Rússia suspende modernização do porta‑aviões Admiral Kuznetsov

Moscou, 11 de julho de 2025 — O Ministério da Defesa da Rússia suspendeu os trabalhos de reparo e modernização do porta‑aviões pesado Admiral Kuznetsov, informou o Izvestia nesta sexta-feira. A decisão abre espaço para a possibilidade de descomissionamento e desmantelamento do navio, que já enfrentava atrasos e problemas estruturais graves.
A corporação responsável pela construção naval, a United Shipbuilding Corporation, e a Marinha russa devem oficializar em breve o destino final da embarcação. Analistas consideram plausível que o navio — atualmente classificado por fontes como “moral e fisicamente obsoleto” — seja encaminhado para sucateamento.
O almirante Sergei Avakyants, ex‑comandante da Frota do Pacífico, opinou que a decisão é acertada: “A Marinha russa não precisa de porta‑aviões no formato clássico… são caros, ineficientes. O futuro pertence a plataformas robóticas e aeronaves não tripuladas. Se o Kuznetsov não for restaurado, que o desmantelem”.
Por outro lado, o pesquisador Ilya Kramnik, do IMEMO RAS, defende que a Rússia necessita de capacidade de projeção aérea em alto mar: “O navio é antigo e pouco confiável, mas os porta‑aviões são necessários para suporte aéreo em missões distantes…” Ele sugere que um novo navio seja construído “com base na experiência do Kuznetsov e na infraestrutura dos estaleiros atuais”.

Desde 2017, o Admiral Kuznetsov vinha em um complexo processo de reforma, porém sofreu incidentes graves: o afundamento do maior dique seco russo em 2018, que danificou seu casco, e um incêndio significativo em 2019.
O futuro do único porta‑aviões em serviço ativo na Marinha russa — hoje com mais de 35 anos — permanece incerto. A definição dependerá da conclusão das avaliações técnicas e de custo, bem como da decisão política sobre a viabilidade de investir em um novo projeto naval ou extinguir a operação.
FONTE: Izvestia
Alguém esperava algo diferente? Rússia não é a União Soviética e eles ainda não entenderam isso….
A economia russa é menor que a brasileira e estão gastando fortunas para manter a guerra na Ucrânia… acredito que são desculpas para esconder o real motivo que é a falta de dinheiro…. Como escrito em outros comentários, a China teria posto pra navegar rapidinho…
Tem que mais a ver com a doutrina russa de combate, isso é uma baita perda? sim, porem, se fosse da vontade deles colocariam esse belo vaso de guerra em operação novamente.
Em PPP a economia russa é a 4ª maior do mundo e quase 50% maior que a brasileira.
Como eles não compram seus armamentos em dólares americanos, a economia russa convertida em dólares americanos pouco importa para isso.
Importa sim, pq muitos dos componentes das armas russas são compradas em mercados paralelos através da Turquia, ou mercados normais como Índia e China, só que nenhum deles aceita rublos, aceitam ouro, dólar ou commodities como petróleo, diesel, grãos etc. E essa capacidade de poder de compra russa é uma maquiagem, ela existe pq o banco central artificialmente diminuiu os juros pra combater a inflação, só que isso já está gerando inúmeros problemas, e o Putin msm disse que isso não é sustentável
A economia russa é pouco menor que a brasileira (tem o PIB 15% menor), mas tem menos população e muito, mas imensamente mais recursos naturais.
Essa história do Kusnetzov parece a do NaE São Paulo: anos docado, com planos de modernizar, e um dia, descobrem que não adianta nada, que não serve para nada… mas não sem gastar horrores nele, a fundo perdido!
” A Marinha russa não precisa de porta‑aviões no formato clássico… são caros, ineficientes. O futuro pertence a plataformas robóticas e aeronaves não tripuladas.” . Parece a fábula da raposa e das uvas 🙂 . Outro grande navio russo o cruzador Almirante Nakhimov também vem enfrentando sucessivos atrasos. O projeto para traze-lo de volta ao serviço iniciou-se em 1999 embora os trabalhos a sério tenham iniciado anos depois, mesmo assim já se foram pelo menos 10 anos e o outro cruzador da mesma classe o “Pedro o Grande” necessita passar por uma modernização e parte da tripulação foi transferida justamente para… Read more »
Caro Dalton, eu acho que a Rússia é muito pragmática quanto à gastos militares e priorizações. Provavelmente o navio por ser velho não estava compensando muito, mas eles queriam modernizar para não perder o prestígio. Porém a guerra na Ucrãnia e o apoio do Ocidente deve ter feito com que eles pensassem melhor. Esta guerra não é uma guerra naval, o foco está no exército, blindados, artilharia, mísseis, munições, sistemas antiaéreos e drones. O custo para terminar a modernização e colocar o navio de volta em operação será muito melhor utilizado nestas outras prioridades. Eles perdem prestígio e podem até… Read more »
Meu ponto não foi sobre a decisão Luís e sim sobre as palavras sobre serem “caros e ineficientes” . Parece desdém de quem quer comprar e a própria URSS tardiamente resolveu investir em NAe e quem é antigo de blog deve lembrar sobre os 2 NAes que estariam terminados por volta de 2020, um para a Frota do Norte e outro para a do Frota do Pacífico. . É de fato uma perda de prestígio e a Rússia será o único dos 5 integrantes permanentes do Conselho de Segurança a não ter um Nae, mas, acima disso, há sim espaço/função… Read more »
Dalton
O kuznetsov é caro e ineficiente , talvez seja isso.
Provavelmente vão começar imediatamente os trabalhos para construção de outro porta aviões já que projeto para isso eles tem.
Vai ser triste se o Pedro o Grande ter o mesmo destino do Kuznetsov, ser devorado por uma metástase de ferrugem… Esses navios da classe Kirov são bonitos e imponentes demais
Quero os meus 500 reais, por favor! Kkkkkkk
Tinha quem batia o pé e jurava que essa banheira voltaria ao serviço ano passado .
“A Marinha russa não precisa de porta‑aviões no formato clássico… são caros, ineficientes…”
“Eu não preciso de uma Range Rover Evoque, é cara e ineficiente, o Kwid me leva pra onde eu quero, com quase o mesmo conforto”
É verdade, esta escrito no bilhete.
Era mais fácil ter entregue aos chineses que essa modernização já teria acabado e o navio estaria em pleno funcionamento, olha o que eles fizeram com o “irmão” do Kuznetsov
Opaaa Brasil vai que é tua !
Aproveita que a MB adora uma encrenca e arremata…
Salve Nelson Jr. !!
Kkkkkkkk…
Pensei a mesmíssima coisa.
A gente perde a marinha, mas não perde a piada.
Não, porque é russo.
Agora, se fosse francês ou inglês…vixi, todo dia teria viagem do almirantado pra fazer “vistoria” e trocentos grupos de estudos pra convencer o governo a comprar essa traquitana…
Para manter a doutrina de reparos e construções navais.
Estão é certíssimos, quem precisa de PAs são países que querem projetar poder sobre outros menores a longas distancias, não são armas defensivas, como meio defensivo pra Rússia ele é inútil.
São fenomenais sistemas defensivos para a frota, multiplicando a consciência situacional e versatilidade do ataque e defesa da mesma.
Claro, se a manutenção dos sistemas, a prontidão e treinamento da tripulação estiver em dia e o navio perfeitamente operacional, mas isso vale para qualquer unidade . Sabem bem disso tanto a marinha russa com seu Moskva , quanto a marinha dinamarquesa com a fragata Iver Huitfeldt no Mar Vermelho.
Sim mas hoje com a proliferação dos drones da para conseguir uma ótima consciência situacional operando drones em fragatas ou em navios aeródromos bem menores, mais leves e bem mais baratos. Outra coisa, operando mais próximo da costa a marinha russa tem o apoio dos caças e aeronaves da força aérea. E a Rússia tem um território continental que vai desde a divisa com a Europa até a divisa com o Alaska, pega quase toda a Ásia e também chega próximo do Oriente Médio. O que significa que a Rússia tem bases aéreas próximas de muitas regiões de interesse, só… Read more »
Não na Síria por exemplo, não na Líbia, não no Mediterrâneo, não no Sudeste Asiático … Enfim sua “frota” já não é de águas azuis e não tem cobertura aérea nessas áreas.
entrega para a China, rápido ele navega de novo.
Eu não duvido disso. Poderiam fazer algum acordo com a China e colocar pra modernizar e navegar novamente em troca de sei lá…. Gás Natural, Petróleo, Minerais, Tecnologia que a China ainda não possui etc.
vou dizer novamente, esse aí não volta mais nunca! até a sua tripulação foi enviada para morrer na Ucrânia, segundo algumas fontes. Além do navio ser um lixo, perdeu-se também a expertise humana que o operava.
Ninguém que vá invadir a Rússia, irá pelo mar. Submarino tem mais lógica pra defesa. Nem União Soviética fazia projeção de poder que precisasse de porta-aviões.
Mas eles desejaram e muito terem uma frota de porta-aviões. Começaram com os Kiev, logo depois com os Kuznetsov e culminando com o Ulyanovsk (não construído). O que impediu que isso se concretizasse foi o desmantelamento do país e a completa fata de dinheiro que se seguiu, dente outros motivos também.
Mania de grandeza de alguns.
Parece que já vi essa história em outro lugar… Podem oferecer pro Paquistão, kkk
Em breve em alguma marinha perto de você, já pensou se for aqui?
Se o mundo ainda respeita a Rússia é por seus escritores maravilhosos, sua história magnífica , a beleza e os altos padrões urbanisticos do país, o programa espacial nos anos 60 e 70 e especialmente a capacidade de varrer o mundo pro espaço numa guerra nuclear.
Estão num atoleiro …
Não fosse a China, essa sim um titã ameaçador , escorando, não teria mais a menor importância.
Manda para a China que revitalizam em 12 meses.
Arrasta ele pra Sebastopol que a Ucrânia resolve isso rapidinho… Vai fazer companhia pro Moskwa…
Se eles formassem um acordo com os chineses para a restauração e modernização deste carrier com os chineses, estaria navegando desde anos atrás.
O greenpeace vai soltar fogos de artifício para comemorar.
Cada vez que dão partida no motor dele meia dúzia de ursos polares morrem, solta mais fumaça que um esquadrão de MiG-29A
Finalmente vão deixar ele descansar.
Interessante mencionar que o Kuznetsov assim como todos os porta-aviões soviéticos foram construídos em estaleiros em Odessa por pessoal ucraniano, quando a Ucrânia e Rússia se separaram em 1991, a expertise na construção e manutenção desse tipo de vetor ficou 100% na Ucrânia, só que a Ucrânia que era/é pobre não podia operar eles, então venderam os que tinham justamente pra China e Índia com transferência de tecnologia.
Na realidade foram construídos em Nikolayev…….uns 150 km de Odessa.
E na época, havia engenheiros e operários oriundos de várias partes da antiga URSS….