Governo prioriza Marinha em primeiro ciclo de investimentos de Defesa e amplia recursos até 2031

116
Prosub

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a distribuição de R$ 30 bilhões em investimentos estratégicos das Forças Armadas, fora do arcabouço fiscal, para os próximos seis anos, com prioridade inicial para a Marinha do Brasil.

Segundo apuração do jornal Valor, a primeira parcela de R$ 5 bilhões em 2026 será direcionada majoritariamente à Força Naval, em razão de compromissos considerados urgentes nos programas nuclear e de desenvolvimento de submarinos. Na sequência, receberão recursos a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército. Para o período seguinte, contudo, o planejamento prevê maior fatia para a Aeronáutica (37%), seguida pela Marinha (32%), pelo Exército (26%) e pela administração central do Ministério da Defesa (5%).

O critério de rateio segue os percentuais adotados no Novo PAC para sustentar projetos estratégicos, como o programa de submarinos e de nuclear da Marinha, os caças Gripen e o cargueiro KC-390 da FAB, além dos blindados do Exército. A decisão ocorre em um contexto de mudança de postura no governo, que, historicamente, enfrentou resistências internas à ampliação de gastos militares. O cenário, porém, foi alterado pela elevação global dos investimentos em defesa e, sobretudo, após a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro — episódio que levou o Planalto a solicitar uma reavaliação das necessidades de defesa do país.

Apesar do alívio orçamentário para projetos estruturantes, as Forças Armadas alertam que os recursos não resolvem os problemas de custeio diário. A Marinha, por exemplo, informou que, nos últimos anos, desincorporou 16 meios e incorporou apenas 12, reduzindo o inventário e aumentando a pressão sobre navios em fim de vida útil. Já a FAB ressalta que as limitações financeiras continuam afetando as horas de voo e a manutenção da frota, enquanto o Exército aponta a necessidade contínua de modernização diante de um ambiente de segurança considerado dinâmico. Mesmo assim, as três Forças avaliam que a previsibilidade dos investimentos é essencial para sustentar a capacidade dissuasória do Brasil e proteger áreas estratégicas, como a Amazônia Azul, as fronteiras terrestres e regiões de interesse em recursos naturais.■


Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Esse cachaceiro podia olhar as notícias e pelo menos triplicar o valor.

Felipe Mendes

Poderia mesmo, aumentou tanto o imposto que não tem desculpa.

Camargoer.

2020: 31,7%
2021: 33,1%
2022: 33,0%
2023: 32,1%
2024: 32,3%

ou seja, a carga continua a mesma ao longo do mandato deste presidente e do anterior.

Palpiteiro

Depende para quem.

Camargoer.

Concordo com esta discussão. O Brasil herdou o sistema tributário do reino de Portugal, essencialmente alfandegário e cobrado na entrada ou saída de produtos dos portos. A principal fonte de renda do Império Brasileiro era o porto do Rio de Janeiro e um dos principais produtos importados foi o negro escravizado. A primeira grande reforma tributária foi implentada por Vargas, focando no consumo. O país começava um processo de industrialização tardio e o consumo interno já superava o comércio exterior, até mesmo o café. Neste contexo, o mais simples foi tributar a produção (porque é fácil contar quantos parafusos são… Read more »

Jorge Cardoso

EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO.

Nildo

No Brasil, sempre cria-se impostos, mas nunca elimina-se o anterior.
Até reduzir impostos, é atacado e proibido na suprema corte.

Uma proposta como a sua é temerária, pois seria criado mais impostos novos (renda/patrimônio), sem reduzir os impostos anteriores (consumo/produção).

Camargoer.

Olá Suponho que vocẽ se lembre que a reforma tributáia foi aprovada recentemente prevendo a transição de um sistema que foca o consumo e a produção para focar na renda e patrimônio. Esta transição será gradual e monitorada pois há o compromisso de manter a mesma carga tributária e a mesma distribuição federativas. Uma das coisas necessárias que será implemtada será a mudança do ICMS na origem pelo IVA na ponta do consumo. Isso já devia ter sido feito há décadas. No Brasil é muito difícil ampliar a base de IRPF por caisa da concentração de renda, mas é preciso… Read more »

curisco

Olhem o gra´fico ali dos anos 60 até 2020. o grande salto mesmo foi no período dos governos militares

deadeye

Na ditadura militar, o Brasil era considerado a economia mais “Autárquica” do mundo. Era praticamente em diversos setores, uma economia planificada.

karlbonfim

Karl Polanyi sociólogo e economista classifica isso como economia mista, de mercado e planificada. A ironia é que o Regime Militar foi implantado para combater o socialismo/comunismo, ou seja, economia planificada…

Last edited 2 meses atrás by karlbonfim
Camargoer.

Sim. Houve uma mudança no perfil sócio-econômico do país, O processo de industrialização e urbanização iniciado nas décadas passada foi consolidado durante o regime militar. Este processo de aumento da tributação em relação ao PIB aconteceu em todos os países que atingiram uma maturidade econômica capitalista. Coincidiu que esta maturidade ocorreu durante o regime militar. Sem o golpe de 64, teria acontecido a mesma coisa mais ou menos no mesmo período. Há uma correlação de datas, mas a relação de causa-efeito nada tem a ver com o regime político, mas com o perfil sócio econômico do país a partir das… Read more »

Cosmo

Perfeito e necessário resumo da questão. Eu ainda reforçaria que, junto com os interesses subjacentes a esse modelo histórico de tributação, está o fato de que em um país com relações de trabalho precárias e alto nível de informalidade e sonegação, é mais garantido tributar o consumo e a produção a tributar a renda na fonte, em que pese as injustiças.

Camargoer.

Olá Cosmo Bem colocado. Curiosamente, o Brasil teve uma excelente ferramenta de fiscalização tributária que era a CPMF. A Receita podia cruzar a movimentação financeira com a renda declarada… e bingo. Hoje, acredito, é possível fazer este cruzamento por meio das chaves PIX. O número de operaçẽos em dinheiro diminuiram muito. Por segurança, os pagamentos são por PIX. Então, há dois modos de identificar sonegadores 1) quando a movimentação no PIX mostra inconsistẽncia com a renda declarada e 2) a existẽncia de movimentações em grandes quantidade de dinheiro fora do sistema bancário O caso 2 é curisos. Suponha uma venda… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Nicolas

Mente tanto que nem sente, o governo anterior reduziu/zerou diversos impostos! Longo do ideal, mas um paraíso para a realidade do Huezil.

Deadeye

Imposto zerado: Jet-ski. O que importa é a carga tributária sob o PIB. Pega os dados e não exemplo isolado.

Last edited 2 meses atrás by Deadeye
Camargoer.

Olá Dead.

Exato.

Para comparação. O Brasil importa cerca de 8 mil jetskys por ano.., mas em 2023 foram importados 250 mil carros, 2024 foram 138 e em 2025 foram 150 mil. Ou seja, a flutuação de carros imporatos (que são mais caros que um jetsky) ano a ano é maior que a redução da receita tributária

MMerlin

Referente à importação, vamos pegar uma mercado mais comum, como o de automóveis. As últimas projeções apontavam que, de todas as peças vendidas em autopeças e, incluindo também no cálculo, as utilizadas pelas fábricas e montadoras para produzir seus veículos, que um total de apenas 60% eram produzidas aqui e 40% eram importadas. Agora o triste. Estes 60% equivalem à metalurgia, acabamentos plásticos, motores e transmissões mais simples. Importante que estamos falando aqui apenas de categorias simples. As de categoria super premium até isto é importado. Os 40% equivalem à eletrônica, semicondutores, motores e transmissões mais complexos. Mas estes números… Read more »

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
deadeye

Complementando o que você disse, as fabricantes de autopeças no Brasil são consideradas como “Tier 2” fazem pouca tecnologia avançada.

Não temos nenhuma no setor, no nível de Bosch, Gestamp, Magna e etc.

Santamariense

Sob, não. Sobre.

deadeye

Corretor comeu duas letras, normal.

José de Souza

Seja justo, os video-games também foram zerados!

Camargoer.

Nicolas Pode-se reduzir o imposto deste e daquele produtos. deste ou daquele setor… pode-se aumentar a taxação deste ou daquele setor… O que serve de conta é a soma dos impostos. Explico. Suponha um estudante morando sozinho. Ele adora leite condensado. Contudo, ele tem uma renda mensal determinada pelos seus pais. O leite condensado 5% dos seus gastos e o que ele casta com alimentação total representa 35% da renda e o pagamento do aluguel 30% da renda. O alguel é um gasto fixo. Toda vez que o estudante comprar uma pizza, isso representara uma aumento dos gastos com alimentos,… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Camargoer.
Felipe Mendes

Todo mundo sabe que você é petista, não precisa se esforçar. Esse governo só aumentou impostos. As coisas que eu comprava da China, “bugigangas”, segundo o Lula, dobraram de preço. Produtos tecnológicos tiveram aumento de imposto semana passada. Não defenda o indefensável. Somos espoliados pelo Estado neste país.

Camargoer.

Felipe,

Não sou petista. Isso é um interpretação equivocada que já expliquei diversas vezes.

Sou de esquerda.
É mais apropriado dizer que sou marxista.

Aí faz sentido.

É uma confusão comum mas injustificada que resulta em conclusões erradas.

uai uai

“Precisamos falar sobre autodeterminação política”, diz leitor.
O importante é ser feliz!

santiago

rapaz, taxar a china foi bandeira do anterior, inclusive com apoio daquele grande empresário de verde e amarelo, não se engane no engajamento. Se vendem que não querem a china, com toda certeza, vão taxá-la também.
A voz dos empresários no ouvido do presidente, independente de qual seja ele, é muito diferente das bravatas gritadas nas redes sociais. O mercado interno sobrevive de protecionismo. Se a gente virar o paraguai, não teremos um mercado consumidor vizinho para vir comprar bugigangas aqui.

Felipe Mendes

Bandeira que não foi estimula e nem aceita pelo Jair Bolsonaro, visto que as investidas do dono da Havan, por exemplo, não surtiram efeito para que o presidente taxasse os produtos chineses. Sobre mercado interno: eu quero pagar barato; não quero enriquecer atravessador, que compra os produtos chineses, carimba sua logo no produto e o vende por 3 ou 4 vezes a mais do preço que eu poderia pagar originalmente. Segundo o nosso governo (cleptocratas) esses atravessadores são a “indústria Nacional”. Piada!

José de Souza

Ainda falando desse presidiário?…

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

e não vai mudar tão cedo …

Bachini

Pior cego é oque não quer ver…

Gabriel

A vida de instagram é difícil …

Adriano Madureira

Claro ! Vamos mandar cartinha para o Lule para ele mandar o Banco central imprimir bastante dinheiro para triplicar tais investimentos…

Camargoer.

Olá Adriando, Existem situações nas quais o caminho é a dívida pública. Por exemplo, suponha o Plano Safra que serve para financiar o plantio tanto dos grandes latifúndios exportadores quanto dos produtores médios e pequenos. Acho que alguna coisa da ordem de R$ 350 bilhoes por ano. O governo não precisa usar recursos tributários, mas pode “imprimir dinheiro” (ou seja, gerar dívida pública) a medida que os produtores assinarem os contratos de financiamento. Considerando que parte do valor obtido pelo produtor será usado para abater a dívida, condição necessária para financiar uma nova safra, a dívida pública antiga é extinta,… Read more »

Camargoer.

Leandro, Nós já mapeamos o problema dos gastos militares há bastante tempo, começando pela disfuncionalidade de modelos previdenciárioa e pela manutenção de atividades descoladas da função, como por exemplo os Colégios Militares e os TG (ainda que o TG onere mais as prefeituras que o EB). Outro problema é a desorganização administrativa, que demanda uma reforma por meio da implantaçao de uma agẽncia unificada para compras, pela unificação dos centros de pesquisa sob uma únida administração do MD e da unificação da administração das empresas públicas de defesa em uma única administrada pelo MD Triplicar ou quintuplicar não resolver porque… Read more »

Leandro Costa

Não, Camargo. A resolução do problema é mais simples do que o problema em si. O executivo é o Chefe. Ele manda. Ministério da Defesa tem a missão vinda do Chefe, orienta os comandantes das Forças à cumprirem. Que se encontre a solução para o sistema previdenciário militar. Que se crie um grupo de estudos que englobe acadêmicos, economistas, financistas, militares, etc., mas resolvam o problema. O Ministério da Defesa TEM que se fazer presente e coordenar isso tudo, inclusive com a criação da agência de aquisições. Mas enquanto isso, nossos meios principais ou estão defasados, sem substitutos, ou os… Read more »

Tomcat4,7

Falta de dinheiro não existe na hora de levar dezenas de pessoas pra passear pelo mundo as nossas custas. Arrecadações recordes mas pras forças armadas e outras áreas como a educação, falta dinheiro. Vergonha ver um bandido condenado em três instancias na presidência .

José de Souza

Cacheceiro? Que babaquice, hein?

Fábio Mayer

A arte de anunciar muito e dizer nada….

Paulo

Hoje a MB constrói suas embarcações em 4 estaleiros:

TKMS Estaleiro Brasil Sul, Itajaí SC – Focado nas Fragatas Tamandaré

ICN Construções Navais , Itaguaí RJ –
Focado em Sbrs e SNBrs

AMRJ – Arsenal de Marinha do RJ – RJ focado em NPas, unidades menores e futuramente NPaocs .

Jurong Aracruz – Aracruz – ES – atualmente construindo o NPO Almirante Saldanha- Pode construir no futuro embarcações de uso geral, NT, N Log

Pode parecer muito atípico, mas os 4 estaleiros estão ativos atualmente , e tudo leva à crer, pela reportagem, que continuarão ativos.

Francisco

Resumindo: dinheiro para pagar parte dos programas já contratados. Então pode esquecerem outro lote de gripen, Centauro, tanque, etc…vamos receber nesse ritmo 01 gripen por ano e os Kc390 que faltam devem serem empurrado para final da linha de produção da Embraer…

Sulamericano

Antes de mandar mais dinheiro ainda para as três forças armadas, é preciso que eles façam, pelo menos, o dever de casa e reformulem a sua estrutura interna e seus gastos.
Da forma que a coisa está, nem todo o dinheiro do mundo adianta.

Fábio Mayer

Você tem razão, mas isso nunca acontecerá, porque os gastos de pessoal são regulados por lei, não por atos discricionários. E os gastos com pessoal representam uns 80% do custo das FFAA.

Flávio Henrique MCO

Para isso primeiro teriam que fixar os gastos para a redução de pessoal não significar redução de orçamento…não precisa começar com 2% mas precisa ter um limite mínimo!

Lucas

Enquanto isso a FAB vive uma penúria, recebendo 1/2 gripens por ano. Em 2060 a gente recebe o último, totalmente obsoleto e irrelevante no cenário mundial.

Burgos

Cortaram os Pinduricalhos do Judiciário, pq não cortam também do Executivo e Legislativo 😏
Ai vai dar pra fazer bastante coisa pelo País e empregos vai ser uma delas pq pra fazer melhorias na tecnologia e defesa tem que investir em mão de obra especializada 👍⚓️💪

JAC

O estado brasileiro precisa de muitos cortes, reforma total da previdencia baseada em contribuicao individual para um fundo com aporte percentuais ao trabalho, aumento da idade de aposentadoria.. Acabar com acumulo de aposentadorias salarios. Isto para todos os niveis e funcoes. Orcamento separados entre despesas e investimento (equipamento)…. reducao de vereadores em municipios, voto distrital e fidelidade partidaria.. Zero fundo eleitoral publico… isto so para comecar.. Do contrario vai ficar tudo da mesma forma,, investimento so e possivel se ha dinheiro pingando constantemente,,, e ao niveis atuais de endividamento/impostos o Brasil nao aguenta levar a diante tais planos. Nao adianta… Read more »

Jagder

Acorda pedrinho.

Deadeye

Cara. A idade de aposentadoria do Brasil já é de 65 anos. Da França para você ter noção é 64 e nos EUA é 60 – 65 (depende de quanto foi trabalhado e se quer vencimmento total. Quer aumentar mais onde? Quer se aposentar aos 70?

F-5

Olha a minha idade!!!
Não me aposentei ainda…
Quando vejo certos comentários sobre aposentadoria, tipo se aposentar aos 65, 70, percebo que para alguns viemos só a trabalho. Aos que podem, férias uma vez ao ano e escala 6 x 1.
Uma pessoa que se aposenta aos 65, com um salário pífio, certamente não teve tempo de estar com os seus, de ter tempo de lazer como deveria.
Enfim…

Deadeye

Meu pai trabalhou 42 anos. E tinha direito a aposentadoria pela regra de transição. O INSS indeferiu e eu precisei batalhar na Justiça Federal por 4 anos por ele. Ai vem o cara falando que temos que aumentar a idade de aposentadoria….

Camargoer.

Olá Até a década de 50, a expectativa de vida do brasileiro era de 50 anos… era normal começar a trabalhar com 18 anos ou antes. Em 1988, ano da promulgação da CF88, a expectativa já era de 64 anos e agora é de 76. Torço para chegarmos à expectativa do Japão de 85 anos. Por mais que eu defenda os direitos trabalhistas, como férias, 13 salário, também defendo a proposta da jornada de 5 x 2 e jornada de 8 h diárias, igualdade de salário por gẽnero, salário desemprego, etc etc… entendo que é preciso um ajuste periódico da… Read more »

RODRIGO

E aposenta c 60 com um salário pifio não vai fazer a pessoa ter tempo de lazer, pois não vai ter dinheiro para isso…ainda vai ter arrumar um bico para complementar a renda

juggerbr

Devo me aposentar aos 60, pela regra de transição, com isso terei contribuído por 44 anos, não acho correto, jamais viverei 44 anos aposentado, ainda mais com os valores que se paga no INSS…

Rafael Oliveira

Mas contribuir por 44 anos jamais fecharia a conta de viver mais 44 anos aposentado (11% da sua contribuição mais 20% do empregador – grosso modo, 31%). 44 anos pagaria 14 anos de aposentadoria, pois o que você recolhe num ano não paga o que receberá em um ano. Pelo contrário, precisa de cerca de três anos para pagar um. Por isso tem um rombo no INSS. E isso que seu exemplo não é regra. A regra é contribuir muito menos tempo do que isso para se aposentar (muita gente se aposenta com 15 anos de contribuição ou até menos… Read more »

Camargoer.

Olá Jug. Pelas minhs contas, vou até os 65, quando completar tempo de idade e contribuição, coincidentemente, dependendo da conjuntura fico mais um ou dois anos na universdiade para concluir os projetos e orientaçoes.

talvez, depois, buscar uma posição de professor visitando em uma universidade menor para dar uma força na pós-graduação mas na intensidade de quem já vai ter quase 70.. se for uma universidade no litoral, vai dar para andar na praia pela manhã… se for no centro oeste, vou precisar de um jeep

André Sávio Craveiro Bueno

Jeep Willis

Camargoer.

Azul Claro….

Rafael Oliveira

O problema não é quem se aposenta com 65, são as pessoas com aposentadoria especial contribuindo 25 anos. Cada vez mais categorias são especiais e aposentam mais cedo. Aí sobra para os “não especiais” trabalhar até 65/70/75 anos.

Sim. Daqui uns anos essa idade de 65 vai subir. Pode ter certeza.

Camargoer.

Olá Rafael. São duas coisas. Ainda que o INSS administre tanto a previdência quanto o pagamento dos benefícios, é preciso considerar que as aposentadorias são o resultado das contribuições e os benefícios são aportes do Tesouro. Se alguém fizer a conta de quanto o INSS paga e quanto recebe de contribuição é óbvio que a conta não fecha. Já contei esta história antes, mas vale a pena repetir. Certa vez, em uma entrevista (creio que para o Canal Livre, quando valia a pena assistir), Delfin Netto foi perguntado sobre esta questão da previdência, que até hoje tem gente que não… Read more »

Rafael Oliveira

Eu não disse que as pessoas devem ficar desamparadas, só estava apontando que o raciocínio: “trabalhei 44 anos e não vou ficar aposentado tanto tempo assim, então sai no prejuízo” está errado. E que o governo, por meio de outras contribuições sociais que não aquelas que incidem sobre a folha de pagamento, custeia a diferença entre o que é arrecadado sobre a folha e o que é gasto em benefícios. E apontei que aposentadorias especiais comprometem mais ainda o orçamento do INSS. E no caso das especiais de profissionais com uma renda maior, se aposentar com 25 anos causa um… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Rafael Oliveira
Camargoer.

Ola, Forçar seria pensar que Delfin é comunista. Aliás, o que acontece comigo é acharem que sou petista por ser de esquera.. vai entender. Sinto falta de Delfin e do Roberto Campos (avõ). Continuam sendo referências para mim, junto com o Belluzo (que infelizmente é palmeirense). Voltando ao INSS. Tem um médico que considero uma das pessoas mais esclarecidas que já li ou ouvi falar. Recomento procurar algumas entrevistas dele na internet. Seu nome é Alexandre Kalache. Provavelmente vocẽ vai se tornar fã dele. Ele repete que viver mais é bom e viver mais e bem é ainda melhor. O… Read more »

JAC

Quem no funcionalismo publico se aposenta com 65 anos de idade? Quem contribui suficientemente para bancar uma aposendadoria descente? Quanto milhoes que praticamente nao contribuiram com nada tem aposentadoria no Brasil? O problema nao esta na idade de aposentadoria, mas no valor da aposentadoria que voce vai receber e o valor que voce contribuiu para receber esta aposentadoria. Sobre Franca e EUA, eles tem problemas de deficits piores que o Brasil. Detallhe nos EUA o valor maximo de oposentadoria e em torno de USD 3.8M, onde o custo de vida e alto.. O problema esta que o estado deve oferecer… Read more »

EduardoSP

Não tem viés nenhum na regra de cálculo do valor dos benefícios. O valor da aposentadoria é proporcional aos salários sobre os quais foram calculadas as contribuições. Pega-se todos os salários sobre os quais você contribuiu, corrige pela inflação (INPC) e faz-se a média desses valores. Aí você vê quantos anos de contribuição tem. O valor do benefício será a média vezes 60% mais 2% para cada ano que passar de 15 se mulher ou 20 se homem. Homem com 25 anos de contribuição terá 70% da média. Mulher com 15 anos de contribuição terá 60% da média. Mulher cm… Read more »

Camargoer.

Olá… são muitas coisas.., algumas com as quais discordo. Farei vários comentários porque é impossível responder tudo. 1) voto distrital: Um Retrocesso. Os EUA usam o voto distrital instituído quando as comunicações eram precárias nos EUA. É uma das principais fontes de corrupção política nos EUA. Lá não existe uma justiça eleitoral e a comissão eleitoral é nomeada pelo governador. Isso causa problemas onde os candidados apoiados pelo governador poderiam ganhar por pequenas margens porque os distritos são tratados sutilmente diferentes para prejudicar um ou outro candidato, por exemplo pela localização e distruibuição das urnas. Por exemplo, é suficiente colocar… Read more »

Palpiteiro

Sou a favor ao voto distrital. Ele induz que o representante trabalhe para seu distrito. No Brasil estados com grande bancadas só elegem sindicalista. Com voto distrital um Tiririca não se elegeria assim como os sindicalistas. É sindicato dos metalúrgicos, dos militares, dos professores, dos…… E no final o representante está lá para representar o seu sindicato e criar privilégios e a sua regiao que se estrepe. Aí os líderes de partido que definem tudo entre eles e sindicalistas não estão nem aí desde que garanta os privilégios do que representam. O cara nunca morou no estado e se elege… Read more »

Camargoer.

Olá Palpiteiro. Aos números A Cãmara dos Deputados possui 200 empresários 80 advogados 50 ruralistas 35 médicos 25 professores 20 sindicalistas 26 deputados possuem um patrimônio declarado superior a R$ 10 milhões, 220 um patrimônio entre R$ 1 milhão e 10 milhoes e 267 deputados um patrimônio menor que R$ 1 milhão O que podemos concluir é que a maior parte da Cãmara consiste de pessoas da classe média alta, formadas por profissoinais liberais como médico, advogados ou engenheiros, o que é compatível com o patrimônio Nem me surpreende que o número de deputados e professores seja inferior ao de… Read more »

Palpiteiro

Hoje uma categoria tem capacidade de eleger seu representante, ao passado que uma cidade não tem. Uma pequena porcentagem de pessoas como forma de protesto ou zoação em um estado SP elegem um Tiririca que com uma votação expressiva ainda elege junto com ele pela legenda mais 4 deputados de pouco receberam votos e os 5 não irão representar ninguém. Vejo que está errado. Em um voto distrital o representante precisa de um percentual significativo de votos para se eleger. Ou seja, o cara tem que ter um plano e proposta para atender as necessidades do local, onde uma categoria… Read more »

Palpiteiro

O patrimônio não quer dizer nada. Eu conheço político de 6 mandatos que declaram patrimônio de 40 mil. Esses caras transferem seus bens para familiares já prevendo possíveis bloqueios de patrimônio em caso de processo administrativo. Na estrutura atual quem define a verba de campanha é o partido. Hoje um influencer se elege deputado quando soma votos em um estado inteiro ao passo que em uma votação distrital não se elegeria. O custo de campanhas distritais são menores e dão mais chances a pessoas comuns comprometidas com os problemas de seu distrito.

Palpiteiro

Os professores são eleitos pelos sindicatos dos professores e assim respectivamente com ruralistas, militares, metalúrgicos, taxistas, ou representantes causas específicas. Esse pessoal só está preocupado em defender interesse e benefícios de sua categoria que o elegeu, outras pautas eles só aderem em troca de apoio em suas pautas primárias. Por isso que pautas locais como saneamento básico que seria uma necessidade específica de um distrito eleitoral é negligenciada.

DanielJr

Camargo, sinto muito, não haverá praticamente qualquer tipo de correção nessas coisas, a grande mídia e os políticos acham que o processo eleitoral é uma maravilha, que não precisa ser atualizada/melhorada. Olha a representatividade da população na câmara dos deputados, alguns estados do sudeste são bem sub representados, alguns estados do norte são super representados. Os cidadãos dos estados sub representados possuem menos valor para o sistema eleitoral e, consequentemente, para o legislativo. Outra ocorrência: Alguns estados tiveram sua população diminuída nos últimos anos. O correto seria promover uma revisão e diminuir o número de cadeiras disponíveis para esses lugares.… Read more »

Camargoer.

Sobre a sub-representatividade de SP de SC, é um problema de difícil solução. SP é o caso mais complicado. SP tem 20% da população e 13% da representação na Cãmara em função de um limite no número de deputados por estado de 70 deputados. SP demandaria mais 30 deputados para igualar a representatividde.. SC mais 4. Ai temos um problema. Se elevar o teto de deputados para 100, por exemplo, isso significa um aumento de 50 deputados para corrigir todos os estados subrepresentados. Isso é um custo inaceitável. O outro caminho seria a redução do numero mínimo de deputados, que… Read more »

Marcelo Baptista

Sei que isso será quase impossível de acontecer, mas concordo com o fim do fundo eleitoral, e como vc salientou, doação por CPF, pois quem vota é uma pessoa, empresas não votam.

Camargoer.

Olá, Também acho difícil mudar a questão do fundo partidáro a curto prazo. Tenho escolhido meus candidatos entre aqueles que defendem esta ideia Gosto de deixar claro que fundo partidário e fundo eleitoral são coisas diferentes. Sou a favor do fundo eleitoral. Isso elimina (em parte) o peso do poder econõmico sobre a campanha. Aliás, outra correção necessária é o teto de doação. Hoje é 10% da renda declarada no anto anterior. Significa que quem ganhou mais pode doar mais para seu candidato, o que causa uma distorção no financiamento de campanha. Defendo que as doações sejam por CPF e… Read more »

Palpiteiro

O Sul e sudeste é pouco representado no Senado, não na Câmara, pode verificar. A questão que estados como São Paulo com mais de 70 deputados esses não representam a população pois são eleitores pelo que eu chamo de sindicatos ou representação específica. Em um estado pequeno com poucos representantes um sindicato não consegue eleger um deputado, assim neste estado pequeno o voto é mais parecido com um voto distrital e os deputados focam mais em direcionar recursos para sua localidade (diferente do estado grande que tem muito deputados só interessados em benefícios para sua categoria). No estado pequeno os… Read more »

JAC

Camargoer, obrigado pelo seu comentario e pontos. O sistema distrital americano, acho falho tambem. Porem o que buscaria no sistema distrital e trazer o deputado/senador para proximo da comunidade que ele representa, para evitar candidaturas que somente puxam voto. A outra opcao e seria buscar o distrital misto, modelo alemao. Sobre suplente, estou 100% de acordo, se a pessoa se licencia, o segundo mais votado assume, nao importando o partido. Obviamente conectado com fidelidade partidaria, saiu do partido perde o mandato. Alem do que se houver licenca, a pessoa nao deveria voltar caso seja um tempo muito grande. Reeleicao tem… Read more »

Palpiteiro

O suplente mais gritante é o de senador. Esse é uma tremenda maracutaia, o cara nunca fez campanha, ninguém votou nele e acaba como senador. Por ser representante do estado e ter como função defender o interesse do seu estado, na minha opinião as câmaras estaduais deveria eleger entre seus integrantes quem seria o Senador e esse prestar conta na câmara estadual sobre a suas ações, não está indo bem, troca por outro deputado estadual. Hoje o cara se elege senador é nomeado ministro, entra seu suplente que ninguém conhece e vota contra o seu estado ou envia recursos para… Read more »

Camargoer.

Burgos, De fato, o judiciário e o MP são os órgão que tem o maior abuso. São todos os tipo de acréscimos e adicionais. Desde FHC, o executivo vem sendo enxugado. Seria uma surpresa encontrar hoje um peduricalho no executivo. No legislativo, a situação é curiosa. Os deputados e assessores não têm penduricalhos em seus salários, mas há a verba de gabinete que se usada apropriadamente, faz sentido. Contudo, há muito tempo ela tem sido desviada por meio de rachadinhas e falsificação de notas-fiscais. Lembro de um deputado estudal do RJ (mas teria que pesquisar) que abastecia enormes quantidades de… Read more »

Rafael Oliveira

O FHC havia excluído vários penduricalhos no Judiciário Federal, em especial, os quinquênios e a licença-prêmio. Mas de uns anos para cá o Judiciário criou vários por equiparação ao MPU. Quando falo Judiciário tenham em mente que são juízes, desembargadores e ministros. Os demais servidores do Judiciário não ganham esses penduricalhos. Seria o caso de ADI contra a lei do MPU que criou esses penduricalhos ou até mesmo uma Medida Provisória revogando esses dispositivos, mas o Governo Federal não tem coragem de fazer isso. Nos estados, principalmente nos mais pobres, há ainda mais “indenizações descabidas”. Sem os penduricalhos sobram alguns… Read more »

Flávio Henrique MCO

Só no judiciário seria no mínimo 10bi segundo algumas reportagens…aí junta de outros poderes…tira o fundo eleitoral (uma opinião impopular esse fundo deveria ser só para as campanhas e mesmo assim deveria por candidatos/cargo e o número igual para todos os partidos)…

Almeida

Sem sensores em rede e sistemas de defesa antiaérea em camadas, esses submarinos, aviões e blindados serão destruídos no porto e no solo. Investir em capacidades convencionais hoje em dia para se proteger de um oponente MUITO mais forte e avançado é jogar dinheiro fora. Tem que investir em capacidades assimétricas e A2/AD, é o único caminho economicamente e militarmente viável. E não, não é com uma ou duas baterias de CAMM/CAMM-ER nem com MANSUP e AV-TM 300 que vamos atingir essa capacidade. Estamos falando de centenas e mais centenas de CAMM/CAMM-ER mais HQ-9 e/ou Aster 30 block 1NT, centenas… Read more »

Almeida

Quantos radares, satélites e mísseis de ataque supersônico dá para comprar com um submarino nuclear? Quanto tempo esse submarino nuclear sozinho segura a 4a Frota? Se fôssemos ter pelo menos 4 subnucs sempre com um no mar em prontidão o tempo todo, até vai. Mas um ou dois é certeza de serem destruídos no porto. Como falei, pra peitar os EUA de maneira convencional só a China mesmo, é economicamente inviável.

Paulo

Na reportagem, fica claro que a intenção da MB é não parar no Alvaro Alberto. O plano da MB é ter uma frota de 6 SNbrs. Pelo aporte de R$ 250 bilhões do plano, só pra comparar, R$ 12 bilhões para mais 4 fragatas. Outros meios consumiriam algo como R$ 38 bilhões, entre NDMs, NPAs, NPAOCs, Sisgass,etc . Sobram algo como R$ 200 bilhões. Para que ???? Para os 6 SNBrs e possívelmente pelo menos 4 com silos verticais para misseis de cruzeiro. Isto segura uma carrier strike.

dretor

Tem que haver, no mínimo, três submarinos nucleares. A regra costuma ser clara: o primeiro sempre será o mais problemático, pois é o protótipo operacional; é o segundo e o terceiro que realmente atingem o nível ideal de prontidão.
Além disso, sempre haverá pelo menos um parado para manutenção. No fim das contas, isso significa que apenas dois estariam efetivamente disponíveis para patrul

Rodolfo

250 bi de reais só pro programa de sub nuclear… no ritmo que as verbas sao contigenciadas e esses 30 bi em 6 anos pra 3 forças… talvez no ano 2226 o 6o seja entregue.

Luís Henrique

Vamos pensar em potências militares médias como uma França. 6 submarinos nucleares na MB seria exatamente a mesma quantidade que a França possui. Para chegarmos em 6 temos que ter Um primeiro, depois encomendar mais. Para “peitar” Estados Unidos esquece, não temos esse nível de comprometimento do governo e dos políticos, teríamos que autorizar no mínimo 5% do PIB para defesa e focar em um cenário totalmente assimétrico, focando em equipamentos mais baratos para tornar um cenário de invasão bem caro e obviamente colocar na conta o desenvolvimento de um arsenal nuclear junto com mísseis balísticos intercontinentais. Quem sabe no… Read more »

Palpiteiro

Quantos navios um submarino nuclear do tipo brasileiro pode afundar e quanto 10000 drones poderia afundar?

HANS KELSEN

A gente não precisa PEITAR os EUA de igual pra igual, mas pelo menos fazer com que eles pensem duas vezes antes de ofender nossa soberania. O risco de um subnuc BR afundar um porta aviões dos EUA é real. Então o impeto de nos atacar já é extremamente reduzido. Além disso o subnuc br dá uma mensagem para vários outros países.

Rodolfo

O risco de um acidente ecologico na costa brasileira pior que afundar um PA velho é ainda mais grave se a pasta da defesa e a MB seguirem com orçamento apertado. Vai mandar pelo menos um aviso pros pesqueiros chineses de onde passar longe.

Scudafax

Tem um outro aspecto, Almeida: O poder cinético pressupõe que não haja ataques em outros espectros, como informacional, econômico, psicológico. Nunca é um ataque único. O objetivo é sempre dividir internamente, enfraquecer, destruir economicamente, controlar a narrativa, fechando com a parte militar. Lendo alguns jornais, vemos que o sucesso da narrativa é estrondoso. Ao ponto em que conseguem colocar qualquer adversário com um viés de vilão. No Irã, por exemplo, atacaram uma escola de meninas, mais de 100 mortos confirmados. Sabe qual a tática? Dizer que desconhecem operações na região. Em paralelo, utilizam bots em escala monstruosa em comentários de… Read more »

Palpiteiro

Quantos drones do tipo iraniano dá pra comprar? Quantos drones temos em inventário?

Flávio Henrique MCO

Segura? Basta mandar um CVN pro fundo do mar se mandar 2 já é o suficiente para aleijar por 5 a 10 anos a operação americana….ninguém vai segurar eles mais tornar o dano irreversível para os objetivos dele…ou alguém achar que 30 navios não serão obliterados por uma frota de quase 300 navios com em média 40 missies com capacidade antinavios???

Scudafax

Maravilhosa descrição. O Blog passou do momento de ser um apanhado de notícias, para ser um “think tank”. Os editores parece que não percebem que podem influenciar o poder decisório através de entrevistas e formação de opinião.

dretor

Se não sair um segundo lote da Classe Tamandaré e mais dois submarinos, não vai dar tempo de nos armarmos adequadamente. Já está na hora de a MB parar com essa obsessão por navios anfíbios, não vamos invaidr ninguem! e focar em radares de costa e defesa costeira móvel. Outro contrato que precisa sair — até porque levará anos para ser entregue — é o de fragatas pesadas na faixa de 6.000 toneladas. Ou compra logo três unidades, ou desiste de vez e fecha um contrato interno para patrulhas oceânicas mais bem armadas, com defesa aérea de médio alcance (por… Read more »

Jean

Acho que podemos esquecer fragatas de 6.000 T, no lugar

+ 04 Almirante Tamandaré AAW (24 Albatroz NG – Camm ER, Millenium no lugar do Sea Snake) e talvez 04 ASW (+ Captas 4 + H-225M com sonar Thales Flash e torpedos MU-90).

Além do Mansup, todas deveriam ter algo como uns 04 Brahmos ou RBS-15 MK-IV para garantir, mesmo que estes venham numa segunda fase (Modfrag delas).

—- Outro ponto deveria ser a presença de mísseis Martlet ou semelhante para se opor a drones de superfície Maruga*

Flávio Henrique MCO

As atuais tamandares podem receber sonar rebocado (o projeto delas foi pensado para receber via continer padrão)outra no slide apresentado também mostra que pode receber mais missies antinavio (acho que 8), o H225M não tem capacidade ASW e a transmissão teria que ser diferente além de ser muito grande…talvez aproveitar e pegar o H160M já que terá versão de ataque (quase puro sangue) e criar uma versão ASW dele… Em vez de tudo tamandares acho que 12 tamandares mais 6 fragatas de 6.000t para AAW seria interessante deixando as tamandares para ASW com sonar de reboque + missies ASuW +… Read more »

NEMOrevoltado

Dinheiro tem, os impostos extras garantiram isso.

Brunow

Imposto extra ? O amigo lá em cima postou que a carga tributária continua a mesma, média de 32 a 33% nos últimos 6 anos.. Podem ter criado imposto para alguns que não pagavam como Bets e as bugigangas Chinesas, mas isentou vários produtos alimentícios que são importados, isenção de IR, isenção para renovação de CNH ( desde que não leve muita nos últimos 12 meses) etc… O problema do Brasil não é cobrar imposto, é o Estado caro que temos, pergunte para o Congresso ( direita, esquerda, centro, vagabundos, vira latas etc), se eles querem abrir mão dos auxílios… Read more »

Palpiteiro

Não tenho interesse em pagar mais imposto. Quem acha legal pode fazer um Pix direto pro MD

Camargoer.

Olá B. 33% do PIB é praticamente a carga tributária média dos países da OCDE, contudo destaco que as democracias escandinavas, reconhecidas como as melhores, possuem uma carga tributária superior a 40% do PIB. Por outro lado, os países com os piores IDH e maiores desigaldades sociais possuem baixa cartra tributária. A ideia que será possível acumular riqueza indefinidamente, que serve de base para a maioria das análises e modelos sobre o capitalismo está equivocado. Este modelo de acumulo de riqueza capitalista erra em dois aspectos 1) supõe os recursos naturais são superiores á taxa de exploração, 2) que a… Read more »

Flávio Henrique MCO

O problema é o retorno e o poder de compra da população…fora como é feita a distribuição do imposto (quem e como vai pagar) que máscara o problema maior…

Camargoer.

Olá Flavio o fato do sistema tributário brasileiro ainda ser baseado no consumo e na produção torna o panorama social ainda mais injusto porque todos pagam a mesmo imposto indepentende da renda e do patrimônio. Isso faz com que as populações mais pobres tenham menor poder de consumo porque substancial parta de sua renda já paga os impostos do que é comprado para subsistência. O Brasil ainda tem uma pirâmide invertida na tributação. Quem ganha pouco paga muito proporcionalmente á sua renda e quem ganha muito paga pouco em função da sua renda. Tem-se tentado mudar isso desde a promulgação… Read more »

Palpiteiro

Faz um Pix da sua conta para o MD.

joao victor

Primeiramente, é preciso fazer uma reforma administrativa. Não dá para o salário consumir 80% do orçamento militar. O próximo passo é subir para 2% do PIB o orçamento militar. Os programas precisam de estabilidade a longo prazo. Depois, é preciso definir a doutrina das três Forças. Não dá para o Brasil ficar comprando navios extremamente caros e mal armados, como a Tamandaré, ou submarinos como os Riachuelo, sem AIP. A Marinha precisa abandonar essa doutrina de patrulha. Outro ponto importante: o PT governou o Brasil por 20 anos, e nada foi feito pela soberania. Agora, em cima da hora, não… Read more »

Kornet

O nome disso é:painho está com muito medo,rs.

HANS KELSEN

Nada foi feito ? Amigo, o gripen foi um trabalho na época dos governo Dilma.

joao victor

Vou te decepcionar. Porém, 36 caças para serem entregues em 20 anos não é soberania. Pagar valor de F-35 em Gripen também não é soberania. Você pagar valor de F-35 para receber transferência de tecnologia, quando a Saab não detém a maioria das tecnologias críticas do Gripen, não é soberania.
O Brasil nunca vai construir o Gripen no Brasil; ele está sendo montado o que é muito diferente.

Bjj

Nunca pagamos valor de F-35 em Gripen. Com transferência de tecnologia e produção local, mal pagamos o valor de F-16 Block 70 no Gripen…

Robson Rocha

Na prática, a coisa está tão mão que esse aporte de capital não é para fazer nada de novo, é apenas para honrar os compromissos já assumidos em cada Força. Se sobrar alguma coisa para algum projeto novo somente se houver uma gestão muito bem feita desta verba adicional.

Camargoer.

Olá Robson Não é um “aporte” de recursos. Já discutimos isso antes São recursos orçamentários do MinDef aprovados anualmente. O que foi decidido é tirar estes R$ 30 bilhões (R$ 5 bilhões anualmente) do cálculo do deficit primário. explico. O déficit primário é a diferença enre as despesas e as receitas do governo (excluindo o pagamento dos juros das despesas e excluindo a emissão de dívida das receitas) A lei do arcabouço fiscal, que substiui o a EC do Teto dos Gastos, determina que quando o deficit primário atinge um valor em relação ao PIB, o govenro deve interromper despesas… Read more »

Vitor Botafogo

Estão de parabéns! Jorraram uma gota pra encher o balde de 10 litros!

uai uai

Se o portaaviões não chegar ao Lago Paranoá, não vai influenciar na decisão aqui no Brasil”

Diminuiu a confiança após a última viagem do Maduro pra ver o Mickey, em especial depois dos comandantes das FFAA afirmarem o óbvio: não tem como deter ataque americano.

De resto, mais dinheiro jogado fora em projetos que não andam, infinitas viagens pra fotos de “acompanhamento” in loco, e muitos reais pra previdência dos milicos.

Rodrigo Maçolla

Mais um aceno, Sabem em ano de eleição as promessas só aumentam…. “Se reeleito eu for….

Camargoer.

Caro Rodrigo Eu acho pouco provável que quelquer “aceno” para gastos militares mude alguma coisa na eleição para presidente. Acho que teria mais impacto eleitoral pegar todo este dinheiro e gastas em outras coisa… eu realmente duvido que um militar ou ex-militar que já tnha opinião formadas irá decidir seu voto em função do orçamento militar. Ninguém fez isso antes. Improvável que faça agora Além disso, a fração de militares e ex-militares que votam é pequena demais para decidir uma eleição presidencial. Este o o tipo de eleição que demanda a mobilização de diversos grupos sociais que nem pouco se… Read more »

Fabio Araujo

Precisamos para ontem de mais de um submarino nuclear! São excelentes meios de defesa e dissuasão.

Camargoer.

Sim,

Contudo é preciso lembrar que o estaleiro tem uma determinada capacidade de produção e também é responsável pela manutenção dos Scorpenes. Talvez seja possível iniciar a construção do segundo SBN quando o SN01 estiver com 1/3 ou 1/2 avançado