Canais especializados em Defesa no Brasil viram alvo de censura do YouTube
A liberdade de expressão no ambiente digital brasileiro voltou a ser tema de debate após a exclusão de dois canais jornalísticos especializados em assuntos militares e estratégicos na plataforma YouTube. O canal Caiafa Master, do jornalista Roberto Caiafa, foi deletado no mês de agosto e, em outubro, o canal Forças de Defesa, do jornalista Alexandre Galante, também foi removido.
Segundo os proprietários, a plataforma alegou violações de suas políticas internas, mas não apresentou provas ou justificativas detalhadas sobre quais conteúdos teriam motivado a medida. Além disso, os criadores não puderam recuperar ou fazer download do acervo de centenas de vídeos produzidos ao longo de anos de trabalho.
Desde o início dos conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, veículos independentes e criadores de conteúdo afirmam enfrentar uma política mais rígida de moderação e monetização por parte de grandes empresas de tecnologia. Em muitos casos, conteúdos sobre temas sensíveis — como geopolítica, armamentos e operações militares — têm sido desmonetizados ou removidos.
No caso da Trilogia Forças de Defesa, grupo editorial que inclui os portais Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres, dezenas de matérias já haviam sido apagadas ao longo dos últimos meses para se adequar às exigências da plataforma. Ainda assim, o canal no YouTube foi removido. “Mesmo obedecendo aos alertas e pisando em ovos para não desagradar à Big Tech americana, acabamos perdendo nosso canal”, afirmou Galante.
Enquanto isso, canais não profissionais sobre Defesa — inclusive alguns que veiculam informações falsas ou não verificadas — continuam ativos sem sofrer restrições, segundo relatos do setor. O caso levanta questionamentos sobre critérios de moderação, transparência e o papel das Big Techs no controle do fluxo de informações online.
O episódio também reaquece o debate sobre regulação de plataformas digitais no Brasil e sobre como equilibrar moderação de conteúdo com liberdade de expressão, especialmente em temas estratégicos e sensíveis como Defesa e Segurança Internacional. No vídeo abaixo, outros casos de exclusão de canais das redes sociais.■

O Poder judiciário de nenhum país no mundo pode tentar regular essas plataformas, somente eles próprios podem decidir o que deve ou não ser veiculado. Se é informação verídica, mas que vai de encontro aos seus interesses, é censurado. Se é informação grosseiramente falsa, mas que favorece seus interesses, o conteúdo é ate incentivado.
Tem cheiro de denuncia em massa para derrubar seu canal. Infelizmente a Internet deu força e voz para quem não sabe viver em sociedade.
Uai gente, mas é isso aí que votamos em 2022.
Apesar desse caso ter sido um banimento de uma empresa, a regulação da internet passou por VOTO POPULAR e foi aprovado.
Não há o que reclamar. Nós brasileiros queremos isso. Foi o resultado de 2022.
É o canal concorrente fazendo denúncias falsas. Se não for pro Bozo, não sobrevive.
A regulamentação das bigtechs é um tema urgente. A questão é que no Brasil não confiamos nas instituições que farão isso, então para alguns é melhor deixar tudo como está. O Brasil é um anão diplomático, econômico e institucional, não tem capacidade de propor esse debate em nível mundial. O que me surpreende são os europeus que não tomam nenhuma medida concreta que não seja multas por violação de direitos autorais e coisas assim. Multas que as bigtechs pagam, e a sociedade local finge que algo está sendo feito. Cortar as asas dessas empresas em nível mundial, obrigando-as a seguirem… Read more »
Nada é por acaso.
Ingênuos são aqueles que acreditam ser apenas “uma picuinha”.
Enquanto isso, gastos do Governo Federal batem recorde com publicidade (3,5 Bi.).
Enquanto isso, a “Zanta” defende o modelo “chingling” de controle das redes sociais e prisão para quem descumprir.
Bambi és tu, tótózinho.
A Europa defende o que é contra si, da maneira que quer.
Até á pouco tempo, idolatravam essas empresas Norte-Americanas, agora viraram-se para alguns dos idolatradores, já não gostam, e a Europa é que tinha que defender todo mundo.
Não gostam?
Defendem o mesmo, porque não gostam??
Reitero o que disse caro Rui
Países como o Brasil e seus pares latino americanos não possuem robustez econômica, diplomática e institucional para criar uma agenda global sobre a questão.
A comunidade econômica europeia possui e é frouxa e omissa.
Outras nações como a Rússia e China resolveram a questão a seu modo. Se o modelo russo ou chinês é arbitrário, isso é uma outra discussão, mas eles são menos vulneráveis a espionagem econômica e social que as nações aliadas dos EUA.
Mas é claro que não possuímos nada disso. Ora, o Brasil é composto de 1/3 de idosos e crianças que não contribuem financeiramente, 1/3 de trabalhadores e 1/3 de bolsa família, que o governo atual não tem interesse nenhum em tirar esse povo da miséria. Para o governo atual quanto mais miserável melhor. Anão diplomático pq apoia ditaduras como Irã, Hamas, Venezuela, Cuba, China, Rússia. Todos contra o “malvadão” Laranja. Institucionalmente é pior ainda. Um governo que arquitetou o mais moderno propinoduto da história, assaltou os aposentados e é apoiador de violador dos direitos humanos. Vc espera o que? Continua… Read more »
Criam-se leis como o Marco legal de internet dando incentivos ao uso e de acesso das mesmas, depois criam-se leis ou restrições de uso das referidas.
Não da pra entender nada, o atual Governo está se perdendo em seus próprios devaneios para perpetuar projeto de poder absoluto e com isso vem perdendo popularidade.
E fazendo uso do então chamado “Estado Democrático de Direito” que pra mim tem outro nome “Democracia Relativa”
A verdade é essa 👀
O YouTube cometendo arbitrariedades, a notícia deixa claro que foi uma arbitrariedade e a culpa é do “guverno” kkkkkkkkkkk a galera tá se contorcendo e fazendo malabarismo pra culpar o “guverno”, e ainda tenta dar um ar isentão ao comentário
Não vivo de rendimentos de plataformas digitais não dependo de nada e de ninguém o que eu tenho chama-se liberdade de opinião e expressão e se não for o tal chamado conluio de Big techs com o Governo é o que então ?! 🤷♂️ Me engana que eu gosto, com essa narrativa que é o que vcs sempre tiveram 😏 Mas como dizem o bem sempre prevalece sobre o mal e um dia a verdade sempre vem a tona como já tá vindo com os sucessivos escândalos do atual governo 😏 contorcionismo mental é o que algumas Big techs estão… Read more »
Deixa eu ver se eu entendi: Então as Big Techs americanas, cujos donos estavam um dia desse num jantar sorridente com o Trump, agora entram em conluio com o “guverno” brasileiro, mesmo com o PL da regulamentação prevendo claramente que qualquer exclusão deve ser propriamente comunicada ao autor do canal, com motivos e canais para recurso? Isso tá melhor que Game of Thrones kkkkkkkk
Minha vez agora: A Terra é plana! É tudo conluio do guverno e das big techs para nos convencer que é redonda
Pera lá…quem fala “guverno” é o atual ocupante do planalto e toda a claque amestrada que lhe segue… hehehehe
E não fui eu que falei não? Foi tu?
Ele é amigo do amigo 😏
Vai lá companheiro, isso mesmo “ninguém solta a mão de ninguém” Confia !!!👍
Bancar Haters em rede social/ Blogs é mole, vai lá lutar essa luta 😏
No caso o banimento foi da empresa youtube.
Mas nós votamos em 2022 para isso. Nós brasileiros queremos isso. Foi o resultado das urnas.
Se não concorda com isso, vote diferente em 2026.
Eu voto pra retirar imediatamente seu acesso à internet!! 😂
kkkkk.. Se a gente continuar votando igual votamos em 2022, não somente eu e vc vamos ficar sem internet. O Brasil inteiro. E sem GPS. HUahuahua
Com certeza, nem o Irã ou China ficaram sem GPS ou internet “cortadas”, mas o Brasil vai sim!!
Comentário ideológico detectado: “projeto de poder absoluto”. Ou: no mínimo, argumentação falha.
Mais Haters?! 👀
vai lá então seja feliz👍
Vão lá tomar cafezinho com o trump e receber tapinha nas costas junto com os donos das bigtechs após a saída da reunião 😏
Estimado colega, hater é quem promove ódio na internet sem critério ou discernimento, não quem discorda de você kkkkkkk
A discordância também é o modus operandi dos Haters na internet , não preciso que concordem também com a minha opinião, mas também não dá o direito de desclassificar a pessoa através de um comentário sem noção como do elemento acima , característico do quem não tem o que fazer na internet
Fica a dica 👍
As big techs são a ponta de lança do atual soft power made USA. É nítido que criar uma cultura de defesa séria em um país sem tradição nessa área, como o Brasil, contraria interesses porque Defesa, ciência, tecnologia, inovação e soberania andam lado a lado. É perigoso apostar todas as fichas no youtube, e ficar sob o puro arbítrio da plataforma.
Interesse nacional e interesse das bigtechs sempre caminham em sentidos opostos!
O STF considerou inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da internet e responsabiliza as big techs pelo conteúdo publicado, mas a culpa é das empresas. Vai entender.
cria uma conta no odysee!!!
No início da era da comunicação social digital a lei americana isentava de responsabilidade as plataformas por eventuais postagens ofensivas ou até criminosas de usuários. Isso mudou poucos anos atrás com a reversão desse privilégio, o que deu azo a uma política de censura e banimento (se baseadas em motivos reais ou imaginários, com justiça ou a pretexto, isso já é outro debate).
De toda forma, a lei regulatória na nação central se aplica às periféricas (nunca o contrário, certamente) e a censura e banimento se espraiam.
Lamentável perder o canal Forças de Defesa.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
E olhe que o galante não pode ser acusado de ” fascista, direitista, bolsonarista”, essas aberrações linguísticas que criam para calar e desumanizar seus inimigos. Embora não haja nada de errado,muito pelo contrário, em ser bolsonarista e/ou direitista. Recentemente o Bruno Giglio, que tinha um canal aonde falava dos problemas dos homens e milhares de seguidores, um dos mais famosos da plataforma, respeitoso, educado, divertido, teve seu canal excluído do YouTube sem explicações. Não é possível saber se parte de alguma diretriz na cúpula ou se funcionários de quinto escalão, mesmo aqui na filial brasileira, tem carta branca para agir… Read more »
Parece que a regra e simples:
So pode falar mal da direita, se falar mal da turma do amor o cancelamento e certo. O Caiafa estava tranquilo enquanto apenas criticava o Bolsonaro, quando passou a criticar o outro lado os problemas comecaram. E tem gente que nao percebe isso ainda!!!
O problema é que hoje em dia, todo mundo fala em “liberdade de expressão”, mas desde que seja ideologicamente compatível com o que se pensa. Olha o governo Trump, que censura alguns países, enquanto não permite manifestações a favor da Palestina dentro do seu território em clara violação da Constituição americana. O conceito de Liberdade de Expressão é justamente a garantia que o cidadão deve ter de criticar o que quiser, incluindo entes e agentes estatais, sem correr o risco de ser punido. E isso tem que valer para todos, independente se concordamos com a opinião ou não. Claro, que… Read more »
Como se diz na crônica esportiva do outrora ” melhor futebol do mundo”, no futebol , como na vida, não existe ” se”… Mas fico refletindo aqui sobre o papel do mito e seus milhões de seguidores assim como no papel do Trump lá na metrópole. Se um continuasse gritando nas tribunas da câmara e em entrevistas divertidas na Luciana gimenez e o outro lá na trump tower cuidando de seus negócios bilionários jamais – olha o ” se” aí- tomariamos conhecimento do quanto essa gente é autoritária e perigosa. Continuaríamos no leitinho morno com canela crendo que tudo estava… Read more »
Uma ação judicial sempre será o melhor meio para coibir e reparar esse tipo de abuso.
Isso e pratica de ”striker” (nao sei se seria o nome correto ) no youtube , canais de criança (existem varios hj com noticias mentirosas , e o pessoal curte ) que praticam denuncias (bots) em massa contra um canal e como essa denuncia e protegida… so sob uma ação judicial para reaver o canal , mas cabe um belo processo de danos tanto para o Youtube como , se conseguir na justiça .. o canal denunciante .. problema que deve ser caro e demorado …o mais famoso e o ”Hoje no mundo militar” so nao caiu ainda devido ao… Read more »
Canais pró Bozo como “Hoje no Mundo Militar” vão de vento em popa.
Qual o problema de ser pró-Bolsonaro? sua democracia é relativa?
Para o Youtube parece q é.
É o governo que vocês defendem. Você não queriam o Lula no poder? tá aí, receba! Por causa de uns, todos pagam!
O q tem a ver o Lula com isso??
Ou melhor, “E o PT?”
é uma pena tudo que aconteceu, gostava muito do Caiafa com o seu jeito irritadiço de ser kkkkk
Mas talvez seja o caso de procurar plataformas similares, é claro que o alcance será menor, pq exige que as pessoas baixem um novo aplicativo