Reino Unido monitora navio-espião russo próximo à costa da Escócia; MoD alerta: ‘Sabemos o que estão fazendo’

31
Yantar

O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) confirmou no dia 21/11 que um navio de coleta de inteligência da Rússia está operando próximo ao território britânico, após entrar nas “águas ampliadas” do país ao longo das últimas semanas.

Segundo o comunicado oficial, trata-se do Yantar, embarcação russa especializada em espionagem marítima, capaz de realizar mapeamento de cabos submarinos e arrastar sensores para vigilância de estruturas críticas no fundo do mar.

“Um navio-espião russo – o Yantar – encontra-se na borda das nossas águas, ao norte da Escócia, após ter ingressado nas áreas marítimas ampliadas do Reino Unido nas últimas semanas”, informou o Ministério.

Reino Unido reage com navio e aeronaves de patrulha

A presença do Yantar motivou uma resposta imediata das Forças Armadas britânicas. A fragata HMS Somerset foi enviada para monitorar a embarcação, enquanto a Real Força Aérea (RAF) despachou aeronaves de patrulha marítima P-8 Poseidon.

Durante as operações, o Ministério afirmou que a tripulação russa chegou a utilizar feixes de laser de baixa intensidade contra os pilotos britânicos — ação classificada como hostil e perigosa.

Ameaça a infraestrutura submarina

Yantar

O MoD destacou que esta é a segunda aproximação do Yantar às águas britânicas somente em 2025. A embarcação é considerada uma das principais plataformas russas capazes de espionar e potencialmente sabotar infraestrutura crítica submarina, como cabos de comunicação e energia.

A preocupação com esse tipo de ameaça aumentou significativamente desde os ataques ao gasoduto Nord Stream, em 2022, e à medida que a Rússia intensifica atividades navais consideradas “provocativas” no Atlântico Norte.

Recado direto a Moscou

No comunicado, o Ministério da Defesa britânico enviou uma mensagem contundente aos russos:

“Para a Rússia: nós estamos vendo vocês. Sabemos o que estão fazendo. E se o Yantar seguir para o sul nesta semana, nossas Forças estão prontas para agir.”

O governo britânico reforçou que continuará monitorando cada movimento da embarcação, classificando sua presença como parte de um padrão mais amplo de atividades navais russas voltadas a ameaçar a segurança europeia.■


Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgarem

Nada como russos fungando no cangote da UE para acordarem

José Joaquim da Silva Santos

Rússia monitora navio espião inglês na costa do Mar Negro. MD alerta: sabemos o que estão fazendo.

Esteves

O Yantar passou por aqui. Não protestamos…não ia adiantar.

Willber Rodrigues

Nem me lembre…
Pior que só o encontramos, porque o navio resolveu ligar o transponder.
Antes disso, com ele desligado, deu um olé na MB e FAB.

José Joaquim da Silva Santos

Mais perto ainda passou o RC
-135 da USaf xeretando nosso ar em busca de partículas radioativas .

HANS KELSEN

Acho engraçado que os “adevogado” dos yankees sempre dão downvote quando tu fala algo do tio sam.

José Joaquim da Silva Santos

Minhas rugas de preocupação kk, o sonho deles é um Marine ao altar.

Leandro Costa

Tecnicamente o WC-135 (e não RC…) da USAF passou mais longe, em espaço aéreo internacional, com o transponder ligado, ADSB ligadasso para todo mundo acompanhar o vôo pelo flightradar e tudo. Caso esse avião detecte alguma coisa vamos escutar protestos como resultado. Já o navio Russo entrou em águas territoriais Brasileiras, simplesmente desligou tudo quanto é tipo de rastreador, despistou autoridades Brasileiras, foi visto em regiões por onde passam cabos submarinos de comunicação, botou em perigo a navegação, fez o que quis e foi embora. O resultado disso pode ser um apagão nas comunicações no Brasil, inclusive com acesso à… Read more »

Bacchi

É sempre o mesmo pessoal, com o mesmo discurso, só altera os nicks e já faz uma cota que é assim

Nei

Kings?

Leandro Costa

Não. Era um outro. Esqueci o apelido agora. Mas ele fixava muito nisso. Achava até meio doentio.

Nei

Mas agora tem uns piores que o Kings também.

José Joaquim da Silva Santos

O tal Kings, acreditou na narrativa da mídia e sumiu.

José Joaquim da Silva Santos

Sabe pq soa doentio ? Pq eu tenho nojo, asco de entreguista, então tenho que fazer um esforço hercúleo pra tentar polir os termos que uso contra essa gente. As vezes eu falava Seal tbm. O comandante(que infelizmente foi seduzido pela esquerda) costuma usar esses termos tbm em seu canal.

Leandro Costa

Porque soa mesmo. Uma fixação com casamento com um cara obviamente brutal e musculoso (por necessidade da profissão) é no mínimo ‘estranho.’ Mas é aquela coisa, cada um com seu cada um, né? A gente não pode nem criticar esse sonho com investimentos agressivos em um fundo pessoal que já é logo taxado de homofóbico e processado hehehehehe.

José Joaquim da Silva Santos

É, quando o chapéu serve ..

Leandro Costa

Pois é. Se eu fosse você tirava esse chapéu para não dar tanto na pinta.

Bardini

O WC-135 estava voando em espaço aereo internacioanl e investigava o tamanho do vazamento em Angra.

Last edited 4 meses atrás by Bardini
José Joaquim da Silva Santos

Sim, sim..

Burgos

“Durante as operações, o Ministério afirmou que a tripulação russa chegou a utilizar feixes de laser de baixa intensidade contra os pilotos britânicos— ação classificada como hostil e perigosa.”
Depois toma um míssil no meio das “ventas” não sabe pq 🤔

Leandro Costa

Isso me faz lembrar daquele caso do policial que apontou um radar de trânsito para um Harrier hehehehehe

J R

Também já lí sobre essa história, mas na versão era um Tornado. Lendas militares… kkkk

Leandro Costa

Eu confirmei com um cara da RAF. Foi um Harrier mesmo.

Marcelo

Se não sabe brincar não desse para o play.
Gosta de mandar avião e navio para espionar os russos agora agüenta.

Leandro Costa

Ô… se desse para descer para o play….

Abymael2

““Para a Rússia: nós estamos vendo vocês. Sabemos o que estão fazendo. E se o Yantar seguir para o sul nesta semana, nossas Forças estão prontas para agir.” O que acho interessante nesse episódio é perceber que a Geração Zap Zap já ocupa postos importantes mundo afora. Foi-se o tempo da diplomacia e das notas sóbrias e equilibradas, em linguagem neutra e institucional. Agora as notas oficiais de alguns governos são feitas com um texto digno do zap das tias. É tudo feito numa linguagem para parecer que se está em filmes de Hollywood e para, depois, fazer marketing nas… Read more »

Alecs

Pois é… os propagandistas blogueiros russetes ligados ao Kremlin que o digam.

Gabriel

Belíssimo navio !!!

Hamom

Ao dizer “áreas marítimas ampliadas do Reino Unido”, está se referindo a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Reino Unido? Se for, isto inclui um limite de 200 milhas náuticas, o que significa que qualquer navio que entre no Mar do Norte obrigatoriamente terá entrar na ZEE do Reino Unido ou da Noruega A norte da Escócia navegando entre a Escócia e Ilhas Faroé idem. terá que entrar na ZEE de alguém, as passagens marítimos naquela região não são amplas suficientes para navegar sem passar por alguma ZEE. Os navios russos precisam passar pela Grã-Bretanha a caminho do Báltico, vindos de… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Hamom
Hamom

Mesmo que não venha ou vá para o Mar Báltico… Qualquer navio que transite entre o Mar de Barents e o Atlântico Norte, inevitavelmente terá que passar pelas “áreas marítimas ampliadas” (ZEE) de algum país. 

Carlos Eduardo Oliveira

Tinha até me esquecido que esse navio já esteve perto do RJ, fazendo coleta de inteligência…ops…pesquisa submarina em 2020.

Last edited 4 meses atrás by Carlos Eduardo Oliveira