USS Abraham Lincoln

USS Abraham Lincoln

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) negou categoricamente as alegações do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) de que o porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) teria sido atingido por mísseis balísticos iranianos durante a atual escalada no Oriente Médio.

Segundo o comando militar americano, os projéteis lançados por Teerã “não chegaram nem perto” do navio. Autoridades acrescentaram que a embarcação permanece plenamente operacional e continua conduzindo missões aéreas na região.

Teerã havia reivindicado ataque

Mais cedo, a Guarda Revolucionária afirmou ter disparado mísseis contra o porta-aviões como parte de sua campanha de retaliação contra forças americanas e israelenses. A alegação foi amplamente divulgada pela mídia estatal iraniana, mas não houve confirmação independente.

Em resposta direta, o CENTCOM classificou a narrativa como falsa e reiterou que nenhuma embarcação da Marinha dos EUA foi atingida.

Navio segue em operações de combate

Os militares americanos afirmaram que o USS Abraham Lincoln continua lançando aeronaves em apoio às operações destinadas a neutralizar ameaças do regime iraniano. O grupo aeronaval tem sido peça central do reforço militar dos EUA no Oriente Médio.■


 


Redes Sociais

A Trilogia Forças de Defesa também está presente nas redes sociais. Para comentar e discutir as matérias com os editores e outros leitores, entre no nosso grupo no WhatsApp e no Facebook. Para correções, críticas e sugestões de pauta, contate os editores: redacao@fordefesa.com.br.
Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Jefferson Ferreira

Morreram 3 soldados americanos mas o eua não informou as circunstâncias…

Rodrigo

Na base do Kuwait foi confirmado agora a pouco

Fabio Araujo

Atacar um alvo em terra com um míssil balístico é fácil pois o alvo não se mexe, mas atacar um navio mesmo que seja um grande porta aviões com um míssil balístico não é tão fácil pois o alvo esta em constante movimento o que dificulta ser atingido por um míssil balístico, podem até tentar, mas vão gastar muita munição e a chance de acerta é muito pequena!

Bjj

O Irã tem misseis balisticos equipados com seekers capazes de atualizar a trajetória contra alvos móveis, o que permite atacar navios. O mais difícil neste caso não é acertar um grande alvo móvel, mas sim localizar, rastrear por tempo suficiente e depois furar as defesas das escoltas AEGIS.

Eu, particularmente, não acredito que eles tenham atingido o porta-aviões, embora seja possivel. Mas, se tivessem, também não acredito que os americanos admitiriam, pelo menos não agora.

Leandro Costa

O problema é que caso um porta-aviões seja atingido, não é algo muito fácil de se esconder.

Então é super fácil desmentir, o que consequentemente torna-se arriscado não admitir.

Peter Nine Nine

É importante reconhecer que na improbabilidade, mas ainda assim, probabilidade, de um míssil passar as defesas do grupo, que esse facto dificilmente tiraria o PA de operação.

Leandro Costa

Concordo.

Bjj

Os registros de instalações terrestres atingidas por misseis iranianos são quase todos feitos pela população civil e seus celulares. No meio do nada, a centenas de quilômetros da costa, é plausível que a situação de um navio danificado – ainda mais sob escolta – permaneça fora do conhecimento publico, ao menos por um tempo.

Mas não acho que eles tenham atingido o porta-aviões. O que mais tá rolando é mentira pra todo lado (até video de explosão nuclear eu ja vi).

Artemis

Não usaram , não fizeram um ataque retalhatório contra as forças americanas , tinham esperança nas negociações, aí os cara matam o Khamenei !!!!

Lúcio Sátiro

O Kamenei já mandou matar um monte de gente, os argentinos que o digam. Não me alegro pela morte dele, era um velhinho de 86 anos mas com um passado tenebroso.

Alecs

O pessoal do CENTCOM disse para o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica: “kkkk agora conta a do papagaio!”

Jagder

Pobres marinheiros!
(IM ON)

Rodrigo

Tão verdadeiro quanto os 10 f 35 abatido ano passado.

Peter Nine Nine

Não sabia? O regime pacífico iraniano ganha todos os combates contra os infiéis.

Marcelo Andrade

A verdade é a primeira vítima das guerras!

RDX

“Soldado norte-americano teria morrido em decorrência de ferimentos causados após ataque iraniano ao porta-aviões USS Abraham Lincoln”

EUA confirma morte de quarto militar norte-americano no Irã

Santamariense

Notícia muito confusa, mistura o suposto ataque ao porta-aviões com o ataque à Base da 5ª Frota. Na mesma linha de conflito de informações como essa abaixo:

https://www.metropoles.com/mundo/tres-militares-americanos-morreram-apos-ataque-do-ira-a-porta-avioes

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
kelson98

Daqui a alguns anos vai ter alguém defendendo que o navio foi afundado (como disseram no caso do suposto ataque ao HMS Invincible)

Felipe

Não afundou o porta-aviões mas o mesmo “fugiu” do teatro de operações e se encontra agora na costa da India