Avança a venda de três submarinos Scorpène à Argentina pelo grupo Naval Group
Submarino classe Scorpene
A venda de três submarinos da classe Scorpène à Argentina, pela fabricante francesa Naval Group, está em “bom caminho”, segundo fontes especializadas francesas e argentinas divulgadas em 7 de novembro de 2025.
Após o naufrágio do submarino argentino ARA San Juan em 2017, que deixou a marinha do país praticamente sem capacidade submarina operacional, Buenos Aires vem articulando com Paris essa importante aquisição.
O negócio, estimado em cerca de US$ 2 bilhões, foi antecipado com a assinatura de uma carta de intenção já em 2024 e agora avança para a definição da configuração técnica, cronograma de entrega e financiamento.
O submarino Scorpène, de desenvolvimento franco-espanhol, emprega propulsão convencional (diesel-elétrica) com opção de propulsão independente do ar (AIP) e está em serviço em diversos países, incluindo o Brasil.
No caso da Argentina, a expectativa é que essas unidades venham a restaurar a presença submarina na extensa zona econômica exclusiva do Atlântico Sul.
A negociação, contudo, ainda depende do levantamento de garantias financeiras e do acordo de crédito com bancos europeus, um fator que historicamente já representou obstáculo para Buenos Aires.
Para a indústria francesa, a possível assinatura desse contrato consolida a posição do Naval Group como fornecedor global de submarinos convencionais de ataque, fortalecendo sua linha de exportação em plena competição internacional.
Ao mesmo tempo, para a Argentina, o avanço no acordo representa um grande passo na modernização naval e na recuperação de uma capacidade submarina perdida, reforçando sua soberania marítima e presença estratégica.■


Enquanto isso devemos priorizar um novo contrato para mais 4 unidades e deixar de lado essa loucura de SubNuc que vem consumindo verbas áreas de verbas para resultado limitado e ao longo tempo.
SubNuc e PA a meu ver dão devaneios que por hora, não podemos sequer sonhar.
Tenso de ampliar as unidades das Tamandaré, de submarinos e uma fragata com maior tonelagem.
Poderíamos adquirir mais 4 sub convencionais com AIP, já daria um up legal na nossa força de submarinos e ampliaríamos a quantidade de meios.
Investimos dinheiro demais nesse projeto e consequentemente desistir não é uma opção. O que podíamos e deveríamos fazer é encomendar mais 2 submarinos Riachuelo totalizando 6 unidades. E ampliar o numero de fragatas Tamandaré para 8 unidades. Outro ponto é a questão da exploração da margem equatorial… dotar a marinha do Brasil de navios de maior autonomia e tamanho tanto em matéria de navios combatentes quanto de patrulhas oceânica se tornou quase um imperativo.
À propósito, o S41 Humaitá no fim do mês passado executou missão de IVR na área oceânica da margem oriental do Amazonas. Segundo a MB foi um ensaio, dentro do âmbito da operação Atlas, e que trouxe parâmetros para missões constantes naquela área extrema da AZ, fronteira ao litoral da guiana francesa. Isto provou tb que subs da classe riachuelo tem autonomia suficiente para executar estas missões.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Custo_irrecuper%C3%A1vel
A. Quanto dinheiro foi gasto até hj na pesquisa e desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro? B. Quanto dinheiro ainda falta em pesquisa, desenvolvimento e construção do reator e do submarino protótipo Álvaro Alberto? Qual vai ser o custo de operação, manutenção e reabastecimento nuclear do mesmo durante seu ciclo de vida? Quanto vai custar decomissionar, desmantelar e se desfazer do seu casco, reator e refugos nucleares. Quanto vai custar em pesquisa, desenvolvimento e construção de projetos na versão aperfeiçoada do Álvaro Alberto, esse sim seria o primeiro SSN ‘operacional’ brasileiro? Posso lhe dizer q existe um valor estimado para A,… Read more »
Isso que você pede é improbidade administrativa. E um desrespeito aos brasileiros. Dinheiro público e o suor do contribuinte não deve ser tratado desta forma.
Improbidade administrativa é continuar investindo dinheiro público num sonho do qual é sabido q não será possível concluir, operar, manter nem se desfazer.
https://noticias.r7.com/prisma/r7-planalto/enriquecimento-de-uranio-os-objetivos-do-brasil-com-a-energia-nuclear-08112025/
Só fala asneira
Infelizmente improbidade agora tem que ter o animus de ser improbo com o dinheiro. Se o objetivo for só fazer o projeto rodar sendo perdulário…. então tá tudo certo!
Se continuarmos nessa loucura de submarino nuclear, não teremos mais marinha. Vocês esquecem que estamos no Brasil e que só temos munição para duas horas de guerra. Teve um evento internacional aqui no Brasil e vazou a foto de um F-5 voando desdentado com apenas 1 Python nas pontas das asas. Treinamento inexistente das tropas, tropa dispensada vários dias da semana, para economizar na comida e luz, sem dinheiro para combustível. Quantas operações a marinha faz na ZZE por ano? Fronteiras que não são vigiadas pelo exército e que passam armas e drogas a rodo. Posto de fronteira da PRF… Read more »
Desconheço tropa liberada por falta de comida…
Se por o exército chinês e americano em toda fronteira tambem vai passar…
Vai fechar 100% da fronteira?
Culpa das FFAA?????????
Além de cortar as vagas, o Exército ia implantar o sistema de meio expediente.
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/08/17/exercito-pode-cortar-13-do-total-de-recrutas.htm
Rapaz….2019….
Notícia fresquinha essa hein?
Dá um google.
De 2023
https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2023/11/21/exercito-reduz-expediente-de-tropa-sem-cortar-salario-por-dois-meses-para-reduzir-gastos-com-luz-e-alimentacao.ghtml
Escala reduzida ocorrerá em dezembro e janeiro; corporação busca cortar gastos com luz, água e alimentação…
Fonte: http://www.poder360.com.br/brasil/exercito-reduz-expediente-sem-cortar-salario-
De 2025
https://petronoticias.com.br/economia-em-frangalhos-fara-o-brasil-ter-as-primeiras-forcas-armadas-do-mundo-a-operar-em-home-office-a-partir-do-dia-14/
E o pessoal sonhando com submarino nuclear.
Dá um google, tem várias notícias de 2023, 2025 e o pessoal sonhando com submarino nuclear.
Temos munição para duas horas pela razão de as mesmas terem prazo de validade. Temos capacidade de produzir mais caso demandado.
Submarinos eletrodiesel são armas táticas, mas subs nucleares tem o potencial de armas estratégicas, por isto vale a pena completar o projeto.
Abandona-lo, isto sim seria loucura e uma imenso desperdício depois de tantos recursos, tempo e trabalho investidos nele…
O problema é que não há dinheiro para completá-lo.
Tem sim , vai ter que ter! isso é uma não questão.
Me disseram que a Faria Lima vai doar os lucros para conclusão do projeto rsrsrsrsr a mediocridade é uma doce ilusão
https://revistapesquisa.fapesp.br/brasil-da-mais-um-passo-na-construcao-do-submarino-nuclear/
Pessoal aqui repete Faria Lima, e não tem noção do q diz…. Igual ao taxad na função….
Concordo ate certo ponto, mais Tamandares e Scorpenes (dessa vez com AIP) porém continuar investindo no Reatos Nuclear… ainda porque essa tecnoçogia tem utiidade tanto para a propuslão de subs militares como para geração de energia com fins de uso civil. Continuar investindo no SSN com baixa prioriade para não fiar muita atraz do resto do mundo.
Pô….. Angra 3 tá atrasada quantas décadas? Até no civil a gente tá atrasado (que é uma tecnologia com acesso muito mais tranquilo). Vai esperar o militar desenvolver pra desenvolver o civil, é papinho. O Brasil já tem projeto civil, pode desenvolver essas tecnologias lá. É aquele mesmo papo de “ah mas o EB ajuda no mosquito da dengue, não pode cortar o orçamento”. Forças Armadas é pra defesa, o resto é papinho. e tem que ser tratado assim, não como meio de obtenção de algo civil. Defesa é importante. Se os próprios caras de lá tratam como algo secundário,… Read more »
Não acredito q o Brasil tenha condições de comissionar e operar nenhuma das duas opções. 1-2 Scorpenes a mais já seria um esforço gigantesco. Eu tentaria renegociar o contrato com o naval group relevante ao SNBR para mais um Scorpene e redirecionar Itaguaí para construir NPOc e NApOc, esses sim enormemente úteis e muito mais baratos de construir e operar
Santa ignorância geopolítica Batman!
Seu comentário é tão interessante quanto uma partida de Golf.
Poderia ter aproveitado a oportunidade de ficar atrás da tela e dissertado mais sobre o assunto, como muitos colegas assim o fizeram.
Más, você preferiu ficar em seu mundo, sua bolha de ignorância e dizer que eu sou ignorante da geopolítica.
Ainda da tempo.
Fale algo mais, vamos desenvolver isso.
Meu elementar caro Robin.
O Sub nuclear já é uma realidade e não é possível retroceder com o plano, seria um prejuízo imensurável. Um PA é um luxo que não podemos ter, mas o sub nuclear não, um projeto, um projeto longo e que estamos mais próximos dos finalmentes. Esse tipo de investimento é longo mesmo, todos os países que optaram por esse tipo de arma demoraram, a exceção da Austrália, que comprou algo pronto, e não terá como independência tecnológica.
“(…) O Sub nuclear já é uma realidade (…)”
Que realidade?
Mal e mal o protótipo do reator tá pronto, que dirá o resto do sub, e a MB tá chorando por mais e mais bilhões pra fazer esse charuto atômico sair da fase de protótipo, que realidade é essa?
A não conclusão é inadmissível
Dissem a mesma coisa sobre Angra 3…. e la se vai quantos BILHOES mesmo? e quantos mais querem para termina-la?
No Brasil, tudo é admissível.
Esse projeto se sair neste governo Milei estará dentro dos limites orçamentário da Argentina, ou seja, dentro da mediocridade orçamentária Argentina, dentro da mediocridade míope de uma sociedade que está aquém da dimensão territorial e de recursos potenciais argentinos, uma aquisição de prateleira, que extrapola a dependência tecnológica antítese do projeto anterior com os alemães que buscavam independência, sem visão de soberania a Argentina anda, mesmo que como caranguejo rsrsrsrs
Cobrança ao governo por definição ainda em novembro
https://istoedinheiro.com.br/platobr-frente-parlamentar-nuclear-pede-conclusao-de-angra-3-apos-estudo-do-bndes
Quanto custou a COP 30? Quanto custa os recursos destinados aos partidos?, quanto custa o orçamento secreto? Quanto custa ao Tesouro o déficit de agentes públicos ao Estado? Quanto custa os privilégios dos altos escalões dos servidores públicos? Quem vota nestes malandros?marcianos
O POVO na sua Santa Ignora.. er.. quero dizer “sabedoria” vota e elegem os que acham melhor pro nosso pais….
As vezes tem notícia boa.
https://www.agencia.marinha.mil.br/apoio-acoes-do-estado/marinha-bndes-e-cemaden-firmam-parceria-para-gerir-riscos-de-desastres-no
O que me da desanimo ENORME é a previsão da entrega primeiro 2035…. depois 2037… 2045… 2060….
Que Deus nos ajude para que esses quatros submarinos sejam os últimos não nucleares que o Brasil produziu. Que siga o exemplo do nosso irmão maior ex-colônia inglesa único não latino no Continente, e nunca mais fabrique inutilidades, como diesel elétrico e AIP.
er… que o SSN é supreno no alto mar isso é indiscultivel… agora o ss tem sua vantagem e utilidade nas agua mais rasas dos mares internos e costeiro… especialmente com o AIP… os SSN tem que ficar bem longer quando tem un ou dois SS com AIP nessas aguas… eles (os SSN) são presas facies nesse contexto
Mas nesses casos costeiros, deve se fazer como os americanos já fazem, utilizar maciçamente a guerra aérea antissubmarino – ASW, (com emprego de helicópteros e patrulhas) e os meios rápidos de superfície e ainda uma teia de veículos subaquáticos, notadamente não tripulados e com sensores.
O submarino nuclear já consumiu muitos recursos, além de ter garantia de suporte da França fornecer o aço especial do compartimento do reator e para instalar o reator nuclear. Além disso é uma arma fundamental para defesa de nossa soberania.
Sinceramente eu desejo que esse projeto argentino tenha sucesso , não dá para o Atlântico Sul continuar sendo a Disneylândia dos chineses com suas ações predatórias e irresponsáveis…temos que expulsar esses piratas da América Latina !
Pessoal aqui negativando sem ter a menor noção do que está acontecendo no AS
Submarinos não são nem de longe o meio ideal para combater a pesca ilegal mas desejo que o plano argentino prospere e estou curioso para saber qual versão será. Imagino que a mais simples, sem AIP ou versão evolved, dado o histórico de calotes dos ceboshitas.
Mas pode acabar sendo pois: Os pesqueiros ilegais são em sua maioria chineses. Os argentinos vão lá e botam eles pra correr com patrulhas. Os chineses voltam com os pesqueiros escoltados por destróieres. Agora você vai precisar de submarinos. E é melhor o Brasil apoiar os argentinos nessa, porque esse problema é dos dois países.
Lembra da guerra da lagosta? Lá vamos nós de novo.
Caso os Chineses voltem “prá valer” três subs convencionais e nada são a mesma coisa.
Não, mas eles conseguem fazer um monitoramento lá depois da faixa (já tão lá mesmo), do grupo se deslocando, e os de superfície (aí patrulhas mesmo) tem tempo de atuar preventivamente. Não serve só pra isso (e não resolve), mas são recursos a mais). Eles tão com orçamento curto, mas monitoramento por satélite também ajuda muito. tem serviços específicos pra isso oferecidos pela iniciativa privada, do tipo: se esse recurso naval se movimentar eu quero que você me avise e mande imagens seguindo ele. ou me mande imagens dessa “cerca” aqui e caso haja “movimentação suspeita” mande pra central. Mas… Read more »
Verdade, assédio constante. De qualquer forma, eu acho bom que eles deem uma recuperada nos equipamentos no geral, tiveram aquela tragédia lá com o outro sub. Quanto melhor eles tiverem, melhor fica a defesa desse cone sul.
Eles também não vão virar a Polônia, é tudo dentro da normalidade e são parceiros já tem tempo suficiente.
Como já falei trocentas vezes;
1- desejo sorte aos argentinos nisso, e que essa compra se concretize;
2- só acredito vendo.
Se forem construídos na França , deve ser o ”Scorpene base” semelhantes aos 2 utilizados pelo Chine , talvez com AIP … boa aquisição .. quanto a MB , sigo na torcida pela aquisição de pelo menos mais 2 ”Riachuelos” saiam do papel , fundamental para manter Itaguaí funcionando por pelo menos mais uns 6 anos , sem isso vamos perder o que investimos la , o que nao seria nenhuma novidade pra variar
Os argentinos podem perfeitamente encomendar 3 Riachuelos na França. A propriedade intelectual é toda francesa e aliás a Indonésia está fabricando submarinos scorpene idênticos aos nossos. Os custos seriam inclusive muito mais baratos.
A Classe Riachuelo , se por ventura fosse adquirido por algum pais de America do Sul , seriam construídos em itaguaí …, assim como é o Gripen , fazia parte do pacote do Prosub ….
“Os argentinos podem perfeitamente encomendar 3 Riachuelos na França. A propriedade intelectual é toda francesa e aliás a Indonésia está fabricando submarinos scorpene idênticos aos nossos. Os custos seriam inclusive muito mais baratos”. Duvido muito que os Argentinos comprem algo nosso desse porte! O problema deles não é nem a grana e sim a D.e.s.c.o.n.f.i.a.n.ç.a… Eles não confiam em nós assim como outros sulamericanos como o Peru. Não sei se alguns de vocês estavam acompanhando as discussões sobre o Gripen peruano e sua possível aquisição,sempre que o assunto era posto em discussão eles(os especialistas em defesa do Peru…) questionavam se… Read more »
O Gripen é da Suécia e todos os componentes podem vir da Europa e EUA sem passar pelo Brasil.
Os gripens E /F tem componentes estruturais desenvolvidos pela Akaer, Displays e sistemas de controle digitais desenvolvidos pela AEL e softwares de integração da Atech ( Embraer) . Estariam necesaariamente envolvidas na sua produção, seja em lugar for.
Nada que empresas brasileiras estejam fornecendo para o contrato brasileiro do Gripen, é exclusivo daqui.
Pode muito bem ser fornecido pela Saab à partir de Linköping.
Quanto aos “Displays e sistemas de controle digitais desenvolvidos pela AEL”, esses podem muito bem serem fornecidos por quem realmente os desenvolveu, a Elbit de Israel.
Desenvolvidos pela Elbit. São produtos de prateleira da Elbit que a AEL usa (tanto o HMD quanto o WAD e por aí vai). São só montados aqui (as peças vem prontas e monta aqui). São excelentes produtos de nível internacional, mas não precisam ser necessariamente montados no Brasil, a propriedade intelectual é israelense. Melhor que seja. Mas pra esclarecer porque sempre fazem essa confusão: com exceção de um produto do catálogo (um visor térmico de umas gerações anteriores) tudo que a AEL vende é o catálogo da Elbit, eles não inventaram nada ali não. E melhor que seja assim, senão… Read more »
“(…) Se forem construídos na França (…)”
E por qual motivo eles não seriam construídos na França?
Porque a Argentina deixaria de comprar diretamente dos franceses, que fabricam 100% do sub e podem oferecer crésito e melhores condições de entrega e preço, pra fabricar da gente, que não fabrica nenhum componente crítico do sub?
respondido acima … mas como não honramos nada mesmo ”perdemoo”. inclusive a manutenção seriam feitas em itaguaí no pos venda , mas….
Se os estaleiros da França estão ocupados com a construção de submarinos nucleares deles, onde mais poderão construir subs convencionais? Qual seria o estaleiro mais próximo para apoiar a construção???
Romênia tem estaleiro da naval Group
Alguns sites indicam que seria o Scorpene Evolved, o mesmo adquirido pela Indonésia, com baterias de íon-lítio, com maior autonomia, maior desempenho e assinatura acústica reduzida.
Não faria sentido em 2025 encomendar um submarino que ficará pronto por volta de 2030 e será igual ao submarino chileno que foi recebido em 2005.
2005 para 2030 são 25 anos de diferença.
Faria sentido ser essa versão
Vai fica pronto antes do sub nuclear nuclear brasileiro
Qualquer coisa fica pronta antes do charuto atômico…
O sino do su nuclear já ta pronto
Pessoal que defende o SN-BR não percebe o impacto que seu desenvolvimento está trazendo para a MB. A importância de uma versão nuclear deste tipo de embarcação é indiscutível. Mas, na atual situação financeira da MB e das FA, é totalmente dispensável. Os bilhões gastos e os bilhões que ainda serão investidos estão comprometendo orçamento que deveria ser redirecionado para outros meios e programas (essenciais e não apenas importantes) que ou estão a década esperando ou estão com risco de paralisação por falta de continuidade. Estamos deixando de cumprir o básico para mostrarmos que temos uma força militar mínima. E… Read more »
No dia 26 próximo, o S42 tonelero passa por mostra de armamento, sendo incorporado à esquadra, e no mesmo dia, o S 43 Al Karam é lançado, entrando na fase de testes no mar. Creio que evento envolvendo dois subs simultaneamente, nunca ocorreu por aqui. O momento, como todos sabem, exige.
Sim, mas, está havendo um atraso na entrega das unidades daí a coincidência de no mesmo dia um estar sendo incorporado e outro lançado.
.
Lembra um pouco ocasiões em que “vários” submarinos russos, nucleares e convencionais foram incorporados em um mesmo ano, só que houve ano em que nenhum foi incorporado
justamente pelos atrasos no cronograma.
Estão comprando tudo. Só falta o dinheiro para pagar.
Tem também o custo de operar… A própria marinha aqui tomou susto com o custo de operação dos Riachuelos…
E a mesma coisa que quando você comprar um peugeot e descobrir que a manutenção e mais caro que de um mercedes ou BMW kkkk
Para quem que operar submarinos nucleares o custo operacional do Riachuelo e ínfimo.
Isso que é o modelo sem AIP, que em tese seria mais barato. Imagine o custo do nuclear. Quero ver da onde a marinha tirará dinheiro.
Só fico, pensando, a Argentina com uma economia do tamanho do estado de são Paulo,vai comprar 3 submarino, enquanto o Brasil,com um litoral do tamanho que tem, encomenda 5 o Brasil precisa intender que submarino é o sistema de defesa mais barato, para um país com um litoral igual o o do Brasil, imagina 12 submarino patrulhando, nossa costa,seja qualquer força inimiga, pensaria muito antes de se aventurar
Lembrando que a base de subs da ilha da madeira tem slots para 10 subs: 4 da classe riachuelo e 6 da classe Alvaro Alberto.
E você acredita que algum dia serão todos ocupados?? Pra, por favor…
Submarino é arma de ataque. Pode ser usado em patrulhas mas, e mais inteligente fazer patrulhas com navios de superfície.
Lamento “jogar água quente na fervura”, mas, para ter 12 submarinos disponíveis 365 dias por ano exigiria no mínimo o dobro por conta de manutenções de curta e longa durações e treinamento, mesmo adotando duas tripulações como os franceses o fazem também para seus submarinos “táticos”, 6 unidades e 10 tripulações conforme uma vez li. . Nem o Japão e seus 22 submarinos mais 2 utilizados para treinamento consegue disponibilizar metade deles mesmo operando próximos da costa como seria no caso do Brasil embora deva haver planos para aumentar um pouco o número de disponíveis por um curto período de… Read more »
É que as pessoas tem essas ilusões pueris, estilo aquelas discussões de super-trunfo que tanto se fala por aqui: “imagina o Brasil comprando 12 submarinos…nossa! vamos ter 12 subs armados até os dentes “patrulhando” a nossa costa 24h por dia e 7 dias por semana infinitamente, que demais, vou dormir tranquilo!”. Mais ou menos o mesmo que imaginar que, ao chegarem os 36 Gripen, a FAB vá mantê-los no ar incessantemente, 365 dias por ano, para “patrulhar os céus” (ao contrário de mantê-los em terra em condições e acioná-los quando necessário, usando os mais econômicos radares para vigiar o espaço… Read more »
A economia de São Paulo é, dólar por dólar, maior que a de Israel, amigo. Proporcionalmente não, mas em números absolutos é.
É que o Brasil não dá prioridade mesmo
Tomara que dê tudo certo pra Argentina, todos os países do continente deveriam conseguir policiar seu território.
Precisam sair do buraco cambial primeiro. Ou achar quem ajude a cavar mais fundo.
Só lembrando que a classe anterior de submarinos de projeto alemão ficou inacabada, com cascos semiconstruídos enferrujando no Rio da Prata.
E a situação econômica deles era.melhor do que a de hoje.
Não era melhor.
A diferença é que hoje a Argentina é disputada pela China.
Pode ser. Talvez fosse melhor dizer que a situação das FA deles frente às condições econômicas e políticas do país ainda não fosse tão desastrosa ((mesmo pós-derrota nas Malvinas).
Tanto que ainda tinham como pfazer planos e compras ambiciosas (que se mostraram irrealistas e depois desandaram).
Esses provavelmente serão de prateleira, inteiramente feitos na França, e assim não sofreriam em tese do mesmo problema com o estaleiro Domeq García. Se deixarem pra fazer na Argentina mesmo, não vai sair nada.
Li recentemente que: se tudo andar conforme as notícias sobre esses submarinos para a Argentina, eles estariam recebendo o primeiro submarino daqui uns 4 anos ou 6 anos. Pelas notícias são 3 unidades do scorpene francês. Aí que a MB, deveria ampliar os nossos submarinos fabricados aqui no Brasil, ampliando sua frota de 4 scorpene, para mais umas duas unidades ou mais. Se o primeiro scorpene Argentino, chegar daqui 4 anos, nos estaríamos com um tempo muito bom para construir mais duas unidades com bastante tempo, porque estaleiro já temos e mão de obra qualificada também. Talvez poderíamos colocar uns… Read more »
O plano de longo prazo da MB é ter uma FSub em sua maior parte nuclearizados. Isto é ponto sem retorno na MB. Por isto não se investiu em subs com baterias de ion litio ou Aip . A MB se considera dona da tecnologia nuclear do Br. Não abre mão disso.
Para entender as FAs é preciso conhecer a obsessão estratégica de cada uma ;
A MB : Subnuc
A FAB : Lançador de satélites.
O EB : Artilharia de longo alcance, seja por foguetes guiados ou misseis de cruzeiro.
Perseguirão estes objetivos até conseguirem.
Aonde essa determinação e esses objetivos estão publicados?
São obsessões que ficam claras na fala de um brigadeiro, que após o acidente com o VLS declarou que objetivo final da FAB é ter um lançador de satélites operacional, custe o que custar, leve o tempo que levar. Tambem de generais já falaram muito sobre misseis de cruzeiro que poderiam atingir todas as capitais da america do sul, ou de um almirante que declarou que a unica arma verdadeiramente dissuatória da marinha será o subnuc, que poderia retaliar após um primeiro ataque. Não é um objetivo escrito. É um desejo interior de poder bélico que perpassa as forças, sobretudo… Read more »
Entendo.
Estes projetos, o do subnuc, o do lançador de satelites, o missil de cruzeiro de longo alcance, existem à décadas nas Fas, e por mais percalços que passem, por mais atrasos e acidentes que tenham, permanecem nas Fas como alvos a serem alcançados, independende de governos. Do ponto de vista dos militares, estes projetos os colocariam como fazendo parte de uma elite no mundo. Poderiam falar de igual para igual com um militar de alta patente da França, da Inglaterra ou Russia. É isto, acho eu.
Você lembra que o Olsen ( que já foi comandante de sub) disse que não tem ( ainda) uma esquadra que possa “morder” ? Com o subnuc certamente poderia.
Se essa é a do EB ele não tá fazendo muita coisa não. Nem munição guiada a gente tem
Não. Existem planos para substituir as baterias de chumbo por baterias de lítio.
A tecnologia que a MB domina diz respeito ao reator nuclear. Fazer o reator mover o submarino é outro problema.
Por que deveria existir uma corrida de submarinos entre Brasil e Argentina?
Ele deve estar jogando batalha naval com um hermano, e precisa mais fichas. Por isso vem aqui pedir mais subs. Quer manter a vantagem até a hora do chocoleite!
Corrida dos dreadnoughts 2.0? E não sabemos nem qual versão eles comprarão, embora aposto que não será a mais cara pq no hay plata. Milei não vai poder justificar o congelamento de pensões ao mesmo tempo que compra os subs convencionais mais caros – e disponíveis para exportação – na Europa. Devem optar pela versão base, talvez igual a da Malásia. Dólares não abundam naquelas pampas ultimamente.
Não vai acontecer. Pq vcs acreditam nesses caras ainda?
A Argentina é um país completamente falido, acabaram de comemorar 20 bilhões de dólares de empréstimo dos EUA. Empréstimo q será utilizado para cobrir rombos na divida publica interna…
É como se alguém pegasse dinheiro com agiota pra pagar um empréstimo pessoal. Eles estão fazendo dívida para pagar outra divida. O Brasil tem uma economia 4x maior, é relativamente estavel desde o plano real ha 30 anos, comprou 4 subs. Argentina vai comprar 3 subs? kkk
Não. A Argentina não tem reservas. Os 20 bilhões serão usados para evitar o desaparecimento da moeda local.
Se o Brasil usasse os 50 bilhões que os deputados torram todo ano com emendas parlamentares para sair da vala…
Cirúrgico
“Argentina pais completamente falido ” . Mais tem um IDH muito superior ao do Brasil, em 2 anos conseguiu ter um esquadrão de caças F16 operacional. Hoje temos no máximo.uns 5 F15 ativos para proteger todo nosso espaço aero. Não quero te desanima, mais provalvemente 2027 em diante teremos uma situação fiscal muito pior que da Argentina…
Opa corrigindo 5 F5 ativos
Esses F-16 tão só o osso. No lugar dos ceboshitas eu não me vangloriaria de comprar isso ante a um país que vai de Gripen 0Km. No mais, boa sorte aos argentinos, porque eles vão precisar. Lembram do caso dos “fondos builtres”? O BNP Paribas era um desses credores. Adivinha onde eles terão que pedir financiamento pra essa compra?
Eu acho que o esquadrão de F-16 argentino ainda não está operacional.
Nem foi entregue ainda.
A Argentina assinou contrato para compra de caças F-16 em abril de 2024.
Não recebeu ainda nenhum caça operacional.
Ou seja, em abril de 2026 provavelmente não terá NENHUM caça operacional.
Desculpe informar mas a realidade não é Super Trunfo.
Comprar não significa ter…
Precisa receber, treinar, qualificar, operacionalizar…
Mas segue o jogo…
Eles estão fazendo dívida para pagar dívida.
É exatamente o que o Brasil e muitos outros países fazem. A dívida brasileira é paga com novas dívidas. O dinheiro arrecadado com tributos não é usado para pagar a dívida pública, até porque não há superavit primário e, pelo andar da carruagem, não haverá nos próximos anos.
“No hay plata!”. Vão pagar como? Com alfajores???
Quem deseja vender, precisa vender. Receber e com outro departamento.
Sub Urbano, concordo com vc
Con caramelitos y buenos viños a precito muy regalado
Conseguirem f16 e tanker e ainda falam de strykers e submarinos, em menos de 2 anos de governo.
Fiado. Porque estão comprometidos em reduzir despesas e investimentos públicos à favor do equilíbrio fiscal.
A Argentina não tem receitas. Resta cortar as despesas. E comprar à prazo.
E aqui que nem fiado conseguem kkkk
E o Brasil tem??
Como não? Submarinos? Temos! VBTP? Temos também! A Argentina já não é um parâmetro pra nós nem na Libertadores, que dirá em defesa!
Os treinamento com os Strykers nos EUA já começaram.
Nunca me conformei com o Brasil adquirindo esses submarinos SEM o AIP… a desculpa dada na epoca nunca me convenceu… Acredito que foi um tiro no pé e que a real motivação dos Almirantes era evitar que a existencia na MB desses submarinos com AIP fosse usado como desculpa para enterrar, ou pelo menos adiar (adiar mais do que tem sido.. seria possivel?) o progresso no desenvolvimento do SSN… no final das contas é provavel que o resultado é a MB ficar sme o Scorpenes com AIP e sem o SSN…. 🙁
Não houve desculpa. Existiu uma decisão.
O sistema MESMA AIP francês não era tão eficiente quanto o Stirling sueco (usado pela Suécia e Japão) ou o Fuel Cell alemão (dos Type 212/214).
O MESMA gera muito calor e ruído, o que reduz a discrição, uma das principais vantagens do AIP.
Cada módulo AIP encarece o submarino em 20% a 30% e requer logística complexa de oxigênio líquido e etanol.
Me expliquem uma coisa,como a Argentina um país totalmente falido ainda tem um IDH maior que o nosso ?
Melhor distribuição de renda. Menores desigualdades sociais. Saneamento, saúde, transporte, cultura…mais abrangentes.
A Argentina cometeu erros de política externa que repercutem até hoje. Na II GM, apoiaram a Alemanha nazista até o fim. Depois, quando o BR declarou guerra ao eixo e além disso mandou tropas para lutar ao lado dos aliados, o governo argentino adotou uma ” neutralidade” envergonhada. Após a II GM, Peron, em seus delírios de grandeza resolveu franquear o país aos nazistas fugitivos para se beneficiar de seus conhecimentos técnicos, afim de dotar a Argentina de armamentos de ponta, como os aviões à jato à epoca, e também da tecnologia nuclear. Deu com os burros n’ agua. Nada… Read more »
Esqueci da guerra das Malvinas, um enorme erro de cálculo dos generais da ditadura Argentina, que praticamente inviabilizou o acesso do país à armamentos de ponta até hoje.
Se para o BR possuir subnucs é dificil, para a Argentina é impossível, pelo menos enquanto a Inglaterra existir. Ingleses tem memória de elefante..
Lógico que a FAA gostaria imensamente de operar gripens E/F ,pero no ai possibilidad …. Tem de se contentar com os F16 usados meia boca e com armamentos idem. Novamente, os ingleses…
.
Ué, faz 24 anos que o partidão subiu ao poder. Não melhorou ainda?
Pesquise no google “qual foi o único presidente que piorou o IDH brasileiro”…
Vou te dar uma dica: o nome dele começa com “Bolso” e termina com “naro” kkkkk
Pare de tratar política como futebol…o Brasil e esse país medíocre por causa disso, onde o povo idolatra político de vez de trata lo como um funcionário público temporário…
Os caras querem comparar o governo do PT no início de 2000, que o Real era forte e teve o boom das comodities, com um governo que pegou uma pandemia, que praticamente o parou o mundo.
Essas pessoas que fazem essas comparações ou agem de má fé ou são muito ingênuas ou ignorantes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Boom_das_commodities_na_d%C3%A9cada_de_2000
E o que isso muda o fato do IDH brasileiro continuar pior que o argentino, mesmo depois do teu quadrilheiro de estimação ter governado o país por 20 anos?? Por que o Brasil, com um PIB 3,5 vezes maior que o argentino, tem IDH menor?? Pergunta para o morador do alvorada…
5 motivos. Se quiseres 7 tem também. Educação A Argentina tem uma educação básica mais homogênea e gratuita desde o século XIX. A taxa de alfabetização é mais alta e o analfabetismo funcional é menor. O sistema público universitário argentino (como a UBA) é gratuito e amplamente acessível, o que eleva o indicador de escolaridade no IDH. Saúde O sistema de saúde argentino é mais universalizado e menos desigual que o brasileiro. O acesso a serviços médicos é mais equilibrado entre regiões e classes sociais, o que aumenta a expectativa de vida média — um dos componentes diretos do IDH.… Read more »
Pois é…e aí vem um morador de subúrbio falar que o populista de estimação dele é melhor que o outro…essa escumalha tem o cérebro atrofiado por total dominação desses próprios populistas que querem eles exatamente assim, energúmenos incapazes de pensar…são como hienas, que comem restos e ainda riem.
IDH alto se faz a médio e.longo prazo. É trabalho de gerações, não de dois ou três governos (a Coreia do Sul deu uma acelerada, mas eles são orientais e começaram mais cedo). A Argentina foi muito rica na virada dos séculos 19/20 e começo do 20. Um dos países mais ricos do mundo. Agronegócio de carne e trigo. Não distribuiu bem a riqueza nem criou um sisstema democrático estável, mas acertou em algo: avançou mais cedo na alfabetização como direito universal (Uruguai e Chile também). Não tenho agora números precisos, mas se não me engano, os hermanos já tinham… Read more »
Argentina assim como no Brasil as políticas populista levaram a mediocridade da nação…não existe um projeto de nação e somente projetos eleitorais
Norte e Nordeste do Brasil explicam a diferença.
Se as regiões Norte e Nordeste fossem desenvolvidas igual o Sul do Brasil, não existiria essa diferença.
Solução dividir o Brasil rs
Prefiro Raul Seixas:
A solução é alugar o Brasil
Pq eles são falidos agora. Já foram o país (ou um dos) mais ricos do mundo e aí houve um bom investimento (até antes disso) no mínimo: educação, saneamento, infraestrutura. Depois veio o populismo e acabou com a fortuna, mas culturalmente eles continuam dando muito valor à educação por ex. A gente aqui nunca teve essa virada de chave, apesar do Brasil ter sido sim MUITO rico comparativamente, quando as coisas começaram a andar, veio o golpe da república e aí. Hoje a gente tá terminando as obras que D. Pedro II idealizou, tipo a transposição do Rio São Francisco.… Read more »
Respeito suas opiniões, acertam em coisas importantes. Mas acho uma simplificação exagerada dizer que “veio o populismo e acabou com a fortuna” argentina. A fortuna não acabou, a Argentina continua rica em recursos naturais e humanos. Mas o país não conseguiu formar o consenso democrático para distribuir melhor os frutos dessa fortuna e investi-los no crescimento futuro. O que acabou mesmo foi a visão de futuro da oligarquia “terrateniente” que mandava (e ainda manda) no país e comandou esse período inicial de crescimento extraordinário. Os agrobarões da pampa. Os mais ilustrados desses “donos do poder”, como Sarmiento, entendiam a importância… Read more »
Foram muito ricos, e a bastante gasto social, ai mantém esse IDH alto,
“É disso que o povo gosta”:
https://prnt.sc/Q13PE1MR2md4
Se medirmos a riqueza de um país pelos seus recursos naturais potenciais, a Argentina é tão rica quanto o Brasil. Durante décadas acumulou déficits orçamentários, maquiou as contas públicas e lutou contra uma inflação descontrolada, justamente porque seus cidadãos não tem confiança na moeda e, consequentemente, nos pagamentos feitos pelos seus governos, incluindo títulos (renda fixa, na linguagem financeira). A poupança nacional migrou para o dólar, os argentinos o guardam sob o colchão e fazem o possível para não usar o sistema financeiro nacional, isso fez a maior parte dos dólares que entram na economia não estarem disponíveis para o… Read more »