AMRJ realiza docagem tripla com mão de obra orgânica

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou no dia 15 de maio, no Dique Almirante Régis, uma docagem tripla com mão de obra orgânica, comprovando a retomada desta atividade estratégica. O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, o Rebocador Laurindo Pitta e o Dique Flutuante Almirante Schieck vão permanecer docados por três meses.
A adoção da mão de obra orgânica representa uma redução dos custos associados aos períodos de manutenção e reafirma a autonomia e a excelência técnica do Arsenal de Marinha na execução da operação de docagem.
Como parte do Período de Manutenção Geral (PMG) do NApOc Ary Rongel serão realizadas revisões dos motores de combustão principal e do gerador de eixo principal, inspeções nos thrusters e da bucha do HPC, além de inspeção, reparo e pintura das obras vivas. O navio, conhecido como o “Gigante Vermelho”, atua no apoio às atividades científicas do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Já o Laurindo Pitta passará por um Período de Docagem de Rotina (PDR), no qual estão previstos, entre outros serviços, inspeção estrutural, jateamento, tratamento e pintura; reparo de válvulas; inspeção e reparo de hélice; revisão de dois geradores; inspeção, tratamento e pintura de tanques de óleo aguada. Atualmente, o Laurindo Pitta funciona como navio-museu e é empregado no Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara.
Por sua vez, o Dique Schieck passará, durante a docagem, por serviços de manutenção geral, iniciativa estratégica para o apoio à construção dos Navios-Patrulha Mangaratiba e Miramar no AMRJ.
FONTE: Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ)
Esse rebocador não é aquele fabricado em 1909? Não tinha sido mandado para o Museu?
Mas com todo respeito… isso ai e como colocar um patinho de borracha na banheira.
Você está certo. Esse Rebocador Laurindo Pitta foi comissionado em 30 de Setembro de 1910… Achei no Wikipedia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Laurindo_Pitta_(rebocador)
Nossa “Gloriosa” Marinha orgulha-se de conseguir docar navio de 1910….
O Laurindo Pitta é um navio museu que está recebendo manutenção .. é algo importante.
Pelo que entendi, a matéria destaca o fato de servidores do AMRJ terem feito a docagem, sugerindo que antes contratavam empresas para prestar este serviço
Muito esperto isso. Aí a MB não doca um navio museu, histórico, que faz passeios bem legais na Baía de Guanabara, perde o casco desse navio histórico e vai ter um monte de almirantes de sofá dizendo que nem isso a MB consegue fazer. Digo sempre e repito. A MB tem MUITA coisa com o que se criticar. Mas essa docagem não é motivo de crítica. Foi uma docagem tripla, manobra complexa, seja lá quais os navios envolvidos. E não custou um centavo à mais ao bolso do contribuinte além do que já é orçado para a MB todos os… Read more »
Rapaz, essa não entendi também não, que loucura reclamar de fazer a manutenção do navio só pq ele é um navio museu.
Aliás, tá rolando visitação a alguns dos navios lá na Praça Mauá em comemoração ao mês da Marinha, se eu estivesse no RJ não perderia.
https://www.naval.com.br/blog/2025/06/07/mes-da-marinha-navios-serao-abertos-a-visitacao-publica-na-praca-maua-rio-de-janeiro/
Eu gostaria de poder ir, mas infelizmente não vou conseguir. É um bom passeio!
Olha, critique uma porção de coisas, mas esse evento é útil e interessante e em nada é danoso. Pelo contrário, exatamente por ser um navio museu pode agregar conhecimentos em várias áreas.
Cara, me desculpe, mas você tem que entender par criticar. O Laurindo Pitta não faz parte do serviço ativo da MB. Ele faz parte do museu e é utilizado (ISSO MESMO, AINDA NAVEGA!) em um tour, com os frequentadores do museu e turistas, pela baia de Guanabara. E isso está escrito na reportagem.
Ahhh, em tempo: é, sim, motivo de orgulho manter ativo um navio com 115 anos de comissionamento.
Mesmo navios museu precisam serem docados para manutenção se eles ficam em contato constante com a agua, caso contrário o casco se deteriora o que pode levar a perda do navio.
Um exemplo do que estou falando é o USS Texas, o casco estava tão deteriorado que basicamente não havia metal na linha d’agua na proa, foi preciso uma mobilização internacional para arrecadar os fundos necessários para recuerar o navio. Tem vídeo de todo o processo de restauração.
Laurindo Pitta se bobear vai voltar para ativa fazendo patrulhamento oceânico, devido a falta de outras unidades, juntamente com o Parnaíba. É o que sobrará para a MB operar.
Mas, ele e uma peça de museu. Está escrito no texto.
Uau!! (2).
Meu pensamento: você não divulga ou trata como “vitória” aquilo que deveria ser encarado como rotina e/ou obrigação.
Uma brincadeira… pessoas são mão-de-obra orgânica.. se fossem robôs fabricados com aço e alumínio seriam mão-de-obra inorgância agora, se for um robô fabricado com resina polimérica usando uma impressora 3D também deveria ser mão-de-obra orgãnica.. riso.. mas no sentido da matéria, são pessoas do próprio AMRJ. Creio que no contexto da matéria, mas falta esclarecer, a docagem antes era feita por pessoal contratado para prestar um serviço. agora, o Laurindo Pitta é um navio museu que está recebendo manutenção e algum tipo de restauração. Creio que ele foi retirado do serviço operacional há mais de 30 anos. Talvez em algum… Read more »
Caro Camargoer!
As docagens de todos os tipos de navios da MB ( Submarinos, fragatas, corvetas, NAE Ee etc), nos diques do AMRJ, em sua grande maioria, sempre foram realizadas por servidores civis do próprio AMRJ.
Então sei lá sobre o que a matéria se refere… os tais “orgãnicos” se tornaram um mistério… riso
vai ver a MB deixa crescer musgo e limo nas paredes do dique. dai é só deixar o navio escorregar até a posição.
falando sério.. vou botar a culpa na comunicação social da MB que escreve uma nota que ninguém entende o conteúdo.
Na mesma página de “AMRJ realiza docagem tripla com mão de obra orgânica” temos “Marinha Italiana estuda construção de porta-aviões nuclear” “Japão inicia operação do sistema costeiro antinavio Type 12, com alcance de 1.000 km” “‘Formidable Shield 25’: PPA da Marinha Italiana realiza lançamento bem-sucedido de míssil Aster 15” Colocar três barcos ao mesmo tempo em uma doca seca utilizando, imagine só, os próprios funcionários, gera uma matéria, enquanto o pessoal está testando coisas novas. Eu sei que não é culpa do Poder Aéreo e demais jornalistas, mas é difícil ver o dinheiro e tantas pessoas empregadas nesses órgãos e empresas e… Read more »
Fique tranquilo. Este ano a Stella testará pouso e decolagem do drone Albatroz no Deck do NAM Atlântico e ano que vem a Siatt fará o primeiro lançamento do Mansup ER em alguma fragata da classe Niteroi . Aí você ficará contentinho ?
Não, é ridículo perto do dinheiro empregado nas FFAA.
No tempo que eu servia no D26, já fizemos isso na década de 80.
Foi a F40, D26 e o Barão de Tefé já baixado da DHN.
Depois vou procurar a foto (digitalizar) e vou postar aqui 👍
Opa! Valeu Burgos! Vou gostar de ver.
Olá Burgos.
A matéria destaca o fato da docagem ter sido realizada pelo pessoal do AMRJ. Valeria a pena verificar se as docagens anteriores era feita por pessoal contratado para prestação de serviços;
Boa noite amigo Camargo vc sabe se foi assinado o contato para compra de chapas de aço da França pro subnuc da MB?.
Naquele tempo foi pelo pessoal do AMRJ, mesmo até porque naquela época tinha gente dando “Kbeçada” (grande efetivo) no AMRJ, tinha turno até de noite. Cancei de pegar a ceia da meia noite no rancho do AMRJ que era uma ótima janta por sinal carinhosamente apelidada pelos técnicos e engenheiros do AMRJ por “Fantomas”.
Os serviços a bordo eram frenéticos, muito corte e solda e tinha escala até de Fire Boy noturno. 👍💪⚓️🇧🇷. Pouca coisa era terceirizado naquela época
E melhor ter uma marinha do que não ter,manutenções,e uma forma de manter,os navios em operações;,por ser um navio antigo,mas entre aspas,não estaria navegável se não estivesse feito modernizacoes de antigo creio eu, só a data de fabricação kkkk
Eu estava em 1989 no Barroso Pereira e esse Laurindo Pita passava pra lá e pra cá.