Missão secreta de SEALs dos EUA na Coreia do Norte em 2019 terminou em tragédia e fracasso

Um minissubmarino da Marinha, conhecido como SEAL Delivery Vehicle, durante um exercício de treinamento em 2007. Veículos semelhantes foram usados na missão de 2019
O The New York Times publicou uma reportagem sobre uma operação de altíssimo risco conduzida por integrantes do SEAL Team 6 dos Estados Unidos em território norte-coreano, no início de 2019, que terminou em fracasso e deixou civis mortos. A missão, autorizada diretamente pelo então presidente Donald Trump, tinha como objetivo instalar um dispositivo eletrônico capaz de interceptar comunicações do líder Kim Jong-un, no auge das negociações nucleares entre Washington e Pyongyang.
O plano previa infiltração por mini-submarinos lançados de um submarino nuclear americano, com mergulhadores equipados com rifles não rastreáveis e trajes especiais para suportar a água gelada. O grupo deveria alcançar a costa, plantar o dispositivo e retornar sem ser detectado. Diferente de operações no Oriente Médio, não havia drones ou cobertura aérea em tempo real, já que qualquer sinal poderia denunciar a presença dos militares.
Ao chegarem à praia, os SEALs encontraram inesperadamente uma pequena embarcação norte-coreana. Temendo terem sido identificados, abriram fogo, matando todos os tripulantes — posteriormente identificados como civis pescadores de frutos do mar. Sem tempo para cumprir o objetivo, a equipe abortou a operação e foi resgatada pelo submarino americano.
O episódio nunca foi reconhecido oficialmente pelos EUA nem pela Coreia do Norte, mas fontes militares ouvidas pelo The New York Times confirmaram a ação e apontaram que o Congresso não foi informado, em possível violação da lei americana que obriga a Casa Branca a notificar comitês de inteligência sobre operações dessa magnitude.

Embora os SEALs tenham escapado ilesos, a operação comprometeu a já frágil relação diplomática entre Trump e Kim. Poucas semanas depois, a cúpula de Hanói fracassou sem acordo, e Pyongyang retomou seus testes de mísseis, acelerando o programa nuclear que hoje se estima contar com cerca de 50 ogivas.
Oficiais envolvidos receberam promoções, mas o caso reacendeu críticas sobre a ousadia excessiva de missões secretas de elite e a falta de transparência em operações de alto risco. Em 2021, já sob o governo Biden, o secretário de Defesa Lloyd Austin ordenou uma investigação independente sobre o episódio, cujas conclusões permanecem classificadas.
O episódio é mais um capítulo da longa e arriscada disputa de inteligência entre EUA e Coreia do Norte, revelando os limites das operações clandestinas quando realizadas contra um adversário nuclearizado e altamente fechado ao mundo exterior.■
Se mataram civis desarmados, deviam ser punidos… Bando de covardes.
Verdade….
Realizando “black ops”… deveriam ter liberado os civis e, quem sabe, estes os denunciariam, e o gordinho atômico começaria uma guerra… parabéns!!!
Guerra é dose…. Tem até tiro…. Inclusive morre gente….
Vc tá certo, esses supersoldados merecem uma medalha pela honra e coragem de assassinar pescadores civis que estavam apenas trabalhando no próprio país deles… Deus abençoe a america, terra dos bravos…
Bilu bilu bilu….
Americanos fazendo merda no país dos outros é quase um pleonasmo.
Não sou favorável a “danos colaterais”, ainda mais vindo de tropa especializada. Mas só conhece o que é enfrentamento quem participou de um!
Você tem fração de segundos decisivos que podem causar sua morte ou de sua equipe; literalmente é matar ou morrer e os “supersoldados” (para usar seu termo) continuam sendo apenas humanos e como tal passíveis de erros!
Tive o desprazer de ver colegas serem alvejados, felizmente nenhum óbito. E só vai entender isso quem já adentrou comunidade sabendo que é alvo de toda e qualquer direção, de qualquer um que esteja visível ou não!
Entendo perfeitamente essa colocação, Renato. Sou profissional de segurança publica a mais de vinte anos, já tive minha vida em risco. Não desconsidero os riscos e variáveis envolvidos… Apenas senti empatia pela morte (assassinato) de trabalhadores inocentes… A Coreia do Norte é uma ditadura e os Estados Unidos uma democracia, eles têm a OBRIGAÇÃO de serem moralmente superiores… não dá pra normalizar isso… matar pessoas em outros países e simplesmente dizer que é “dano colateral”…
E se fosse o contrário?
Idem
Havia uma guerra entre EUA e a Coreia do Norte? Achei que o conflito havia acabado com o armistício assinado em 1953.
A Guerra da Coreia é conhecida como a “Guerra que nunca terminou” e há inúmeras estórias do pós 1953.
.
Uma que considero particularmente interessante foi a morte de dois oficiais
americanos por militares norte coreanos na área desmilitarizada em 1976 que participavam de uma simples tarefa de cortar uma árvore que resultou na Operação Paul Bunyan.
Salve Danton !
Poderia compartilhar mais sobre a tal operação ?
Outra, li que o Brasil quase participou da guerra. Procede ?
Li sobre isso a primeira vez muitos anos atrás em uma revista importada que comprei e tenho em algum lugar guardado.
.
Se você ou mais alguém tiver paciência para ler, clique no link.
.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49416198
.
O Brasil foi convidado a enviar tropas, mas, não houve consenso por aqui sobre o assunto.
Grato.
Exatamente por isso era uma operação clandestina….
Qual guerra?
A nova guerra.
Sem início e causa oficialmente declarada.
Entre as Coreias, década de 50.
Ele teria começado uma guerra se tivesse descoberto que os americanos apreenderam e soltaram uns pescadores durante uma operação secreta? Então agora que veio à tona que os americanos não apreenderam, e sim mataram pescadores durante uma operação secreta, vai acontecer o quê? Brincadeira, hein. O gordinho atômico ia ficar muito puto, ia causar um enorme incidente diplomático em meio às discussões bilaterais, provavelmente atrasaria muito possíveis esforços bilaterais, mas com certeza esse tipo de operação não seria um gatilho para um reacendimento das chamas da guerra na península, até porque a própria Coreia do Norte tenta cavar túneis por… Read more »
O amigo tu sabe ler? A missão pode ter sido o motivo da Coréia do norte ter acelerado o programa nuclear deles, guerra não é Call of Duty não tem respawn, eles mataram trabalhadores honestos que estavam ganham o sustento da família no país deles, e se fosse nosso país, e se você seus parentes ou meus, acorda para vida filho da tempo ainda, a e executar civis a sangue frio é crime de guerra.
que guerra, fala aí que guerra esta rolando entre EUA e CN?
Se fazem isso na Coreia do Norte que é um país militarizado, Você imagina o que eles fazem aqui no Brasil com a ajuda de um monte de gente que vai nas manifestações com a bandeira americana.
Lembrando da construção da embaixada americana que vai custar 4 bilhões em Brasília kkk.
God save America
5 paisano revoltado e sem argumentos dos fatos não gostaram.
Já pintou a guia do quartel hoje?
É desmérito?
Pra quem tá no toddynho da mamãe é….
Já lustrou a bota do general hoje??
Lembrando também que a Embaixada dos EUA em Brasília, conforme os documentos revelados por Edward Snowden era um ponto de monitoramento de espectro de radiofrequência destinado a interceptar comunicações de celulares na capital federal.
Nossa, o Brasil tbm faz a mesma coisa. A união soviética deu um relógio de parede de presente a embaixada americana em Moscou e foi descoberto uma escuta pelos americanos.
As embaixadas brasileiras também produzem inteligência de sinais em território estrangeiro?
Se não produzem é uma falha total e completa do governo brasileiro!! Todos os países espionam tudo e todos que podem.
Verdade. E tem até contraespionagem.
Concordo. Ai acrescendo a questão. Os equipamentos que as embaixadas brasileiras iriam operar, por hipótese, seriam fornecidos por empresas dos EUA, da Israel, da França, da China?
E acrescendo mais uma questão. Esses equipamentos não teriam backdoor de modo que os fabricante pudessem monitora-los e até coletar informações sobre o uso. Em resumo, o espião sendo espionado?
Ou seja, tecnologia ou vc tem e é provedor, ou vc é “usuário” e na segunda condição as vezes é até melhor não tê-la.
Tá arriscado não…. O Brasil, convenientemente, acredita em seguir leis, éticas e normas, nas relações internacionais….
Diplomatas brasileiros só querem vida boa e pouco trabalho.
Igual ao judiciário
Precisou o Snowden publicar isso pro nosso governo, assistido pela inteligência cubana, descobrir…. 😱😱😱😱
“Lembrando da construção da embaixada americana que vai custar 4 bilhões em Brasília kkk”
É o governo dos EUA que vai pagar, não? Sendo assim, que gastem o quanto quiserem!!
Para alguém que vive corrigindo os outros por aqui, é engraçado você que não tenha entendido o real significado do comentário do outro colega. Ele claramente não se preocupa com o valor, mas sim que é um valor estranhamente exorbitante para uma simples Embaixada…
Em 2002, se não me falha a memória, para executarem operações clandestinas na tríplice fronteira, os EUA realizaram um exercício com o exército paraguaio.
É comum realizar dessa forma, aproveitando o fluxo de comunicações e aeronaves voando baixo e furtivamente, dentre outras facilidades.
Verificando que isso poderia ocorrer, o EB realizou um grande exercício exatamente na fronteira do lado oposto, com tropas paraquedistas e mecanizadas.
Deveriam encher de escutas, comomos soviéticos fizeram na embaixada dos EUA em Moscou, anos 70, 80. Rsssss…
Khashoggi entrou no consulado saudita e foi assassinado por um esquadrão da morte.
Mas o consulado estava grampeado pela inteligência turca, e o planejamento e a execução do crime foram gravados. As fitas foram ouvidas apenas por poucas pessoas.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49932213
Devem, mas sem defender aqueles que me desprezam; veja o que aconteceu quando pouparam civis na operação red wings em 2005. Esta história virou mais filme retratando a superioridade moral americana.
Em português o filme ganhou o jocoso titulo de “o grande herói”.
O artigo original fala em “civilians diving for shellfish”. No Japão e nas Coréias, tradicionalmente esse é um serviço feminino, geralmente senhoras idosas. Algumas vovozinhas foram metralhadas e não voltaram para casa para comer tteobokki com seus netos.
Ohum…..
Em que planeta voce vive? Americanos e sionistas estao acima da lei
A praia devia estar sendo monitorada do ar e a presença dos pescadores imediatamente detectada e reportada, bastando a equipe de Seals esperar eles irem embora, ou até mesmo contorná-los, pra missão continuar, a gente pensa que os americanos pensam em tudo e que tudo é perfeito, não é bem assim.
Quando você está em território hostil, a milhares de km do seu país, as coisas não são tão simples.
Para os residentes, que estavam apenas vivendo suas vidas simples, os hostis assassinos eram outras pessoas.
Resumo.
Para não entrar em território hostil…não vá até lá. Fique em casa, no seu quadrado, não do amiguinho.
No mundo teletubie, sim…
Simples assim
E por que eles estavam a milhares de km de casa no quintal de um país em outro continente e por que esse país é hostil? Será que é porque os americanos socaram um zilhão de sansões contra eles.
Monitorado do ar como? Invadindo o espaço aéreo da Coreia do Norte, podendo quebrar o sigilo da operação que era clandestina?
Parece q não são só os americanos q não pensam em tudo….
Salve João!
Acho que ele quis dizer foi “A praia deveria estar…”.
Mas pelas razões descritas na matéria a tropa não dispunha desse dado de inteligência; o que em “condições ideais” teria feito com que a tropa – possivelmente – nem fosse notada pelos pobres coitados dos pescadores.
Essa situação lembra um pouco aquelas cenas do filme que conta a história do seal Marcus Latrell e equipe.
Verdade….
Falou o mergulhador de combate de teclado.
Eram SEAL, não MEC. Obj terrestres em profundidade não são Obj de MEC.
SEAL e MEC não são a mesma coisa. Assim como Rangers e Comandos também não.
Se eles mataram civis que não ameaçaram eles diretamente, que não tinham ligação com produção de armas e inteligência, foi um crime, eles deveriam ser expulsos.
mas foram condecorados. herois americanos a la netanyahu way
Neste caso, acho diferente, tá mais pros heróis bravoes do Hamas…
Craro craro….
Por terem matado civis em uma operação que “não existiu”, seriam expulsos…. Craro craro…
Realmente, atirar em civis…
Mas não é possível a punição já que a operação contra um inimigo perigosíssimo seria exposta.
Fazer o que, no mundo das sombras é assim.
Agora, que são competentes e audaciosos, pra PQP!
Parece coisa de filme.
E contra o estado tampão chinês! Na cara deles.
As vezes acho que Hollywood exagera. Só que não.
E tem candidato a inimigo aí, frouxo como ele só, achando que dá pra encarar.
Tsc tsc…
Menos, bem menos.
Fossem tão competentes, teriam saído sem serem percebidos e sem qualquer baixa civil desnecessária e desarmada. .
Em suma, fizeram uma bagunça por se deixarem ser detectados por pescadores paisanos.
Então assim…menos, bem menos.
Pelo visto, vc não tem prática nenhuma em patrulhas, tecnicamente falando, operações de pequenos efetivos de reconhecimento e/ou combate.
Nenhuma. Só 19 anos na carreira. E nenhum dia como soldado, no pensamento monofásico que cumpre ordem sem entender o contexto/consequência. Não estão em guerra, não eram para estar lá, e se estão, não podem ser vistos. Menos ainda neutralizando civis desarmados. Se permitirem seres vistos por pescadores paisanos, fizeram cagada tentando consertar. Cagada necessária, mais ainda cagada. Se acha um sucesso o resultado de uma infiltração dessa, sugere para SOF americano fazer algo assim na Rússia ou China para ver o que acontece. Matem cidadãos deles no seu território por incompetência e veja a reação. Tenho leve impressão que… Read more »
Tu tens 19 anos na carreira de operações especiais e não é militar? Interessante. Gostaria de saber como seria isso. Aqui no Brasil tem empresas tipo Blackwater???
Menos é o escambau. Tu falas como se fosse a coisa mais natural do mundo os caras entrarem num país inimigo do outro lado do mundo, em terreno desconhecido do país mais fechado do mundo.
Os caras são bons pra cacete. É a ousadia compatível com a maior potência militar do planeta. Não fosse a falta de mini drones na época para vascular a praia e avisar da presença de civis, eles teriam entrado e saido sem serem detectados e os civis teriam sido poupados.
Sem contar a coragem…
Imagina que troféu se fossem capturados.
O gordinho iria exibi-los na TV estatal pro mundo todo durante anos.
Provavelmente jamais voltariam a ver suas famílias ou então a casa branca pressionada teria de baixar as calças para te-los de volta e cessar a gritaria interna.
Além do preparo e tecnologia tem que ser muito macho.
No vietna, aliás, já foi assim. Mas como perderam ações de coragem extraordinárias foram eclipsadas.
Tipo o USS Pueblo.
Nossaa… Vc é casado com um desses ?
Não sei se é, mas que admira as ações de coragem excepcionais isso admira kkkkkkkkk.
Ui no mundo das sombras, parece que essas sombras tavam meio claras né, para serem descobertos por pescadores, tão mais é para trapalhões será que o líder da equipe era o Sargento Pincel.
Imagina o tanto de operação que dá errado e ninguém fica sabendo.
Considerando todas as FFAA, em todas as questões de ameaças, nas quais se faz necessário uma operação clandestina, quase impossível imaginar a quantidade.
Nossa, quem foi o autor dessa matéria? Não vi notícia nem da Coreia do Norte, uma grande oportunidade para a Coreia se gabar. Deveria fazer uma matéria de como 5 pessoas foram extraídas da embaixada da Argentina sob controle do Brasil na Venezuela e ninguém viu.
Está na matéria:
https://www.nytimes.com/2025/09/05/us/navy-seal-north-korea-trump-2019.html
Matou o desinformado e mostrou o pal kkkkkkkkkkkkk
É cada um que me aparece nesse fórum, sujeito nem leu a matéria e quer dar pitaco.
Em INGLÊS ? Aí tu quer muito desse tipo de troll. Eles tem preguiça de ler textos com mais de 300 caracteres em Português.
Teu site é o mais sério do país nesse tipo de tema, sou leitor há uns 15 anos(imagino)… parabéns pelo trabalho.
Uma operação clandestina exemplar.
Ahã, a Coreia do Norte tá doida para dizer ao Mundo inteiro que ela foi infiltrada e seus militares nem se deram conta, e que por puro acaso os agentes infiltrados deram de cara com civis e só foram descobertos depois de sairem com sucesso do Lugar, por causa dos corpos dos civis.
Volta para o ensino fundamental, leitura e interpretação de texto se aprende lá, aqui é só para quem sabe ler.
Isso é o que acontece quando esse pessoal vê muito os filmes de Hollywood e acha que a realidade é parecida.
Infelizmente, alguns coitados pescadores precisaram morrer para que eles aprendessem.
Craro craro… uma equipe, com só Deus sabe, quanta experiência em combate, imitou Hollywood….
Esses dois pescadores norte coreanos não são muita coisa perto dos inúmeros civis assassinados por drones durante a ápice da guerra do terror.
vdd.
Ohum….
Dois pescadores são fichinha perto do número dos que a própria Coreia do Norte mata de fome e de bala.
kkkkkkk
Parece que é uma historia saida de um filme de ação, mas é muita ficção, os EUA não precisam disso, têm satelites espiões capazes de saber tudo o que se passa na Coreia do Norte, e de certeza que têm espiões sul coreanos no terreno, a Coreia do Norte sempre foi um fantoche russo-chinês, é o aliado asiatico mais leal da Rússia, é o único país que enviou tropas para morrer na Ucrânia, de certeza que vai receber segredos tecnologicos militares russos, a Rússia sempre apoiou secretamente a Coreia do Norte, e vai apoiar sempre, sem esquecer a China, que… Read more »
Confesso que acho difícil uma operação dessas vazar pra imprensa.
Mas elas ocorrem.
A inteligência humana ainda se faz muito necessária.
E nesse caso, pelo visto, uma ação direta, pra estabelecer a possibilidade de SIGINT.
Para quem matou mais de 2,5 milhões de civis norte coreanos durante a guerra de 1951 a 1953, cinco pescadores não são absolutamente nada…
Depois dizem que não entendem pq são odiados pelos norte-coreanos…
Números controversos, estes mais de 2.000.000 civis incluem sul coreanos também e as causas das mortes não podem ser atribuídas unicamente aos EUA, já que coreanos de ambos os lados cometeram “atrocidades”, fome, doenças e outras causas também precisam ser levadas em conta.
.
Independente disso, foi a Coreia do Norte que invadiu a Coreia do Sul e não o contrário e se os EUA são “odiados” pela Coreia do Norte, são vistos pela Coreia do Sul como responsáveis pela sua sobrevivência e eventual destaque em áreas como econômica, saúde, educação.
Não meu caro….apesar de controversos o número de mais de 2,5 refere-se a civis norte coreanos. Os civis sul coreanos vítimas da guerra são calculados entre 300 e 500 mil. Ou há alguma dúvida de que as políticas de bombardeio civil de forma indiscriminada ocorreram contra o norte? Há vasto material sobre o assunto e você sabe disso. O norte realmente invadiu o sul em busca da reunificação. Exatamente como ocorreu no Vietnã. E caso não recorde, por interesse ou má fé, a Coreia do Sul foi uma ditadura militar por boa parte de sua história pós 1945. Mas é… Read more »
Ohum….
Será q teriam matado tantos, se a CN não tivesse invadido a CS? Vai saber….
Se é algo complicado em história.
Pois aí poderíamos perguntar o que aconteceria SE os povos tivessem realmente direito à autodeterminação….
Provavelmente nem guerra teria havido.
Mas o SE estraga tudo.
Tu tá de brincadeira né! O regime da Coreia do Norte é hoje o mais genocida do mundo, mata a rodo em tempos de “paz” e tu fica falando de um evento bélico ocorrido há mais de 70 anos.
Em minha opinião, e não só minha diga-se de passagem, o regime mais genocida usa em sua bandeira uma Estrela de Davi em azul e não uma estrela de 5 pontas vermelha.
Todo mundo aqui, salvo raras e honrosas exceções, torce pra ver o circo pegar fogo e o moedor de carne se fartar. Enviesadamente, criticam o moedor ianque, que faz exatamente o mesmo que todos os outros moedores mundo afora (inclusive aqui) e perdem a chance de criticar as razões de Estado que levam a essas coisas. Bellum omnium contra omnes (Hobbes) sempre esteve aí, no mundo da competição entre cidadãos e entre nações. Houve um tempo em que esteve clara a necessidade de mitigar ou superar essa lei do cão, e o mundo, bem esclarecido, optou por esquecer do assunto.… Read more »
A quem interessar possa, uma lista de incidentes de fronteira, atualizada, inclusive a corveta sul coreana afundada em 2010 com dezenas de mortos, apesar da Coreia do Norte negar e pelo menos 2 mini submarinos da Coreia do Norte em missão de espionagem capturados.
.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_border_incidents_involving_North_and_South_Korea
Aproveitem e, usando a mesma fonte confiável pesquisa (sic), leiam sobre as Ligas Bodo. É sempre bom ver com age o mundo livre…
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Massacres_das_Ligas_Bodo
raça de cretinos,por isso que sempre que militares americanos morrem,sempre é algo a se comemorar…
EUA, traiçoeiros e criminosos como sempre!
E por que os EUA não invadem a Coreia do Norte? 🙂
EUA sempre intervindo na soberania de outros países. Nenhuma novidade aí… Enquanto isso, o país dele vai ladeira abaixo…
Assassinos de merda, e um monte de prostitutas defendendo, os mesmos de sempre, os mesmos que se ver um soldado norte americano abaixa as calças e oferece o ânus.
Como seria bom se o regime do gordinho tivesse capturado os meliantes e esfolados todos sem piedade nenhuma.