Naval Group realiza cerimônia de entrega e lançamento do terceiro e quarto submarinos brasileiros da classe Scorpène

148
Prosub 2025_1

O Tonelero, terceiro submarino brasileiro da classe Scorpène construído no Brasil com o apoio do Naval Group, foi entregue à Marinha do Brasil em 26 de novembro na base naval de Itaguaí. No mesmo dia, o quarto submarino Scorpène, o Almirante Karam, foi oficialmente lançado ao mar. Estes dois marcos importantes reforçam o avanço tecnológico da Marinha do Brasil e o fortalecimento de suas capacidades operacionais

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2025 –  O primeiro submarino do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o Riachuelo (S40), foi incorporado pela Marinha do Brasil em setembro de 2022. O segundo, o Humaitá (S41), seguiu em janeiro de 2024. Como parte de um amplo acordo de Transferência de Tecnologia, o Naval Group está apoiando a construção de quatro submarinos da classe Scorpène no estaleiro e base naval da Itaguaí Construções Navais (ICN).

“É uma honra contribuir para o fortalecimento da soberania marítima do Brasil. Mais do que entregar submarinos, nossa missão é construir, junto com o Brasil, um legado tecnológico e industrial de longo prazo. Nossa parceria com a Marinha do Brasil é um exemplo de cooperação estratégica entre nações que compartilham valores e objetivos comuns no cenário global”, afirma Pierre Éric Pommellet, Chairman e CEO do Naval Group.

Naval Group, parceiro estratégico de longo prazo para a soberania brasileira

A parceria estratégica entre a Marinha do Brasil e o Naval Group continua impulsionando a soberania nacional e o desenvolvimento tecnológico por meio do PROSUB.

O Naval Group contribuiu para o programa com transferência de tecnologia, fornecimento de equipamentos essenciais e assistência técnica à ICN. Além disso, equipes do estaleiro receberam treinamento em técnicas de construção de submarinos na França, dentro de um amplo programa de capacitação para soldadores, caldeireiros, encanadores e eletricistas brasileiros. Essa transferência de conhecimento permite que a ICN domine todo o processo produtivo, desde a conformação das chapas metálicas até a integração e testes dos sistemas de bordo.

Paralelamente, o Naval Group qualificou diversos fornecedores locais, integrando-os à sua cadeia de suprimentos não apenas para o PROSUB, mas também para futuras oportunidades de negócios. Essa abordagem permite que esses parceiros acessem novos mercados ao aproveitarem a expertise e a experiência adquiridas no programa.

Scorpène, referência em submarinos convencionais de ataque para marinhas

Os submarinos Scorpène são submarinos convencionais projetados e especialmente adaptados pelo Naval Group para atender aos requisitos operacionais da Marinha do Brasil. Robusto e multipropósito, cobre todo o espectro de guerra submarina, incluindo guerra antissuperfície, guerra antissubmarino e operações especiais. Submarino oceânico capaz de operar tanto em águas profundas quanto rasas, o Scorpène se destaca por sua superioridade acústica, autonomia e poderosa capacidade de combate.

Sobre o Naval Group

Como um ator internacional de defesa naval, o Naval Group é parceiro de países que buscam manter o controle de sua soberania marítima. O Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades de seus clientes. O grupo está presente em todo o ciclo de vida dos navios. Ele projeta, produz, equipa, integra, apoia e moderniza submarinos e navios de superfície, assim como seus sistemas e equipamentos, até as fases finais de desconstrução e desmantelamento. O know-how único do Naval Group em sistemas autônomos, armamentos submarinos e drones o coloca em posição de liderança para se tornar o principal grupo europeu no setor. Como empresa de alta tecnologia, conta com expertise excepcional, recursos exclusivos de projeto e produção e capacidade de estabelecer parcerias estratégicas, especialmente no âmbito de transferências de tecnologia. O Naval Group também oferece serviços para estaleiros e bases navais.

Sempre atento às questões relacionadas à responsabilidade social corporativa, o Naval Group é signatário do Pacto Global das Nações Unidas. Presente nos cinco continentes, o grupo registra faturamento de 4,355 bilhões de euros e conta com 16.722 colaboradores em equivalência de tempo integral, com base nos números de 31 de dezembro de 2024.■


Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Deadeye

Tem alguma noticia de mais compras até o Alvaro Alberto ser lançado em 2032?? kk

ATS

Para ter o submarino nuclear, é imprescindível dispor do Complexo Radiológico. Há alguma informação de quando esta obra será iniciada ?

Camargoer.

O lançamento do SN10 deve ocorrer daqui 8 anos… algo como 2030~2034. Antes dele, é preciso concluir e homologar o Lagene. Pelo que lembro, ele deve estar quase pronto para se feita a homologação “a frio”, que são os testes sem combustível. Creio a homologação dele em condição “críitica”, ou seja na condição operacional gerando energia deve ocorrer até 2028.

Então até que o Labegene esteja testado e homologado, a MN estará focando na a infraestrutura radiológica de Aramar. Acredito que as instalações de Itaguaí só serão construídas depois do Labgene estiver funcionando rotineiramente

ATS

“Acredito que as instalações de Itaguaí só serão construídas depois do Labgene estiver funcionando rotineiramente”, Se você estiver certo, é uma informação preocupante, dado que instalações deste tipo são complexas e caras de serem construídas. Corremos o risco de ter o casco do submarino pronto, mas não ter como fazer o abastecimento do combustível nuclear.

Camargoer.

Caro. Pelo que sei, são obras e instâncias que ficariam prontas em 2 ou 3 anos.. ainda, as instalações de Aramar podem ser usadas para apoiar o SN10

Bardini

Pelo que sei, são obras e instâncias que ficariam prontas em 2 ou 3 anos.”
.
Ahhhh… tá bom!
.
Vamos, de forma bem rápida, dar uma passadinha no mundo real.
.
Isso é Itagauí no ano de 2025: comment image
.
Isso é o que devem construir: comment image
.
Mas hey!
Daqui oito anos, estamos lançando um SSN!

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Sobre o “Complexo Radiológico”, na projeto acima em rosa, realmente, diferente do que falei e do que foi posto do Orçamento da União, não chegou de fato a passar das abras de fundição, como se vê nas filmagens do lançamento dos dois submarinos, nesta semana, tinha confundido com o prédio da base de submarinos. https://www.instagram.com/reel/DRic0StgQEH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Camargoer, há necessidade de esclarecimento adicional da sua abordagem que está corretíssima, mas sobre o reator em escala reduzida (REMO) que está em fase de testes no LABGENE, do Centro Industrial Nuclear de Arama, assim o que se chama de CRITICIDADE é a condição operacional normal de um reator nuclear, na qual o combustível nuclear sustenta uma reação em cadeia de fissão. Neste caso há quem diga que isso já foi feita secretamente, mas em oficial ainda estamos na FASE DE COMISSIONAMENTO a FRIO, que é todo procedimento da criticalidade sem a ocorrência dela. Quanto ao Complexo Radiológico composto por… Read more »

Bardini

Quanto ao Complexo Radiológico composto por dois diques secos cobertos, encontra em plena construção, estando com 70% das obras de construção civil finalizada…”
.
Isso aqui já demostra que o cara não tem a mais vaga ideia do que está falando.

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Até que concordo, era para ter dito “finalizadas e paralisadas, isto porque o restante obrigatoriamente dependem de outras licenças, ainda não concedidas.

Camargoer.

Olá… obrigado.

Sabe que a gente precisa ficar pescando informação sobre o Prosub (e outros programa militares). Claro que existem coisas que são segredos e de dados de segurança nacional, mas os militares são péssimos em comunicação social.

A ausência de uma boa página sobre o Prosub é apenas um dos exemplois.

A informação mais recente sobre o vaso do reator que será instalado no labgene deve ter mais de um ano.

Sequim

Professor, interessante notar que aqueles que o criticam aqui não criticam essa comunicação social amadora e raquítica da MB. Não o fazem por qual motivo? Medo? Preguiça?

Camargoer.

Pois é. …

O único modo de superar está comunica do social mequetrefe seria centralizar em um órgão ligado ao gabinete do ministério isto que teria a sua disposição uma agência profissional contratada por licitação.

Quem deve fazer o trabalho de produção, divulgação e tudo mais são profissionais da área de comunicação social.

isso de cada furca ter uma agência de comunica ao é um desperdício de dinheiro sem que conseguir fazer o mais simples, que é informar a sociedade.

Satyricon

“estando com 70% das obras de construção civil finalizada” Me desculpe, mas eu tenho absoluta certeza de que essa informação não condiz com a realidade. A maioria das pessoas não tem a mínima noção da empreitada que será a construção do Complexo Radiológico de Itaguaí, então, permitam-me esclarecer: O complexo radiológico de Itaguaí (CRI) será um dos MAIORES desafios da engenharia civil JAMAIS feito ao sul do Equador. Simples assim. Após Fukushima, as normas para instalações radiológicas foi alterada, exigindo-se que toda e qualquer nova instalação esteja INTEGRALMENTE apoiada em maciço rochoso. Itaguaí foi escolhida justamente por esse perfil rochoso.… Read more »

Bardini

“O lançamento do SN10 deve ocorrer daqui 8 anos”
.
É sempre uma dosse de loucura ler os posts desse cara…
Tem mais de 8 anos que daqui 8 anos o SN10 será lançado, rsrsrsrs…
.
Acredito que as instalações de Itaguaí só serão construídas depois do Labgene estiver funcionando rotineiramente”
.
KKKKKKK!
Então daqui 8 anos, vamos lançar um casco vazio!

Gabriel BR

Ao que tudo indica teremos mais 2 tamandarés

Vitor Botafogo

Não tem dinheiro pra concluir as primeiras 4 ainda. Mas torço por isso!

Camargoer.

há dinheiro previsto no orçamento
O problema era a lei do arcabouço fiscal que obriga o o adiamento ou corte de gastos toda vez que o déficit primário previsto sefa maior que 2,5% do PIB.

Foi aprovada uma leir que retira os gastos com.os projetos prioritários como o o Prosub do cálculo do déficit primário

Cássio Euler

A dinheiro sempre há; a questão é o destino.

Todos os cortes são para gastos primários via Teto de Gastos (bizarrice única no mundo via Emenda Constitucional do neoliberalismo brasileirto).

Sí para rolar a Dívida Pública é mais de 1 Trilhão/ano (e obvaimente não a teto pa isso).

O probelma nunca foi dinheiro mas sim político (o “engraçado” é quem defende neoliberalismo criticar os cortes ou restrição do orçamento das FAsd, incluindo militares – cujo oficialato é na mimensa maioria neoliberal).

Carvalho

Para tudo há solução ! (nenhuma alusão à crises de soluço)
1) Deixar de pagar os juros, e arcar com as consequencias…
2) Deixar de emitir títulos, e arcar com as consequencias…
3) Adotar política fiscal responsável (seja pelo corte de despesas….seja por aumento de impostos), e arcar com as consequencias…

Costa

Há outra possibilidade bizarra. Imprimir meio circulante e arcar com as consequências. Muitos economistas bizarros acham que pode-se viver com um nível aceitável de inflação “controlável” supondo que políticos podem ser bons administradores do dinheiro público.

Camargoer.

Ora Costa. Não “se imprime” mais dinheiro… aliás, dinheiro pode ser qualquer coisa. Durante as grandes navegações era prata e ouro até que alguém percebeu que era mais leve usar papel. mas entendo a metáfora. Acho que a experiência espanhola durante as grandes navegações pode ajudar… o ouro e a prata eram usados como meios de transação, sendo que a prata era mais rara e por isso mais valiosa que o ouro. Quando os espanhóis encontraram as minas de prata em Potosi, parecia que tinham encontrado a riqueza infinita. O problema é que a produçao na Espanha (e até na… Read more »

RSmith

Pois é Carvalhor eu sempre disse que nosso unico problema é TER que acar com as consequencias 🙁

Camargoer.

Olá Cássio,

Concordo com vocẽ.

Já somos dois que consideramos o Teto dos Gastos uma bizarrice no pior sentido que possa ser dado.

Se dobrarmos o número de pessoas que pensam assim, encheremos um fusca

Cássio Euler

O problema sempre foi político.

O pagamento de juros da Dívida Pública (em sua maioria corrigidos pela taxa SELIC, estabelecida pela banca privada que comanda o Banco Central “independente” – do Estado – ) não estão no teto de gastos (que são apenas para gastos primários). Caso único no mundo. Legítima “jabuticaba brasileira”.

Enquanto não se acabar com essa bizarrice e a independẽncia do BC (comandado pelo mercado financeiro privado) sempre irá faltar recursos para Saúde, Educação, Infraestrutura, FAs, etc.

O curioso são militares neoliberais reclamarem da “falta de recursos”…

Camargoer.

Olá Cassio. A regras do Teto dos Gastos foi atropelada pela realidade da pandemia e substituida pela regra do arcabouço fiscal A regra agora é baseada no cálculo do deficit primário. Toda vez que a previsão é que ele seja maior que -2,5% do PIB no fim do ano, são aplicados ajustes e cortes de gastos. Por outro lado, o aumento dos gastos é limitado pela outra banca de +2,5% do superavit primário Como o deficit primário são as (receitas – despesas), exceto o pagamento de juros, é possível atingir melhoras as contas públicas pelo aumento das receitas ou reduçao… Read more »

Cássio Euler

Era óbvio que essa EC de Teto de Gastos era insustentável; daí criaram essas regras ainda mais bizarras. Só no Brasil que investimento público é “gasto” (em nenhum lugar do mundo é problema déficit em moeda fiduciária nacional para investimento público ou financiamento produtivo). O problema é político (= ideológico). Os mesmos neoliberais que repetem que o “Estado gasta demais” e defendem neoliberalismo (Estado Mínimo para gasto primário) jamais reclamam de R$ 1 trilhão/ano que vai para banca privada detentora de títulos da dívida pública. O curisoso, como disse, é o oficialato das FAs (em sua maioria neoliberais – outra… Read more »

Camargoer.

Pois é. O autor da Emenda do Teto dos Gastos foi Henrique Meirelles. Ele sabia a bizarrice que havia proposto. Provavelmente, sua vaidade nunca permitirá que ele esclareça o que aconteceu entre a “Ponte para o Futuro” de Temer e a votação desta PEC. Acho que nem é preciso ler a “Teoria dos Juros” (que achei uma leitura difícil) para entender que a PEC era uma bizarrice. O Belluzo tem livros mais didáticos. A Lei do Arcabouço que substituiu a PEC do Teto foi um compromisso político entre o possível e o necessário. Faz mais sentido usar algo dinâmico como… Read more »

Cássio Euler

Não existe debate econômico real no Brasil.

Estamos entre o ultra neoliberalismo e neobliberalismo.

Logo, esqueçam investimento público efetivo enquanto houver o Teto de Gastos e “independẽncia” do BC. Econômia política básica (que pelo visto o oficialato brasileiro não tem a mínima ideia).

Ps: (pra quem, não sabe): O neoliberal Henrique Meirelles foi o Ministro da Fazenda de Lula I/II.

E uns ainda chamam esses governos de “comunistas”…

Jorge Cardoso

Não, não foi.

Henrique Meirelles foi presidente do BC na gestão Lula I/II e Ministro da Fazenda no governo Temer.

Debate econômico real, com que não sabe o básico, fica difícil.

Carvalho

O fato de haver dinheiro no orçamento não significa que há dinheiro….

Carvalho

Para este ano….o rombo previsto pode chegar a 75 bi.
O novo arcabouço coloca o rombo em 35 bi, o que estaria dentro da “tolerância”.
Alguns “expertos” chamam isso de política anti-cíclica…

Cássio Euler

Déficit de Estado nunca foi problema quando a “dívida” é na moeda fiduciária que ele mesmo emite.

A China opera em déficit há décadas… Só que lá não tem especulação financeira sangrando o Estado.

Camargoer.

Olá Cassio. Pois é. O Japão tem uma divida de 250% do PIB em moeda local e resevar de US$ 1,3 trilhão. O grande trauma de décade de 70/80 foi a crise da dívida externa. No caso brasileiro, o país dependeia de importação de petróleio e as exportações baixas. O país não tinha divisas. Com a explosão dos juros por causa das crise do petroleo, a dívida externa subiu exponencialmente mas ainda era preciso contrair empréstimos para comprar petróleo. Delfin Netto afirmava que Marx salvou o capitalismo após publicar “O capiltal”. Foi a partir da compreensão dos ciclos de expansão… Read more »

MMerlin

Utilizar o modelo econômico do Japão e a forma e prioridade com que eles tratam não apenas o desenvolvimento do pais, mas também o desenvolvimento de seus cidadãos, para querer justificar sua tese de maior endividamento brasileiro esta bastante longe de bater com a realidade. E quase a mesma coisa que dizer que, se colocássemos gestores (servidores públicos e indicados políticos) brasileiros e também o Chefe de Estado de nosso pais no controle da China, seguindo os mesmos modelos de administração e econômico no país oriental, esse país conseguiria chegar no igual nivel de sucesso de crescimento atual. O que… Read more »

Camargoer.

Merlin… Uma regra geral só é válida quando vale para todos os casos. Se uma regra tem exceção, significa que ela deixou de ser universal. Explico. Se uma regra tem uma exceção, também pode ter duas. Se tem duas pode ter três. Portanto, uma regra com exceções significa que é uma regra que varia caso a caso. Portanto, deixa de ser uma regra. Dizer que uma regra vale para o Japão mas não vale para o Brasil ou para o TImbuctu simplesmente porque lá é diferente daqui não é um argumento que exclua a sua aplicação no Brasil. Quando uma… Read more »

MMerlin

Camargo.
É preciso sair da bolha da teoria…
Ela sem dúvida é importante, essencial em diversos casos, mas ficar restrito à ela não leva a lugar nenhum.

E, em suas teorias, você sempre esquece uma das principais variáveis, que são as pessoas.

A expansão do endividamento vale a penas apenas quando aplicado em desenvolvimento.
Não serve para cobrir buracos devido a incompetência financeira da gestão pública ou aumento de salários do funcionalismo.

Você realmente acha que o Brasil tem o mesmo nível de competência no direcionamento correto de recursos (não apenas financeiros) que o Japão?

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
Bardini

O cara quer defender de todo o jeito um maior endividamento do país, usando o Japão como exemplo…
Só que em momento algum, ele compara o ponto fundamental que diferencia drásticamente os países: juros da dívida. E aí, nem a teoria se sustenta.

MMerlin

Sim.
E esses juros estão atrelados ao risco percebido do país.
E a falta de comprometimento com a responsabilidade fiscal do Governo Federal é determinante neste processo.

Carvalho

Na mosca Merlin,
Aprofundar dívida para se reeleger….achando que automaticamente a ingestão de dinheiro vai fazer a economia pegar no tranco…
É acreditar no moto-contínuo

Deadeye

Carmagoer, eu concordo com você diversas vezes, porém não nessa. Em que pese diversos países desenvolvidos tenham dividas em Relação ao PIB, maior que a nossa. Não deve ser considerada a divida bruta em relação ao PIB, também deve ser considerados os juros, e o quando é gasto de juros para serviço da divida. E com a máxima vênia, pelo respeito que tenho por você, no caso de Japão, Alemanha, França e etc, a diferença é notável. Aqui emprestamos dinheiro em reais, pagando uma SELIC de 15% ano, tem títulos no tesouro pagando 6% de juros, mais IPCA, emprestamos dinheiro… Read more »

Sequim

Professor, a questão é a dívida pública que se contrata: contrata-se dívida pública para se investir em infraestrutura física e em educação, segurança, saúde, defesa e tecnologia, que promovem desenvolvimento ou se contrata dívida pública para se remunerar rentistas, em razão da taxa de juros pornográfica que temos hoje?

Last edited 2 meses atrás by Sequim
EduardoSP

Contrata-se dívida pública para pagar gastos correntes, como previdência, assistência, saúde, funcionalismo etc.

E governo, congresso nacional e judiciário atuam de forma diuturna e continuada na expansão dessas despesas.

Só a política de aumento do salário-mínimo vai custar para a previdência social, entre 2023 e 2026, cerca de R$ 100 bilhões, que foram, evidentemente, cobertos com emissão de dívida.

Poderíamos ter gasto isso com investimentos produtivos, com estradas, portos, reforma de escolas e hospitais, mas virou tudo comida, sandália e blusinha. Não há país que vá para a frente desse jeito.

Sequim

Ou seja, virou consumo, que gera empregos. E os 800 bilhões gastos anualmente com os juros pornográficos 15% ao ano, tudo pra se manter metas de inflação que simplesmente matam um crescimento sustentável da economia?

Carvalho

Lembro de vc argumentando que o erro da Dilma foi ter gastado pouco….

Santamariense

Essa mágica que tu escreveu tem um “pequeno” detalhe: são 5 bilhões de reais fora do arcabouço, mas para serem divididos entre os projetos prioritários das 3 Forças. Assim, tem que dividir esse dinheiro para o Gripen, KC-390, prosub, projetos do EB, … Então, esses 5 bilhões de reais não são toda essa maravilha solucionados de problemas financeiros das Forças. É muito melhor que dinheiro nenhum, mas não soluciona nada em definitivo.

MMerlin

Importante ainda observar que já estão surgindo manobras no Congresso, tanto criadas por integrantes da base principal do Governo quanto alguns criado pela oposição, para desenvolvimento de outros programas que fujam também do arcabouço.

Como falei lá atrás, a liberação dessas verbas para as FA vai ser utilizado como precedente para que tanto Executivo quanto Legislativo criem meios “legais” para aumentar ainda mais os gastos públicos.

Na teoria tudo funcional. Mas, na prática, existe sempre a nossa famosa mas maldita “malandragem”.

Pablo

O que não tem, faz tempo, é administração. Dinheiro nunca faltou!

Carlos Pietro

Excelente!! Que assim seja!!

Felipe

Qual a fonte? E ainda é pouco, a Marinha precisa de 12 escoltas novas

Gabriel BR

O próprio contrato com o estaleiro é a fonte.

RSmith

Por gentileza Grabiel, poderia comentar a fonte dessa informação? ou é apenas um suposição/desejo? de alguns frequentadores da www?

Adriano RA

Em breve todo o conhecimento adquirido na construção dos scorpenes será perdido e o maquinario sucateado. Sinto…

Heli

2057

Camargoer.

Agora é a vez do SN10. A equipe já foi qualificada, o aço necessário já foi comprado e o projeto definido.

Se haverá outro submarino após o SN10, ainda é uma questão aberta.

paulo cardoso

O Brasil tinha é que desistir deste objetivo de submarino nuclear, que é só um ralo de jogar dinheiro fora, gastaram mais de US$ 1,7 B, e não tem nada para mostrar.
Melhor ter mais 4 Scorpene e manter a fabricação em andamento junto com empregos e o conhecimento na área.

FERNANDO

Boa, este projeto está indo bem.
Mas, refletindo, 04 não é um número bem pequeno?
Entendo os custos de todo tipo para manter.

Gabriel BR

Se eu não me engano os peruanos operam uma frota de 6 submarinos …eu acho que o Brasil consegue operar esses 4 Riachuelo. Quanto ao numero ser pequeno ou não nós temos que entender primeiro a Estratégia da MB … a Dinamarca por exemplo possui territórios ultramarinos e nem tem uma frota de submarinos em sua marinha de guerra.

Gabriel BR

E temos o submarino Tikuna também que é relativamente novo

Angus

Salvo engano ainda está em operação 1 Tupi e o Tikuna.

Será que a Marinha vai manter os Scopene + 1 por mais alguns anos?

Camargoer.

Há 30 anos ou mais a MB opera 4 ou 5 submarinos. Neste momento, a MB tem 3 Scorpenes novos, o Tupi em fim de vida e o Tikuna com.meia vida.

Dalton

Por que será que o Almirante Olsen disse dois anos atrás que dois submarinos serão retirados até 2028 ? O “Tupi” já completou 36 anos então ´”favas contadas”. . O “Tikuna” por outro lado completou o “PMG” em 2021 e um próximo teria que ser realizado justamente por volta de 2028 ou um pouco mais e aparentemente o Almirante pensa que não vale a pena investir recursos em um submarino que destoa dos demais quanto à logística e treinamento. . Retirar o “Tikuna” com “apenas” 23 anos em 2028 ou mesmo 25 anos em 2030 não seria incomum e já… Read more »

Last edited 2 meses atrás by daltonl
Camargoer.

Sim. Eu apenas comentei que há décadas a MB opera entre 3 e 5 submarinos. Agora que o S42 está operacional, provavelmente será a vez da baixa do Tupi.. e daqui um ou dois anos, depois do S42 se tornar operacional, será a baixa do Tikuna

há muito tempo deixei de discutir a ideia de operar Scorpenes e Tupis modernizados.

Este momento aconteceu talvez ga uns 6 ou 7 anos

Felipe

Deveríamos comprar mais 1 ou 2 Riachuelo já que o Álvaro Alberto vai demorar.

Camargoer.

DIscordo.

Creio que o foco agora é o SN10.

Gabriel BR

Em fim o dia de conclusão de entrega da classe Riachuelo chegou.
Meus parabéns para todos os envolvidos!

Vitor Botafogo

A mostra de armamento do Karam so deve ocorrer no fim de 2026 ou 27. Ou seja , o programa não foi concluído ainda. O prosub original tinha previsão de conclusão para 2020.

Santamariense

Há mais de 1 ano atrás foi noticiado o corte da primeira chapa da seção C preliminar do subnuc. De lá para cá, o que foi feito? Qual o progresso e andamento do projeto? E o Complexo Radiológico, está sendo construído?

Esteves

Informações públicas dizem que está tudo na planta.

O Labgene com previsão de homologação para após 2027, o reator para o AA após 2030, o assentamento do reator no casco do submarino para após 2040, o AA propriamente dito para após 2050.

Essa geração atual é assim: vão fazendo pós. Trabalhar que é bom…

Gabriel

Verdade, muito cacique, pouco índio.
Muitos simpósios e poucos soldadores…muito espumante e desfiles, mas poucas pessoas que saibam operar um martelo… muitas ordens executadas no prazo, mas pouca coerência entre elas.

Santamariense

Por isso tudo é que eu não acredito nesse submarino ficar pronto algum dia …

MMerlin

O maior problema é o gap entre a conclusão do sonho do SNBR e a realidade da ociosidade do estaleiro.
Foram investidos bilhões em infra e ToT mas, sem fomento do parque, a estrutura sozinha não se mantém e, sem recursos para manter técnicos e especialistas, o programa corre o risco de também ver o conhecimento comprado perdido.
De investimento pode virar gasto.
E não são as PMG ou PDR que vão garantir isso

Santamariense

Exato. Isso é o que se chama “solução de continuidade”. Nisso, a MB é a mais especializada das 3 Forças. Deprimente…

Camargoer.

Olá Esteves.

Não acho que seja um problema geracional, mas muita gente prefere mais velha e mais nova realmente prefere pós do que trabalhar. Outros preferem beber e muitos ficar vendo internet.

Santamariense

Pensamento ridículo…o mundo acontece fora do pedestal que você mesmo se colocou.

Fernando

Acredite se quiser, mas de lá pra cá o sino que vai ficar no submarino nuclear foi “inaugurado” com cerimônia e tudo mais… Foi a maior palhaçada que vi até agora de todo o projeto

José Joaquim da Silva Santos

A MB é mestre em queimação de filme, teve tbm o episódio infeliz do Mansup mostrado ao público na caçamba de um caminhão, tem a renomeação do sub nuc, desfile dos SK-105 em Brasília etc.

Last edited 2 meses atrás by José Joaquim da Silva Santos
Santamariense

Pois é!! Essa do sino foi de matar!!! Barbaridade!!!

Filipe Prestes

Me preocupa a mão de obra especializada. Se não houver nenhuma encomenda nova para ontem, eles podem simplesmente ir embora. Esperar pelo subnuc para 2032 ou adiante e deixar todo esse pessoal ocioso é temerário demais. Talvez encomendar mais um Riachuelo seja uma forma viável de mantê-los aqui enquanto o Álvaro Alberto não sai.

Esteves

A MB não tem recursos financeiros.

sub urbano

Bonaro atrasou o programa do Subnuc em 10 anos. Pesquisem e vejam.

Santamariense

Ora, e os outros anos todos?? Tu, do alto da tua ignorância, quer fazer os outros crerem que toda a má administração e problemas do Brasil ocorreram nos 4 anos de Bolsonaro … porém, a maior parte dos que aqui frequentam tem muito mais raciocínio e muito menos má fé do que tu, sujeito…

Cristiano GR

Excelente!

Jagderband#44

No rosto não gaudério. Estraga o enterro.

Angus

Olha para um submarino e encherga o “Bonaro”.

O cupido realmente te acertou e o amor venceu.

Cristiano GR

O amor ao luxo e às viagens p/ Europa.
O amor aos amiguinhos da facções que o chefão não aceita classificar como terroristas para combatê-las com ajuda internacional.
O amor ao gasto descontrolado e ao aumento de impostos para compensar.
O amor a mandar dinheiro do contribuinte brasileiro para Cuba e outras ditaduras.
O amor a JBS.
É parece que o “amor” venceu.

Carlos Campos

JBS, já controla a comida, agora controla a energia, em breve seremos a Republica da JBS, tudo com ajuda do governo do amor, mas é a Direita que ama bilionário

Paulo

A paixão platônica entre a XP e Tarcisio ……

Carlos Campos

amor como calor da FLOP30, que pegou fogo

Colombelli

Memoria seletiva e/ ou mal intencionada esqueceu 2 anos de pandemia. Sempre o mesmo papo raso. Compra um boneco do JB e poe na cabeceira pra aplacar teu fetiche

Camargoer.

Olá Colombelli. Acho que há uma grande confusão. De fato, a pandemia afetou todos as cadeias globais de peças e serviços. Pelo que sei, as fábricas de turbinas de aviões continuam com problemas. Há pouco tempo, conversei com um colega que trabalha na oficina da Latam (antiga TAM) aqui em S.Carlos. Ele explicou que as empreas estão priorizando o fornecimento de motores para os aviões novos para que as empreas (Boeing, Airbus, Embraer) cumpram seus contratos de entrega. Uma das coisas esquisista é que as empresas recebem os aviões novos, retiram as turbinas e colocam nos aviões velhos que ainda… Read more »

Carlos Campos

ele esquece de 2015, país quebrado, só voltou a crescer em 2017, vários proejtos atrasados desde lá, contratos em Euro e Dólar, se tornaram caríssimos

Santamariense

Um exemplo singelo, mas que ilustra bem: desde 2012 (!!!) está sendo construída a travessia urbana aqui de Santa Maria, que envolve 2 BR’s, com duplicação de vias, viadutos, trincheiras, etc. São 15 km de extensão, mas ainda falta terminar o principal viaduto e duas passagens subterrâneas. Sabe o que aconteceu no orçamento de 2025?? O DNIT esqueceu, isso mesmo, esqueceu de colocar essas obras no orçamento!!! Uma administração de “primeiríssima” qualidade…

Carlos Campos

calma que no PAC64 em 2051 vai ter orçamento

Santamariense

Hehehehe…bem isso.

Carvalho

A duplicação BR 116 está em obras desde o Governo Dilma……sem previsão de conclusão.

Santamariense

Exato!

Carlos Campos

que horror

J R

Bolsonaro encarou a maior pandemia da história recente e entregou o país nos trilhos, o que o atual fez mesmo? Faliu as estatais!

Carlos Campos

o mais patético foi que eles jogaram parte do rombo dos correio no governo anterior, ridículo esse governo

Marcos

Mas não era só uma gripezinha? Um resfriadinho?

Fábio Mayer

Meu! Eu ouço falarem de submarino nuclear há 40 anos anos, e tenho 56! Você acha mesmo que o projeto atrasou só por conta de um dos péssimos governos que o Brasil teve? Não teve um único ano, em todos os governos Dilma e Lula, que não tenha havido contingenciamento e corte dos programas militares!

Camargoer.

Caro. De fato, ouvimos falar de submarinos nucleares ha 40 anos ou até mais. Aliás, o programa nuclear da MB começar logo após o fim da II Guerra. O primeiro passo foi construir uma base de formação de engenheiros e cientistas. Só depois foi possivel lançar o programa nuclear. Sempre se soube que era preciso primeiro desenvolver a capaciade de produzir combustível nuclear. Isso ficou evidente depois da ameaça dos EUA de cortar o fornecimento de combusivel para Angra 1. O domínio do ciclo foi conquistado na década de 80, resultando na construçao de uma fábruca de combustível nuclear para… Read more »

Fábio Mayer

Não, porque não se constrói submarino nuclear sem reator nuclear e sem plutônio enriquecido. O programa tem até mais de 40 anos…

Santamariense

Exato!

Camargoer.

Olá Fabio Existem vários tipos de reatores nucleares. Um deles usa plutónio como combustível. Outro usam urãnio enriquecido. As usinas usam 4% de enriquecimento porque é mais barato do que usar combustível com 12% ou 20%. Como uma usina nuclear tem espaço para construir reatores grandes, é possível colocar a quantidade de uranio físsil necessáia para a potência desejada usando combustíuvel com 4%. Uma curiosidade é que o reator de uma usina é desligado uma vez por ano durante um mês para revisão e reabastecimento de 1/3 do combustivel. O combustível removido é reprocessado e o material físsil reaproveitado. Um… Read more »

Santamariense

Tua última frase desdiz todo o resto que você escreveu no seu comentário … Kkkkkkkkk

Carlos Campos

ah sim, foi o Bozo que fez o PT quebrar o país em 2015 e atrasar os PROSUB, acabar com PROSUPER e destruir todo o resto?

Kornet

Com uma madrinha dessas que Deus protega a tripulação.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Que DEUS ABENÇOE os novos submarinos !!!
juntamente com suas tripulações…, que são a maior arma estratégica de todas as forças armadas do 🇧🇷 hoje…

Uma arma estratégica formidável !!!

Sinta-se HONRADOS por serem os escolhidos 🎖

Muitos queriam estar no lugar de vocês …

Cuidem bem dessas máquinas fascinantes…

GRANDE ABRAÇO a todos 😉👋🏻

Que DEUS ABENÇOE 🙏🏻💯

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Só não gostei dessa senhora batizar a embarcação…, uma senhora que vê as coisas erradas acontecendo no judiciário e fica em cima do muro… Já tive carinho e admiração por essa senhora no passado…, más…, vendo como as coisas estão caminhando neste País…, e essa senhora vendo as coisas e não protegendo a nação e sendo conivente… A marinha deveria ter chamado alguma mulher descendente do Almirante Karan e ou até alguma atleta olímpica das forças armadas que tiveram medalhas de ouro nas olimpíadas que passaram… Deu na cara que foi uma escolha política essa senhora batizar a embarcação… Abraço… Read more »

EduardoSP

Tomaram decisões erradas. Arquem com as consequências.

sub urbano

Cadeia neles! kkkkk

Cristiano GR

Cadeia no teu tipo de gente isso sim.
Deve ser algum tipinho que mama no governo.

HANS KELSEN

Sentiu ?

Santamariense

Calma…o tempo vai se encarregar de botar na cadeia todos aqueles que merecem… principalmente alguns que estão bem faceiros e se achando os picas das galáxias hoje em dia…o tempo, ah, o tempo! Enquanto isso, volta para o buraco de onde tu saístes.

J R

A MB precisa afagar os verdadeiros donos do país.

Guilherme Leite

Então agora, pegamos todo o investimento em qualificação do pessoal e montamos a rescisão, pagamos todo mundo e boa sorte, enviem curriculo para a DCNS na França que muito provavelmente vocês serão contratados.

Não compensa nacionalizar um produto que terá encomenda de 4 unidades, comprasse pronto de grandes estaleiros e focasse em tecnologias de ponta que realmente pudessemos produzir em grande escala e mantendo sempre a industria aqui.

Enfim, pode ser uma visão de leigo, mas construimos aqui e agora ? Perde-se todo o investimento e ficam-se os submarinos nacionais ? Assim como fizemos com os IKL ?

Colombelli

Vc esta coretto. Igual os caracal tambem. Eventualmente nacionalizar deixa algum dinbeiro aqui. Porem os atrasos geram juros e multas que vão ao exterior, ou seja o ganho é pifio ou inexistente, o conhecimento ( que é especifico) se perde e se gera atrasos.

Camargoer.

os 4 Scorpenes foi uma etapa para chegar aí SBN de 6 mil.ton que começa ser construído agora.

Paulo

O problema é que o SN10, se realmente implementado pode nascer defasado tecnologicamente. O peso dele é inferior aos congêneres mais novos. Hoje os SNs de ataque mais novos tem em media 110 a 115 m de comprimento e pesam entre 7500 a 10.000 ton submersos. O SN10 terá 100m de comprimento e 6.000 ton submersos.
Tambem o sistema propulsivo substitue as hélices tradicionais por pump – jets, para evitar cavitação e aumentar a furtividade por menor ruido.

Dalton

Os novos franceses da classe Suffren deslocam submersos pouco mais de 5.000 toneladas e comprimento de cerca de 100 m e são considerados bastante avançados e capazes de transportar até 24 armas entre torpedos e mísseis.

Paulo

Outro problema é que todos os SN de ataque de projeto novo preveem silos de lançamento vertical não só para misseis de cruzeiro, mas também misseis anti navio maiores e de longo alcance, muitos deles supersônicos ou até hipersônicos.

Paulo

No entanto os diques e elevadores da base da ICN ( ilha da madeira ) tem comprimento de 140 m e são capazes de sustentar submarinos de até 8.000 ton. Isto sugere no futuro, SNs maiores e mais pesados do que o SN10.

Dalton

Não é um “problema” e sim que outras nações possuem requisitos diferentes por conta dos prováveis adversários exigindo submarinos
maiores capazes de transportar mais e mesmo maiores (caras) armas.
.
Encarecer ainda mais o primogênito – até acredito que eventualmente mais serão entregues na década de 2040 – com maior capacidade de armas não faz sentido no momento.

Camargoer.

Caro.

Considerando o objetivo do SN10 de negação do Atlântico Sul. o fato dele ser mais ou menos defasado tecnologicamente que outros submarinos é irrelevante. Fosse assim. os Scorpenes seriam também seriam defasados por usar propulsão convencional

O centário estratégico do SN10 e negar o mar por meio de torpedos e mísses antinavio lançados pelos tubos. As duas armas escolhidas, o F21 e o AS39 são modernos e letais.

Bardini

Sim, sim…
.
Por isso construíram uma base e estaleiro naval para construir e abrigar uma frota de 15 submarinos convencionais, além de todos os nucleares que sonham ter um dia.

Alex Barreto Cypriano

Quem entrega não seria a ICN, 59% brasileira 41% francesa (antes DCNS, hoje Naval Group)? Que diabo de propalada soberania é essa? Sobre a ICN: •Organization The company is controlled by the Brazilian government through the state-owned company Naval Projects Management Company (EMGEPRON) with 59% stake, the Naval Group from France holds 41% stake. •Governance Chairman and CEO: Renaud Poyet Executive Vice President, Industrial: Mário Botelho Executive Vice President, Governance: Daniel Sá Executive Vice President, Operations: Pierre Dubranna Uma empresa criada pelo Cardeal Richelieu lá no XVIII é algo a temer… Sobre o Naval Group nas Américas onde só está… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: ‘(…)lá no XVIII (…)’, leia-se ‘(…)lá no XVII(…)’

Alexandre

O Br Estra atrasado tecnologicamente porque quer o estado não investe em tecnologia e pessoas o estado tá nem aí em fomentar tecnologia no Brasil.

MMerlin

A situação é pior que do que parece. O setor industrial tem migrado, aos poucos, para a microtecnologia. Microtecnologia esta que tem expandido seus ramos de segmentos o que levado a criação de componentes que, por décadas, funcionavam quase que de modo mecânico (exemplo: servo freio) por componentes eletrônicos que dependem de tecnologias que não temos e somos totalmente dependentes de outros países. E essa é a tendência. No setor automotivo tem se expandido bastante com os veículos elétricos oriundos da China, mas vem se expandido para outras produtoras. As poucos o setor industrial vai se tornando mais dependente de… Read more »

MMerlin

“… subsidiárias de grupos nacionais … “

De grupos internacionais.

Camargoer.

Alexandre, O Estado Brasileiro é o maior investidor de tecnologia do país. 1) Por meio da lei do bem, as empresas abatem todo gasto em pesqquisa do imposto de renda. 2) A FINEP, Embrapii, Sebrae, CNPq, FAPESP e outras agências de fomento financianciam pesquisa a fundo perdido 3) As empresas públucas e estatais, como Petrobras e Embrapa, junto com as universidades e institutos de pesquisa depositam mais patentes que o setor privado 4) Exisem várias incubadoras de startups ligadas á prefeituras e universidades. Nenhuma delas é mantidas pelo setor privado 5) De todas as fundações privadas no Brasil, somente a… Read more »

Paulo

Sinto colocar água no chopp dos mais entusiasmados, mas a classe riachuelo já nasce defasada em termos de tecnologias críticas. É o caso do mastro ( periscopio) fotônico e o sistema de pump jet que substitue as hélices como meio propulsor de submarinos. Mas para a classe Alvaro Alberto que está em início de construção, estes itens precisam ser pensados, para evitar que já surjam, se efetivados, defasados também. Creio que o pump jet seja demais pra eles ,mas o mastro fotônico, que substitui os periscópios eletro óticos pode ser implementados.

EduardoSP

Infelizmente nós demoramos tanto para construir as coisas que sempre há grande risco delas já estarem defasadas quando ficarem prontas.
Esse é um problema nacional, tanto no setor público quanto no setor privado, claro, descontando as honrosas exceções que confirmam a regra.

Alex Barreto Cypriano

Pumpjet (ducted propeller) em submarino convencional diesel elétrico é raríssimo, parece que os Russos fizeram um Kilo assim. Mas é relativamente desnecessário (subs diesel elétricos já são muito silenciosos) e impróprio (é sistema volumoso e pesado pra um sub convencional). Quanto ao mastro não falo nada porque não sei mesmo o que dizer 🤪😂

Alexandre Galante

Os mastros optrônicos da classe Riachuelo são de última geração da SAFRAN:

comment image

comment image

comment image

comment image

Sequim

Pois é. A irresistível vontade de falar mal de tudo ainda vira o esporte nacional número 1.

Rubens Sommer Junior

Apesar da falta de $$$ pra tudo, torço que encomendem mais 4 Submarinos Riachuelo, quem sabe…

Gabriel BR

Os franceses chegaram a sugerir a construção de mais uma unidade…

Camargoer.

Ola Rubens.

O plano traçado era construir 4 Scorpenes novos para substituir a frota de Tupis envelhecida e em seguida, resolvido este problema, construir o submarino nuclear

Encomendar mais 4 Scorpenes neste momento seria adiar ou até inviabiliar o SBN

Encomendar 4 Scorpenes depois do SN10 também faz pouco sentido, porque vencido o desafio de construir um submarino nuclear, que talvez seja uma das maquinas mais complexas que existe, exceto talvez o Colisor de Hádrons, é meljhor ter mais dois SBN que quatro Scorpenes adicionais

Esteves

Não diga tolices.

Submarinos são construídos desde os anos 1620/1770.

90% das tecnologias criadas pelo CERN/LHC são transferidas para uso civil e industrial. O impacto prático já é enorme, especialmente em medicina, computação, energia e espaço.

Fabio Araujo

O terceiro entregue e o quarto lançado ao mar, que boas notícias!

Burgos

Entrei pra MB em 1984, já ouvia o pessoal lá no tempo do bico fino falando que a MB já trabalhava em cima desse projeto.
Ja estou na reserva a mais de 10 anos e ainda continua os impasses para o andamento do projeto SBN.
Daqui a pouco vou “comer capim debaixo da terra” (Enterrado) e não vou ver esse SBN operar 💀😰🏴‍☠️☠️

Esteves

O desejo e os primeiros movimentos são anteriores a 1984. Na verdade, esse tempo confunde-se com o próprio livro de Eric Blair, vulgo George Orwell, uma crítica a manipulação política, a burocracia e ao totalitarismo. O governo do estado de SP entregou o IPEN a MB em 1979 assinando um comodato por 99 anos. O IPEN, recebeu a doação de um reator de pesquisa em 1959 com a finalidade de desenvolver ToT de mentes: aprender a construir, manejar, operar e calcular, JAC o único computador capaz de realizar cálculos avançados era o IBM 370 do instituto. Ai entrou areia do… Read more »

Marcos Bishop

Quando lembramos que a Índia ( isso mesmo, Índia) está lançando entre navios de superfície e subs, um a cada 40 dias, nos alegramos por esse lançamento Brasileiro e nos entristecemos por vermos quão longe estamos dos players mundiais…

JOÃO BATISTA MATTOS

A Índia vive duas guerras não declaradas.

Marcos Mota

Todos aqui, vão dessa para a “melhor”, sem ter visto esse sub navegar!