EUA anunciam Operation Southern Spear, mirando ‘narcoterroristas’ e tráfico de drogas no Hemisfério Ocidental
USS Gerald R. Ford (CVN 78) em operações aéreas
Washington — Na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, anunciou oficialmente uma nova operação militar denominada Operation Southern Spear. A missão será liderada pela Joint Task Force Southern Spear juntamente com o U.S. Southern Command (SOUTHCOM) e tem como objetivos centrais a defesa do território americano, a eliminação de “narcoterroristas” e o combate ao tráfico de drogas no Hemisfério Ocidental.
Objetivos declarados e alcance
Hegseth declarou em rede social que:
“Esta missão defende nosso lar, remove narcoterroristas do nosso Hemisfério e protege nosso lar das drogas que estão matando nosso povo. O Hemisfério Ocidental é o bairro dos Estados Unidos — e nós o iremos proteger.”
A operação abrange a região que envolve 31 países da América Central, do Sul e do Caribe sob jurisdição do SOUTHCOM.
Contexto e meios empregados
Fontes especializadas afirmam que Operation Southern Spear já se apoia em uma série de ataques iniciados desde setembro de 2025 contra embarcações suspeitas de tráfico no Caribe e no Pacífico Oriental. Em muitos desses casos foram utilizados mísseis e forças navais norte-americanas, gerando pelo menos 80 mortes em cerca de 20 ataques a 21 navios até agora.
Informes sugerem ainda que a operação utiliza tecnologias de sistemas autônomos e robóticos (marítimos e aéreos), como parte da estratégia para aumentar alcance e rapidez nas interceptações.
Reações internacionais e implicações
A divulgação da operação elevou tensões diplomáticas, especialmente com a Venezuela, cujo governo já reagiu à presença de embarcações e aeronaves norte-americanas próximas às suas costas. Analistas alertam para o risco de escalada de conflito, considerando que a missão não detalhou jurisdições de engajamento ou se haverá operações em solo de outros Estados-nação.
Além disso, países parceiros do hemisfério expressaram preocupação sobre a possibilidade de violações do direito internacional ou falta de transparência sobre os alvos.
Desafios e incógnitas
Apesar do escopo amplamente declarado, vários elementos permanecem pouco claros, tais como:
- A natureza exata dos alvos considerados “narcoterroristas” e os critérios de designação.
- Limites geográficos da operação e se haverá atuação em território estrangeiro.
- Impactos humanitários e civis das ações militares na região.
- Coordenação com órgãos de segurança e justiça de países da América Latina.
Com Operation Southern Spear, os EUA dão um passo ousado ao lançar uma missão militar de grande escala no Hemisfério Ocidental centrada no combate ao tráfico de drogas e ao que classificam como “narcoterrorismo”. O anúncio sinaliza não apenas um reforço da presença naval e aérea norte-americana na região, mas também uma possível ampliação do papel militar dos EUA além dos tradicionais focos de combate em solo, levantando debates sobre soberania, legalidade e estabilidade regional.
Este movimento será decisivo para a arquitetura de segurança das Américas nas próximas décadas — tanto em suas repercussões diplomáticas quanto em seus efeitos operacionais no terreno.■

Fica evidenciado o porque do interesse de certos setores de nossa política em renomear organizações criminosas em narco terroristas. Justificar intervenção estrangeira em solo nacional.
Vamos proteger os
narcotrafiops, soberania nacional.E como mudar a qualificação de “traficante” para “narcoterrorista” muda a realidade do país? O traficante vai ficar envergonhado, vai largar as armas e se tornar um trabalhador? Ou as forças policiais vão magicamente se tornar mais eficientes e menos corruptas?
Terroristas podem “sofrer” maior pressão do Estado.
As ações táticas podem ser mais contundentes, a lei aplicada mais rigorosa e de inteligência mais exploratória.
Tudo isso pode ser feito com a legislação vigente. Não é feita, sinceramente, por incompetência das forças policiais, tanto da polícia ostensiva quanto da polícia judiciária.
A legislação atual é um lixo, meu amigo. Vocês ficam nesse choro idiota de não classificar terrorista como terrorista, enquanto isso eles vão continuar tomando ainda mais territórios e levar terror a mais gente. Ficam nesse papo tosco de soberania enquanto o próprio estado não tem controle de territórios dentro do próprio país. Parece que vocês vivem em uma realidade paralela.
É um lixo e parece que você quer piorar.
Como é que mudar o nome de “narcotraficante” para “narcoterrorismo” muda algo? Tanto não muda nada que você é incapaz de descrever uma mudança prática. Não muda nada, o trafico vai continuar existindo, vai continuar ocupando espaços que não deveria, vai continuar atraindo pessoas que querem ganhar dinheiro ou exercer poder e vai continuar recebendo caminhões de dinheiros das pessoas que usam drogas.
E quem usa droga? Olha para Congresso Nacional, tem um deputado que tem fotografias ao lado de carreiras de cocaína. E foi eleito.
Para a justiça dizer que é inconstitucional e que luta pelo direito garantista,protecionista,desencarcerarista e demais istas?
Nosso país esta dominado pelo crime,mas so a militância que sonha que tachar os traficantes em terroristas o é afetar a “soberania” do Brasil “PuTencia.
Sem dúvidas que o país está dominado pelo crime, porque só um país e uma população que não liga para isso elege como deputado federal uma pessoa que faz questão de posar para uma foto usando cocaína e que ao usar cocaína, financia o tráfico de drogas. Mas de novo: como mudar a designação de “narcotraficante” para “narcoterrorista” muda alguma coisa? Vai fazer um cara fotografado ao lado de várias carreiras de cocaína deixar de ser eleito? Vai fazer o ex-narcotraficante, agora “narcoterrorista” largar a vida de bandido e se tornar trabalhador? Vai fazer o povo que financia o tráfico… Read more »
*ACHO* que o governo do Rio está tentando emplacar isso para envolver a Polícia Federal (terrorismo sendo algo da alçada deles) e meio que tirar o corpo fora por causa dos desastres de segurança pública que temos. Assim ele politicamente ‘dilui’ um pouco da culpa.
A Constituição Federal (art. 144, 1º, inciso I) já prevê que o trafico de drogas é um crime de alçada da Polícia Federal. E organizações como o PCC, CV e outros são interestaduais, o que também autoriza a PF a agir. Art. 144, § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática… Read more »
Serve para mostrar as pessoas a realidade: que não são meros vendedores de um produto proibido. São verdadeiros terroristas, que no quesito maldade/sadismo, nada devem ao Hamas, Al Qaeda, Estado Islâmico. São capazes, e fazem, as mesmíssimas atrocidades.
Se você realmente acha que as pessoas não sabem disso, a minha impressão é que você vive em alguma bolha de desinformação. Todo mundo que eu conheço sabe que criminoso é bandido, embora de tempos em tempos inventem a idéia de que existem criminosos do bem.
caracas!!! eu não me aguento.. kkkkk! narcoterrorista virou heroi nacional contra a intervenção,, aerodromo!!! venha mais para o sul espantar “esta piscina cheio de ratos”,,
Lembre-se para a esquerda antes era o operário,depois mudaram para bandidos vítimas da sociedade (haja vista que o operário é pai de família e consevador),agora o herói para eles é o narcotraficante rs.
Sim. Não à toa os grupos políticos que pressionam por esta nova classificação têm ligação política/ideológica com o ex-presidente cujo filho está no exterior buscando sanções ao próprio país.
Tiveram 4 anos com a direita comandando o executivo pra classificar as facções como organizações terroristas e não fizeram, agora que o Trump tá estacionando porta-aviões no litoral dos outros sob o pretexto de combater o tráfico, tratam o assunto como prioridade.
Cara, chamar de terrorista ou narcoterrorista não afeta a soberania do país.
A Venezuela não chama de terrorista e mesmo assim está a ponto de ser bombardeada.
Vnezuela chama eles de sócios
É somente uma operação especial com objetivo de desnazificar a regiao, fiquem calmos.
As drogas que mais matam americanos de overdose são os opioides sintéticos. A segunda droga que mais mata é metanfetamina. As duas drogas que mais matam são produzidas em laboratórios e os precursores (insumos químicos) são chineses.
A cocaína vem em um distante terceiro lugar.
Nossa !!! Que bom não sao os de origem da coca que mais matam e viram zumbi ,, então podemos ficar sem peso na consciência kkkkk ridículo… hora militantes esquerdopatas gostariam que fossem seus parentes as vitimas??
Pela forma como você responde é evidente que a sua capacidade de interpretação de textos é bem reduzida. E a de redação também. Sugiro ler de novo.
A marinha dos EUA está usando o Caribe como um grande campo de testes e treinamento.
Operação Southern Spear? Podia ser operação Britney Spears: “Oops, I did It again!”. Aliás, música usada pra escarnecer as nações arrasadas nos últimos vinte e tantos anos de intervenções ianques no OM e AC. Bom, aconteceu exatamente o que devia acontecer no novo cenário de competição global na definição inequívoca das esferas de influência: com a penetração de Rússia e China no quintal americano, o porrete precisava brandir. Claro que o alvo não é apenas a Venezuela com 300 bilhões de barris de petróleo e um governo a ser substituído, mas Colômbia, Argentina e o BRICS aa mão, o Brasil.… Read more »
O grande problema é que Trump deixou a Russia para a europa e se virou para a gente.
Agora aguenta eles voltando a transformar o continente em quintal já que a gente não teve vontade e forças para se organizar e tentar virar uma região mais pacifica e organizada.
Cantei essa pedra a 1 ano e meio.
Como Trump não pode bater de frente com. Rússia, e como sabe que bater de frente com a China sobraria pra todo mundo, ele mira no único lugar em que ele pode cantar de galo, pois todo mundo aqui é desarmado: a
América Latina.
Pior que pela falta de união e líderes fortes na região eles vão desmontar politicamente a américa latina muito fácilmente.
Vai lá Peter, fique gastando JDAM em barcos de traficantes, a PLAN agradece.
A China também se considera bem servida se a guerra na Ucrânia se estender indefinidamente. Una furtiva lacrima correu na face de Putin…
Exato, porém o Peter parece que não percebe isso.
Pelo timing dessa divulgação o nome dessa operação deveria ser “Operação Abafa Epstein” …
É, Trump precisa mudar o foco novamente, depois dos e-mails vazados, citando Trump e até mesmo o Tom Barrack e com as datas de alguns e-mails, batendo com a visita do Trump ao Reino Unido no primeiro mandato.
O ladrão também foi citado. Até ligou pra ele da prisão.
Epstein não era um homem comum – algum dia isso vai ficar claro. Como Frank Sinatra, he got connections, too: até Noam Chomsky e sua esposa brasileira Valéria eram ‘amigos’ de Epstein. E fez tudo o que fez bem embaixo do nariz (e, muita vez, bem em frente aos olhos) de todo mundo…
Eita, vai chover Tomahawk no Complexo do Alemão?
Complexo do Alemão, Faria Lima, Avenida Paulista, Eixo Piloto de Brasília. Os núcleos do crime organizado no Brasil.
E há um ano atrás, falavam que o Biden era “senil”
Senil o Trump não é, ainda…
Cheio de problemas na cabeça, mas a velhice não é a culpada ali… começou há décadas já…
E isso porque no governo Biden o PIB dos EUA cresceu de US$ 21 tri para 29 tri e dele ser o único presidente nos últimos 30 anos a fazer a diferença do PIB entre EUA e China crescer (de US$ 6 tri para US$ 11 tri)
E agora como ficam aqueles que eram terminantemente contrários à subnucs para a MB ?
Agora acho que a MB tem de partir pra mais riachuelos, se possivel com bateria de ions litio e AIP, mas tocando o Alvaro Alberto junto.
Com 4 riachuelos, 1 tikuna meia boca e um tupy velhinho não dá pra segurar a barra não. E vai sobrar pra FAB tb. Vai ter de tirar da gaveta o KC390 IVR e providenciar mais esquadrões de F39 E/F e com missil anti navio de longo alcance. O jogo mudou totalmente. Agora aquelas baterias astros com mansup ER vão fazer todo sentido.
É realmente um absurdo o tempo em que vivemos. Invadir país alheio à troco de que ? Nunca ameaçamos país nenhum. O Br tem relações diplomáticas com todos os paises do mundo. Mesmo em casos extremos, o Itamaraty não rompe relações diplomáticas.
O que não se pode é normalizar estas coisas. É achar que vai ser assim mesmo. Não!!!
Queremos ter boas relações diplomáticas com todos os países, dentro do princípio da auto determinação dos povos. Fora disso é barbárie, é selvageria, é o fim da civilização.
Por que tu tá chorando cara?. Parece que vão invadir o Brasil. Acorda cara! Os EUA não precisa invadir o Brasil, eles tem tudo na diplomacia já. Recursos minerais são explorados em boa parte por empresas estrangeiras, serviços, empresas etc. A conta de capital é aberta – coisa que sou a favor inclusive. Alguns da elite brasileira mora nos EUA, na Flórida, na Suíça. O único entraves deles é se a China pegar esse mercado já estabelecido. Vamos deixar de ser quintal dos EUA para virar da China. Eles estão especulando atacar a Venezuela pois essa sim é contra eles… Read more »
A História mostra que a inação e a idéia de que ” estamos à salvo ” porque estamos longe da confusão e somos “neutros ” às vezes não funciona. Foi o que ocorreu na II GM. Para o Br, a “neutralidade” era uma “apólice de seguro”. Não foi. Quando GV começou a pender “retoricamente” para o FDR, a Alemanha nazista reagiu violentamente, e enviou seus U bolts para ” barbarizar” em águas nacionais, afundando navios mercantes de bandeira brasileira. Foi o “apito” para que o Br descesse de muro e declarasse guerra ao eixo.O resto é História.
Por isto advogo prudência e moderação, mas com uma frota numerosa de ” U bolts” bem fornidos, vigiando como tubarões as águas nacionais, porque se a ” confusão ” chegar, virá pelo mar. Devemos negar este meio. Sim, é outra “apólice de seguro”.
A legislação americana é permissiva com as drogas. Bem como a brasileira. O que precisamos é de legislação singapuriana ou chinesa. Penas longas para usuários e penas ainda mais longas para traficantes, 30, 40 anos de prisão.
Não há tráfico se não há consumo. Singapura é o exemplo de sucesso. China também.
Concordo.
Já falei isso antes: os EUA querem “combater as drogas” enquanto sua população consome cocaína, fentanil e remédios tarja-preta igual água. Tudo isso com a anuência do governo de lá e suas leis, e com a “glamourização” de Hollywood.
Esse “combate ao narcotráfico” é a definição perfeita do “pra inglês ver”.
O tráfico de drogas envolve uma equação econômica muito simples: enquanto existir demanda (usuários) existe oferta (tráfico).
Na China o tráfico de drogas da pena de morte.
E ainda cobram a bala da família do criminoso.
Maduro tava devendo desde o primeiro mandato Trump. Não tomou jeito , continuou apoiando o narco-terrorismo, fraudando eleições, calando oposição, anexando metade do território da Guiana, ameaçando vizinhos e se comprometendo cada vez mais com o eixo internacional das ditaduras. Pobre povo venezuelano. isso é o socialismo: ditaduras, guerras, miséria.
Esses e-mails do Epstein devem ser quentes mesmo…
Maduro, que estava todo posudo ameaçando invadir a Guiana agora está miando fino….