Marinha do Brasil realiza cerimônia de lançamento da fragata ‘Jerônimo de Albuquerque’, em Itajaí (SC)

59

A Marinha do Brasil (MB), a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) realizaram, nesta sexta-feira (08), a Cerimônia de Lançamento da segunda fragata prevista no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). O evento foi realizado na TKMS Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, Santa Catarina.

O navio foi batizado com o nome “Jerônimo de Albuquerque”, uma homenagem ao primeiro comandante de uma frota naval da Marinha nascido em território Brasileiro. A embarcação tem alto poder combatente para proteger os mais de 5,7 milhões km² de área marítima da Amazônia Azul. Pode ser usada para monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca ilegal, dentre outras ameaças, e também está pronta para atender a compromissos internacionais, com a capacidade de realizar operações de busca e resgate no mar.

A F201 começou a ser construída em novembro de 2023, com o corte da primeira chapa de aço, e passou pela Cerimônia de Batimento de Quilha em junho de 2024, marco que deu início à montagem dos blocos que integram o navio.

Cumprindo a tradição naval, a senhora Lu Alckmin, esposa do vice-presidente da República, batizou a fragata com o ato de quebrar uma garrafa de espumante no casco da embarcação. O batismo de embarcações remonta um ritual que remete às tradições de vikings, romanos, gregos e babilônios. Quando é batizada por uma madrinha, a embarcação recebe seu nome oficial.

A cerimônia de Lançamento contou com a participação do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Sr. Geraldo Alckmin; do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, representantes do almirantado e os colaboradores da TKMS.

Nos próximos dias, o navio será lançado ao mar por uma operação chamada “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante. Em seguida é realizada a imersão controlada até o navio atingir a sua própria sustentação na água. Trata-se de um procedimento complexo e, após essa etapa, a fragata será transferida para o cais até a conclusão dos acabamentos e testes necessários para, então, seguir para as provas de mar.

DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil


Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
zehpedro

Boa… Agora só faltam mais 6!

Piassarollo

Tomara que construam as quatro

Desc jr

Espero que não acabe somente em 4….precisamos de mais

Pablo

Prefiro somente as 4 e outros de porte maior

cipinha

se as próximas já viessem com Mk41 para lançamento do CAMM já seria uma grande evolução, capacidade de lançar 48

Marcelo Andrade

Linda!!!!!!

danieljr

“Vai reclamar? r. Sim, vou” “Pode ser usada para monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca ilegal, dentre outras ameaças, e também está pronta para atender a compromissos internacionais, com a capacidade de realizar operações de busca e resgate no mar” Novamente a MB jogando contra. Qual a finalidade de um navio de guerra, com lançador de torpedos, mísseis antinavio, mísseis antiaéreos, miras, radares, datalink, comporta helicópteros armados com mísseis e outras armas? Combater poluição, resgatar pessoas no mar. Deveriam dizer que atacam outros navios, projetam poder sobre alguma área do oceano, destrói aeronaves inimigas, tem canhões antiaéreos bons,… Read more »

Edson Alves

Queria que dissessem o quê, que vão montar uma FT de Atlântico, Tamndarés e Riachuelos para atacar a Venezuela? Qualquer navio de guerra, em tempos de paz, será utilizado para missões típicas de tempos de paz, e entre essas missões tá isso tudo aí e outras congêneres, principalmente pirataria que tá uma grandeza na costa da África e pesca ilegal que tá generalizada com milícias de pesqueiros chineses adentrando o Atlântico pelo mal patrulhado sul. Os navios têm várias qualidades e capacidades, mesmo sendo um tanto sub-armados, mas não tem como esperar que ele vá utilizar essas capacidades o tempo… Read more »

Camargoer.

Caro. A CF88 é clara sobre o uso das forças armadas para defender o país contra uma agressão externa. Seria preciso a ascensão de um regime de exceção que violasse a CF88 para o Brasil iniciar uma guerra de agressão. Inexiste qualquer dúvida sobre isso Caso a MB afirmasse que se organiza uma esquadra para atacar um país vizinho, o miltiar responsável pela divulgação de tal desatino seria imediatemente exonerado e processado. Tendo a anuência do camandante da MB, este seria exonerado também e o ministro também concordasse, caia junto, Tendo a anuência do presidente, este teria cometido crime de… Read more »

Cosmos

Um dos melhores comentários que li aqui recentemente.

Edson Alves

Sobre pesca ilegal, na costa argentina, aqui ao lado: https://www.bowtiedmara.io/p/floating-cities-argentine-sea

Victor

Concordo 100% com vc, mas sabe pq fazem isso? Pra justificar para a população o gasto com os navios. Se falam que servem pra isso tudo que vc citou irão falar “ainnn, mas o Brasil não tem inimigos”. Não sei como não citaram que ajudam em regiões atingidas por catástrofes naturais.

Rodrigues Barbosa

Exatamente, dinheiro jogado fora!
Melhor seria acabar com as FFAA e usar esse dinheiro no bolsa família e vale gás.

Tutor

Eeeeepa!! O hospitais públicos para bichos de estimação (ops, tem que falar pet né)?? Isso é prioridade também. (ironia)

Last edited 3 dias atrás by Tutor
Joao

Animais não…. Seres vivos não humanos….🙄🙄

Colombelli

Olha…eles hoje estão merecendo mais que muito humano por ai…

Last edited 2 dias atrás by Colombelli
Jordan Silva

Eu entendo que falar pra que serve uma belonave dessas como vc disse, é o Princípio do Óbvio…

É ÓBVIO que um navio de guerra serve pra atacar outras embarcações, defender a costa, tem misseis, canhões, metralhadoras, torpedos, etc…

Agora para um país como o Brasil sem uma história bélica muito recente, é a desculpa que o RH da marinha dá pra opinião pública…

Paulo

Para você, a MB deveria afirmar que a F101 J. Albuquerque vai estar preparada para guerra. Que guerra? Só insuflaria medo e ódio de Argentinos e Venezuelanos, principalmente agora que nossos vizinhos estão em campos opostos. E pior ainda, com as desavenças com os EUA. A operação Atlas, em si imprescindivel para ensaiar uma mobilização das 3 armas na fronteira norte, já vai ser suficientemente chamativa e desafiadora para o cone sul e o hemisfério. O mundo está suficientemente tenso geopoliticamente. Qual a necessidade de se colocar mais lenha na fogueira ? Nossas forças são pequenas e intrinsecamente voltadas para… Read more »

Wilson

Trocaria esse programa por umas 100 classe Grajau e mais umas 50 classe Macae para fazer uma boa guarda costeira para combater pirataria, pesca ilegal e contrabando. O bom é que ainda sobraria grana.

Marcelo

Se prepara,Vai ser apedrejado kkk !!!

rui mendes

Mas se toda a gente, sabe, porque a marinha tem que dizer, letra por letra???

paulo gusmao

Perfeito, muito bem posto!!!

Camargoer.

Daniel. A CF88 deixa claro que a função das forças armadas é de defesa. O art.142 (que tanta gente ignora a interpretaçao do STF) menciona que as forças armadas “…destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais…” O Art.84 menciona que cabe ao Presidenrte “…XIX – declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele…” Então, é claro que os meios militares, o que inclui os navios da MB, serão usados na defesa do país contra qualquer agressão externa, sendo proibido o seu uso para iniciar uma guerra de agressão contra outro… Read more »

BraZil

Lhe entendo perfeitamente… discurso do que somos …poderia ser algo abrangente e simples: tipo, “pronta para defender os interesses nacionais em nosso imenso mar territorial e atender aos compromissos internacionais”, mas escrita, oratória e semãntica, não são o forte do governo…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

BOA TARDE ! Nada contra a homenagem ao Sr. Gerônimo de Albuquerque…, acho válido e de GRANDE valia…, reconhecermos nossos heróis nacionais… Só acho que deveriam ter colocado na lateral da fragata o nome: “G. Albuquerque” ou “Gerônimo A.” …, pois nomes: portugueses e espanhóis são muito grandes…, se a moda pega…, daqui a pouco…, vão escrever o nome inteiro da pessoa na lateral da embarcação…, rsss…, ex: Gerônimo Henrique de Albuquerque…, rsss Ao meu ver…, não ficaria sutil… Igual ao: Força Aérea Brasileira escrito na lateral do Gripen…, lá…, acho que deveria acompanhar o ângulo do cockpit…, e não… Read more »

Santamariense

Depois de escrever 4 vezes o nome Gerônimo, com G, te pergunto: tu leu o texto? Viu que o nome é Jerônimo? Com J?

Joao

A maioria dos comentarias aqui ou não sabem ler ou sabem e interpretam tendenciosamente pro viés DCE.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Olá meu amigo…, AGRADEÇO a chamada de atenção 😉🫰🏻 Realmente…, estava no trabalho e li rapidamente a matéria…, não me atentei no “J”…, geralmente o nome “Gerônimo” é com “G”… Não trabalho diretamente com computador na minha frente…, vejo as matérias rapidamente… Não têm necessidade de inflamar o comentário, por um “J” que não coloquei…rss 😉🫰🏻 Vejo aqui no: Poder Naval, Forte e Poder Aéreo…, muita guerrinha de ego das pessoas por bobeiras… Nós todos que estamos aqui…, gostamos de assuntos militares…, juntos somos mais fortes 💪🏻 É só um instruir o outro de boa com educação…, sobre algo que… Read more »

Santamariense

Abraço. Igualmente.

GBento

Cristiano, evite salpicar reticências no texto como se fosse salsinha na salada, onde você colocou reticências e vírgula, ficaria melhor só a vírgula. Reticências são usadas, via de regra, para frases que deixam um pensamento incompleto no ar. Abraço.

José Luís

Alguém tem idéia dos Navios operacionais da MB?
Tenho essa curiosidade, principalmente sobre as Fragatas, NPaOc, Macaés, Submarinos e as Corvetas.
Vasos de Patrulha.

Camargoer.

Ola. Sei que tem dois submarinos, o Tupi e o Tikuna operando, sendo que Tupi vai dar baixa logo. Creio que o Scorpene S40 também está operacionail. Creio que o Tupi vai dar baixa logo que o S41 entrar em operação. As 3 NPaOc Amazonas estão operacionais Das corvetas, sei que a Barroso está opeacional e creio que a Julio de Noronha também. A Julio está para dar baixa, se já não deu. Eu acho que ainda tem quatro fragatas Niteroi operacionais. Creio que darão baixa ao passo que as FCT entrarem em operação. mas seria importante que outros colegas… Read more »

Santamariense

“As” Navios de Patrulha Oceânicos Amazonas? “As” navios?

A Barroso não está operacional, pois está em fase de testes pós-PMG. A Júlio de Noronha ainda não foi descomissionado.

Fragatas Niterói tem 5 no serviço ativo, tendo sido descomissionada somente a Niterói. Das 5, 3 serão mantidas em operação, mesmo com o recebimento de 4 Tamandaré, pelo menos até ao redor de 2030.

José Luís

Obrigado pelas informações

Santamariense

👍😉

José Luís

Obrigado pelas informações

Camargoer.

Lembra de confirmar dos números.

Colombelli

Os dois sub novos tambem estão operando

Camargoer.

Olá Colombelli.
Legal.. valeu.

Tutor

Só a carcaça ainda, já estão fazendo cerimônia!

Wilson Look

Isso é o normal, ainda que com o mêtodo de montagem em blocos permite a instalação de vários equipamentos internos.

Mas só uma curiosidade, já houve casos de países que lançaram navios totalmente equipados e prontos, mas o resultado acabou sendo desastroso.

Camargoer.

Ola Wilson.. você levantou um aspecto importante que é a estabildiade do navio..

no caso das FCT, há também a necessidade de abrir espaço no estaleiro para a montagem da próxima fragata. Se fosse esperar os navios ficarem prontos, a F200 ainda estaria no patio do estaleiro, com a F201 ao lado e a F202 sendo montada.

Camargoer.

Há um vídeo do lançamento do Bismarck… com a presença de todos o alto escalão do governo e muitas pessoas… o navio ainda não tinha nem a superestrutura nem as torres de canhões.

Pelo que entendo, o bastimo ocorre antes do navio entrar na água pela primeira vez.

È preciso liberar espaço no estaleiro seco para a construção das outras duas fragatas. A conclusão do trabalho é feito como navio na água. A F200 foi lançada na água e esta sendo concluída atracada também. Creio que ela será entregue para o setor operacional até o fim deste ano

Satyricon

Sei que tem quem não goste,
Mas eu achei bonita pacas.

Alguma previsão para a incorporação da F200?

Nunes-Neto

No evento nenhum político ou militar fez a promessa de mais unidades etc… porque é sempre nesses momentos que eles aproveitam para tentar nos iludir, lembro da entrega das Amazonas, alguém prometeu que a MB iria encomendar 10, que iriamos comprar o projeto, blablabla, alguém sabe se falaram em mais unidades, ou que a grana para a 4° tá garantida? Quero dormir hoje com essa ilusão ,

Marcelo

Pode esquecer,a oposição tem maioria nas duas casas (deputados e senadores) e fazem oposição ferrenha ao governo aprovando pauta bomba sempre para minar e diminuir a margem de manobra do governo atual.
Pode ter certeza que a oposição não vai aprovar nada que o governo possa usar como muleta (propaganda) para reeleição do governo no ano que vem.

Santamariense

Como se a oposição não fizesse isso, em qualquer governo. Quando a atual situação era oposição, fazia exatamente o mesmo.

Alex Barreto Cypriano

O vídeo no canal YT da MB tá sem som, ao menos desde algumas horas depois de postado. Parece, segundo um comentário, que o VP Alckmin, lá pelos 1 h e 42 min, proferiu Itajaú em vez de Itajaí. Deve ter ficado tão feio pro certamente candidato a presidência que a MB, muito solícita, passou pano e apagou, democrática e isonomicamente, todo o áudio. 😂🤣
A MB não perde a oportunidade de perder a pouca moral que ainda tem…

Santamariense

Hehehe…muito bom! Os sujeitos (políticos) não sabem nem onde estão, não conhecem absolutamente nada daquilo que estão inaugurando ou o motivo da cerimônia. O único interesse é “aparecer na foto”…o resto todo, literalmente tudo, não tem a mínima importância!

Augusto José de Souza

Itajaí definitivamente deixou o Rio de janeiro para trás no que se refere a construção naval,nunca vi antes um projeto ser tão rápido,agora é negociar o segundo lote,pois nesse ritmo logo a Cunha Moreira já vai ser batizada e a Mariz e barros também.

adriano Madureira

Agora é só mandar a Fragata aqui para a base naval em Natal para proteger novamente a capitânia do Rio Grande…

Camargoer.

As faixas verde-amarelas ao longo do casco da F201 ficaram bonitas.. seria um padrão bem legal para os navios de patrulha da MB. Lembro que a GC dos EUA usama navios brancos com uma faixa vermelha e azul…. acho que ficaria show os navios de patrulha terem uma faixa verde e amarela irregular assin ao longo do casco. a Sugiro olhar a foto pequena da F201 e de alguma distãncia para ter a impressão que as faixas estão pintadas no casco. Aliás, seria um padrão bem legal para os aviões presidenciais também, substituindo aquelas faixas verticais.. quem sabe alguem do… Read more »

Tuxedo

Somente 04 Fragatas não é suficiente para garantir a defesa e soberania da Amazônia Azul.

Se a MB não construir mais, essas quatro só servirão apenas para patrulhamento muito limitado.

Camargoer.

Concordo. A MB tem 3 opções. Nenhum poder naval, poder naval mínimo ou poder maximizado. A MB optou coerentemente pelo poder mínimo Países em guerra priorizam os gastos militares. Países em paź priorizam gastos sociais e infraestrutura visando o bem-estar da população. DItaduras geralmente excedem os gastos militares enquanto países exportadores de petróleo, por exemplo, usam gastos miltiares para reduzir o desequilíbrio da balança comercial. Pelo que foi discutido, a MB te hoje 5 fragatas Niteróir já obsoletas como arma de combate mas suficientes para patrulha oceânica, e quatro submarinos dos quais dois Scorpenes novos. Neste momento, esperaos que sejam… Read more »

adriano Madureira

Outra opção é adquirir navios complementares proveniente de algum país amigo…

comment image

comment image

comment image

Na nossa situação, alguma coisa de prateleira seria oportuno,até mesmo na parte de navio patrulha,porque até os NP-500B já viraram novela mexicana de tão longa…

comment image

comment image

Camargoer.

Caro. Pelo que temos acompanhado, não existem navios de combate disponíveis para serem adquiridos de segunda mão pela MB com condições apropriadas. O que existe são navios com mais de 30~35 anos. Outros com a mesma idade das Niterói. São apenas duas opções.. construiur os próprios navios ou adquirir navios novos construídos no exterior. Considerando este cenário, o mais apropriado é dar continuidade como o programa FCT. Agora… há quem digar que a MB está sem recursos para dar continuidade ao pograma FCT… contudo adquire um navios de segunda mão. É a mesma situação dos Gripen.. então a FAB quer… Read more »

Heinz

“A embarcação tem alto poder combatente para proteger os mais de 5,7 milhões km² de área marítima da Amazônia Azul. ”
Poder de fogo médio né.
E 4 embarcações para proteger tudo isso, é pouco.

adriano Madureira

As vezes eu não entendo,vejo um país ferrado como a Argentina, comprando OPVs da classe ‘L’Adroit’ e aqui temos essa novela para adquirir fragatas e navios patrulha, por enquanto as fragatas estão indo bem,mas os patrulhas… A entrega das fragatas por enquanto ainda está indo bem,mas dos navios patrulha, Os classe L’Adroit, foram entregues à Marinha Argentina entre 2019 e 2022, com o primeiro navio, o ARA Bouchard (ex-L’Adroit), sendo entregue em dezembro de 2019. Os outros navios da classe foram construídos e entregues nos anos seguintes.  Cronologia de Entregas: ARA Bouchard (P-51): O navio L’Adroit foi adquirido pela Marinha Argentina… Read more »

Last edited 1 dia atrás by adriano Madureira
waaa

ue o que aconteceu com ese blog ninguem amsi comenta