A História Militar e o Cinema: a importância da Trilha Sonora

Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)
INTRODUÇÃO
“A História Militar e o Cinema” é uma coletânea de resenhas sobre filmes e séries cinematográficas do gênero guerra. As referidas resenhas, mais especificamente, abordam fatos marcantes da guerra no ar, no mar e na terra.
As resenhas podem ser baseadas em fatos reais ou fictícios e têm as seguintes finalidades: despertar nos leitores o interesse em assistir ou rever os filmes e as séries selecionadas; utilizá-las no meio acadêmico como fonte histórica; e contribuir para o fomento da mentalidade de defesa nacional.
Para tal, o estudo da história militar, que faz parte dos currículos das escolas militares, também é uma forma de preparação para os conflitos armados.
Vale ressaltar que, ao contrário das outras profissões, a grande maioria dos militares não irá vivenciar a realidade de uma guerra. A história militar diz respeito ao estudo e a análise da evolução dos conflitos armados ao longo do tempo. Ela abrange o estudo da guerra desde os períodos mais remotos até os dias de hoje, com seus impactos sociais, políticos e econômicos.
LUZ, CÂMERA, AÇÃO !
O filme histórico é a narrativa de um fato passado, que pode ser considerado um documento histórico. Entretanto, o cinema é arte e entretenimento e, nesse sentido, os filmes podem se afastar, em menor ou maior grau, da verdade documental. O cinema possui liberdade artística para narrar um fato histórico, que nem sempre estará plenamente de acordo com o que aconteceu na realidade. Por outro lado, existe uma responsabilidade de como se leva a história para o cinema.
Muitas pessoas não farão uma pesquisa sobre aquele fato ou em relação a aquela figura histórica. Assim sendo, ficarão somente com o poder da imagem e da narrativa daquela obra cinematográfica.
A leitura cinematográfica da história é a história retratada por meio das lentes do cinema. Segundo o historiador canadense Robert Rosenstone, autor do livro “A história nos filmes, Os filmes na história”, lançado em 2010 no Brasil: “O filme histórico tem tanto valor quanto os livros acadêmicos, pois ambos são diferentes formas midiáticas de descrever as verdades sobre o passado”.
A sinergia entre a história militar e o cinema produz um aprendizado lúdico e motivacional. Não é de hoje que contribui para o conhecimento daquela disciplina. Tanto para os que já são familiarizados com o tema quanto para aqueles que passaram a se interessar pelo assunto.
Os filmes de guerra, que permanecem exercendo um grande fascínio sobre o público em geral, são caracterizados por uma narrativa atraente, cenas de ação, emoções intensas e uma trilha sonora marcante.
A Importância da Trilha Sonora
A trilha sonora sempre foi uma significativa contribuição ao cinema falado. A sétima arte é uma produção audiovisual e, desse modo, se refere aos sons e as imagens existentes numa obra cinematográfica. A música é fundamental para também manter a atenção do espectador. Na verdade, a trilha sonora envolve a música e o conjunto de sons presentes num filme. A sucessão de imagens é uma percepção objetiva dos fatos, a música expressa a apreciação subjetiva dos acontecimentos. A música tem o objetivo de causar emoções e criar inesquecíveis memórias afetivas nos espectadores.
A trilha sonora contribui para reforçar a mensagem ou um momento do próprio filme. Em “Apocalypse Now”, de 1979, ambientado na Guerra do Vietnã, tem dois grandes momentos: a triste canção “The End” do grupo “The Doors” e “Cavalgada das Valquírias”, início do III ato de uma ópera do compositor alemão Richard Wagner.
“Cavalgada das Valquírias”, aquelas que escolhem os mortos na mitologia nórdica, é uma música de tensão. Ela é tocada durante um vôo em formatura de helicópteros norte-americanos, que estão se deslocando para realizar um ataque a uma aldeia vietnamita.
A Força do Destino, lançado em 1982, aclamado pelo público e pela crítica, é um romance/drama que teve seis indicações ao Oscar e ganhou dois (Melhor canção original para “Up Where We Belong”, de Joe Cocker, e ator coadjuvante Louis Gosset Jr.). O filme se baseia na trajetória de amadurecimento e ascensão do solitário Zack Mayo, personagem do ator Richard Gere. Para mudar de vida, ele decide ingressar numa escola de aviação da marinha norte-americana. O curso tem duração de 13 semanas, onde os aspirantes são submetidos as duras exigências de uma escola militar. O filme é uma história atemporal e tem elementos que foram muito importantes para o seu sucesso. Qualidade do elenco, relações humanas intensas, trilha sonora e os valores da vida militar.
TOP GUN, lançado em 1986, com o ator Tom Cruise, retrata a vida de um grupo de jovens pilotos de caça na escola de aviação de elite da Marinha dos EUA. O filme, que foi um grande sucesso de bilheteria, tem uma trilha sonora inesquecível e a música “Take My Breath Away” (Berlin) ganhou o oscar de melhor canção original.
1492 – A Conquista do Paraíso, obra-prima de Ridley Scott, de 1992, é estrelado por Gérard Depardieu e Sigourney Weaver. O filme aborda o tema das Grandes Navegações e a trilha sonora é do músico grego Vangelis. O longa retrata a participação do navegador genovês Cristóvão Colombo na conquista da América.
Considerado imprudente pelas suas ideias, foi questionado pela igreja e por reis. Colombo queria provar que poderia chegar a Índia pelo ocidente e assim buscaria uma nova rota para o comércio de ouro e especiarias. Partindo do pressuposto de que a Terra era redonda, as Índias poderiam ser encontradas navegando-se para o ocidente ao invés do oriente.
O cinema é uma potência cultural e um dos principais meios para a divulgação da história militar. Os filmes e as séries do gênero guerra, de modo geral, retratam temas relevantes, têm uma narrativa atraente, misturam cenas de ação com elementos emocionais e possuem trilha sonora envolvente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS
- ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes: os filmes na história. Tradução de Marcello Lino.São Paulo: Paz e Terra, 2010.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalgada_das_Valqu%C3%ADrias
- https://cinefilosparasempre.blogspot.com/2019/01/a-forca-do-destino-officer-and.html
- https://50anosdefilmes.com.br/2009/a-forca-do-destino-an-officer-and-a-gentleman/
- https://www.antena1.com.br/noticias/tbt-em-1986-top-gun-estreou-com-uma-trilha-sonora
- https://www.britannica.com/biography/Tom-Cruise
https://m.youtube.com/watch?v=OP63BRzKmB0&list=RDOP63BRzKmB0&start_radio=1&pp=ygUVQmxhZGVydW5uZXIgZW5kIHRoZW1loAcB
https://m.youtube.com/watch?v=8v1DDj9kPOk&pp=ygUmbyBlbmNvdXJhw6dhZG8gcG90ZW1raW4gY2VuYSBlc2NhZGFyaWE%3D
Mais uma matéria legal. 😀 ‘A música tem o objetivo de causar emoções e criar inesquecíveis memórias afetivas nos espectadores.’ Sim, mas apenas o soundtrack de um filme, porque música, enquanto arte, nunca desejou apenas influenciar em estados de espírito da audiência. Nem preciso lembrar que música profana e dança estão intimamente relacionadas, bastando lembrar de Minuetos, Gigas, Bourrees, Passacaglias, Allemandes, Sarabandes. Aliás, naquele filme de Kubrick, Barry Lyndon, 1975, junto com outras composições de época, populares (como The British Grenadiers e Lilliburlero) e eruditas, selecionadas pelo bom gosto do diretor, encontramos a Sarabanda de G. F. Haendel adornando uma… Read more »
https://m.youtube.com/watch?v=mnJtnGU5uek&pp=ygUUMTkxNyBjZW5hIGRhIGNvcnJpZGE%3D
Em minha opinião, os dois melhores exemplos de como uma trilha sonora ajuda enormemente a engrandecer uma cena:
Cavalgada das Valkírias – Apocalipse Now ( já citado no texto );
A trilha sonora de Hans Zimmer em Gladiador, principalmente na batalha contra os hunos, no começo do filme. Desafio qualquer um a assistir aquela cena sem se arrepiar.