Em viagem pelo Ártico, navio cargueiro reduz à metade tempo de entrega da China à UE

19

Um navio porta-contêineres com carga da China completou, pela primeira vez, uma rota ártica até o Reino Unido, cortando pela metade o tempo de trânsito de sua carga rumo à Europa.

O navio chamado Istanbul Bridge, pertencente à linha marítima Sea Legend, zarpou do porto de Zhoushan e chegou ao porto de Felixstowe, no Reino Unido. A viagem, originalmente prevista para cerca de 18 dias, sofreu um atraso de dois dias por conta de uma tempestade próxima à Noruega, mas ainda assim foi concluída muito mais rapidamente do que as rotas tradicionais — que levam entre 40 e 50 dias via Canal de Suez ou ao redor do Cabo da Boa Esperança.

A bordo, estavam veículos elétricos e painéis solares destinados à Europa. Além de Felixstowe, o navio deve fazer escalas previstas em países como Alemanha, Polônia e Holanda.

A rota usada foi a Northern Sea Route (Rota do Norte), inteiramente por águas árticas dentro da zona econômica exclusiva da Rússia. Essa rota tem se tornado navegável graças ao fenômeno do derretimento do gelo provocado pelas mudanças climáticas.

Essa iniciativa faz parte da estratégia da China de diversificar suas rotas de exportação para a Europa, em meio à queda das vendas para os EUA e ao aumento de 14% das exportações chinesas para a Europa observadas em setembro.

Apesar dos ganhos de tempo, o transporte ártico ainda carrega riscos — como condições meteorológicas extremas e imprevisibilidade no gelo marinho.■

 


Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Ruim para Singapura, que perderá nas vendas de combustível e movimentação de carga. além de ser ruim para a Coreia do Sul que terá um mar mais agitado e poderá trazer um ataque da China bem mais forte em caso de guerra, ótima para China, que economizará milhões em combustível, além de ser bom pra Rússia que venderá serviços para esses navios, além de que poderá controlar o fluxo de navios, os Europeus e Americanos terão que pedir permissão nos meses mais frios.

Macgarem

Interessante será que a China vai se aproximar dos UE já que levaram uma bica dos EUA?

ACho que só não acontece porque a china atrapalha a vida dos europeus mantendo o putin de pé nessa guerra.

Sulamericano

A UE é que nem mulher de malandro: apanha dos EUA mas gosta.
Desde o final da WWII, a UE tem uma dívida (não financeira) impagável com os EUA, para além de ter terceirizado sua defesa para os americanos.
A aproximação com a China é exclusivamente comercial, mas nada diferente do que o mundo todo já tem com os chineses.

Willber Rodrigues

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Índia e China vivem comprando commoditie russa e dando uma banana pra sanções da UE + EUA contra a Rússia, mas ambos continuam fazendo comércio e negócios com China e Índia.
Ninguém é burro de abrir mão de um mercado de 2 bilhões e meio de pessoas por birra.

BraZil

Os Europeus não tem precisado de ajuda para se atrapalhar. São autodidatas e auto suficientes nisso…

Alex Barreto Cypriano

Rotas China-UK, em milhas náuticas:
• por Cape of Good Hope: ~13.000
• por Suez Channel: ~9.500
• por Arctic: ~7.500
Basta fazer as contas (digamos a 10 nós) pra ver que há um exagero na vantagem de elapsed time pelo Ártico. Mas tudo bem, deformar a realidade sempre ajuda a consolidar uma crença útil.
comment image?resize=768%2C782&ssl=1

Last edited 28 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Melhor usar 15 nós nos cálculos.

Willber Rodrigues

O problema é que aqurle “chifre da África” vive sendo assolado por pirataria, e aquele estreito que vai até o Canal de Suez….bem, é uma das regiões mais “quentes” em matéria de banditismo, guerra civil e pirataria do mundo, o que encarece o frete e os preços do seguro.
Se essa rota ártica conseguir tirar essas coisas da equação, vai baratear ainda mais o preço do frete.

JuggerBR

Por outro lado, a Rússia ganha recursos se criar pontos de abastecimento para os navios na longa costa russa.

Willber Rodrigues

Acrescentaria também a “taxa” pra manter aquela frota de navios quebra-gelo russa ( muitos deles, nucleares ) operando.
Essa nova rota daria muitos dólares pra Rússia, se ela se provar viável.

Abymael2

O mar do Ártico é praticamente um quintal da Mãe Rússia. Ali ela manda e desmanda. Todos deverão pedir autorização para navegar por ali.

Alex Barreto Cypriano

O comércio marítimo chinês foi afetado pelas ações dos Houthi, apesar de seus navios não serem alvo do ‘bloqueio naval’ ao comércio com Israel, especialmente pelo aumento do seguro dos fretes. Mas o tráfego marítimo comercial chinês pela região proporcionalmente aumentou, não reduziu. Aqui:
https://www.atlanticcouncil.org/blogs/menasource/how-china-turned-the-red-sea-into-a-strategic-trap-for-the-us/

Last edited 28 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Fernando XO

O aumento de tráfego marítimo na região será um componente adicional na oceanopolítica local, uma vez que existem vários pleitos em aberto quanto aos limites de ZEE no Ártico… atenção ao Canadá e à Rússia, os Estados com mais “identidade ártica”… ambos tem órgãos dedicados que cuidam dessa questão da movimentação em suas águas… cordial abraço a todos…

EduardoSP

E ainda tem uma galera que acha que o aquecimento global é mentira de ambientalista.

carcavalho

A maior questão é se é de origem antropogênica

Carlos Campos

Eu também me pergunto isso, ainda mais quando vejo dados do nosso planeta no passaado, com mais CO2 que agora, fora o fato de já termos 5 extinções em massa, por mudanças nos continetees, e na atimosfera, nos vulcões, ou seja existe margem para alegar que os humanos não são os responsáveis pelo aquecimento global, vivemos somente mais um ciclo de aquecimento do Planeta

Guga

Meus caros o aquecimento global atual tem origem antropogênica. A prova dos isótopos de carbono. Essa evidência é considerada a mais definitiva por fornecer um “endereço” para a origem do carbono que está aquecendo a atmosfera: Identificação da fonte: O carbono proveniente da queima de combustíveis fósseis (que são matéria orgânica antiga) tem uma composição isotópica diferente do carbono de fontes naturais, como vulcões. Ele contém menos carbono-13 (\({}^{13}\)C) e praticamente nenhum carbono-14 (\({}^{14}\)C). Aumento de \({}^{12}\)C: Os cientistas observam que a proporção de carbono-12 (\({}^{12}\)C) em relação ao carbono-13 na atmosfera tem aumentado. Isso é uma prova irrefutável de… Read more »

Hamom

Trump quer proibir as companhias aéreas chinesas que fazem a rota EUA <–> China, sobrevoem o território russo em suas rotas comerciais.
(passageiros americanos, claro, são contra a ideia de pagar mais caro para viajar…)

Será que os EUA vão pressionar para que a UE não aceite mercadorias vindas pela rota do Ártico? Algo economicamente estúpido, mas nos tempos atuais tudo é possível…

Last edited 27 dias atrás by Hamom
BraZil

Imaginem daqui a uns anos, o congestionamento no Estreito de Behring, com essa movimentação toda. vai parecer o espaço aéreo do RU.