Submarino Type 212 - U33 - foto Marinha Alema

Koblenz, Alemanha — A Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS) firmou nesta quinta-feira (27) um dos maiores contratos de serviço de sua história, assegurando a modernização completa de seis submarinos Type 212A da Marinha Alemã. O acordo, assinado com o Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), envolve mais de € 800 milhões e terá duração de dez anos.

O contrato prevê a atualização de sistemas essenciais a bordo dos submarinos, incluindo o sistema de navegação e o sistema de comando e controle de armas, especialmente nos quatro navios mais antigos do primeiro lote. A meta é manter a superioridade tecnológica da frota submarina alemã e preparar o país para enfrentar desafios futuros na defesa nacional e nas operações da OTAN.

“Este importante contrato de serviços fortalece ainda mais nossa cooperação sólida e confiável com a Marinha Alemã no campo da manutenção,” destacou Oliver Burkhard, CEO da TKMS. “Como potência marítima, vamos utilizar todo o nosso portfólio de serviços para assegurar a alta disponibilidade operacional e o desempenho da frota de submarinos alemã, contando com nossa expertise acumulada ao longo dos anos.”

Visão em corte do Type 212

Parceira estratégica da Marinha Alemã, a TKMS oferece serviços que vão desde manutenção e reparos até modernizações e logística específica para submarinos, desempenhando um papel crucial na prontidão técnica da frota. Além disso, a empresa atua como contratante principal na construção de submarinos, integrando a capacidade inovadora de diversas pequenas e médias empresas, fortalecendo assim a cadeia de valor industrial alemã.

Reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de submarinos convencionais, a TKMS possui encomendas expressivas no setor submarino, incluindo quatro novos submarinos Type 212CD para a Alemanha e dois submarinos 218SG adicionais para Singapura. Em maio de 2025, a carteira de pedidos da empresa atingia um recorde de € 18 bilhões, garantindo sua capacidade produtiva e empregos bem além da década de 2040. O novo contrato de serviços contribui para expandir ainda mais essa carteira robusta, consolidando o cenário positivo para o setor naval alemão.

A modernização dos submarinos Type 212A representa um investimento estratégico não apenas em segurança, mas também em inovação e soberania tecnológica, reafirmando o compromisso da Alemanha com a defesa nacional e o fortalecimento da OTAN.

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José Farias

Pois é, a soberba da MB que abandonou o que aprendeu para partir para algo novo.
Depois reclamam de falta de verbas!

Camargoer.

José.. há mais de 10 anos discutimos o Prosub.. supor que os problemas da MB decorrem da escolha do Scorpenevé um grande equivoco

Calvario

Os submarinos type 212 estavam disponíveis para a venda ao Brasil? Transferiam conhecimentos?

Camargoer.

A MB havia escolhido o 214ou 212.. não lemos, com propulsão convencional. Seriam 4 submarinos novos para substituir os Tupi, exceto o Tikuna. O AMRJ seria reformado e modernizado. Contudo, a MB propus um projeto mais ousado que seria a construção do SBN. Por isso, a MB escolheu o Scorpene. No mesmo pacote, a MB propus uma base e um estaleiros novos. Os alemães não têm conhecimento sobre submarinos de propulsão nuclear, por isso a MB escolheu os franceses. Ajem disso, o Scorpene é maior e segundo todos estes anos de discussão, são superiores aos submarinos alemães. É curioso que… Read more »

Fábio CDC

Considerando as 6 unidades e suas capacidades excepcionais, está praticamente de graça.

Camargoer.

Olá Fábio

Em média, o custo de modernização de cada submarino será de E$ 130 milhões.. é bem alto.

Lembro de uma matéria aqui no PN do Roberto Lopez que mencionava o PMG do um Tupo em torno de US$ 30 milhões e US$ 60 milhões se o submarino fosse remotorizado.

Isso seria da ordem do valor de um navio de patrulha de 500 ton… a modernização destes submarinos alemães está custando o valor de um NPaOc de 1,5 mi ton.

sub urbano

Esse é um dos submarinos fabricados com maior capricho. Mesmo depois de mais de 20 anos de operação, continuam sendo uma das classes de submarinos mais silenciosas. Em exercicios internacionais o U212A é tido como o mais discreto no espectro eletromagnético, sendo dificil de pegar pelos MADs (detectores de anomalia magnetica).