J-35, o novo caça naval chinês, faz estreia em desfile militar de 80 anos da Vitória

O J-35, caça naval furtivo de quinta geração da China, fez sua estreia pública no dia 3 de setembro no grandioso desfile militar da Vitória, marcado pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. O evento em Tiananmen, além de comemorar o passado, destacou avanços tecnológicos estratégicos, incluindo o recém-comissionado J-35.
O Shenyang J-35 — desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation — é um caça monoposto, bimotor e multifunção, com versões para operações a partir de terra (Força Aérea – PLAAF)) e para operações embarcadas (CATOBAR) pela Aviação Naval Chinesa (PLANAF). Sua entrada formal em serviço em 3 de setembro de 2025 tornou a China o segundo país, depois dos EUA, a operar dois tipos de caças furtivos de quinta geração, ao lado do J-20.
O J-35 foi exibido em formação aérea ao lado de outras aeronaves de combate embarcadas, como os J-15DH, J-15DT e J-15T, durante o desfile. Essa inclusão reforça o papel do J-35 como pilar central nas capacidades de ataque aéreo e de superfície da marinha chinesa.
Além disso, o programa estatal CCTV revelou que o J-35 (e sua variante J-35A da Força Aérea) pode transportar até seis mísseis ar-ar internamente, ampliando significativamente seu poder de combate em operações ofensivas.
VÍDEO: Estreia do Shenyang J-35 no desfile militar da Vitória
Militares e analistas destacam que o J-35 representa um salto significativo para os grupos aéreos de porta-aviões chineses, com design stealth avançado e capacidades integradas de reconhecimento, guerra eletrônica e ataque. De acordo com o especialista militar Zhang Xuefeng, a introdução do J-35 “marca a entrada da aviação embarcada chinesa na era de quinta geração” e representa uma “grande modernização” na capacidade de ataque da Marinha sobre terra e mar.
O desfile em si, além de apresentar o J-35, contou com líderes internacionais como Vladimir Putin e Kim Jong-un, além de mísseis hipersônicos, drones subaquáticos e aeronaves furtivas, numa clara demonstração da crescente confiança e ambição militar da China.■
Aquele ditado!!!
“Copia, só não faz igual ”
Heheheh!!!
“Bons artistas roubam.” – Steve Jobs
Excelente avião para a Marinha adquirir 12 unidades para fazer a patrulha costeira.
Se a Marinha quisese fazer patrulha marítima, seria melhor ter ficado com os P3 Orions. Mas não, o que eles querem é brincar de aviãozinho com os A4 e jogar dinheiro fora com Turbo Trackers.
KKKKK ROFL… demorou!
A MB precisa de navios de patrulha e não de aviões. Sem porta aviões a MB sequer poderia estar operando asas fixa por não ter autorização legal para tal. Os A4 são um resquício inútil e dispendioso da época que a MB tentava sem sucesso operar porta-aviões.
Este caça está maravilhoso, na minha opinião o caça de quinta geração mais bonito.
O F22 é o mais bonito !
Nessas imagens da pra ver como foi bem feita essa aeronave, parabéns aos chineses.
Substituto ideal pra nossos A-4
Pelo andar da carruagem, o substituto dos AF-1 talvez seja o M346FA.
O melhor substituto para o A4 são navios de patrulha oceânica.
Apesar de terem o mesmo número no nome, quem diz que o J-35 é cópia do F-35, é porque não pesquisou e comparou os dois caças…
Legal as fotos, quando aparecem do SU57 sempre tem uns rebites, uns buracos e negócios estranhos enquanto esse parece mais com o F35 a fuselagem.
Eu nunca vi o compartimento interno de mísseis do SU 57 aberto,ou um disparo de míssel a partir dele.
Eu queria esse caça feito no Brasil, com aviônicos e motores ocidentais
Então pede logo o F-35.
F35 não teríamos acesso a código fonte, além de que não poderíamos colocar nossas armas.
Chegamos na nova geração: A necessidade de ser stealth obriga os caças a virarem ou um F-35 ou um doritos voador kkkkkkkkk
Impressive… apesar de dizerem que é uma “copia” do F35 tem uma vantagem grande em relação ao F35 do Tio Sam… é “bimotor”
Não há consenso se um bimotor é superior a um monomotor, ambos tem vantagens e desvantagens.
Se é eficaz eu nao sei, mas particularmente falando, é mais bonito que o F-35.
Realmente, mais bonito que o original.
É um F-35 depois do Ozempic.