sido mandado para o Museu?
Mas com todo respeito… isso ai e como colocar um patinho de borracha na banheira.
Você está certo. Esse Rebocador Laurindo Pitta foi comissionado em 30 de Setembro de 1910… Achei no Wikipedia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laurindo_Pitta_(rebocador)
Nossa “Gloriosa” Marinha orgulha-se de conseguir docar navio de 1910….
O Laurindo Pitta é um navio museu que está recebendo manutenção .. é algo importante.
Pelo que entendi, a matéria destaca o fato de servidores do AMRJ terem feito a docagem, sugerindo que antes contratavam empresas para prestar este serviço
Muito esperto isso. Aí a MB não doca um navio museu, histórico, que faz passeios bem legais na Baía de Guanabara, perde o casco desse navio histórico e vai ter um monte de almirantes de sofá dizendo que nem isso a MB consegue fazer. Digo sempre e repito. A MB tem MUITA coisa com o que se criticar. Mas essa docagem não é motivo de crítica. Foi uma docagem tripla, manobra complexa, seja lá quais os navios envolvidos. E não custou um centavo à mais ao bolso do contribuinte além do que já é orçado para a MB todos os… Read more »
Olha, critique uma porção de coisas, mas esse evento é útil e interessante e em nada é danoso. Pelo contrário, exatamente por ser um navio museu pode agregar conhecimentos em várias áreas.
Mesmo navios museu precisam serem docados para manutenção se eles ficam em contato constante com a agua, caso contrário o casco se deteriora o que pode levar a perda do navio.
Um exemplo do que estou falando é o USS Texas, o casco estava tão deteriorado que basicamente não havia metal na linha d’agua na proa, foi preciso uma mobilização internacional para arrecadar os fundos necessários para recuerar o navio. Tem vídeo de todo o processo de restauração.
Uau!! (2).
Meu pensamento: você não divulga ou trata como “vitória” aquilo que deveria ser encarado como rotina e/ou obrigação.
Uma brincadeira… pessoas são mão-de-obra orgânica.. se fossem robôs fabricados com aço e alumínio seriam mão-de-obra inorgância agora, se for um robô fabricado com resina polimérica usando uma impressora 3D também deveria ser mão-de-obra orgãnica.. riso.. mas no sentido da matéria, são pessoas do próprio AMRJ. Creio que no contexto da matéria, mas falta esclarecer, a docagem antes era feita por pessoal contratado para prestar um serviço. agora, o Laurindo Pitta é um navio museu que está recebendo manutenção e algum tipo de restauração. Creio que ele foi retirado do serviço operacional há mais de 30 anos. Talvez em algum… Read more »
Na mesma página de “AMRJ realiza docagem tripla com mão de obra orgânica” temos “Marinha Italiana estuda construção de porta-aviões nuclear” “Japão inicia operação do sistema costeiro antinavio Type 12, com alcance de 1.000 km” “‘Formidable Shield 25’: PPA da Marinha Italiana realiza lançamento bem-sucedido de míssil Aster 15” Colocar três barcos ao mesmo tempo em uma doca seca utilizando, imagine só, os próprios funcionários, gera uma matéria, enquanto o pessoal está testando coisas novas. Eu sei que não é culpa do Poder Aéreo e demais jornalistas, mas é difícil ver o dinheiro e tantas pessoas empregadas nesses órgãos e empresas e… Read more »