O presidente americano Donald Trump declarou nesta sexta-feira ter ordenado o reposicionamento de dois submarinos nucleares em regiões que julgou estratégicas, como resposta direta a “declarações tolas e inflamadas” do ex‑presidente russo Dmitry Medvedev, que atualmente ocupa o cargo de vice‑presidente do Conselho de Segurança da Rússia.

Em publicação na plataforma Truth Social, Trump afirmou:

“Com base nas declarações altamente provocativas do ex‑presidente da Rússia, Dmitry Medvedev (…), ordenei que dois submarinos nucleares sejam posicionados nas regiões adequadas, caso essas declarações sejam mais que meras palavras. As palavras são muito importantes e podem gerar consequências não intencionais. Espero que este não seja um desses casos.”

A tensão escalou após Medvedev ironizar o ultimato de Trump à Rússia — que deu 10 dias para aceitar um cessar‑fogo na Ucrânia, sob ameaça de tarifas aos compradores de petróleo russo — e invocar o sistema soviético de retaliação automática “Dead Hand”, além de mencionar seriados apocalípticos como The Walking Dead.

Segundo o relato da Reuters, Medvedev escreveu no Telegram:

“Se poucas palavras de um ex‑presidente da Rússia desencadeiam uma reação nervosa no supostamente poderoso presidente dos EUA, então claramente a Rússia está fazendo tudo certo … e deve seguir seu próprio caminho.” Ele ainda alertou sobre “o quão perigoso o lendário ‘Dead Hand’ pode ser.”

Até o momento, não se sabe se os submarinos realmente foram movidos, já que deslocamentos desse tipo são secretos e raramente divulgados pelas Forças Armadas. Especialistas acreditam tratar-se de uma retórica estratégica para mostrar determinação e advertência preventiva.

A movimentação representa uma rara menção pública de Trump ao arsenal nuclear — seu primeiro gesto desse tipo desde 2018, quando fez ameaças explícitas a Kim Jong‑Un, afirmando que seu “botão nuclear” era “muito maior e mais poderoso”.

Reações oficiais e contexto

O porta‑voz do Pentágono, Kingsley Wilson, preferiu encaminhar todas as perguntas à Casa Branca, sem confirmar ou negar a existência de ordens em curso ou detalhes de deslocamento, mantendo a postura típica de sigilo operacional.

Analistas advertem que a retórica nuclear, ainda que simbólica, eleva o risco de escalada e mal‑entendidos, especialmente em um contexto de crise prolongada na Ucrânia e com os arsenal nuclear novamente em foco global.

Apesar do tom beligerante, não há indicações de que o governo Trump esteja se preparando para usos militares reais — mas sim reforçando sua disposição de desencadear sanções mais duras contra Moscou se o impasse na Ucrânia persistir.■


Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

O cara literalmente caiu no “ragebait” do Medvedev, que presidente patético pelo amor de cristo.

Amarante

Como diria os jovens redpills, não sobrou nada pro betinha do Trump.

Hamom

Dei uma pesquisada e fiz uma cronologia do bate-boca ↓ — 1- Trump deu primeiro um ultimato de 50 dias e depois 10 dias, ameaçando sanções e tarifas se a Russia não fizer um acordo de paz nestes prazos. 2- Após impasse tarifário da Índia com Trump e diante da recusa indiana em parar de comprar petróleo russo… Trump então chamou Índia e Rússia de “economias mortas”. 3- Em resposta, Dmitry Medvedev fez uma publicação na rede social X criticando o ultimato do líder americano à Rússia: “Em primeiro lugar, a Rússia não é Israel nem mesmo o Irã. Em… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Hamom
gordo

Um senhor já idoso que adora like em rede social. Ele adora um like, um está demitido, ou uma humilhação tipo a que o Zé recebeu na Casa Branca ou a Úrsula, essa dentro de casa mesmo. Parece o menino Ney, que só joga pra ter o que postar nas redes sociais. As redes sociais estão acabando com as democracias e os times de futebol.

Camargoer.

Trump é um político medíocre. Saltou de uma carreira polêmica de especulador imobiliário, celebridade de reallity-show e sócio de cassino para um dos mais importantes cargos políticos do mundo sem qualquer preparo ético, sem compreensão de política internacional e uma inabilidade para política interna que torna inépto até para administrar uma prefeitura. Os autores de “Como as democracias morrem” mostram que Trump é o resultado prático da disfuncionalidade da democracia estadunidense que está em crise desde o fim da II Guerra. A elite política dos EUA foi incapaz de reformar e atualizar seu modelo democrático devido uma mistura de arrogãncia… Read more »

Amarante

O fascismo é o botão de emergência do capitalismo.

Lúcio Sátiro

O engraçado é que em seus livros, Mussolini, o Criador do Fascismo, odeia e combate o capitalismo. Aí Todo pangaré que não tem ideia do que é Fascismo associa essa ideologia com capitalismo, quando qualquer um aqui que Leia o Manifesto Fascista logo conclui que o Fascismo é muito mais crush do socialismo. Manifesto dos Fasci Italiani di Combattimento (1919) 1. Sufrágio universal com voto secreto, estendido a ambos os sexos. 2. Representação proporcional nos parlamentos. 3. Mandato político limitado, com controle popular. 4. Abolição do Senado, considerado uma instituição inútil. 5. Convocação de uma Assembleia Nacional para reformar o… Read more »

Last edited 19 dias atrás by Lúcio Sátiro
Luciano

Lá vamos nós, mais uma vez insistem em associar o fascismo a esquerda. Mussolini havia sido um militante socialista e aprendeu seus discursos, conceitos e estratégias. Portanto, seu arcabouço teórico usava as armas de um dos seus adversários conceituais. Tanto ele como Hitler se colocavam como a “terceira via”, porém, no caso de sua oposição ao capitalismo era focado na vertente liberal do mesmo! O fascismo tem o regime de propriedade privada, a despeito de toda aquela lenga lenga de Hitler de que os comunistas roubaram o sentido do socialismo. Tá lá em William Shirer e outros que testemunharam o… Read more »

Marcelo
Yuri

Based, tem que ser assim mesmo.

Orphel

1. Sobre a suposta “mediocridade” de TrumpÉ incorreto dizer que Trump ascendeu ao cargo presidencial “sem qualquer preparo”. Embora sua trajetória tenha sido fora do padrão político tradicional, Trump teve décadas de atuação em negociações empresariais, mediação de conflitos contratuais, comunicação de massa e liderança organizacional — competências relevantes à administração pública, especialmente no estilo executivo de liderança presidencial. Além disso, muitos presidentes dos EUA vieram de contextos “não políticos”, incluindo Dwight Eisenhower (militar) e até mesmo Abraham Lincoln, cuja formação era limitada diante dos padrões elitistas da época. Trump representa, nesse sentido, um fenômeno recorrente: a ascensão de outsiders… Read more »

Matheus

Chat GPT estralando aqui.

amarante

Parece mais o Perplexity, mas sem dúvida, IA pura.

Hamom

A IA do Google era engraçada no começo, uns 3 meses atrás fiz uma busca com um titulo aleatório que me veio a cabeça;

Maio/2025

Resultado gerado pela I.A do Google para a busca→ ”Aliança das Oito Escórias”
….
”A “Aliança das Oito Nações” ou “Aliança das Oito Escórias” (na tradução literal) refere-se à coalizão militar internacional que invadiu a China em 1900 para aliviar o cerco às legações estrangeiras em Pequim.

Esta aliança era composta por Áustria-Hungria, Império Britânico, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Contexto Histórico:
blá-blá-blá…

Last edited 20 dias atrás by Hamom
sub urbano

Revolta dos Boxers, Aliança das Oito Escórias vs “Sociedade dos Punhos Justos e Armoniosos” (praticamente uma confraria de jiujiteiros)

Santamariense

Armoniosos sem H, mesmo?

Hamom

rsrs…Bem por aí, tem muito filme de kung-fu ambientado naquele contexto histórico

Antonio Palhares

O senhor, é quem acha mesmo isso. Que acaba de transcrever ?

Rafael Aires

Alguém tem que acabar com o Império. A história se repete, mas rima.

Faver

Humberto Gessinger já dizia…
A história se repete, mas a força deixa a história mal contada…
E o fascismo é fascinante, E deixa gente ignorante fascinada
É tão fácil ir adiante e se esquecer
Que a coisa toda tá errada
Eu presto atenção no que eles dizem
Mas eles não dizem nada…

Toda Forma de Poder

Luciano

Essa música nunca foi tão atual! Ouço sempre!

Antonio Palhares

“Como as democracias morrem”. Basta ler e comparar. Para não chorar. Até rima.

Felipe

Tem nada a ver uma coisa a outra!! Com q base ele é um político medíocre? Me fale!
Não é atoa q ele é o presidente do país mais poderoso mundo pela segunda vez, e um bilionário!! E vc é o que?

Luciano

Black Mirror, episódio 3, segunda temporada, “The Waldo Moment” explica o fenômeno Trump.

José Joaquim da Silva Santos

O que na sua casa é fabricado nos EUA ?? Sequer o seu celular é. Acorda neocom, os EUA não são mais o Hegemon, não estamos mais em 2000, o máximo que eles são hoje é o que se chama “Primus inter paris” = o melhorzinho entre os iguais.

adriano Madureira

Sério, Trump parece aquele garoto que por ser dono da bola,se acha no direito de comandar o jogo…

Um velhote de 79 anos de idade e parece agir com a imaturidade de um adolescente.

Felipe

Se fosse o putin vc estaria ovulando pela boca e dizendo “Nossa isso que é um líder de vdd”

Amarante

O pervertido realmente quer provar ao mundo que tem algo entre as pernas kk
Mas sinceramente, Medvedev é um retardado, desde o primeiro dia da invasão ele só fala em armas nucleares.

adriano Madureira

Sorte que o presidente da Rússia é Putin e não ele….

Medvedev mudou muito, no começo ele parecia mais receptivo ao ocidente e aos preceitos democráticos, mas então de uma guinada de 180 graus.

Medvedev presidente da Rússia entre 2008 e 2012, era visto como símbolo de uma possível abertura no regime de Vladimir Putin.
Defendia modernização tecnológica, diálogo com o Ocidente e reformas institucionais. 
Treze anos depois, tornou-se um dos principais defensores do 
discurso de guerra e confronto com a Otan.

Heinz

Medvedev só fala aquilo que Putin quer e que o próprio não pode falar, pois sairia do personagem centrado e sério.

Santamariense

Medvedev é um exemplo de gente que quando tem poder mostra quem realmente é. Sua postura e declarações velocistas e nacionalistas extremadas lembram muito um termo que a esquerdalha gosta muito de usar… fascista!

Santamariense

Belicistas*

F-5

Prezado Santamariense: Tenho divergências homéricas contigo, mas ultimamente tenho concordado em algumas postagens. A esquerda, a qual faço parte, generaliza demais. Você pode ser direita e necessariamente não ser fascita, simples. Usa alguns bordões do tempo do pombo-correio em código Morse. Não vou entrar no âmbito da direita, pois gosto muito de fazer mea-culpa quando necessário. Tenho muitos amigos dr direita que dividimos mesa de bar e são super coerentes, só divergimos politicamente. É essencial para a democracia pensamentos divergentes para equilíbrio das forças. Mas, um fato que me irrita, enquanto professor de língua portuguesa, é o uso do pronome… Read more »

Santamariense

Prezado F-5, obrigado pelas palavras. Eu também tenho amigos de esquerda, moderados e sensatos. Em nossas conversas, nunca houve qualquer tipo de abalos ou divergências sérias. Sabe por que? Porque ninguém doura a pílula e nem defende o indefensável somente porque é de seu interesse. Mas, o principal, é que ninguém usa de palavras “bonitinhas” e discursos intelectualóides para se esconder atrás deles e posar de inocente, usando disso para propagar suas verdadeiras intenções.
Que Nossa Senhora Medianeira rogue por nós!!
Abraços.

Marcelo

Que receptivo ao ocidente e aos preceitos democráticos.
Ele esta doido que o putin morre pra ela assumir o lugar e virar o ditador .

Marcelo

Quem pode pode,quem não pode joga uma pá de cau no buraco e acha que é esperto (na verdade é um trouxa).

Santamariense

Cau, não. Cal.

Abymael2

Trump é o tipo de sujeito narcisista patológico. Tão poderoso, tão magnânimo, tão soberano, mas tem plena consciência de que está com 78 anos, ruim de saúde e que a Senhora Morte não dá a mínima para os seus delírios de grandeza. Ele, portanto, não tem nada a perder. Quer mais é que tudo vire um caos e que o mundo se exploda e se isso significa um imenso cogumelo nuclear, para ele tanto faz. No seu narcisismo extremo, sua preocupação é exclusivamente consigo, ou seja, se a radiação nuclear se espalhar pelo mundo após a sua morte, atingido mesmo… Read more »

Jose

É inequívoco que Trump tem problemas mentais. Não cognitivos, mas transtorno de personalidade e um caráter duvidoso. Isso está ficando claro inclusive para os americanos. Lá só os fanáticos, como o gado aqui, batem palmas pra qualquer absurdo que dizem

adriano Madureira

Espero que o submarino Belgorod já esteja com o seus 6-8 Poseidons com ogivas nucleares de 100 megatons ativos…

Dizem que tem até uma variante armada com Cobaltp-60,certo estão os russos,se for para cair,que caia levando todos juntos

Não sou muito favorável a tal extremo,mas se a segurança do país estiver em perigo,que se use todos os meios…

comment image

Esse Trump veio para ferrar o mundo.

amarante

Vamos destruir o mundo porquê dois fascistas estão discordando de algo. Parece razoável…

Santamariense

Por incrível que pareça, concordo plenamente contigo. Te deixei até um like.

Last edited 20 dias atrás by Santamariense
amarante

😀

adriano Madureira

Pouco me importa russos e americanos,se eles quiserem se matar em uma guerra de egos,por mim tanto faz,apesar que eu tenho plena consciência de que seria game over…

Mas seria bom os estados unidos sentir na carne e ter parte de seus cidadãos incinerados como fizeram em Hiroshima e Nagasaki..

Uma nova ordem mundial sem esses senhores seria um sonho,pena que seria impossível o mundo sair sem arranhões.

Dalton

Estamos em agosto então é inevitável que os bombardeios atômicos ressurjam
mas, vale a pena lembrar que em março de 1945, um número maior de japoneses foram “incinerados” em Tóquio além de outras cidades inclusive alemãs com dezenas de milhares de mortos também.
.
Caso o Japão não tivesse finalmente se rendido em agosto, o bloqueio naval
os constantes bombardeios e eventualmente um inverno que revelou-se extremamente rigoroso, teriam causado um número maior de vítimas até o início da invasão programada para novembro que também ceifaria a vida de milhares
de americanos.
.

Heinz

Nossa, até parece que EUA, Inglaterra não possuem armas nucleares para fazer a Rússia virar um grande deserto gelado.

adriano Madureira

E a Inglaterra iria ser o novo transatlântico da White Star Line a ir a pique…

Santamariense

Calma, meu caro…menos, bem menos…ninguém desses daí, sejam russos ou americanos, está a fim de por a própria pele em risco. Essas ameaças não são nada perto do que foi o auge da guerra fria.

Last edited 20 dias atrás by Santamariense
adriano Madureira

Pena,o mundo seria bem melhor sem estadounidenses,russos e demais potências que acham que podem mandar no resto do mundo como se demais países fossem vassalos…

Santamariense

Meu caro, não seja ingênuo. Risca EUA, rússia ou qualquer outra potência do mundo…ótimo…logo, outras potências surgirão e tomarão o lugar delas. Não existe mundo sem os mais poderosos e os menos. Desde que o mundo surgiu é assim. Pensar diferente é totalmente utópico.

Jose

Pela quantidade de negativação diante de fatos inquestionáveis, não me surpreendo tanta gente que ainda defende o fascismo aqui neste país. Ou isso ou parte da nossa população está sofrendo de uma distorção cognitiva de algum tipo…

Hamom

”Este é o império em estágio avançado de meme.

Um presidente nervoso, com um cheeseburger em uma mão e uma bola de futebol americano nuclear na outra, atacando um tuíte.

Medvedev, o irônico porta-voz não oficial de Moscou, lançou algumas palavras no éter digital sobre um Trump que soava nervoso.

E o comandante-em-chefe dos Estados Unidos respondeu movendo as armas mais apocalípticas da Terra como um barco de brinquedo em um jogo de tabuleiro.”

Last edited 20 dias atrás by Hamom
Aéreo

“Quem for homem cospe aqui” Esse é mais ou menos o nível intelectual desse debate Trump – Medvedev.

adriano Madureira

,essa frase aí já me fez brigar muito… Bons tempos de moleque.

rob70

Dizem… (talvez seja lenda da internet)

Dizem por aí que uma vez perguntaram para Albert Einstein:

“Como seria a 3ª Guerra Mundial???”

Segundo consta, Einstein respondeu:

“Eu não sei como seria uma 3ª Guerra Mundial; Eu sei como será a quarta… será com paus e pedras!”

Sergio Machado

Nada na Rússia ocorre sem a anuência de Putin. Medevdev ocupa um papel de projeção extremista, tudo coordenado.
Diferente de Putin, que precisa se mostrar equilibrado e frio, Medvedev mostra que se quiserem torcer a porca, há muita rosca no parafuso.
É o Trump russo nas ameaças, mas muito menos bravateiro e mentiroso.

Last edited 20 dias atrás by Sergio Machado
Antonio Palhares

Não acredito que o falastrão Trump esteja tão preocupado com as palavras de outro falastrão.

Antonio Palhares

Se a Russia não tivesse o poder nuclear que tem. Certamente já teria ido para o vinagre e seria dividida em 39 pedaços.

Macgarem

Daqui a pouco Medvedev cai de alguma escada e tudo ta resolvido.

adriano Madureira

Duvido muito sisso,seria mais fácil a escadaria colapsar e desabar…

José Joaquim da Silva Santos

Medvedev eu não sei, mas Trump daqui a 3 anos e meio estará de pijama num rancho.

Heitor

Que se destruam, duas nações que não farão falta. Se sustentam por ameaças à outros países, aparelhamento, invasões absurdas, massacres de povos inteiros.

rob70

A questão não é Rússia e EUA se destruírem…

(…) o grande problema é levarem o resto mundo consigo numa hecatombe nuclear!

José Joaquim da Silva Santos

Para com esse papo surrado dos anos 80 cara, tem muito exagero nisso, onde vai ficar inabitável é somente alguns lugares na Europa e EUA. Não existe quantidade de ogivas mais pra essas besteiras de inverno nuclear, muito disso é narrativa deles mesmos para convencer os outros países a não terem a bomba.